Вы находитесь на странице: 1из 6

BIOSSORO UTILIZANDO MACRFITAS AQUTICAS

Por NOME DO ALUNO Nome do curso

Universidade trimestre

1. INTRODUO

Dentre os setores industriais, a indstria txtil considerada uma das mais poluidoras, devido ao elevado volume e variao de composio de seus efluentes. Alguns dos principais componentes dos efluentes txteis so os corantes. A remoo destes corantes de efluentes ambientalmente importante, pois, so considerados altamente txicos para a vida aqutica, afetando processos simbiticos, reduzindo a capacidade de reoxigenao da gua, dificultando a passagem de luz solar e, consequentemente, reduzindo a atividade fotossinttica. Diversos mtodos convencionais tm sido utilizados no tratamento de efluentes contaminados com corantes, dentre eles citam-se a coagulao, precipitao, filtrao, ozonizao, processos oxidativos avanados e

eletrofloculao. Dentre essas tcnicas a biossoro se destaca por ser eficaz na remoo de corante. A biossoro definida como a remoo de espcies, compostos e particulados metlicos de uma soluo por material biolgico (biossorvente). Dentre os diversos materiais utilizados como biomassa na biossoro, as macrfitas tm se destacado pela boa capacidade de remoo de poluentes e pela abundncia, pois considerada a principal planta daninha aqutica em diversas partes do mundo (9-11). A biomassa de Salviniaa Sp. (Figura 1) pode remover eficientemente corantes em meio aquoso. A Egeria densa (elodea brasileira) (Figura 2) uma macrfita aqutica, submersa, enraizada, nativa da Amrica do Sul.

Figura 1: Imagem da Salviniaa Sp.

Figura 2: Imagem da Egeria densa

Fonte: Google imagens

No processo de adsoro (biossoro) existem dois componentes, a saber: (i) adsorvatos: componentes que se unem a superfcie e (ii) adsorvantes: superfcie que recebe o adsorvato. Logo os adsorvatos saem do meio que o contem para a superfcie. A Figura 1 mostra uma apresentao esquemtica do fenmeno de adsoro.

Figura 3: Modelo representativo de como ocorre o fenmeno de adsoro. Fonte: Google Imagens

Uma das caractersticas mais importantes de um adsorvente a quantidade de substncia que possa acumular ou possa ser retirada da superfcie do mesmo. Uma maneira comum de descrever essa acumulao expressar a quantidade de substncia adsorvida por quantidade de adsorvente em funo da concentrao de adsorvato em soluo. Uma expresso desse tipo denominada de isoterma de adsoro, e as caractersticas das principais isotermas sero descritas a seguir. A isoterma representa a quantidade de soluto adsorvido na superfcie, em concentrao de equilbrio do soluto. Para se construir uma isoterma necessrio colocar o adsorvente e adsorvato em contato, sendo que a soluo deve apresentar diferentes concentraes e usando temperatura constate durante o tempo em que os materiais estiverem em contato. O comportamento grfico da isoterma pode fornecer informaes sobre como o processo de adsoro ocorre. Esse trabalho teve por objetivo a contemplao do ensino e pesquisa por meio do conhecimento e apresentao de artigos cientficos sobre o tema Biossoro Utilizando Macrfitas Aquticas.

2. ARTIGOS

2.1 Utilizao da Macrfita Egeria Densa na Biossoro do Corante Reativo 5G

O Artigo foi publicado em dezembro de 2011 pelos autores: Mdenes, A.N; Espinosa, F.R; Alfen, V.L; Colombo, A; Borba,C.E. O objetivo desse trabalho foi avaliao do potencial de biossoro da biomassa da macrfita aqutica Egeria Densa na remoo do corante reativo azul 5G presente em efluentes de indstrias txteis. O teste cintico e de equilbrio foram realizados em sistema batelada sob agitao constante, com pH e temperatura controlados. Os resultados obtidos na cintica de biossoro demonstram uma rpida remoo do corante reativo azul 5G, com tempo de equilbrio em torno de 120 minutos e taxa de remoo de aproximadamente 95 %. O potencial de remoo de corante reativo azul 5G pela macrfita Egeria densa aumenta com o decrscimo do pH, apresentando remoo aproximada de 87%, utilizando-se pH 1. O modelo de pseudo-segunda ordem de Ho, foi o que melhor se ajustou aos dados experimentais, com coeficiente de ajuste 0,9997, qeq igual a 4,932 mg g-1 e K2 igual a 0,031 g mg-1 min-1. De acordo com o coeficiente de correlao, verifica-se que o modelo de isoterma de Langmuir foi o que se ajustou melhor aos dados de equilbrio seguido pelo modelo de Temkin e Freundlich, apresentando capacidade mxima de biossoro de 29,12 mg g -1 e razo entre as taxas de soro e dessoro de 0,13 L g-1. Foi constatado que o controle do pH importante no processo de adsoro do corante reativo 5G. Conclui-se que a macrfita Egeria densa possui grande potencial de remoo de corante reativo 5G presente em efluentes txteis industriais.

2.2 Cintica de Adsoro do Corante Reativo Azul 5G utilizando soluo aquosa contendo Biomassa de Macrfita Aqutica Seca: Efeito do pH, da temperatura e do pr-tratamento.

O trabalho foi publicado em maio 2012, pelos autores Fagundes-Klen, M. R; Cervelin, P. C; Veit, M. T; Gonalvez, G. da C; Bergamasco, R e Silva, F. V. Nesse trabalho a macrfita Salvinia sp., in natura, pr-tratado com NaOH e H3PO4, foi usado como biossorvente de corante reativo 5G. O teste cintico e de equilbrio foram realizados em sistema batelada sob agitao constante, com pH e temperatura controlados. O equilbrio foi encontrado em cerca de 48 horas. O espectro obtido aps o tratamento qumico da biomassa mostrou que o pr-tratamento afeta os grupos funcionais da superfcie da macrfita Salvini sp., influenciando assim a capacidade de remoo do corante reativo 5G. O pH timo para remoo do corante ocorreu em pH 1,0. A maior remoo do corante foi observada na temperatura mais elevada, cerca de 333 K, com remoo de 98,35% do corante. Comparando os resultados da biomassa in natura, pr-tratada com NaOH e com H3PO4, a maior capacidade de biossoro entre as biomassas estudadas foi apresentada pelo pr-tratamento da biomassa de NaOH, com 92,78% de remoo de corante a 303 K, isso mostra que a biossoro do corante pode ocorrer praticamente a temperatura ambiente. Para a remoo do corante reativo azul 5G utilizando a biomassa da macrfita Salvinia sp., o modelo de pseudo-segunda ordem foi aquele que melhor se adequou as dados experimentais para biomassa in natura, bem como para biomassa alcalina, enquanto que o modelo de pseudo-primeira ordem foi o que melhor se adequou para tratamento cido da biomassa. Podese concluir que a biomassa de Salvinia sp. um material de baixo custo, disponvel em diversas regies e pode ser utilizado como um biossorvente alternativo para remoo do corante comercial azul 5G a partir de solues aquosas.

3. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

GUARATINI, C. C. I.; ZANONI, M. V. B. Corantes Txteis. Rev. Qumica Nova. n. 23, p. 71-78, 2000.

MANENTI, D. R.; et al. Otimizao do processo foto-Fenton utilizando irradiao artificial na degradao do efluente txtil sinttico. Rev. Engevista. v. 12, n. 1, p. 22 a 32, jun. 2010.

MDENES, A. N.; et al. Utilizao da Macrfita Egeria densa na Biosoro do Corante Reativo 5g. Rev. Engevista, v. 13, n. 3. p. 160-166, dez. 2011. PICCIN, J. S.; et al. Adsorption of FD&C Red n. 40 by chitosan: Isotherms analysis. Journal of Food Engineering. v. 95, n. 1, p. 16-20, nov. 2009, SRINIVASAN, A.; VIRARAGHAVAN, T. Decolorization of dye wastewaters by biosorbents: a review. Journal Environ Manage. v. 91, n. 10. jun. 2010. LETTERMAN, R.D. Water quality and treatment: a handbook of community water supplies. 5 ed. New York: McGraw-Hill: American Water Works Association, 1999. v 1. TAGLIAFERRO, G. V.; et al. Adsoro de Chumbo, Cdmio e Prata em xido de Nibio (v) Hidratado Preparado pelo Mtodo da Precipitao em Soluo Homognea. Rev Qumica Nova., v. 34, n. 1, p. 101-105. out. 2010.

Вам также может понравиться