Вы находитесь на странице: 1из 8

A histria da interface grfica

Confira a evoluo da interface grfica ao longo do tempo e d uma olhada em como se pareciam os sistemas de dcadas passadas. (Por Felipe Arruda em 8 de Abril de 2011 ) A forma como os humanos interagem com os computadores sempre foi uma preocupao da indstria da informtica. Durante algumas dcadas, essa interao passou da linha de comando, em modo texto, para desktops em trs dimenses e softwares que aceitam comandos por voz ou gestos com o propsito de facilitar e tornar mais intuitiva a utilizao das mquinas. Como boa parte das tecnologias existentes, a ideia de uma Interface Grfica do Usurio (GUI) comeou muito tempo antes de possuirmos a tecnologia necessria para implement-la. Uma das primeiras pessoas a pensar nessa possibilidade foi o engenheiro, inventor e poltico Vannevar Bush. O que transformou Bush em um pioneiro da rea foi a percepo de que os meios de armazenamento de informaes no estavam mais comportando tantos dados. A mquina imaginada por Bush, chamada de Memex, era capaz no apenas de armazenar tanta informao, como tambm de relacion-las e oferecer uma maneira fcil de procur-las em meio a tantos dados.

O pai do mouse e da interface grfica


Inspirado pelo trabalho de Vannevar Bush, o engenheiro eltrico Douglas Engelbart visualizou a possibilidade de usar computadores para aumentar o intelecto humano, em vez de substitu-lo. Ele acreditava que, com informaes dispostas em uma tela, o usurio poderia se organizar de maneira grfica e pular de uma informao para outra, sempre que necessrio.

Perifricos demonstrados por Engelbart em 1968 (Fonte da imagem: Doug Engelbart Institute) Como no caso do Memex, as ideias de Engelbart estavam muito frente de sua poca. Em 1962, at mesmo interfaces em modo texto, com comandos sendo executados em tempo real, eram consideradas como de outro mundo, j que os mainframes da poca eram operados com cartes perfurados e demoravam horas ou dias para entregarem o resultado do processamento.
1

Em 1968, depois de conseguir um financiamento para suas pesquisas, Engelbart e sua equipe demonstraram o potencial dos computadores e de alguns dispositivos de entrada. Entre os perifricos, estava uma caixa retangular, com trs botes na parte de cima e conectada ao computador por um cabo: era um dos primeiros modelos de mouse da histria, inventado pelo prprio Engelbart e construdo por um dos engenheiros da equipe.

Captura de imagem da primeira videoconferncia (Fonte da imagem: Wikipedia) Mas o mouse foi apenas uma das muitas inovaes demonstradas naquele dia, que incluam o hipertexto, comunicao por rede e uma tela compartilhada por duas pessoas que estavam em locais diferentes, mas que podiam trabalhar em conjunto: a primeira videoconferncia da histria. Os softwares desenvolvidos para esse computador ainda no trabalhavam com o conceito de janelas, como nas interfaces atuais.

Janelas: cada um no seu quadrado


Com o surgimento da Smalltalk, linguagem de programao e ambiente de desenvolvimento que possua uma interface grfica diferenciada, a GUI comeou a ganhar aspectos mais modernos, em 1974.

Smalltalk sendo executado no Alto, em 1979 (Fonte da imagem: The Weekly Squeak) A grande inovao foram as janelas, que possuam bordas e barras de ttulos que permitiam a identificao e o reposicionamento delas. O conceito de cones tambm surgiu na mesma poca, assim como o menu de contexto. No mesmo perodo, tambm foram apresentadas as barras de rolagem, as caixas de dilogo e os botes de opes (radio buttons).

A chegada da Apple
2

Outro passo importante na histria das interfaces grficas foi dada pela startup criada por Steve Jobs e Steve Wozniak, em 1976. Com a contratao de ex-funcionrios da Xerox, a Apple pode iniciar o desenvolvimento do computador pessoal Lisa, em 1978. A equipe de desenvolvedores trabalhou em uma interface baseada em cones, em que cada um deles indicava um documento ou uma aplicao. Alm disso, a equipe criou a primeira barra de menu desdobrvel (pull-down), que hospedava todos os menus logo nas primeiras linhas da tela.

Lisa OS, da Apple, lanado em 1983 (Fonte da imagem: Toasty Technology) Outras inovaes do mesmo produto ficaram a cargo das marcas de verificao (checkmarks), que ajudam a destacar os itens do menu que estejam ativados, e tambm o conceito de atalhos de teclado para os comandos mais comuns. Mais uma novidade foi a apario do cone da Lixeira, para onde o usurio podia arrastar arquivos para remov-los posteriormente. O mouse, que havia se consagrado com trs botes, passou a ter apenas um no Lisa e, como a interface exigia pelo menos duas aes para cada cone, uma para selecionar e outra para executar o programa ou arquivo, foi criado o conceito de duplo clique.

Outras interfaces da poca


A VisiCorp era uma das empresas que tambm estava trabalhando em interfaces grficas para computadores pessoais. Responsvel pela planilha eletrnica VisiCalc, a empresa lanou uma interface para PCs, em 1983, mas que no chegou a fazer muito sucesso. Alm do preo alto e de exigir muito recurso de hardware, a VisiOn, como era chamada, tambm teve alguns retrocessos, como deixar de usar cones e eliminar o cursor do mouse.

VisiOn, da VisiCorp, interface para PCs da IBM. (Fonte da imagem: Toasty Technology)
3

Outra interface que surgiu na dcada de 80 foi a Tandy DeskMate, da Tandy Computers, e a GEM, que fornecia uma interface grfica para o DOS e era to parecida com a interface do computador Lisa que a Apple chegou a processar os fabricantes.

Interface GEM (Fonte da imagem: Toasty Technology) Os computadores Amiga, da Commodore, tambm introduziram uma nova GUI, a Workbench, que trouxe algumas inovaes ao mundo dos computadores pessoais, como a possibilidade de redimensionar ou mover uma janela sem traz-la para o foco principal. Em 1986, a Berkeley Softworks lanou a GEOS, interface para computadores Commodore 64 e Apple, que tinha uma aparncia parecida com a da GEM. Mais tarde, essa GUI foi portada para PCs e, com isso, acabou se tornando uma concorrente para a Microsoft, que havia anunciado a primeira verso do Windows em1983.

Primeira verso do Microsoft Windows (Fonte da imagem: Microsoft) Uma das mudanas radicais da interface grfica do Windows foi o fato de que cada janela tinha a sua prpria barra de menus, diferentemente do Lisa e dos Macintosh, que tinham uma barra nica no topo da rea de trabalho. Outro diferencial, que no sobreviveu at a verso 2.0 do Windows, em 1987, foi a disposio lado a lado das janelas. Vale a pena lembrar que, no comeo, a Microsoft trabalhava como uma empresa terceirizada para a Apple e, por isso, testou os modelos em fase Beta dos Macs. Isso serviu de inspirao para a criao da sua interface grfica e, durante o lanamento do Windows 2.0, a empresa chegou at a ser processada pela Apple.

Arthur, da Acorn, lanou o conceito de dock. (Fonte da imagem: Toasty Technology) Em 1987, tambm surgiu um novo conceito no mundo das GUIs: o Dock. A responsvel pela criao foi a empresa Acorn Computers, que desenvolveu a Arthur, interface que tambm foi a primeira a usar fontes com anti-aliasing, mesmo em modo de 16 cores.

NeXTSTEP inaugurou objetos com aparncias 3D e o boto de fechar janelas (Fonte da imagem: Wikipedia) J a NeXTSTEP, em 1988, foi a interface que introduziu uma aparncia 3D aos seus componentes, alm de ter sido a primeira a usar o boto em forma de X para fechar janelas. Na mesma poca, tambm surgiu a primeira verso grfica do OS/2, projeto colaborativo entre Microsoft e IBM para desenvolver um sistema que pudesse substituir o MS-DOS. A interface da verso 1.1 era muito similar do Windows 2.0.

X Window System (Fonte da imagem: Wikipedia) No fim dos anos 80, muitas interfaces grficas comeavam a surgir para as estaes Unix. Essas GUIs eram executadas sobre um sistema grfico e com suporte rede, conhecido como X. Mais tarde, esse sistema tambm se tornou a base dos ambientes grficos do Linux. Uma das novidades do X Window System foi o fato de poder habilitar o foco em uma janela apenas posicionando o mouse sobre ela, sem clicar. Atualmente, muitos projetos grficos ainda fazem uso do X, com o KDE e o GNOME, que teve sua terceira verso lanada nesta semana.

As interfaces mais recentes


Durante os anos 90, apenas duas empresas resistiram peneira do mercado: a Microsoft e a Apple. As demais entraram em falncia ou foram adquiridas por outras companhias.

Windows 3.0 (Fonte da imagem: Toasty Technology) O Windows ganhou muita popularidade com as verses 3.0, em 1990, e 3.1, em 1992. Apesar de ainda no ter alguns recursos simples, que j estavam implementados no Macintosh, foram vendidas milhes de cpias dessas verses do sistema da Microsoft. Mais tarde, com a chegada do Windows 95, a empresa de Bill Gates se consolidou como a lder do mercado e detentora de um dos softwares mais famosos at hoje.

Interface do BeOS (Fonte da imagem: Toasty Technology) Quando o cenrio j parecia ter se estabilizado, eis que surge uma novidade: o BeOS, sistema operacional da Be Incorporated, com uma interface em que a barra de ttulo lembrava a do Smalltalk, ocupando apenas parte de toda a extenso das janelas. Um verso open source do BeOS continua em desenvolvimento, sob o nome de Haiku. A Apple tambm continuou inovando e lanou a interface Aqua, para o novo sistema operacional da empresa, o Mac OS X. Alm da aparncia nova, uma das principais novidades da Aqua era o fato de que as janelas podiam ser redesenhadas rapidamente, de maneira imperceptvel aos olhos, quando movidas ou redimensionadas.

Interface Aqua, lanada pela Apple com o Mac OS X. (Fonte da imagem: Toasty Technology) Outras inovaes ficaram por conta dos efeitos de animao executados durante o ato de minimizar programas. Em verses mais recentes, a empresa tambm adicionou o conceito de Expos, que mudou a forma como as pessoas alternavam entre os softwares abertos na rea de trabalho. A Microsoft tambm continuou inovando. Com o lanamento do Windows Vista, pudemos ver a estreia do Aero, responsvel pelos efeitos visuais de sombra e transparncia da rea de trabalho. Com o Windows 7, a interface foi aprimorada, ganhando suporte a telas touchscreen e multitouch, alm de apresentar uma barra de ferramentas totalmente reformulada e o Aero Shake, que permite interao com as janelas ao sacudi-las.

Windows 7 (Fonte da imagem: Wikipedia) O Windows 7 tambm ganhou efeitos 3D, semelhantes aos proporcionados pelo Compiz, no Linux. O prprio Compiz acabou se inspirando no Expos, da Apple, para fornecer um efeito semelhante sobre o X Window System.

O Compiz adicionou efeitos 3D ao desktop Linux (Fonte da imagem: Compiz) Os recursos 3D parecem ser a ltima cartada das interfaces grficas, que agora comeam a se adaptar aos novos dispositivos portteis e operados por toques na tela, com os dedos. Outro recurso que est ganhando fora o chamado Desktop Semntico, que trabalhar no apenas com os arquivos, mas tambm com o contedo e a informao contextual ao manipular esses arquivos. Resta esperarmos para ver as prximas novidades da indstria, quem sabe noticiadas por um artigo aqui mesmo, no Tecmundo, daqui a 10 ou 20 anos.

Вам также может понравиться