Вы находитесь на странице: 1из 8

VETORIZAO AVANADA

Ol pessoal, neste tutorial voc ter uma aula avanada de vetorizao, para que seus desenhos vetorizados fiquem muito prximos do natural e no fiquem com aquela cara de artificial que os vetores mais simples ficam. Observao: Para fazer este tutorial, importante voc saber ao menos o bsico sobre vetorizao no Corel Draw, caso no saiba, eu fiz um tutorial com uma aula bsica de vetor que esta aqui mesmo neste site. O Maior problema de quando voc vetoriza um desenho, que os contornos do desenho ficam da mesma grossura e isso no o que acontece na maioria dos desenhos profissionais, um desenho legal aquele que os contornos engrossam a afinam de acordo com a parte que ele esta no desenho, isto deixa o desenho muito profissional e com vida. Veja abaixo um exemplo de um desenho em que h este tipo de contorno:

O Primeiro passo para se fazer um vetor profissional no Corel Draw, voc fazer um enorme objeto em volta de todo o seu desenho, voc tem que fazer este objeto por fora do contorno do desenho e no por cima (foto), porque este vai ser o contorno do seu desenho futuramente. Eu usei a mesma figura que usei no tutorial de vetor simples para que voc veja a diferna.

Depois disto voc tem que vazar as partes vazadas que h no desenho tambm no seu objeto, no meu caso, h um espao entre as duas penas do pica pau.

Depois de colocar a Aparagem, voc deixar este primeiro objeto sem preenchimento, e com um contorno de cor bem visvel (voc vai precisar).

Agora voc vai vetorizar os objetos de dentro um por um, s que por dentro do contorno e no por cima como em um vetor simples.

Esses objetos que voc est fazendo agora, iro ficar por cima do objeto principal, que ser pintado no final de preto e o espao entre os objetos que voc vai fazer agora, iro fazer

com que o primeiro objeto aparea e isso que vai dar a impresso de contorno, mas a diferena que agora voc controla a grossura e no o programa!

Depois de fazer todos os objetos de dentro seu desenho ficar assim:

Eu deixei as linhas do objeto de fora amarelas e as linha dos objetos de dentro azul, use as cores que ficaro mais visveis no seu desenho. O prximo passo comear a pintar os objetos com as cores exatas, para fazer isso habilite aJANELA DE ENCAIXE DE COR que fica na caixa de ferramentas.

Com a ferramenta conta-gotas d um clique em cima da cor desejada, assim ela ficar amostrada na janela de encaixe de cor, como se fosse uma cor da paleta, a ento s voc dar um clique na amostra da cor com seu objeto selecionado e ele colorido com a cor exata do seu desenho original. Deste modo bem melhor do que ficar tentando achar a cor certa, por que voc acaba perdendo tempo e no achando a cor exata.

Aps pintar todos os objetos, voc deve pintar aquele primeiro objeto de preto e deixa-lo em baixo de todos, e pronto. seu desenho ficar assim:

Veja agora a diferna de um vetor simples e de um vetor avanado que voc acabou de aprender.

Para dar mais vida e tornar seu trabalho mais profissional adicione alguns objetos de luz e sombra a ele. Vamos considerar que a luz esta vindo do canto superior direito da imagem.

Na hora de dar o limite s voc selecionar os dois objetos e clicar em interseo na barra de propriedades. Depois de colocar a interseo delete o primeiro objeto e use o novo objeto que o programa criou.

Assim o programa criar um objeto automaticamente no limite do cabelo do pica-pau. Agora escolha uma cor um pouco mais clara do que a do objeto principal para dar a impresso de luz.

Da mesma forma que est fazendo os objeto de luz, faa tambm os de sombra, s que bvio, ao invs de clarear a cor, agora voc deve escurece-la. Caso voc esteja trabalhando com uma imagem que j possua luz e sombra s voc pegar a cor original com a ferramenta conta-gotas.

Depois de fazer todos os objetos de luz e sombra est terminado o seu trabalho! O meu pica-pau ficou assim:

Compare agora a diferena do desenho com e sem luz e sombra. Com este tipo de trabalho voc poder vetorizar diversas imagens que achar legal, alm de no apenas vetorizar coisas prontas, mas tambm dar este tratamento em suas prprias ilustraes!

Вам также может понравиться