Вы находитесь на странице: 1из 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE PSICOLOGIA Disciplina: Seminrio Interdisciplinar II Semestre letivo: 2012.

2 Docente: Denise Coutinho

Resenha- Psicologia Ambiental

Isabela de Albuquerque Oliveira Silva

Salvador/ Bahia 2013

Psicologia Ambiental

Para Siqueira, a questo Ambiental atualmente se tornou uma das principais demandas da sociedade. Para ele, essa gigantesca e difusa demanda pode ser entendida inclusive como uma questo de Sade Mental, na medida em que nossa sociedade requer qualidade de vida e para ter qualidade de vida tambm necessrio se ter um ambiente saudvel. Segundo Ribeiro, Martins e Da Silva (2011), existem dois movimentos que influenciam o fortalecimento da Psicologia Ambiental, que o movimento norte-americano, este objetivou aperfeioar a relao do sujeito com o ambiente e o movimento europeu, com forte comprometimento poltico devido crise do ps-guerra. Para esses estudiosos, no Brasil, o desenvolvimento da rea ocorreu em relao direta aos acontecimentos de outros pases e seu foco era a construo de um pas de futuro no presente. Historicamente, a psicologia ambiental surge com o nome Psicologia da Arquitetura, no final dos anos 50, esse surgimento se deu pelo interesse dos arquitetos de entender a necessidade dos futuros ocupantes das grandes obras pblicas, uma vez que a cidade estava devastada devido guerra. Nesse contexto, os arquitetos/planejadores estavam interessados pelo ambiente enquanto determinante de comportamento humano e os psiclogos entram nesse cenrio buscando entender os papeis ocupacionais, objetivos/intenes dos usurios em determinados ambientes etc (RIBEIRO, MARTINS E DA SILVA, 2011). J o termo especfico Psicologia Ambiental surgiu na ocasio de um seminrio a respeito do relacionamento entre o designer da sala de um hospital psiquitrico e verificao de alguns progressos teraputicos. Somente nos anos 70, a psicologia ambiental comeou a ser oferecida em alguns cursos de formao universitria (RIBEIRO, MARTINS E DA SILVA, 2011). Entretanto vlido salientar que muito antes desses marcos histricos, j existia trabalhos oriundos de diferentes reas e que deram grande contribuio para o que se intitula hoje de Psicologia ambiental. Para Bonnes e Secchiaroli (1995 apud RIBEIRO, MARTINS E DA SILVA, 2011), a psicologia ambiental tem duas razes tericas, uma delas interna ao prprio referencial da psicologia clssica, merecendo destaque, a psicologia da percepo onde o ambiente visto em termos fsicos e perceptuais (se destacando a psicologia ecolgica de Barker) e a Psicologia Social; outra influencia mais externa a ela. Para esses autores, na vertente externa existem trs grandes tendncias que so: arquitetura /planejamento ambiental, geografia e cincias bio/ecolgicas. A interface da arquitetura/planejamento ambiental visa aes dos

espaos edificados sobre o comportamento humano e h preocupao com o ponto de vista dos usurios sobre o planejamento ambiental. Nesse contexto ainda, a geografia, por exemplo, se interessa por estudar o papel dos fatores socioculturais na conformao do comportamento espacial humano, se interessa pela morfologia do espao. Segundo esses autores, ao se ao inclurem a mediao dos processos de cognio espacial e percepo ambiental na correlao dinmica entre pessoa e ambiente, esses gegrafos se aproximavam da rea estudada pelos psiclogos, como a abordagem Piagetiana da cognio espacial. J as cincias bio/ecolgicas se atem mais aos problemas ambientais e o papel desempenhado pelo ser humano nesse contexto; fazendo uma interface com outras reas, j se nota estudos sobre os fenmenos psicossociais em que processos afetivos e cognitivos esto implicados na representao do meio ambiente (BONNES E SECCHIAROLI, 1995 apud RIBEIRO, MARTINS E DA SILVA, 2011) Sobre as caractersticas da Psicologia Ambiental, para Ittelson, Proshansky, Rivlin e Winkel (2005) a rea se diferencia por perceber que existe um dinamismo entre o homem e o ambiente, que o homem age sobre seu ambiente, no sendo apenas produto dele, e que reciprocamente influenciado por esse meio. Para esses pesquisadores, a rea investiga o ser humano em seu contexto dirio, ou seja, no se isola determinado comportamento em funo do interesse do pesquisador, se preocupa com problemas sociais, na medida em que reconhece que ao lidar com seu ambiente, o homem no est somente afetando a terra em que vive, mas tambm os outros que compartilham com ele. Alm disso, a psicologia ambiental possui um carter interdisciplinar, pois aproxima aspectos relevantes de uma variedade de disciplinas cujos interesses se referem e contribuem para uma compreenso do humano em interao com o ambiente. Segundo Pinheiro (1997), a interdisciplinaridade da rea ambiental impe que o psiclogo esteja aberto e receptivo a outros saberes no intuito de co-construo de novas competncias necessrias para a sustentabilidade da vida, sendo principalmente um agente social de transformao. Nesse contexto, o autor salienta que a psicologia moderna precisa ser mais flexvel e compatvel com a dinmica das transformaes scio-ambientais e com as conseqncias psquicas disso, ele afirma que est havendo uma crise de percepo do homem, na medida em que a forma como se enxerga a vida no mais condizente com a dinmica do planeta, havendo uma mudana de percepo de um mundo com mquina para um mundo regulado por um sistema vivo. Como ponto de reflexo acerca do tema, foi notrio que a psicologia ambiental uma rea que est se constituindo, buscando ao longo do tempo aprimorar seu escopo terico. Se

percebe que a interdisciplinaridade do campo ainda insipiente, as pesquisas na rea parecem fragmentadas por campos de conhecimento e atentando para todos esses aspectos, cabe-nos questionar qual tem sido a contribuio da psicologia ambiental para nossa sociedade?

Referencias

RIBEIRO, M; MARTINS, M; DA SILVA, R. Contribuies da psicologia ambiental s polticas pblicas. Revista de estudos universitrios. So Paulo, v. 37, n. 1, p. 181-198, 2011.

ITTELSON, W; PROSHANSKY, H; RIVLIN, L; WINKEL,G (2005). Homem ambiental. Srie: Textos de psicologia ambiental, n. 14 (Traduo J. Pinheiro). Braslia, DF:UnB, Laboratrio de psicologia ambiental.

SIQUEIRA, T. Psicologia e meio ambiente na contemporaneidade .s.n.t.

PINHEIRO, J. Psicologia ambiental: a busca de um ambiente melhor. Estudos de psicologia.v.2, p. 377-398, 1997.

Вам также может понравиться