Вы находитесь на странице: 1из 7

1 - EVOLUO DO SISTEMA PRISIONAL MUNDIAL

Desde a antiguidade j se ouviam falar de carceragem. O ato de privar o indivduo de sua liberdade j bastante tempo usado na sociedade, embora saibamos que os meios utilizados anteriormente eram desumanos e cruis, se que podemos dizer que hoje estes mtodos no so mais desumanos e cruis. No Egito, na Grcia, na Prsia, na Babilnia, a atividade carcerria exercida por eles era de conter, ou seja, manter sob custdia e tortura o indivduo que cometiam faltas ou at mesmo delitos. As masmorras tambm serviam para abrigar presos provisoriamente, os delitos que eram considerados como crimes da poca podiam ser to insignificante como, por exemplo, estar endividado, ou no conseguir pagar os impostos, ser desobediente as normas e ao sistema, ser estrangeiro e prisioneiro de guerra. Os cativeiros existiam desde o ano de 1700 a.c, para que os egpcios mantivessem sob custdia seus escravos. No ano de 525 a.c, os trabalhadores da poca (lavradores) eram requisitados para construir as obras pblicas e cultivas as terras do fara (proprietrio de toda a terra do Egito e toda a riqueza), nestas condies, apoiavase sobre os trabalhos executados pelos lavradores. Tambm obtinha a pena do imposto, sendo que, se o trabalhador no conseguisse pagar os impostos ao fara, em troca de construo de obras de irrigao e armazenamento de cereais, se tornava escravo. Quanto s penas ou punies da poca, exerciam-se a escravizao, as penas corporais e as infamantes, como de fato sabemos que no possua nenhum regimento de lei naquela poca, ou seja, no existiam cdigos penais ou cdigos de regulamento social, as penas no eram impostas como sano penal, era apenas a execuo mesmo que forada das prises acima citado. Vimos ento que se o sujeito era dono de alguma terra e no tinha condies financeiras ou fsicas para praticar trabalhos ao fara a este podiam ser encarcerados, e as prises do mesmo eram para realmente manter este individuo preso sob o domnio fsico, sendo assim no existiam organizaes acerca desta priso, nem mesmo condies dignas de uma priso, simplesmente se organizavam em um determinado local, o lugar de fazer o prisioneiro pagar por seus delitos, seja qualquer delito, at mesmo a desobedincia.

Na idade mdia a ao era a mesma da poca antiga, sendo que para aprisionar algum no se fazia necessrio a existncia de um local especfico, no existia uma penitenciaria prpria, era apenas o crcere para manter o preso sob os castigos imposto pela sua conduta, sendo que tambm podia existir a pena de morte, os delitos considerados seriam o de blasfmia, inadimplncia, traio, vadiagem e desobedincia. Os governantes da poca que eram os responsveis por arbitrar sob a priso de algum, dentre os castigos imposto ao condenado, alm de se manter preso sem uma masmorra, podia ser degolado, amputado o brao, enforcado, incendiado, existiam tambm a roda e a guilhotina, proporcionando o espetculo e a dor. Essas penas levavam o espetculo favorito das multides deste perodo histrico, h registros tambm que o gnio filsofo Scrates tambm passou por isso. A igreja tambm em algum tempo da histria criou o Tribunal de Inquisio, onde castigava os hereges com o desterro e a priso, como eram suas prises no conseguimos relatos. Depois deste breve relato das formas de se impor priso ao individuo, passaremos agora a analisar a poca certa em que comearam a surgir as PPL (penas privativas de liberdade). Com o surgimento do capitalismo, constitui-se a pena por excelncia do capitalismo industrial. Na sociedade feudal existia a priso preventiva e a priso por dvidas. O alarmante estado de pobreza que se alastrou e afetou diversos pases, contriburam para o aumento da criminalidade: os distrbios religiosos, as guerras, as expedies militares, as devastaes de pases, a extenso dos ncleos urbanos, a crise das formas feudais e da economia agrcola, etc. Foi ento, que se iniciou um movimento de grande transcendncia no desenvolvimento das penas privativas de liberdade, na criao e construo de prises organizadas para a correo dos apenados. Delitos considerados crimes: mendigar, vagabundear, tratar com descaso e desobedincia a legislao que obrigava a aceitao de qualquer trabalho oferecido, a despeito da remunerao que o acompanhasse. Em 1893, as prostitutas passaram a serem consideradas como "criminosas natas".

Destarte, a privao dos bens socialmente considerados como valores: a vida, a integridade fsica e a perda de status, o equivalente do dano produzido pelo delito e outras penas, tais como: isolamento noturno, a impossibilidade de comunicao entre os detentos, os aoites, o desterro e a execuo, seriam penas ou punies a cumprir. Muito embora, diante do aumento da delinqncia, a pena de morte deixou de ser uma soluo sensata para aplic-la como punio. A partir do Sculo XVIII as razes do Direito Penitencirio comearam a formar-se. Durante muito tempo o condenado foi objeto da Execuo Penal e s recentemente que ocorreu o reconhecimento dos direitos da pessoa humana do condenado. Direito Penitencirio resultou da proteo do condenado. Esses direitos se baseiam na exigncia tica de se respeitar a dignidade do homem como pessoa moral.

2 - EVOLUES DO SISTEMA PRISIONAL NO BRASIL

No nosso pas, as polticas punitivas, eram baseadas nas ordenaes manuelinas e filipinas, que se baseavam na idia de intimao pelo terror, ou seja, um instrumento punitivo contra o crime com emprego de praticas religioso e polticas da poca. Em 1830, aps a independncia, os as idias das ordenaes ficaram de lado, passando-se a construo de uma legislao adequada nao brasileira, principalmente para afastar o domnio dos colonizadores e a sua opresso. Nas palavras de Pereira Cuano (2010, p. 3), uma transformao, com base no sentimento nacionalista, veja:
Proclamada independncia do Brasil, duas ordens de motivo viriam contribuir para a substituio das velhas Ordenaes: de um lado, a situao de vida autnoma da nao, que exigia uma legislao prpria, reclamada mais ainda pelo orgulho nacional e a animosidade contra tudo o que pudesse lembrar o antigo domnio. Por outro lado, as idias liberais e as novas doutrinas do Direito, do mesmo modo que as condies sociais, vale lembrar que, bem diferentes daquelas que as Ordenaes foram destinadas a reger, exigiam a elaborao de um Cdigo Penal brasileiro, no plano constitucional, que segundo o artigo 179, 18, da Carta Poltica do Imprio, que impunha a urgente organizao de "um Cdigo Criminal fundado nas slidas bases da justia e da equidade".

Como se percebe, h um avano no regime punitivo, o qual construdo numa cultura liberal, o que, entre outros avanos, trouxe a individualizao da pena e o principio da utilidade da pena. Todavia, foi a partir do Cdigo Penal, em 1890, que se aboliu a pena de morte e comeou a surgir o regime penitencirio de carter correcional, com o objetivo de ressocializar e tambm reeducar o detento, mas antes mesmo de ser implantado, comeou a enfrentar movimentos reformistas. A Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988 incorporou varias matrias j estabelecidas, preocupando-se principalmente, com o principio da humanidade, ou seja, a dignidade da pessoa humana, e demais fundamentos trazidos pelo art. 5 desta Carta, como proibio da tortura e respeito integridade fsica e moral, o que significa, inexoravelmente, um avano no sistema democrtico Brasileiro. Ainda, cabe ressaltar que, com o reconhecimento da autonomia do Direito Penitencirio pela Constituio Brasileira (art. 24, I), todas as Universidades tero de adotar o ensino do direito penitencirio. A reforma penal no se far sem a renovao do ensino universitrio das disciplinas relacionadas com o sistema penal.

3 - ESTABELECIMENTOS PRISIONAIS

Procurando conceituar o estabelecimento prisional mencionamos o seguinte:


(A) Estabelecimentos Penais: so todos utilizados pela justia para alojar quem preso, independente de ser provisrio condenado ou submetidos medida de segurana; (B) Estabelecimentos para Idosos: so estabelecimentos penais prprios, autnomos, que se incorporam aos dos adultos, que servem para abrigar presos que tenham no mnimo sessenta anos de idade ao ingressarem ou os que atinjam essa idade quando de sua privao de liberdade; (C) Cadeias Pblicas: so estabelecimentos penais de presos em carter provisrio, sendo de segurana mxima; D) Penitenciarias: se caracteriza como estabelecimentos destinados a recolher presos em condenao a pena privativa de liberdade ao regime fechado; D.1) Penitenciaria de Segurana Mxima Especial: so estabelecimentos penais que abrigam presos de condenao em regime fechado, que possuem celas individuais; D.2) Penitenciarias de Segurana Mdias ou Mxima: so estabelecimentos penais que abrigam preso de condenao de regime fechado e que possuem celas individuais ou coletivas; e) Colnias Agrcolas Industriais ou Similares: estas so estabelecimentos penais, que abrigam preso do regime semi- aberto;

f) Casas do Albergado: casas do albergado so estabelecimentos penais, que abrigam presos que cumprem pena privativa de liberdade em regime aberto, ou, ainda, pena de limitao de fim de semana; g) Centros de Observao Criminolgica: so estabelecimentos penais prprios do regime fechado e de segurana mxima, onde so realizados exames criminolgicos estes indicadores da destinao que ser dada ao preso, quanto ao estabelecimento adequado e ao tipo de tratamento que ser submetido; h) Hospitais de Custodia e Tratamento Psiquitrico: os hospitais de custodia e tratamento psiquitrico, so estabelecimentos penais que abrigam pessoas submetidas a medida de segurana (PORTAL. 2009).

Destarte, o Estado estabelece em cada caso concreto, em qual estabelecimento penal, o apenado, deva cumprir sua pena, sempre enfocando o desejo reformador da casa.

3.1 - SISTEMAS PENSILVNICO OU FILADLFICO

Tambm conhecido como sistema belga ou celular, o sistema filadlfico foi inaugurado em 1790 na priso de Walnut Street e, em seguida, implantado nas prises de Pittsburgh e Cherry Hill. Os principais precursores foram Benjamin Franklin e Willian Bradford. Neste sistema penitencirio foram utilizadas convices religiosas e bases do Direito Cannico para estabelecer uma finalidade e forma de execuo penal. O condenado deveria ficar completamente isolado em uma cela, sendo vedado todo e qualquer contato com o meio exterior. Objetivava-se a expiao da culpa e a emenda dos condenados. Autorizavam-se, to-somente, passeios inconstantes no ptio da priso e a leitura da Bblia, para que o condenado pudesse se arrepender do delito praticado e, conseqentemente, alcanar o perdo de sua conduta reprovvel perante a sociedade e o Estado.

3.2 - SISTEMAS AUBURNIANO

A diferena mais ntida entre o sistema pensilvnico e o sistema auburniano, diz respeito segregao; naquele, a segregao era durante todo o dia; neste, era possvel o trabalho coletivo por algumas horas. Ambos, porm, pregavam a necessidade

de separao dos detentos, para impedir a comunicao e o isolamento noturno acontecia em celas individuais. O sistema pensilvnico era mais dispendioso do que o auburniano. O trabalho em celas individuais era inadequado produo industrial, atravs de mquinas, que se tornava comum. Conseqentemente, o retorno econmico proveniente do trabalho prisional, atravs do sistema pensilvnico, era escasso. Quando o separate or solitary system foi desenvolvido, o objetivo da recluso penitenciria era, preferencialmente , evitar a contaminao moral entre presos e promover a reflexo e o arrependimento, ficando em segundo plano obter rendimentos do trabalho prisional. J o sistema auburniano, embora mantivesse a preocupao com a emenda dos condenados e procurasse evitar a contaminao moral atravs da imposio da disciplina do silncio, aparentemente colocava em primeiro lugar a necessidade de auferir ganhos com o trabalho dos presos. De fato, pode-se afirmar que a preocupao em fazer a priso fornecer recursos para a sua prpria manuteno parece ter sido o principal objetivo das penitencirias que seguiram o modelo dos Alburnianos.

3.3 - SISTEMAS PROGRESSIVOS

Tal sistema era constitudo por trs fases. A primeira consistia em um perodo de isolamento celular diurno e noturno, no qual o condenado podia estar submetido a trabalho obrigatrio. Seguia-se uma segunda fase, sob o regime de trabalho em comum durante o dia e isolamento celular noturno. Nesse perodo comeava o uso das marcas ou vales, que deram nome ao sistema, e para esse fim os reclusos eram divididos em quatro classes: a de prova, a terceira, a segunda e a primeira. A progresso de uma categoria para a outra se fazia mediante a contagem das marcas ou vales obtidos pelos reclusos, que eram atribudos, a cada dia, observando-se, basicamente, o empenho no trabalho e o comportamento prisional. O sistema progressivo introduzia uma relativa indeterminao no tempo de cumprimento da pena privativa de liberdade imposta, na medida em que permitia que a durao prevista na sentena fosse reduzida, dependendo do bom desempenho do preso no trabalho e da sua conduta carcerria. O seu maior mrito, contudo, talvez tenha sido o fato de buscar incentivar o senso de responsabilidade dos condenados, colocando em suas mos o maior ou menor cumprimento das suas penas.

O sistema progressivo difundiu-se universalmente, sendo adotado, com peculiaridades, em um grande nmero de pases, a partir do ltimo quartel do sculo XIX. Este sistema progressivo foi dividido em Sistema Progressivo Ingls e Sistema Progressivo Irlands em razo de suas formas diversas de aplicao. O Sistema Progressivo Ingls era divido em trs fases: 1) Isolamento celular diurno e noturno, 2) Trabalho em comum sob regra de silncio e, 3) Liberdade condicional. O Sistema Progressivo Irlands era dividido em quatro fases: 1) Recluso celular diurna e noturna, 2) Recluso celular noturna e trabalho diurno em comum, 3) Perodo intermedirio e, 4) Liberdade condicional. Insta ressaltar, que o sistema Progressivo, embora modificado com o passar dos tempos, aplicado em vrios pases, inclusive no Brasil. Os sistemas progressivos contriburam, e muito, para a individualizao da execuo penal. No Brasil, sob a gide da redao original do Cdigo Penal de 1940, os condenados pena de recluso sujeitavam-se a quatro fases de progressividade. Num primeiro momento, sempre inferior a trs meses, o condenado era isolado durante o dia. Em seguida, era possvel o desenvolvimento de atividades laborais em contato com os demais reclusos, sujeitando-se, todavia, a isolamento noturno. Aps o cumprimento de metade da pena, quando esta fosse igual ou inferior a trs anos, ou um tero dela, se superior a trs anos, o condenado que apresentasse bom comportamento poderia ser transferido para uma colnia penal ou para um estabelecimento similar. O livramento condicional poderia ser concedido quele cuja pena fosse superior a trs anos, desde que cumpridos os requisitos trazidos no artigo 60.

Вам также может понравиться