Вы находитесь на странице: 1из 112

Cuidando de Ces e Gatos

Orientaes para o Professor

Recurso interativo de sala de aula para professores sobre tomada de decises


(Adequado para crianas dos 7 aos 12 anos)

Compreendendo as origens, necessidades e comportamentos

Mantendo a sade e a segurana

Promovendo o Respeito e a Compaixo

Cuidando de Ces e Gatos


Orientaes Contedo para o Professor
PG. 4 Introduo 6 9 Bem-estar animal e assuntos relativos ao meio ambiente Valores para o bem-estar animal na Educao Humanitria O lugar desse recurso A sua origem Educao em bem-estar animal

Objetivos desse recurso Como utilizar esse recurso A estrutura O processo

12 14

Bem-estar animal e sensibilidade pessoal Animais no currculo e nas escolas Uma poltica escolar para a utilizao de animais Boas prticas com os animais nas escolas

17 18 22 25 32 35 45 46 51 56 57 59 67 69 72 73 76 88 98 102 108 109 111

Seo 1: Lobos e pequineses, gatos selvagens e siameses 1.1 As origens de ces e gatos e a diversidade de raas 1.2 A domesticao canina 1.3 O bem-estar canino 1.4 A domesticao felina 1.5 Raas felinas e bem-estar felino Seo 2: Os ciclos de vida dos ces e gatos 2.1 Uma vida de co 2.2 Uma vida de gato Seo 3: Ser um guardio responsvel 3.1 Todos os animais tm necessidades 3.2 As Cinco Liberdades 3.3 Antes de adquirir um animal de companhia 3.4 Ser um guardio responsvel de um animal de estimao Seo 4: As caudas tambm falam 4.1 A comunicao canina e felina 4.2 Compreendendo a linguagem corporal canina 4.3 Compreendendo a linguagem corporal felina 4.4 Comportamento seguro frente a ces e gatos 4.5 Comportamento seguro no primeiro encontro com um co Apndice e referncias Apndice de sade e higiene Referncias e agradecimentos

Cuidando de Ces e Gatos

Cuidando de Ces e Gatos


Orientaes para o Professor

Introduo
A educao em bem-estar animal no diz respeito apenas aos animais, mas tambm s pessoas. No s para os animais, tambm para as pessoas..

Bem-estar animal e assuntos relativos ao meio ambiente


O crescimento do comrcio internacional, das viagens e comunicao globais criam, muitas vezes, a impresso de que o nosso mundo parece estar diminuindo. Para muitos, a tecnologia aproxima pases e questes internacionais de forma quase imediata mas ainda subsistem anomalias quando vemos algumas pessoas na lutando contra diculdades fundamentais para poderem satisfazer suas necessidades bsicas. Associados a essa complexidade e independentemente do grupo racial ou da nacionalidade, existem colossais problemas ambientais e dilemas que nos afetam a todos. A preocupao com o bem-estar do nosso planeta, o uso e abuso dos animais, das plantas e dos recursos naturais que fazem parte dele, verdadeiramente universal. A interao entre animais e seres humanos, uma relao atemporal, a questo central da educao humanitria. A noo de bemestar animal e de como os animais sentem um assunto cada vez mais importante. Por que isso acontece? Por que a noo de bem-estar animal tantas vezes se centraliza no sofrimento imposto aos animais pelo ser humano? Talvez seja porque, no mbito dessa nossa gerao tecnolgica, nos esqueamos de que tambm somos animais. Talvez seja porque olhamos para os animais no humanos como recursos a utilizar, com menos respeito pelo seu bem-estar do que pela sua utilidade. Mas, se a vida j to cruel para certas pessoas, por que devemos preocupar nos com a vida dos animais no humanos?

Valores para o bem-estar animal na Educao Humanitria


A Educao Humanitria (EH) um conceito que engloba todos os tipos de educao que dizem respeito justia social e cidadania, questes humanitrias e ambientais e educao em bemestar animal e as nossas responsabilidades quanto ao seu cuidado. A EH chama a ateno para assuntos abrangentes e solues para a educao infantil. Serve de base para o desenvolvimento do respeito pelas diversas formas de vida, para o desenvolvimento de atitudes de compaixo, de solidariedade e de responsabilidade e tcnicas de pensamento crtico. Embora todos aceitem prontamente que os direitos humanos devem ser respeitados, o mesmo deveria ser vlido para o bem-estar animal. H cada vez mais um interesse pblico maior pelo conceito de bem-estar animal. A opinio pblica est cada vez mais bem informada e o bem-estar animal , no geral, visto como algo que se deve levar em considerao, sendo reconhecido o seu lugar na dimenso tica do processo educacional. A Educao em Bem-Estar Animal (EBEA) centra-se no nosso envolvimento nas vidas dos animais no humanos e na nossa responsabilidade em que os animais possam satisfazer as suas necessidades. O objetivo da EBEA provocar um impacto positivo nas aptides sociais, inclusive gerar sentimentos de respeito e solidariedade entre seres humanos, resultando numa crescente auto-estima.

Cuidando de Ces e Gatos

Cuidando de Ces e Gatos


Orientaes para o Professor

O lugar desse recurso


Para que as crianas mais novas (alunos aproximadamente entre os 7 e os 12 anos) se transformem em cidados informados e conantes e possam enfrentar desaos ambientais, desenvolver atitudes de respeito, empatia, compaixo e uma srie de responsabilidades e resolver problemas sociais e ticos, necessrio que elas possuam aptides essenciais. Esse recurso ajuda a implementar aptides como o pensamento crtico, a compilao e seleo de fatos, a escolha bem informada e a discusso de pontos de vista respeitando a opinio de outras pessoas. O objetivo desse recurso o desenvolvimento dessas aptides subjacentes, focando temas relativos a dois animais com os quais nos relacionamos h muito tempo o co e o gato.

As suas origens
Muito do material desse recurso baseado numa publicao anterior, Caring for Animals (Cuidando de Animais), originalmente desenvolvida em Taiwan. H muitos pases no mundo que tm problemas relacionados com a superpopulao de ces e gatos soltos nas ruas ou abandonados. Segundo a Organizao Mundial de Sade (OMS), existem aproximadamente 500 milhes de ces no mundo, quase um dcimo da populao humana. Alguns provocam problemas para os seres humanos, como a raiva e outras zoonoses, ataques ao gado, poluio fecal, poluio sonora e acidentes rodovirios. Nos anos 90, em Taiwan, uma organizao de bem-estar animal, a Life Conservationist Association (LCA) criou o Caring for Animals, um manual escolar nanciado pelo Conselho de Agricultura de Taiwan. O recurso educativo foi nalmente publicado com o apoio da Sociedade Mundial de Proteo Animal - WSPA e disponibilizado em outros pases para a promoo da Guarda Responsvel.

Educao em bem-estar animal


A educao em bem-estar animal um processo que promove o conhecimento, as aptides, a compreenso e as atitudes relacionadas com: O nosso envolvimento na vida dos animais. O impato sobre a capacidade dos animais satisfazerem as suas necessidades. A responsabilidade que colocada sobre ns. O bem-estar animal, como parte de uma abordagem mais abrangente da educao humanitria, possibilita aos professores oportunidades para: Promover nas crianas sentimentos de admirao e respeito pela vida, gerando o sentido da responsabilidade e do dever de cuidar do planeta e das outras espcies. Dar informao precisa, possibilitando s crianas a compreenso das consequncias das suas decises como consumidores e das suas aes como cidados, em relao ao seu impacto sobre o bem-estar animal. Promover e gerar a criatividade e a curiosidade naturais. Desenvolver as aptides das crianas para o pensamento crtico, avaliando informaes e solucionando problemas de forma independente. Incentivar as crianas a fazerem escolhas bem fundamentadas e humanitrias, permitindo-lhes ajudar na criao de um mundo melhor para os animais.
(Adaptado de: Institute for Humane Education, http://humaneeducation.org)

Cuidando de Ces e Gatos

Cuidando de Ces e Gatos


Orientaes para o Professor

Objetivos desse recurso


Abordagem
Cuidando de Ces e Gatos apresenta, para os professores e alunos, atividades interativas centradas em ces e gatos. Ao pr em prtica as aptides para a seleo de fatos e para a tomada de decises, so introduzidos componentes fundamentais da educao em bem-estar animal. Existem dois objetivos principais. Educao em bem-estar animal: promovendo o conhecimento, a compreenso, as aptides e as atitudes relevantes ao nosso relacionamento com ces e gatos, mas sublinhando a transmisso desses atributos para outros animais e para o nosso relacionamento com as pessoas. Resoluo de problemas e tomada de decises: implementando essas aptides atravs da interatividade e de atividades prticas apoiadas em informao contextual. As tcnicas de aprendizagem (e as atividades) das Inteligncias Mltiplas so: Interpessoais: atividades que envolvam o dilogo e o trabalho com os outros. Intrapessoais: atividades que envolvam o trabalho independente, mostrando estratgias prprias para a formulao de questes, aplicando o conceito ou o tema experincia pessoal ou ao conhecimento prvio. Cinestsicos/prticos: atividades como corte, colagem, improvisao e desempenho de papis. Lingusticos/literrios: atividades como escrita, leitura, discusso. Lgicos/matemticos: atividades como clculo, utilizao de dados, procura de padres, aplicao da lgica informal. Musicais/auditivos: atividades que faam uso da msica, dos sons e palavras no estmulo de ideias; criao de rimas, raps, canes; cantigas e utilizao da msica para inuenciar a disposio de algum. Visuais/espaciais: atividades que envolvam diagramas e mapas, a concepo de cartazes e planos, pintura, esboos e desenho. Naturalistas/ambientais: atividades que envolvam o pensamento ecolgico, a preocupao com os animais, plantas e meio ambiente (tanto construdo quanto natural). Emotivos/intuitivos: atividades que envolvam respostas a sentimentos e a intuies, a apreciao esttica e experimentao de sensaes como reverncia e admirao. Os alunos podem tornar-se melhores pensadores desde que possam fazer juzo de valores racionais praticando as aptides de raciocnio de nvel superior. Algumas atividades desse recurso promotoras dessas aptides so: Seleo/classicao/agrupamento. Extrao de concluses e respectiva explicao. Utilizao de fatos reais na formao de opinies fundamentadas. Justicao de pontos de vista. Resoluo de problemas. Tomada de decises.

Esse recurso concebido para:


Oferecer oportunidades s crianas e aos professores de explorarem temas atuais sobre o bem-estar animal e de aplic-los s suas circunstncias individuais. Oferecer oportunidades s crianas para buscarem e utilizarem informaes vindas de uma variedade de fontes, de forma a desenvolverem opinies construtivas, a partilharem as suas idias com os colegas, a respeitarem o direito dos outros a diferentes pontos de vista e a serem capazes de transform-los com base na experincia. Incluir estratgias que incentivem os indivduos pesquisa, explorao e construo de uma viso prpria das situaes, de forma a dar-lhes signicado, tendo em conta os seus estilos preferenciais de aprendizagem. Oferecer aos professores oportunidades para inclurem, em suas tcnicas de ensino, atividades que (a) correspondam a alguns dos mtodos de ensino das chamadas Inteligncias Mltiplas e (b) promovam algumas aptides intelectuais.

Cuidando de Ces e Gatos

Cuidando de Ces e Gatos


Orientaes para o Professor
Esse recurso educativo:
No se dirige s necessidades curriculares de pases especcos. Seria impossvel cumprir esse requisito, mas esperamos tambm que sirva da forma mais abrangente possvel. No entanto, esse material est previsto para ser utilizado em reas como cincias, ingls/lnguas e reas pessoais/sociais. No se baseia em nenhum estilo de ensino ou de aprendizagem. Cada pas possui as suas prprias necessidades e prticas. oferecida uma variedade de estilos de ensino e de aprendizagem e os professores so incentivados a testar diferentes tipos de aprendizagem experimental e a adaptar o material aos seus requisitos especcos. No distingue completamente os grupos por idade e por capacidade visto que dependem bastante dos programas curriculares locais. Esperamos que o material seja de interesse para a faixa etria dos 7 aos 12 anos (aproximadamente) e que oferea um leque de atividades de aprendizagem pessoal que os professores podero adaptar s necessidades de diferentes capacidades.

Tomada de decises
Esse recurso oferece aos professores trs cenrios de tomada de decises, ajudando-os a promover essa aptido: (A) Ambas as atividades Caixa de Descobertas e Tpico, seguem o processo de: Pesquisa Fatos Deciso Partilha Avaliao. (B) Os assuntos relativos ao bem-estar animal tm, muitas vezes, que levar em considerao prioridades concorrentes. Uma tcnica para a tomada de decises nessa rea a considerao de trs questes: Qual(is) (so) o(s) verdadeiro(s) problema(s) para o(s) animal(is) e para as pessoas? Quais so as opes, as alternativas? Qual a forma mais humanitria de resolver o problema? (C) Um uxograma da tomada de decises salientando os passos chave a serem seguidos.
(As Inteligncias Mltiplas, aptides de raciocnio e o uxograma da tomada de decises so adaptaes do site da internet Mind Friendly Learning: www.cheshire.gov.uk/parentpartnership/downloads/ dl_incl_mearning.htm)

Cuidando de Ces e Gatos

Cuidando de Ces e Gatos


Orientaes para o Professor
Um diagrama da tomada de decises:
Qual o problema? Qual a tarefa para a qual necessrio tomar uma deciso?

TAREFA OPES
Quais so os caminhos pelos quais se pode optar? O que se pode fazer? Que escolhas existem; quais so as suas opes?

AES VANTAGENS E DESVANTAGENS


Para cada questo pense nos respectivos pontos positivos (vantagens) Depois considere os pontos negativos (desvantagens)

CONSEQUNCIAS
Se decidir por uma opo devido aos seus pontos positivos, o que pode acontecer? (Quais so as consequncias?)

PROBABILIDADE
Qual a probabilidade de essas coisas acontecerem?

GRAVIDADE
Se acontecerem, qual a sua importncia ou gravidade?

DECISO
Se receber nova informao, volte etapa As suas opes. Talvez seja necessrio reconsiderar. Volte a percorrer as etapas. Por fim, tome uma deciso.

Cuidando de Ces e Gatos

Cuidando de Ces e Gatos


Orientaes para o Professor

Como usar esse recurso


A estrutura
O material apresentado em dois estilos. Voc pode escolher qualquer estilo ou atividade de seleo e mistura, tanto da Caixa de Descobertas como do Tpico:

Caixa de Descobertas
Contm uma variedade de fatos para reexo. Um conjunto de perguntas abertas com algum material de apoio. Utilize-a como uma atividade individual ou como um processo mais complexo.

Tpico
Mais complexo do que uma Caixa de Descobertas. Pode conter lies bastante pormenorizadas ou um leque de assuntos e atividades relacionados relacionados a um tema discorrido. Voc pode escolher entre essas opes como melhor entender.

Cuidando de Ces e Gatos

Cuidando de Ces e Gatos


Orientaes para o Professor
Caso escolha atividades de uma Caixa de Descobertas ou Tpico, ir vericar que o contedo se encontra organizado da seguinte forma:
Objetivos de aprendizagem Mencionar sempre os conhecimentos especcos, aptides, compreenso e atitudes a ressaltar na lio.

Resultados da aprendizagem

Mencionar sempre as expectativas especcas e mensurveis.

Os objetivos e resultados claros permitem-lhe conceber os seus esquemas de trabalho e estabelecer ligaes com outros assuntos. Permitem a voc e aos seus alunos compreender qual o objetivo das atividades e avaliar a aprendizagem.

O processo
Para cada atividade, o aluno ser orientado atravs dessas tarefas:

Pesquisa

As crianas so incentivadas a investigar, fazendo uso do material local (livros, histrias, vdeos, imagens, internet, etc.).

Fatos

facultada alguma informao. Essa no diferenciada considerando as capacidades variveis.

Deciso

As crianas so incentivadas a utilizar os fatos fornecidos e a tomar decises, responder a perguntas, etc.

Partilha

As crianas so incentivadas a partilhar as suas descobertas, decises e opinies com os seus colegas.

Avaliao

Tendo acesso a diferentes perspectivas, as crianas podem querer desenvolver o seu ponto de vista, o que lhes permite regressar etapa de Deciso. Pode incluir informao tcnica, material suplementar, listas de palavras, um glossrio, etc. No diferenciado por capacidade. Algumas das informaes so especcas para professores.

Informao

Cuidando de Ces e Gatos

10

Cuidando de Ces e Gatos


Orientaes para o Professor

Esse processo pretende promover:

Aptides para se tornar mais conante: Na valorizao dos prprios pensamentos, ideias e preocupaes. Na colocao das perguntas por que, como e o qu. No debate de questes relativas ao mundo animal e na expresso, de forma sensvel e educada, da opinio pessoal. Na ao em conformidade com os princpios pessoais mesmo que considerados errados pelos outros. Na reexo sobre as consequncias dos prprios atos, no que diz respeito ao mundo animal. Uma compreenso: Das atitudes da cultura local relativamente aos animais e da evoluo desses valores e prticas. Da mudana dos valores da sociedade. Da polmica sobre a questo animal, isto , que o tema causa discrdia. Da importncia da reexo sobre a opinio pessoal luz da experincia. Conhecimento: Para desenvolver opinies sobre os diferentes pontos de vista relativamente aos animais. De que todos os animais tm necessidades e de que os animais sencientes tm sentimentos. Atitudes de: Respeito, responsabilidade, empatia, compaixo e cuidado.

Cuidando de Ces e Gatos

11

Cuidando de Ces e Gatos


Orientaes para o Professor
Bem-estar animal e sensibilidade pessoal
O material desse recurso no contm descries pormenorizadas do que a dor ou o sofrimento para os animais, nem imagens que traduzam a dor, o sofrimento ou a crueldade. No se pretende provocar ansiedade, angstia ou contrariedade. A cincia do bem-estar animal estuda as reaes individuais dos animais em determinadas circunstncias, assim como a capacidade de os animais lidarem com fatores de stress ambiental que os rodeiam. As avaliaes do bem-estar animal so baseadas no comportamento animal, na siologia, na imunologia, na reproduo e nas medidas produtivas. O bem-estar animal pode oscilar entre bom e mau, semelhana do bem-estar do ser humano. A salvaguarda do bem-estar animal est relacionada com as responsabilidades do ser humano em assegurar que os animais tenham suas necessidades satisfeitas. O no cumprimento dessa premissa pode causar sofrimento e angstia a um animal. No entanto, pode haver quem discorde sobre as situaes onde isso pode acontecer, sobre a abrangncia das suas responsabilidades, sobre a utilidade que se d a um animal ou se certas prticas so erradas ou inaceitveis. E, por isso, existe muita polmica em torno da questo do bem-estar animal, onde crenas pessoais podem ser questionadas e susceptibilidades feridas. O que de se esperar, uma vez que o assunto que diz respeito aos animais um tema muitas vezes emotivo e que toca muitas pessoas. Esse recurso no contm referncias s condies ou situaes que comprometam o bem-estar animal e das quais possam resultar a dor, o sofrimento e a angstia. Algumas das questes mencionadas podem ser angustiantes tanto para as crianas como para voc, devido a uma srie de fatores. Essas orientaes oferecem-lhe reas para reexo, possveis estratgias para minimizar a angstia e estratgias de ao. No entanto, quem conhece melhor as suas crianas voc. No podemos fazer planos para todas as situaes, para o nvel de maturidade e de capacidade dos seus alunos, por isso voc deve saber que as questes levantadas aportam uma experincia positiva de aprendizagem. 1. Prepare as crianas antes de comear qualquer trabalho. Explique-lhes qual o assunto. Faaas compreender que, se tiverem problemas pessoais ou se se sentirem angustiadas com algum contedo, podem falar com voc e/ou com outro adulto. Ao estimular a discusso aberta sobre o assunto com oportunidades para as crianas demonstrarem os seus prprios problemas, experincias e opinies iniciais, isso no s lhe indicar quais as reas sensveis, como tambm os nveis de aprendizagem das crianas. 2. A discusso do sofrimento pode ser perturbador para alguns, especialmente quando um animal de estimao (de companhia) foi levado ao veterinrio, quando o co de alguma criana pertence a uma das raas descritas e/ou lhe foi cortada a cauda ou as orelhas, etc. importante que a criana no se sinta culpada quando, na realidade, tem pouca inuncia sobre as decises dos pais. 3. Certique-se de que as outras crianas no dirigem a sua crtica para uma criana nessa posio. Os professores devem estar muito atentos a essas reas pois pode ser necessria a mudana de atividades, discusso de problemas com outros prossionais e cooperao com os pais, especialmente se a criana mencionar algum incidente domstico que lhe cause preocupao. H situaes em que o bem-estar da criana est relacionado com o nvel de bem-estar e estado dos animais que tem em casa. 4. O seguinte texto pode ser-lhe til para introduzir o trabalho. Repita-o de vez em quando: perturbador pensar em animais que sofrem porque pessoas esto sendo crueis ou insensveis para com eles. Vocs se preocupam com os animais mas, infelizmente, nem todas as pessoas so iguais. H pessoas que magoam os animais de propsito (crueldade intencional). Mas talvez no saibam que o que esto fazendo doloroso para o animal e que esto sendo cruis. Por isso, importante que vocs aprendam mais sobre como tratar devidamente os animais.

Cuidando de Ces e Gatos

12

Cuidando de Ces e Gatos


Orientaes para o Professor
Se acharem que um animal est sendo maltratado, devem partilhar essa preocupao com uma pessoa responsvel em quem conem. melhor no tentar falar com a pessoa que est maltratando o animal, sem antes falar com um adulto. Vocs tm que garantir sua prpria segurana. Se algum de vocs estiver preocupado com alguma coisa que diga respeito a um animal, seu ou de outra pessoa, falem com algum sobre isso. Se o problema diz respeito a algum de seus animais de companhia, podem falar com algum de sua famlia. Tambm podem falar com outra pessoa responsvel em quem conem, como um professor da escola. 5. Visto que importante dar s crianas a oportunidade de discutir problemas, coisas que tenham visto, etc, tenha cuidado para no permitir que histrias pessoais relatadas pelas crianas cheguem ao ponto de gerar competitividade ou possibilitar fantasias. As crianas so capazes de exagerar, como bem sabemos, mas suas preocupaes no devem ser desvalorizadas visto que podem ter fundamento real. possvel que uma criana no viva num ambiente seguro onde possa partilhar os seus problemas, por isso, muitas vezes melhor continuar a conversa com a criana fora da sala de aula. 6. No permita que as crianas apontem colegas como sendo culpados de maustratos a animais. Uma vez mais, lide com os problemas ou alegaes fora da sala de aula, comunicando-se com seus colegas de trabalho e/ou com as famlias, como for apropriado. aconselhvel que voc e os seus colegas de trabalho discutam essas questes, sob a perspectiva de estratgia escolar. As questes relativas ao bem-estar animal fazem parte de uma educao humanitria mais abrangente e esto ligadas a outras reas da vida escolar, onde devero ser aplicadas determinadas polticas (p. ex. intimidaes, segurana pessoal, condencialidade, etc.). Finalmente, certique-se de que so assegurados os mais elevados padres de bemestar animal na escola. Cuidar de qualquer animal uma grande responsabilidade. As crianas acatam o que dito e feito na escola como sendo o melhor exemplo. Se as crianas esto aprendendo sobre bem-estar animal, devem poder ver essa prtica na escola.

7.

8.

Terminologia
Esse recurso centra-se particularmente em ces e gatos (embora os princpios de bem-estar animal sejam vlidos para todas as espcies). Os ces e gatos so populares animais de companhia. O termo animal de companhia preferido ao mais comum animal de estimao, visto implicar em que o animal uma companhia para o seu guardio, em vez de uma posse impondo, assim, um maior dever de cuidado por parte do guardio. Os proprietrios so denominados, por vezes, guardies, o que reete a profunda relao pessoal da sociedade com os ces, gatos e outros animais de companhia. No entanto, o termo Posse Responsvel de Animais de Estimao em programas que promovem a compaixo no cuidado dos animais muitas vezes utilizado pela WSPA e por outras organizaes de proteo animal. O termo animal com guardio pode incluir animais de companhia, mas tambm animais de produo, entre outros. Algumas espcies no so aptas a serem animais de companhia porque as suas necessidades no podem ser satisfeitas de forma apropriada quando mantidas no ambiente domstico (ou escolar).

Cuidando de Ces e Gatos

13

Cuidando de Ces e Gatos


Orientaes para o Professor
Animais no currculo e nas escolas
Pode ser que os animais faam parte do programa curricular das seguintes formas: Podem ser mantidos na escola, ser propriedade da escola e passar a maior parte das suas vidas dentro do ambiente escolar. Podem ser trazidos para a escola a ttulo temporrio ou de visita. Normalmente so propriedade de algum fora da escola. Podem ser animais selvagens que vivam num habitat natural da prpria localidade (ou mesmo dentro do recinto escolar). Podem fazer parte de uma disciplina curricular (p. ex. cincias) e, por isso, serem objetos de discusso, investigao, serem vistos em imagens, em manuais, vdeos, na internet, etc. Podem existir animais mortos mantidos como espcies preservadas ou podem ser adquiridos animais (mortos) utilizados para dissecao ou com outros ns de demonstrao (a WSPA no apoia a utilizao prejudicial de animais na educao). Ao utilizar esse recurso os professores podem sentir a necessidade de envolver animais vivos, tal como nas primeiras duas categorias: os de propriedade da ou que vivam na escola e aqueles trazidos por visitantes para ns especcos pontuais. No entanto, o termo animais nas escolas tambm inclui, num sentido mais restrito, aqueles animais selvagens que vivem num habitat natural dentro e nas imediaes da escola. estar devem ser consistentes para que, por exemplo, os princpios de cuidado e considerao sejam igualmente aplicados para os animais selvagens, mesmo que no pertenam a ningum, se os funcionrios da escola os encontrarem no ambiente escolar. Exemplo 1: s vezes, coelhos so mantidos nas escolas (e em casa) como animais de companhia. Mas podem ser vistos por uns como animais comestveis e por outros como uma espcie de praga. Muitas vezes so aplicados diferentes nveis de cuidado e considerao ao mesmo animal, em diferentes contextos, mesmo que as necessidades bsicas para o bem-estar animal sejam as mesmas. Exemplo 2: As crianas tm aprendido que todos os animais tm necessidades que devem ser respeitadas para poder garantir o seu bem-estar. Tm aprendido como devem tratar todos os animais com cuidado e ateno (adequando a cada espcie). considerada prtica comum que algumas crianas apanhem e matem deliberadamente pequenos invertebrados que vivem na rea da escola, s porque so coisas pequenas e insignicantes das quais, na verdade, ningum gosta, uma atitude tambm comum nos adultos em casa. No entanto, esses pequenos animais tambm no desejam sofrer ou serem mortos.

Boas prticas com os animais nas escolas


Esse recurso centra-se particularmente nos ces e gatos animais de companhia que muitas crianas podem ter em casa. No entanto, pouco provvel que ces e gatos pertenam escola. mais provvel que os animais sejam trazidos para a escola pelos seus guardios ou especialistas (por ex. um mdico veterinrio). Alm disso, os ces abandonados e os gatos ferais poderiam constituir um problema local para a escola e para a comunidade. Nota: Dependendo de cada pas, existem espcies animais totalmente inadequadas para serem mantidas ou apresentadas numa escola. Os professores devem fazer uma pesquisa local. Os ces abandonados, os gatos ferais e a maioria dos animais selvagens no devem ser mantidos ou introduzidos nas escolas.

Uma poltica escolar para a utilizao de animais


Lembre-se de que os princpios e as prticas para o bem-estar animal dizem respeito a todos os animais (embora adequadas a cada espcie). aconselhvel que as escolas elaborem uma Poltica sobre Animais que determine a forma como os animais de cada uma das categorias acima mencionadas devem ser tratados por todas as pessoas na escola. Essa poltica deve incluir o tratamento previsto para os animais selvagens locais, residentes ou que sejam vistos dentro da escola. As mensagens positivas de bem-

Cuidando de Ces e Gatos

14

Cuidando de Ces e Gatos


Orientaes para o Professor
A Associao Internacional de Organizaes de Interao Homem-Animal (IAHAIO), da qual a WSPA membro, reconhece a importncia do ensino s crianas das necessidades e comportamentos dos animais de companhia, como forma de incentivo ao respeito para com eles e diminuio da taxa de abandono de ces e gatos. Em 2001, foi aprovada a Declarao do Rio de Janeiro sobre Animais de Estimao nas Escolas pelos participantes do Programa de Treinamento sobre Controle de Zoonoses e Interao Homem-Animal da IAHAIO-WSPA-OMS (Organizao Mundial da Sade). Excerto dessa Declarao: Dadas as fortes evidncias, acumuladas ao longo dos ltimos anos, que demonstram o valor da socializao entre crianas e jovens e animais de companhia, importante que as crianas aprendam a conviver de forma segura e correta com esses animais, e tambm a cuidar, lidar e tratar corretamente as vrias espcies de animais de companhia... Algumas orientaes, adaptadas da Declarao e de outras fontes de boas prticas so:

1. Os professores s devem considerar manter animais nas escolas se:


For deciso unnime de toda a escola. For nomeado um adulto que se responsabilize sempre pelo bem-estar do animal. Forem asseguradas as provises dirias, durante os ns-de-semana e frias da escola. Forem feitos planos para que os animais disponham de tempo suciente e regular para estarem afastados das salas de aula ou de qualquer ambiente que perturbe o seu sossego. Houver superviso da interao entre crianas e animais. Existir oramento para os cuidados e consultas de rotina veterinria, bem como para as necessidades dirias. O bem-estar animal estiver em conformidade com as Cinco Liberdades (ver seo 3.2 desse recurso) e for adequado respectiva espcie. Prestar-se a devida ateno s rotinas dirias de higiene, tanto dos animais, como das pessoas envolvidas no tratamento dos mesmos. As crianas forem rotineiramente examinadas quanto a alergias e zoonoses. Existir uma justicativa educacional racional claramente denida para a sua manuteno na escola. Forem adquiridos de criadores de boa reputao ou adotados; se for evitada a procriao e se forem disponibilizados novos lares para animais no desejados.

Cuidando de Ces e Gatos

15

Cuidando de Ces e Gatos


Orientaes para o Professor
2. Os professores s devem considerar trazer animais com guardios para visitarem a escola se:
Os respectivos guardios Estiverem cientes das necessidades dos seus animais. Assumirem sempre total responsabilidade pela segurana e bem-estar dos seus animais, inclusive a superviso adequada durante a sua estadia na escola. Os animais se encontrarem Saudveis e estiverem aptos a serem utilizados como animais visitantes em escolas (com a autorizao de um mdico veterinrio). Seguros (especialmente selecionados e treinados). Socializados com as crianas e preparados para viajar em condies aceitveis de estresse. Num ambiente apropriado espcie, no s na casa do guardio, como tambm durante seu transporte e na escola. No forem exageradamente manuseados na escola. As crianas forem Preparadas para receber os animais visitantes, tendo a noo das suas necessidades, sabendo como se comportar e tratando-os com sensibilidade. Examinadas previamente quanto a alergias relacionadas com animais. Ensinadas a lidar corretamente com o animal (caso haja necessidade para isso). Ensinadas sobre os cuidados efetivos de higiene para reduo do risco de zoonoses. Os professores Forem capazes de manter uma superviso constante sobre as crianas durante a visita. Tiverem preparado antecipadamente as crianas e tiverem uma justicativa educacional claramente denida para a visita. Tiverem discutido o assunto da forma mais adequada com seus colegas e com as famlias. Para maior orientao, consulte a seo Referncias.

Cuidando de Ces e Gatos

16

Lobos e pequineses, gatos selvagens e siameses

SEO 1

SEO 1: Lobos e Pequineses, Gatos Selvagens e Siameses


1.1 As origens de ces e gatos e a diversidade de raas

Objetivos de aprendizagem para o Tpico 1.1


Ter noo da classicao bsica de vertebrados, que inclui o ser humano, os ces e os gatos. Compreender que os seres humanos criam animais selecionando-os pelas suas ractersticas especcas. Possuir aptides para pesquisa e seleo de informao para tomada de decises fundamentadas baseadas em fatos reais. Apresentar atitudes de empatia perante outros animais.

Resultados de aprendizagem para o Tpico 1.1


A maioria das crianas dever: Saber Que os animais se desenvolveram devido evoluo das espcies. Que os ces e os gatos, tal como o ser humano, so mamferos. Compreender Que o ser humano cria animais (e plantas) para produzir diferentes tipos. Ser capaz de Procurar informao em diferentes fontes e selecionar fatos para poder responder a questes e desenvolver opinies informadas. Formular e partilhar um ponto de vista fundamentado..

Informao
Vocabulrio utilizado nos Fatos do Tpico 1.1 Caractersticas, carnvoro, evoluo, criao seletiva, reproduo, vertebrados, mamferos, justicado (justicativa).

Cuidando de Ces e Gatos

18

SEO 1: Lobos e Pequineses, Gatos Selvagens e Siameses


1.1 As origens de ces e gatos e a diversidade de raas
Tpico 1.1 De onde que eles vm?

LOBO

PEQUINS

GATO SELVAGEM

SIAMS

Fatos
Os ces e os gatos so ambos animais. Pertencem ao reino animal. H muitos animais diferentes no mundo. Esto divididos em diferentes grupos, dependendo das suas caractersticas, como a aparncia e estilo de vida. H um grupo grande de animais chamado vertebrados, que quer dizer: animais com coluna vertebral. Tm um esqueleto com uma coluna vertebral (espinha dorsal). Coloquem a mo na sua coluna vertebral. Existem tipos (ou classes) diferentes de vertebrados: os peixes, anfbios, rpteis, aves e mamferos. Os diferentes grupos de animais mudaram e se desenvolveram ao longo de milhes de anos, atravs do processo de evoluo. A evoluo ainda est ocorrendo. As plantas e os animais continuam a evoluir e a adaptar-se s mudanas do meio ambiente. Os seres humanos tambm so animais. Somos mamferos, evolumos e ainda estamos em processo de adaptao. O ser humano tambm modicou alguns animais, propositadamente, ao cri-los. Isso ainda feito hoje em dia, ao se criar vacas para produzirem mais leite, ou galinhas, para porem mais ovos. A isso chama-se criao seletiva, porque se escolhe as caractersticas que se quer em um animal (como mais leite, mais ovos). Criar quer dizer reproduzir. Todos os seres vivos, animais e plantas, se reproduzem para que, quando morrerem, outros indivduos como eles possam viver. Os seres humanos mudaram, intencionalmente, ces e gatos ao longo de milhares de anos, atravs da criao seletiva. Por isso que existem tantos tipos (raas) diferentes de gatos e tantos tipos (raas) diferentes de ces. Todos os seres humanos so diferentes. Voc diferente de todas as outras pessoas na sua turma. H algumas grandes diferenas entre os humanos: Os chineses tm uma forma de olhos diferente das pessoas africanas e essas tm uma pele de cor diferente das pessoas europeias. Mas so todos seres humanos e o seu nome cientco, em latim, homo sapiens. Um co dlmata tem manchas, um collie tem plo comprido e um chow-chow tem lngua azul, mas so todos ces, com o nome cientco latino Canis familiaris. Um gato manx no tem cauda, um gato siams tem plo curto e orelhas compridas, enquanto que um persa tem plo comprido. Mas so todos gatos, com o nome cientco latino Felis catus. Tanto os ces como os gatos so carnvoros. Um carnvoro um animal que se alimenta naturalmente de outros animais e, s vezes, de alimento vegetal. Ns damos aos ces e gatos comida em lata de carne processada, mas ser natural, por exemplo, alimentar os gatos com carne de vaca ou de atum? Em muitos pases onde os ces e gatos vivem nas ruas, eles alimentam-se de restos daquilo que as pessoas no comem, que pode incluir uma variedade de diferentes tipos de comida.

Cuidando de Ces e Gatos

19

SEO 1: Lobos e Pequineses, Gatos Selvagens e Siameses


1.1 As origens de ces e gatos e a diversidade de raas

Olhe para cada um dos animais nas imagens 1 a 6. So todos vertebrados. Pesquisa
Pense nas caractersticas de cada um dos animais acima. Descubra o nome dos cinco principais grupos de vertebrados. Particularmente, descubra qual o tipo de pele que cada um tem.

Deciso
Analise um animal de cada vez e decida que tipo de vertebrado . Utilize o esquema de identicao abaixo para ajudar. Voc deve, de cada vez, reiniciar a leitura do esquema. Responda questo sobre o tipo de pele e, depois, v para a prxima questo do esquema. Siga o resto do esquema at conseguir identicar o tipo de vertebrado.

COMEAR
A pele mida e composta por escamas? SIM O animal um peixe. SIM O animal um anfbio (r). SIM O animal um rptil (cobra). SIM O animal uma ave (pato).

NO A pele macia e mida mas no tem escamas?

NO A pele seca e composta por escamas?

NO A pele coberta de penas?

NO (O animal tem pele com plo) O animal um mamfero (humano, co ou gato).

Escreva suas respostas nessa tabela 1= 4= + + 2= 5= 3= 6=

Cuidando de Ces e Gatos

20

SEO 1: Lobos e Pequineses, Gatos Selvagens e Siameses


1.1 As origens de ces e gatos e a diversidade de raas
Deciso 2 Preencha os espaos com as palavras da lista fornecida. H duas palavras de que no vai precisar.
Os vertebrados so animais que tm um esqueleto com uma . H classes (grupos grandes) de vertebrados. Os humanos, ces e gatos so vertebrados e pertencem ao grupo chamado de . Algumas caractersticas dos animais mudaram ao longo de milhares de anos atravs de um processo chamado . No entanto, os humanos podem mudar algumas caractersticas de alguns animais, de propsito, atravs da . Os ces evoluram dos . H muitas raas (tipos) diferentes de ces que foram criadas pelo ser humano. s vezes, ao criarmos alguns ces eles apresentam algumas caractersticas que no so boas para eles, como focinhos curtos, o que lhes diculta a respirao. criao seletiva seis lobos evoluo mamferos coluna vertebral cinco gatos

Deciso 3
Voc acha correto que o ser humano mude as caractersticas dos animais atravs da criao seletiva? Anal, os humanos tm alterado as caractersticas de algumas plantas atravs da criao seletiva. Por exemplo, existe uma grande variedade de rosas. As rosas esto disponveis em muitas cores diversas; algumas tm aromas fortes e outras so utilizadas para cobrir paredes ou cercas. Criamos seletivamente a planta do trigo para produzir muitas sementes de trigo e poder sobreviver em diferentes climas. Voc acha que a criao seletiva justicada? Se sim, h alguma diferena entre a criao seletiva de animais e a criao seletiva de plantas?

Partilha
Partilhe sua opinio com os outros. Explique seu ponto de vista e preste ateno ao dos outros.

Avaliao
Reuna tudo aquilo que ouviu/viu. Mudou de opinio?

Cuidando de Ces e Gatos

21

SEO 1: Lobos e Pequineses, Gatos Selvagens e Siameses


1.1 As origens1.2 de A ces domesticao e gatos e a canina diversidade de raas

Caixa de Descobertas 1.2 Lobos!

Objetivos de aprendizagem para a Caixa de Descobertas 1.2


Ter conhecimento sobre os primeiros seres humanos, sobre o lobo cinzento como candeo e sobre o processo de domesticao. Compreender a vida das primeiras civilizaes, a capacidade do ser humano de utilizar e mudar o seu ambiente. Apresentar aptides para pesquisa de informao a partir de diferentes fontes, selecionando informao e tomando decises informadas baseadas em fatos reais. Ter atitudes de empatia perante outras culturas e outras formas de vida animal.

Resultados de aprendizagem para a Caixa de Descobertas 1.2


A maioria das crianas deveria: Saber Que os ces evoluram dos lobos selvagens e que sempre conviveram conosco desde o comeo da nossa existncia. Compreender Que domesticamos (mudamos) os ces para ns diferentes. Ser capaz de Procurar informao em diferentes fontes e selecionar fatos para um determinado motivo. Formular e partilhar um ponto de vista fundamentado.

Informao
Vocabulrio utilizado nos Fatos da Caixa de Descobertas 1.2 Caractersticas, domesticao, arqueolgico.

Cuidando de Ces e Gatos

22

SEO 1: Lobos e Pequineses, Gatos Selvagens e Siameses


1.1 As origens1.2 de A ces domesticao e gatos e a canina diversidade de raas

Olhe para a imagem do lobo

Pesquisa
Tente descobrir onde que os lobos vivem agora e como vivem juntos em alcateias (grupos sociais). Como acha que seria sua vida nas cavernas, h 140.000 anos atrs?

Fatos
A partir de estudos das clulas animais descobriram-se provas que conrmam que o nico antecessor do co domstico o lobo cinzento. As provas arqueolgicas e genticas sugerem a existncia de ces domsticos h mais de 15.000 anos atrs mas, possivelmente, as pessoas j convivem com os candeos h 140.000 anos. Provavelmente, os ces foram a primeira espcie a ser domesticada. Em diferentes partes do mundo isso deu origem a uma grande variedade de caractersticas fsicas e comportamentos observados no co da atualidade. O que ter levado os primeiros seres humanos a domesticar o lobo? Talvez: Para ajudar na caa e guarda; Para ter uma companhia; Para servirem de contentores de lixo dos aglomerados humanos, ao comer os restos de comida. Os lobos (e os ces) so carnvoros; comem a carne de outros animais mas tambm completam o seu regime alimentar com alimentos vegetais. Provavelmente, no tardou muito at que o primeiro co domstico se tornasse um animal para usos variados, apreciado por diferentes sociedades, por razes diferentes. O lobo era o animal ideal para o convvio com os humanos, pois tm algumas semelhanas connosco: vivem em grupos sociais e se comunicam principalmente atravs da linguagem corporal.

Fatos
Pense sobre isso.

Deciso
Como voc descreveria um lobo quais so as caractersticas de um lobo? Que caractersticas voc acha teis para a sobrevivncia de um lobo? Se voc vivesse no tempo das cavernas, que caractersticas do lobo acharia teis? Que caractersticas do lobo voc gostaria de mudar? Acha que um lobo seria uma boa companhia em sua casa nos dias de hoje? Em que medida os ces so diferentes dos lobos?

Partilha
Partilhe sua opinio com os outros. Explique seu ponto de vista e preste ateno ao dos outros.

Avaliao
Pense em tudo que ouviu/ viu. Mudou de opinio?

Cuidando de Ces e Gatos

23

SEO 1: Lobos e Pequineses, Gatos Selvagens e Siameses


1.1 As origens1.2 de A ces domesticao e gatos e a canina diversidade de raas
Informao adicional para professores: Caixa de Descobertas 1.2
Foi proposta uma srie de motivos para explicar a domesticao do lobo, nomeadamente, a sua utilizao como ferramenta para ajuda na caa e na guarda, por ligao afetiva ou mesmo como contentores de lixo dos aglomerados humanos. Sendo o primeiro animal selvagem a ser domesticado, parece pouco provvel que tenha sido um processo criado intencionalmente. Quaisquer que tenham sido as principais razes para essa associao inicial, no tardou muito at que o primeiro co domstico se tornasse um animal para ns mltiplos, apreciado por diferentes sociedades, por razes diferentes. Os lobos eram os candidatos perfeitos para se associarem aos humanos, uma vez que vivem em grupos sociais e se comunicam principalmente atravs da linguagem corporal (algo que os humanos detectam bem melhor do que outras formas de comunicao, como o cheiro). A domesticao do lobo parece ter sido alcanada atravs do processo de pedomorfose (abrandamento do desenvolvimento comportamental e fsico, onde as caractersticas juvenis persistem na idade adulta). A primeira prova da diferenciao morfolgica entre ces e lobos data de 12.000 anos atrs e sugere que as primeiras mudanas foram no comprimento do focinho e formato do crnio, sendo os focinhos dos ces mais curtos do que o dos lobos. Uma das diferenas mais bvias entre o co da atualidade e o lobo a diferena nas caractersticas de criao. Os ces tornam-se sexualmente maduros mais cedo do que os lobos (entre sete a dez meses, comparando com 22 meses). As cadelas tm at trs cios por ano, comparando com um nico cio anual de uma loba e o sistema de acasalamento denido pelo grupo social deixou de existir nos ces. Isso teria sido essencial para permitir a criao seletiva feita pelos humanos, que exige que eles sejam capazes de indicar parceiros de acasalamento. Outra das diferenas entre lobos e ces inclui a diminuio da reao ao estranho por parte dos ces, alm do aumento da idade em que comeam a apresentar reaes de medo ao estranho. No geral, o desenvolvimento comportamental dos ces mais lento do que o dos lobos, onde os ces adultos apresentam um comportamento mais parecido com o dos lhotes de lobos. Os estudos de neurologia demonstraram que a massa cerebral dos ces relativamente menor que a dos lobos. Algumas das capacidades cognitivas do co (processamento de informao ou inteligncia) diminuram, comparando com os lobos. Em determinadas tarefas, como seguir o olhar humano at um ponto, a vrios metros de distncia, os ces tm um melhor desempenho do que os lobos. Provavelmente, esse o resultado da convivncia prxima com os humanos, durante milhares de anos.

Cuidando de Ces e Gatos

24

SEO 1: Lobos e Pequineses, Gatos Selvagens e Siameses


1.1 As origens de 1.3 ces O bem-estar e gatos e canino a diversidade de raas

Objetivos de aprendizagem para o Tpico 1.3


Saber Que determinadas criaes seletivas causam problemas de bem-estar. Que os ces no nascem com certas caractersticas fsicas, como uma cauda cortada, mas que essas mudanas so levadas a cabo depois, intencionalmente, pelas pessoas.

Compreender Que alguns padres de raa e de moda so fatores que inuenciam a aparncia dos ces. As crianas desenvolvem atitudes de cuidado, preocupao e empatia.

Resultados de aprendizagem para o Tpico 1.3


A maioria das crianas dever: Saber Que podemos causar problemas aos ces na criao dos mesmos. Compreender Que temos responsabilidades para com os ces, tais como garantir que recebam cuidados veterinrios. Comear a indicar aptides de empatia.

Informao
Vocabulrio utilizado nas Caixas de Fatos e de Informao de 1.3 Defeitos genticos, mutilao, comunicao, bem-estar, insuciente.

Cuidando de Ces e Gatos

25

SEO 1: Lobos e Pequineses, Gatos Selvagens e Siameses


1.1 As origens de 1.3 ces O bem-estar e gatos e canino a diversidade de raas

Informao para professores: Tpico 1.3 O bem-estar canino


Os problemas de bem-estar nos ces de raa pura Desde que o ser humano se relaciona com os seus ces domsticos ele os tem criado seletivamente para desempenharem funes especcas. No entanto, nos ltimos 150 anos, a popularidade das exposies de ces e a evoluo dos padres de raa levaram a uma mudana da ateno para a aparncia fsica do co. As tentativas de criao de um animal sicamente perfeito levaram a um aumento do cruzamento consanguneo, que resultou numa crescente incidncia de defeitos genticos, muitos dos quais inuenciam o bem-estar canino. Os padres de determinadas raas tambm incluem mutilaes do co, por exemplo, a amputao da cauda (por ex. o springer spaniel ingls) e a cirurgia do corte das orelhas (por ex. no doberman pinscher) que ainda so praticadas por questes puramente estticas alegadamente para melhorar a aparncia fsica do co! Essas operaes so normalmente levadas a cabo quando o co ainda lhote. Infelizmente, essas operaes so muito dolorosas e provvel que afetem negativamente a capacidade do co em utilizar a sua cauda ou orelhas para comunicar com outros ces. Os problemas de bem-estar nos ces de raa mista Um co de raa mista resulta da mistura de duas ou mais raas. Os ces de raa mista variam no tamanho, forma e cor. A nvel histrico, todos os ces de raa pura foram sendo selecionados a partir de uma populao de raa mista. Os ces de ascendncia mista so geneticamente mais saudveis do que os seus semelhantes de raa pura, especialmente em casos onde o cruzamento consanguneo entre raas puras tornou algumas raas mais vulnerveis a variados problemas genticos de sade. Alguns ces de raa pura tm problemas relacionados simplesmente com os traos fsicos exagerados da prpria raa. Por exemplo, o bulldog francs tem umas ancas to pequenas e uma cabea to larga que, para ns reprodutivos, necessrio aplicar a inseminao articial e a cesariana. Se um co como esse for cruzado com outra raa, provavelmente ser possvel produzir ces sem essas diculdades de reproduo.

Cuidando de Ces e Gatos

26

SEO 1: Lobos e Pequineses, Gatos Selvagens e Siameses


1.1 As origens de 1.3 ces O bem-estar e gatos e canino a diversidade de raas

Tpico 1.3 A moda justa?

Co pequins

Fig. 1: Bulldog
Os bulldogs foram criados com focinhos cada vez mais chatos e curtos e cabeas grandes. Isso levou a problemas de respirao. Muitas vezes, a sua forma corporal, especialmente na zona plvica e das ancas, causa diculdades s fmeas para dar luz. Essas caractersticas foram passando de gerao em gerao (so genticas). Os problemas que causam indicam que o bem-estar desses animais no bom.

Fig. 2: Boxer com cauda cortada


Todas as crias de boxer nascem com uma cauda comprida mas as pessoas cortam a cauda bem curtinha. Chama-se a isso, caudectomia. As pessoas justicam fazer isso alegando que os ces machucam suas caudas quando se arrastam na vegetao. Tambm h outras raas de co de trabalho que tm as caudas cortadas. A certa altura, as pessoas decidiram que um boxer s um verdadeiro boxer (correspondendo aos chamados padres de raa) se tiver a cauda cortada. Mesmo com cauda cortada de propsito, os ces reproduzem cezinhos com cauda comprida. No gentico.

Cuidando de Ces e Gatos

27

SEO 1: Lobos e Pequineses, Gatos Selvagens e Siameses


1.1 As origens de 1.3 ces O bem-estar e gatos e canino a diversidade de raas

Fig. 3: Pequins com focinho achatado


O pequins foi criado para ter olhos grandes e salientes, talvez porque o ser humano parece sentir-se atrado por imagens que mostram caras grandes e achatadas, com olhos grandes (como nos bebs recm-nascidos). Esse tipo de olhos est sujeito a uma situao chamada olho seco, em que no possvel ao olho produzir lgrimas sucientes para o lubricar. Esse outro exemplo de caracterstica gentica que causa problemas de sade.

Fig. 4: Shar pei


Os ces shar pei foram criados para serem ces de luta, com pele enrugada solta para evitar que os outros ces os consigam agarrar. Os ces com dobras soltas de pele, muitas vezes tm problemas de pele, como dermatites nas dobras. O excesso de pele volta dos olhos pode levar ao enrolamento das plpebras para dentro. Assim, as pestanas roam na superfcie dos olhos, a crnea, provocando um estsado doloroso denominado entrpion. Essas caractersticas genticas so, claramente, problemas de sade que colocam em causa o bem-estar.

Fig. 5: Co de raa mista


Um co de raa mista tambm chamado de sem raa denida, co mestio ou vira-lata. Foi criado a partir de duas ou mais raas puras de co. O co mestio tem algumas caractersticas de uma raa e de outra. Muitas vezes, essas caractersticas fazem com que o co seja mais saudvel, com menos problemas de sade e bem-estar detectados nos ces de raa pura.

Cuidando de Ces e Gatos

28

SEO 1: Lobos e Pequineses, Gatos Selvagens e Siameses


1.1 As origens de 1.3 ces O bem-estar e gatos e canino a diversidade de raas

Informao 1 Problemas com as raas puras


Problemas de sade O homem tem produzido diferentes raas de co criando-os seletivamente. Isso signica que o ser humano selecionou, intencionalmente, algumas caractersticas que preferiu nos seus ces (tal como um corpo forte ou a capacidade de correr rpido) e criou ces com essas caractersticas. O cruzamento progressivo, dessa forma, pode criar problemas de desenvolvimento nos ces e eles podem sofrer com isso. As fotograas na Caixa de Fatos mostram diferentes raas e descrevem os problemas que os ces tm. Algumas pessoas demonstram interesse por uma raa especca e tentam produzir o co perfeito dessa raa. Isso feito cruzando ces, parentes prximos, da mesma famlia; chama-se a isso cruzamento de consanguinidade. Um co que tenha todas as caractersticas da raa e cujos pais e avs tambm tenham sido exemplares da raa chamado de raa pura ou com pedigree. Infelizmente, quando o co tem problemas devido ao seu histrico de criao, esses tm tendncia para piorar.. Caudectomia Alguns dos ces nas fotograas tm as caudas cortadas. Todos os anos, milhares de cezinhos recm-nascidos tm suas caudas cortadas, em nome da moda a isso chama-se caudectomia e, provavelmente, muito doloroso para o lhote. A caudectomia uma mutilao; implica, literalmente, na remoo de partes do corpo do co. Provoca alguns problemas para o bem-estar do co, porque os ces usam as caudas como meio de comunicao entre eles. Uma cauda cortada tambm pode interferir na interao entre humanos e animais, visto que as pessoas aprenderam a compreender o estado emocional do co ao observar as orelhas e a cauda do co. Antigamente, as caudas dos ces usados na caa e pastoreio eram cortadas para evitar que se machucassem em galhos, etc. Hoje em dia, como a maioria dessas raas so usadas para companhia (animais de estimao) e no para a caa, isso j no necessrio para a maior parte dos ces. Mas essa prtica dolorosa ainda continua porque algumas pessoas acreditam que quela imagem que o co deve corresponder (o padro de raa) ou fazem-no por moda. Cortar as caudas dos lhotes uma mutilao desnecessria e cruel e as pessoas nunca deveriam comprar ces de pessoas que mandam cortar as caudas. Felizmente, a caudectomia j foi banida em muitos pases.

Cuidando de Ces e Gatos

29

SEO 1: Lobos e Pequineses, Gatos Selvagens e Siameses


1.1 As origens de 1.3 ces O bem-estar e gatos e canino a diversidade de raas
Pesquisa 1
Olhe para as fotograas dos ces, g. 1 a 5. Leia as descries de cada uma das cinco fotograas.

Pesquisa 2
A questo principal no tem a ver com raas de ces, mas sim com outras formas de tratarrmos nossos ces. s vezes, os ces podem ser tratados como se fossem pequenos seres humanos. Faa uma lista de exemplos (talvez a partir de um programa de TV).

Deciso 1
Os ces podem ser criados para ser de uma forma ou tamanho particular, o que, depois, pode causar problemas de sade. Voc acha que correto fazer isso? Os ces podem ter caudas cortadas se os seus guardios acharem que ca melhor. Voc acha que correto fazer isso? Os animais podem ser tratados como ornamentos de moda pelos seus guardios. Voc acha correto que as pessoas pensem isso dos seus prprios animais?

Pistas

Os ces podem dormir na cama de uma pessoa. Os ces podem comer o chocolate das pessoas. (Na verdade, isso perigoso e nunca deve ser feito, porque o chocolate feito para pessoas pode envenenar os ces).

Deciso 2
Devemos tratar os ces (e os gatos) como se eles fossem bebs humanos ? Porque que as pessoas fazem isso? Voc acha que correto?

Partilha 1
Partilhe sua opinio com os outros. Tente falar com um mdico veterinrio (pois tratam de ces com os problemas descritos) e com um criador de ces. Em alternativa, olhe a Caixa de Partilha com o nome Pontos de Vista. De que forma esses Pontos de Vista se relacionam com a sua opinio? Explique seu ponto de vista enquanto presta ateno ao dos outros.

Partilha 2
Partilhe sua opinio com os outros. Explique seu ponto de vista e preste ateno ao dos outros.

Avaliao 2
Reuna tudo aquilo que voc ouviu/viu. Voc mudou de opinio?

Avaliao 1
Pense em tudo aquilo que voc ouviu/viu. Voc mudou de opinio?

Fig. 6: Co vestido

Cuidando de Ces e Gatos

30

SEO 1: Lobos e Pequineses, Gatos Selvagens e Siameses


1.1 As origens de 1.3 ces O bem-estar e gatos e canino a diversidade de raas
Partilha
Pontos de vista A cauda uma parte do corpo importante para um co. usada como meio de comunicao com outros ces. No natural que um co no tenha cauda.

Eu fao criao de ces, a minha vida. Eu adoro os meus ces e no faria nada que os pudesse magoar.

As pessoas dizem que importante que as caudas dos ces sejam cortadas para evitar que se machuquem quando o co usado para trabalhar no campo. Mas h muitos ces com caudas cortadas que no so usados como ces de trabalho. Por isso, deveriam manter as suas caudas.

No cruel cortar a cauda a um co. feito quando eles so ainda muito pequeninos e eles nem notam a diferena.

desnecessrio cortar a cauda de um co. Especialmente quando feito por pessoas no qualicadas. Pode resultar em dor e sofrimento. Eu fao criao de terriers. Esse tipo de co deve ter uma cauda cortada. No cam bem com uma cauda.

Os padres de raa determinam a aparncia correta de um co de raa pura. Os padres de raa, para algumas raas, determinam que os ces devem ter caudas cortadas. Esses padres poderiam ser alterados, para que os ces pudessem manter as suas caudas.

Cuidando de Ces e Gatos

31

SEO 1: Lobos e Pequineses, Gatos Selvagens e Siameses


1.1 As origens 1.4 de ces A domesticao e gatos e a diversidade felina de raas

Caixa de Descobertas 1.4 Gatos e faras!

Objetivos de aprendizagem para a Caixa de Descobertas 1.4


Ter conhecimento sobre os Egpcios antigos, o gato selvagem como felino e o processo de domesticao. Compreender a vida das primeiras civilizaes, a capacidade do ser humano para utilizar e mudar o seu ambiente. Apresentar aptides para pesquisa de informao a partir de diferentes fontes, selecionando informao e tomando decises informadas baseadas em fatos reais. Ter atitudes de empatia perante outras culturas e outras formas de vida animal.

Resultados de aprendizagem para a Caixa de Descobertas 1.4


A maioria das crianas dever: Saber Que os gatos domsticos evoluram dos gatos selvagens e que sempre conviveram conosco desde o comeo da nossa existncia. Compreender Que domesticamos (mudamos) os gatos para ns diferentes. Ser capaz de Procurar informao em diferentes fontes e selecionar fatos para um determinado motivo. Formular e partilhar um ponto de vista informado.

Informao
Vocabulrio utilizado nos Fatos da Caixa de Descobertas 1.4 Caractersticas, carnvoro, domesticao, arqueolgico.

Cuidando de Ces e Gatos

32

SEO 1: Lobos e Pequineses, Gatos Selvagens e Siameses


1.1 As origens 1.4 de ces A domesticao e gatos e a diversidade felina de raas

Pesquisa
Tente descobrir onde vivem agora os gatos selvagens. Imagine que voc vive no Egito, no tempo dos Faras. Como acha que seria sua vida? Como voc trata o seu gato?

Fatos 1
Os gatos foram um dos animais a serem domesticados mais recentemente. Algumas pessoas dizem que eles ainda no esto totalmente domesticados. Ao contrrio dos ces, os gatos domsticos so muito parecidos com os seus antecessores. A primeira prova concreta da existncia de gatos domsticos aponta para um acontecimento nico no Egito, cerca de 1550 A.C. Os antigos egpcios acreditavam que os gatos eram animais muito especiais, por isso, eram protegidos por lei. Um egpcio receberia a pena de morte se matasse um gato, propositadamente. As provas arqueolgicas das grandes pirmides mostram que, assim como os epcios importantes eram preservados como mmias, tambm os seus gatos o eram. As provas reunidas a partir dos estudos das clulas animais apontam para o gato selvagem africano (ver g. 3) como nico antecessor do gato domstico, com a possvel contribuio do gato do deserto indiano, de outras raas do Oriente e do persa de plo comprido (ver g. 2). Os gatos so carnvoros (animais que comem a carne de outros animais) e so, por isso, muito bons caadores com dentes aados e garras e conseguem ver bem com pouca luz. Provavelmente, o principal objetivo inicial da domesticao do gato selvagem teria sido us-lo como meio de controle das pragas de roedores volta da comida armazenada. Antes disso, o ser humano teria utilizado doninhas e fures para apanhar ratos e ratazanas.

Fatos
Pense sobre isso.

Deciso
Como que voc descreveria um gato selvagem? Quais so as caractersticas de um gato selvagem? Que caractersticas voc acha que seriam teis para um gato selvagem sobreviver? De que forma que os gatos selvagens so parecidos e diferentes dos gatos domsticos? Acha que um gato selvagem seria uma boa companhia na sua casa nos dias de hoje?

Partilha
Partilhe a sua opinio com os outros. Explique o seu ponto de vista e preste ateno ao dos outros.

Avaliao
Pense em tudo aquilo que voc ouviu/viu. Mudou de opinio?

Cuidando de Ces e Gatos

33

SEO 1: Lobos e Pequineses, Gatos Selvagens e Siameses


1.1 As origens 1.4 de ces A domesticao e gatos e a diversidade felina de raas
Fatos 2: GALERIA DE IMAGENS DE GATOS

Fig. 1 Gato do antigo Egito

Fig. 2 Gato persa

Fig. 3 Gato selvagem africano

Fig. 4 Filhote de birmans com 11 semanas

Fig. 5 Pelo curto domstico

Informao adicional para professores: Caixa de Descobertas 1.4


Embora no haja suciente informao sobre o comportamento do gato selvagem africano, ao contrrio do co, o gato domstico parece ter mudado muito pouco, fsica ou comportamentalmente, como resultado da domesticao. Isso deve-se, provavelmente, ao perodo de tempo relativamente curto desde a domesticao, bem como falta de possibilidade para a pedomorfose (o crnio de um lhote e o de um gato adulto tm formas semelhantes). Mas j ocorreu, com certeza, alguma pedomorfose: muitos gatos agem como crias, de formas diferentes, como quando mexem as patinhas quando esto no nosso colo (um comportamento tpico de lhote para as mes libertarem mais leite), ou quando demonstram um comportamento submisso ao oferecer uma presa ao seu guardio, etc. Grande parte das variaes fsicas nos gatos domsticos est na cor/comprimento do plo e na cor dos olhos. A principal mudana comportamental em nvel social. O gato selvagem um animal solitrio e territorial, enquanto que os gatos domsticos facilmente formam colnias com fmeas de parentesco, que cooperam para a reproduo. Essa capacidade de viver em grupos sociais foi, supostamente, selecionada de forma a permitir o convvio em grupo, onde era necessrio mais do que um gato para proteger armazns maiores de cereais. A principal diferena entre o gato selvagem e os seus semelhantes domsticos reside na sua criao, que fortemente descontrolada nos gatos domsticos. Tirando os poucos gatos com pedigree (raa genuna), normalmente os gatos domsticos escolhem os seus prprios parceiros e procriam livremente com gatos selvagens (Felis catus ou Felis silvestris) ou ferais quando entram em contato com eles.

Cuidando de Ces e Gatos

34

SEO 1: Lobos e Pequineses, Gatos Selvagens e Siameses


1.1 As origens 1.5 Raas de ces de gatos e gatos e bem-estar e a diversidade felino de raas
Tpico 1.5 O desfile de identidades dos gatos

Objetivos de aprendizagem para o Tpico 1.5


Saber Que h diferentes raas de gatos, cada uma com as suas prprias caractersticas fsicas. Que determinadas criaes seletivas causam problemas de bem-estar.

Compreender Que alguns padres de raa e a moda so fatores que inuenciam a aparncia dos gatos. Aptides para Identicar raas de gatos selecionadas e utilizar provas descritivas e fotogrcas para identicar raas e selecionar informao. As crianas desenvolvem atitudes de cuidado, preocupao e empatia.

Resultados de aprendizagem para o Tpico 1.5


A maioria das crianas dever: Saber Que h diferentes raas de gatos. Que podemos causar problemas aos gatos na sua criao. Compreender Que temos responsabilidades para com os gatos, tais como garantir que recebam cuidados veterinrios. Aptides para Ser capaz de utilizar informao para identicar corretamente um nmero especco de raas (dependendo do leque de capacidades). Comear a apresentar aptides de empatia.

Informao
Vocabulrio utilizado nas Caixas de Fatos e Informao do Tpico 1.5 Carnvoro, dcil, selvagem, gentico, defeitos genticos, escovao, esterilizado, notvagos, predadores, presa, pedigree, prenhe, reproduo, bem-estar.

Cuidando de Ces e Gatos

35

SEO 1: Lobos e Pequineses, Gatos Selvagens e Siameses


1.1 As origens 1.5 Raas de ces de gatos e gatos e bem-estar e a diversidade felino de raas
Informao para professores: Tpico 1.5 Raas de gatos e questes de bem-estar
Enquanto que, atualmente, os gatos so os animais de estimao domsticos mais populares em nvel mundial, os gatos com pedigree no tiveram o mesmo sucesso de popularidade como os ces com pedigree. Algumas raas de gatos com pedigree desenvolveram problemas para o bem-estar, como as raas de plo comprido, que so incapazes de tratar do seu prprio plo e necessitam de uma escovao constante para evitar emaranhados de plo. A estrutura larga, do maxilar do focinho achatado dos persas (ver g. 2) deu origem tambm a alguns problemas. Esse gato afastou-se, de tal forma, do tipo selvagem que pode ter diculdades em caar, alimentar-se e respirar. Alm do mais, os gatos siameses e outras raas puras semelhantes podem vir a desenvolver distrbios neurocomportamentais (estereotipias) que resultam, normalmente, dos cruzamentos de consanguinidade.

Informao para professores: Tpico 1.5 Deciso


Fotocopie, recorte e misture as imagens, as caixas com os nomes e as caixas com a descrio da raa correspondente a cada gato (Fatos 1) uma vez que as crianas iro fazer uso do material numa atividade de correspondncia na seo Deciso.

Fatos 1

Esses gatos tm crnios pequenos e largos, um focinho achatado e redondo com um nariz (empinado) pequeno. Aparncia: Plo: Comprido. Cor do plo: Variada. Caractersticas: Corpo bastante slido, com patas pequenas e um focinho achatado prensado. Olhos azuis ou dourados. Gatos delicados e dceis. Questes de bem-estar: No conseguem tratar sozinhos do seu plo comprido, necessitam que os seus guardios os escovem diariamente. Se isso no for feito, o plo pode car emaranhado, causando irritao e dor na pele. Como tm focinhos achatados, podem ter problemas dentrios e respiratrios o que lhes impossibilita baixar a temperatura e pode levar a um choque trmico.

Persa

Cuidando de Ces e Gatos

36

SEO 1: Lobos e Pequineses, Gatos Selvagens e Siameses


1.1 As origens 1.5 Raas de ces de gatos e gatos e bem-estar e a diversidade felino de raas
Acreditava-se que essa raa era originria da Birmnia. Eram considerados sagrados. Aparncia: Plo: Semi-comprido. Cor do plo: Pelagem dourada clara, com manchas azuladas, cor de chocolate, lils ou castanho-escuro no focinho, patas e cauda. Tm quatro patinhas brancas e os olhos so redondos e azuis. Caractersticas: A raa possui uma estrutura larga e forte, alongada e corpulenta. Calmos, dceis e brincalhes.

Birmans

Pelo Curto Domstico

Tambm conhecido como gato comum de casa. Aparncia: Plo: Curto. Uma raa semelhante a esse tipo comum o domstico de plo comprido, com pelagem longa. Cor do plo: Variada. Caractersticas: O corpo pode ser robusto, musculado e altamente exvel.

Cuidando de Ces e Gatos

37

SEO 1: Lobos e Pequineses, Gatos Selvagens e Siameses


1.1 As origens 1.5 Raas de ces de gatos e gatos e bem-estar e a diversidade felino de raas

Siams

Originalmente da Tailndia, famoso pelas suas vocalizaes nicas que podem parecer as de um beb humano. Aparncia: Plo: Curto e sedoso. Cor do plo: Azulada, lils ou cor de chocolate com manchas (plo escuro nas orelhas, focinho, patas e cauda). Caractersticas: Corpo elegante e comprido; pode vocalizar muito.

Cuidando de Ces e Gatos

38

SEO 1: Lobos e Pequineses, Gatos Selvagens e Siameses


1.1 As origens 1.5 Raas de ces de gatos e gatos e bem-estar e a diversidade felino de raas
Fatos 2
H cerca de 100 raas (tipos ou variedades) diferentes de gatos com pedigree; no entanto, a maioria dos gatos que vemos so comuns de plo curto. Os gatos desenvolveram-se tornando-se animais solitrios e muito independentes, ao contrrio dos ces que vivem em grupos sociais. Mas, h muitos gatos domsticos, especialmente os gatos esterilizados (isso signica que o mdico veterinrio lhes fez uma operao para no poderem reproduzir nunca mais) que conseguem adaptar-se muito bem vida em pares ou em grupos. Os gatos so carnvoros e, por isso, normalmente, so muito bons caadores (predadores). Utilizam os seus dentes e garras aadas para apanhar a sua presa. Os gatos so mesmo animais notvagos; gostam de caar durante a noite. Tambm so muito bons escaladores. Isso quer dizer que, se voc colocar uma coleira no seu gato, escolha uma coleira elstica para que ele possa se libertar dela se car preso numa rvore. Tal como com os ces, a criao de gatos de acordo com determinados padres originou neles alguns problemas genticos que podem afetar o seu bem-estar. Alguns exemplos incluem: A maioria dos gatos brancos com olhos azuis so surdos, por isso, podem no ouvir possveis perigos, como o trnsito nas estradas. O gato munchkin tem patas muito curtas, o que lhe diculta o salto e, por isso, normalmente, mantido dentro de casa. Devido forma do maxilar do gato persa, ele tem diculdades em comer. Os gatos de plo comprido no so capazes de limpar totalmente o seu plo (os gatos se lambem para se limpar) e podem sofrer por terem o plo emaranhado e problemas de pele, a no ser que os guardios dediquem algum do seu tempo a escov-los, pelo menos uma vez por dia. Os gatos podem reproduzir em grande nmero. Uma fmea pode car prenhe trs vezes por ano e ter at seis crias de cada vez. Assim que uma cria fmea atinja os seis meses de idade pode tambm car prenhe (apesar de no ter crescido totalmente e poder no ser uma boa me). Uma nica gata e todas as suas crias, se lhes for permitido reproduzirse, podem produzir muitas crias ao longo da vida (normalmente, cerca de 15 anos). Por esse motivo, os gatos e as gatas devem ser esterilizados para parar a reproduo. Os gatos podem tornar-se semi-selvagens (ferais) e procurar comida e abrigo por si mesmos. No entanto, sem um guardio que olhe por eles devidamente, podem car doentes ou ferir-se e sofrer muito com isso. Todos os gatos precisam ser tratados regularmente por um mdico veterinrio, para serem desparasitados e vacinados contra doenas. Os animais tambm devem ser levados a um mdico veterinrio se apresentarem sinais de alguma doena.

As raas felinas podem ser divididas em trs principais grupos:


Os de plo curto (como o burms e o abissnio). Os gatos de plo comprido (como o balins, o birmans e o persa). Os orientais (como o siams).

Fig. 6 Gato oriental tigrado

Cuidando de Ces e Gatos

39

SEO 1: Lobos e Pequineses, Gatos Selvagens e Siameses


1.1 As origens 1.5 Raas de ces de gatos e gatos e bem-estar e a diversidade felino de raas

Pesquisa 1
Talvez voc j conhea algumas dessas raas. Pode utilizar a informao de Fatos 1, sobre cada tipo de gato ou pode procurar informao em outras fontes (como livros, clubes de gatos ou na Internet). Faa perguntas s outras crianas da sua escola que tenham gatos. Que raas ou tipos tm? Pergunte-lhes como que so os seus gatos e quais so as suas caractersticas.

Deciso 1
Voc consegue identicar cada uma das raas mostradas nas fotograas? Selecione uma fotograa e escolha um carto com nome para ela. Se voc no tiver certeza, veja as caixas de informao sobre as raas. Uma descrio aqui pode ajud-lo a identicar o gato na fotograa. Para cada gato, coloque a sua fotograa juntamente com o carto com o nome e a informao da raa.

Partilha 1
Quando voc tiver encontrado um nome para cada fotograa pode comparar a sua opinio com a de um colega. Vocs so da mesma opinio?

Avaliao 1
Conrme as suas respostas com a Atividade de avaliao lista de respostas.

Atividade de avaliao
Verique se voc identicou corretamente essas quatro raas de gatos. Desenhe uma linha para ligar cada fotograa ao nome correto.

Avaliao para professores sobre a Atividade de Informao


Utilize essa atividade para vericar a capacidade do aluno de identicar corretamente as quatro raas como Resultado de Aprendizagem.

Cuidando de Ces e Gatos

40

SEO 1: Lobos e Pequineses, Gatos Selvagens e Siameses


1.1 As origens 1.5 Raas de ces de gatos e gatos e bem-estar e a diversidade felino de raas

Birmans

Persa

Siams

Plo curto comum

Cuidando de Ces e Gatos

41

SEO 1: Lobos e Pequineses, Gatos Selvagens e Siameses


1.1 As origens 1.5 Raas de ces de gatos e gatos e bem-estar e a diversidade felino de raas
Atividade de avaliao lista de respostas

Siams

Plo curto comum

Persa (branco)

Birmans

Cuidando de Ces e Gatos

42

SEO 1: Lobos e Pequineses, Gatos Selvagens e Siameses


1.1 As origens 1.5 Raas de ces de gatos e gatos e bem-estar e a diversidade felino de raas
Informao 1 Problemas com as raas puras
As fotograas mostram diferentes raas (tipos) de gatos. Alguma vez voc viu alguma dessas raas num programa de televiso ou num lme? Dependendo da sua raa, os gatos podem ter tamanhos, aparncias, caractersticas e cor de plo especcos. O homem tem produzido diferentes raas de gato criando-os seletivamente. Isso signica que o ser humano selecionou, intencionalmente, algumas caractersticas que preferiu nos seus gatos (tal como um corpo longo, elegante ou plo curto) e criou gatos com essas caractersticas. O cruzamento progressivo, dessa forma, pode criar problemas de desenvolvimento nos gatos e eles podem sofrem com isso. Algumas pessoas demonstram interesse por uma raa especca e tentam produzir o gato perfeito dessa raa. Um gato que tenha todas as caractersticas da raa e cujos pais e avs tambm tenham sido exemplares da raa chamado de raa pura ou com pedigree. As pessoas acreditam que quela imagem que o gato deve corresponder (o chamado padro de raa). Infelizmente, algumas raas tm problemas de sade especcos, s vezes devido sua aparncia particular (como os persas, com os seus focinhos achatados, que podem ter diculdades em respirar). Por vezes, infelizmente tambm podem herdar um problema dos seus ancestrais. Quando uma raa com problemas se cruza continuamente por consanguinidade com parentes prximos, ou com outros gatos da mesma raa, com problemas de sade parecidos, esses problemas tendem a piorar.

Leia Fatos 2 e a informao adicional

Pesquisa 2
Faa perguntas s outras crianas na sua escola, que tenham gatos. Que raas tm? Pergunte-lhes como que so os seus gatos e que tipos de personalidade tm. Os gatos tm alguns problemas de sade ou de bem-estar?

Deciso 2
Olhe para a caixa Deciso com o nome Pontos de Vista. De que forma esses pontos de vista se relacionam com a sua opinio? Com que pontos de vista voc concorda e porqu?

Partilha 2
Partilhe a sua opinio com os outros. Explique o seu ponto de vista e preste ateno ao dos outros.

Avaliao 2
Avalie tudo aquilo que voc ouviu/viu. Mudou de opinio?

Cuidando de Ces e Gatos

43

SEO 1: Lobos e Pequineses, Gatos Selvagens e Siameses


1.1 As origens 1.5 Raas de ces de gatos e gatos e bem-estar e a diversidade felino de raas
Deciso
Pontos de vista

Os gatos tm a sua personalidade prpria tal como qualquer outro animal. So bons animais de companhia, se os guardios forem responsveis.

Fao criao de gatos, a minha vida. Adoro os meus gatos e no faria nada que os pudesse magoar.

Ser um guardio responsvel de um animal de estimao quer dizer que eu respeito as outras pessoas vizinhas. Tenho uma boa cerca volta do meu jardim que est longe da estrada movimentada. Escovo os meus gatos pelo menos uma vez por dia porque eles tm plo comprido.

Acho cruel quando os meus gatos nos trazem pssaros mortos que apanharam. No deixo os meus gatos sarem de casa, para proteger os pssaros.

No gosto de gatos, fazem barulho e no me deixam dormir quando esto na rua noite. Eles tambm escavam no meu jardim. Deviam ser proibidos de serem animais de estimao.

Os gatos gostam de subir nas rvores, por isso o meu gato tem uma coleira elstica. Assim, se a coleira car presa, o meu gato pode libertar-se. Tambm coloquei um sininho na coleira para poder dar um sinal aos pssaros de que o meu gato anda por perto.

Os padres de raa podem ser alterados para que o bemestar dos gatos no seja colocado em risco.

Os padres de raa determinam a aparncia correta de um gato de raa pura. Os padres de raa, de algumas raas, determinam que os gatos devem ter um focinho largo e achatado, com um focinho curto.

Cuidando de Ces e Gatos

44

Os ciclos de vida dos ces e gatos

SEO 2

SEO 2: Os ciclos de vida dos ces e gatos


2.1 Uma vida de co

Tpico 2.1 Os ces precisam de cuidados durante toda a sua vida

Objetivos de aprendizagem para o Tpico 2.1


Saber As principais etapas do ciclo de vida dos ces, desde o embrio at velhice. As necessidades de bem-estar do co nas diferentes etapas da sua vida.

Compreender Que, tal como os humanos, os ces demonstram comportamentos distintos e tm caractersticas fsicas diferentes em etapas diferentes. As semelhanas e diferenas entre os ciclos de vida dos ces e do ser humano. A diferena relativamente taxa de crescimento, desenvolvimento e envelhecimento entre os ces e o ser humano. As responsabilidades de ser guardio de um animal de estimao. Aptides para Identicar as principais etapas do ciclo de vida de um co e de um ser humano, atravs de provas descritivas e fotogrcas. As crianas desenvolvem atitudes de cuidado, preocupao e empatia.

Resultados de aprendizagem para o Tpico 2.1


A maioria das crianas dever: Saber Que os ces, como mamferos, desenvolvem-se ao longo de etapas distintas de crescimento, desenvolvimento e envelhecimento. Que temos responsabilidades perante os ces, em diferentes etapas das suas vidas. Compreender que H semelhanas e diferenas entre o ciclo de vida de um co e o de um ser humano. Ser um guardio responsvel de um animal de estimao deve prolongar-se durante o tempo todo de vida de um animal. Ser capaz de Utilizar a informao para identicar corretamente as etapas especcas do ciclo de vida de um co. Comear a apresentar aptides de empatia.

Cuidando de Ces e Gatos

46

SEO 2: Os ciclos de vida dos ces e gatos


2.1 Uma vida de co

Informao
Vocabulrio utilizado nas caixas de texto Fatos e Informao do Tpico 2.1 Envelhecimento, nascimento, cadela, esterilizao, gestao, puberdade, ser um guardio responsvel de um animal de estimao, aleitamento, vacinao, vocabulrio, ventre, parasitas.

Informao para professores: Tpico 2.1 Deciso


Fotocopie, recorte e embaralhe cada uma das imagens e as caixas Eu devo na grelha de imagens de ces. As crianas iro fazer uso desse material como atividade de correspondncia na seo Deciso.

Pesquisa
Tente descobrir como que os ces se desenvolvem, desde o nascimento at velhice. muito diferente da forma como voc se desenvolve?

Fatos
Pense sobre isso.

Deciso
Olhe para cada uma das seis fotograas de ces em diferentes idades. Decida qual a ordem na qual devem ser organizadas as fotograas. O que voc deveria fazer pelo co em cada uma das seis etapas de vida para poder ser um guardio responsvel de um animal de estimao? Selecione a caixa correta de Eu devo e faa a correspondncia com a foto correta na grelha de imagens.

Partilha
Compare as suas respostas e discuta sua opinio com os outros.

Avaliao
Avalie a informao que voc descobriu e partilhe com os outros.

Cuidando de Ces e Gatos

47

SEO 2: Os ciclos de vida dos ces e gatos


2.1 Uma vida de co

Gestao
Devo prestar ateno dieta da cadela e arranjarlhe um lugar calmo para ela ter os seus filhotes.

Nascimento
Devo estar preparado para chamar um mdico veterinrio se for necessrio. Tambm devo verificar cada filhote depois de nascido.

Quatro semanas
Devo levar os filhotes ao mdico veterinrio para serem examinados e desparasitados. Tambm devo certificar-me de que eles esto em segurana quando comearem a explorar seu entorno.

Oito semanas
Devo falar com o mdico veterinrio sobre a vacinao dos filhotes e sobre a possvel esterilizao deles e comear o treino bsico e a socializao.

Um ano
Devo certificar-me de que o co se exercita suficientemente, que se alimenta corretamente e que controlado pelo mdico veterinrio. O co deve estar treinado. aconselhvel pensar em esterilizar, se isso j no tiver sido feito mais cedo.

Treze anos
Devo verificar se o meu co tem algum problema de sade e lev-lo regularmente ao mdico veterinrio para ser examinado. O meu co pode precisar de ajuda para se exercitar e se alimentar.

Cuidando de Ces e Gatos

48

SEO 2: Os ciclos de vida dos ces e gatos


2.1 Uma vida de co

Informao adicional para professores: Tpico 2.1 Desenvolvimento dos ces


Acasalamento e gestao: Os ces so frteis durante todo o ano e as cadelas tm at trs cios por ano. O tamanho das ninhadas varia entre um ou dois at 12 lhotes, dependendo da raa. A gestao dura cerca de 63 dias. Nascimento: Tal como as crias de gato, os ces ao nascerem esto totalmente indefesos. Apesar de nascerem com o sentido do paladar, toque e olfato, so cegos e surdos. Tal como as crias de gato, no so capazes de regular a sua temperatura e o seu movimento limitado a um rastejar lento. Os lhotes fazem vocalizaes para pedir me um comportamento de ateno, desde o nascimento, e dependem do aleitamento para se alimentarem. Trs semanas: na terceira semana de vida de um lhote que comea uma fase de desenvolvimento muito rpido. Os olhos abrem-se e eles comeam a conseguir ouvir. medida que as suas aptides motoras melhoram, comeam a pr-se de p e a andar, reagindo ao que os envolve, como a luz e o som. Nessa altura, comeam a comer comida slida (regurgitada pela me deles). Quatro semanas: Os lhotes comeam a aprender, assim que os seus sentidos se desenvolvem e, por volta das quatro semanas de idade tem incio o perodo de socializao (mais tarde do que nas crias de gato). Durante esse perodo os lhotes comeam a aperceber-se do vasto leque de experincias que provavelmente iro encontrar. Isso essencial para criar um co adulto bem adaptado, que seja capaz de interagir de forma apropriada com outros ces e outras espcies. mais ou menos nessa altura que os lhotes comeam a apresentar expresses faciais, como os movimentos dos lbios e das orelhas e comeam a entender o que signicam esses sinais. Durante as duas semanas seguintes, comeam tambm a aparecer outras formas de comunicao, como o abanar da cauda e o levantar da pata. Os lhotes tambm podem aprender a conviver com outras espcies de animais, o que observado nas raas que servem como guarda de gado, sendo unicamente expostas e, por isso, convivendo com o gado que iro guardar. Quarta sexta semana: Entre a quarta e a sexta semanas, os lhotes comeam a explorar o seu ambiente ao correr, escalar e roer. Os lhotes continuam a brincar de forma turbulenta, mas lanam um ganido se forem mordidos com demasiada fora e, assim, aprendem a diminuir a intensidade das suas dentadas. Essa uma lio importante, porque assim menos provvel que, quando forem adultos, possam provocar ferimentos ao morder.

Cuidando de Ces e Gatos

49

SEO 2: Os ciclos de vida dos ces e gatos


2.1 Uma vida de co

Oito semanas: O perodo de socializao tem lugar por volta das oito semanas e esse o momento em que podem ser feitos planos para preparar os lhotes para irem para um novo lar (s depois de duas semanas ou por volta disso). importante que, a essa altura, eles aprendam tudo acerca do seu novo ambiente. Os lhotes comeam tambm a escolher e a desenvolver a preferncia por um local para a sua higiene e por um tipo de alimentao. Tal como com as crias de gato, isso pode ser explorado para treinar um co a fazer as suas necessidades num lugar especco. 12 semanas: O perodo de socializao termina por volta das 12 a 14 semanas e os lhotes so capazes de mostrar uma reao de medo por coisas que no tinham conhecido at ento. No entanto, deve-se insistir nessa socializao ao longo da sua vida, particularmente durante os primeiros nove meses. Fase juvenil: A fase juvenil tem lugar desde as 12 semanas at a maturidade sexual (seis a nove meses). Durante esse perodo, os lhotes tornam-se mais independentes medida que os comportamentos de chamada de ateno so ignorados pela me. Oito a 12 anos: Os ces grandes envelhecem mais rapidamente e so considerados idosos por volta dos oito anos de idade, enquanto que os ces pequenos s so considerados velhinhos a partir dos 12 anos. Os ces idosos tornam-se mais lentos e mostram sinais de rigidez dos movimentos; cam com plos brancos volta do focinho e comeam a ouvir mal. Alguns ces sofrem de disfuno cognitiva relacionada com a idade e cam confusos.

Cuidando de Ces e Gatos

50

SEO 2: Os ciclos de vida dos ces e gatos


2.2 2.1 Uma Uma vida vida de de gato co

Tpico 2.2 Os gatos precisam de cuidados durante toda a sua vida

Objetivos de aprendizagem para o Tpico 2.2


Saber As principais etapas do ciclo de vida dos gatos, desde o embrio at velhice. As necessidades de bem-estar dos gatos nas diferentes etapas da sua vida.

Compreender Que, tal como os humanos, os gatos demonstram comportamentos distintos e tm caractersticas fsicas diferentes em etapas diferentes. As semelhanas e diferenas entre os ciclos de vida dos gatos e do ser humano. A diferena relativamente taxa de crescimento, desenvolvimento e envelhecimento entre os gatos e o ser humano. As responsabilidades de ser um bom guardio para um animal de estimao. Aptides para Identicar as principais etapas do ciclo de vida de um gato e de um ser humano, atravs de provas descritivas e fotogrcas. As crianas desenvolvem atitudes de cuidado, preocupao e empatia.

Resultados de aprendizagem para o Tpico 2.2


A maioria das crianas dever: Saber que Os gatos, como mamferos, desenvolvem-se ao longo de etapas distintas de crescimento, desenvolvimento e envelhecimento. Temos responsabilidades perante os gatos, nas diferentes etapas das suas vidas. Compreender que H semelhanas e diferenas entre o ciclo de vida de um gato e o de um ser humano. Ser um guardio responsvel de um animal de estimao deve prolongar-se durante o todo o tempo de vida de um animal. Ser capaz de Utilizar informao para identicar corretamente as etapas especcas do ciclo de vida de um gato. Comear a apresentar aptides de empatia.

Cuidando de Ces e Gatos

51

SEO 2: Os ciclos de vida dos ces e gatos


2.2 2.1 Uma Uma vida vida de de gato co
Informao
Vocabulrio utilizado nas caixas de texto Fatos e Informao do Tpico 2.2 Envelhecimento, nascimento, escovao, esterilizar, gestao, gata, ser um guardio responsvel de um animal de estimao, vacinao, parasitas.

Informao para professores: Tpico 2.2 Deciso


Fotocopie, recorte e embaralhe cada uma das imagens e as caixas Eu devo na grelha de imagens de gatos. As crianas iro fazer uso desse material como atividade de correspondncia na seo Deciso.

Pesquisa
Tente descobrir como que os gatos se desenvolvem, desde o nascimento at velhice. muito diferente da forma como voc se desenvolve?

Fatos
Pense sobre isso.

Deciso
Olhe para cada uma das seis fotograas de gatos em diferentes idades. Decida qual a ordem na qual devem ser organizadas as fotograas. O que voc deveria fazer pelo gato em cada uma das seis etapas de vida para poder ser um guardio responsvel de um animal de estimao? Selecione a caixa correta Eu devo e faa a correspondncia com a foto correta na grelha de imagens.

Partilha
Compare as suas respostas e discuta a sua opinio com os outros.

Avaliao
Avalie a informao que voc descobriu e partilhe com os outros.

Cuidando de Ces e Gatos

52

SEO 2: Os ciclos de vida dos ces e gatos


2.2 2.1 Uma Uma vida vida de de gato co

Gestao
Devo prestar ateno dieta da gata e dar-lhe um lugar calmo para ela ter as crias.

Nascimento
Devo certificar-me de que a gata e as crias esto quentes, em segurana e que as crias esto se alimentando.

Duas semanas
Tambm devo certificarme de que as crias esto em segurana quando comearem a movimentar-se.

Seis semanas
Devo certificar-me de que as crias comeam a desmamar, que tm brinquedos para brincar, que esto sendo tratadas com cuidado e que usam a caixinha de dejetos. necessrio lev-los ao mdico veterinrio para desparasit-las e vacinlas. Deve-se comear a pensar na esterilizao.

Um ano
Devo certificar-me que o gato se exercita suficientemente, que escovado, que se alimenta corretamente e que examinado pelo mdico veterinrio, pelo menos uma vez por ano, mesmo que o gato seja saudvel.

Treze anos
Devo verificar se o meu gato tem algum problema de sade e lev-lo regularmente ao mdico veterinrio para ser observado. O meu gato pode precisar de ajuda para se exercitar, se limpar e se alimentar.

Cuidando de Ces e Gatos

53

SEO 2: Os ciclos de vida dos ces e gatos


2.2 2.1 Uma Uma vida vida de de gato co

Informao adicional para professores: Tpico 2.2 Desenvolvimento dos gatos


Acasalamento e gestao: Os gatos tm um sistema polgamo de acasalamento; os machos acasalam com variadas fmeas e viceversa. A paternidade incerta de uma ninhada de crias vantajosa para a gata, uma vez que qualquer macho com quem ela tenha acasalado ir defender/no ir atacar as suas crias. A gestao dura cerca de 64 dias e indicada pelo inchao dos mamilos, que se tornam cor-de-rosa e pela barriga que se torna maior. Quando a gata est pronta para dar luz procura um local adequado para o ninho, onde ir dar luz entre quatro a cinco crias, durante um perodo de duas a seis horas. Nascimento: As crias so muito dependentes da sua me para sobreviverem nas primeiras semanas da sua vida. Nascem com os sentidos do paladar, toque e alguma capacidade olfativa, mas tm um sistema auditivo mal desenvolvido e os olhos fechados. Apesar de terem plo, as crias recm-nascidas no conseguem regular a sua temperatura e precisam de se aconchegar me ou aos irmos para se manterem quentes. Depois do nascimento, as crias so atradas pelo odor e calor da me para mamarem. As crias comeam a vocalizar algumas horas depois do nascimento. Choram se estiverem com frio, se forem capturadas ou separadas da me. Durante as primeiras duas semanas: Os olhos da cria abrem-se e a sua viso desenvolve-se a qualquer momento, entre dois a 16 dias (dependendo do sexo, dos progenitores e da exposio luz). Comeam a movimentar-se volta do ninho, arrastando-se atravs de um andar lento, como se estivessem remando. As crias comeam tambm a brincar, antes de sequer conseguirem andar! Esse o incio do perodo de socializao da cria, que um perodo sensvel de desenvolvimento, em que esse aprende o que normal em termos de comportamento social e experincias. essa altura, as crias podem estabelecer laos com outros gatos, pessoas, ces e outras espcies. um perodo de aprendizagem muito importante, visto que essas primeiras experincias inuenciam o comportamento da cria ao longo da sua vida.

Cuidando de Ces e Gatos

54

SEO 2: Os ciclos de vida dos ces e gatos


2.2 2.1 Uma Uma vida vida de de gato co

Trs semanas: Nessa altura as crias comeam a andar, mas as suas tentativas so cambaleantes e descoordenadas. Os canais auditivos esto agora abertos e eles conseguem ouvir e responder s vocalizaes dos outros gatos. Nessa idade, as crias comeam a desenvolver uma preferncia por um local para a sua higiene e por um tipo de alimentao. Essa tendncia pode ser utilizada para trein-los a usar uma caixinha de dejetos. Quatro semanas: Agora as crias j so capazes de reconhecer as diferentes vocalizaes dos gatos e mostrar reaes diferentes. (p. ex.: afastarem-se perante o rosnar e aproximarem-se quando a me chama). a essa altura que a gata comea a trazer presas para o ninho para as crias e eles deixam de ser totalmente dependentes da amamentao. Sete semanas: Por volta das cinco semanas as crias comeam a correr e stima semana o movimento deles est j totalmente coordenado. O perodo de socializao termina mais ou menos nesse perodo e as crias comeam a mostrar-se receosas do desconhecido. As crias s se afastam mais do que um a dois metros da rea de segurana do seu ninho quando tm sete a oito semanas de idade. bom quando ousam se afastar um pouco mais e se deparam com algo novo para carem mais cautelosos caso encontrem alguma coisa perigosa. Se as crias no tiverem tido contato com pessoas antes das oito semanas de idade, elas tero mais diculdade em conviver com as pessoas. 12 semanas: A partir de 12 semanas, as crias j devem estar mais independentes. Se compararmos a um beb humano, as crias e lhotes amadurecem muito mais rapidamente. Se as crianas se desenvolvessem mesma velocidade que a deles, j seriam independentes aos trs anos de idade! 15 anos: Em termos de idade, um gato com 15 anos corresponde, mais ou menos, a uma pessoa de 73 anos. medida em que os gatos envelhecem, podem movimentar-se mais lentamente e ter diculdades em saltar ou escalar. Muitas vezes tm problemas dentrios e, como os ces, podem sofrer de senilidade relacionada com a idade.

Cuidando de Ces e Gatos

55

Ser um guardio responsvel de um animal de estimao

SEO 3

SEO 3: Ser um guardio responsvel de um animal de estimao


3.1 Todos os animais tm necessidades

Caixa de Descobertas 3.1 Capturado por extraterrestres!

Objetivos de aprendizagem para a Caixa de Descobertas 3.1


Saber que Todos os animais tm necessidades que devem ser satisfeitas para que eles possam viver saudveis. As necessidades so baseadas nas caractersticas bsicas dos seres vivos. Compreender que Os animais selvagens conseguem satisfazer as suas prprias necessidades, mas os animais que mantemos em cativeiro dependem de ns. Os humanos, tal como os animais, tm necessidades bsicas para viverem felizes e saudveis. Apresentar aptides para selecionar informao, identicar fatos da vida real e tomar decises informadas baseadas em fatos reais.

Resultados de aprendizagem para a Caixa de Descobertas 3.1


A maioria das crianas dever: Saber Quais so as nossas necessidades bsicas e ser capaz de descrever algumas delas. Compreender Porque que os animais tm necessidades. Ser capaz de Procurar informao em diferentes fontes e selecionar fatos para um determinado motivo. Formular e partilhar um ponto de vista bem embasado.

Informao
Vocabulrio utilizado em Fatos para a Caixa de Descobertas 3.1 Capturado, cativeiro, ambiente, liberdades, necessidades, reproduo, responsabilidades.

Cuidando de Ces e Gatos

57

SEO 3: Ser um guardio responsvel de um animal de estimao


3.1 Todos os animais tm necessidades
Voc est lendo um livro que tem muitas imagens. De repente, aparece uma luz brilhante. Voc abre os olhos e percebe que foi capturado por extraterrestres amigveis. Eles te levam para a casa deles. Parecem gostar de voc e querem cuidar de voc mas no sabem como. Gostam muito das imagens de seu livro e parecem compreend-las, mas te do coisas estranhas que voc nunca tinha visto antes. Como que voc vai sobreviver?

Fatos
Tudo no mundo pode ser dividido em trs grupos grupos: As coisas que vivem. As coisas que j estiveram vivas. As coisas que nunca viveram.

Pesquisa
Do que voc precisa para sobreviver e ser feliz? Pense em todas as coisas que voc tem na sua vida em casa. Pense em todas as coisas de que precisa para sobreviver e ser feliz.

As coisas vivas podem ser plantas ou animais. As plantas e os animais que vivem esto vivos porque fazem coisas especiais. Eles podem: Produzir energia nos seus corpos. Alimentar-se. Sentir mudanas no seu ambiente e reagir. Movimentar-se. Produzir dejetos. Reproduzir-se. Crescer e desenvolver-se. Os animais (como os seres humanos, os ces e gatos) e as plantas (como as rvores e a grama) fazem todas essas coisas para se manterem vivos e saudveis. Os animais como ces, gatos e os seres humanos tm as seguintes necessidades: Necessidade de comida e de movimentar-se. Necessidade de viver num ambiente adequado. Necessidade de ter noo daquilo que se passa no seu ambiente. Necessidade de se comportar de determinadas maneiras. Necessidade de escolher se querem viver com outros seres como eles ou sozinhos. Para sobreviver, os animais tm que ser livres para satisfazerem as suas necessidades. Os animais que vivem na natureza tm que ser livres para satisfazerem as suas prprias necessidades. Os animais mantidos em cativeiro dependem das pessoas para lhes dar o que necessitam. Se as necessidades dos animais no so satisfeitas, o seu bem-estar est ameaado e podem morrer.

Fatos
Pense sobre isso.

Deciso
Faa uma lista com todas as coisas que voc acha que precisa ou desenhe-as. No se esquea de incluir as coisas realmente importantes voc no sabe quanto tempo vai car com os extraterrestres!

Partilha
Partilhe a sua opinio com os outros. Explique o seu ponto de vista e preste ateno ao dos outros.

Avaliao
Reuna tudo aquilo que voc ouviu/viu. Mudou de opinio?

Cuidando de Ces e Gatos

58

SEO 3: Ser um guardio responsvel de um animal de estimao


3.1 Todos 3.2os As animais Cinco Liberdades tm necessidades
Tpico 3.2 Ah no, o gato tambm!

Objetivos de aprendizagem para o Tpico 3.2


Saber Que os animais tm necessidades bsicas e devem ser livres para satisfazer essas necessidades. Quais so as (seis) principais necessidades.

Compreender Que, apesar de todos os animais terem necessidades bsicas, cada espcie tem necessidades especiais. Que os animais em cativeiro dependem dos seres humanos para o seu bem-estar. As responsabilidades de ser um bom guardio para um animal de estimao. Aptides para Estabelecer comparaes entre as nossas necessidades e as dos animais. Selecionar e utilizar fatos para identicar as necessidades de um gato. As crianas desenvolvem atitudes de cuidado, preocupao e empatia.

Resultados de aprendizagem para o Tpico 3.2


A maioria das crianas dever: Saber que Os animais tm necessidades bsicas e ser capaz de descrev-las de forma simples. nossa responsabilidade garantir que os animais em cativeiro possam satisfazer as suas necessidades. Compreender que Temos que ser guardies responsveis de um animal de estimao durante toda a sua vida. Ser capaz de Utilizar informao para identicar corretamente algumas das necessidades bsicas de um gato. Comear a apresentar aptides de empatia.

Informao
Vocabulrio utilizado nas Caixas de Fatos e Informao do Tpico 3.2 Capturado, desconforto, ambiente, liberdades, necessidades, responsabilidades, sobreviver.

Cuidando de Ces e Gatos

59

SEO 3: Ser um guardio responsvel de um animal de estimao


3.1 Todos 3.2os As animais Cinco Liberdades tm necessidades
Informao para professores: Tpico 3.2 Ah no, o gato tambm!
Como esse tpico utiliza um cenrio apresentado na Caixa de Descobertas 3.1 e baseado nos Fatos a apresentados, aconselhvel que o professor comece a trabalhar com as crianas a partir do ponto 3.1. Se no, talvez queira descrever um cenrio lendo esse texto: Voc est lendo um livro que tem muitas imagens. De repente, aparece uma luz brilhante. Voc abre os olhos e percebe que foi capturado por extraterrestres amigveis. Eles te levam para a casa deles. Parecem gostar de voc e querem cuidar de voc mas no sabem como. Gostam muito das imagens de seu livro e parecem compreend-las, mas te do coisas estranhas que voc nunca tinha visto antes. Como que voc vai sobreviver? Como que voc vai sobreviver ? Para as atividades da Caixa de Descobertas 3.1 e do Tpico 3.2 consulte a informao adicional para professores abaixo.

Voc ouve um miau e v o seu gato. De repente, lembra que ele estava sentado no seu colo enquanto voc lia. De alguma forma, ele tambm tinha sido capturado pelos extraterrestres. Agora no s voc que tem que sobreviver, mas tambm o seu gato. E o seu gato depende de voc!

Cuidando de Ces e Gatos

60

SEO 3: Ser um guardio responsvel de um animal de estimao


3.1 Todos 3.2os As animais Cinco Liberdades tm necessidades

Fatos As necessidades dos animais e as Cinco Liberdades:


Todo animal tem necessidades. Uma necessidade algo que um animal tem que satisfazer para poder sobreviver e ter um bom bem-estar. Os nossos animais em casa necessitam: 1. Da quantia certa e do tipo certo de comida e gua para beber. 2. De se sentirem seguros, protegidos e no assustados. 3. De um local adequado para viver. 4. De que cuidem deles devidamente, especialmente se estiverem doentes. 5. De poderem se comportar naturalmente, mesmo que partilhem a mesma casa com voc. Eles podem gostar de viver com outros gatos ou sozinhos. Podem gostar de ter coisas com as quais brincar para no car montono. 6. De voc! Precisam que voc cuide deles durante a vida toda. O bem-estar deles sua responsabilidade. claro que tudo depende do tipo de animal. Um coelho e um co necessitam de comida, mas a comida do coelho diferente da comida do co. Alguns animais preferem viver sozinhos, outros com companhia. Voc tem que descobrir exatamente quais so as necessidades do seu animal. As suas necessidades so as coisas que voc tem que ter (como comida) e no somente alguma coisa da qual voc goste mas da qual no precise para sobreviver (por ex. um computador). As Cinco Liberdades servem de orientao sobre o que um animal necessita para ser feliz e saudvel durante toda a sua vida. As Cinco Liberdades para o bem-estar de todos os animais so: 1. Livre de fome e de sede. 2. Livre de medo e de angstia. 3. Livre de desconforto. 4. Livre de dor, leses e doenas. 5. Livre para se comportar naturalmente. Os animais mantidos na nossa casa no so livres para procurar a sua prpria comida ou gua ou encontrar o lugar certo para dormirem. Eles dependem das pessoas. Os guardios tm de ser responsveis pelo seu bem-estar.

Cuidando de Ces e Gatos

61

SEO 3: Ser um guardio responsvel de um animal de estimao


3.2 As Cinco Liberdades
Pesquisa
Pense em todas as coisas que o seu gato necessita. Pense na forma como voc cuida do seu gato. Do que ele gosta ou no. Como que voc pode ajudar para assegurar que ele esteja feliz e saudvel? Como voc no sabe quanto tempo vai car com os extraterrestres, voc precisa pensar nas coisas de que o seu gato necessita todos os dias ou uma vez por semana ou uma vez por ms ou uma vez por ano.

Fatos
Pense sobre isso.

Deciso
Voc tem que dizer aos extraterrestres quais so as necessidades do seu gato. Eles parecem gostar de imagens. Faa uma lista com todas as coisas das quais seu gato vai precisar e faa desenhos para mostrar todas essas coisas.

Partilha
Partilhe a sua opinio com os outros. Explique o seu ponto de vista e preste ateno no dos outros.

Avaliao
Avalie tudo aquilo que voc ouviu/viu. Mudou de opinio?

Informao adicional para professores: Tpicos1.4, 1.6 e Sees 2 e 3


Cuidando do seu co e gato As Cinco Liberdades Ser um guardio responsvel de um animal de estimao signica que voc tem que manter o seu animal de companhia (por ex. co ou gato) feliz e saudvel. Todos os animais tm necessidades que devem ser satisfeitas para manter o seu bem-estar. Apesar dessas necessidades poderem ser resumidas, os requisitos mais exatos iro variar de acordo com a espcie de animal e tambm, de alguma forma, conforme o seu temperamento, idade, etc. Os animais em cativeiro, inclusive os animais de companhia, dependem inteiramente dos seus guardios para satisfazer as suas necessidades.

Cuidando de Ces e Gatos

62

SEO 3: Ser um guardio responsvel de um animal de estimao


3.2 As Cinco Liberdades
Ao considerar nossas responsabilidades, um guia til pode ser as Cinco Liberdades. Essas cinco regras exigem que asseguremos que os animais estejam livres de fome e de sede, de medo e de angstias, de desconforto, de dor, de leses e de doenas e que tenham a liberdade de expressar comportamentos naturais. Essas regras podem ser aplicadas a todos os animais em todas as situaes. Os animais selvagens necessitam das mesmas liberdades para poderem ter um bom bem-estar e sobreviver. As Cinco Liberdades so utilizadas tambm por cientistas e organizaes de bem-estar animal, no mundo todo, para o cuidado de todo o tipo de animais e podem at mesmo ser utilizadas para os seres humanos. 1. Livre de fome, de subnutrio e de sede A fome pode ser uma sensao muito desconfortvel e caramos todos doentes e fracos se passssemos fome durante muito tempo. Por isso os animais tm que ser alimentados regularmente. Mas temos que ter certeza de que estamos dando de forma correta o tipo certo de alimentao aos nossos animais. Os ces precisam de uma dieta equilibrada de protenas e bras para se manterem saudveis. Uma dieta equilibrada de protenas, vitaminas e minerais necessria para ajudar a manter saudveis tanto os ossos, como os dentes, pele e plo. Os restos de comida no so sucientes para dar aos ces os nutrientes de que precisam. Ossos aados tambm podem ser perigosos para os ces, por isso, esses devem ser cuidadosamente removidos de sua comida. Os ces tambm precisam sempre de gua fresca numa vasilha limpa. Os ces adultos devem ser alimentados pelo menos duas vezes ao dia, enquanto que os lhotes e os ces jovens precisam de vrias pequenas refeies durante o dia. Os gatos necessitam de uma dieta altamente nutritiva. Necessitam de uma maior proporo de carne do que os ces e so conhecidos como carnvoros obrigatrios, o que signica que necessitam de comer carne para se manterem saudveis. Deve-se evitar dar ossos aados a um gato porque pode ser perigoso. Deve-se ter sempre disponvel gua fresca numa vasilha limpa. Os gatos adultos devem ser alimentados pelo menos duas vezes ao dia, enquanto que as crias e gatos jovens podem ter vrias refeies menores durante o dia. Os gatos no tm que ter fome para caar. A caa um instinto muito forte nos gatos, resultante de muitos milhes de anos de evoluo. 2. Livre de medo e de angstia Sentir medo ou angstia uma experincia desagradvel. Por isso, voc deve evitar situaes em que o seu co e gato possam sentir-se assim. Os animais precisam ter um lugar calmo e seguro para ir quando quiserem dormir ou apenas descansar; longe das pessoas, de outros animais e barulho. Ces e gatos devem ter um espao s pare eles, como uma cama ou casinha, onde possam estar sozinhos, se o desejarem. Nunca brigue com um co ou gato por seu mau comportamento, eles so seus amigos. Em vez disso, simplesmente ignore seu gato ou co se eles zerem alguma coisa que voc no queira. No olhe sequer para eles, porque eles podem entender a sua ateno como uma recompensa. Eles iro aprender rapidamente que esse comportamento especco causa aborrecimento e no iro repeti-lo. Ao invs disso, recompense o bom comportamento deles, dando-lhes coisas de que gostam, brincando com eles e dando-lhes muito amor e carinho. Tudo isso resultar no bom comportamento do animal.

Cuidando de Ces e Gatos

63

SEO 3: Ser um guardio responsvel de um animal de estimao


3.2 As Cinco Liberdades
Um exemplo de como treinar ces: Quando os ces latem muito e voc grita com eles para se calarem, voc est, na verdade, incentivando-os a ladrarem ainda mais por que, para eles, parece que voc est se juntando a eles! Se voc os ignorar quando eles latem, e acarinh-los quando esto calados, rapidamente eles iro aprender a no ladrar. 3. Livre de desconforto Ningum gosta de se sentir desconfortvel, nem o seu co ou gato. H muitas formas atravs das quais voc pode dar ao seu animal de estimao um lar confortvel. Deve ser-lhes dada uma cama confortvel e a sua rea de vivncia deve ser mantida limpa. Lave a cama regularmente. Recolha as fezes e coloque-as no lixo. Ao manter limpo o local onde um animal vive, voc est diminuindo a possibilidade de ele car infectado com parasitas, pulgas, carrapatos ou piolhos. Lembre-se de lavar as suas mos depois da limpeza. Os ces e os gatos precisam limpar os dentes diariamente, tal como ns. Verique os seus dentes e gengivas para ter a certeza que no est sendo formado trtaro. Se o seu co tiver acesso ao exterior, deve ter um abrigo para todas as condies climatricas. Como um guardio responsvel de um animal de estimao voc pode iniciar um programa de cuidados em casa. Para fazer isso, voc pode escovar o seu co regularmente e remover o plo solto , especialmente nas raas de plo comprido. Preste ateno ao peso correto do seu co. No d-lhe nem comida de mais nem de menos , visto que isso pode causar problemas de sade. Os gatos tambm devem ser escovados regularmente. Ao escov-lo, voc est habituando-o a ser tocado, diminuindo o risco de ns no plo e tendo uma oportunidade de vericar se h parasitas, ou seja, pulgas e carrapatos. Se o gato tiver acesso ao exterior, devem ser providenciados, tal como com o co, cama e abrigo. O programa de cuidados em casa tambm se aplica ao gato. Ir ajudar o seu gato a manter-se saudvel e aumentar o sentido de responsabilidade por sua guarda. 4. Livre de dor, de leses e de doenas. Os animais cam doentes como ns mas da mesma forma como conosco, muitas doenas podem ser evitadas. Os veterinrios so mdicos de animais e podem ajudar voc a manter o seu animal saudvel. Visite regularmente o seu mdico veterinrio local preferido para que ele examine, trate e vacine o seu animal de estimao. Nunca ignore nenhum problema, uma vez que o animal pode estar sofrendo. Pense em como voc se sentiria se estivesse doente e ningum se preocupasse em lhe ajudar. Vacinao: a. Tanto os animais como as pessoas devem ser vacinados. A vacinao uma forma de preveno contra doenas e reduz o risco de contgio para outros animais e pessoas. b. As vacinas devem ser administradas regularmente pelo seu mdico veterinrio. c. Zoonose o termo usado para descrever uma doena que transmitida de um animal para uma pessoa ou de uma pessoa para um animal. Alguns exemplos de zoonoses em gato e co so: raiva, leptospirose e doenas provocadas por endo e ectoparasitas (vermes). d. As infeces tambm podem ser transmitidas entre animais, alguns exemplos so: parvovirose, esgana (cinomose), pulgas, parasitas, gripe felina e o vrus da imunodecincia felina (AIDS felina).

Cuidando de Ces e Gatos

64

SEO 3: Ser um guardio responsvel de um animal de estimao


3.2 As Cinco Liberdades
Tratamento de endoparasitas: a. Um endoparasita um parasita que vive dentro do corpo de um hospedeiro, ou seja, o co ou o gato. b. Os endoparasitas incluem vermes como as lombrigas e a tenia. c. A desparasitao um tratamento usado para prevenir ou remover a presena de endoparasitas. d. O parasita pode afetar os rgos internos do corpo. Isso pode causar a perda de peso do animal, diarreias e a possibilidade de se tornar letrgico. e. Tanto os ces como os gatos devem ser desparasitados regularmente. Os tratamentos de desparasitao podem ser administrados sob diversas formas, ou seja, comprimidos, pasta, granulado ou injeo. f. Informe-se melhor sobre tratamentos de desparasitao numa clnica veterinria local. Tratamento para ectoparasitas: a. Um ectoparasita um parasita que vive na superfcie do corpo do hospedeiro. b. Os ectoparasitas incluem pulgas, carrapatos ou piolhos. c. Podem incomodar muito o hospedeiro, causando infeces da pele, dermatites e coceiras. d. O tratamento pode ser administrado ao seu animal de estimao quando for levado ao mdico veterinrio. Esterilizao e ovariohisterectomia: a. A esterilizao e a ovariohisterectomia so procedimentos realizados por um mdico veterinrio para impedir que os ces e os gatos, machos e fmeas se reproduzam. A maior parte das pessoas s quer um co ou gato, por isso faz sentido tomar precaues para evitar ninhadas indesejadas de lhotes. J existem demasiados ces e gatos e poucas boas casas para adotarem-nos. Um guardio responsvel de um animal de estimao deve pensar em esterilizar seus animais. b. Esterilizar os ces machos ir ajudar a reduzir a sua agressividade, diminuir o risco de contrair cncer e ajudar a prevenir fugas. c. Diminuir a populao de ces nas ruas vai ajudar a reduzir acidentes de trnsito e contgio de doenas para outros ces e seres humanos, como a raiva. d. Fazendo a ovariohisterectomia nas cadelas, reduz-se o risco de haver lhotes indesejados e diminui-se o risco de cncer, como tumores mamrios. Tambm se reduz o risco do desenvolvimento de pimetra, um problema potencialmente fatal. Trata-se de uma infeco no tero causada por uma formao de toxinas que podem entrar na corrente sangunea, sendo fatal para a cadela. e. A esterilizao precoce deve ser considerada; quanto mais cedo os ces ou as cadelas forem esterilizados, melhor. Comparando a esterilizao precoce com a esterilizao em idade mais tardia, os riscos na anestesia so menores, a cicatrizao no ps-operatrio mais rpida e h um menor risco de o animal mudar o seu comportamento.

Cuidando de Ces e Gatos

65

SEO 3: Ser um guardio responsvel de um animal de estimao


3.2 As Cinco Liberdades
5. Livre para exprestar o seu natural comportamento Os comportamentos naturais so coisas que voc gosta de fazer naturalmente. Por exemplo, as pessoas so muito sociveis e gostam da companhia de outras pessoas. Brincar com os seus amigos tambm um comportamento natural. Os ces e gatos tambm tm comportamentos naturais que gostam de praticar; poder ter esses comportamentos os tornam felizes. Os ces necessitam de exerccio fsico regular e muitos gostam de ser levados a passear uma a duas vezes por dia. H muitos ces que gostam de brincar. Os ces gostam muito de correr atrs de objetos, como bolas, e de apanh-las. Assegure-se de que a bola no demasiado pequena, pois pode car entalada na garganta do seu co. No atire paus para os ces, porque tambm podem car entalados na garganta do co. O ideal, e mais seguro, um pedao de tubo de plstico vazio (como um pedao cortado de uma mangueira). Um bom exerccio, para manter seu co entretido, brincar comele, o que diminui sua necessidade de latir e faz com que ele exercite sua inteligncia e que mais alerta. Um co no deve car preso o dia todo. Quando o seu co tiver que car preso, voc deve usar uma corda ou o comprido e deslizante para que ele tenha mais liberdade de movimento. O tamanho da casinha importante. Deve haver espao suciente para que o seu co possa se deitar, se esticar e se movimentar confortavelmente. Voc pode tornar a casinha do seu co mais confortvel, usando vrios brinquedos e objetos que ele possa morder de modo a incentivar brincadeiras e diminuir o tdio. A companhia, tanto de seres humanos quanto a de outros animais, muito importante para fazer seu co feliz. Os gatos tambm necessitam de expressar o seu comportamento natural. Aos gatos deve ser permitido o acesso ao exterior, onde podero por em prtica o seu comportamento natural, tal como vigiar o seu territrio e caar presas. Companhia vital para um gato. Apesar de os gatos serem menos exigentes do que os ces, uma palavra meiga e afagos servem para mostrar que voc se preocupa com eles.

Cuidando de Ces e Gatos

66

SEO 3: Ser um guardio responsvel de um animal de estimao


3.3 Antes de adquirir um animal de companhia
Informao 1 Antes de adquirir um co
1. Tomar conta de qualquer animal uma grande responsabilidade. A deciso de ter um co implica numa reexo cuidadosa por parte de toda a famlia. Foram mencionadas diferentes raas, mas os ces de raa mista tambm tm qualidades muito especiais e, muitas vezes, so mais saudveis que as raas puras. Se as pessoas decidirem ter um co, deveriam adot-lo de um abrigo ou atravs de uma organizao de proteo animal, em vez de comprar um num pet shop ou de um criador. Os futuros guardies devem estar cientes de que muitos lhotes podem ter vindo de criadouros chamados de fbricas de lhotes, onde um nmero enorme de ces criado e, muitas vezes, mantido em condies muito precrias. A cadela tem de reproduzir continuamente durante muitos anos. Os animais criados so, por vezes, mantidos em canis sem ter qualquer companhia humana. Quando as fmeas j no reproduzem mais (o termo para um conjunto de lhotes ninhada), geralmente so mortas, abandonadas ou vendidas a outra fbrica de lhotes. Os guardies que compram ces de uma fbrica de lhotes podem pensar que esto salvando um pobre lhote mas, na realidade, esto dando continuidade ao negcio de explorao de lhotes. Centenas de milhares de lhotes so criados todos os anos e muitos tm problemas comportamentais e/ou de sade. Esses criadores de ces esto mais interessados no dinheiro que resulta da venda dos lhotes do que no bem-estar deles. Ao comprar um lhote, verique sempre antes se o criador tem boa reputao e se os lhotes se encontram junto da me no local onde vivem. Melhor ainda, procure um abrigo ou uma entidade de proteo animal para adotar um co; esses animais precisam muito mais de voc! Na Seo 1, vimos algumas raas e descrevemos as caractersticas tpicas desses ces. Mas lembre-se todos os animais so seres individuais. Tal como todos os seres humanos so diferentes, todos os ces tambm so seres nicos!

2.

3.

4.

5.

6.

Cuidando de Ces e Gatos

67

SEO 3: Ser um guardio responsvel de um animal de estimao


3.3 3.1 Antes Todos de adquirir os animais um animal tm necessidades de companhia
Informao 2 Antes de adquirir um gato
1. Tomar conta de qualquer animal uma grande responsabilidade. A deciso de ter um gato implica numa reexo cuidadosa por parte de toda a famlia. Se voc j tiver um co ou outros animais de companhia, um gato novo pode nem sempre ser bem aceito pelos outros animais ou, em alguns casos, o gato pode ser dominante e agredir outros animais que existam na casa. Foram mencionadas diferentes raas com pedigree (na Seo 1), mas o plo curto comum (que pode ser considerada uma raa no selecionada ou o antecessor comum das raas com pedigree) tambm tem qualidades muito especiais muitas vezes, mais saudveis que as raas puras. Se as pessoas decidirem ter um gato, devem adotar um em vez de comprar de uma loja de animais ou um criador. Uma boa opo atravs de uma entidade de proteo animal. Normalmente, os gatos com pedigree so bastante caros enquanto os comuns so geralmente dados pelas pessoas. Por isso, usual que uma famlia tenha um gato comum sem ter sequer pensado com antecedncia nas responsabilidades. Porm, tanto um gato com pedigree como um gato comum requerem que as pessoas lhes dediquem a mesma quantidade de tempo, dffdinheiro (com comida, custos de veterinrio, etc.), conhecimento (de como cuidar devidamente deles) e compromisso (para toda a vida deles). Na Seo 1, vimos algumas raas e descrevemos as caractersticas tpicas desses gatos. Mas lembre-se todos os animais so seres individuais. Tal como todos os seres humanos so diferentes, todos os gatos tambm so seres nicos!

2.

3.

4.

5.

Cuidando de Ces e Gatos

68

SEO 3: Ser um guardio responsvel de um animal de estimao


3.4 Ser um guardio responsvel de um animal de estimao
Mantenha o seu animal de estimao feliz e saudvel. Lembre-se das Cinco Liberdades.

Certique-se de que o seu animal de estimao ande com algum tipo de identicao permanente (como um microchip ou uma tatuagem), bem como uma coleira com uma chapinha de identicao. Isso signica que, se o seu animal se perder, maior a possibilidade de ele ser retornado a voc, rapidamente e com segurana. Mantenha o seu animal de estimao seguro, protegido e supervisionado. Esterilize o seu animal de estimao.

A esterilizao uma operao efetuada por um mdico veterinrio, para impedir que o seu co ou gato produza mais lhotes. A operao segura, indolor e a recuperao rpida. Tambm pode trazer grandes benefcios a nvel de sade para o seu animal e pode torn-los mais meigos e com menos comportamentos indesejados. A esterilizao muito importante, porque, nesse momento, no h casas que cheguem para abrigar todos os animais de companhia que existem. Supe-se que mais de trs quartos de todos os ces e gatos no mundo estejam abandonados nas ruas. Muitas vezes os guardios so incapazes de tomar conta dos seus animais ou perdem interesse neles e os abandonam. Alguns dos motivos pelos quais os animais so abandonados so: Um animal de estimao tem lhotes que o guardio no quer. O animal tem comportamentos dos quais o guardio no gosta, como ladrar ou fazer as necessidades dentro de casa. O animal tem uma doena e o guardio no tem dinheiro para pagar o tratamento veterinrio ou no quer tomar conta de um animal doente. O animal pode ter uma doena de pele que torna o animal feio e o guardio tem medo de que seja contagioso. Um novo membro da famlia no gosta do animal ou nasce um beb, e o guardio ca preocupado com a segurana dele. Todos esses motivos para abandono deveriam ser considerados pelo guardio antes de adquirir um animal. Infelizmente, s vezes, as pessoas no param para pensar nas responsabilidades e situaes reais de se ter um animal, antes de decidirem ter um. Os animais abandonados contribuem para o aumento das populaes de ces e gatos nas ruas, expostos a condies horrveis. Sofrem de fome e sede, podem ser atropelados, envenenados ou maltratados e esto sujeitos a doenas como a raiva. Ao sermos guardies responsveis podemos ajudar a reduzir a populao de animais abandonados nas ruas.

Cuidando de Ces e Gatos

69

SEO 3: Ser um guardio responsvel de um animal de estimao


3.4 Ser um guardio responsvel de um animal de estimao
Informao adicional para professores: Atividades extra para a Seo 3
Caractersticas dos seres vivos, necessidades e as Cinco Liberdades: Existe claramente uma ligao direta entre essas trs reas, cada uma resultante da outra. A sua escolha de uma das reas onde centrar a ateno ir depender da idade e capacidade dos seus alunos. Por exemplo, as Caractersticas dos seres vivos (ou seja, respirao, nutrio, movimento, reproduo, etc.) podero encaixar-se em planos de aulas de Cincias, mas podem ser demasiado avanadas para idades inferiores. As Cinco Liberdades podem ser explicadas sob a perspectiva das necessidades: Os animais necessitam:  De gua e do tipo e quantidade corretos de alimentao.  De se sentir seguros e protegidos; no deveriam ter medo.  De se sentir confortveis num ambiente adequado.  De ser saudveis, livres de dor e ferimentos e de serem cuidados durante toda a sua vida.  De poderem ter um comportamento o mais natural possvel. Talvez seja til discutir os seguintes assuntos que resultaro disso: Considere esses pontos, relativamente aos diferentes animais que vivem em diferentes nveis de cativeiro em casa, por ex., um peixe num aqurio, um co ou um gato que goste de passear sozinho noite ou um pssaro numa gaiola. Como a vida de um peixe num aqurio e um pssaro preso numa gaiola. O que queremos dizer com confortvel? Considere esses pontos, relativamente a um animal que viva num jardim zoolgico. Um animal do zoolgico pode at ser bem alimentado, mas ser que vive num ambiente natural? Ser que algum animal do zoolgico pode comportar-se de forma natural? Considere esses aspectos, comparando com um animal selvagem. Ser que o ser humano deve intervir para ajudar a satisfazer as necessidades de animais selvagens? Os animais selvagens convivem diariamente com o medo (por ex. face aos predadores). Se natural no mundo selvagem, o que importa se formos ns a assust-los? Pense em passar das liberdades para as responsabilidades. O que incluiria numa lista de responsabilidades? Uma lista de checagem de bem-estar animal Ser um guardio responsvel de um animal de estimao implica em garantir o melhor padro possvel de bem-estar para os animais de companhia que decidimos integrar na nossa famlia. Abranger todos os aspectos da vida dos animais, desde os cuidados de incio de vida, passando pelos cuidados dirios at aos cuidados a mdio e longo prazo de toda a vida dos animais. Tomar conta de qualquer animal uma grande responsabilidade em termos de dinheiro, tempo, conhecimento e compromisso. Incentive as crianas a fazerem uma lista de checagem de bem-estar para um guardio responsvel. Um exemplo disso pode ser o seguinte:

Cuidando de Ces e Gatos

70

SEO 3: Ser um guardio responsvel de um animal de estimao


3.4 Ser um guardio responsvel de um animal de estimao
1. Voc pensou com cuidado sobre os custos e tempo envolvidos, antes de ter um animal de estimao? 2. Voc descobriu quais so as necessidades do seu animal de estimao (por ex. atravs de um especialista ou de um livro)? 3. Voc sabe onde encontrar o mdico veterinrio local? 4. Voc poder arcar com os custos de tratamento veterinrio? 5. Voc examina diariamente o seu animal para ver se apresenta sinais de doena? 6. Voc sabe o que dar de comer ao seu animal, em que quantidade e com que frequncia? 7. Voc se certica todos os dias de que o lugar onde o seu animal vive est limpo e arrumado? 8. Voc d ao seu animal espao suciente, conforto e a oportunidade de se exercitar? 9. Se voc se ausentar durante o dia, especialmente durante as frias, o seu animal receber os devidos cuidados? 10. Voc vai ser capaz de tomar conta do seu animal durante toda a sua vida? (adaptado do material criado pela The Royal Society for Prevention of Cruelty to Animals RSPCA: www.rspca.org.uk) Elabore uma cano ou um rap Escolha uma cano que seja familiar para as crianas, uma com uma sonoridade simples que eles conheam. Substitua as palavras por outras novas que descrevam as necessidades dos animais e o que temos que fazer para cuidar devidamente dos animais de companhia. Um rap dever conter palavras parecidas. No necessrio criar uma sonoridade, mas escolha um bom ritmo. Um dia na vida de um co abandonado Apresente os seguintes contextos: Um co ferido, prostrado na rua, sem qualquer tipo de ajuda. Um co/gato com falta de plo, resultantes da coceira causada por pulgas. Um co/gato magro, esfomeado e procura de alguma coisa para comer. Um gato ou co exposto ao mau tempo, ou seja, um dia de sol e muito quente, um dia muito frio ou um dia de muita chuva. Um animal na rua sendo maltratado por uma pessoa. Utilize esses contextos para estimular a discusso e explorar possveis solues. Lembre-se de que os animais que tm donos que os deixam soltos na rua sem superviso podem passar por essas situaes, da mesma maneira que os animais que no tm guardios. Uma atividade de correspondncia Pea s crianas para fazerem desenhos das coisas que um animal de companhia (como um co ou gato) precisa, por ex., uma escova, uma vasilha para comida, uma vasilha para gua, um brinquedo, uma cama, etc. Escreva as frases das Seis Necessidades ou das Cinco Liberdades, contidas na Caixa de Fatos acima, e pea s crianas para fazerem a correspondncia do desenho com a frase correta. Avaliao Voc pode utilizar a atividade de correspondncia acima como ferramenta de avaliao no nal do tpico.

Cuidando de Ces e Gatos

71

As caudas tambm falam

SEO 4

SEO 4: As caudas tambm falam


4.1 A comunicao canina e felina

Caixa de Descobertas 4.1 As aes dizem mais do que as palavras

Objetivos de aprendizagem para a Caixa de Descobertas 4.1


Saber que Como seres vivos, somos sensveis aos estmulos do ambiente que recebemos atravs dos nossos cinco sentidos. Comunicamos de formas variadas (por ex. comunicao verbal e no-verbal) e por motivos diversos (por ex. como forma de reagir a mudanas no nosso ambiente). Compreender Que a comunicao no-verbal muito ecaz. Como interpretar alguns sinais no-verbais. Apresentar aptides para selecionar informao, identicar fatos da vida real e tomar decises bem informadas baseadas em fatos reais.

Resultados de aprendizagem para a Caixa de Descobertas 4.1


A maioria das crianas dever: Saber Que podemos nos comunicar usando meios no-verbais. Compreender Um conjunto de sinais no-verbais. Ser capaz de Procurar informao em diferentes fontes e selecionar fatos para um determinado motivo. Apresentar um conjunto de sinais no-verbais (por ex. expresses faciais).

Informao
Vocabulrio utilizado nos Fatos da Caixa de Descobertas 4.1 Comportamento, comunicao, emoes, expresses faciais, organismos, sentido(s), sinais e smbolos, verbal e no-verbal.

Cuidando de Ces e Gatos

73

SEO 4: As caudas tambm falam


4.1 A comunicao canina e felina
Fatos
As plantas e os animais vivos (organismos) tm a capacidade de fazer coisas especiais, como ser capaz de sentir o que est volta deles no seu meio ambiente. Dependemos dos nossos cinco sentidos para nos apercebermos do que se passa nossa volta. Ouvimos sons com os nossos ouvidos, vemos coisas com os nossos olhos, etc. Voc sabe quais so os nossos outros trs sentidos? medida em que vamos nos apercebendo do que se passa nossa volta, comportamo-nos de determinada maneira. Podemos danar, se gostarmos da msica que estamos ouvindo. Uma parte importante do nosso comportamento ser capaz de compreender as mensagens das outras pessoas e enviar-lhes tambm certas mensagens; a isso que chamamos comunicao. Pense nas diferentes formas como nos comunicamos com as outras pessoas. A maioria dos animais se comunica com outros animais de alguma forma. Os seres humanos so bons em se comunicarem usando uma linguagem de sons. Aprendemos a falar e a utilizar a fala; isso chamado de comunicao verbal. No entanto, conseguimos comunicar de outras formas e isso especialmente importante para aquelas pessoas que possam ter problemas com algum dos seus sentidos. Uma pessoa surda pode no conseguir ouvir as pessoas falarem, por isso, procurar outros sinais uma forma de comunicao importante. Todos aprendemos a fazer sinais, como sorrir. Tambm temos que aprender o signicado desses sinais; normalmente, quando uma pessoa sorri quer dizer que ela est contente. Isso chamado de comunicao no-verbal.

Pesquisa
1. Que mensagem est sendo comunicada em cada um desses smbolos (sinais)?

2.

Olhe sua volta. Desenhe outros smbolos que voc v no seu meio ambiente.

Deciso
1. Tente escrever uma histria com o menor nmero possvel de palavras, utilizando sobretudo sinais e smbolos. Pergunte a um amigo se ele consegue compreender a sua histria. Pense nas suas emoes. Podemos estar zangados, felizes, tristes, assustados, admirados, confusos, etc. Podemos mostrar essas emoes utilizando expresses nos nossos rostos. Pratique uma expresso facial para cada uma dessas emoes ou outras que voc conseguir fazer. Teste-as com um amigo. Ele consegue perceber o que voc est tentando mostrar? Agora tenta conte uma histria por gestos, usando o seu corpo, as suas mos e as suas expresses faciais para comunicar.

2.

3.

Cuidando de Ces e Gatos

74

SEO 4: As caudas tambm falam


4.1 A comunicao canina e felina
Partilha
Uma denio de comunicao a seguinte: A comunicao um processo em duas direes. Uma pessoa passa uma mensagem a outra pessoa para que ela possa compreender essa mensagem e responder de alguma forma. Voc tem praticado alguns tipos de comunicao no-verbal com um amigo. Agora voc pode falar com ele (comunicao verbal) para saber at que ponto a sua comunicao no-verbal foi bem sucedida ou no, se foi difcil ou fcil.

Avaliao
Comunicar nem sempre fcil. s vezes no nos expressamos muito bem, s vezes no compreendemos qual a mensagem que algum est tentando nos transmitir. Temos que aprender a comunicar. Como foi com voc?

Informao adicional para professores: Atividades extras para a Tpico 4.1


Talvez seja necessrio alterar toda essa seo de acordo com os recursos locais, normas, diferenas regionais, etc. Tambm de acordo com a existncia ou no de crianas que tenham algum tipo de decincia sensorial. Todas as atividades devero ser inclusivas (onde todos possam participar de alguma forma) e levar em conta as necessidades individuais. O jogo dos murmrios Experimente o jogo simples de passar uma mensagem murmurada. As crianas podem pensar que a comunicao verbal sempre a melhor. Pode ser para aqueles que so capazes de falar, falar bem, ouvir, ouvir bem, lembrar-se, etc. Esse jogo consiste em transmitir pessoa no.1 uma mensagem simples, que contenha fatos simples, tais como: Ontem, o grande gato preto saltou para a cadeira vermelha. A Pessoa no.1 murmura a mensagem Pessoa no.2, a Pessoa no.2 Pessoa no.3, etc. A mensagem s pode ser dita uma vez por cada pessoa e o receptor no pode fazer perguntas sobre a mensagem. Todos tm que passar a mensagem tal e qual como a ouvem. A ltima pessoa repete a mensagem para todas as pessoas. Somos bons transmissores e bons receptores (ouvintes)? Linguagem gestual Apresente s crianas uma forma de linguagem gestual (que envolva gestos de mos e dedos) que seja apropriada no seu pas. Talvez as crianas possam aprender os sinais bsicos como ol, adeus, por favor, obrigado e, se possvel, o seu nome. Linguagem corporal Discuta com as crianas as ideias bsicas da linguagem corporal humana. Por exemplo, olhar para as pessoas e estabelecer contato visual pode demonstrar conana, mas olhar demais (encarar), pode ser considerada uma atitude de confronto. Sentar-se com as pernas e os braos cruzados pode demonstrar uma atitude defensiva, enquanto que estar de p, casualmente, com as mos nos bolsos pode indicar uma abordagem calma mas tambm uma atitude negativa e desleixada, dependendo das circunstncias.

Cuidando de Ces e Gatos

75

SEO 4: As caudas tambm falam


4.2 Compreendendo a linguagem corporal canina

Tpico 4.2 Compreendendo a linguagem corporal canina


(ver tambm Tpico 4.3 Compreendendo a linguagem corporal de um gato)

Objetivos de aprendizagem para o Tpico 4.2 (e 4.3)


Saber Que, como seres sencientes, os ces e gatos tm uma srie de emoes/ sentimentos. Que os ces e gatos se comunicam, utilizando uma variedade de sinais corporais. Que h formas apropriadas para os seres humanos reagirem a tipos de comportamento dos ces e gatos. Compreender O porqu de os ces e gatos demonstrarem certos tipos de comportamento. Aptides para Reconhecer que os ces e gatos se comunicam atravs dos seus sinais comportamentais. Selecionar e utilizar fatos para identicar o comportamento dos ces/gatos e saber ter reaes adequadas. As crianas desenvolvem atitudes de cuidado, preocupao e empatia.

Resultados de aprendizagem para o Tpico 4.2 (e 4.3)


A maioria das crianas dever: Saber Que os ces/gatos demonstram algumas das suas emoes/sentimentos atravs de sinais de comportamento. Como saber comportar-se quando captam esses sinais. Compreender que Os ces/gatos tm emoes/sentimentos, tal como ns tambm temos emoes/ sentimentos. Ser capaz de Utilizar informao para identicar corretamente alguns sinais de comportamento e ter respostas apropriadas. Comear a apresentar aptides de empatia.

Informao
Vocabulrio utilizado nas Caixas de Fatos e Informao do Tpico 4.2 Comportamento, linguagem corporal, emoes, reaes, sinais.

Cuidando de Ces e Gatos

76

SEO 4: As caudas tambm falam


4.2 Compreendendo a linguagem corporal canina
Informao para professores: Tpico 4.2 (e 4.3) Deciso
Fotocopie, recorte e embaralhe cada uma das ilustraes, as armaes em comportamento canino / comportamento felino e as caixas Eu devo. As crianas iro fazer uso desse material como atividade de correspondncia na seo Deciso. Utilize a caixa de Informao Adicional para permitir a correspondncia correta entre a ilustrao, comportamento canino e felino e a reao Eu devo, depois das tentativas dos alunos.

Pesquisa
Pense nos ces que voc conhece. Como que eles se comportam? Que tipo de coisas eles fazem? Que linguagem corporal voc pode observar? Pergunte s outras crianas na escola se j observaram alguns tipos especcos de linguagem corporal de um co. Alguma vez tiveram medo de um co? O que que o co fez e qual foi a reao deles?

Fatos
Olhe atentamente para as ilustraes mais frente. Leia todas as frases.

Deciso
O que voc acha que os ces esto tentando comunicar? O que voc acha que eles esto sentindo? O que voc deve fazer se vir um co comportar-se dessa maneira? Analise uma ilustrao de cada vez. Observe atentamente a linguagem corporal do co e tente decidir o que o co est sentindo e o que o co est tentando comunicar. Escolha a frase do grupo Comportamento Canino que melhor descreva essa imagem. Coloque-a junto da imagem. Em seguida, adicione frases do grupo Eu deveria sobre aquilo que voc acha que deveria fazer. Pode escolher mais do que uma frase desse grupo.

Partilha
Compare os seus resultados com os dos seus colegas. Justique suas escolhas e preste ateno s justicativas das outras pessoas.

Avaliao
Talvez voc queira mudar de opinio e alterar as frases atribudas s imagens. No nal o(a) seu(sua) professor(a) ir voltar a cada imagem e cada frase com vocs.

Cuidando de Ces e Gatos

77

SEO 4: As caudas tambm falam


4.2 Compreendendo a linguagem corporal canina

COMPORTAMENTO CANINO

1. V embora e deixe-me em paz

5. Quero brincar

2. Estou curioso

6. aqui que eu moro

3. Estou com calor

7. Isso meu

4. No me machuque

Cuidando de Ces e Gatos

78

SEO 4: As caudas tambm falam


4.2 Compreendendo a linguagem corporal canina

EU DEVERIA
Fazer pouco barulho Brincar com o co

Fazer muito barulho

Ignorar o co

Ficar quieto

Tirar a comida do co

Fugir

No tirar a comida do co

Mexer-me devagarinho

Falar baixinho com o co

No fugir

No incomodar o co

Castigar o co

Gritar para o co

Elogiar o co

Aproximar-me do co

Dar gua ao co e arranjar-lhe uma sombra

Cuidando de Ces e Gatos

79

SEO 4: As caudas tambm falam


4.2 Compreendendo a linguagem corporal canina

Cuidando de Ces e Gatos

80

SEO 4: As caudas tambm falam


4.2 Compreendendo a linguagem corporal canina

Cuidando de Ces e Gatos

81

SEO 4: As caudas tambm falam


4.2 Compreendendo a linguagem corporal canina

Cuidando de Ces e Gatos

82

SEO 4: As caudas tambm falam


4.2 Compreendendo a linguagem corporal canina

Cuidando de Ces e Gatos

83

SEO 4: As caudas tambm falam


4.2 Compreendendo 4.1 A comunicao a linguagem caninacorporal e felina canina

Tpico 4.2 Informao adicional para professores: 1. V embora e deixe-me em paz


O co apresenta uma postura corporal intimidante, com a boca aberta e os lbios puxados para trs, mostrando os dentes nos dois lados do focinho. As orelhas esto encostadas na cabea e a cauda est enada entre as patas traseiras. Como devo reagir? Esse co pode tornar-se muito agressivo se voc se aproximar. Voc deve car bem quieto e parado e, em seguida, afastar-se muito lentamente do co que tem esse aspecto. No se vire de costas nem fuja, porque assim voc estaria incentivando o co a correr atrs de voc e mord-lo.

2. Estou curioso
O co tem uma postura conante, talvez esteja cheirando um objeto com as orelhas apontadas para a frente e a cauda levantada. Os ces tm um olfato muito melhor do que o das pessoas e cheiram as coisas que lhes despertam intersse. Visto que no tm mos, os ces (especialmente os lhotes) tambm exploram as coisas nas quais esto interessados usando a boca. Os lhotes tambm necessitam morder coisas quando seus dentes comeam a nascer. Como devo reagir? Se o seu lhote ri coisas, voc no deve castig-lo mas, sim, dar-lhe coisas que voc no se importa de ver rodas e elogi-lo quando ele pegar esses objetos. Se um co se interessar por alguma coisa que voc esteja segurando, e saltar para tentar peg-la, esconda esse objeto atrs das suas costas ou ento vire de costas para o co e cruze os braos para escond-lo, at que o co pare de pular.

Cuidando de Ces e Gatos

84

SEO 4: As caudas tambm falam


4.2 Compreendendo a linguagem corporal canina

Tpico 4.2 Informao adicional para professores: 3. Tenho calor


Os ces no conseguem suar pelo corpo como ns (exceto atravs das almofadas das suas patas), quando temos calor. Por isso, eles arfam quando sentem muito calor, para ajudar a refrescar. A boca ca aberta, a lngua pode car pendurada e eles podem salivar. Como devo reagir? Quando o co tem esse aspecto, voc deve dar-lhe gua para beber e arranjar-lhe uma sombra para ele se deitar. Os ces com plo muito denso necessitam particularmente de um local fresco para descansar. Quando sentem muito calor, os ces podem no querer ser perturbados, por isso, voc no deve incomodar os ces quando esto descansando ou dormindo.

4. No me machuque
Os ces se comunicam uns com os outros atravs da linguagem corporal. Para poderem viver num grupo social sem recorrerem agresso por causa de recursos, os ces so capazes de indicar a sua submisso e, assim, no representar qualquer ameaa a um outro indivduo. Essa linguagem corporal de submisso mostra que o co no tem vontade de atacar. Os ces rolam sobre as costas ou rolam para um dos lados, com as patas levantadas. As orelhas cam encostadas na cabea e a cauda enada no meio das patas, a barriga e a garganta expostas, a cabea ligeiramente virada para fora, os olhos virados para baixo, a boca fechada e os dentes (armas) tapados. Como devo reagir? Os ces que mostram essa linguagem corporal esto assustados e acham que voc quer lhes fazer mal. Se voc se aproximar mais ou tentar tocar neles, os ces podem car ainda mais assustados, tornar-se defensivos e morder. Por isso, o melhor voc se afastar um pouco e falar com eles num tom de voz baixo e amigavel.

Cuidando de Ces e Gatos

85

SEO 4: As caudas tambm falam


4.2 Compreendendo a linguagem corporal canina

Tpico 4.2 Informao adicional para professores: 5. Quero brincar


Os ces apresentam sinais como essa postura em arco para mostrar a outro co que s esto brincando e incentivar outros a entrar na brincadeira! Como devo reagir? Quando um co se curva dessa maneira sua frente, voc pode brincar com ele. Mas se o co car muito empolgado, saltar e puxar as suas roupas ou tentar morder importante que voc lhe ensine que essa no uma forma engraada de se brincar. Para fazer isso, no preciso gritar ou bater nele, basta parar de brincar, car muito quieto e ignor-lo. Se voc gritar ou rir quando um co estiver demasiado excitado, ele pode pensar que voc est se divertindo e continuar a brincar com voc de forma bruta. Quando o co se acalmar voc pode recomear a brincar com ele, com mais calma.

6. aqui que eu moro


Assim como a sinalizao visual e a linguagem corporal, os ces tambm usam o odor para se comunicarem. A urina do co contm, no seu cheiro, a sua identidade pessoal. Um co ir urinar em volta da rea onde vive para que os outros ces saibam que aquele o territrio dele. Outros ces podem passar e reagir, marcando o mesmo lugar. Como devo reagir? No castigue o seu co por demarcar o territrio deles, pois esse um comportamento normal de um co. Ensine o seu co a no urinar dentro de casa, dando-lhe oportunidade de passear fora de casa e elogiando-o sempre que ele urinar no exterior. Ignore o co se ele urinar dentro de casa.

Cuidando de Ces e Gatos

86

SEO 4: As caudas tambm falam


4.2 Compreendendo a linguagem corporal canina

Tpico 4.2 Informao adicional para professores: 7. Isso meu


Quando se d comida a uma ninhada de lhotes, todos tm de conseguir comer. Os mais nervosos necessitam de mostrar claramente aos outros mais conantes que tambm querem comer um bocadinho! Por isso, um lhote que normalmente cede a comida a outros pode rosnar quando a comida chegar, para mostrar que j no est disposto a ceder como habitual. Em outras palavras, normal que um lhotes rosne para os outros na hora de comer, e muito natural que ele faa o mesmo com as pessoas, se achar que vo tirar sua comida. Como devo reagir? Quando os ces indicarem esse comportamento, no se aproxime deles. No tire a comida de perto deles, nem brigue com eles, porque isso pode torn-los mais defensivos em relao sua comida e eles podem at mesmo morder! Quando o lhote tiver acabado de chegar em sua casa, ponha a comida na vasilha com sua mo. Dessa forma, voc pode ensinar ao lhote que voc no vai tirar a sua comida para que ele no sinta a necessidade de tomar conta dela.

Cuidando de Ces e Gatos

87

SEO 4: As caudas tambm falam


4.3 Compreendendo a linguagem corporal felina

Tpico 4.3 Compreendendo a linguagem corporal felina

Informao para professores: Tpico 4.3


O Tpico 4.3 refere-se a gatos, o 4.2 refere-se a ces. Os objetivos e resultados da aprendizagem, o vocabulrio e a informao so comuns aos dois tpicos. Consulte o Tpico 4.2.

Informao para professores: Tpico 4.3 Deciso


Fotocopie, recorte e embaralhe cada uma das ilustraes, as armaes das caixas comportamento felino e Eu devo. As crianas iro fazer uso desse material como atividade de correspondncia na seo Deciso. Utilize a caixa de Informao Adicional, mais frente, para permitir a correspondncia correta entre a ilustrao, o comportamento felino e a reao Eu devo, depois das tentativas dos alunos.

Cuidando de Ces e Gatos

88

SEO 4: As caudas tambm falam


4.3 Compreendendo a linguagem corporal felina

Pesquisa
Pense nos gatos que voc conhece. Como que eles se comportam? Que tipo de coisas eles fazem? Que linguagem corporal voc pode observar? Pergunte s outras crianas na escola se elas j observaram alguns tipos particulares de linguagem corporal felina. Alguma vez tiveram medo de um gato? O que que o gato fez e qual foi a reao delas?

Fatos
Olhe atentamente para as ilustraes mais frente. Leia todas as frases.

Deciso
O que acha que os gatos esto tentendo comunicar? O que acha que eles esto sentindo? O que voc deve fazer se vir um gato comportar-se dessa maneira? Analise uma ilustrao de cada vez. Observe atentamente a linguagem corporal do gato e tente decidir o que o gato est sentindo e o que est tentando comunicar. Escolha a frase do grupo Comportamento felino que melhor descreve essa imagem. Coloque-a junto da imagem. Em seguida, adicione frases do grupo Eu devo sobre aquilo que voc acha que deve fazer. Pode escolher mais de uma frase desse grupo.

Partilha
Compare os seus resultados com os dos seus colegas. Justique as suas escolhas e preste ateno s justicativas das outras pessoas.

Avaliao
Talvez voce queira mudar de opinio e alterar as frases atribudas s imagens. No m, o(a) seu(sua) professor(a) ir voltar a cada imagem e frase com vocs.

Cuidando de Ces e Gatos

89

SEO 4: As caudas tambm falam


4.3 Compreendendo a linguagem corporal felina

COMPORTAMENTO FELINO

1. V embora e deixe-me em paz

4. Estou contente em lhe ver

2. Estou curioso

5. Estou preocupado

3. Quero brincar

6. aqui que eu moro

Cuidando de Ces e Gatos

90

SEO 4: As caudas tambm falam


4.3 Compreendendo a linguagem corporal felina

EU DEVO
Aproximar-me do gato Brincar de forma bruta com o gato Brincar com o gato, mas parar se ele comear a arranhar ou a morder

Afastar-me do gato

Deixar o gato em paz (se for seguro) Acariciar gentilmente o plo do gato Brincar com o gato, independentemente do que ele faa

Gritar com o gato

Castigar o gato

Deixar o gato arranhar o que ele quiser

Nunca brincar com o gato

Dar ao gato um arranhador

Cuidando de Ces e Gatos

91

SEO 4: As caudas tambm falam


4.3 Compreendendo a linguagem corporal felina

Cuidando de Ces e Gatos

92

SEO 4: As caudas tambm falam


4.3 Compreendendo a linguagem corporal felina

Cuidando de Ces e Gatos

93

SEO 4: As caudas tambm falam


4.3 Compreendendo a linguagem corporal felina

Cuidando de Ces e Gatos

94

SEO 4: As caudas tambm falam


4.3 Compreendendo a linguagem corporal felina

Informao adicional para professores: Tpico 4.3 1. Vai embora e deixe-me em paz
Esse um gato agressivo, muito assustado e pronto para atacar! Os dentes esto mostra, as orelhas esto baixas e as pupilas dos olhos esto dilatadas (muito grandes). Como devo reagir? Esse gato pode arranhar ou morder se voc se aproximar mais. Em vez disso, se afaste devagarinho do gato.

2. Estou curioso
Tal como os ces, os gatos tm um olfato muito melhor que o das pessoas e utilizam o odor para comunicar com os outros do seu grupo e com outros desconhecidos volta do seu territrio. Ao cheirar um objeto novo o gato saber se outro gato deixou uma marca nele. O gato car provavelmente com as orelhas e a cauda apontadas para cima. Como devo reagir? Os gatos so muito curiosos e deve ser-lhes permitido explorar e cheirar qualquer novo objeto ou lugar. Deixe o gato em paz, a no ser que ele esteja em perigo.

Cuidando de Ces e Gatos

95

SEO 4: As caudas tambm falam


4.3 Compreendendo a linguagem corporal felina

Informao adicional para professores: Tpico 4.3 3. Quero brincar


Os gatos comeam a brincar antes mesmo de conseguirem andar. Brincam para estabelecer laos sociais uns com os outros, para praticar tcnicas de caa e aperfeioar as suas capacidades atlticas. Os gatos usam as suas patas para golpear um objeto no qual estejam interessados. muito divertido brincar com gatos ou lhotes de gatos mas importante que eles aprendam que voc no vai achar divertido se eles te morderem ou arranharem. Como devo reagir? Se um gato te arranhar ou morder quando estiver brincando, voc deve parar de brincar e recomear apenas se ele brincar sem morder ou arranhar. Dessa forma, o gato sabe que deve brincar com cuidado e sem utilizar as garras ou os dentes. Quando brincar com um gato melhor utilizar um brinquedo no qual o gato possa focar a sua ateno e no nas suas mos ou ps. muito fcil fazer um brinquedo para um gato usando apenas materiais simples como papel ou tecido o gato brinca com quase qualquer coisa que se mover de uma forma empolgante!

4. Estou contente em lhe ver


Os gatos cumprimentam os outros membros do seu grupo social esfregando neles o odor de suas caras. provvel que a cauda esteja virada para cima. Se o seu gato se esfrega nas suas pernas quer dizer que est lhe dando boas-vindas! Como devo reagir? Voc pode acariciar suavemente a cabea do gato, as orelhas e ao longo do corpo dele.

Cuidando de Ces e Gatos

96

SEO 4: As caudas tambm falam


4.3 Compreendendo a linguagem corporal felina

Informao adicional para professores: Tpico 4.3 5. Estou preocupado


Quando um gato est assustado, provavelmente car com a cauda para baixo, as costas arqueadas, as pupilas dilatadas*, o plo das costas eriado, as orelhas para baixo e preparado para fugir. Poder fugir ou esconder-se. Se for capturado ou impossibilitado de fugir, vai arranhar e morder se voc continuar a se aproximar dele. Algumas vezes, quando os gatos esto feridos, eles ronronam no quer dizer que estejam contentes tome muito cuidado ao tocar num gato ferido. A pupila, o espao preto no centro do olho, pode car maior (dilatada) ou menor. Como devo reagir? No se aproxime de gatos que estejam se escondendo em algum lugar, porque eles podem sentir a necessidade de se defender. Quando um gato faz isso, deixe-o em paz e espere que ele saia do esconderijo quando ele bem entender. Tenha muito cuidado ao tocar em gatos feridos.

6. aqui que eu moro


Tal como os ces, os gatos utilizam o odor para identicar o local onde vivem e mostrar o que acham de determinados locais. Os gatos podem borrifar urina onde no se sentem particularmente seguros, para se lembrarem disso quando estiverem nessa rea. Tambm podem esfregar sua cara em objetos familiares na partes seguras de seu territrio, para deixar seu cheiro e se lembrarem de que so locais bons para relaxarem. Como devo reagir? Deixe seu gato utilizar essa forma de identicao de reas de segurana e de reas de perigo volta de seu territrio, pois isso far com que ele se sinta mais seguro. Se voc gritar com seu gato, por ter borrifado urina, o gato pode car mais nervoso e borrifar ainda mais! Se um gato arranhar alguma coisa que no voc no quer ver arranhada, cubra esse objeto e ponha no lugar alguma coisa que voc no se importe que seja arranhada.

Cuidando de Ces e Gatos

97

SEO 4: As caudas tambm falam


4.4 Comportamento seguro frente a ces e gatos

Tpico 4.4 Comportamento seguro frente a ces e gatos

Informaes para os professores utilizarem com crianas pequenas


O Tpico 4.3 refere-se a gatos, o 4.2 refere-se a ces. Os objetivos e resultados da aprendizagem, o vocabulrio e a informao so comuns aos dois tpicos. Consulte o Tpico 4.2 Informao para o professor para o Tpico 4.3 Deciso Os Tpicos 4.2. e 4.3 referidos anteriormente abordam o desenvolvimento e a compreenso do comportamento dos ces e gatos (respectivamente). Focam, particularmente, a forma como as pessoas devem reagir a diferentes comportamentos, para que se mantenham seguras e possam manter o bem-estar do animal. No entanto, como bem sabemos, as crianas podem ter tido uma experincia assustadora com um animal ou a simples meno a esse assunto pode causar ansiedade. Por esse motivo, voc pode querer fazer uma abordagem alternativa, enquanto tenta atingir os objetivos e resultados de aprendizagem dos tpicos 4.2 e 4.3. A informao seguinte pode ser utilizada como parte de uma atividade de perguntas e respostas, de uma discusso de turma ou de grupo ou mesmo como base de uma histria para contar. No entanto, em vez de apenas apresentar respostas para os contextos, pense em como pode utiliz-las para dar continuidade ao desenvolvimento das aptides de tomada de decises das crianas. Os ces e os gatos tm coisas de que gostam e de que no gostam, tal como ns. necessrio sabermos do que os ces e gatos gostam e o que pode assust-los ou amea-los. Tambm precisamos aprender a compreender sinais que vemos no comportamento deles.

Cuidando de Ces e Gatos

98

SEO 4: As caudas tambm falam


4.4 Comportamento seguro frente a ces e gatos

Imagine como voc se sentiria se:

Um co iria:

Algum tentasse tirar sua comida.

Rosnar e sentir-se ameaado se voc tentasse tirar a comida dele. Ele ia querer proteger a comida dele. Deixe os ces comerem em paz. O barulho tambm uma ameaa para os ces. Se voc tentar tirar a comida de um co, ele car muito nervoso e poder morder os seus dedos. Se um co tentar tirar sua comida, melhor voc jogar a comida no cho e afastar-se lentamente.

2 3 4

Houvesse muito barulho ou distrbios quando voc estivesse tentando comer.

Ficar muito nervoso e poder morder os seus dedos. Se, pelo contrrio, o co tentar tirar a sua comida melhor voc jogar a comida no cho e afastar-se lentamente. Mais uma vez, o co tentar proteger aquilo que ele pensa ser dele. Se o co estiver roendo alguma coisa potencialmente perigosa, voc pode tentar distra-lo com um brinquedo mais seguro e lev-lo para outro lugar.

Voc estivesse brincando com o seu brinquedo favorito e algum tentasse tir-lo.

Voc estivesse quase adormecendo e algum entrasse no seu quarto fazendo muito barulho.

Sentir-se assustado e no gostar.

Algum desse abraos muito apertados em voc e mexesse muito no seu cabelo.

No iria gostar de abraos muito apertados ou que voc segurasse a boca com fora ou que o forasse a deitar-se de costas. Apesar de voc gostar muito do seu co e querer brincar, o co pode no querer.

Cuidando de Ces e Gatos

99

SEO 4: As caudas tambm falam


4.4 Comportamento seguro frente a ces e gatos

Imagine como voc se sentiria se:

Um co iria:

6 7 8

Algum gritasse muito alto com voc e tambm te batesse.

Iria sentir-se ameaado e no iria gostar. O co no compreende todas as palavras que voc diz e pode atacar.

Algum te provocasse.

Iria sentir-se incomodado, assustado e poderia atacar, rosnar e ladrar.

Um estranho se aproximasse de voc.

Iria sentir-se inseguro, assustado e ameaado. Quando voc no conhece o co, nem sabe do que ele gosta/ no gosta, deixe-o em paz e afaste-se lentamente.

Um estranho tentasse mexer no seu cabelo ou dar palmadinhas na sua cabea.

Iria sentir-se inseguro, assustado e ameaado. Se o co estiver sozinho e voc no souber o que ele est sentindo, melhor deix-lo em paz e afastar-se lentamente. Mas se o co estiver com uma pessoa, voc pode perguntar se o co gosta que lhe toquem, antes de voc faz-lo.

Cuidando de Ces e Gatos

100

SEO 4: As caudas tambm falam


4.4 Comportamento seguro frente a ces e gatos

Imagine como voc se sentiria se:

Um co iria:

10

Algum te olhasse xamente.

Provavelmente sentir-se ameaado e dar um sinal para voc se afastar, como ladrar ou rosnar. Voc deveria se afastar devagarinho. No corra, porque o co poderia correr atrs de voc.

11

Os grandalhes fossem maus para voc.

Ficar assustado, sentir-se ameaado e talvez se tornasse agressivo. Se um co correr na sua direo, latindo ou rosnando, voc deve se manter calmo e car quieto. No deve gritar nem agitar-se muito, porque isso pe o co mais nervoso. No olhe para o co. Mantenha-se sossegado mesmo que o co venha cheir-lo. No toque no co e mantenha seus braos e mos bem junto a seu corpo. O co ir perceber que voc desistiu e ir embora. S ento voc pode ir embora, devagarinho, sem correr, para que o co no corra atrs de voc.

Em muitas situaes, os ces e gatos sentem o mesmo que ns. Lembre-se que, apesar de eles poderem ser treinados para obedecer a certas palavras de comando (como Senta!), gostarem de palavras meigas e calmas e no gostarem de gritos, eles no compreendem o que ns dizemos. Eles no entendem a nossa linguagem, por isso, temos que nos comportar de forma que eles possam entender, e tentar reconhecer o comportamento deles e o porqu de eles se comportarem desse modo.

Cuidando de Ces e Gatos

101

SEO 4: As caudas tambm falam


4.5 Comportamento seguro ao encontrar um outro co

Tpico 4.5 Comportamento seguro ao encontrar um outro co


Sugesto: Seria melhor se as crianas tivessem trabalhado primeiro o Tpico 4.2, antes de experimentar esse.

Objetivos de aprendizagem para o Tpico 4.5


Saber

Que h formas seguras de os seres humanos reagirem a certos tipos de comportamento dos ces.

Compreender Que os ces so animais sencientes e tm uma srie de emoes/sentimentos, apresentados em comportamentos que podemos considerar assustadores. Aptides para Saber que reao devemos mostrar quando confrontados com determinados comportamentos dos ces. Selecionar e utilizar fatos para identicar o comportamento dos ces e saber ter reaes adequadas. As crianas desenvolvem atitudes de cuidado, preocupao e empatia.

Resultados de aprendizagem para o Tpico 4.5


A maioria das crianas dever: Saber Como se comportar quando identicar esses sinais. Compreender que Os ces tm emoes/sentimentos, tal como ns temos emoes/sentimentos. Ser capaz de Utilizar informao para distinguir entre reaes adequadas e inadequadas. Comear a apresentar aptides de empatia.

Informao
Vocabulrio utilizado nas Caixas de Fatos e Informao do Tpico 4.5 Comportamento, reaes, contexto, sinais, ameaa.

Cuidando de Ces e Gatos

102

SEO 4: As caudas tambm falam


4.5 Comportamento seguro ao encontrar um outro co

Pesquisa
Pergunte a outras crianas se alguma vez se assustaram com um co. O que aconteceu? O que o co fez? O que a criana fez? O que a criana sentiu?

Fatos
Voc tem sua disposio quatro contextos. Olhe com ateno para as imagens de cada contexto. Mostram um co e uma criana. A criana pode estar assustada ou nervosa, mas h uma maneira correta de se comportar, para preservar sua segurana. Cada contexto descreve trs formas diferentes de reao da criana. Leia com ateno cada uma.

Deciso
Para cada contexto voc deve decidir que tipo de reao a criana deveria ter perante o comportamento do co. Para cada contexto, escolha uma resposta que achar ser a forma correta e mais segura de comportamento.

Partilha
Discuta as suas escolhas com os seus colegas. Explique porque que voc escolheu e preste ateno nos motivos das outras pessoas.

Avaliao
H uma forma correta e uma forma errada de comportamento para cada contexto. O (a) seu(sua) professor(a) vai discutir cada resposta correta com voc. Quando voc souber qual a maneira mais correta de se comportar quando encontrar um novo co, voc no se sentir to assustado, mas sim mais conante. Voc ser capaz de ajudar outras crianas a reagirem da melhor maneira.

Cuidando de Ces e Gatos

103

SEO 4: As caudas tambm falam


4.5 Comportamento seguro ao encontrar um outro co

Fatos

Contexto 1:
Voc est correndo ou brincando e vem um co correndo na sua direo.
Voc deve

Parar de brincar, car muito quieto e no berrar nem gritar? Continuar a brincar, afugentar o co e gritar com ele? Permanecer quieto e berrar com o co ou gritar. Dar pontaps no co se ele se aproximar de voc?

Voc deve deixar o co cheir-lo, mas no tente tocar nele. Recomece a brincar s quando o co for embora.

Contexto 2:
Voc est andando de bicicleta e um co comea a persegui-lo. Voc deve Parar de andar de bicicleta e permanecer quieto? Andar ainda mais rpido de bicicleta na esperana de que o co no o alcance? Parar de andar de bicicleta e tentar apaziguar o co, fazendo-lhe festinhas? Voc deve deixar o co cheir-lo mas no tente tocar nele. Quando o co se afastar, empurre devagarinho a bicicleta, at que voc esteja longe do co.

Cuidando de Ces e Gatos

104

SEO 4: As caudas tambm falam


4.5 Comportamento seguro ao encontrar um outro co

Fatos

Contexto 3:
Um co pula em voc. Voc deve Tentar dar as costas para o co e permanecer quieto? Comear a fugir, berrar com o co e dar pontaps nele para ele se afastar ? Permanecer quieto e afastar, berrando e gritando? Voc no deve berrar nem gritar, porque o co vai car ainda mais nervoso.

Contexto 4:
Um co est latindo para voc. Voc deve Olhar para o cho e afastar-se lentamente do co? Correr para o co, gritando-lhe para que pare de fazer barulho? Comear a fugir, gritando e berrando? Voc no deve aproximar-se de um co que est latindo, porque provavelmente ele est dizendo para voc se afastar.

Cuidando de Ces e Gatos

105

SEO 4: As caudas tambm falam


4.5 Comportamento seguro ao encontrar um outro co
Informao adicional para professores: Tpico 4.5
Em cada um dos contextos, a melhor reao e a mais segura a primeira opo. Discuta com as crianas porque essa a melhor reao, utilizando a informao do Tpico 4.2 e as orientaes abaixo.

O que voc nunca deve fazer!

Olhar xamente para o co


olhar diretamente para os olhos de um co, visto por ele como uma ameaa e pode fazer com que ele tente morder voc.

Gritar
se voc zer isso, o co vai car ainda mais nervoso e barulhento.

Cuidando de Ces e Gatos

106

SEO 4: As caudas tambm falam


4.5 Comportamento seguro ao encontrar um outro co
Informao adicional para professores: Tpico 4.5
Em cada um dos contextos, a melhor reao e a mais segura a primeira opo. Discuta com as crianas porque essa a melhor reao, utilizando a informao do Tpico 4.2 e as orientaes abaixo.

O que voc nunca deve fazer!


Fugir a maior parte das pessoas mordida quando se vira de costas e foge, porque isso encoraja o co a perseguir as pessoas e morderr.

Dar pontaps no co... isso vai fazer com que o co pule em voc e morda o seu p ou a sua perna.

Lembre-se que, mesmo quando os ces abanam a cauda no quer dizer que estejam felizes! Isso pode signicar simplesmente que esto querendo chamar a ateno para eles e seja o que for que estejam sentindo no momento por exemplo, ces que querem mostrar que esto defendendo uma casa podem abanar a cauda para que voc perceba que eles no querem que voc se aproxime demais.

Cuidando de Ces e Gatos

107

Apndice e referncias

Cuidando de Ces e Gatos


Apndice de sade e higiene
Sade e higiene
Esse ndice oferece informao bsica sobre sade e higiene para aqueles que se relacionam com animais. Estabelece uma ligao entre os cuidados relativos aos ces e gatos, os problemas relacionados com o bem-estar e a sade e segurana desses animais e das pessoas. crianas que vo levar os ces para passear, elas sejam capazes de mant-los sob controle. Os ces aprendem a gostar da guia porque ela signica passeio. Quando for adequado, pode-se usar uma guia extensvel. Normalmente os gatos no gostam de ser levados a passear com coleira e guia e, geralmente, exercitamse sucientemente sem a nossa ajuda. No entanto, o guardio dever arranjar meios para isso! Os gatos podem ser incentivados a se exercitar atravs de brincadeiras, por ex., arrastar um cordo pelo cho frente do gato.

1. Nutrio
Os ces, gatos e seres humanos necessitam de dietas equilibradas, com a qualidade e quantidade corretas para que as suas necessidades metablicas sejam satisfeitas. A subnutrio e os problemas de obesidade causam problemas de sade, mais cedo ou mais tarde. Os animais e as pessoas comem coisas que no lhes fazem bem. Apesar das refeies ligeiras serem apreciadas, no so propriamente nutritivas nem saudveis. Os guardios podem estar causando problemas nutricionais a seus animais, apesar de pensarem que esto agindo corretamente. Dar aos animais comida demais ou dar comida apropriada s para seres humanos so erros comuns. Por exemplo, o chocolate feito para consumo humano pode tornarse txico para os ces. Os animais devem sempre ter acesso a gua limpa e fresca. Os animais devem ter as suas prprias vasilhas para comida e gua. As vasilhas devem ser limpas regularmente e restos de comida e de gua retirados.

3. Fazer as necessidades
Os ces precisam ser levados a passear fora de casa vrias vezes por dia, para poderem urinar e defecar. Os guardios/pessoas que levam a passear devem apanhar as fezes dos seus ces com sacos de plstico, ou folhas de jornal e depois jogarem-nos fora em lixeiras na rua ou quando voltarem para casa. Normalmente, quando os gatos esto fora de casa, escavam o solo para enterrar as suas fezes, apesar de poder ser um transtorno para vizinhos que tenham jardins onde isso possa acontecer! O equipamento domstico para gatos deve incluir as bandejas especiais que podem ser forradas com jornal. Elas devem ser esvaziadas regularmente e bem lavadas. Uma precauo bvia lavar bem as mos depois de se proceder limpeza das necessidades dos animais.

2. Exerccio
Exerccio apropriado fora do espao domstico bom para a sade fsica e mental dos ces e dos seus guardios. Um passeio habitual com o seu co (ou o do vizinho) num parque local ou num espao verde, d-lhe a possibilidade de ter acesso a ar fresco e contato com um espao mais amplo. D-lhe tambm a possibilidade de conhecer outros ces e experimentar sons, imagens e odores diferentes. Manter o co fora de casa, num jardim com cerca ou quintal no suciente, pois eles precisam de estmulo adicional para permanecerem mentalmente equilibrados. Para o guardio tambm relaxante e estimulante passear com o seu co! O co dever ter uma coleira e uma chapinha de identicao e estar preso pela guia para no perturbar as outras pessoas ou animais silvestres mas, no entanto, devem poder chegar perto de outras pessoas ou ces que estejam a passeando por ali. Deve-se estar atento para que, se forem

4. Limpeza
Depois de fazer carinho ou brincar com um co ou gato deve-se lavar sempre as mos. A lavagem das mos deve ser feita com sabo e gua quente e especialmente antes de comer ou preparar comida. Os ces e os gatos gostam de estar limpos e para isso lambem frequentemente o seu plo. Os gatos esto particularmente bem adaptados para isso, com as suas lnguas speras que vo varrendo a sujeira. Normalmente no precisam tomar banho. De fato, eles no gostam muito de gua a no ser para beber. Os ces podem gostar de nadar mas, mesmo assim, precisam de um banho de vez em quando. Os ces, principalmente, gostam de lamber as mos, a face e as orelhas das pessoas. Se isso acontecer, a pessoa deve lavar bem essas reas, porque a saliva pode conter elementos patognicos (organismos causadores de doenas, como as bactrias).

Cuidando de Ces e Gatos

109

Cuidando de Ces e Gatos


ndice de sade e higiene
5. Cuidados veterinrios
Tal como precisamos ir ao mdico, tambm os ces e gatos precisam ir aos veterinrios. Um mdico veterinrio vai ajudar o animal a permanecer saudvel para que o guardio e o animal possam gozar uma vida mais longa juntos. especialmente importante que os ces e os gatos sejam vacinados contra zoonoses aquelas doenas que podem ser transmitidas do animal para o ser humano e vice-versa. Raiva A raiva uma doena causada por um vrus que pode infectar a maior parte dos mamferos, inclusive as pessoas. Quase sempre fatal, se no for tratada rapidamente, por exemplo, logo aps a mordida de um animal infectado. Os ces e gatos devem ser vacinados contra a raiva. Muitos ces e gatos nas ruas no so vacinados, atravs de programas governamentais, por isso, podem ser uma fonte de infeco. Assim que uma pessoa for mordida ou arranhada por um animal estranho, obrigatrio que se dirija a um mdico. Se o animal que mordeu puder ser capturado com segurana, pode ser feito o teste da raiva, para que o mdico possa decidir se necessrio aplicar um tratamento ps-exposio pessoa. Se no for possvel recolher o animal e se sabe que existem casos de raiva naquela rea do ataque, a pessoa deve receber tratamento o mais rpido possvel para que seja ecaz. Muitas vezes, os ministrios de sade nacionais colaboram com a Organizao Mundial de Sade (OMS) para a preveno e conteno da raiva e promoo de programas de vacinao. Parasitas internos Tanto os ces como os gatos podem ser infestados por parasitas internos, tais como as lombrigas e a tnia, alojados nos intestinos. Esses parasitas produzem ovos que muitas vezes so liberados e espalhados pelo contato com as fezes de animais, cando algumas vezes presos no plo do animal (da a importncia de se lavar muito bem as mos). Os animais de estimao e as pessoas podem facilmente ser tratados contra tais parasitas e recomenda-se uma desparasitao regular dos ces e gatos. Toxoplasmose uma doena provocada pelo protozorio microscpico toxoplasma. A maioria das pessoas j deve ter tido contato com esse agente (por ter tocado ou comido carne crua ou mal cozida ou atravs do contato com as fezes do gato) e imune a futuras infeces. Apesar de haver inmeros mitos volta dessa doena e dos seus perigos para mulheres grvidas, a verdade que essas (que no saibam se so imunes) no devem limpar a bandeja de necessidades de um gato ou ter contato com as fezes de um gato, durante a gravidez, e devem ter muito cuidado ao comerem carne. A doena poder causar problemas graves ao beb ainda por nascer. Ovariohisterectomia e esterilizao Em muitos pases, j existe um nmero enorme de ces e gatos e um nmero insuciente de guardios responsveis, e muitos animais vivendo nas ruas. Os animais nas ruas tm uma vida muito difcil e o seu bem-estar est comprometido, alm de apresentarem problemas e perigos para a sociedade. por isso que muitas organizaes de bem-estar animal, juntamente com os governos locais, tentam controlar as populaes de ces e gatos, atravs de programas de captura, esterilizao, vacinao e retorno. Esses animais conseguem formar uma sociedade fechada, de tamanho estvel, normalmente impedindo outros animais nas ruas de se juntarem ao grupo, vivem durante mais tempo e so mais saudveis.

Cuidando de Ces e Gatos

110

Cuidando de Ces e Gatos


Referncias e agradecimentos
Cuidando de Animais Manual para professores. (1996) Council of Agriculture R.O.C., Life Conservationist Association, WSPA. Instituto de Educao Humanitria www.iihed.org/main/about2.html Website da Mind Friendly Learning www.cheshire.gov.uk/parentpartnership/ downloads/dl_incl_mearning.htm The Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals (RSPCA) www.rspca.org.uk Declarao do Rio sobre Animais nas Escolas da IAHAIO www.iahaio.org/html/rio_declaration.htm Organizao Mundial de Sade www.who.int/en

Agradecimentos
Nossos agradecimentos a David Coggan (Humanebeing Consultancy) pela valiosa contribuio na elaborao desse recurso. Tambm agradecemos a toda a equipe e consultores da WSPA que contriburam com o seu tempo e conhecimento para a concluso desse recurso. A Colin Seddon gostaramos de agradecer o fato de nos ter concedido imagens de ces e gatos. Gostaramos tambm de agradecer a Dan Butcher pelas 21 ilustraes presentes nesse recurso. Fotograa do gato egpcio fornecida pela Getty Images. Fotograa da cadela prenhe fornecida pela RSPCA. Fotograa da gata prenhe fornecida pela Nature Picture Library. Fotograa das crianas na sala de aula pela issockphoto. Ilustraes vetoriais de ces pela issockphoto. Fotograas do lhote, do co mais velho e do gato, do co com roupa, e do quadro branco, fornecidas pela issock. Designer: Mary Gabriel: www.marygabriel.com

Websites
Animals in Schools Scottish SPCA Policy www.sspcaeducation.org/gti/gti_4.html Animals in Schools New South Wales Department of Education and Training (Australia) www.schools.nsw.edu.au/animalsinschools/ index.htm State of Alaska Department of Environmental Conservation www.kpbsd.k12.ak.us/departments/instructional_ services/animals.pdf Alguns exemplos de websites sobre terapia assistida por animais: Intermountain Therapy Animals www.therapyanimals.org/home.php Therapy, Guide, Hearing, and Assistance Animals www.catanddoghelp.com/servani/index.php Animals Assisted Therapy Australia Inc. www.therapydogs.org.au

Cuidando de Ces e Gatos

111

Вам также может понравиться