Вы находитесь на странице: 1из 15

SISTEMA DE AVALIAO

A mdia parcial calculada pela mdia aritmtica das notas obtidas em cada unidade. Pelo menos em uma das unidades obrigatria a realizao de uma avaliao escrita realizada individualmente e de forma presencial. A situao parcial do aluno (aprovado, reprovado ou reposio) dada de acordo com a tabela abaixo:
Caso Critrio A Mdia parcial igual ou superior a 7,0 Mdia parcial igual ou superior a 5,0 e menor que 7,0, B com nota igual ou superior a 3,0 em todas as unidades Mdia parcial igual ou superior a 5,0 e menor que 7,0 C com nota inferior a 3,0 em pelo menos uma das unidades D Mdia parcial igual ou superior a 3,0 e menor que 5,0 E Mdia parcial inferior a 3,0 Situao Aprovado Aprovado Reposio Reposio Reprovado

Dvidas frequentes
Que situaes um aluno estar aprovado, reprovado ou em reposio? Nota das Unidades Mdia Situao Caso* Parcial 1 2 3 10,0 10,0 1,0 7,0 Aprovado A 9,2 2,5 9,6 7,1 Aprovado A 8,0 6,0 4,0 6,0 Aprovado B 9,0 9,0 2,0 6,7 Reposio C 4,0 4,0 4,0 4,0 Reposio D 3,0 2,1 3,0 2,7 Reprovado E *Ver tabela anterior Qual das unidades possui o maior peso? Todas as unidades apresentam o mesmo peso, sendo a mdia parcial calculada pela mdia aritmtica simples das trs unidades. Se um aluno obtiver uma nota abaixo de 3,0 em uma das unidades ele automaticamente estar na situao de reposio aps as trs unidades? No, pois ele pode ainda obter mdia parcial 7,0 e conseguir aprovao direta (vide os dois primeiros exemplos da tabela acima do caso A). Caso contrrio, ele precisar obter mdia parcial igual ou superior a 3,0 para ter direito prova de reposio (caso C). Imaginando que um aluno A obtm notas 5,0, 5,0 e 5,0 nas trs unidades (mdia parcial igual a 5,0) e o aluno B notas 8,0, 8,0 e 2,0 (mdia parcial igual a 6,0), o aluno A estaria aprovado e o aluno B em reposio, apesar deste ter alcanado mdia parcial maior que o aluno A? Exato. O novo sistema de avaliao prioriza a regularidade do aluno. Como realizada e quais so os critrios da avaliao de reposio? Sobre a avaliao de reposio consulte o prximo tpico.

Para ser aprovado, o aluno dever atender tambm aos critrios de assiduidade.

Confira:
Artigos 96; 104 a 110

Assuntos relacionados:
Avaliao de Reposio Critrios de Assiduidade Ausncia nas Avaliaes

AVALIAO DE REPOSIO
O aluno que no atinge os critrios de aprovao aps as trs unidades, mas atende aos critrios de assiduidade tem direito de realizar uma avaliao de reposio, cuja nota substituir a menor nota obtida nas unidades anteriores. O rendimento final do aluno calculado pela mdia aritmtica das notas obtidas na avaliao de reposio e nas unidades cujas notas no foram substitudas. Para ser aprovado aps a avaliao de reposio, o aluno dever alcanar rendimento final igual ou superior a 7,0 ou mdia final entre 5,0 e 6,9 com nota na prova de reposio maior ou igual a 3,0.

Dvidas frequentes
Que situaes um aluno estaria aprovado ou reprovado aps de reposio? Unidades Mdia Situao Mdia Reposio Parcial Final 1 2 3 Parcial 9,2 2,5 9,6 7,1 Aprovado 8,0 6,0 4,0 6,0 Aprovado 8,0 8,0 2,0 6,0 Reposio 4,0 6,7 9,0 9,0 2,0 6,7 Reposio 2,5 6,8 10,0 10,0 0,0 6,7 Reposio 1,0 7,0 2,0 4,0 6,0 4,0 Reposio 6,0 5,3 4,0 4,0 4,0 4,0 Reposio 6,0 4,7 2,9 2,9 2,9 2,9 Reprovado 0,0 3,0 6,0 3,0 Reposio 7,0 5,3 3,0 3,0 3,0 3,0 Reposio 7,0 4,3 5,0 4,0 5,0 4,7 Reposio 3,0 4,3 a avaliao Situao Final Aprovado Aprovado Aprovado Reprovado Aprovado Aprovado Reprovado Reprovado Aprovado Reprovado Reprovado

Confira:
Artigos 106 a 109

Assuntos relacionados:
Sistema de Avaliao Ausncia nas Avaliaes

No existe mais a avaliao final? Exato. Ela foi substituda pela avaliao de reposio. O contedo da avaliao de reposio ser o mesmo da avaliao que o aluno se ausentou? No necessariamente. facultado ao professor utilizar um instrumento avaliativo nico para todos os estudantes que fazem a avaliao de reposio ou adotar instrumentos avaliativos distintos relacionados aos contedos de cada unidade. Um aluno pode ser reprovado com mdia final igual ou maior que 5,0? Sim, caso o aluno obtenha nota inferior a 3,0 na prova de reposio e alcance mdia final inferior a 7,0. (ver quarto exemplo da tabela acima). No entanto, caso o aluno alcance mdia superior a 7,0, ele aprovado independente da nota obtida na avaliao de reposio (ver quinto exemplo da tabela acima).

AUSNCIA NAS AVALIAES


Ao aluno que no participa de qualquer avaliao atribuda nota zero. No entanto, o aluno pode utilizar a avaliao de reposio para substituir a nota correspondente a uma unidade na qual no compareceu a algum instrumento de avaliao. Em caso de no comparecimento a mais de uma avaliao, a avaliao de reposio substituir a nota de apenas uma das unidades, permanecendo a nota zero atribuda s demais avaliaes em outras unidades. No h mecanismo de reposio ou de substituio da nota para o aluno que no comparece avaliao de reposio.

Dvidas frequentes
Se o aluno no comparecer a uma das avaliaes e nas outras duas tiver obtido nota 4,0 em ambas, ele poder realizar a avaliao de reposio? No, pois sua mdia parcial foi 2,7, a qual inferior a 3,0, que a mdia mnima necessria para ter o direito de realizar a avaliao de reposio. Portanto, tal aluno estaria reprovado. Se o aluno obtiver nota mnima em duas unidades a avaliao de reposio substituir a nota de qual delas? Neste caso, a avaliao de reposio substitui a nota referente unidade mais prxima do fim do curso. E se ocorrer imprevistos (como por exemplo, engarrafamentos, pneu furado, atividades particulares no mesmo horrio, etc.) que impossibilitem o aluno de comparecer a duas avaliaes de uma mesma disciplina? Ser atribudo a esse aluno nota zero em todas as avaliaes ausentes, podendo esse mesmo aluno realizar a prova de reposio para substituir apenas a nota referente unidade ausente mais prxima do fim do curso. E se o aluno contrair uma doena ou sofrer um acidente, for aluna gestante a partir do 8 ms ou adotante, ou participar de congressos cientficos, apresentaes artsticas ou competies esportivas? Tal aluno poder solicitar junto coordenao de seu curso, to logo seja constatado a afeco ou antes de participar do evento ou competio, o regime de exerccios domiciliares (arts. 263-269), podendo se submeter s avaliaes ausentes aps o trmino desse regime. Se o aluno faltar, por qualquer motivo, avaliao de reposio ele ter direito a realizar uma segunda chamada da avaliao de reposio? No h mecanismo de reposio ou de substituio da nota para o aluno que no comparece avaliao de reposio. Tal aluno estaria reprovado.

Confira:
Artigo 110

Assuntos relacionados:
Sistema de Avaliao Avaliao de Reposio Critrios de Assiduidade

DIVULGAO DOS RESULTADOS E REVISO DE PROVA


O professor deve divulgar a nota de cada unidade at trs dias teis antes da realizao do primeiro instrumento avaliativo da unidade seguinte. O professor deve ainda discutir (presencialmente ou por outros meios, como o SIGAA) os resultados obtidos em cada avaliao, as expectativas de respostas e permitir a vista da prova e o questionamento por parte dos alunos. O aluno tem direito a solicitar reviso de nota para qualquer instrumento avaliativo no prazo mximo de trs dias teis a partir da divulgao do resultado da nota.

Dvidas frequentes
E se o professor realizar uma avaliao de outra unidade sem ter divulgado a nota da unidade anterior? Qualquer aluno poder solicitar a anulao da avaliao em questo junto unidade acadmica a qual a disciplina est vinculada dentro do prazo mximo de trs dias teis aps a realizao da avaliao objeto de anulao. Se faltando trs dias teis para uma avaliao j marcada o professor ainda no houver divulgado a nota da unidade anterior qualquer aluno pode solicitar a anulao da avaliao? No, pois a avaliao ainda no foi realizada, embora to logo seja ela possa ser anulada. Nesse caso, o mais prudente o aluno solicitar ao professor que remarque a avaliao e divulgue as notas da unidade anterior at trs dias teis da nova data marcada. O prazo de trs dias teis tambm vlido para a avaliao de reposio? Sim. O prazo para a realizao da avaliao de reposio de no mnimo trs dias teis aps a divulgao da mdia parcial pelo professor no SIGAA. Qual a forma oficial de divulgao dos resultados? S so consideradas devidamente divulgadas as notas registradas no SIGAA, includas as presenas e ausncias dos alunos em cada unidade. Qual o procedimento para solicitar reviso da nota de uma prova? O aluno, mediante requerimento fundamentado, pode solicitar reviso de nota junto unidade acadmica a qual a disciplina est vinculada dentro do prazo mximo de trs dias teis aps a divulgao do resultado da referida avaliao. A reviso da nota realizada por uma comisso formada por trs professores da rea, sendo vedada a participao dos professores que corrigiram a avaliao em questo. O professor da disciplina e o aluno podem expor seus argumentos comisso. No cabe recurso da deciso da comisso de reviso.

Confira:
Artigos 97; 101 a 103; 109

Assunto relacionado:
Sistema de Avaliao

CRITRIOS DE ASSIDUIDADE
A avaliao da assiduidade de um aluno verificada a partir da sua presena em cada hora-aula. Para ser aprovado em uma disciplina o aluno deve comparecer a aulas que totalizem 75% ou mais da carga horria do componente curricular ou a 75% ou mais do total de aulas ministradas pelo professor, o que for menor. permitido ao aluno, mediante requerimento fundamentado e com as devidas comprovaes, solicitar reviso do registro de frequncia em uma unidade.

Dvidas frequentes
Em que casos um aluno pode ser reprovado por falta, ou seja, por no atender aos critrios de assiduidade? Quando ele no houver frequentado pelo menos 75% da carga horria do componente curricular ou do total de aulas ministrada pelo professor, o que for menor. Veja o exemplo abaixo para uma disciplina de 60 crditos: Carga horria da Carga horria Frequncia Situao disciplina ministrada do aluno 60 horas 60 horas 44 horas Reprovado por (= 72 horas-aula) (= 72 horas-aula) (73%) falta 60 horas 58 horas 44 horas No reprovado (= 72 horas-aula) (=69,6 horas-aula) (76%) por falta 60 horas 64 horas 44 horas Reprovado por (= 72 horas-aula) (= 76,8 horas-aula) (73%) falta

Confira:
Artigos 93 a 94; 111 a 115
Um aluno pode ter suas faltas abonadas? No existe abono de faltas, ressalvados os casos previstos em lei. O nico mecanismo previsto de reposio das aulas o regime de exerccios domiciliares (arts. 263-269). Como solicitar reviso do registro de frequncia de uma unidade? O aluno, mediante requerimento fundamentado e com suas devidas comprovaes, pode solicitar reviso de frequncia junto unidade acadmica a qual a disciplina est vinculada dentro do prazo mximo de trs dias teis aps a divulgao do resultado da referida unidade. Um aluno tambm pode ser reprovado por falta em uma disciplina ou mdulo a distncia (no presencial)? Frequentemente no, embora o professor possa adotar formas de avaliao da assiduidade adequadas aos meios e tecnologias utilizados no processo de ensino-aprendizagem a distncia.

Assuntos relacionados:
Sistema de Avaliao Ausncia nas Avaliaes Divulgao dos Resultados e Reviso de Prova

PRIORIDADE DAS VAGAS NAS TURMAS DURANTE A MATRCULA


O preenchimento das vagas nas turmas regulares durante a matrcula e rematrcula efetuado considerando inicialmente apenas as vagas reservadas e os estudantes do curso/matriz curricular objeto da reserva, e em seguida todas as vagas e estudantes restantes, obedecendo em cada um desses dois momentos a ordem de prioridade observada a seguir: Prioridade I: aluno nivelado Prioridade II: aluno concluinte Prioridade III: aluno em recuperao Prioridade IV: aluno adiantado Prioridade V: aluno eletivo

Dvidas frequentes
Supondo uma turma com 20 vagas, sendo 10 delas reservadas a alunos do curso A e as outras 10 a alunos do curso B. Solicitaram matrcula nesta turma alunos de trs cursos: Prioridade Curso A Curso B Curso C I (nivelado) 5 5 1 II (concluinte) 0 2 0 III (recuperao) 2 7 2 IV (adiantado) 1 2 1 V (eletivo) 0 0 0 Total 8 16 4 Quem estaria matriculado na turma aps o processamento da matrcula? Todos os oito alunos do Curso A sero matriculados na turma; Os cinco alunos do curso B com prioridade I e os dois com prioridade II sero matriculados; as trs vagas restantes do curso B sero preenchidas pelos alunos com prioridade III que no trancaram ou que no foram reprovados por falta na disciplina, ordenados pelo IEA. Caso no sejam completadas as 10 vagas, essas sero preenchidas pelos demais alunos com prioridade III, em ordem decrescente de IEA; As duas vagas remanescentes do curso A sero disputadas pelos seis alunos restantes do curso B (prioridades III e IV) e os quatro do curso C (todas as prioridades). Dentre esses dez alunos, o aluno do curso C com prioridade I ter sua matrcula deferida e a ltima vaga ser destinada ao aluno com maior IEA dentre aqueles com prioridade III dos cursos B e C que no trancaram ou foram reprovados por falta na disciplina ou seus equivalentes. Um aluno que no esteja matriculado na turma pode assistir s aulas e participar das atividades desta turma? No. vedada a participao de um aluno nas atividades de uma turma na qual no se encontra matriculado, mesmo enquanto aguarda a efetivao da rematrcula ou da matrcula extraordinria.

Os alunos ingressantes possuem prioridade frente a todos os demais estudantes para as disciplinas do primeiro nvel da estrutura curricular do seu curso. Em cada nvel da ordem de prioridades, tm preferncia os alunos que nunca trancaram ou foram reprovados por falta na disciplina; em seguida, o IEA o critrio de desempate.

Confira:
Artigos 226 a 231; 317

Assuntos relacionados:
Limite Mximo de Aulas Semanais Regime de Observao do Desempenho Acadmico Suspenso do Programa

LIMITE MXIMO DE AULAS SEMANAIS


Cada curso deve atribuir um limite mximo de aulas semanais que um aluno pode cursar por semestre letivo regular. O maior valor possvel para este limite de 40 aulas semanais para os cursos que funcionam em mais de um turno, de 36 aulas para aqueles de turno nico diurno, e de 28 aulas para os cursos noturnos. Os cursos podem ainda estabelecer valores menores para o limite mximo de aulas semanais. O mximo de componentes curriculares nos quais um aluno pode efetivamente se matricular em um semestre regular dado pelo produto da quantidade mxima de aulas semanais do seu curso pelo ndice de Eficincia em Carga Horria (IECH) do estudante nos componentes curriculares matriculados no perodo letivo regular anterior.

Dvidas frequentes
Como calculado o limite mximo de componentes curriculares que um aluno capaz de se matricular em um dado semestre? Imaginando que em um dado semestre um aluno tenha se matriculado em cinco disciplinas (20 crditos totais) e que tenha sido aprovado em trs delas (12 crditos totais), seu IECH nesse semestre ser 12/20, ou seja, 0,6. Dessa forma, se o limite mximo de aulas semanais de seu curso for 40, este aluno poder se matricular no semestre seguinte em no mximo 40 x 0,6 crditos, ou seja, 24 crditos. Todos os componentes so contabilizados para o limite mximo de aulas semanais? As atividades autnomas, as atividades de orientao individual e a parte da carga horria das atividades coletivas que no ministrada sob a forma de aulas no so consideradas para o limite mximo de aulas semanais. Existe a possibilidade de aumentar o limite mximo de aulas semanais para um aluno em particular? Sim. O orientador acadmico ou a coordenao do curso podem autorizar a extrapolao do limite de aulas semanais mdias para um determinado aluno em um semestre especfico, quando houver justificativa pedaggica vlida ou no caso de alunos concluintes naquele perodo letivo. Como fica o limite mximo de componentes curriculares que um aluno ingressante pode cursar visto que este no possui IECH? No primeiro perodo letivo aps o ingresso, o aluno pode se matricular na quantidade mxima de aulas semanais do seu curso. Se o IECH de um aluno for muito baixo de modo a gerar um baixo limite de aulas semanais ele s poder se matricular em uma ou duas disciplinas? No. O mximo de componentes curriculares nos quais o aluno pode se matricular em um semestre nunca inferior a 50% da quantidade mxima de aulas semanais do seu curso, mesmo quando o IECH do aluno no perodo letivo regular anterior for inferior a 50%.

Confira:
Artigos 221 a 223

Assunto relacionado:
Prioridade das Vagas nas Turmas Durante a Matrcula

FLEXIBILIZAO DO PR-REQUISITO
permitida a matrcula em uma disciplina sem a aprovao prvia em um pr-requisito desde que: O aluno esteja matriculado no pr-requisito faltante no mesmo semestre; O aluno no tenha sido reprovado com mdia final inferior a 3,0 e tenha cumprido os requisitos de assiduidade no prrequisito faltante nos ltimos dois semestres; A flexibilizao do pr-requisito esteja sendo utilizada para uma nica disciplina obrigatria da estrutura curricular em um dado semestre; A flexibilizao do pr-requisito esteja sendo utilizada uma nica vez ao longo do curso para uma mesma disciplina ou seu equivalente; Os demais pr-requisitos e/ou correquisitos j foram ou esto sendo cumpridos.

Dvidas frequentes
Imaginando a seguinte estrutura curricular, em que as disciplinas A1 e A2 so pr-requisitos para a disciplina B, a qual pr-requisito para C: Disciplina A1 Disciplina B Disciplina A2 Se o aluno for aprovado em A1, mas tiver sido reprovado em A2 com mdia superior a 3,0, ele poder cursar a disciplina B no semestre seguinte? Sim, desde que em um mesmo semestre este aluno esteja matriculado nas disciplinas A2 e B. Caso sua matrcula seja indeferida na disciplina A2, sua matrcula tambm ser indeferida em B. Se a disciplina A2 no for oferecida no semestre tal aluno no poder cursar a disciplina B. No permitido o trancamento da disciplina A2 nestas circunstncias. Se o aluno for reprovado em A1 e A2 com mdia superior a 3,0 em ambas as disciplinas, ele poder cursar a disciplina B no semestre seguinte? No, pois ambas as disciplinas A1 e A2 so pr-requisito de B. A flexibilizao do pr-requisito s pode ser utilizada para um nico componente (A1 ou A2). Se durante a flexibilizao do pr-requisito em um dado semestre um aluno tiver sido aprovado em B, mas reprovar novamente no seu pr-requisito (A2, por exemplo), este poder cursar a disciplina C no semestre seguinte? Sim, uma vez que a condio de pr-requisito da disciplina C foi cumprida: a aprovao em B. No entanto, o aluno ainda dever cursar e ser aprovado na disciplina em que foi reprovado (no caso, A2). Se durante a flexibilizao do pr-requisito em um dado semestre um aluno tiver sido reprovado novamente em A2 e tambm em B, pela primeira vez, no semestre seguinte ele poder cursar novamente as disciplinas A2 e B? No. A flexibilizao do pr-requisito s pode ser utilizada uma nica vez para uma mesma disciplina obrigatria ou seus equivalentes durante todo o curso. Nesse caso, o aluno poder cursar apenas a disciplina A2. Disciplina C

Confira:
Artigo 40

Assuntos relacionados:
Prioridade das Vagas nas Turmas Durante a Matrcula Turmas de Reposio

TURMAS DE REPOSIO
As turmas de reposio so turmas destinadas exclusivamente aos alunos que reprovaram com mdia igual ou superior a 3,0 e que cumpriram os critrios de assiduidade em uma dada disciplina obrigatria da matriz curricular em um dos dois ltimos semestres. Nestas turmas, a critrio do professor, a assiduidade pode no ser exigida, e metodologias de ensino e de avaliao no presenciais que levem em conta que os alunos j assistiram as aulas nas turmas regulares podem ser adotadas.

Dvidas frequentes
Alunos que trancaram uma disciplina podem se matricular em uma turma de reposio para esta disciplina? Alunos que tenham trancado uma disciplina podem se matricular na turma de reposio desde que tambm tenham sido reprovados com mdia igual ou superior a 3,0 e que tenham cumprido os critrios de assiduidade nessa mesma disciplina em um dos dois ltimos semestres. As turmas de reposio podem ser cursadas nos perodos letivos de frias? Sim. E inclusive recomendada a oferta de turmas de reposio durante as frias, de modo a evitar ou diminuir o desnivelamento dos alunos. Para a utilizao do mecanismo da flexibilizao do pr-requisito o aluno pode cursar o pr-requisito faltante em uma turma de reposio? Sim. Como feita a solicitao para a abertura de uma turma de reposio em um dado semestre? Os procedimentos de solicitao das turmas de reposio so feitos pela coordenao dos cursos do mesmo modo que para as turmas regulares. A nica ressalva que s pode ser aberta uma turma de reposio de uma disciplina caso tambm seja aberta ao menos uma turma regular da mesma disciplina no turno previsto para uma dada matriz curricular. Existe um limite mnimo de alunos matriculados para o funcionamento de uma turma de reposio? Sim. S pode existir turma de reposio com pelo menos cinco alunos matriculados. Caso contrrio, a turma deve ser fechada ou convertida em turma regular. Um aluno pode ser reprovado por falta em uma turma de reposio? Sim. Nas turmas de reposio fica a critrio do professor utilizar ou no mecanismos de avaliao da assiduidade dos alunos.

Confira:
Artigos 216 a 219

Assuntos relacionados:
Flexibilizao do Pr-requisito Turmas Especficas

TURMAS ESPECFICAS
Turmas especficas so turmas extraordinrias que podem ser solicitadas por um aluno, geralmente no final do curso, principalmente nas seguintes ocasies: Quando uma disciplina obrigatria no oferecida no semestre; Quando ocorre choque de horrio entre duas disciplinas obrigatrias.

Dvidas frequentes
Turmas especficas tambm podem ser ofertadas durante os perodos letivos de frias? No. Apenas durante os perodos regulares. O aluno pode solicitar uma turma especfica quando ocorre choque de horrio com uma disciplina optativa ou eletiva que ele tambm tenha se matriculado? No. permitida a abertura de turmas especficas quando ocorre choque de horrio apenas com disciplinas obrigatrias da matriz curricular. O aluno pode solicitar uma turma especfica para uma disciplina a qual j tenha sido reprovado? Sim, desde que no tenha sido reprovado por falta e que no tenha sido reprovado mais de duas vezes por mdia nessa disciplina ou seu equivalente. O aluno pode solicitar uma turma especfica para uma disciplina para a qual no tenha ainda cumprido os pr-requisitos? No. Alunos que no solicitaram a abertura de uma turma especfica podem ser matriculados nesta turma? No. Apenas alunos que solicitaram a abertura da turma especfica podem ser matriculados nela. Qual a quantidade mxima de vagas em uma turma especfica? Quatro vagas. Acima desta quantidade a turma especfica deve ser convertida em uma turma regular. Existe alguma diferena entre uma turma regular e uma especfica? Nenhuma, muito embora devido ao nmero reduzido de alunos na turma o professor pode utilizar metodologias de ensino-aprendizagem diferenciadas.

Os requisitos para que um aluno solicite uma turma especfica so os seguintes: O aluno j cumpriu no mnimo 75% da carga horria de sua estrutura curricular; No mximo duas disciplinas esto sendo cursadas em turma especfica em um mesmo semestre; Foram cursadas no mximo quatro disciplinas em turma especfica ao longo de todo o curso; A disciplina obrigatria na estrutura curricular e no est sendo oferecida no perodo corrente ou est sendo oferecida em choque de horrio com outra disciplina obrigatria; O aluno no tem reprovao por falta na disciplina ou em algum de seus equivalentes; O aluno tem no mximo duas reprovaes por mdia na disciplina ou em algum de seus equivalentes.

Confira:
Artigos 281 a 285

Assunto relacionado:
Prioridade das Vagas nas Turmas Durante a Matrcula

TRANCAMENTO DE MATRCULA
O trancamento significa a desvinculao voluntria do aluno da turma de um componente curricular em que se encontra matriculado. O trancamento pode ser solicitado at seis semanas aps o incio do perodo letivo, de acordo com o calendrio universitrio. O trancamento s efetivado aps sete dias da solicitao, mesmo que a data da efetivao ocorra aps o prazo previsto de seis semanas de iniciado o semestre.

Dvidas frequentes
Qual o limite mximo de trancamento para uma mesma disciplina? S permitido trancamento de matrcula uma nica vez na mesma disciplina, em perodos letivos consecutivos ou no. Um aluno pode trancar todas as disciplinas em um mesmo semestre? Sim. No entanto, neste caso prefervel realizar a suspenso do programa. O aluno que tranca uma disciplina sofre algum tipo de prejuzo na matrcula para esta disciplina nos semestres futuros? Sim. Alunos que nunca trancaram ou reprovaram por falta na disciplina tero preferncia no processamento da matrcula, dentro do mesmo nvel de prioridade, para a disciplina em questo. O orientador acadmico deve validar a solicitao de trancamento do aluno. E se ele no validar ou se ele no recomendar o trancamento, o aluno no ter efetivado seu trancamento? No. O trancamento efetivado aps sete dias de sua solicitao independente do parecer do orientador acadmico. O orientador ir emitir apenas sugestes ou recomendaes sobre o trancamento, mas a deciso e a responsabilidade final cabem sempre ao aluno que fez a solicitao. Como podem ser solicitados trancamentos de matrcula? Os trancamentos de matrcula devem ser solicitadas exclusivamente atravs do SIGAA. O aluno pode desistir da solicitao de trancamento? Sim, desde que dentro do prazo de sete dias aps a solicitao, mesmo que j tenha sido ultrapassado o prazo previsto para solicitao do trancamento.

Confira:
Artigos 287 a 289

Assuntos relacionados:
Prioridade das Vagas nas Turmas Durante a Matrcula Suspenso do Programa

SUSPENSO DO PROGRAMA
A suspenso do programa a interrupo das atividades acadmicas do aluno durante um perodo regular, garantindo a manuteno do vnculo ao curso de graduao. A suspenso do programa acarreta o cancelamento da matrcula do aluno em todas as disciplinas nas quais est matriculado. Os perodos correspondentes suspenso do programa no so computados para efeito de contagem da durao mxima para integralizao curricular. A suspenso do programa tambm pode ser realizada a posteriori, ou seja, aps o fim do semestre letivo, de acordo com o calendrio universitrio. Os requisitos para a solicitao da suspenso do programa a posteriori so: O aluno no conseguiu ser aprovado em qualquer disciplina do semestre; Em pelo menos uma disciplina o aluno satisfez os critrios de assiduidade e obteve mdia final maior que zero; O limite mximo para suspenses de programa, que de quatro perodos letivos, consecutivos ou no, respeitado.

Dvidas frequentes
Alunos ingressantes podem solicitar suspenso do programa no primeiro semestre do curso? No. vedada a solicitao de suspenso de programa no perodo letivo de ingresso do estudante no curso, exceto por motivos de sade ou prestao de servio militar, devidamente comprovados. No entanto, permitida a suspenso de programa a posteriori, de acordo com as condies previstas. O aluno que solicita suspenso de programa a posteriori tem suas aprovaes nas disciplinas do semestre canceladas? Sim. Todas as reprovaes e tambm aprovaes do semestre so cancelados. Para todos os efeitos, a matrcula em todas as disciplinas cancelada, como se o aluno no tivesse cursado o semestre. Os perodos em que o programa esteve suspenso so contabilizados para a contagem da durao mxima para a integralizao curricular? No. Para efeitos de matrcula em disciplinas, a suspenso do programa modifica a prioridade do aluno? No. Um aluno nivelado (prioridade I) do 3 perodo, por exemplo, ao suspender o programa no semestre atual, possuir, no semestre seguinte, a mesma prioridade I ao solicitar matrcula nas turmas das disciplinas do 3 nvel de sua matriz curricular. Como pode ser solicitada a suspenso do programa? As suspenses do programa, incluindo a posteriori, devem ser solicitadas exclusivamente atravs do SIGAA. O aluno pode desistir da solicitao de suspenso do programa? Sim, desde que dentro do prazo de sete dias aps a solicitao.

Confira:
Artigos 227 1; 290 a 295

Assuntos relacionados:
Prioridade das Vagas nas Turmas Durante a Matrcula Trancamento de Matrcula Cancelamento do Vnculo com a UFRN

CANCELAMENTO DO VNCULO COM A UFRN


Alm das formas usuais, um aluno tambm pode ter cancelado seu vnculo a um curso de graduao da UFRN nos seguintes casos: Abandono de curso: quando em um perodo regular em que o programa no est suspenso no ocorre a efetivao da matrcula em algum componente curricular (ou TCC) ou quando o aluno no obtm aprovao em pelo menos um componente matriculado no semestre. Decurso de prazo mximo para concluso do curso: quando a integralizao curricular no ocorre na durao mxima estabelecida pelo curso ao qual o aluno est vinculado; Desempenho acadmico insuficiente: quando em um perodo regular em que o programa no est suspenso o aluno obtm insucesso (trancamento e/ou reprovao) pela quarta vez, consecutiva ou no, em um mesmo componente curricular obrigatrio ou seus equivalentes ou quando tem integralizao igual ou inferior a 40% (IEPL menor que 0,4) da carga horria total quando finalizado o prazo padro de concluso do curso.

Dvidas frequentes
Caso um aluno no consiga efetuar matrcula em alguma disciplina, seja por indeferimento da solicitao ou perda de prazo, ele ter seu vnculo com o curso da UFRN extinto? Sim. Mas antes que ocorra a extino no vnculo no final do semestre o aluno pode tentar a rematrcula, a matrcula extraordinria ou suspender o programa, dentro do prazo estipulado pelo calendrio universitrio para cada caso. Se um aluno obtiver insucesso (trancamento e/ou reprovao) em todas as disciplinas matriculadas em um dado semestre ele ter seu vnculo com a UFRN cancelado? Sim, caso no haja a suspenso do programa. Neste caso, a desvinculao ocorrer aps o trmino do prazo para consolidao final das turmas. O prazo mximo para concluso do curso pode ser estendido? Sim. A PROGRAD pode conceder at dois semestres alm do limite, ou 50% da durao padro para alunos com necessidades educacionais especiais. A partir de quando entra em vigor as regras para cancelamento do vnculo por desempenho acadmico insuficiente? A partir de 2015.2. No entanto, o limite mximo de quatro reprovaes j ser contado a partir do semestre 2014.1. Reprovaes anteriores no sero contabilizadas para efeitos de cancelamento do vnculo por desempenho acadmico insuficiente. Reprovaes em turmas de frias tambm so contabilizadas para o limite de quatro reprovaes? Sim. Alunos que realizam novo cadastro para um outro curso da UFRN tem seu vnculo anterior cancelado? Sim, mas somente aps o incio efetivo das atividades no novo curso.

A matrcula em componentes curriculares obrigatria nos semestres letivos regulares. A no realizao da matrcula, exceto nos perodos letivos em que o programa est suspenso ou em mobilidade em outra instituio, caracteriza abandono e gera cancelamento do vnculo.

Confira:
Artigos 225; 319 a 333

Assuntos relacionados:
Suspenso do Programa Regime de Observao do Desempenho Acadmico

REGIME DE OBSERVAO DO DESEMPENHO ACADMICO


O regime de observao do desempenho acadmico oferece suporte acadmico mais efetivo ao aluno com dificuldades na evoluo da sua integralizao curricular. colocado sob este regime o aluno que no semestre anterior houver incorrido em uma ou mais das seguintes situaes: Insucesso (trancamento e/ou reprovao) pela segunda vez ou mais, consecutiva ou no, em um mesmo componente curricular obrigatrio ou seus equivalentes; Insucesso em metade ou mais da carga horria matriculada, caracterizado pelo IECH (ndice de Eficincia em Carga Horria) igual ou inferior a 0,5 no semestre; Integralizao de metade ou menos da carga horria esperada em funo do nmero semestres cursados, caracterizada pelo IEPL (ndice de Eficincia em Perodos Letivos) igual ou inferior a 0,5, aps decorrido pelo menos metade da durao padro do curso.

Dvidas frequentes
Qual a durao do regime de observao do desempenho acadmico? O regime de observao do desempenho acadmico tem a durao de um perodo letivo regular e do perodo letivo especial de frias subsequente, podendo ser prolongado ou restabelecido em outros perodos letivos caso as condies para entrada no regime se repitam. Qual o papel do orientador acadmico durante o regime de observao do desempenho acadmico? O orientador acadmico deve reunir-se periodicamente com o aluno sob este regime para discusso de seu desempenho nas avaliaes e dos problemas enfrentados, explicar-lhe sobre as possibilidades de cancelamento do vnculo com a UFRN, e indicar-lhe mecanismos de reforo acadmico como os programas de monitoria ou tutoria. A solicitao de matrcula em disciplinas, de trancamentos de matrcula ou de suspenso de programa do aluno em regime de observao do desempenho acadmico s efetivada aps deferimento pelo orientador acadmico ou, na falta dele, pelo coordenador do curso. Como feita a matrcula nos componentes curriculares de alunos em regime de observao do desempenho acadmico? Aps a discusso do plano de matrcula com o aluno, o orientador acadmico pode indicar um mximo de quatro disciplinas prioritrias. Para estas disciplinas, o aluno sob este regime receber um bnus de 20% em seu IEA para fins de preferncia no preenchimento das vagas, desde que a disciplina seja obrigatria em sua matriz curricular e que o aluno esteja em recuperao (prioridade III).

A solicitao de matrcula em disciplinas, de trancamentos de matrcula ou de suspenso de programa do aluno em regime de observao do desempenho acadmico s efetivada aps deferimento pelo orientador acadmico ou, na falta dele, pelo coordenador do curso.

Confira:
Artigos 314 a 318

Assuntos relacionados:
Prioridade das Vagas nas Turmas Durante a Matrcula Cancelamento do Vnculo com a UFRN

RENOVAO DO PROGRAMA
A renovao de programa consiste na modificao de algumas caractersticas do programa do aluno regular de graduao da UFRN que venha ser aprovado, por meio de processo seletivo, para ingresso no mesmo curso em que j possui programa ativo. Ao realizar a renovao do programa o aluno tem: Inalterados o nmero de matrcula, o ano/perodo e a forma de ingresso, o perfil inicial, o registro dos perodos letivos trancados, eventuais observaes inseridas no histrico escolar e a lista de componentes curriculares cursados, incluindo os insucessos; A estrutura curricular modificada para a mais recente, com a consequente redefinio das exigncias que faltam para concluso do curso; O prazo limite para a concluso do curso fixado como sendo o mais vantajoso para o aluno dentre as duas opes a seguir: manuteno do prazo limite anterior renovao do programa ou estabelecimento de novo prazo equivalente durao padro do curso, aps a renovao do programa.

Dvidas frequentes
Um aluno que faz o SiSU para o mesmo curso o qual j estava cursando tem suas reprovaes canceladas (limpeza do histrico)? No. Todos os dados relativos s disciplinas cursadas permanecem inalterados. Qual a vantagem de realizar a renovao do programa? Na prtica apenas duas: o aumento do prazo limite para a concluso do curso quando a renovao feita prximo ao fim desse prazo, e a mudana da estrutura curricular para a mais atual (o que nem sempre considerada uma vantagem). Um aluno pode realizar o SiSU para um novo curso de graduao da UFRN e aproveitar as disciplinas cursadas em seu novo curso? Sim. Mas neste caso o aluno deve solicitar o aproveitamento de estudos, caso este aproveitamento no tenha sido realizado de forma automtica (confira os arts. 270-274). Um aluno pode solicitar a modificao da modalidade do seu curso, como por exemplo, bacharelado para licenciatura ou vice-versa? No. Cursos de bacharelado e licenciatura so cursos distintos. Para realizar esta mudana o aluno deve ser aprovado em novo processo seletivo, como o SiSU ou a reopo, por exemplo. Bacharelado e licenciatura so agora considerados graus e cursos distintos, e no mais modalidades de um mesmo curso.

Confira:
Artigos 296 a 298

Assunto relacionado:
Cancelamento do Vnculo com a UFRN

Вам также может понравиться