Вы находитесь на странице: 1из 16

124

Revista Educere Et Educare ISSN 1981-4712

Vol. 7 n 13 1 Sem. 2012

OS PROCESSOS DE TORNAR-SE PROFESSORA: UM ESTUDO SOBRE IDENTIDADE E FORMAO DOCENTE*

Luis Paulo Cruz Borges (UERJ) Resumo: Neste texto, toma-se como problemtica as concepes e experincias na formao docente relacionadas identidade profissional, que forjada entre duas instncias formativas, a saber, a escola e a universidade. Pensando na atuao do magistrio no mbito escolar espera-se abordar as temticas que emergiram dos depoimentos de onze professoras, em pesquisa realizada para o Mestrado em Educao (BORGES, 2011), que tinha como objeto de estudo investigar a circularidade de saberes entre a escola e a universidade pela formao de professores. Como referencial terico utilizamos os estudos de Marcelo Garcia (1998; 2009; 2010), Andr (2008; 2010) e Charlot (2005; 2008), entre outros. Destacamos, como temticas analticas, o enamoramento pela profisso, o papel da famlia e a possibilidade de ascenso social pelo exerccio do magistrio. guisa de concluso do estudo, destacamos a contradio posta no mbito da formao de professores, em que a identidade docente se d por um processo de desenvolvimento profissional, envolvendo concepes e experincias de programas formativos que disputam sentido e poder nos processos de tornar-se professora. Palavras-chave: identidade profissional formao docente experincias formativas - etnografia. PROCEDURES FOR BECOMING A TEACHER: A STUDY OF IDENTITY AND TEACHER TRAINING Abstract: In this text, it becomes as problematic the conceptions and experiences in teacher training related to professional identity that is forged between two formation instances, the school and the university. Expected to approach the issues that emerged from the eleven teachers' testimonies, thinking about the teaching proceeding at schools, accomplished to Master Education research (Borges, 2011) that had as an object of study to investigate the knowledge's circularity between the school and the university for teacher training. We used Marcelo Garcia (1998, 2009, 2010), Andrew (2008, 2010) and Charlot's (2005, 2008) theoretical studies, among others. We emphasize, as analytical issues, falling in love for the profession, the family role and the possibility of social ascension for teaching practice. In conclusion of this study we highlight the contradiction in the teachers training in which teachers' identity is for a professional development process, involving concepts and experiences of training programs that dispute meaning and power in the process of becoming a teacher. Keywords: professional identity - teacher training - training experiences ethnography.
*

Os resultados, parciais, desse trabalho foram apresentados no XVI Encontro Nacional de Didtica e Prticas de Ensino (ENDIPE) em Campinas/SP-2012.

125

Revista Educere Et Educare ISSN 1981-4712

Vol. 7 n 13 1 Sem. 2012

Introduo: anunciando a problemtica do estudo Os estudos sobre formao inicial e continuada de professores e professoras vm ganhando destaque nas pesquisas acadmicas, a partir da ideia de desenvolvimento profissional (ANDR, 2010; MARCELO GARCIA, 2010). Marcelo Garcia (2010), em artigo publicado na Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formao Docente, discute, de forma bastante intensa, aspectos do desenvolvimento profissional, da prtica pedaggica e dos sentidos da experincia propostos no mbito da formao do professorado. O autor evidencia que o conceito de profisso socialmente construdo, sendo este complexo e bastante difuso nas pesquisas nos campos da Educao e da Sociologia. No entanto, Andr (2010, p.175), na esteira do pensamento de Marcelo Garcia, evidencia que a preferncia pela ideia de desenvolvimento profissional justificada por acentuar a concepo profissional do ato de ensinar e a ao evolutiva e continuada da formao docente. O referido conceito passa a ser entendido como um processo a longo prazo, no qual se integram diferentes tipos de oportunidades e experincias planificadas sistematicamente para promover o crescimento e o desenvolvimento profissional (MARCELO GARCIA, 2009, p.175). Mais uma vez Andr (2010), nos salienta o carter intencional envolvido nos processos de desenvolvimento profissional indicando, assim, a importncia do planejamento no ato de ensinar e aprender na formao docente, ou seja, a relevncia das aes didticas no cotidiano escolar. Aliado discusso de profissionalizao docente, temos o debate sobre identidade profissional. Segundo Marcelo Garcia (2010, p.18) a construo da identidade profissional se inicia durante o perodo de estudante nas escolas, mas se

126

Revista Educere Et Educare ISSN 1981-4712

Vol. 7 n 13 1 Sem. 2012

consolida logo na formao inicial e se prolonga durante todo seu exerccio profissional. Desta forma, o autor nos alude para o fato de que a identidade profissional no um resultado, somente, de uma titulao. , antes de tudo, um processo individual e coletivo de natureza complexa e dinmica, o que conduz configurao de representaes subjetivas acerca da profisso (idem, p.18). Pensar as identidades docentes, de certo modo, nos leva a perspectivar nosso olhar, tambm, para a ideia do ofcio de ensinar, sua relao com as histrias de vida do professorado e seu contexto de atuao dentro do mbito escolar (BRAGANA, 2011; ANDR, 2008).
As identidades docentes podem ser entendidas como um conjunto heterogneo de representaes profissionais e como um modo de resposta diferenciao ou identificao com outros grupos profissionais. Existem identidades mltiplas que dependem dos contextos de trabalho ou pessoais e das trajetrias particulares de vida profissional (MARCELO GARCIA, 2010, p. 19).

Sendo assim, trata-se de uma identidade que coletiva, na medida em que fruto do contexto e de uma socializao profissional, mas tambm individual, tendo em vista que se relaciona com a histria de cada sujeito, suas condies sociais, culturais e escolhas pessoais. Como forma analtica, neste texto, toma-se como problemtica as concepes e experincias na formao docente, relacionadas identidade profissional, entre as duas instncias formativas, a saber, a escola e a universidade. Nesse nterim, problematizamse as temticas que emergiram das falas de onze professoras, por meio da atuao no magistrio, no mbito escolar, realizada para uma pesquisa de Mestrado em Educao (BORGES, 2011), que tinha como objeto de estudo investigar a circularidade de saberes entre a escola e a universidade pela formao de professores.

127

Revista Educere Et Educare ISSN 1981-4712

Vol. 7 n 13 1 Sem. 2012

A pesquisa, de abordagem etnogrfica, foi realizada em dois anos com professoras que cursaram o Normal, faziam ou tinham feito Pedagogia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e tinham experincias como professoras na Educao Bsica, compondo, no total, onze entrevistas. Suas vozes foram sendo escutadas e foi dado encaminhamento s etapas do itinerrio da investigao, atravs da tematizao dos dados, que no mais em uma perspectiva de dar voz ao sujeito, mas como forma de dilogo em colaborao (BORGES, 2011). pelo olhar do etngrafo-pesquisador, que estranha o familiar, a escola e a universidade, que se procura dar sentido aos relatos, entrecruzando dados e tecendo interpretaes. Segundo Ldke e Andr (1986), o pesquisador ainda o mais importante instrumento em pesquisa nas Cincias Humanas e Sociais. Por isso mesmo, parte-se da identidade profissional docente em sua condio relacional, ou seja, que ocorre em relao com o Outro. S se professor/a diante de alunos, por uma mediao didtica. Percorremos o itinerrio do que venha a ser o trabalho docente e como ocorre sua prtica no cotidiano da escola, assim como as experincias formativas consideradas constitutivas desse ofcio e de sua identidade profissional, que ocorrem entre a escola de Educao Bsica e a Universidade.

A identidade profissional e os processos de tornar-se professora A palavra ofcio polissmica. Mas, aliada ao qualificador docente, ganha um sentido de trabalho do/a professor/a. O ofcio estava aliado a um mtier, em um universo do arteso, de um jovem que aprende com seu mestre (CHARLOT, 2005). No que condiz esfera do ofcio docente, abordamos trs eixos de anlise, que so

128

Revista Educere Et Educare ISSN 1981-4712

Vol. 7 n 13 1 Sem. 2012

articuladores entre si: a identidade profissional; o trabalho docente e as experincias formativas. Perguntamos s professoras os motivos que as levaram a se decidirem pelo magistrio, entre tantas possibilidades de uma carreira profissional. A partir de seus depoimentos, faremos uma reflexo sobre a ideia de tornar-se professora, evidenciando algumas ponderaes acerca da temtica. De acordo com nossas entrevistadas, a deciso pelo magistrio ocorre por diferentes razes e permeada por relaes diversas: o gostar de criana aparece na fala de trs professoras; a famlia como propulsora da escolha pelo magistrio aparece na fala de seis entrevistadas; a questo familiar relacionada com a necessidade de uma escolha profissional, ou seja, o magistrio como um caminho para o trabalho aparece na fala de sete das onze entrevistadas. Apenas uma professora afirmou que se tornou docente por um no querer, como uma escolha sem rumo e sem objetivos especficos , e uma docente afirmou que escolheu a profisso pelo prazer de ensinar. Para pensar a questo da identidade docente, temos os estudos de Marcelo Garcia (1998; 2009; 2010), como j mencionado, que abordam a temtica relacionando as experincias individuais e profissionais do professorado. Em seu artigo de 2009, o autor indica algumas caractersticas, ou constantes, como denomina esse pesquisador, sobre a identidade profissional e sobre os desafios a serem enfrentados pelos professores. Segundo o autor, as questes relacionadas sociedade do conhecimento, atividade profissional do magistrio, mediao didtica em sala de aula, cultura profissional, necessidade da experincia, crise da identidade docente, relao

129

Revista Educere Et Educare ISSN 1981-4712

Vol. 7 n 13 1 Sem. 2012

professor-aluno e aos entraves da gesto e da avaliao compem o cenrio da formao docente na atualidade. Partindo do cenrio formativo, o autor evidencia as constantes na identidade que versam sobre a percepo profissional, a prpria ideia de complexidade, a crise profissional, a relao local e global, a questo da sociedade do ensinar e aprender e as novas demandas do mundo atual. Tais fatores so indicados aqui como os desafios do ofcio docente. Dentro desse contexto, Marcelo Garcia (2009) sinaliza 14 constantes, que poderiam ser mais, ou mesmo serem reagrupadas, mas a escolha sugestiva para o desenvolvimento de um debate profcuo e de futuras reflexes. So elas: Milhares de horas como alunos no so gratuitas: a socializao prvia. Existe uma socializao prvia no processo de formao docente, ou seja, indica-se, mais uma vez, que a longa trajetria que temos como alunos no gratuita, ela auxilia na prpria formao do tornar-se professor/a. As crenas sobre o ensino dirigem a prtica profissional. Isso se d atravs das experincias pessoais com o conhecimento formal, escolar e o de sala de aula, ou seja, o ambiente da escola tambm encarado como um espao formativo. O contedo que se ensina constri identidade. Nesse sentido, a

multidimensionalidade proposta no primeiro segmento do Ensino Fundamental um indicativo da complexidade das constantes na formao docente. O que e o como se ensina constituem a identidade docente. Mas, como pensar tais questes atravs dos campos disciplinares j consolidados e edificados? So desafios propostos. A fragmentao do conhecimento docente, em que alguns conhecimentos valem mais que outros. Tal afirmativa nos leva a pensar nas separaes existentes entre os

130

Revista Educere Et Educare ISSN 1981-4712

Vol. 7 n 13 1 Sem. 2012

saberes populares e os eruditos, nos conhecimentos didticos dos contedos escolares ao lado do conhecimento no sistematizado, nas pontes entre os significados do currculo formal e o currculo praticado, nas diversas realidades que perpassam o espao-tempo escolar e na prpria relao entre escola e universidade. Aprende-se a ensinar ensinando: o valor do conhecimento prtico. nessa

constante que vemos a questo valorativa do ensino, vislumbrando, assim, as relaes entre teoria-prtica, epistemologia da prtica e prxis pedaggica. O isolamento: cada qual senhor em sua aula. Nesse sentido, a solido e o isolamento no mbito da sala de aula so constitutivos de uma identidade sem dilogos. Os egressos tambm permeiam esse contexto, por no terem, em sua grande maioria, com quem dialogar aps a sua formao na universidade. preciso repensar os estudos com os egressos e os papis dados a esses no conjunto formativo da instituio em que se formaram. Os alunos e a motivao profissional. A relao com os alunos uma constante que auxilia na motivao e na colaborao das atividades em sala de aula. no cotidiano das interaes dos docentes com seus alunos que existe a possibilidade de mudana da prtica educativa e mesmo do sentido que se d ao ser professor/a. O gostar de criana e o prazer de ensinar em muito se relacionam com essa constante. A carreira docente: aquele que sai de sala de aula no volta. Neste contexto, entende-se que o docente que sai da sala de aula no volta mais a ela. Sendo assim, a docncia e sua relao com o trabalho permeiam todo o contexto da escola, mas esto imbricadas, aqui, as questes da sade fsica e mental do docente. Tambm possvel constatar que, quando o/a professor/a assume o papel de coordenador ou supervisor, ele/a, em geral, no atua mais na sala de aula na condio de docente.

131

Revista Educere Et Educare ISSN 1981-4712

Vol. 7 n 13 1 Sem. 2012

Tudo depende do/a professor/a: os docentes como artesos. Neste tpico, o autor demonstra que a responsabilidade da sala de aula sempre do/a professor/a; h uma hiper-responsabilizao do docente em relao s condies do acesso ao ensino e qualidade dele. Por isso mesmo, o docente comparado a um arteso que constri conhecimentos e habilidades e materiais da mesma forma como fazem os artesos. Os professores trabalham sozinhos em sala de aula e acumulam sabedoria e saber-fazer (idem, p. 11). A ideia do docente como consumidor fast-food nas salas de aula. Nesta constante, o autor traz tona as instncias polticas que encarregam de colocar o/a professor/a no papel de consumidor de polticas pblicas, das ideias, das novas tecnologias da informao e comunicao. Assim, se traduz uma viso do docente como um aplicador de inovaes que s vezes no entende e nas quais, evidentemente, no participou (idem, p. 12). A competncia no reconhecida e a incompetncia ignorada. So demonstrados pontos nodais da formao, em que aparecem o estgio, o hbito de analisar a prpria prtica e as avaliaes. Segundo o autor, existem inovaes no cotidiano escolar que no ultrapassam os muros da escola; a competncia no reconhecida, mas existem docentes que se refugiam no isolamento, desenvolvendo seu trabalho de ensinar sem se preocupar como o direito de aprender do aluno, o que ele denomina de incompetncia ignorada. O que fazemos com essas geringonas? Desconfiana ante as tecnologias. A desconfiana em relao s tecnologias da informao e da comunicao permeia o campo educacional nesta nova era, pois elas se apresentam, muitas vezes, como formas

132

Revista Educere Et Educare ISSN 1981-4712

Vol. 7 n 13 1 Sem. 2012

prontas e acabadas de utilizao pedaggica em sala de aula. Mais uma vez, indica-se a passividade do docente frente s mudanas do ensino determinadas por outrem. A influncia incompleta dos docentes. A internet e a televiso ganharam fora como instncias de informao na atualidade, fazendo com que os docentes e a escola perdessem um papel importante na formao social dos sujeitos escolares, no que condiz informao. Comear a ensinar: quanto mais difcil melhor. Os primeiros anos do magistrio so cruciais na formao identitria do/a professor/a. Por isso mesmo, torna-se urgente haver uma insero profissional e uma tarefa definidora dos docentes: devem ensinar e devem aprender a ensinar (idem, p. 14). So essas as 14 constantes de que Marcelo Garcia (2009) nos fala, colocando a formao docente em uma encruzilhada e propondo aos leitores novas perspectivas para se pensar as inovaes existentes e a complexidade posta no ensino nos dias atuais.
O desafio, portanto , transformar a profisso docente em uma profisso do conhecimento. Uma profisso que seja capaz de aproveitar as oportunidades de nossas sociedades para conseguir que respeite um dos direitos fundamentais: o direito de aprender de todos os alunos e alunas, adultos e adultas (idem, p. 139).

A partir dessa circunscrio, o texto nos leva a reflexes sobre quem so os professores que atuam na educao bsica e como se do os seus processos formativos. Neste sentido, de suma importncia pensar qual a identidade do/a professor/a e como se d sua atuao em sala de aula, e quais so os seus desafios como formador de gerao. Charlot (2005, p. 95) evidencia que:

O que est, ento, em jogo na formao no somente uma relao de eficcia a uma tarefa, uma identidade profissional que pode tornar-se o centro de gravidade da pessoa e estrutura sua relao com o mundo, engendra certas maneiras de ler as coisas, as pessoas e os

133

Revista Educere Et Educare ISSN 1981-4712

Vol. 7 n 13 1 Sem. 2012

acontecimentos. Compreende-se que h aqui um ponto capital para se interrogar sobre a formao profissional dos professores.

Evocamos a fala da professora Beatriz, que traz tona o processo de tornar-se professora, constituindo uma identidade profissional, atravs de um no querer, ou mesmo de um aparente desinteresse que a levou para o exerccio do ofcio docente. A pergunta intentava saber o porqu da escolha de tornar-se professora.
Beatriz: Ai, essa uma resposta engraada, porque na verdade eu nunca quis ser professora. At a minha 8 srie eu no queria ser professora, mas a eu entrei nessa escola e l tem vrios cursos profissionalizantes. E a quando eu sa da oitava srie e fui para o ensino mdio e eu tive que decidir que curso profissionalizante eu iria fazer. E a minha me que deu a ideia de eu fazer o Curso Normal porque seria um campo melhor de eu conseguir emprego assim que eu terminasse o ensino mdio. A eu at gostei da ideia, gostava at de ser professora n, mas, na verdade eu queria outras coisas. No incio eu achava que ia ser bailarina pro resto da minha vida e que ia ganhar dinheiro com isso pro resto da minha vida, porque eu dano desde os 5 anos, e a eu achava isso. A eu comecei a fazer o Curso Normal e me apaixonei pelo curso, fiquei assim fascinada e a acabei tendo a vontade de ser professora e no me imagino fazendo outra coisa de jeito nenhum.

O discurso da professora Beatriz nos faz perceber um enamoramento com a profisso docente, ou seja, um processo em que existe um encantamento ou um deixarse cativar pelo magistrio. A ideia de enamorar-se pelo ofcio docente j foi objeto de investigao de Matiz e Lopes (2009), estudo em que as autoras dissertam sobre a formao inicial e a vivncia na insero profissional de professoras principiantes. Dessa forma, o enamoramento sobre a profisso parece ir germinando ao longo do tempo, e cada professora tem uma histria diferente para contar sobre como tudo comeou (MATIZ; LOPES, 2009, p. 1.420). nesse narrar sua prpria escolha profissional que encontramos pistas da constituio identitria do tornar-se professora, de uma construo da identidade profissional.

134

Revista Educere Et Educare ISSN 1981-4712

Vol. 7 n 13 1 Sem. 2012

no entendimento de profissionalidade que encontramos embates no que tange s concepes de formao e identidade docentes. O termo est relacionado ideia de competncias (LDKE; BOING, 2004), ou como especificidade da ao docente (SACRISTN, 1991). Segundo Ambrosetti e Almeida (2010, p. 190), existe uma relao dialtica entre os termos de profissionalidade e profissionalizao, entendendo que
(...) o desenvolvimento da profissionalidade dos professores, que envolve os conhecimentos e as habilidades necessrios ao seu exerccio profissional, est articulado a um processo de profissionalizao, o qual demanda a conquista de um espao socialmente reconhecido e valorizado de autonomia favorvel a essa constituio.

A professora Raquel evidencia a no lembrana na escolha do magistrio como profisso. Mas tambm evoca, contraditoriamente, sua prpria lembrana, ao falar da av e da me como presenas fundamentais na escolha da profisso. As contradies so postas atravs dos sentidos que a linguagem lhes confere.
Raquel: Eu era muito pequena quando eu decidi ser professora ento na verdade, eu no lembro. Eu sei que... a minha av sempre pergunta pra gente... no, minha av falava assim Jussara, a gente fica perguntando pras suas filhas o que elas vo ser... porque quanto mais cedo elas decidirem mais cedo elas estudam pra aquela rea. Ento eu, que sou a mais velha, eu falava assim, quero ser professora, a minha irm tambm falava eu quero ser mdica e a minha irm mais nova falava que queria ser policial. Ento, todo o estudo que a minha me tentou fazer pra mim, me matricular, foi pra ser professora. Ento, tudo o que tinha pra ser professora ela tentava me empurrar, a minha irm Angelina a mesma coisa, tudo o que a minha me podia botar de curso de auxiliar de enfermagem, de medicina, a minha me tentava incentivar a minha irm. Ento, eu falei assim quero ser professora, s que eu fui at hoje.

A professora Ana tambm se baseia em uma premissa familiar e compe seu discurso a partir de uma relao com o humano, no caso em especial a criana. Mas as questes profissionais tambm ganham destaque, atravs da fala paterna e do ofcio em

135

Revista Educere Et Educare ISSN 1981-4712

Vol. 7 n 13 1 Sem. 2012

que se ganha dinheiro para subsistncia. Todavia, a professora retoma em seu discurso uma subverso, ao afirmar que no basta a influncia da famlia, preciso gostar da profisso, criando, assim, uma identidade a partir dela.

Ana: Primeiro pela influncia familiar que a minha famlia inteira de professores. Desde a minha tia, da minha me, minhas primas, a minha famlia inteira, ento isso influenciou. Segundo porque eu acho que uma rea que propicia voc a lidar com o humano, e eu gosto de lidar com essas relaes humanas. E o fato tambm de estar envolvida com criana que tambm uma rea... So pessoas que eu gosto... Eu gosto de lidar com as crianas pelo que elas tm pra te trazer. Ento, famlia, gostar de criana e de uma rea... Porque tambm teve a influncia do meu pai, meu pai sempre falou assim pra mim ah voc vai encontrar trabalho em qualquer lugar se voc fizer Curso Normal, at em uma escolinha de quintal voc vai poder ser professor, mesmo que no tenha inicialmente uma graduao, voc vai poder... a profisso vai te levar pra frente. Por qu? Porque voc vai ter seu dinheiro, se voc no conseguir passar pra uma faculdade pblica, vai conseguir se manter numa particular, porque assim, at ento, no que meu pai no pudesse me bancar, mas ele disse assim a independncia em primeiro lugar. E ali, acabou que isso aconteceu, se eu no fosse professora, por influncia da famlia, do gostar, mas tambm tem muito daquilo, voc tem que gostar, se voc no gostar no adianta influncia de pai, de me, de famlia inteira.

interessante destacar o panorama em que est imerso o sujeito professor, que, nesse contexto, versa sobre uma sociedade do conhecimento. As identidades e os desafios do professor dialogam com as ideias de Marcelo Garcia (2009; 2010) para pensarmos as complexidades existentes no cenrio educativo atual. Tecemos esse dilogo acrescido com as palavras do professor Paulo Freire (2000), que nos levam a pensar a identidade docente em um processo de tornar-se, ao essa que vai se dando em um contexto histrico, poltico, social e cultural.
[...] Ningum comea ser educador/educadora numa certa tera-feira s quatro horas da tarde. Ningum nasce educador/educadora ou marcado pra ser educador/educadora. A gente se faz educador/educadora, a gente se forma, como educador/educadora, permanentemente, na prtica e na reflexo sobre a prtica (FREIRE, 2000, p. 58).

136

Revista Educere Et Educare ISSN 1981-4712

Vol. 7 n 13 1 Sem. 2012

guisa de concluso mister pensar, no campo da formao docente, um programa que relacione as diversas dimenses do ensino, que contextualize a prtica pedaggica em um cenrio histrico-social, alm de uma formao que ocorra levando-se em considerao as questes socioafetivas e profissional (CANDAU, 2006). Sendo assim,

problematizamos, neste texto, as concepes e experincias sobre a identidade profissional docente pela tica das prprias professoras. Como nos fala Charlot (2008), o professor um profissional da contradio. Por isso mesmo, podemos ponderar que o professor, nas sociedades contemporneas, entendido como um trabalhador imerso em contradies, que so reveladas ou no. Dessa forma, evidenciamos que o trabalho docente est posto em complexidade. Os docentes, em nossa sociedade, vivem em uma encruzilhada de contradies no que se refere s questes das desigualdades sociais, econmicas, polticas, culturais e educacionais. Segundo Charlot (2008, p. 19) vo se multiplicando os discursos sobre a escola, mas tambm sobre os professores, discursos esses que so impregnados de ideologias, teorias, concepes de prtica, enfim, de muitas ideias. No mbito dessa pesquisa, foi possvel apreender que o papel do professor a todo o tempo colocado em xeque em alguns discursos na escola e tambm nas polticas pblicas de formao, tal como vimos no municpio de So Gonalo/RJ. No entanto, existem os movimentos contrrios a tais perspectivas, como o caso da luta sindical, que busca situar a docncia como uma ao didtica e poltica, cunhada de saberes-fazeres, dentro do prprio contexto escolar (BORGES, 2011).

137

Revista Educere Et Educare ISSN 1981-4712

Vol. 7 n 13 1 Sem. 2012

As contradies postas pela complexidade do mundo atual no que se refere ao pesquisar, ao formar, ao estudar, ensinar e aprender e mesmo compreender afetam o cotidiano da escola. Charlot (2008) nos fala em pontos especficos dessas aes, a saber: o professor como heri e/ou como vtima, o professor como culpado do fracasso escolar, o professor tradicional ou construtivista, o docente universalista ou o pluralista, o professor autoritrio e/ou licencioso... Estas dimenses so reverberadas em aflies e constataes que as participantes desse estudo evidenciaram em suas falas e foram percebidas na observao participante no cotidiano da escola e nos encontros da Residncia Pedaggica, programa de formao em servio realizado para egressos do Curso de Pedagogia da Faculdade de Formao de professores da UERJ (BORGES, 2011), a Didtica est nesse bojo. Ao longo do itinerrio dessa investigao, foi possvel a emergncia de um dilogo com outros autores e reflexes de cunho terico-metodolgico. O estudo de Freund (2009) nos ajuda a pensar que sonhando com o ideal, pisando no real, fazendo o possvel, vamos tecendo saberes na pesquisa em educao e no exerccio profissional do magistrio, em nosso caso, a partir do ponto de vista da didtica. necessrio pensar em novas abrangncias para novas pesquisas, reconhecendo os limites desse estudo, em especial no que tange identidade profissional. Por fim, evidenciamos o papel da etnografia como abordagem que nos auxilia a perceber as diferenas e a descontinuidade, possibilitando entender que existem outras lgicas no cotidiano escolar e que o professor sujeito na ao da pesquisa em educao, especificamente no que condiz questo da formao docente. O papel do pesquisador ocorre ao aliar interesses, respeitando os sujeitos que permeiam a escola e fazendo uma mediao da linguagem cientfica com a linguagem existente no mbito

138

Revista Educere Et Educare ISSN 1981-4712

Vol. 7 n 13 1 Sem. 2012

escolar, por assim dizer, uma mediao entre a pesquisa e o ensino. Sendo assim, ao longo dessa investigao, foi possvel estabelecer um tratado colaborativo, em que as teorias abordadas foram orientadas por questes humanas e ticas, relacionadas com a didtica e seu papel na formao docente no Curso de Pedagogia.

Referncias ANDR, M. E. D. A. Tendncias da pesquisa e do conhecimento didtico no incio dos anos 2000. In: Trajetrias e processos de ensinar e aprender: didtica e formao de professores, XIV ENDIPE, p.487-499, 2008. ANDR, M. E. D. A. Formao de professores: a constituio de um campo de estudos. Revista Educao, Porto Alegre, v.33, n.03, p.174-181, 2010. AMBROSETTI, N. B.; ALMEIDA, P. C. A. A constituio da profissionalidade de professoras de Educao Infantil. In: CORDEIRO, A. F. M.; HOBOLD, M. S.; AGUIAR, M. A. L. (Orgs.). Trabalho Docente: formao, prticas e pesquisa. Joinville, SC: Editora Univille, p. 187-206, 2010. BORGES, L. P. C. Tecendo dilogos & construindo pontes: a formao docente entre a escola e a universidade. 129f. Dissertao (Mestrado em Educao) Faculdade de Formao de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2011. BRAGANA, I. F. S. Sobre o conceito de formao na abordagem (auto)biogrfica. Revista Educao, Porto Alegre, v. 34, n. 02, p.157-164, 2011. CANDAU, V. M. (Org.). A didtica em questo. Petrpolis/RJ: Vozes, 2006. CHARLOT, B. O professor na sociedade contempornea: um trabalhador da contradio. Revista da FAEEBA Educao e Contemporaneidade, Salvador, vol.17, n.30, p.17-31, jul./dez., 2008. CHARLOT, B. Relao com o saber, formao dos professores e globalizao : questes para a educao hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005. FREIRE, P. A educao na cidade. 4.ed. So Paulo: Cortez, 2000. FREUND, C. S. Sonhando com o ideal, pisando no real, fazendo o possvel: trabalho e vida de professores comprometidos com a profisso docente h mais de 30 anos. Dissertao (Mestrado em Educao) - Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro, 2009.

139

Revista Educere Et Educare ISSN 1981-4712

Vol. 7 n 13 1 Sem. 2012

LDKE, M.; ANDR, M. E. D. A. Pesquisa em Educao: abordagens qualitativas. So Paulo: EPU, 1986. LDKE, M.; BOING, L. A. Caminhos da profisso e da profissionalidade docentes. Educao & Sociedade, Campinas/SP, v. 25, n. 89, p. 1.159-1.181, 2004. MARCELO GARCIA, C. Pesquisa sobre a formao de professores: o conhecimento sobre aprender a ensinar. Revista Brasileira de Educao, n. 09, p. 51-75, set./out./nov./dez. 1998. MARCELO GARCIA, C. A Identidade docente: constantes e desafios. Revista Brasileira de Pesquisa Sobre Formao Docente. Belo Horizonte, Autntica, v. 01, p. 109-131, ago./dez. 2009. MARCELO GARCIA, C. O professor iniciante, a prtica pedaggica e o sentido da experincia. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formao Docente, Belo Horizonte, v.03, n.03, p.11-49, 2010. MATIZ, L.; LOPES, A. reas do saber, formao inicial e vivncias de insero profissional de professores principiantes: reflexes sobre dados exploratrios. Anais do X CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUS DE PSICOPEDAGOGIA. Braga: Universidade do Minho, p. 1.416-1.429, 2009. SACRISTN, J. G. Conscincia e aco sobre a prtica como libertao profissional dos professores. In: NVOA, A. (Org.) . Profisso professor. Portugal: Porto, 1991. p. 01-22.

Вам также может понравиться