Вы находитесь на странице: 1из 10

SUPERINTENDNCIA DE COMUNICAO SOCIAL - Prova de Mltipla Escolha - JORNALISTA ( Mdias Impressas/On-line)

02/12/2012

PORTUGUS QUESTO 01
Leia atentamente o texto: Ainda que se soubessem todas as palavras de cada figura da Inconfidncia, nem assim se poderia fazer com o seu simples registro uma composio da arte. A obra de arte no feita de tudo mas apenas de algumas coisas essenciais. A busca desse essencial expressivo que constitui o trabalho do artista. Ele poder dizer a mesma verdade do historiador, porm de outra maneira. Seus caminhos so outros, para atingir a comunicao. H um problema de palavras. Um problema de ritmos. Um problema de composio. Grande parte de tudo isso se realiza, decerto, sem inteira conscincia do artista. a decorrncia natural da sua constituio, da sua personalidade por isso, to difcil se torna quase sempre a um criador explicar a prpria criao. No caso, porm, de um poema de mais objetividade, como o Romanceiro, muitas coisas podem ser explicadas, porque foram aprendidas, proporo que ele se foi compondo. Digo que ele se foi compondo e no que foi sendo composto, pois, na verdade, uma das coisas que pude observar melhor que nunca, ao realiz-lo, foi a maneira por que um tema encontra sozinho ou sozinho impe seu ritmo, sua sonoridade, seu desenvolvimento, sua medida. O Romanceiro foi construdo to sem normas preestabelecidas, to merc de sua expresso natural que cada poema procurou a forma condizente com sua mensagem. A voz irreprimvel dos fantasmas, que todos os artistas conhecem, vibra, porm, com certa docilidade, e submete-se aprovao do poeta, como se realmente, a cada instante, lhe pedisse para ajustar seu timbre audio do pblico. Porque h obras que existem apenas para o artista, desinteressadas de transmisso; outras que exigem essa transmisso e esperam que o artista se ponha a seu servio, para alcan-la. O Romanceiro desta segunda espcie. Quatro anos de quase completa solido numa renncia total s mais sedutoras solicitaes, entre livros de toda espcie relativos ao especializadamente sculo 18 ainda pareceram curtos demais para uma obra que se desejava o menos imperfeita possvel, porque se impunha, acima de tudo, o respeito por essas vozes que falavam, que se

confessavam, que exigiam, quase, o registro da sua histria. E era uma histria feita de coisas eternas e irredutveis: de ouro, amor, liberdade, traies... Mas porque esses grandiosos acontecimentos j vinham preparados de tempos mais antigos e foram o desfecho de um passado minuciosamente construdo era preciso iluminar esses caminhos anteriores, seguir o rastro do ouro que vai, a princpio como o fio de um colar, ligando cenas e personagens, at transformar-se em pesada cadeia que prende e imobiliza num destino doloroso.
Ceclia Meireles. Como escrevi o Romanceiro da Inconfidncia (In: Romanceiro da Inconfidncia. 3 ed., Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005, p. XVI-XVII - com adaptaes).

Assinale a alternativa em que os dois trechos extrados do texto apresentam, respectivamente, linguagem predominantemente denotativa (A) e linguagem predominantemente conotativa (B): A. Quatro anos de quase completa solido numa renncia total s mais sedutoras solicitaes, entre livros de toda espcie relativos ao especializadamente sculo 18 ainda pareceram curtos demais para uma obra que se desejava o menos imperfeita possvel (A) / Mas porque esses grandiosos acontecimentos j vinham preparados de tempos mais antigos e foram o desfecho de um passado minuciosamente construdo (B) B. A obra de arte no feita de tudo mas apenas de algumas coisas essenciais (A) / Grande parte de tudo isso se realiza, decerto, sem inteira conscincia do artista (B) C. A voz irreprimvel dos fantasmas, que todos os artistas conhecem, vibra, porm, com certa docilidade, e submete-se aprovao do poeta, como se realmente, a cada instante, lhe pedisse para ajustar seu timbre audio do pblico (A) / E era uma histria feita de coisas eternas e irredutveis: de ouro, amor, liberdade, traies (B) D. No caso, porm, de um poema de mais objetividade, como o Romanceiro, muitas coisas podem ser explicadas (A) / era preciso iluminar esses caminhos anteriores, seguir o rastro do ouro que vai, a princpio como o fio de um colar, ligando cenas e personagens, at transformar-se em pesada cadeia que prende e imobiliza num destino doloroso (B)

SUPERINTENDNCIA DE COMUNICAO SOCIAL - Prova de Mltipla Escolha - JORNALISTA ( Mdias Impressas/On-line)

02/12/2012

QUESTO 02
Leia atentamente o texto: Poucos depoimentos eu tenho lido mais emocionantes que o artigo-reportagem de Oscar Niemeyer sobre sua experincia em Braslia. Para quem conhece apenas o arquiteto, o artigo poder passar por uma defesa em causa prpria o revide normal de um pai que sai de sua mansido costumeira para ir brigar por um filho em quem querem bater. Mas, para quem conhece o homem, o artigo assume propores dramticas. Pois Oscar no s o avesso do causdico, como um dos seres mais antiautopromocionais que j conheci em minha vida. Sua modstia no , como de comum, uma forma infame de vaidade. Ela no tem nada a ver com o conhecimento realista que Oscar tem de seu valor profissional e de suas possibilidades. a modstia dos criadores verdadeiramente integrados com a vida, dos que sabem que no h tempo a perder, preciso construir a beleza e a felicidade no mundo, por isso mesmo que, no indivduo, tudo to frgil e precrio. Oscar no acredita em Papai do Cu, nem que estar um dia construindo braslias anglicas nas verdes pastagens do Paraso. Pe ele, como um verdadeiro homem, a felicidade do seu semelhante no aproveitamento das pastagens verdes da Terra; no exemplo do trabalho para o bem comum e na criao de condies urbanas e rurais, em estreita intercorrncia, que estimulem e desenvolvam este nobre fim: fazer o homem feliz dentro do curto prazo que lhe foi dado para viver. Eu acredito tambm nisso, e quando vejo aquilo em que creio refletido num depoimento como o de Oscar Niemeyer, velho e querido amigo, como no me emocionar?
Vinicius de Moraes. Para viver um grande amor. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1982, p. 134-5 (com adaptao)

B. No texto, a linguagem foi empregada predominantemente em suas funes emotiva e potica. C. O emprego de adjetivos no grau superlativo absoluto, como mais emocionantes, mais antiautopromocionais, to frgil e precrio, produz o efeito de exaltao da superioridade dos atributos tcnico e criativo de Oscar Niemeyer em relao a outros brasileiros notveis. D. O uso da expresso mais antiautopromocionais indica a opo do autor do texto por forma prolixa, dada a presena de dois prefixos no vocbulo adjetivo, em detrimento da conciso que seria proporcionada pela escolha da forma equivalente menos autopromocional, a qual manteria o efeito retrico desejado.

QUESTO 03
Analise a regncia dos verbos e dos nomes dos itens I, II, III, IV e V e assinale a alternativa que apresenta a sequncia de perodos que esto corretos: I. As constantes faltas ao trabalho implicaram a sua demisso. II. Procederemos abertura do inqurito. III. O cargo a que aspiramos disputado por todos. IV. Prefiro mais estudar do que trabalhar. V. Sua atitude incompatvel ao ambiente. A. I, II e IV B. II, III e IV C. III, IV e V D. I, II e III

Leia as alternativas relativas s estruturas lingusticas do texto e assinale a correta: A. Ao empregar as expresses Papai do Cu e verdes pastagens do Paraso, o autor do texto demonstra neutralidade em relao ao universo de crenas que elas representam.

SUPERINTENDNCIA DE COMUNICAO SOCIAL - Prova de Mltipla Escolha - JORNALISTA ( Mdias Impressas/On-line)

02/12/2012

QUESTO 04
Assinale a alternativa em que o trecho apresenta erro de estruturao sinttica: A. A diplomacia s ser eficiente se tiver uma viso realista do Pas, de seus acertos e de seus problemas. Melhorar as condies da nossa insero internacional um instrumento bsico no processo de transformao qualitativa da sociedade brasileira, ao mesmo tempo em que essa transformao qualitativa ser uma alavanca fundamental para a melhoria do padro dessa insero externa do Brasil. B. Com a economia mais aberta, consequncia de um processo de maior exposio competio internacional em benefcio dos consumidores brasileiros e da nossa prpria competitividade, temos melhores condies de buscar e mesmo exigir acesso mais desimpedido ao mercado internacional e prticas leais e transparentes em matria de comrcio, transferncia de tecnologia e investimentos. C. Temos uma agenda interna mais definida, com a ateno posta no crescimento e a busca de maior equidade social, na qual as reformas assumem prioridade porque tm uma funo cumprir na consolidao da estabilidade e na retomada do crescimento com mais justia social. D. Nossos compromissos em matria de direitos humanos, proteo ambiental, combate criminalidade e ao narcotrfico e proteo das minorias do-nos um vigor novo para lidar com uma agenda renovada no plano externo, buscando parcerias, cooperao e dilogo construtivo necessrios para avanar internamente.

III. Jamais atenda queles que lhe......................negcios ilcitos. IV. Dar-lhe-emos o aviso assim que a.......................... A. virdes, devolveres, propuserem, virmos B. vires, devolverdes, propuser, vermos C. veres, devolveres, propuser, virmos D. vedes, devolverdes, proporem, vermos

QUESTO 06
Leia atentamente os textos: Texto I No o ngulo reto que me atrai nem a linha reta, dura, inflexvel, criada pelo homem. O que me atrai a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu pas, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas feito todo o universo o universo curvo de Einstein. Oscar Niemeyer. Minhas arquitetura 19372005. Rio de Janeiro: Editora Revan, 2005, p. 339. Texto II - Autodefinio Na folha branca do papel fao o meu risco. Retas e curvas entrelaadas, E prossigo atento e tudo arrisco Na procura das formas desejadas. So templos e palcios soltos pelo ar. Pssaros alados, o que voc quiser. Mas se os olhar um pouco devagar, Encontrar, em todos, os encantos da mulher. Deixo de lado o sonho que sonhava. A misria do mundo me revolta. Quero pouco, muito pouco, quase nada. A arquitetura que fao no importa. O que eu quero a pobreza superada, A vida feliz, a ptria mais amada.
Oscar Niemeyer. Minhas arquitetura 1937-2005. Rio de Janeiro: Editora Revan, 2005, p. 347.

QUESTO 05
Assinale a alternativa cujas formas verbais completam corretamente as frases expressas em I, II, III e IV: I. Ficareis satisfeitos, se..................os resultados que obtiveram com essa campanha. II. Recebers o indulto, se.................tudo o que tiraste daquela capela.

SUPERINTENDNCIA DE COMUNICAO SOCIAL - Prova de Mltipla Escolha - JORNALISTA ( Mdias Impressas/On-line)

02/12/2012

Leia as alternativas relativas s estruturas lingusticas e aos sentidos dos Textos I e II, e assinale a correta: A. No primeiro verso do Texto I, o pronome que retoma a expresso o ngulo reto e introduz orao adjetiva que restringe o sentido dessa expresso. B. Com base no emprego dos sinais de pontuao no Texto I, depreende-se que, para o autor do poema, toda linha reta criada pelo homem dura e inflexvel, e nem toda curva livre e sensual. C. No Texto I, o arquiteto esclarece que as curvas esto presentes em qualquer universo, inclusive no universo abstrato da cincia, conforme formulao de Einstein. D. No poema Autodefinio (Texto II), o arquiteto expressa sua recusa em detalhar elementos relevantes para a interpretao de sua obra, como evidencia o trecho o que voc quiser, e confidencia que a revolta diante da misria fez que ele abandonasse o devaneio, a utopia.

QUESTO 08
Leia atentamente o texto: Deixei os braos pousarem na madeira inchada e mida, abri um pouco a janela a pensar que isso de olhar a chuva de frente podia abrandar o ritmo dela, ouvi l embaixo, na varanda, os passos da av Agnette, que se ia sentar na cadeira da varanda a apanhar ar fresco, senti que despedir-me da minha casa era despedir-me de meus pais, das minhas irms, da av e era despedir-me de todos os outros: os da minha rua, senti que rua no era um conjunto de casas mas uma multido de abraos, a minha rua, que sempre se chamou Ferno Mendes Pinto, nesse dia ficou espremida numa s palavra que quase me doa na boca se eu falasse com palavras de dizer: infncia. A chuva parou. O mais difcil era saber parar as lgrimas. O mundo tinha aquele cheiro da terra depois de chover e tambm o terrvel cheiro das despedidas. No gosto de despedidas porque elas tm esse cheiro de amizades que se transformam em recordaes molhadas com bu de lgrimas. No gosto de despedidas porque elas chegam dentro de mim como se fossem fantasmas mujimbeiros* que dizem segredos do futuro que eu nunca pedi a ningum para vir soprar no meu ouvido de criana. Desci. Sentei-me perto, muito perto da av Agnette. Ficamos a olhar o verde do jardim, as gotas a evaporarem, as lesmas a prepararem os corpos para novas caminhadas. O recomear das coisas. - No sei onde que as lesmas sempre vo, av. - Vo pra casa, filho. - Tantas vezes de um lado para o outro? - Uma casa est em muitos lugares ela respirou devagar, me abraou. uma coisa que se encontra.
*Mujimbeiro: fofoqueiro Ondjaki. Os da minha rua. Rio de Janeiro: Lngua Geral, 2007, p. 145-6 (com adequaes)

QUESTO 07
Observe os itens I, II, III, IV e V e assinale a alternativa em que todos os acentos graves indicativos da crase esto colocados corretamente: I. Sempre que ia Rio Pardo, Maneco Terra costumava apresentar os seus cumprimentos velha me. II. Graas sua formao, ele est sempre mais predisposto ao perdo do que justia. III. Dedica-se com carinho famlia, ao amanho da terra e s suas lavouras e plantaes. IV. Aspira, h muito tempo, nomeao para o cargo a que tem direito adquirido e indiscutvel. V. A Aeronutica colocou vrios helicpteros disposio, fim de socorrer todos os atingidos pelo terremoto. A. II, III e IV esto corretos B. III e IV esto corretos C. I, II e V esto corretos D. I, III e IV esto corretos

SUPERINTENDNCIA DE COMUNICAO SOCIAL - Prova de Mltipla Escolha - JORNALISTA ( Mdias Impressas/On-line)

02/12/2012

Leia os itens I, II, III e IV acerca do vocabulrio, das idias e das estruturas lingusticas do texto, e assinale a alternativa correta: I. Como a frase O recomear das coisas resume o que o narrador depreendeu da situao relatada na frase anterior a ela, seriam preservados a correo gramatical e os sentidos do trecho se o ponto final aps caminhadas fosse substitudo por doispontos ou por travesso, com o devido ajuste na inicial maiscula. II. O vocbulo bu, formado a partir da reproduo aproximada do som natural do choro, evidencia uso de linguagem informal no texto. III. Seriam mantidos o sentido e a correo gramatical do texto se os infinitivos flexionados fossem substitudos pelas respectivas formas do infinito no flexionado no segmento as gotas a evaporarem, as lesmas a prepararem os corpos para novas caminhadas. IV. Da leitura do texto depreende-se que, para o narrador, o sentido de casa, no momento da despedida, inclua a sua infncia, os pais, as irms e a av. A. apenas I, II e III esto corretos B. apenas II e IV esto corretos C. apenas I, III e IV esto corretos D. I, II, III e IV esto corretos CONHECIMENTOS GERAIS

B. Reserva de 30% das vagas nas instituies federais e estaduais de educao superior para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino mdio em escolas pblicas, sendo igualmente distribudas entre os autodeclarados pretos, pardos e indgenas. C. Reserva de 50% das vagas nas instituies federais e estaduais de educao superior para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino mdio em escolas pblicas, sendo que metade dessas dever ser destinada aos que se declaram pretos e pardos. D. Reserva de 40% das vagas nas instituies federais de educao superior para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino mdio em escolas pblicas, sendo que metade dessas vagas dever ser destinada aos estudantes oriundos de famlias com renda igual ou inferior a 5 (cinco) salrios-mnimos per capita.

QUESTO 10
Assinale a alternativa correta em relao ao processo de integrao regional na Amrica do Sul: A. O ingresso da Venezuela no Mercosul era pleiteado desde 2006 e foi formalizado com a aprovao no Congresso Nacional do Paraguai neste ano de 2012. A entrada da Venezuela tem significado comercial e geopoltico, pois o pas a quarta economia da Amrica do Sul. B. A Iniciativa de Integrao da Infraestrutura Sul-Americana (IIRSA) visa implantao de uma extensa malha rodoviria, sobretudo na poro setentrional da regio privilegiando Guiana Francesa, Suriname e Repblica das Guianas. C. De acordo com a regras do Mercosul, desde sua criao, em 1994, todas as mercadorias comercializadas no mbito do bloco so isentas de tarifas de importao, o que permite o livre fluxo de comrcio intra-regional. D. A Unio de Naes Sul-Americanas (UNASUL), criada em 2008, integrada por todos os pases da Amrica do Sul. Tem-se revelado um instrumento particularmente til para a soluo pacfica de controvrsias regionais e para o fortalecimento da proteo da democracia na Amrica do Sul.

QUESTO 09
A Lei n. 12.711, de 29 de agosto de 2012, aprovada no Congresso Nacional, trata de cotas nas universidades e prev: A. Reserva de 50% das vagas nas instituies federais de educao superior vinculadas ao Ministrio da Educao para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino mdio em escolas pblicas, sendo que as mesmas sero preenchidas por curso e turno, por autodeclarados pretos, pardos e indgenas, em proporo no mnimo igual de pretos, pardos e indgenas na populao da unidade da Federao onde est instalada a instituio, segundo o ltimo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE).

SUPERINTENDNCIA DE COMUNICAO SOCIAL - Prova de Mltipla Escolha - JORNALISTA ( Mdias Impressas/On-line)

02/12/2012

QUESTO 12
CONHECIMENTOS ESPECFICOS

QUESTO 11
Para Nilson Lage (A reportagem: teoria e tcnica de entrevista e pesquisa jornalstica, 2004), assuntos de cincia e tecnologia so material jornalstico cada vez mais frequente nos meios de comunicao. Segundo o autor, a principal razo disso a crescente aplicao de tecnologia, determinando mudanas, tais como desemprego e aumento de produtividade; desaparecimento de profisses e surgimento de outras; inveno de produtos de uso cotidiano; novos processos de produo e trabalho a que as pessoas devem adaptar-se; criao de servios; oferecimento de recursos tcnicos que alteram a qualidade de vida. H um segundo motivo, tambm relevante: o conflito entre o que a cincia vai revelando e os conhecimentos entrincheirados das pessoas - crenas que se incorporaram a valores religiosos em muitas culturas e que se vem assim contestadas diretamente. o caso das pesquisas que tangenciam os fins ltimos e as causas primeiras: a surpreendente Teoria da Evoluo de Darwin oposta ao criacionismo; a astronomia e a astrofsica opostas, desde Galileu, ao geocentrismo e s teses que atribuem ao homem o privilgio da inteligncia ou o parentesco exclusivo com a divindade. Para o autor, a tarefa da reportagem especializada em cincia e tecnologia transformar conhecimento cientficotecnolgico em informao jornalstica, que compreende alguns objetivos especficos exceto: A. promover a substituio de antigas por novas tecnologias, mantendo o pblico informado sobre os avanos tcnicocientficos e orientando-o quanto a escolhas relacionadas com a utilizao de servios, tais como assistncia mdica e acesso a informaes. B. fornecer insumos e modelos de pensamento para reflexo mais atualizada sobre grandes temas, como a vida, o universo ou o futuro. C. informar o que est sendo produzido, em reas de conhecimento do consumidor da informao, numa sociedade em que as pessoas tm formao diversificada. D. complementar e atualizar a formao bsica generalista das pessoas.

Gaudncio Torquato (Comunicao empresarial, comunicao institucional, 1986) afirma que, por sua natureza multidisciplinar, a rea de comunicao se envolve com diversas formas de interao social, principalmente aquelas que se estribam nos conceitos de influncia, poder, consentimento, cooperao, participao, mimese, liderana, empatia, relaes solidrias, enfim, todo o arcabouo conceitual que sustenta os fundamentos da Teoria de Comunicao sob as ticas da Sociologia, Psicologia, Antropologia, tica, Direito, Fisiologia etc. Para o autor, existem duas categorias que abrigam as comunicaes: a primeira integrada pelas comunicaes que se processam no interior do sistema organizacional (so as comunicaes elaboradas para o construto da conscincia coletiva, no sentido etimolgico do termo, que servem para edificar as decises do ambiente interno, e que se destinam aos que trabalham na organizao); a segunda categoria diz respeito s comunicaes externas, recebidas ou enviadas pelo sistema organizacional para o mercado, fornecedores, consumidores, poderes pblicos. Essas duas categorias do organicidade, consistncia e promovem a expanso da organizao, permitindo-lhe conhecer o ambiente interno, o ambiente externo onde atua e o mercado onde deve competir. Com base nos conceitos apresentados pelo autor na referida publicao, leia atentamente os itens I, II, III e IV, que apresentam consideraes acerca do tema, e assinale a alternativa correta: I. Os objetivos delineados pela organizao, os mtodos que aplica, a eficcia e a eficincia com que aprimora seus padres de funcionamento, dependem da qualidade e da disponibilidade de informao que emite e/ou recebe de trs sistemas, inerentes s duas grandes categorias de comunicaes: o primeiro agrupa as estruturas, redes, objetivos, normas, polticas, fluxos, programas e diretrizes estratgicas; o segundo sistema o ambiental, que envolve os padres sociais, culturais, polticos, geogrficos e econmicos, do meio ambiente; e o terceiro sistema, que se insere no ambiental, mas separado pela extrema importncia a ele dedicada pela organizao, engloba os comportamentos da economia e do mercado e os tipos de relaes entre a produo e o consumo (sistema competitivo).

SUPERINTENDNCIA DE COMUNICAO SOCIAL - Prova de Mltipla Escolha - JORNALISTA ( Mdias Impressas/On-line)

02/12/2012

II. As duas grandes categorias de comunicaes, com seus trs sistemas, formam a primeira classificao disciplinar da comunicao organizacional. A inteno de oferecer comunicao organizacional uma abordagem disciplinar comporta trs dimenses: a dimenso comportamental, cujo circuito abrange o posicionamento dos recursos humanos e o desenvolvimento organizacional e acolhe trs nveis intrapessoal, interpessoal e lateral; a dimenso social que envolve a comunicao entre a organizao e o sistema social; a dimenso ciberntica que agrupa os circuitos de captao, armazenamento, tratamento e disseminao de informaes para uso dos quadros organizacionais. III. A unicidade do discurso organizacional se vincula tambm ao que se pode chamar de nveis de anlise. Trata-se de posicionar a comunicao num dos quatro nveis que contextuam os problemas de comunicao: o nvel intrapessoal, que estuda basicamente o comportamento do indivduo, suas habilidades e atitudes; o nvel interpessoal, que estuda, alm das variveis internas de cada comunicador, as relaes existentes entre as pessoas envolvidas, suas intenes e expectativas ante as outras, as regras dos jogos interpessoais em que podero estar empenhados na ocasio; o terceiro nvel chamado por Thayer de organizacional e pode-se levantar todo um repertrio de situaes envolvendo os grupos nas organizaes; e o quarto nvel de comunicao o tecnolgico. IV. Os mecanismos de comunicao numa organizao se movimentam, simultaneamente, em dois fluxos e duas direes, e no seu ajustamento reside o equilbrio do sistema comunicacional. So os fluxos descendente e ascendente, nas direes vertical e horizontal. A. apenas IV est correto B. apenas I e III esto corretos C. apenas II, III e IV esto corretos D. apenas II e III esto corretos

QUESTO 13
Manuel Castells (A sociedade em rede, 1999) ressalta que a produtividade e a competitividade na produo informacional baseiam-se na gerao de conhecimentos e no processamento de dados. A gerao de

conhecimentos e a capacidade tecnolgica so as ferramentas fundamentais para a concorrncia entre empresas, organizaes de todos os tipos e, por fim, pases. Assim, a geografia da cincia e da tecnologia deve surtir grande impacto sobre as sedes e as redes da economia global. Com base na referida publicao, leia os itens I, II, III e IV e assinale a alternativa correta: I. Com a ampliao da Internet na dcada de 1990, e a acelerao da velocidade e do mbito das descobertas cientficas, a Internet e o correio eletrnico contriburam para a formao de um sistema cientfico global. Nessa comunidade cientfica decerto h um vis favorvel aos pases e s instituies predominantes, pois o ingls a lngua internacional, e as instituies cientficas dos EUA e da Europa ocidental dominam de maneira abrangente o acesso s publicaes, s verbas para pesquisas e aos cargos de prestgio. II. A maioria das descobertas das pesquisas acabam difundindo-se por todas as redes planetrias de interao cientficas, mas existe uma assimetria fundamental no tipo de temas escolhidos para pesquisa. Problemas que so fundamentais para os pases em desenvolvimento, mas oferecem pouco interesse cientfico geral, ou no tm o mercado promissor, so negligenciados pelos programas de pesquisa dos pases predominantes. III. A comunidade cientfica sempre foi, em grande parte, uma comunidade internacional, se no global, de acadmicos, no Ocidente, desde os tempos da escolstica europia. As cincias esto organizadas em campos especficos de pesquisa, estruturadas em redes de pesquisadores que interagem por intermdio de publicaes, conferncias, seminrios e associaes acadmicas. IV. O desenvolvimento econmico e o desempenho competitivo no se baseiam na pesquisa fundamental, mas na ligao entre a pesquisa elementar e a pesquisa aplicada (o sistema P&D), e sua difuso entre organizaes e indivduos. A pesquisa acadmica avanada e um bom sistema computacional so condies necessrias, porm no suficientes, para que os pases, as empresas e os indivduos ingressem no paradigma informacional. A. apenas I, II e III esto corretos B. apenas II, III e IV esto corretos C. apenas I e II esto corretos D. apenas III e IV esto corretos

SUPERINTENDNCIA DE COMUNICAO SOCIAL - Prova de Mltipla Escolha - JORNALISTA ( Mdias Impressas/On-line)

02/12/2012

QUESTO 14
Leia as alternativas e assinale a que retrata corretamente informao apresentada por Roberto Seabra (Assessoria de Imprensa e relacionamento com a mdia, Jorge Duarte, 2003) sobre as atividades que envolvem o radiojornalismo: A. A pauta no radiojornalismo depende de um retrato pormenorizado do que ser noticivel ou no, para fechamento da agenda futura das entrevistas. B. Uma redao de rdio deve ter um diretor e um gerente de jornalismo, cabendo ao primeiro o trabalho de planejar e pensar o contedo dos noticirios, ficando para o segundo somente funes de natureza executiva. C. Gilette press a prtica de selecionar as notcias, para que o gerente de jornalismo possa se pautar e agendar matrias para os programas da rdio. D. Ao contrrio do jornal impresso, no qual tudo planejado e todas, ou quase todas, as notcias so definidas previamente por processos de seleo e edio, no rdio a instantaneidade e a urgncia definem o que vai para o ar.

menciona que h trs variveis importantes que afetam a natureza das comunicaes numa organizao, exceto: A. varivel Tecnologia, que agrupa o sistema tecnolgico da organizao, os equipamentos e os procedimentos que lhes so concernentes. B. varivel Social, relacionada mobilizao de consumidores e sistemas fsicos de distribuio, que definem pesos diferentes nas modalidades de comunicaes organizacionais. C. varivel Instituio, compreendida como a identidade normativa normas, processos, sistemas de trabalho, polticas, princpios, valores organizacionais. D. varivel Sentimento, que se relaciona aos padres, s atitudes e aos comportamentos das comunidades internas.

QUESTO 16
Fabola de Oliveira (Jornalismo Cientfico, 2002) salienta que o direito informao destacado na Declarao Universal dos Direitos Humanos divulgada pela ONU em 1948 por si s justificaria a essncia da necessidade de divulgar C&T para o grande pblico como forma de socializao do conhecimento. Com base nos conceitos apresentados pela autora, assinale a alternativa correta: A. A divulgao de C&T deve partir, inicialmente, de suas fontes primrias, que so responsveis pelo planejamento e pela distribuio dos recursos os rgos governamentais e, sobretudo, da comunidade cientfica concentrada nas universidades e instituies de pesquisa. B. O grau de desenvolvimento cientfico e tecnolgico dos pases pode estar diretamente associado ao acesso s informaes sobre C&T como um dos mecanismos que pode contribuir para a formao de uma cultura cientfica. C. A maior parte dos investimentos em C&T oriunda dos cofres pblicos, que so aplicados em instituies de pesquisa que devem retornar os benefcios resultantes de tais investimentos. D. Os avanos da C&T so cada vez mais determinantes no contexto social, econmico e poltico dos rgos governamentais, do ponto de vista da prtica poltica e do exerccio dos poderes e das liberdades democrticas.

QUESTO 15
A atividade de assessoria de imprensa pode ser conceituada como a gesto do relacionamento e dos fluxos de informaes entre fontes e imprensa. Busca, essencialmente, atender demandas por informao relacionadas a uma organizao ou fonte em particular. O exerccio desta atividade no Brasil especializado e realizado, na maior parte das vezes, por profissionais com experincia ou curso superior em jornalismo. Essa rea integra os principais programas de comunicao social de uma organizao que envolve os atos da comunicao indiretos, unilaterais e pblicos. Ou seja, as aes da comunicao coletiva ou de massa, por meio de jornais, revistas, rdio e televiso. A irradiao das mensagens se volta tanto para os circuitos internos quanto para os circuitos externos. Para Gaudncio Torquato (Tratado de Comunicao organizacional e poltica, 2004), a diferenciao entre as comunicaes gerenciais e administrativas e a comunicao social pode agregar certos fatores que pesam na balana da comparao. Torquato

SUPERINTENDNCIA DE COMUNICAO SOCIAL - Prova de Mltipla Escolha - JORNALISTA ( Mdias Impressas/On-line)

02/12/2012

QUESTO 18 QUESTO 17
Sobre reprteres e pesquisa, Nilson Lage (A reportagem: teoria e tcnica de entrevista e pesquisa jornalstica, 2004) destaca que comum quem pensa em reportagem negligenciar a pesquisa. A imagem corriqueira do reprter a de algum dependente de fontes e sem acesso s fontes das fontes, isto , aos documentos primrios de que se origina a informao levada a pblico. No entanto, todo reprter, confrontando-se com assessores de imprensa e entrevistados, j sentiu o desejo de ir adiante, fuar papis e arquivos em busca da verdade mais completa, menos tendenciosa ou mais conforme o desejo de saber do pblico. Com base nos dados apresentados pelo autor sobre as dificuldades de pesquisa, leia os itens I, II, III e IV e assinale a alternativa correta: I. A consulta a documentos, em geral, pressupe algum conhecimento da maneira como foram indexados. O arquivamento um processo tcnico, que pode ser muito complicado em grandes acervos, mas acerca do qual todos devem ter algum domnio. II. Interpretar tabelas numricas um exerccio de inteligncia. Os dados significativos esto no mesmo nvel que outros insignificantes, porque se trata de documentos padronizados, que no consideram situaes de relevncia. III. O jornalista trabalha obedecendo a pautas e prazos; pesquisa exige tempo e tem resultados incertos. IV. No Brasil, existem restries para o acesso a documentos pblicos. A. apenas I e IV esto corretos B. apenas II e III esto corretos C. apenas I, III e IV esto corretos D. I, II, III e IV esto corretos Com base nos conceitos apresentados por Gaudncio Torquato (Tratado de Comunicao organizacional e poltica, 2004), assinale a alternativa incorreta: A. A comunicao administrativa abrange todos os contedos relativos ao cotidiano da administrao, atendendo s reas centrais de planejamento e s estruturas tcnico-normativas, com a finalidade de orientar, atualizar, ordenar e reordenar o fluxo das atividades funcionais. Dentre os problemas nessa rea esto: indefinio clara de responsabilidades; falta de conhecimento pleno do negcio; inadequao de canais e de linguagens. B. Gerar consentimentos e produzir aceitao devem ser dois dos principais objetivos da comunicao interna, cuja misso bsica : contribuir para o desenvolvimento e a manuteno de um clima positivo, propcio ao cumprimento das metas estratgicas da organizao e ao crescimento continuado de suas atividades e servios e expanso de suas linhas de produtos.

C. O sistema de comunicao externa responsvel pelo posicionamento e pela imagem da organizao na sociedade. Por isso, seu foco atender aos anseios e necessidades da empresa, em contextos de constantes mudanas, em face da dinmica das circunstncias e do acompanhamento da evoluo informacional. D. A comunicao vital para a administrao das crises vividas pela organizao. As crises mais srias ocorrem por ocasio de greves, movimentos paredistas, por ocasio de demisses nos quadros, ou em ocasies de mudanas de sede, que provocam sentimento de contrariedade por parte das equipes que se deslocaro para o novo ambiente. Nas crises, algumas empresas adotam a postura do encolhimento.

SUPERINTENDNCIA DE COMUNICAO SOCIAL - Prova de Mltipla Escolha - JORNALISTA ( Mdias Impressas/On-line)

02/12/2012

QUESTO 19
A oferta de compartilhamento de informao explodiu: so milhes de canais, veculos, temas, formatos, quase infinitas alternativas para consumo e disseminao de contedo. Fontes de informao tradicionais se adaptaram para manter audincia, credibilidade e influncia. Qualquer pessoa pode produzir qualquer tipo de contedo em qualquer lugar e a qualquer momento e possibilitar que chegue a um nmero incontvel de consumidores desta informao. Todos so mais exigentes, podem escolher seu fornecedor de opinies e fatos, dados e histrias e depois redistribuir, comentar, manipular ou simplesmente interagir. Para Bill Kovach & Tom Rosenstiel (Os elementos do jornalismo, 2003), a principal finalidade do jornalismo fornecer aos cidados as informaes de que necessitam para serem livres e se autogovernar. Essa obrigao para com a cidadania engloba vrios elementos. A imprensa ajuda a definir as comunidades, a criar uma linguagem e conhecimentos comuns com base na realidade. O jornalismo tambm ajuda a identificar os objetivos da comunidade, seus heris e viles. A imprensa funciona como um guardio, tira as pessoas da letargia e oferece uma voz aos esquecidos. Com base na referida publicao, leia os itens I, II, III e IV e assinale a alternativa correta: I. Se a Teoria da Participao Pblica refora a idia de que jornalismo deve intensificar as liberdades democrticas, ento uma coisa certa: neste comeo do sculo 21, a profisso ter pela frente a maior ameaa de sua histria. II. Em lugar de isolar a redao do resto da organizao, os jornalistas trabalham melhor quando os dois lados tm um compromisso com os valores da profisso no um lado virado para os negcios, o outro para o servio pblico. III. A imparcialidade o julgamento subjetivo que afasta o jornalista da necessidade de checar ainda mais o trabalho realizado. IV. So princpios intelectuais da cincia da reportagem: nunca acrescentar nada que no exista; nunca enganar o pblico; ser o mais transparente possvel sobre os mtodos e motivos; confiar s no prprio trabalho de reportagem; ser humilde.

A. apenas I e II esto corretos B. apenas III e IV esto corretos C. apenas I, II e IV esto corretos D. apenas I, II e III esto corretos

QUESTO 20
O planejamento das estratgias, programas e projetos de comunicao empresarial requer uma minuciosa leitura do meio ambiente. Incorrem em grave erro os comunicadores e profissionais que planejam suas atividades sem atentarem para as oportunidades, riscos, ameaas e tendncias do macro-ambiente. Sobre as condies macro-ambientais que cercam as empresas modernas, Gaudncio Torquato (Comunicao empresarial, comunicao institucional, 1986) relata algumas estratgias para a comunicao empresarial, exceto: A. Despertar de conscincia do cidado autogesto tcnica: os cidados adotam posturas mais participativas, questionando os deveres do Estado, abrindo reivindicaes, libertando o discurso. Surge o conceito de autogesto tcnica, pelo qual o indivduo assume sua individualidade, determina seus padres de vida e estabelece meios para consegui-los. B. Influncia da tecnologia sobre as relaes empresarias: os novos meios tecnolgicos, ao lado dos benefcios relacionados a produtividade, criam situaes que aproximam a comunicao empresarial da comunidade interna e externa, trazendo um feixe diferente de linguagens e padres, ditando novos comportamentos grupais. C. Maior flexibilidade nos modelos de gesto: morrem os modelos fechados, os pacotes organizacionais limitados. Os desenhos de organogramas e os parmetros de desenvolvimento organizacional adaptamse a culturas especficas, contingncias internas e situaes estruturais. Com a maior flexibilidade, as organizaes ganham agilidade e podem tomar decises mais rpidas para correes de situaes e estabelecimento de patamares e metas. D. Crescimento vertiginoso do espao de interdependncia: o sistema empresarial, para um aperfeioamento equilibrado e expanso, exige, cada vez mais, intercmbio com outros sistemas: poltico, social, cultural, tecnolgico. A empresa uma entidade coletiva, no uma ilha isolada do macro-ambiente. A interdependncia ocorre no apenas ao nvel nacional, mas internacional.

Вам также может понравиться