Вы находитесь на странице: 1из 2

,#"

.! "luno(a)*
2007/

M"#$R%"& D$

M,D$&,

P$R+,D,

-.R%$

#'RM"

D"#"

HISTRIA

8 ANO

BRASIL COLNIA

O Perodo Pr-Colonial : A fa e do !a"-#ra il $1%&& a 1%'&(


A expresso "descobrimento" do Brasil est carregada de eurocentrismo, alm de desconsiderar a existncia dos ndios em nosso pas antes da c egada dos portugueses! "ortanto, optamos pelo termo "c egada" dos portugueses ao Brasil! #sta ocorreu em 22 de abril de $%00, data &ue inaugura a 'ase pr( colonial! )este perodo, no ou*e a coloni+a,o do Brasil, pois os portugueses no se 'ixaram na terra! Ap-s os primeiros contatos com os indgenas, muito bem relatados na carta de .amin a, os portugueses come,aram a explorar o pau(brasil da mata Atl/ntica! 0 pau(brasil tin a um grande *alor no mercado europeu, pois sua sei*a, de cor a*ermel ada, era muito utili+ada para tingir tecidos! "ara executar esta explora,o, os portugueses utili+aram o escambo, ou se1a, deram espel os, apitos, c ocal os e outras bugigangas aos nati*os em troca do trabal o 2corte do pau(brasil e carregamento at as cara*elas3! )estes trinta anos, o Brasil 'oi atacado pelos olandeses, ingleses e 'ranceses &ue tin am 'icado de 'ora do 4ratado de 4ordesil as 2acordo entre "ortugal e #span a &ue di*idiu as terras recm descobertas em $5653! 0s corsrios ou piratas tambm sa&uea*am e contrabandea*am o pau(brasil, pro*ocando pa*or no rei de "ortugal! 0 medo da coroa portuguesa era perder o territ-rio brasileiro para um outro pas! "ara tentar e*itar estes ata&ues, "ortugal organi+ou e en*iou ao Brasil as expedi,7es guarda(costas, porm com poucos resultados! 0s portugueses continuaram a explora,o da madeira, construindo as 'eitorias no litoral &ue nada mais eram do &ue arma+ns e postos de trocas com os indgenas! )o ano de $%80, o rei de "ortugal organi+ou a primeira expedi,o com ob1eti*os de coloni+a,o! #sta 'oi comandada por 9artin A'onso de :ou+a e tin a como ob1eti*os; po*oar o territ-rio brasileiro, expulsar os in*asores e iniciar o culti*o de cana(de(a,<car no Brasil 0 a,<car era um produto de grande aceita,o na #uropa e alcan,a*a um grande *alor! Ap-s as experincias positi*as de culti*o no )ordeste, 1 &ue a cana(de(a,<car se adaptou bem ao clima e ao solo nordestino, come,ou o plantio em larga escala! :eria uma 'orma de "ortugal lucrar com o comrcio do a,<car, alm de come,ar o po*oamento do Brasil! "ara mel or organi+ar a col=nia, o rei resol*eu di*idir o Brasil em .apitanias >ereditrias! 0 territ-rio 'oi di*idido em 'aixas de terras &ue 'oram doadas aos donatrios! #stes podiam explorar os recursos da terra, porm 'ica*am encarregados de po*oar, proteger e estabelecer o culti*o da cana(de( a,<car! )o geral, o sistema de .apitanias >ereditrias 'racassou, em 'un,o da grande dist/ncia da 9etr-pole, da 'alta de recursos e dos ata&ues de indgenas e piratas! As capitanias de :o ?icente e "ernambuco 'oram as <nicas &ue apresentaram resultados satis'at-rios, gra,as aos in*estimentos do rei e de empresrios!

Ad)ini *ra+,o Colonial


Ap-s a tentati*a 'racassada de estabelecer as .apitanias >ereditrias, a .oroa portuguesa estabeleceu no Brasil o @o*erno(@eral! #ra uma 'orma de centrali+ar e ter mais controle da col=nia! 0 primeiro go*ernador(geral 'oi 4om de :ou+a, &ue recebeu do rei a misso de combater os indgenas rebeldes, aumentar a produ,o agrcola no Brasil, de'ender o territ-rio e procurar 1a+idas de ouro e

REDE REDESALESIANA SALESIANADE DEESCOLAS ESCOLAS COLGIO SALESIANO REGIO OCENICA Rua Dr. Cornlio de Mello Jnior, 117 Piratininga tel. 2619-9050 COLGIO SALESIANO REGIO OCENICA Rua Dr. Cornlio de Mello Jnior, 117 Piratininga tel. 2619-9050

Aluno(a):

N.

prata! 4ambm existiam as ./maras 9unicipais &ue eram -rgos polticos compostos pelos " omens( bons"! #stes eram os ricos proprietrios &ue de'iniam os rumos polticos das *ilas e cidades! 0 po*o no podia participar da *ida p<blica nesta 'ase! A capital do Brasil neste perodo 'oi :al*ador, pois a regio )ordeste era a mais desen*ol*ida e rica do pas!

A e-ono)ia -olonial
A base da economia colonial era o engen o de a,<car! 0 sen or de engen o era um 'a+endeiro proprietrio da unidade de produ,o de a,<car! Atili+a*a a mo(de(obra a'ricana escra*a e tin a como ob1eti*o principal a *enda do a,<car para o mercado europeu! Alm do a,<car, destacou(se tambm a produ,o de tabaco e algodo! As planta,7es ocorriam no sistema de plantation, ou se1a, eram grandes 'a+endas produtoras de um <nico produto, utili+ando mo(de(obra escra*a e *isando o comrcio exterior! 0 "acto .olonial imposto por "ortugal estabelecia &ue o Brasil s- podia comerciali+ar com a metr-pole!

A o-iedade Colonial
A sociedade no perodo do a,<car era marcada pela grande di'erencia,o social! )o topo da sociedade, com poderes polticos e econ=micos, esta*am os sen ores de engen o! Abaixo, aparecia uma camada mdia 'ormada por trabal adores li*res e 'uncionrios p<blicos! # na base da sociedade, esta*am os escra*os de origem a'ricana! #ra uma sociedade patriarcal, pois o sen or de engen o exercia um grande poder social! As mul eres tin am poucos poderes e nen uma participa,o poltica, de*iam apenas cuidar do lar e dos 'il os! A casa(grande era a residncia da 'amlia do sen or de engen o! )ela mora*am, alm da 'amlia, alguns agregados! 0 con'orto da casa(grande contrasta*a com a misria e pssimas condi,7es de igiene das sen+alas 2 abita,7es dos escra*os3!

PR,1" D$

M,D$&,

M/-0" ,

-.R%$

Вам также может понравиться