Вы находитесь на странице: 1из 10

Princpios Nestl de Gesto Empresarial

Os princpios abaixo so vlidos para a operao brasileira da empresa e devem ser adotados por todos os seus colaboradores. Traduzidos para mais de 40 idiomas, os Princpios Nestl de Gesto Empresarial orientam os colaboradores para que atuem conforme os Valores e a Misso da Companhia. Considerando a legislao e os aspectos culturais e religiosos de cada pas onde opera, a Nestl expressa nos Princpios seu compromisso com:

A criao de valor sustentvel em longo prazo para consumidores, acionistas, colaboradores, parceiros comerciais e sistemas econmicos; A gerao de lucros, de forma que preserve o apoio dos acionistas e dos mercados financeiros e financie os investimentos; A ateno aos interesses dos consumidores, razo de sua existncia; O entendimento de que a legislao a defesa mais eficaz da conduta responsvel; A seleo, o treinamento e o desenvolvimento permanente de seus profissionais; O respeito a todas as leis aplicveis nos pases onde est representada.

Esses compromissos permeiam os diversos temas sobre os quais a Nestl mantm expressos seus padres unificados de procedimentos: Legislao Local e Recomendaes Internacionais; Comunicao com os Consumidores; Sade e Nutrio Infantis; Direitos Humanos; Recursos Humanos e o Ambiente de Trabalho; Trabalho Infantil; Parceiros Comerciais; Proteo Ambiental; Poltica Nestl de guas e Matrias-Primas Agrcolas.

Os fundamentos Nestl para Sustentabilidade e Criao de Valor Compartilhado


Por ser uma empresa baseada em princpios, a Nestl fundamenta todas as suas aes e negcios nos Princpios de Gesto Empresarial, objeto deste documento. A observao destes princpios e das polticas relativas a cada um em particular dever imperativo, no negocivel, de todos os colaboradores, e objeto de monitoramento e auditorias peridicas. Conforme ilustra a figura abaixo, cumprir os Princpios Nestl de Gesto Empresarial o fundamento do compromisso que a Nestl assume de ser ambientalmente sustentvel e de criar valor compartilhado. Criar Valor Compartilhado o procedimento bsico da Nestl enquanto companhia de negcios. Isso significa que, para criar valor de longo prazo para os acionistas, necessrio criar valor para a sociedade. No entanto, para sermos ambientalmente sustentveis e criar valor compartilhado para os acionistas e para a sociedade, preciso, tambm, praticar os princpios internos de Gesto Empresarial. Ao mesmo tempo, Criar Valor Compartilhado vai alm do cumprimento de leis e das premissas da Sustentabilidade. Qualquer negcio com viso de longo prazo e princpios slidos de atuao capaz de criar, em todas as suas atividades, valor para os acionistas e para a sociedade. Isso se d, por exemplo, no tocante a novos postos de trabalho, impostos adicionais destinados a servios pblicos e contribuio para o desenvolvimento econmico em geral.

Entretanto, Criar Valor Compartilhado representa ainda um passo adiante. Nesse conceito, a companhia identifica conscientemente reas de foco de suas atividades, que permitam: a) trabalhar concomitantemente interesses dos acionistas e da sociedade e b) criar e compartilhar valor, otimizando resultados para ambas as partes. Consequentemente , a companhia investe recursos, tanto de talento como de capital, nas reas de maior potencial para a criao de valor e busca ao cooperativa com parceiros relevantes na sociedade. Na Nestl, analisamos nossa cadeia de valor e determinamos que as reas de maior potencial para compartilhar valor com a sociedade so Nutrio, gua e Desenvolvimento Rural. So atividades crticas da nossa estratgia de negcios e vitais ao bem-estar das pessoas nos pases em que a Nestl est presente. Buscamos ativamente compromissos e parcerias com rgos externos capazes de otimizar o impacto positivo sobre essas reas que constituem nosso foco. Contudo, a Criao de Valor Compartilhado no filantropia. Trata-se de elevar nossas principais atividades e parcerias em benefcio coletivo dos consumidores das comunidades nas quais localizam-se nossas unidades. Ao fazer isso, a Nestl mantm uma viso bastante ampla para o desenvolvimento de negcios e tambm acolhe o dilogo com parceiros externos comprometidos a agir em consonncia aos princpios estabelecidos. Isso inclui autoridades governamentais e regulatrias, organizaes intergovernamentais, organizaes no governamentais, entidades acadmicas e profissionais, e comunidades locais. (ilustrao tringulo base Compromisso/meio Sustentabilidade/pice Criao de Valor Compartilhado)

Os dez princpios das operaes de negcios


Consumidores 1 - Nutrio, Sade e Bem-estar Nosso principal objetivo melhorar a qualidade de vida do consumidor a cada dia, em todos os lugares, pela oferta de opes de alimentos e bebidas mais saborosos e saudveis, bem como encorajar um estilo de vida mais saudvel. Expressamos isso com nossa proposta de Good Food, Good Life. 2 Garantia de qualidade e segurana do produto Em qualquer parte do mundo, o nome Nestl representa uma promessa ao consumidor de que o produto seguro e produzido segundo os mais altos padres. 3 - Comunicao com o consumidor Nos comprometemos a realizar uma comunicao responsvel e confivel, que confere ao consumidor o direito de escolher com base em informao recebida, e que promove dietas mais saudveis. Respeitamos a privacidade do consumidor. Direitos Humanos e prticas trabalhistas 4 - Direitos Humanos nas atividades profissionais da Nestl Apoiamos plenamente os princpios norteadores do Pacto Global das Naes Unidas no que tange a direitos humanos e trabalhistas, e temos por objetivo proporcionar um exemplo de boas prticas de direitos humanos e conduta laboral em todas as nossas atividades corporativas. Nossos colaboradores 5 - Liderana e responsabilidade individual O nosso sucesso est vinculado aos nossos colaboradores. Prevalece em nosso ambiente de trabalho um tratamento mtuo de respeito e dignidade. Esperamos que todos promovam a responsabilidade pessoal nessa atuao. Selecionamos pessoas competentes e motivadas que respeitem nossos valores e oferecemos oportunidades iguais para o desenvolvimento e o progresso de todos os colaboradores, protegendo sua privacidade. No toleramos qualquer forma de assdio ou discriminao. 6 - Segurana e sade no trabalho Assumimos o compromisso de prevenir acidentes, injuries e doenas decorrentes das condies de trabalho, bem como de proteger os colaboradores, parceiros de negcios e outros envolvidos na cadeia de valor. Fornecedores e clientes 7 - Relacionamento com fornecedores e clientes nossa prtica solicitar de todos os fornecedores, representantes, terceiros e seus funcionrios, a demonstrao de honestidade, integridade e lealdade, bem como a adeso aos nossos princpios no negociveis de conduta. Da mesma forma, assumimos esse compromisso perante nossos clientes. 8 Agricultura e desenvolvimento rural Contribumos para melhorias na produo agrcola, na condio social e econmica dos produtores e das comunidades rurais, bem como dos sistemas de produo, adequando-os para torn-los mais sustentveis no que tange ao aspecto ambiental.

Ambiente 9 Sustentabilidade ambiental Estamos comprometidos a buscar prticas corporativas sustentveis do ponto de vista ambiental. Em todos os estgios do ciclo de vida do produto, procuramos utilizar eficientemente os recursos naturais, favorecer o uso de recursos renovveis por sistemas de gesto sustentvel, tendo por meta o desperdcio zero. 10 gua Comprometemo-nos a utilizar os recursos hdricos de modo sustentvel e sob um gerenciamento continuamente aperfeioado. Reconhecemos que o mundo enfrenta um desafio crescente com relao gua e que a gesto responsvel dos recursos hdricos mundiais por todos aqueles que os utilizam uma necessidade absoluta. Descrio detalhada e links para os princpios empresariais Nestl Consumidores 1 Nutrio, Sade e Bem-estar Nosso principal objetivo melhorar a qualidade de vida do consumidor a cada dia, em todos os lugares, pela oferta de opes de alimentos e bebidas mais saborosos e saudveis, bem como encorajar um estilo de vida mais saudvel. Expressamos isso com nossa proposta de Good Food, Good Life Guiados pelo nosso compromisso com a Nutrio, a Sade e o Bem-Estar, trabalhamos para incrementar o valor nutricional dos nossos produtos, melhorando, simultaneamente, o sabor e o prazer que eles proporcionam. Tambm desenvolvemos comunicao e informao capazes de encorajar e permitir ao consumidor fazer escolhas conscientes em suas dietas. Favor ler os Princpios Nestl de Nutrio, Sade e Bem-Estar, em www.nestle.com/policies 2 Garantia de qualidade e segurana do produto Em qualquer parte do mundo, o nome Nestl representa uma promessa ao consumidor de que o produto seguro e produzido segundo os mais altos padres. Nosso compromisso de jamais abrir mo das regras estabelecidas, no que diz respeito segurana de qualquer produto. A Poltica de Qualidade Nestl sumariza os pontos essenciais da nossa paixo por excelncia:

construir confiana, pela oferta de produtos e servios que atendam expectativa e

preferncia do consumidor;

obedecer a todas as exigncias internas e externas atinentes segurana alimentar,

assuntos regulatrios e qualidade. Qualidade um compromisso de todos e devemos nos desafiar permanentemente para promover melhorias constantes e atingir nveis superiores de qualidade. Mantemos os mesmos padres elevados de segurana em todos os pases nos quais operamos. Nosso Sistema de Gerenciamento da Qualidade nos permite assegurar a entrega de produtos de qualidade superior. Favor ler a Poltica Nestl de Qualidade, em www.nestle.com/policies . 3 Comunicao com o consumidor

Nos comprometemos a realizar uma comunicao responsvel e confivel, que confere ao consumidor o direito de escolher com base em informao recebida, e que promove dietas mais saudveis. Respeitamos a privacidade do consumidor. Nossa estratgia de negcios tem por fundamento auxiliar o consumidor na escolha de uma dieta balanceada e saudvel. O documento Princpios Nestl de Comunicao com o Consumidor contm regras obrigatrias sobre a comunicao mercadolgica dirigida aos consumidores, incluindo uma representao precisa e ilustrada de alimentos, de modo a no encorajar consumo excessivo. Alm disso, princpios especficos orientam nossa comunicao dirigida a crianas, incluindo a proibio de atividades publicitrias ou mercadolgicas para crianas abaixo dos 6 anos de idade. J a publicidade dirigida a crianas de 6 a 12 anos se restringe a produtos que apresentem um perfil nutricional segundo critrios predeterminados. Estes incluem limites de energia e ingredientes relacionados sade, como acares, sal, gordura saturada e gordura trans. Nossos princpios de comunicao dirigida a crianas destinam-se, especificamente, a proteger as crianas, assegurando que a publicidade no enganosa, no reduz a autoridade dos pais, no gera expectativas irreais de sucesso, no cria um senso de urgncia ou alude a uma expectativa de preo baixo. A Poltica Nestl sobre Alegaes Nutricionais e de Sade o ponto de partida para nossa atuao relativa a reclamaes de sade que possam necessitar de suporte. Favor referir-se aos seguintes documentos: Princpios Nestl de Comunicao com o Consumidor, Poltica Nestl sobre Alegaes Nutricionais e de Sade, e Perfil Nutricional Nestl, todos em www.nestle.com/policies . Marketing de Alimentos Infantis Nos comprometemos a apoiar medidas que proporcionem as melhores condies no incio de vida dos bebs. Isso significa que recomendamos o aleitamento materno acima de qualquer alternativa nutricional. Quando, porm, for necessrio apresentar alternativas ao aleitamento materno, oferecemos frmulas infantis, elaboradas de acordo com padres internacionais, e no substitutos inadequados do leite materno, como o caso do leite integral. Nosso objetivo tambm oferecer cereais, alimentos infantis e leites que contribuam para o timo crescimento e o desenvolvimento da criana e que sejam utilizados em lugar de alimentos complementares de baixo valor nutricional freqentemente oferecidos a crianas. Nossas atividades mercadolgicas para alimentos infantis so conduzidas de acordo com o Cdigo de Comercializao de Substitutos do Leite Materno, publicado pela Organizao Mundial da Sade (OMS). Adicionalmente, em pases em desenvolvimento, voluntariamente aplicamos o Cdigo da OMS, independentemente da adeso do governo local a esse regulamento. Monitoramos nossas prprias prticas de forma a garantir o cumprimento das diretrizes da OMS, independentemente de haver ou no um sistema governamental para exercer esse controle. O cumprimento das normas da OMS pela Nestl objeto de auditorias peridicas, realizadas por empresas especializadas e reconhecidas. Os relatrios dessas auditorias ficam disposio pblica. Favor referir-se a www.babymilk.nestle.com . Direitos Humanos e prticas trabalhistas 4 Direitos Humanos nas atividades profissionais da Nestl Apoiamos plenamente os princpios norteadores do Pacto Global das Naes Unidas sobre direitos humanos e trabalhistas, e temos por objetivo proporcionar um exemplo de boas prticas de direitos humanos e conduta laboral em todas as nossas atividades corporativas. Ns:

apoiamos e respeitamos a proteo dos direitos humanos internacionais, dentro da nossa esfera de influncia (Princpio 1 do Pacto Global das Naes Unidas);

garantimos no ser cmplice em atos de infrao aos direitos humanos (Princpio 2 do Pacto Global das Naes Unidas); somos contra todas as formas de explorao infantil; reconhecemos a privacidade como um direito humano;

* esperamos que cada unidade desta Organizao respeite e adote as leis e os regulamentos locais relativos s prticas dos direitos humanos. Quando os nossos prprios princpios e regulamentos forem mais restritos do que a legislao local, deve ser aplicado o padro mais elevado; * reconhecemos a responsabilidade das companhias em respeitar os direitos humanos independentemente do fato de que os governos sejam os maiores responsveis pelo estabelecimento das condies legais para a proteo de direitos humanos dentro dos territrios que lhes competem. E incentivamos:

a liberdade da associao e o real reconhecimento do direito negociao coletiva (Princpio 3 do Pacto Global das Naes Unidas); a eliminao de todas as formas de trabalho forado e compulsrio (Princpio 4 do Pacto Global das Naes Unidas); a abolio real do trabalho infantil (Princpio 5 do Pacto Global das Naes Unidas); a eliminao da discriminao com base na ocupao profissional (Princpio 6 do Pacto Global das Naes Unidas).

Aderimos s oito Convenes fundamentais da Organizao Internacional do Trabalho (OIT), em particular a Conveno 87, Liberdade de Associao e Proteo do Direito de Organizao (1948), bem como a Conveno 138, Idade Mnima para Trabalhar, e a Conveno 182, Piores Formas de Trabalho Infantil, as quais se baseiam na Conveno das Naes Unidas para os Direitos da Criana (Artigo 32). Aderimos, ainda, Declarao Tripartite de Princpios sobre as Empresas Multinacionais e Poltica Social (ILO -Organizao Internacional do Trabalho), de maro de 2006, e s Diretrizes da OECD (Organizao para a Cooperao e Desenvolvimento Econmico) para Empresas Multinacionais, de junho de 2000. Nossos colaboradores 5 Liderana e responsabilidade individual Nosso sucesso est vinculado aos nossos colaboradores. Prevalece entre ns um tratamento mtuo de respeito e dignidade. Esperamos que todos promovam a responsabilidade pessoal nessa atuao. Selecionamos pessoas competentes e motivadas que respeitem nossos valores e oferecemos oportunidades iguais para o desenvolvimento e o progresso de todos os colaboradores, protegendo sua privacidade. No toleramos qualquer forma de assdio ou discriminao. Princpios Nestl de Gesto e Liderana Nossos Princpios Nestl de Gesto e Liderana descrevem a cultura e os valores bsicos que esperamos dos colaboradores Nestl, bem como os atributos necessrios ao sucesso na gesto e na liderana. Favor referir-se aos Princpios Nestl de Gesto e Liderana, em www.nestle.com/policies . Cdigo Nestl de Conduta Empresarial Nosso Cdigo de Conduta Empresarial estabelece procedimentos mnimos no negociveis em reas chave do comportamento do colaborador, incluindo o cumprimento das leis, conflito de interesses, negociaes justas ou injustas, suborno, corrupo (Princpio 10 do Pacto Global das Naes Unidas), discriminao, assdio e integridade. Acreditamos na importncia da livre

competio e nos comprometemos a agir com integridade em todas as situaes. Favor referir-se ao documento Cdigo Nestl de Conduta Empresarial, em www.nestle.com/policies . Nossa Poltica de Recursos Humanos especifica atitudes, tais como respeito mtuo, confiana e transparncia no relacionamento interpessoal e incentiva comunicao aberta e cooperao. Tambm acreditamos que o nosso sucesso de longo prazo depende da nossa capacidade de atrair, desenvolver, proteger e reter colaboradores, de forma a ter os melhores profissionais ocupando cada posio. Respeitamos convenes internacionais relativas aos direitos do trabalhador, no toleramos discriminao baseada em origem, nacionalidade, religio, raa, gnero, idade ou orientao sexual, e no apoiamos forma alguma de coao verbal ou fsica sobre os temas acima ou por qualquer outro motivo.

Incentivamos a liberdade de associao dos nossos colaboradores e o reconhecimento efetivo do direito negociao coletiva por sindicatos ou outros tipos de associao (Princpio 3 do Pacto Global das Naes Unidas). Respeitamos o direito dos colaboradores privacidade. 6 Segurana e sade no trabalho Assumimos o compromisso de prevenir acidentes, injuries e doenas decorrentes das condies de trabalho, bem como de proteger os colaboradores, parceiros de negcios e outros envolvidos na cadeia de valor. Nossa Poltica de Segurana e Sade no Trabalho estabelece a segurana como uma prioridade no negocivel da nossa cultura. Reconhecemos e solicitamos que todos desempenhem um papel ativo na construo de um ambiente saudvel. Ao estabelecermos padres elevados de procedimento, proporcionamos conscientizao e conhecimento sobre segurana e sade aos colaboradores, contratados e outros indivduos correlacionados, ou impactados pelos nossos negcios. Monitoramos nosso procedimento pelo Sistema Nestl de Gesto de Segurana e Sade Ocupacional, a fim de assegurar um local de trabalho seguro e saudvel. Favor consultar a Poltica Nestl de Gesto de Segurana e Sade Ocupacional, em www.nestle.com/policies . Fornecedores e clientes 7 Relacionamento com fornecedores e clientes nossa prtica solicitar de todos os fornecedores, representantes, terceiros e seus funcionrios, a demonstrao de honestidade, integridade e lealdade, bem como a adeso aos nossos princpios no negociveis de conduta. Da mesma forma, assumimos esse compromisso perante nossos clientes. O Cdigo do Fornecedor Nestl especifica padres mnimos cujo cumprimento exigimos dos nossos fornecedores, representantes, terceiros e seus respectivos funcionrios. O Cdigo do Fornecedor inclui requisitos tais como integridade comercial, prticas agrcolas e operacionais sustentveis, procedimentos trabalhistas e prticas de segurana, sade e ambientais. Para assegurar que o Cdigo do Fornecedor seja colocado em prtica, nos reservamos o direito de verificar periodicamente o seu cumprimento por parte do fornecedor. Referir-se ao Cdigo do Fornecedor Nestl, em www.nestle.com/policies . 8 Agricultura e Desenvolvimento Rural Contribumos para melhorias na produo agrcola, na condio social e econmica dos produtores e das comunidades rurais, bem como dos sistemas de produo, adequando-os para torn-los mais sustentveis no que tange ao aspecto ambiental. A fim de garantir que todas as nossas fbricas adquiram matrias-primas de forma competitiva, atendendo a padres de qualidade e normas de segurana estipuladas:

participamos de iniciativas de desenvolvimento sustentvel das prticas agrcolas e de sistemas que contribuem de forma permanente para a eficincia da produo, renda sustentvel para os produtores e transferncia de conhecimento agrcola aos fornecedores; prestamos suporte aplicao de novas tecnologias e avanos na cincia agrcola, incluindo as oportunidades oferecidas pela biocincia, sempre que haja comprovao cientfica e aceitao por parte dos consumidores dos seus efeitos positivos na segurana alimentar, na gesto ambiental, em prticas agrcolas e de produo.

A Iniciativa Nestl de Agricultura Sustentvel (SAIN) orienta nosso compromisso de dar suporte a prticas agrcolas, de desenvolvimento rural, origem de matrias-primas e

prticas sustentveis de longo prazo. Detalhes na Poltica Nestl para Sustentabilidade Ambiental, em www.nestle.com/policies . Ambiente 9 Sustentabilidade ambiental Estamos comprometidos a buscar prticas corporativas sustentveis do ponto de vista ambiental. Em todos os estgios do ciclo de vida do produto, procuramos utilizar eficientemente os recursos naturais, favorecer o uso de recursos renovveis por sistemas de gesto sustentvel, tendo por meta o desperdcio zero. Investimos continuamente na melhoria de nossa performance ambiental. A Poltica Nestl de Sustentabilidade Ambiental incorpora os trs princpios do Pacto Global das Naes Unidas sobre ambiente (Princpios 7, 8 e 9). Adotamos o critrio de acompanhar todo o ciclo de vida do produto, envolvendo parceiros, desde o local de produo at o consumidor, a fim de minimizar o impacto ambiental dos nossos produtos e atividades. Nossas reas de prioridade so: gua, matrias-primas agrcolas, produo e distribuio dos produtos Nestl e embalagem. Aplicamos nossa poltica interna de acordo com o Sistema Nestl de Gesto Ambiental. Consideramos que o desempenho ambiental uma responsabilidade compartilhada e requer a cooperao de todos os setores da sociedade. Continuaremos exercendo a liderana dentro de nosso mbito de atuao. Favor ver a Poltica Nestl de Sustentabilidade Ambiental, em www.nestle.com/policies . 10 gua Comprometemo-nos a utilizar os recursos hdricos de modo sustentvel e sob um gerenciamento continuamente aperfeioado. Reconhecemos que o mundo enfrenta um desafio crescente com relao gua e que a gesto responsvel dos recursos hdricos mundiais por todos aqueles que os utilizam uma necessidade absoluta. A gua uma rea de foco especial da Nestl. O Documento Corporativo da Nestl para a gua estabelece prioridades e objetivos adotados para o uso consciente da gua e tem por objetivo dar continuidade aos esforos que fazemos para reduzir a quantidade de gua utilizada em nossas operaes, assegurar que as atividades Nestl respeitem as fontes de gua locais , garantir que a gua que devolvemos ao meio ambiente limpa, criar compromisso com fornecedores para promover conservao da gua, especialmente entre os produtores rurais, levando a terceiros os princpios de conservao e acessibilidade da gua. A Nestl uma das empresas fundadoras do Mandato dos Presidentes sobre a gua, do Pacto Global das Naes Unidas Monitoramos e melhoramos a eficincia da gua com o trabalho dos nossos especialistas em gerenciamento de recursos hdricos e com os especialistas ambientais alocados em nossas fbricas, agindo em sintonia com o Sistema Nestl de Gesto Ambiental. Reconhecemos o direito de todas as pessoas ao acesso gua limpa que atenda s suas necessidades bsicas. Favor ler Every Drop Counts (Toda Gota Conta), em www.nestle.com/policies .

Auditoria Os Princpios Nestl de Gesto Empresarial so premissas obrigatrias para a atuao de todos os gerentes e colaboradores da Nestl e fazem parte das revises sobre planejamento de negcios, auditoria e desempenho.

Os Princpios de Gesto Empresarial esto associados a polticas especficas e a cdigos de referncia, nos quais se estabelecem os procedimentos para o respectivo cumprimento. Recomendamos ver o mapa de princpios e polticas Nestl, que parte deste documento, para conhecer as conexes existentes entre os princpios e as polticas referidas. O cumprimento dos Princpios de Gesto Empresarial pela Nestl periodicamente verificado por auditores internos, obedecendo a critrios claros de auditoria, que so publicados na intranet da Nestl S. A., para conhecimento de todos os colaboradores. O cumprimento das determinaes referentes a recursos humanos, segurana, condies sanitrias e integridade nos negcios verificado pelo Programa CARE, que conta com uma rede de auditoria externa, independente. Nossos relatrios sobre Criao de Valor Compartilhado (CSV) so auditados por auditores externos, independentes, que se encarregaro de verificar e validar tais documentos. A KPMG, nossa auditoria externa, aps obter uma posio do sistema de controle interno da Nestl, considera de que modo os Princpios de Gesto Empresarial se encaixam dentro da estrutura geral de governana corporativa do Grupo. Nosso Comit de Auditoria interna se encarrega de comunicar Diretoria da Nestl S.A. quaisquer constataes e recomendaes resultantes das auditorias.

Вам также может понравиться