Вы находитесь на странице: 1из 9

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL OAB

XII EXAME DE ORDEM


PROVA PRTICO-PROFISSIONAL APLICADA EM 09/02/2014

REA: DIREITO ADMINISTRATIVO


PADRO DE RESPOSTAS PEA PROFISSIONAL
Enunciado O Governador do Estado Y, premido da necessidade de reduzir a folha de pagamentos do funcionalismo pblico estadual, determinou que o teto remuneratrio dos Defensores Pblicos admitidos aps a Emenda Constitucional n. 41/2003 fosse limitado ao valor correspondente ao subsdio mensal do Governador, ao entendimento de que aquele rgo integra a estrutura do Poder Executivo estadual. Com a implementao da medida, os Defensores Pblicos do Estado, irresignados com a reduo do seu teto remuneratrio, levam a questo Associao Nacional dos Defensores Pblicos Estaduais, legalmente constituda e em funcionamento h pouco mais de dois anos, e esta contrata os seus servios advocatcios para impetrar mandado de segurana coletivo em face do ato do Governador. A deciso proferida pelo Tribunal de Justia local, observando a competncia originria constante do seu cdigo de organizao e diviso judiciria, diante da autoridade coatora governador do Estado- deu por extinto o processo, sem resoluo do mrito, sob os argumentos de que a associao no preenche o requisito de trs anos de constituio, no demonstrou a autorizao dos associados em assembleia geral para a propositura da demanda e no poderia representar os associados em demanda que veicule interesse apenas de uma parte da categoria, uma vez que os Defensores atingidos pela medida, isto , aqueles admitidos aps a Emenda Constitucional n. 41/2003, os mais novos na carreira, ainda no foram promovidos e sequer recebem sua remunerao em valores prximos ao subsdio mensal do Governador. Ciente de que este acrdo contendo a unanimidade de votos dos desembargadores que participaram do julgamento, j foi objeto de Embargos de Declarao, que foram conhecidos, mas no providos, e que a publicao dessa ltima deciso se deu na data de hoje, redija a pea processual adequada com seus fundamentos. (Valor: 5,0)

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL OAB


XII EXAME DE ORDEM
PROVA PRTICO-PROFISSIONAL APLICADA EM 09/02/2014

REA: DIREITO ADMINISTRATIVO


A BANCA AVALIADORA LEVAR EM CONSIDERAO QUAISQUER DIFICULDADES

PORVENTURA ENCONTRADAS PELOS EXAMINANDOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM VIRTUDE DA DIVULGAO DA ERRATA DURANTE A REALIZAO DO EXAME.

Gabarito comentado
A pea a ser elaborada o recurso ordinrio em mandado de segurana, nos termos do art. 105, II, b, da CRFB/88. O recurso deve ser endereado ao Desembargador Presidente do Tribunal de Justia do Estado Y. Na qualificao das partes, deve ser indicado como recorrente a Associao Nacional dos Defensores Pblicos Estaduais e, como recorrido, o Estado Y, pessoa jurdica de direito pblico interno. No intuito de demonstrar conhecimento acerca do Tribunal competente para apreciar e julgar o recurso, o examinando deve requerer aps abertura de vistas ao recorrido para contrarrazes, que os autos sejam encaminhados ao colendo Superior Tribunal de Justia. O examinando deve demonstrar a presena de trs requisitos que o Tribunal, equivocadamente, entendeu que no estariam preenchidos (razo pela qual, alis, julgou extinto o processo sem resoluo do mrito), isto : 1) Demonstrar que o requisito constitucional para a impetrao de mandado de segurana coletivo a constituio e funcionamento h mais de um ano (e no trs, como consta no acrdo recorrido); 2) indicar que no se exige, para impetrao de mandado de segurana coletivo, a autorizao de todos os associados da entidade, conforme entendimento cristalizado na Smula n 629 do Supremo Tribunal Federal; 3) afirmar que a entidade de classe tem legitimao para o mandado de segurana ainda quando a pretenso veiculada interesse apenas a uma parte da respectiva categoria, nos termos da Smula 630 do Supremo Tribunal Federal. Em seguida, na eventualidade do Superior Tribunal de Justia conhecer do mrito do recurso, nada obstante a existncia de entendimento acerca da inaplicabilidade do art. 515, 3, do Cdigo de Processo Civil (teoria da causa madura) aos recursos ordinrios em mandado de segurana, na melhor defesa dos interesses do seu cliente, o examinando deve indicar a violao ao art. 37, XI da Constituio, que estabelece como teto remuneratrio dos

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL OAB


XII EXAME DE ORDEM
PROVA PRTICO-PROFISSIONAL APLICADA EM 09/02/2014

REA: DIREITO ADMINISTRATIVO


Defensores Pblicos, o subsdio dos Desembargadores do Tribunal de Justia e, ainda, a violao ao princpio da isonomia, uma vez que, sem qualquer critrio legtimo, foi operada uma discriminao no tratamento jurdico conferido aos Defensores, aplicando-se, aos mais novos na carreira, um tratamento diferente, no aspecto remuneratrio, daquele conferido aos demais Membros, demonstrando, assim, conhecimento acerca da matria. Nos pedidos, o examinando deve requerer a reforma do acrdo, para julgar procedente o pedido de aplicao do teto remuneratrio correspondente ao subsdio mensal dos Desembargadores e, caso assim no se entenda, pela anulao do acrdo hostilizado, com o retorno dos autos origem para processamento do writ .

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL OAB


XII EXAME DE ORDEM
PROVA PRTICO-PROFISSIONAL APLICADA EM 09/02/2014

REA: DIREITO ADMINISTRATIVO


PADRO DE RESPOSTAS QUESTO 1

Enunciado
Jos est inscrito em concurso pblico para o cargo de assistente administrativo da Administrao Pblica direta do Estado de Roraima. Aps a realizao das provas, ele foi aprovado para a fase final do certame, que previa, alm da apresentao de documentos, exames mdicos e psicolgicos. A lista dos candidatos aprovados e o prazo para a apresentao dos documentos pessoais e para a realizao dos exames mdicos e psicolgicos foram publicados no Dirio Oficial do Poder Executivo do Estado de Roraima aps 1 (um) ano da realizao das provas; assim como foram veiculados atravs do site da Internet da Administrao Pblica direta do Estado, tal como previsto no respectivo edital do concurso. Entretanto, Jos reside em municpio localizado no interior do Estado de Roraima, onde no circula o Dirio Oficial e que, por questes geogrficas, no provido de Internet. Por tais razes, Jos perde os prazos para o cumprimento da apresentao de documentos e dos exames mdicos e psicolgicos e s toma conhecimento da situao quando resolve entrar em contato telefnico com a secretaria do concurso. Insatisfeito, Jos procura um advogado para ingressar com um Mandado de Segurana contra a ausncia de intimao especfica e pessoal quando de sua aprovao e dos prazos pertinentes fase final do concurso. Na qualidade de advogado de Jos, indique os argumentos jurdicos a serem utilizados nessa ao judicial. (Valor: 1,25)

Gabarito comentado
A despeito da ausncia de norma editalcia prevendo a intimao pessoal e especfica do candidato Jos, a Administrao Pblica tem o dever de intimar o candidato, pessoalmente, quando h o decurso de tempo razovel entre a homologao do resultado e a data da nomeao, em atendimento aos princpios constitucionais da publicidade e da razoabilidade. desarrazoada a exigncia de que o impetrante efetue a leitura diria do Dirio Oficial do Estado, por prazo superior a 1 (um) ano, ainda mais quando reside em municpio em que no h circulao do DOE e que no dispe de acesso Internet.

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL OAB


XII EXAME DE ORDEM
PROVA PRTICO-PROFISSIONAL APLICADA EM 09/02/2014

REA: DIREITO ADMINISTRATIVO


PADRO DE RESPOSTAS QUESTO 2

Enunciado
Determinada Sociedade de Economia Mista federal, exploradora de atividade econmica, objeto de controle pelo Tribunal de Contas da Unio, o qual verifica, em tomada de contas especial, que h editais de licitao da estatal que contm critrios de julgamento inadequados. Sobre o caso, empregando os argumentos jurdicos apropriados e a fundamentao legal pertinente, responda aos itens a seguir. A) Uma sociedade de economia mista que explora atividade econmica pode ser submetida ao controle do Tribunal de Contas? (Valor: 0,60) B) O Tribunal de Contas pode determinar a aplicao de critrios que entenda mais adequados, para o julgamento de licitaes? (Valor: 0,65) Obs.: a simples meno ou transcrio do dispositivo legal no pontua.

Gabarito comentado
A questo busca verificar o conhecimento do examinando sobre a disciplina jurdica das sociedades de economia mista, bem como sobre as competncias constitucionais do Tribunal de Contas. A) possvel o controle das sociedades de economia mista pelo Tribunal de Contas, nos termos do Art. 71, II, da Constituio, j que se trata de uma sociedade instituda pelo Poder Pblico. O Supremo Tribunal Federal firmou entendimento no sentido de que as sociedades de economia mista sujeitam-se fiscalizao pelos Tribunais de Contas. (STF, MS 25092/DF, RE 356209 AgR /GO, MS 26117/DF, dentre outros). B) A resposta deve ser pela impossibilidade de o Tribunal de Contas, em controle prvio de editais de licitao, determinar a modificao de critrios, o qual estaria substituindo a vontade do administrador em seu campo discricionrio, em violao ao princpio da separao dos Poderes (Art. 2, da CR). Tal situao excepcionada, nos termos da jurisprudncia do STF (RE 547063), quando h fundado receio de irregularidade na licitao, como ocorre, por

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL OAB


XII EXAME DE ORDEM
PROVA PRTICO-PROFISSIONAL APLICADA EM 09/02/2014

REA: DIREITO ADMINISTRATIVO


exemplo, quando h critrio de julgamento manifestamente irrazovel, com suspeita de direcionamento do resultado do certame.

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL OAB


XII EXAME DE ORDEM
PROVA PRTICO-PROFISSIONAL APLICADA EM 09/02/2014

REA: DIREITO ADMINISTRATIVO


PADRO DE RESPOSTAS QUESTO 3
Enunciado

Determinado estado da Federao celebra contrato de concesso de servio metrovirio pelo prazo de 20 anos com a empresa V de Trem S.A. Nos termos do referido contrato, a empresa tem a obrigao de adquirir 2 (dois) novos vages, alm de modernizar os j existentes, e que tais bens sero, imediatamente, transferidos para o Poder Pblico ao fim do termo contratual. Sobre o caso acima narrado, responda, fundamentadamente, os itens a seguir. A) Qual o princpio setorial que fundamenta a reverso de tais bens? Justifique? (Valor: 0,65) B) O concessionrio pode exigir do Poder Concedente indenizao pela transferncia de tais bens ao Poder Pblico ao final do contrato? Justifique. (Valor: 0,60) A simples meno ou transcrio do dispositivo legal no pontua. Gabarito comentado A reverso a transferncia ao poder concedente dos bens do concessionrio, afetados ao servio pblico e necessrios sua continuidade, quando do trmino do contrato de concesso e que se encontra prevista nos artigos 35 e 36, da Lei n. 8.987/95. A) O examinando deve destacar que o fundamento da reverso o princpio da continuidade dos servios pblicos, j que os bens, necessrios prestao do servio, devero ser utilizados pelo Poder Concedente, aps o fim do trmino do prazo de concesso, sob pena de interrupo da prestao do servio. B) necessrio ressaltar que, caso a fixao da tarifa no tenha sido suficiente para ressarcir o concessionrio pelos recursos que empregou na aquisio e modernizao de tais bens, devida indenizao, nos termos do Art. 36, da Lei n. 8987/95.

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL OAB


XII EXAME DE ORDEM
PROVA PRTICO-PROFISSIONAL APLICADA EM 09/02/2014

REA: DIREITO ADMINISTRATIVO


PADRO DE RESPOSTAS QUESTO 4
Enunciado

O Prefeito do Municpio XYZ desapropriou um stio particular para instalao de um novo centro de atendimento mdico de emergncia. Entretanto, antes do incio das obras, o Estado ABC anunciou que o Municpio XYZ receber um novo Hospital Estadual de Atendimento Mdico Emergencial. Responda, fundamentadamente, aos itens a seguir. A) O Municpio pode desistir da construo do centro de atendimento mdico e destinar a rea desapropriada construo de uma escola? (Valor: 0,65) B) Com o anncio feito pelo Estado, o antigo proprietrio do stio desapropriado pode requerer o retorno da rea sua propriedade, mediante devoluo do valor da indenizao? (Valor: 0,60) A simples meno ou transcrio do dispositivo legal no pontua. Gabarito comentado A) A resposta positiva. Aps a efetivao de uma desapropriao, o ente expropriante deve empregar o bem finalidade pblica que desencadeou o processo de desapropriao. Em no o fazendo, estar-se- diante da tredestinao, que nada mais do que a destinao do bem em desconformidade com o plano inicialmente previsto. A tredestinao, entretanto, distingue-se em lcita (na qual o bem empregado em finalidade diversa da inicialmente pretendida, mas ainda afetada ao interesse pblico) e ilcita (na qual no se emprega o bem em uma utilizao de interesse pblico). A tredestinao lcita, isto , a alterao na destinao do bem, por convenincia da administrao pblica, resguardando, de modo integral, o interesse pblico, no vedada pelo ordenamento. B) A resposta negativa. A tredestinao lcita, por manter o bem afetado a uma finalidade de interesse pblico no configura direito de retrocesso, isto , o direito do particular expropriado de reaver o bem, em virtude da sua no utilizao. E a prpria legislao de

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL OAB


XII EXAME DE ORDEM
PROVA PRTICO-PROFISSIONAL APLICADA EM 09/02/2014

REA: DIREITO ADMINISTRATIVO


regncia, o Decreto-lei n. 3.365/1941, dispe, em seu Art. 35, que os bens expropriados, uma vez incorporados Fazenda Pblica, no podem ser objeto de reivindicao.

Вам также может понравиться