Вы находитесь на странице: 1из 7

Lies Adultos

Discipulado

Lio 5 - Discipulando os enfermos

25 de janeiro a 1 de fevereiro

Sbado tarde
VERSO PARA MEMORIZAR:

Ano Bblico: x 2427

"E vieram a Ele muitas multides trazendo consigo coxos, aleijados, cegos, mudos e outros muitos e os largaram junto aos ps de Jesus; e Ele os curou. De modo que o povo se maravilhou ao ver que os mudos falavam, os aleijados recobravam sade, os coxos andavam e os cegos viam. Ento, glorificavam ao Deus de Israel" (Mt 15:30, 31).

Leituras da Semana:
Is 53:4; Mt 8:17; Mc 2:1-12; Fp 4:4-9; 1Jo 3:20-22; Jo 11:37-44 "Durante Seu ministrio, Jesus dedicou mais tempo a curar os enfermos do que a pregar. Seus milagres testificavam da veracidade de Suas palavras, de que no veio para destruir, mas para salvar. Aonde quer que fosse, as novas de Sua misericrdia O precediam. Por onde havia passado, os que haviam sido alvo de Sua compaixo se regozijavam na sade e experimentavam as foras recm-adquiridas. Multides se ajuntavam em torno deles para ouvir de seus lbios as obras que o Senhor havia realizado. Sua voz havia sido o primeiro som ouvido por muitos, Seu nome o primeiro proferido, Seu rosto o primeiro que contemplaram. Por que no haveriam de amar Jesus, e proclamar-Lhe o louvor? Ao passar por vilas e cidades, era como uma corrente vivificadora, difundindo vida e alegria" (Ellen G. White, A Cincia do Bom Viver, p. 19, 20).

Topo

Domingo

Ano Bblico: x 28, 29

O Messias que cura


1. Leia Isaas 53:4; Mateus 8:17; Joo 9:1-3. Em que sentido devemos entender esses textos? Quais perguntas eles levantam? Que esperana eles nos oferecem? Na antiguidade, a doena era considerada resultado de aes pecaminosas. Quem j no se perguntou, em algum momento, se a enfermidade, sua ou de um ente querido, no foi trazida como castigo pelo pecado? No livro de J, seus amigos sugeriram que seus infortnios, que incluam doena, eram resultado de faltas ocultas. A implicao era que, de alguma forma, seu pecado havia causado seu sofrimento. De maneira idntica, os discpulos de Cristo entendiam que a cegueira era um castigo pelo pecado. Isso sugere que a doena no requeria diagnstico nem medicao, mas expiao. Mateus faz referncia profecia messinica de Isaas, afirmando que Cristo cumpriu essa predio e que a cura pode ser encontrada nEle. Vrias tradies pags antigas incluam divindades que curavam, mas nenhuma dessas tradies props que seus deuses realmente tomaram sobre si as enfermidades do povo. Isaas predisse sobre um Redentor que assumiria nossas enfermidades e pecados. Outras tradies antigas faziam proviso para a expiao substitutiva, a fim de beneficiar a realeza. Substitutos eram sacrificados no lugar do rei, para satisfazer os desgnios divinos contra um rei, transferindo assim a punio do mal de um indivduo para outro. No entanto, em nenhum lugar houve tradies de reis que morreram como substitutos de Seus sditos. Isso, entretanto, exatamente o que Isaas predisse e que Mateus confirmou: a Realeza do Cu sofreu as enfermidades humanas. Curiosamente, a palavra traduzida como "sofrimentos" em Isaas 53:4 (NTLH) vem de uma palavra hebraica que significa, basicamente, "enfermidade" ou "doena". Jesus reconheceu que Sua misso era ao mesmo tempo pregar liberdade e curar os quebrantados de corao (Lc 4:17-19). Ele atraiu muitos pelo poder de Seu amor e carter. Outros O seguiram porque admiravam Sua pregao de fcil compreenso. Ainda outros se tornaram discpulos por causa de Sua maneira de tratar os pobres. No entanto, muitos seguiram a Cristo porque Ele tocou e curou seu corao quebrantado. De alguma forma, todos sofremos. Ser que nosso sofrimento nos ajuda a ter compaixo diante do sofrimento dos outros? Podemos aproveitar essa identificao para discipular pessoas?
Topo

Segunda

Ano Bblico: x 30, 31

Cura do corpo

2. Qual a conexo entre doena fsica e pecaminosidade? Quais ideias no devemos tirar dessa histria? Mc 2:1-12 Ao contrrio da doutrina bblica, a antiga filosofia grega separava na existncia humana a dimenso espiritual (alma) da dimenso fsica (corpo). Acreditando que a alma humana era imortal, muitos gregos minimizavam a importncia do corpo. Por ser o corpo temporal, era considerado menos valioso do que a alma, que permanecia. De fato, em um dos mais famosos textos da antiguidade, Plato descreveu seu mestre Scrates, prestes a enfrentar a morte, falando longa e eloquentemente sobre a corrupo e maldade do corpo. Tambm afirmou que, no momento da morte, sua alma imortal seria finalmente livre para fazer todas as coisas que o corpo a havia impedido de fazer. A Bblia ensina algo radicalmente diferente. O corpo humano criao direta de Deus, que de modo assombroso e maravilhoso o formou (Sl 139:14). Alm disso, o corpo no se separa da alma. Corpo, mente e esprito so apenas diferentes aspectos da personalidade ou existncia humana, no entidades existentes de maneira independente. Consequentemente, o que afeta o corpo afeta a mente e o esprito, os outros aspectos inter-relacionados da personalidade. Assim, sempre que Cristo curava, Ele no apenas erradicava os problemas fsicos, mas transformava a experincia humana nos aspectos fsico, mental e espiritual. Jesus curava no apenas o corpo, mas a pessoa inteira. Sua abordagem holstica reconheceu que a sade fsica era inseparvel da sade espiritual. Por meio da cura fsica Ele efetuou transformao espiritual. Esse era, em grande parte, Seu propsito. Afinal, por que curar pessoas que, a longo prazo morreriam, se no fosse possvel livrlas da destruio eterna, no fim dos tempos? Embora a doena possa resultar diretamente de prticas pecaminosas, muitas vezes as pessoas, at mesmo crianas, ficam enfermas, sem razo aparente, exceto o fato de que somos vtimas deste mundo cado. Por que to importante manter essa triste verdade em mente quando ministramos a algum enfermo ou sofrendo por causa da enfermidade de um ente querido?
Topo

Tera

Ano Bblico: x 32, 33

Curando o corpo e a mente


Mediante a cura fsica e a restaurao mental, Jesus fez discpulos. Muitas vezes, os pacientes de Cristo sofriam tanto de doenas fsicas quanto mentais. A restaurao fsica jamais foi o objetivo final. O alvo final sempre foi o discipulado. A cura poderia prover 20, 50, e talvez at 75 anos adicionais. O discipulado oferecia a vida eterna com Cristo. Em Lucas 8:26-39, o endemoninhado geraseno implorou para que pudesse acompanhar Jesus. Em vez disso, Cristo o encarregou de evangelizar sua famlia e os moradores da cidade. Tendo sido libertado de modo to miraculoso, ele seria uma poderosa testemunha de Jesus. 3. Leia Mateus 6:19-34; 1 Pedro 5:7; 2 Corntios 4:7-10; Filipenses 4:4-9, e 1 Joo 3:20-22. Como os princpios ensinados nesses versos podem aliviar a ansiedade, culpa e vergonha que provocam muitas doenas mentais?

A doena fsica s vezes causada por estmulos mentais. A relao entre a mente e o corpo est bem estabelecida pela cincia mdica. A ansiedade predispe alguns aos problemas de estmago. A preocupao provoca distrbios do sono. A ira incontrolvel um dos fatores das doenas do corao. Ao ensinar os princpios de sade mental s pessoas, devemos destacar a importncia de confiar em Deus, naturalmente levando-as ao compromisso espiritual pessoal e ao pleno discipulado. "Cada dia tem suas preocupaes, seus cuidados e perplexidades; e ao nos encontrarmos, uns com os outros, como nos sentimos inclinados a falar de nossas dificuldades e provaes! Damos lugar a tantas aflies emprestadas, condescendemos com tantos temores, damos expresso a um tal fardo de ansiedades, que se poderia supor que no temos um Salvador compassivo e amante, pronto a ouvir todas as nossas peties, e a ser-nos um auxlio bem presente em todas as nossas necessidades" (Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 121). Embora uma caminhada com o Senhor no seja garantia de boa sade, no h dvida de que a paz de esprito que resulta de conhecer o Senhor pode ter um impacto positivo sobre ns, at mesmo fisicamente. Como podemos aplicar os princpios da lio de hoje, especialmente se somos propensos para a preocupao?
Topo

Quarta

Ano Bblico: x 3436

A ressurreio e a vida
4. Neste mundo em que a morte sempre tem a palavra final, pelo menos por enquanto, que grande esperana encontrada nos versos a seguir? Lc 7:11-17; Mc 5:21-43; Jo 11:37-44 Polticos, artistas e atletas devem, necessariamente, oferecer algo para obter seguidores. Os polticos utilizam retrica hipntica e promessas incrveis. Artistas usam suas habilidades para gerar emoo e criar identificao com o pblico. Atletas surpreendem multides com suas habilidades fsicas. Espectadores invejosos os seguem, desejando possuir tal capacidade. O que Jesus oferece? Diminuio do desemprego? Salrios mais gordos? Incrveis habilidades esportivas? Maior extenso vocal? Performances emocionantes? Em vez de tudo isso, Jesus oferece algo que ningum pode dar: vida eterna em um mundo novo. O que mais poderamos desejar? Enquanto os canais de vendas da televiso insultam nossa inteligncia com suas ofertas "boas demais para ser verdade", Jesus aparentemente excede esses excessos ao nos oferecer o maior de todos os negcios: vida eterna de graa, sem custos de envio e de processamento! Os cticos sem dvida zombariam de tal oferta sem precedentes. O inimigo fabricaria uma imitao barata (o conceito satnico da alma imortal). Os potenciais compradores cautelosamente investigariam as alegaes. Ento, Jesus proveu trs manifestaes conhecidas para combater os incrdulos, expor as imitaes e satisfazer os genunos seguidores. A filha de Jairo, o filho da viva da cidade de Naim e, finalmente, Lzaro, provaram que essa oferta "boa demais para ser verdade" era autntica. Doenas e acidentes inicialmente poderiam prevalecer, mas a vida eterna

acabaria predominando. A cura no aconteceria cada vez que fosse solicitada, mas a vida eterna foi garantida a todos os que fizessem de Jesus seu Salvador. O mesmo ocorre conosco. Muitas vezes, a cura desejada simplesmente no acontece da maneira que imaginamos. As pessoas padecem durante anos de doenas debilitantes e dolorosas que, longe de serem curadas, s vezes pioram. Outros morrem de doenas, mesmo tendo recebido uno e orao. No sabemos por que a cura acontece imediatamente em alguns casos e em outros no. O que temos, no entanto, algo muito melhor do que uma cura miraculosa: a promessa da ressurreio para a vida eterna no fim dos tempos, na vinda de Jesus, quando "os santos do Altssimo [receberem] o reino e o [possurem] para todo o sempre, de eternidade em eternidade" (Dn 7:18). Por que a promessa da vida eterna to crucial para ns? Sem ela, onde estaramos? Sem ela, voc teria alguma esperana?
Topo

Quinta

Ano Bblico: x 37, 38

Legado de curas
5. Leia Atos 3:1-19; 5:12-16; 9:36-42; 20:7-10; 1 Corntios 12:7-9, 28-31; Tiago 5:13-16. Como os cristos devem avaliar a importncia do ministrio de cura para a igreja do Novo Testamento? Os discpulos do primeiro sculo testemunharam em primeira mo o cumprimento da promessa de Cristo de que veriam "coisas maiores" (Jo 1:50, NVI; compare com Jo 5:20; 14:12). Curas miraculosas e ressurreies acompanharam o ministrio dos discpulos mais preeminentes do cristianismo primitivo: Pedro e Paulo. Esses eventos desempenharam parte importante no crescimento da igreja primitiva. A eterna presena de Deus, representada pela cura miraculosa, influenciou milhares de lderes religiosos a aceitar Cristo. Frequentemente, seus rebanhos os seguiam. s vezes, novos discpulos no entendiam corretamente o propsito divino. Simo tentou comprar o poder miraculoso, revelando motivaes egocntricas (At 8:9-25). A maioria, porm, reconheceu que a importncia desses prodgios maravilhosos estava no fato de que eles revelavam a presena de Deus no meio deles. Essas demonstraes de poder divino provaram que Deus existe e digno de louvor. Embora Cristo tivesse subido ao Cu, multides ainda O seguiam por intermdio do ministrio de Seus discpulos. Eles promoveram a misso que Jesus tinha comeado. Eles estavam cumprindo a viso que Cristo havia compartilhado. Evidentemente, a sade era uma preocupao constante, e um ministrio de cura foi uma funo contnua da igreja de Cristo. A cura foi listada entre os dons espirituais. Foram registradas nas Escrituras instrues quanto ministrao da cura s pessoas atingidas pela enfermidade. Esses dons beneficiariam os cristos at a segunda vinda de Cristo, quando Sua presena pessoal os tornaria desnecessrios. A histria da Igreja narra a dedicao dos fiis ao ministrio da sade durante muitos perodos.

Certamente, aliviar o sofrimento humano era uma motivao importante. Outros, no entanto, reconheciam a cura como um primeiro passo para o conhecimento do evangelho pleno.
Topo

Sexta

Ano Bblico: x 39, 40

Estudo adicional
Leia Lucas 18:35-43; 13:10-17; 14:1-6; Joo 6:1, 2; Marcos 6:5-7; 6:54-56; 7:31-37; 8:22-26; Mateus 8:1-19; 12:15-23. Leia de Ellen G. White, A Cincia do Bom Viver, p. 17-21: "Nosso Exemplo"; p. 73-85: "A Cura da Alma"; Medicina e Salvao, p. 25-29: "O Plano Divino na Obra Mdico-Missionria". "O paraltico encontrou em Cristo tanto a cura da alma como a do corpo. Ele necessitava de sade da alma antes de poder apreciar a do corpo. Antes de poder ser curada a enfermidade fsica, Cristo precisava dar alvio mente, e purificar a alma do pecado. Essa lio no deve ser passada por alto. Existem hoje milhares de pessoas a sofrer de doenas fsicas, as quais, como o paraltico, esto ansiando a mensagem: "Perdoados te so os teus pecados" (Mt 9:2, RC). O fardo do pecado, com seu desassossego e desejos no satisfeitos, o fundamento de sua doena. No podem encontrar alvio enquanto no forem ter com o Mdico da alma. [...] "Grande regozijo houve na casa do paraltico quando ele voltou para a famlia, levando com facilidade o leito em que fora penosamente conduzido entre eles, pouco antes. [...] Alegres aes de graas subiram daquele lar, e Deus foi glorificado por meio de Seu Filho, que restitura a esperana ao destitudo dela, e fora ao abatido. Esse homem e sua famlia estavam prontos a dar a vida por Jesus" (Ellen G. White, A Cincia do Bom Viver, p. 77, 79). Perguntas para reflexo 1. Como o ministrio de cura pode abrir coraes e mentes fechados ao evangelho? Como podemos evitar o erro de pensar que a cura um fim em si mesma? 2. Como as igrejas podem participar do ministrio de cura? Como os cristos podem evitar que a sociedade os associe aos chamados curandeiros? 3. O que podemos dizer aos discpulos em potencial que, procuram nossas igrejas e hospitais em busca de cura, e ela no acontece? Que respostas temos para ele? Que respostas encontramos na Bblia? Respostas sugestivas: 1. Jesus assumiu a plenitude das nossas dores e enfermidades. Seu sacrifcio na cruz traz conforto e alvio ao nosso sofrimento no presente, alm da grande esperana de libertao no futuro; isso tambm se cumpriu quando Jesus curou doentes e expulsou demnios. Dessa forma Ele manifestou a glria de Deus e destruiu as obras do diabo. 2. A doena fsica consequncia do pecado, que uma doena espiritual, e dos atos pecaminosos especficos, que intensificam o sofrimento causado pelo pecado. Isso no quer dizer que todas as doenas so punio por uma falha especfica. Podem ser os resultados do pecado no mundo natural e na sociedade. Jesus deseja restaurar o ser humano como um todo. 3. No devemos estar ansiosos para adquirir riquezas, nem pelo que comer, beber e vestir; essas coisas podem se tornar um

dolo; ao contrrio, devemos confiar em Deus, mesmo em meio s tribulaes, e lanar toda nossa ansiedade sobre Ele, porque Ele cuida de ns. Mesmo que nosso corao nos condene, Deus, que nos perdoa, maior que nosso corao. 4. No caminho para o cemitrio da cidade de Naim, a ltima palavra foi de Jesus. A morte foi vencida. Na casa de Jairo e na tumba de Lzaro, Jesus teve a ltima palavra sobre a morte. Pela f em Jesus, tambm venceremos a morte. 5. As curas promoveram o interesse no evangelho e ajudaram no crescimento da igreja; elas tambm foram evidncia da atuao divina entre os cristos, fortalecendo a f dos fiis. A cura um dos dons do Esprito Santo, concedidos para benefcio do corpo de Cristo e cumprimento da misso desse corpo.

Вам также может понравиться