Вы находитесь на странице: 1из 11

Lgica de Programao

Softblue Logic IDE


Guia de Instalao

www.softblue.com.br

Sumrio
1 2 3 4 O Ensino da Lgica de Programao ...................................................................................... 1 A Ferramenta ......................................................................................................................... 1 Funcionalidades ..................................................................................................................... 2 Instalao .............................................................................................................................. 3 4.1 4.2 4.3 Windows ........................................................................................................................ 3 Linux (distribuio Ubuntu)............................................................................................ 4 Mac OS X ........................................................................................................................ 8

1 O Ensino da Lgica de Programao


A lgica de programao normalmente ensinada em faculdades e universidades nos cursos da rea de informtica. Na forma tradicional de ensino deste tema, os alunos escrevem seus algoritmos em papel, e simulam a execuo atravs de uma tcnica conhecida como teste de mesa. Outra forma utilizada no ensino da lgica de programao a aplicao da teoria em uma linguagem de programao j existente, como JavaScript, Pascal ou C. Para ensinar lgica de programao em um curso on-line, como a proposta da Softblue com o curso gratuito de Lgica de Programao, utilizar a metodologia da escrita no papel no adequada, pois o aluno no pode executar o que ele escreve. Mesmo que os algoritmos fossem escritos em um editor de texto, e no no papel, ainda assim o problema persistiria. A abordagem de utilizar uma linguagem de programao j existente tambm no parece adequada, uma vez que pode confundir o aluno. As linguagens de programao esto muito focadas em questes computacionais, enquanto a lgica de programao mais conceitual. Isto motivo suficiente para que no sejam misturadas. Devido a isso, a Softblue resolveu inovar e criar uma ferramenta prpria para ensinar lgica de programao aos seus alunos. Esta ferramenta, denominada Softblue Logic IDE, permite que toda a teoria ensinada no curso seja aplicada e, mais importante, executada no computador. Desta forma, o aluno pode ver o resultado do que ele escreve. Esta experincia convida o aluno a experimentar, tentar e vencer desafios. Alm disso, um estmulo a mais para que ele, mais tarde, aprenda a programar de verdade, usando linguagens de programao existentes no mercado.

2 A Ferramenta
A ferramenta Softblue Logic IDE permite a escrita e a execuo de algoritmos, e a linguagem utilizada para a escrita destes algoritmos abordada em detalhes no curso de Lgica de Programao da Softblue. importante que se diga que a lgica de programao no est atrelada a uma linguagem de programao, que possui uma definio rgida e formal. Por este motivo, existem variaes na linguagem ensinada em cursos e livros. No h nenhum problema quanto a isso, pois a proposta da lgica de programao tratar os conceitos sem se prender a uma linguagem especfica. A linguagem adotada no curso de Lgica de Programao da Softblue, e por consequncia na ferramenta Softblue Logic IDE, possui alguns elementos da linguagem descrita no livro Lgica de Programao: A Construo de Algoritmos e Estruturas de Dados, de Andr Luiz Villar Forbellone e Henri Frederico Eberspacher, um dos livros mais utilizados como referncia no assunto.

A figura abaixo mostra a tela principal da ferramenta. Na parte de cima, o algoritmo escrito. Na parte de baixo, exibido o resultado (quando o algoritmo gera informaes de sada).

3 Funcionalidades
Algumas funcionalidades presentes na ferramenta Softblue Logic IDE so: Execuo de algoritmos: Executa algoritmos escritos pelo usurio. Parada na execuo: Permite parar a execuo de algoritmos que esto demorando muito tempo para terminar ou entraram em loop. Deteco de erros: Detecta problemas na linguagem utilizada e mostra mensagens de erro correspondentes. Se a linha for identificada, destaca a linha com problema, a fim de facilitar a busca por uma soluo. Cores no algoritmo: Utiliza cores no algoritmo para diferenciar palavras-chave, comentrios, etc. Salvamento de arquivos: Permite salvar os algoritmos em arquivos para que eles possam ser abertos posteriormente pelo usurio.

Edio de texto: Suporte a operaes de desfazer e refazer aes, recortar, copiar e colar. Formatao de cdigo: Permite formatar a identao do cdigo, com base nos blocos criados no algoritmo. Atualizao da ferramenta: Possibilita procurar por atualizaes da ferramenta (automaticamente ou manualmente). A prpria ferramenta capaz de fazer o download da nova verso e se atualizar. Excluso de arquivos de dados: Possibilita excluir arquivos de dados criados por algoritmos.

4 Instalao
A ferramenta Softblue Logic IDE est disponvel para Windows, Linux e Mac OS X. Ela gratuita e pode ser baixada diretamente no site da Softblue. Para fazer o download, voc deve estar matriculado no curso de Lgica de Programao da Softblue. Entre na rea do aluno, com seu e-mail e senha e acesse o curso. Nos links de downloads do primeiro mdulo voc ir encontrar os arquivos disponveis para cada sistema operacional. Escolha o arquivo desejado e efetue o download. O arquivo est no formato ZIP. Depois de baix-lo, faa a descompactao em um local conhecido do sistema operacional. Importante: Se voc tentar executar a ferramenta sem

primeiro fazer a descompactao completa dos arquivos para alguma pasta conhecida, a ferramenta vai abrir, mas possivelmente no vai funcionar adequadamente.
Depois, preciso seguir passos distintos para cada plataforma, que so descritos a seguir.

4.1 Windows
No Windows, acesse a pasta onde o arquivo foi gravado (ele est no formato ZIP).

Encontrado o arquivo, faa a sua descompactao (voc pode utilizar a ferramenta de descompactao do prprio Windows ou alguma ferramenta de terceiros que esteja instalada no seu computador). Depois de realizada a descompactao, voc dever ver diversos arquivos e pastas, como na figura abaixo.

O ltimo passo executar o arquivo run.bat, clicando duas vezes sobre ele, e a ferramenta ser aberta, como voc pode ver abaixo.

4.2 Linux (distribuio Ubuntu)


No Linux, antes de executar a ferramenta preciso se certificar de que o ambiente de execuo do Java est corretamente instalado. Para fazer esta verificao, digite o seguinte comando em uma janela de terminal: java version Caso aparea uma mensagem como a da figura abaixo, significa que voc deve primeiro proceder com a instalao do Java:

Para instalar o ambiente de execuo do Java, utilize o seguinte comando: sudo apt-get install openjdk-7-jre Depois de uma anlise, voc dever aceitar o processo de instalao, digitando S seguido de Enter, como mostra a figura:

Ao trmino deste processo, o Java j estar corretamente instalado. Para confirmar, digite novamente o comando: java -version O resultado agora deve ser diferente, como mostra a figura abaixo:

Feche a janela do terminal. Depois, acesse o local onde voc gravou o arquivo da ferramenta Softblue Logic IDE, clique com o boto direito e faa a extrao do arquivo. Este passo pode ser visto na figura abaixo:

Aps a extrao, voc dever ver diversos arquivos e pastas, mostrados abaixo:

O prximo passo permitir que o arquivo run.sh possa ser executado. Para fazer isto, clique com o boto direito neste arquivo e escolha a opo Propriedades:

Na aba Permisses, marque a caixa de seleo Permitir a execuo do arquivo como um programa e depois clique em Fechar:

Agora o arquivo j pode ser executado. Para abrir a ferramenta, clique duas vezes sobre o arquivo run.sh (se aparecer uma tela de confirmao, selecione a opo Executar). A ferramenta ser exibida, como na figura abaixo:

4.3 Mac OS X
No Mac, abra a pasta onde o arquivo foi gravado e clique sobre ele. Voc dever ver diversos arquivos e pastas, como na figura abaixo.

Para iniciar a ferramenta, segure a tecla Control e clique duas vezes sobre o arquivo softbluelogic.jar (se voc apenas der o duplo clique ser exibido um aviso de segurana e voc no conseguir executar a ferramenta). Na primeira vez em que voc fizer isso, voc ver uma mensagem como a mostrada abaixo. Clique em Abrir:

Depois disso, a ferramenta ser aberta e j estar pronta para ser utilizada:

No Mac OS, o ambiente de execuo do Java (que necessrio neste processo) j vem instalado por padro, portanto no necessrio instal-lo. Se por algum motivo ele no estiver disponvel, consulte a documentao do sistema operacional para saber como proceder com a instalao do Java.

Вам также может понравиться