Вы находитесь на странице: 1из 64

COMIDA SAUDVEL, GOSTOSA E DA TERRA:

UMA HISTRIA DO PROJETO HBITOS ALIMENTARES SAUDVEIS NO NORTE E NORDESTE

COMIDA SAUDVEL, GOSTOSA E DA TERRA:


UMA HISTRIA DO PROJETO HBITOS ALIMENTARES SAUDVEIS NO NORTE E NORDESTE

1a Edio So Paulo Fundao Abrinq pelos Direitos da Criana e do Adolescente 2013

EXPEDIENTE CONSELHO DE ADMINISTRAO Presidente: Synsio Batista da Costa Vice-Presidente: Carlos Antonio Tilkian Secretrio: Bento Jos Gonalves Alcoforado Secretaria Executiva Administradora Executiva: Heloisa Helena Silva de Oliveira Gerente de Desenvolvimento de Programas e Projetos: Denise Maria Cesario Gerente de Desenvolvimento Institucional: Victor Alcntara da Graa Projeto Hbitos Alimentares Saudveis Norte e Nordeste Juliana Lordello Sicoli Mrcia Cristina Pereira da Silva Thomazinho
FICHA TCNICA Texto: Ana Flvia Borges Badue - Instituto Kairs Thiago Domenici - Instituto Kairs Edio: Juliana Lordello Sicoli e Mrcia Cristina Pereira da Silva Thomazinho Leitura crtica: Denise Maria Cesario Colaborao: Aline Cristina de Franca, Gislaine Cristina de Carvalho, Tatiana Cristina Molini e Victor Alcntara da Graa. Reviso ortogrfica e gramatical: ABA Textos Projeto grfico e diagramao: Daniela Jardim Ilustrao: Vanessa Alexandre Fotografias: CEDOC Impresso: Uniongraph Grfica e Editora Ltda Tiragem: 2.400 ISBN: 978-85-88060-49-4

Sumrio

6 7 18 28 35 38 61 62

Apresentao Vamos relembrar Direito Humano Alimentao Adequada (DHAA) e a Segurana Alimentar e Nutricional (SAN) Conhea a riqueza dos alimentos regionais Boas prticas Receitas regionais saudveis Bibliograa Agradecimentos
5

Apresentao
A Fundao Abrinq, criada em 1990, uma organizao sem ns lucrativos e tem a misso de promover a defesa dos direitos e o exerccio da cidadania de crianas e adolescentes. Sua meta o reconhecimento de todas as crianas e adolescentes como sujeitos de suas prprias histrias, e que tm o direito de viver com dignidade, respeito e liberdade, com sade, alimentao adequada, educao de qualidade, acesso a esportes, lazer, cultura e a prossionalizao. Desde 2010, a Fundao Abrinq representante da Save the Children no Brasil e, com essa parceria, foi capaz de aumentar o seu impacto na proteo dos direitos das crianas e adolescentes do Pas, aprendendo com as melhores prticas globais e com a possibilidade de acesso a recursos internacionais. Em outubro de 2011, a Fundao Abrinq Save the Children lanou a campanha Por Todas as Crianas, com o objetivo de somar esforos para o alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milnio 4 e 5, a saber, reduzir a mortalidade infantil e melhorar a sade das gestantes. No Brasil, a campanha desenvolvida em mbito nacional, no entanto, as regies priorizadas para o desenvolvimento de aes com o objetivo de diminuir os ndices de mortalidade materna, neonatal e infantil so o Norte e o Nordeste. A desnutrio uma das causas da morbimortalidade infantil e ocorre pela dieta inapropriada ou pela m absoro de nutrientes. Ela acontece principalmente em crianas de comunidades pobres e em situao de vulnerabilidade e risco social. Neste sentido, a Fundao Abrinq Save the Children iniciou o Projeto Hbitos Alimentares Saudveis no Norte e Nordeste, com o objetivo de estimular o consumo de comida saudvel, gostosa e da terra, contando com o patrocnio mster da Save the Children Itlia e com o apoio do Ministrio da Sade e da Coordenao Nacional da Pastoral da Criana, em parceria com o Conselho Estadual de Segurana Alimentar e Nutricional e as 10 prefeituras dos municpios participantes do Projeto. Cozinheiras, merendeiras, lideranas comunitrias, agentes de sade e famlias foram capacitados para promover hbitos alimentares saudveis e a valorizao de alimentos regionais. Qualicando a alimentao de crianas menores de 5 anos, o Projeto alcanou os estados do Maranho, Par e Tocantins.

Vamos relembrar!
Nas prximas pginas, vamos percorrer juntos o caminho do Projeto Hbitos Alimentares Saudveis no Norte e Nordeste, que contribuiu para melhorar os hbitos alimentares nos estados do Maranho (MA), Par (PA) e Tocantins (TO), onde muitas crianas sofrem de problemas relacionados alimentao, como a desnutrio e a obesidade. A histria dessas conquistas recentes ajudar outras cidades na prxima etapa do Projeto. Vamos falar, a seguir, sobre a alimentao saudvel no dia a dia, sobre a riqueza das nossas hortas, quintais e alimentos regionais, e de como cuidar da higiene dos alimentos para evitar doenas, contaminaes e desperdcio. Por m, para celebrar, diversas receitas deliciosas, com ingredientes regionais, feitas pelas merendeiras, famlias e lideranas comunitrias que participaram dessa histria. So pratos nutritivos e simples de preparar em casa ou na escola.

LEMBRE-SE:
compartilhar o aprendizado com amigos, vizinhos e familiares muito importante.

Onde aconteceu?
Em 2012, o projeto foi desenvolvido em dez cidades do Norte e Nordeste, com elevados ndices de desnutrio infantil e de obesidade. Veja no quadro abaixo. UF PA PA PA TO TO TO MA MA MA MA MUNICPIOS Magalhes Barata Maracan So Domingos do Capim Carrasco Bonito Praia Norte Stio Novo do Tocantins Chapadinha Mata Roma Milagres do Maranho Urbano Santos

PA

MA

TO

Como aconteceu?
Antes de sair do papel e virar uma realidade, o Projeto Hbitos Alimentares Saudveis teve um longo caminho; anal, reduzir problemas nutricionais, como a desnutrio e a obesidade de crianas, exige esforo conjunto, muita organizao e mobilizao. Mas como alcanar o objetivo de melhorar a qualidade, o acesso e a regularidade da alimentao dos pequenos, na escola e em casa? Com planejamento, articulao e dilogo com as pessoas envolvidas.

Preparando o terreno para o desenvolvimento do Projeto


Na PRIMEIRA ETAPA, a Fundao Abrinq Save the Children promoveu a articulao com os Governos (federal, estadual e municipal), com as universidades federais parceiras e os diretores de escolas e lderes comunitrios de cada cidade. Cada um foi estimulado a cumprir seu papel:
UNIVERSIDADE: desenvolver as ocinas para merendeiras, famlias e lideranas comunitrias e estimular projetos de extenso universitria.

GOVERNO MUNICIPAL: identicar e atender as crianas com desnutrio ou obesidade; incentivar a produo e a venda de alimentos por agricultores familiares; fortalecer os Conselhos, especialmente o Conselho de Alimentao Escolar; promover a alimentao saudvel nas escolas e divulgar prticas saudveis para toda a populao.

ESCOLA: valorizar o trabalho da merendeira; estimular a educao alimentar (atividades em sala com os alunos; hortas escolares; orientao aos pais); colocar em prtica os Dez passos para a promoo da alimentao saudvel nas escolas (p. 27), em parceria com a comunidade escolar (pais, professores, conselheiros etc.).

FAMLIA: praticar os Dez passos da alimentao saudvel para crianas menores de dois anos (p. 26); fazer parte do Conselho de Alimentao Escolar do municpio e participar da Associao de Pais e Mestres.

LDERES COMUNITRIOS (agentes comunitrios de sade, lderes da Pastoral da Criana e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais): ser a ponte entre as famlias e as prefeituras; orientar as famlias sobre alimentao saudvel e como lutar por seus direitos e melhorar suas condies de vida.

QUEM FAZ PARTE DO CONSELHO DE ALIMENTAO ESCOLAR


Um representante do governo municipal; Dois representantes das entidades de professores ou trabalhadores da rea de educao; Dois representantes de pais de alunos; Dois representantes indicados pela sociedade civil organizada, como, por exemplo: sindicatos, associaes, cooperativa rural etc.

Plano de Ao: a unio faz a fora


A SEGUNDA ETAPA foi a elaborao do Plano de Ao, com propostas para enfrentamento da insegurana alimentar e nutricional em cada cidade. O plano foi elaborado por gestores municipais e lideranas comunitrias. A reunio promovida em cada cidade envolveu gestores pblicos das Secretarias de Sade, Educao, Agricultura, Assistncia Social e Administrao; responsveis pela compra da alimentao escolar; representantes dos Conselhos de Alimentao Escolar, Sade, Tutelar e dos Direitos da Criana e do Adolescente; e representantes da Pastoral da Criana, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, de Associaes Comunitrias e de Produtores, Igrejas e Quebradeiras de Coco. Como se v, muita gente ajudou e participou! Foram denidas aes no curto e mdio prazos nos dez municpios envolvidos. Para cada ao, foram identicadas as estratgias, os responsveis e os prazos para sua realizao. Abaixo, algumas aes propostas: Aprimorar o acompanhamento e a interveno pelos Agentes Comunitrios de Sade e pelas Unidades de Sade, das crianas em situao de insegurana alimentar; Contar com os profissionais capacitados no Projeto Hbitos Alimentares Saudveis para multiplicar o conhecimento s outras famlias;

10

Fortalecer o Conselho de Alimentao Escolar (CAE), que tem o dever de scalizar o gasto e melhorar a regularidade e a qualidade da alimentao escolar; Estimular a criao de hortas familiares e escolares; Readequar a venda de lanches em frente s escolas, incorporando alimentos saudveis; Promover um levantamento dos produtores locais e do que produzem; Implantar o Programa de Aquisio de Alimentos (PAA); Estimular a organizao dos agricultores em associaes ou cooperativas, visando a venda ao Programa de Aquisio de Alimentos (PAA) e ao Programa Nacional de Alimentao Escolar (PNAE); Promover o beneficiamento de produtos locais para comercializao e gerao de renda; Ampliar a divulgao das feiras e dos festivais de produtos locais, para aumentar a venda de produtos regionais; Promover a feira do agricultor rural local; Providenciar transporte para escoamento da produo rural; Implantar o Conselho Municipal de Segurana Alimentar e Nutricional (CONSEA).

PROGRAMA DE AQUISIO DE ALIMENTOS (PAA)


O PAA um programa federal que faz parte da Estratgia Fome Zero. O Programa promove a compra direta de produtos da agricultura familiar (sem licitao e independente da quantidade) e a distribuio para entidades da rede socioassistencial, como Centros de Referncia da Assistncia Social e Programa de Erradicao do Trabalho Infantil, entre outros.

ALIMENTAO ESCOLAR E AGRICULTURA FAMILIAR


A Lei 11.947/2009 prev que no mnimo 30% da alimentao escolar deve ser comprada da agricultura familiar. Essa obrigatoriedade favorece a melhoria da qualidade da alimentao nas escolas, pois permite que alimentos frescos e produzidos na prpria regio componham o cardpio escolar, ao mesmo tempo em que promovem a melhora da renda do agricultor familiar.

11

Trocar e aprender!
Foi preciso muita sola de sapato e bate-papo para organizar a capacitao das merendeiras, famlias e lideranas comunitrias. Por isso, nessa TERCEIRA ETAPA, as ocinas e rodas de conversa deram espao para as merendeiras, famlias e lderes comunitrios trocarem experincias, aprenderem sobre segurana alimentar e nutricional, valorizarem os alimentos que fazem bem sade e que so produzidos na regio e prepararem receitas saudveis.

12

O ms a ms dessa jornada
2012 2012 2012 2012 2012 2013 Maro a maio Articulao com o Ministrio da Sade para apresentar o Projeto e alinhar as diretrizes das aes desenvolvidas. Articulao com as Secretarias Estaduais de Sade para identificar a situao atual dos municpios e verificar possibilidades de atuao conjunta. Articulao e parceria junto sede da Pastoral da Criana, objetivando identificar representantes locais para atuao conjunta. Articulao e parceria junto s Universidades Federais do Maranho, Par e Tocantins para o desenvolvimento das oficinas. Visita aos municpios (gestores municipais e sociedade civil) para apresentao do Projeto e alinhamento das aes. Nesse momento, tambm foram visitados equipamentos de educao infantil e de sade, e identificados locais para o desenvolvimento das oficinas. Junho Construo dos Planos de Ao em cada municpio, para enfrentar a desnutrio e a obesidade infantil, com a participao de representantes do governo e da sociedade civil. Foram promovidas oficinas para cinco turmas de merendeiras um grupo no Maranho, um no Par e trs em Tocantins. Oficinas para merendeiras, oficinas para as famlias e lideranas comunitrias, em cada municpio. Nova rodada de oficinas para as merendeiras e oficinas para as famlias e lideranas comunitrias de cada municpio. Balano e avaliao do projeto e discusso dos desafios futuros. Confraternizao com merendeiras, famlias e lideranas comunitrias. Monitoramento dos indicadores do municpio e dos encaminhamentos realizados. Produo e lanamento desta cartilha, para contar como tudo aconteceu.

Julho Agosto e setembro Novembro e dezembro Janeiro a maro

13

lbum de recordao das turmas

lia Mata Roma/MA - fam

s e lderes comunitri

os

Milagres do Maranh

o/MA - famlias e ld

eres comunitrios

Merendeiras das 4 cidades do Maranho

Chapadinha/MA - fam

lias e lderes comu

nitrios

Urbano Santos/MA

- famlias e lderes co

munitrios

14

Sitio Novo do Tocantins/TO - merendeiras

Sitio Novo do Tocantins/TO - agentes comunitri

os

Carrasco Bonito/TO - agentes comunitrios

Praia Norte/TO - famlias

Carrasco Bonito/TO - merendeiras

Praia Norte/TO - merendeiras

Merendeiras das 3 cidades do Par

nitrios So Domingos Capim/PA - famlias e lderes comu

Magalhes Barata/PA - famlias e lderes comunitri

os

Maracan/PA - famlias e lderes comunitrios

15

Nossas conquistas!
Quase 10 mil crianas tiveram peso e altura avaliados; 170 merendeiras e cozinheiras foram capacitadas; Mais de 1.300 famlias foram capacitadas; 132 agentes comunitrios de sade e 56 lideranas da Pastoral da Criana participaram do processo de capacitao, permitindo multiplicar o conhecimento aprendido, para cerca de 8 mil famlias; 2 mil cartilhas distribudas nos municpios participantes para famlias, cozinheiras, merendeiras, lderes comunitrios e agentes comunitrios de sade.

(famlia do Par)

16

(merendeira do Par)

Em meus 14 anos de atuao como merendeira, nunca tive uma oportunidade como essa das oficinas.

Foi muito bom, t fazendo polpas, saladas, picles que eu amei! T fazendo muito bem pra mim e pros meus filhos. Procuro dar mais frutas e alimentao natural. Vou na horta, compro couve, quiabo, jambu, pepino... Alm de emagrecer!

(lder da Pastoral da Criana do Par)

(merendeira do Tocantins)

De fato, as merendeiras, famlias e lideranas comunitrias capacitadas se orgulham de terem participado do Projeto Hbitos Alimentares Saudveis e de poderem preparar as refeies de modo mais consciente e saudvel. Entre os relatos, merendeiras, famlias e lderes comunitrios disseram ter melhorado a higiene pessoal e a manipulao no preparo dos alimentos nas escolas e nas casas. Agora, prestam mais ateno limpeza do local de trabalho, conservao e validade dos alimentos; reaproveitam talos e cascas; reduzem sal, leo e acar; usam mais legumes, verduras e frutas no preparo das refeies (saladas, sopas e sucos naturais), inclusive os que so caractersticos da regio. Vrios participantes relataram tambm a diminuio do consumo de frituras, farinha, macarro instantneo, salsicha, mortadela, enlatados, salgadinhos, suco de pacote, refrigerantes e doces.

17

uma batalha vitoriosa para ns, ralamos muito pra chegar aqui, mas o que aprendi no foi s pra mim, mas para repassar pra minha famlia, meus 11 filhos e s famlias que acompanho.

Aprendemos muita coisa que no sabamos e tambm com a experincia das nossas colegas, quando preparavam um prato diferente. Estamos muito felizes. A gente sai daqui e leva sempre algo de melhor para as nossas escolas.

Direito Humano Alimentao Adequada e a Segurana Alimentar e Nutricional


Durante as ocinas, conversamos sobre esse direito. Agora hora de relembrar e compartilhar um pouco desse aprendizado. Criada em 2006, a Lei Orgnica de Segurana Alimentar e Nutricional LOSAN (Lei 11.346/2006) tem como objetivo promover o direito humano alimentao adequada. Na prtica, implica dizer que todo brasileiro deve estar livre da fome e ter acesso regular a alimentos de qualidade e em quantidade suciente, de modo permanente, sem comprometer outras necessidades essenciais. Ou seja, todas as pessoas, de qualquer idade, sexo, cidade, bairro, povoado, crena, religio ou classe social, tm direito alimentao adequada e saudvel, respeitando particularidades, caractersticas culturais e priorizando os alimentos produzidos na prpria regio.

18

Vamos praticar?
Todos tm um papel importante para garantir que essa lei seja cumprida. Veja abaixo aes que voc pode praticar no dia a dia para promover acesso digno, regularidade, quantidade e a qualidade dos alimentos em sua cidade: Cultivar hortas e plantar rvores frutferas em casa; Saber o que seu vizinho planta e trocar alimentos, para reduzir o desperdcio na safra e aumentar a variedade no consumo familiar; Reunir os vizinhos e as famlias para plantarem em terreno ocioso e compartilharem a produo; Replantar o cultivo conforme vai colhendo, para ter sempre (exemplo: mandioca, feijo e arroz); Criar galinha, para ter ovos e aumentar a renda familiar; Organizar grupos para beneciamento de produtos caractersticos da regio (exemplo: l de peixe cortado, marisco embalado e extrao da massa do caranguejo); Extrair a polpa de frutas regionais e congelar, para ter sempre (independentemente da safra); Preparar os alimentos na quantidade certa para evitar desperdcio; Trocar receitas saudveis e de aproveitamento integral dos alimentos, com os vizinhos e familiares; Pesquisar o preo dos alimentos nos mercados e fazer compras coletivas, para conseguir descontos; Observar o rtulo e a aparncia dos alimentos, no momento da compra.

Voc tambm pode


Estimular os agricultores familiares a se organizarem e venderem alimentos para a

19

EXEMPLOS DE SUCESSO!
As cidades que participaram do Projeto Hbitos Alimentares Saudveis tm iniciativas exemplares. o caso do Dia da Fruta, em Urbano Santos, cidade do Maranho, que incentiva o gosto pelas frutas desde a infncia, e trabalha o tema nas salas de aula, alm de deixar a merenda mais nutritiva. Milagres do Maranho e Chapadinha (MA) tambm esto dando bastante apoio na compra de alimentos da agricultura familiar da regio, para a alimentao escolar. Em Maracan (PA), o Programa de Aquisio de Alimentos (PAA) fortaleceu os pequenos agricultores da cidade, garantindo mais qualidade para a alimentao de alunos e famlias que frequentam o Programa de Erradicao do Trabalho Infantil (PETI), o Centro de Referncia de Assistncia Social (CRAS) e outros projetos sociais. Em Stio Novo do Tocantins (TO), os agentes comunitrios de sade foram capacitados para identificar precocemente os casos de desnutrio e obesidade e orientar melhor as famlias.

prefeitura, melhorando a renda da famlia e, ao mesmo tempo, a qualidade da alimentao das escolas, organizaes e hospitais; Informar-se sobre o trabalho da Pastoral da Criana, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, das associaes comunitrias e Igrejas, para promover os direitos e a melhoria das condies de vida e sade na sua cidade; Participar de Conselhos, especialmente do Conselho de Alimentao Escolar, que tem o dever de acompanhar e scalizar o gasto e melhorar a regularidade e a qualidade da alimentao escolar; Cobrar que o governo ponha em prtica as polticas pblicas e as aes previstas no Plano de Ao da sua cidade.

Por que essas iniciativas so importantes?


Durante as ocinas do projeto foi feito um levantamento inicial do consumo de cada participante. Com isso, foi possvel saber o quanto a alimentao das famlias est no caminho certo ou precisa melhorar. Os nmeros em vermelho mostram as situaes mais crticas, os nmeros cinza as situaes que no chamam a ateno ou no so crticas nem boas e os nmeros em verde mostram as famlias que esto no caminho certo em cada estado.

20

21

Produtos regionais x industrializados


O Brasil muito rico em diversas espcies de alimentos. Cada regio tem uma grande variedade de frutas, verduras e legumes, que so muito nutritivos e que podem ser cultivados sem diculdade em qualquer quintal. Mas muitas pessoas no conhecem essa riqueza dos alimentos que podem ter em seus quintais e acabam comprando muita comida industrializada, com grandes concentraes de acar, sal, conservantes e corantes, que podem trazer diversos problemas de sade, como hipertenso, diabetes, cncer, cries, entre outros. Os produtos industrializados podem ser mais fceis e rpidos de preparar, mas no garantem os nutrientes que precisamos para ter uma vida saudvel. Consumindo esses produtos, deixamos de valorizar frutas, verduras e legumes tpicos da nossa regio, enfraquecendo nossa cultura alimentar.

(famlia do Par)

22

Em vez de fazer uma sopa boa, a gente vai no mais fcil, compra macarro instantneo.

Pratique a alimentao saudvel no seu dia a dia


Comer um ato de prazer, aprendizagem e partilha. Estimula nossos sentidos (olfato, paladar, tato, viso e audio) e envolve experimentar, criar e trocar receitas... Uma boa alimentao essencial para o nosso desenvolvimento corporal, para repor energias, nos proteger de doenas e fortalecer nosso organismo.

Um prato saudvel deve ter pelo menos um alimento de cada grupo, a cada refeio: Alimentos construtores: se o nosso corpo fosse uma casa, poderamos comparar as protenas, essenciais para o crescimento e renovao, aos tijolos que usamos na construo. Por isso, alimentos como leite, queijo, ovos, carne, frango e peixe (protenas de origem animal), alm da soja, ervilha, lentilha e feijo (protenas de origem vegetal) so fundamentais. Alimentos energticos: os alimentos energticos podem ser comparados com a energia eltrica de uma casa, que faz funcionar lmpadas e aparelhos eletrnicos. Arroz, milho, macarro, po, batata, mandioca, farinhas, acares, bolos e mel fornecem carboidratos que nos do energia para trabalhar, estudar e brincar. Temos tambm os alimentos superenergticos como manteiga, margarina, creme de leite, leos, bolos confeitados, sorvetes cremosos, chocolates, refrigerantes, balas, chicletes, e salgadinhos. Eles possuem grande quantidade de gordura e acar e, por isso, devem ser consumidos com bastante moderao.

Alimentos protetores ou reguladores: os alimentos reguladores podem ser comparados ao telhado ou ao cimento, que une os tijolos da casa, porque contribuem para que haja uma relao de equilbrio entre os alimentos e o nosso organismo. So encontrados em legumes, verduras e frutas, que contm vitaminas, bras, minerais e gua. Eles hidratam nosso corpo, deixando os cabelos brilhantes, as unhas fortes e a pele macia. E as bras ajudam na digesto e no bom funcionamento do intestino.

LEMBRE-SE:
no exagere nas quantidades, mas abuse da variedade e das cores do prato!

23

Primeiro de tudo: amamentar o beb fundamental!


A alimentao saudvel importante desde o primeiro dia de vida da criana. O leite materno o alimento mais completo para os bebs e ajuda a prevenir diversas doenas. Por isso, o Ministrio da Sade recomenda a amamentao exclusiva at os seis meses e complementar pelo menos at os dois anos de idade. Alguns cuidados evitam possveis diculdades e ajudam a deixar me e lho mais confortveis.

Alguns cuidados
O cuidado com os seios comea antes de amamentar. Para evitar rachaduras ou leses, exponha os seios ao sol durante a gestao e deixe-os sem suti quando possvel; importante lavar os mamilos apenas com gua, sem sabonetes, cremes ou pomadas. No preciso lavar a cada mamada; Se o seio rachar, tente mudar o jeito de o beb pegar o peito. Para ajudar, passe um pouco do seu leite na rachadura; Caso o leite empedre, faa compressas e massagens circulares com as mos e esvazie o peito. Aproveite e doe seu leite para bancos de leite, ajudando outras crianas; A suco o que estimula a produo do leite, por isso importante continuar amamentando, sem se preocupar com horrios xos, e dar o tempo que o beb precisar para esvaziar bem cada peito. Lembre-se de esgotar o leite de uma mama, antes de passar o beb outra; Se os problemas continuarem, procure ajuda da equipe de sade.

24

Mitos ou verdades sobre a amamentao


Mito Verdade Mito Verdade Seios pequenos no produzem leite suficiente. No existe relao entre a capacidade de amamentar e o tamanho dos seios. Meu leite fraco e no sustenta o beb. O leite materno o melhor e mais completo alimento para o seu beb. No existe leite fraco, que no sustenta, e toda mulher capaz de produzir leite em quantidade suficiente para seu filho. Cerveja preta e canjica estimulam a produo do leite materno. A cerveja no deve ser utilizada por ser bebida alcolica. Para estimular a produo de leite, a me deve tomar bastante lquido, descansar seu corpo e estimular o beb a sugar o peito. Se o beb arrotar no peito, o leite empedra, no desce mais, ou a mama infecciona. O beb pode sim arrotar no peito, e a me no precisa ter medo de que o leite no desa mais. O leite empedra quando se acumula no seio, causando desconforto e at febre, mas o tratamento simples: faa massagens, com movimentos circulares para desfazer o ndulo e estimular o beb a mamar. A me no pode amamentar quando est grvida. No existe nenhuma contraindicao mdica para isso. Entretanto, necessrio que a me se cuide ainda mais, nutrindo-se muito bem. Quando a mulher amamenta, o peito cai. Amamentar no tem efeito sobre a flacidez ou a diminuio dos seios. As mamas aumentam muito de volume durante a gravidez, e a pele tem que esticar para comportar esse aumento. Por essa razo, a pele pode ficar flcida quando voltar ao normal, assim como a barriga.

Mito Verdade

Mito Verdade

Mito Verdade

Mito Verdade

25

Dez passos da alimentao saudvel para crianas menores de dois anos

PASSO 1 PASSO 2

Dar somente leite materno at os seis meses, sem oferecer gua, chs ou quaisquer outros alimentos. A partir dos seis meses, oferecer de forma lenta e gradual outros alimentos, mantendo o leite materno at os dois anos de idade, ou mais. A partir dos seis meses, dar alimentos complementares (cereais, tubrculos, carnes, leguminosas, frutas e legumes) trs vezes ao dia se a criana receber leite materno, e cinco vezes ao dia se estiver desmamada. A alimentao complementar deve ser oferecida sem rigidez de horrios, respeitando-se sempre a vontade da criana. A alimentao complementar deve ser espessa desde o incio e oferecida de colher. Comear com consistncia pastosa (papas, purs) e, aos poucos, aumentar a consistncia at chegar mesma alimentao da famlia. Oferecer criana diferentes alimentos no dia. Uma alimentao variada composta por alimentos coloridos e dos trs grupos: construtores, energticos e reguladores ou protetores. Estimular o consumo dirio de frutas, verduras e legumes nas refeies. Evitar acar, caf, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas, nos primeiros anos de vida. Usar sal com moderao. Cuidar da higiene no preparo e manuseio dos alimentos; garantir seu armazenamento e conservao adequados.

PASSO 3

PASSO 4 PASSO 5

PASSO 6

PASSO 7 PASSO 8

PASSO 9

PASSO 10 Estimular a criana doente a se alimentar, oferecendo sua alimentao habitual e seus alimentos preferidos, respeitando sua aceitao. Para criana com pouco apetite, oferecer um volume menor de alimentos por refeio e diminuir o intervalo entre uma refeio e outra.

26

Fonte: Organizao Mundial da Sade / Organizao Panamericana da Sade / Ministrio da Sade

O que fazer nas escolas?


As escolas tm um papel decisivo na formao dos hbitos alimentares das crianas, assim como as famlias. Para que esses objetivos possam ser alcanados, o governo estabeleceu dez passos para garantir uma alimentao saudvel dentro das escolas. A seguir, apresentamos os Dez Passos para a Promoo da Alimentao Saudvel nas Escolas: PASSO 1 PASSO 2 A escola deve definir estratgias, em conjunto com a comunidade escolar, para favorecer a promoo da sade e a educao alimentar e nutricional. Reforar a abordagem da promoo da sade e da alimentao saudvel nas atividades curriculares da escola (exemplo: incluir no calendrio escolar a Semana da Alimentao Saudvel). Orientar as famlias sobre sua responsabilidade na promoo e valorizao da alimentao saudvel. Sensibilizar e capacitar os profissionais que trabalham com alimentao escolar, com o objetivo de melhorar o fornecimento de refeies saudveis e adequ-los s Boas Prticas, alm de garantir a oferta de gua potvel. Restringir a oferta, a promoo comercial e a venda de alimentos ricos em gordura, acares e sal. Desenvolver opes de alimentos e refeies saudveis na escola. Aumentar a oferta e estimular o consumo de frutas, legumes e verduras, dando prioridade aos alimentos regionais. Auxiliar os servios de alimentao da escola na divulgao de opes saudveis por meio de estratgias que estimulem essas escolhas. Divulgar as boas iniciativas para outras escolas, trocando informaes e vivncias.

PROGRAMA SADE NA ESCOLA (PSE)


O PSE, de iniciativa dos Ministrios da Sade e da Educao, visa promover a sade dos alunos e construir uma cultura de paz, aproveitando o espao privilegiado da escola. Ele tambm contribui para realizao dos Dez Passos para a Promoo da Alimentao Saudvel nas Escolas. Procure as Secretarias Municipais de Educao e Sade para saber quais escolas fazem parte do PSE e que aes esto sendo desenvolvidas em seu municpio. Acompanhe e participe!

PASSO 3 PASSO 4

PASSO 5 PASSO 6 PASSO 7 PASSO 8 PASSO 9

PASSO 10 Desenvolver um programa contnuo de promoo de hbitos alimentares saudveis, considerando o monitoramento do estado nutricional dos escolares, com nfase em aes de diagnstico, preveno e controle dos distrbios nutricionais.
Fonte: Ministrio da Sade

27

A riqueza dos alimentos regionais


Que seu alimento seja seu remdio, que seu remdio seja seu alimento. disse Hipcrates, um sbio da Grcia Antiga. Nos quintais maranhenses, paraenses e tocantinenses, encontramos uma enorme diversidade de frutas, hortalias, verduras e legumes. Essa riqueza inclui frutas como: abiu, abacate, abacaxi, aa, acerola, ata, babau, bacuri, banana, buriti, buritirana, cacau, caju, carambola, coco, cupuau, goiaba, graviola, ing, jaca, jambo, jambolo ou azeitona preta, laranja, limo, maracuj, mamo, manga, melancia, murici ou muruci, noni, pupunha, siriguela, tangerina, tapereb. Alm delas, algumas famlias, alm de criarem aves, cultivam tambm abbora, alfavaca, arroz, batata-doce, cariru ou joo-gomes, cebolinha, chicria, coentro, couve, gengibre, feijo, jambu, jerimum, macaxeira, maxixe, milho, pepino, pimenta-de-cheiro, pimento, quiabo, tomate e vinagreira.

28

Agora que voc lembrou o que tem no seu quintal, ou no do vizinho, e j sabe que cultivar hortas caseiras e escolares uma das formas de promover a segurana alimentar e nutricional de sua famlia e dos alunos, vamos falar da importncia de consumir os produtos regionais e naturais da terra.

Frutas
As frutas so ricas em vitaminas, minerais, bras e gua. Consuma diariamente pelo menos trs pores ou mais. Conhea a origem e riqueza das frutas tpicas das regies Norte e Nordeste e outras comuns em todo o pas:

AA OU JUSSARA - De origem amaznica, previne doenas crnicas, protege o corao, alm de ser energtico e rico em bras, ferro, clcio, potssio e vitaminas A, C e do complexo B. ACEROLA - Originria das Antilhas e Amrica Central. rica em vitamina C, ajuda a combater doenas e fortalece o sistema de defesa do corpo.

(merendeira do Tocantins)

Para aumentar a absoro de ferro de origem vegetal, recomenda-se seu consumo junto com alimentos ricos em vitamina C, que existe em abundncia em frutas ctricas, como laranja, limo, acerola, caju, entre outras.

29

Eu no conhecia o arroz de cux. Comi a primeira vez em Imperatriz (MA) e gostei tanto que descobri como fazer . Hoje, fao e todo mundo gosta. Tem tanto dessa vinagreira que cresce que nem mato! Colocar um pouquinho no arroz das crianas ajuda muito na sade delas e elas nem vo perceber . Tem ferro, vitamina A, vitamina C e Clcio.

BACURI - De origem amaznica, contm vitamina C, ferro (que previne anemia) e suas bras ajudam a melhorar a priso de ventre, alm de eliminar lquidos. BANANA - Originria da frica. rica em potssio, cido flico, vitamina B6 e bras, ajuda a prevenir cimbras e a reduzir o colesterol no sangue. BURITI - De origem nacional, conhecido tambm como muriti, muritim, entre outros nomes. Melhora o sistema de defesa do corpo, contm vitamina A (ajuda na viso), vitamina C, ferro, bras e clcio (bom para os ossos). CAJ OU TAPEREB - Originria da Amrica, frica e sia. rico em vitamina C e sais minerais, como clcio, fsforo e ferro. CAJU - De origem brasileira, muito popular em todo o Nordeste. Melhora o sistema de defesa do corpo e contm vitamina C, que previne doenas como a gripe. COCO BABAU - Tipicamente nacional, contm potssio e bra. conhecido tambm por coco-de-macaco, coco-de-palmeira etc. Seu leo tem vrias utilidades e de sua polpa se faz a farinha de mesocarpo do babau. CUPUAU - Da regio amaznica, a fruta muito apreciada pelos ndios. Suas propriedades melhoram o sistema de defesa do corpo, pois possui vitamina C e ferro, clcio, fsforo e bra alimentar. considerado um timo antioxidante, ajuda no combate ao envelhecimento e no controle do colesterol.

30

GRAVIOLA - Originria das Antilhas e Amrica Central. rica em fsforo, clcio, potssio, vitaminas C e do complexo B, ajuda a combater verminoses, diarreia e reumatismo. JAMBO - Da ndia. Contm clcio, fsforo, vitaminas A e C, tem propriedades laxantes, antibacterianas, antivirais, alm de ajudar os rins e a digesto. LIMO - De origem Asitica, melhora o sistema de defesa do corpo, e auxilia na preveno e no tratamento de diversas doenas. rico em vitaminas A, C e do complexo B, alm de conter sais minerais, como clcio, fsforo e ferro. MANGA - Nativa da ndia, existem mais de 50 tipos no Brasil. Faz bem para a viso e para a defesa do corpo, e rica em vitaminas A e C. Tambm ajuda a fortalecer os ossos e facilita a digesto, por ser rica em bras. MARACUJ - De regies tropicais, melhora o sistema de defesa do corpo, previne doenas, atua como calmante natural, rica em vitamina C. MELANCIA - De origem africana, alm de ser boa para a viso e ajudar no sistema de defesa do corpo, previne cimbras, rica em vitaminas A, C, e potssio. MURICI OU MURUCI - De origem brasileira (em especial, da Amaznia), rico em clcio, fsforo e vitamina C. Ajuda a combater inamaes e um bom expectorante.

31

PUPUNHA - Originria de orestas tropicais do continente americano, boa fonte de energia, protena e gorduras boas, alm de conter bras e ser rica em sais minerais, como clcio, ferro, fsforo e zinco e vitaminas, como a vitamina A e do complexo B. SAPOTI - Da Amrica Central, contm vitamina C e do complexo B e clcio, que fortalece os ossos, alm de combater infeces. TANGERINA - Originria da China, conhecida tambm como mexerica, bergamota, mimosa e outros nomes. A fruta uma boa fonte de vitamina C e sais minerais, que fazem bem ao corao, ossos, artrias. Ajuda a desintoxicar o sangue e a amenizar cansao e fadiga.

Hortalias
As hortalias so ricas em vitaminas, minerais, bras e gua. Consuma diariamente pelo menos trs pores ou mais. Conhea a origem e riqueza de hortalias tpicas das regies Norte e Nordeste e outras comuns em todo o pas: ABBORA OU JERIMUM - Originria da Guin, ajuda na viso e na preveno de doenas, por conter as vitaminas A, C e do complexo B, alm de clcio, que ajuda no fortalecimento dos ossos.

32

BATATA DOCE - Natural de regies quentes. De fcil cultivo, faz bem para a viso, pois possui vitamina A e acares complexos (bons), previne diabetes e doenas do corao. CARIRU OU JOO-GOMES - Antioxidante, contm ferro, zinco e molibdnio; ajuda no crescimento e a combater o envelhecimento, alm de prevenir a anemia. CENOURA - Da Europa e da sia, contm alto teor de betacaroteno, provitamina A e vitaminas do complexo B, essenciais para a sade. Tambm fornece clcio, sdio e potssio, e ajuda na recuperao de desgaste fsico.

CASAL PERFEITO: ARROZ E FEIJO


Comum nos pratos brasileiros, o arroz e o feijo so alimentos ricos em nutrientes. Podem ser consumidos separadamente, mas quando juntos, tornam-se uma combinao perfeita. O arroz possui vitaminas do complexo B, carboidratos, clcio e ferro. E o feijo rico em protena vegetal, ferro e vitaminas do complexo B.

CHICRIA - Da Europa, acelera o metabolismo e tem efeito diurtico e laxante. Ajuda na absoro de minerais, controla os nveis de gordura no sangue, contm vitamina A, clcio, fsforo e ferro. COENTRO - Originrio da Costa do Mediterrneo, contm clcio, fsforo, ferro e as vitaminas A e C; previne a anemia e bom para os ossos. COUVE - Contm ferro, que previne a anemia, alm de proteger contra o cncer e doenas do estmago. FEIJO - Existem diversas espcies no Brasil. uma grande fonte de protena vegetal, alm de ter ferro, clcio e vitaminas, principalmente do complexo B, carboidratos e bras.

33

JAMBU OU AGRIO-DO-PAR - Do norte do Brasil, rica em vitamina A e bras. Tem ao estimulante em problemas da boca, garganta e ajuda na digesto, alm de combater anemia e escorbuto. MANDIOCA, AIPIM OU MACAXEIRA - Nativa do Brasil, fonte de carboidratos, fornece energia, contm vitaminas do complexo B, clcio, fsforo e ferro, contribui para a formao dos ossos e para o sangue. MAXIXE - De origem africana, melhora o sistema de defesa do corpo, prevenindo doenas, boa fonte de vitamina C e sais minerais, como o zinco. MILHO - De origem americana, um cereal que combate hipertireoidismo, anemia, desnutrio, hipertenso arterial, nefrite e gota, alm de reduzir o colesterol. rico em bras, carboidratos, protenas e vitaminas do complexo B. PIMENTO - De origem latino-americana, contm clcio, fsforo, ferro e sdio. O pimento de cor verde tambm uma boa fonte de vitamina C e o de cor vermelha de vitamina A. PIMENTA-DE-CHEIRO - Ajuda a cicatrizar feridas e dissolver cogulos sanguneos. Tambm antioxidante, auxilia na reduo do colesterol, evita hemorragias, e ainda, libera endorna, que d sensao de bem-estar. TOMATE - Originrio da Amrica do Sul, rico em licopeno, um agente anticancergeno, contm boa quantidade de vitaminas A, C e do complexo B, alm de cido flico, potssio e clcio. VINAGREIRA - De origem asitica, faz bem para a viso e para os ossos, melhora o sistema de defesa do corpo e previne a anemia, pois contm as vitaminas A e C, alm de ferro e clcio.

34

Boas prticas
Agora vamos relembrar alguns cuidados bsicos de higiene que aprendemos nas ocinas. Anal, os alimentos podem estar contaminados e, com algumas precaues simples, podemos evitar infeces que causam diversos problemas de sade, como diarreia e vmito, alm de poder causar problemas nos rins.

Como escolher os alimentos?


O primeiro passo para evitar o consumo de alimentos contaminados escolher bem na hora de comprar. Conra algumas dicas: CARNES (BOI, PORCO, PEIXE E AVES) - Devem ter aspecto rme, cor e cheiro caractersticos, sem manchas escuras ou verdes. OVOS - No devem ter rachaduras nem sujeiras. LEGUMES, VERDURAS E FRUTAS - Sempre frescos, de preferncia da estao, e sem agrotxico. No usar se tiverem mau cheiro ou se estiverem muito maduros (amarelados, murchos etc.). Retire os amassados ou machucados. LEITES E DERIVADOS - No devem estar coalhados, com embalagens amassadas ou estufadas.

35

CEREAIS E FARINHAS - Livres de umidade, insetos, parasitas, fungos, terra e sujeira. Devem ter colorao prpria. RAZES E TUBRCULOS - Cheiro e cor caractersticos, sem rachaduras na casca, polpa intacta e limpa. LATAS - No podem estar enferrujadas, amassadas ou estufadas. VIDROS - Sem vazamento nas tampas, nem formao de espuma. CONGELADOS - Sem sinais de descongelamento, recongelamento, amolecimento, ou umidade.

Cuidados de higiene no preparo dos alimentos


Dicas teis de cuidados pessoais:
Cabelos devem estar sempre limpos e presos; unhas cortadas; avental limpo; mos bem lavadas, sem pulseira ou anel; machucados e feridas precisam estar protegidos com curativos ou luvas; Lavar bem as mos e antebraos, antes de iniciar o preparo; Durante a preparao, no experimentar a comida com as mos, nem soprar antes de servir para no contaminar o alimento; No sair do local de trabalho vestido com o uniforme.

Local de trabalho sempre limpo


Manter a cozinha sempre limpa, lavando equipamentos e utenslios, fogo e forno, rea da cozinha, pias, banheiros e recipientes de lixo, diariamente, ou de acordo com o uso. Limpar semanalmente geladeira, freezer, armrios, portas e janelas. Nunca varrer a cozinha a seco. O lixo deve ser jogado em cestos forrados e com tampas, para no atrair bichos; Usar sempre gua tratada (ltrada, clorada, mineral ou fervida). Manter a caixa dgua limpa.

36

Preparo dos alimentos


Passo a passo da lavagem de frutas e hortalias
Com uma lavagem adequada, voc evita sujeiras e microorganismos, como bactrias e fungos. Dar ateno especial a frutas, verduras e legumes. Mas lembre-se: latas, vidros e ovos tambm precisam ser lavados; Separar folhas, legumes e frutas que estejam danicados, e lavar folha a folha em gua corrente; Para a limpeza, colocar folhas, legumes e frutas inteiras de molho em gua clorada. TCNICA: usar uma colher de sopa de gua sanitria (sem alvejante) para cada litro de gua e deixar o alimento imerso por 15 minutos; escorrer bem a gua e fazer o corte e preparo dos alimentos.

FIQUE ATENTO:
Separe bem os gros, como arroz e feijo, retirando pedras, pedaos de madeira, vidros ou metais; Para evitar contaminaes e perdas, sirva as refeies na hora; No misture alimentos crus e cozidos e separe os alimentos em recipientes diferentes; Identifique e proteja os alimentos com filme plstico, ou colocando em vasilhas com tampas plsticas.

Para descongelar:
Transferir o alimento da parte de cima para a parte de baixo da geladeira, para que no contamine os outros alimentos (pelo menos na noite anterior ao preparo); ou Em caso de urgncia, coloque o alimento em saco plstico bem fechado e deixe em uma bacia com gua quente at descongelar. A embalagem importante para evitar a contaminao do alimento; ou Colocar o alimento em uma panela e levar ao fogo direto, para o cozimento.

37

Receitas regionais saudveis


Agora que voc sabe da importncia dos alimentos regionais, podendo at plantar e colher no seu quintal, ca mais fcil criar sua prpria receita saudvel e saborosa para o dia a dia. E para lhe estimular ainda mais, aqui vai uma seleo de receitas nutritivas, de dar gua na boca, com ingredientes regionais, criadas pelas merendeiras, famlias e lideranas comunitrias participantes das ocinas do Projeto Hbitos Alimentares Saudveis. Todas simples e fceis de preparar, em casa ou na escola. Mas tem uma coisa muito importante que no pode faltar: preparar a refeio com prazer e criatividade. Mos na massa e boa refeio!

38

SOPAS E PAPINHA SALGADA


Papinha maranhense
Receitas Regionais para crianas de 6 a 24 meses. Ministrio da Sade.

RENDIMENTO

1 prato
IMPORTNCIA NUTRICIONAL

INGREDIENTES
3 colheres (sopa) de carne (patinho, alcatra, coxo mole ou msculo - modo ou picado) 1 unidade pequena de maxixe 1 colher (sopa) rasa de joo-gomes 2 unidades pequenas de quiabo 3 colheres (sopa) de abbora descascada e picada 1 colher (sopa) de vinagreira 1 colher (ch) de cebola 1 colher (ch) rasa de alho 1 colher (caf) de leo 1 colher (caf) rasa de sal 2 xcaras (ch) de gua

MODO DE PREPARO Separar todos os ingredientes e utenslios que sero utilizados. Em uma panela de presso, refogar o leo, a cebola, o alho e a carne cortada em cubos. Acrescentar o sal e a gua. Fechar a panela e cozinhar por aproximadamente 10 minutos. Abrir e certificar-se de que a carne j esteja cozida. Acrescentar o joo-gomes, a vinagreira e os vegetais, partindo do mais resistente e respeitando o intervalo entre eles, para que todos estejam cozidos: o quiabo, o maxixe e a abbora. Ao final, amassar os vegetais no prato com o garfo.

A abbora rica em vitamina A, que boa para a viso. A vinagreira rica em ferro, que ajuda a prevenir a anemia; em vitamina C, que melhora o sistema de defesa do corpo e ajuda na preveno de doenas; em clcio, que ajuda na formao dos ossos; tambm fonte de vitamina A; e rica em fibras, que ajudam a melhorar a priso de ventre. O joogomes rico em ferro. O maxixe rico em vitamina C, que melhora o sistema de defesa do corpo e ajuda na preveno de doenas.

39

SOPAS E PAPINHA SALGADA


Sopa de carne, legumes e feijo
Por famlias e lideranas comunitrias de Magalhes Barata (PA)

RENDIMENTO

11 pores
IMPORTNCIA NUTRICIONAL

INGREDIENTES
kg de carne (patinho, alcatra, coxo mole ou msculo - modo ou picado) 2 macaxeiras 2 cenouras 200g ou 1 xcara grande de feijo cebola 1 tomate pimento 4 folhas de chicria 1 colher (sopa) de leo 1 colher (ch) de sal 2 dentes de alho 4 xcaras (ch) de gua e, se achar necessrio, acrescentar mais.

Este prato fornece energia, auxilia na construo dos tecidos corporais, estimula a digesto e previne doenas da viso, prstata, hipertenso e anemia.

MODO DE PREPARO Higienizar os alimentos e retirar as partes indesejveis. Descongelar a carne, cort-la em pedaos pequenos e reservar em um recipiente. Cortar a macaxeira e os legumes, em pedaos pequenos. Picar as verduras e reservar. Em uma panela de presso, adicionar o leo e as verduras, deixar refogar um pouco e adicionar a carne, o sal, o feijo, a cenoura, a macaxeira e gua suficiente para cozinhar. Deixar cozinhar na presso por 10 minutos e retirar do fogo. Refogar juntos a cebola, o tomate, o pimento e o alho, em uma panela, e deixar cozinhar por mais alguns minutos. Retirar do fogo e servir.

40

SALADAS
Salada diferente
Projeto Cozinha Brasil - SESI. Adaptada pela equipe da Universidade Federal do Maranho

RENDIMENTO

10 pores - 2 colheres (sopa) cheias


IMPORTNCIA NUTRICIONAL

INGREDIENTES
gua o suficiente para molhar o po - cerca de xcara (ch) 2 unidades de po amanhecido 2 xcaras (ch) de tomate picado 1 cenoura ralada 5 folhas de vinagreira cozida e picada 3 folhas de joo-gomes cozida e picada xcara (ch) de cebola picada 1 colher (ch) de organo 2 colheres (sopa) de leo 1 colher (ch) de sal 1 colher (sopa) de vinagre 2 colheres (sopa) de cheiro-verde

Comer salada faz bem porque as verduras so ricas em fibras, que melhoram a priso de ventre, e em vitaminas e minerais, que ajudam a fortalecer o nosso corpo.

MODO DE PREPARO Em uma tigela com gua, umedecer os pes cortado em cubos, acrescentar os demais ingredientes e misturar bem. Deixar descansar por meia hora na geladeira, para o po absorver os temperos. Servir fria.

41

SALADAS
Salada de feijo com legumes e casca de melancia
Por famlias e lideranas comunitrias de Magalhes Barata (PA) Adaptada pela equipe da Universidade Federal do Par

RENDIMENTO

10 pores
IMPORTNCIA NUTRICIONAL

INGREDIENTES
200g ou 1 xcara grande de feijo caupi ou de corda cebola grande pimento 3 maxixes 1 tomate 1 dente de alho 1 prato raso de cascas de melancia 1 colher (caf) de sal 1 folha de couve cenoura 1 pedao pequeno de macaxeira mao de cariru

Prato nutricionalmente balanceado, excelente fonte de energia, previne a anemia e doenas da viso, diminui os riscos de doenas, como o diabetes e doenas cardiovasculares. A casca de melancia, alm de ajudar a reduzir o desperdcio, rica em sais minerais, como clcio, magnsio, e em fibras, ajudando no fortalecimento dos ossos e no bom funcionamento do intestino.

MODO DE PREPARO Higienizar os alimentos e retirar as partes indesejveis. Em uma panela de presso, cozinhar o feijo por cerca de 10 minutos. Retirar a presso e reservar o feijo. Picar a cebola, o tomate, o pimento, o cariru, o alho e a couve. Refog-los e acrescentar o feijo e o sal. Levar geladeira para esfriar. Cortar a cenoura, a macaxeira e o maxixe em pedaos menores, picar as cascas da melancia e lev-los ao fogo para cozinhar at que estejam moles. Resfriar os legumes na geladeira. Quando estiverem frios, mistur-los com o feijo, temperar a gosto e servir a salada.

42

ACOMPANHAMENTO
Arroz de cux
Por Diracy Nunes Bandeira, Maria Ivoneide V. S. Sousa, Sandra Pacheco Pereira, Maria Suely, Cinde Noame C. L. Almeida Stio Novo do Tocantins (TO)

RENDIMENTO

05 pores
IMPORTNCIA NUTRICIONAL

INGREDIENTES
2 xcaras (ch) de arroz 2 colheres (sopa) de leo 2 colheres (sopa) de cebola picada 3 colheres (sopa) de tomate picado 2 colheres (sopa) de pimento verde 1 xcara (ch) de vinagreira picada 3 colheres (sopa) de cheiro-verde 1 colher (ch) rasa de sal 1 dente de alho

A vinagreira uma excelente fonte de ferro e de fibras. Possui baixo valor calrico, um alimento importante em dietas de perda de peso e colabora para o bom trnsito intestinal.

APLICAO MODO DE PREPARO Em uma panela, aquecer o leo e refogar o alho, a cebola, o tomate e o pimento. Acrescentar a vinagreira picada e o sal e deixar refogar. Em seguida, adicionar o arroz e o cheiro-verde e mexer mais um pouco. Colocar gua e deixar cozinhar at que esteja pronto. Servir em seguida.

Pode ser incorporada ao cardpio da escola e da famlia.

43

ACOMPANHAMENTO
Arroz enriquecido
Por Francisca da Conceio Oliveira, Maria Linalva da Silva Abreu Praia Norte (TO)

RENDIMENTO

05 pores
DICA OU IMPORTNCIA PARA A SADE

INGREDIENTES
2 xcaras (ch) de arroz Cascas picadas de 4 bananas prata 2 folhas de couve com talo 1 cenoura mdia ralada 2 dentes de alho amassados 2 colheres (sopa) de cebola picada 2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado 2 colheres (sopa) de leo 1 colher (ch) rasa de sal

MODO DE PREPARO Em uma panela, aquecer o leo e refogar o alho e a cebola at dourar. Acrescentar a couve, a cenoura e a casca de banana e aps, acrescentar o arroz e o cheiro-verde e refogar. Acrescentar gua at cobrir e deixar cozinhar. Servir a seguir.

A casca da banana rica em potssio. A couve um vegetal rico em clcio, fsforo e ferro. Alm de todos esses minerais que so importantes para os ossos, dentes e sangue, suas folhas possuem, ainda, vitaminas A, B e C, excelentes no tratamento de doenas e para a melhora da viso, pele, aparelho digestivo e sistema nervoso. Alm disso, um laxante natural, tamanha a quantidade de fibras que possui.

APLICAO

Pode ser incorporada ao cardpio da escola e da famlia.

44

ACOMPANHAMENTO
Baio de dois com abbora
Por Lidia Pereira de Freitas, Maria Pereira de Sousa e Sousa, Marina Sinobre Coelho Costa, Maria Undina da Silva Sousa, Soilene Diedrich Nascimento Carrasco Bonito (TO)

RENDIMENTO

15 pores
DICA OU IMPORTNCIA PARA A SADE

INGREDIENTES
4 xcaras (ch) de arroz 2 xcaras (ch) de feijo 2 fatias de abbora ou jerimum pequeno 4 colheres (sopa) de leo 1 dente de alho picado 1 xcara (ch) de cebola picada xcara (ch) de leo de soja 1 colher (sopa) de cheiro-verde picado 1 pimento picado 1 tomate picado 1 colher (ch) rasa de sal

De alto valor nutritivo, a abbora contm grande quantidade de vitamina A, indispensvel viso, conserva a sade da pele e das mucosas, evita infeces e ainda, auxilia no crescimento.

APLICAO

MODO DE PREPARO Lavar o cheiro-verde, o pimento, o tomate, o feijo, o arroz e a abbora. Cozinhar o feijo, refogar os temperos no leo, junto com a abbora ralada, o feijo e o arroz, e deixar cozinhar por 30 minutos.

Pode ser incorporada ao cardpio da escola e da famlia.

45

ACOMPANHAMENTO
Farofa de casca de banana
Por Maria Deuza Damasceno de Sousa e Rosenilda Rodrigues de Sousa Santos Stio Novo do Tocantins (TO)

RENDIMENTO

10 pores
DICA OU IMPORTNCIA PARA A SADE

INGREDIENTES
Cascas picadas de 4 bananas prata 4 xcaras de farinha de mandioca peneirada 1 xcara de cebola picada 2 dentes de alho amassados 1 pimento ralado e espremido 1 tomate sem pele 1 colher (sopa) de cheiro-verde picado 1 colher (sopa) de pimenta-de-cheiro xcar de leo de soja 1 colher (sopa) de colorau 1 colher (ch) rasa de sal

A casca de banana tem 0,9 g de potssio, o dobro do encontrado na polpa da fruta, que de 0,4 g. A carncia de potssio causa fraqueza, desorientao mental e fadiga muscular.

APLICAO

MODO DE PREPARO Colocar uma panela mdia no fogo, com leo e deixar aquecer. Acrescentar a casca de banana e deixar dourar, sempre mexendo. Baixar o fogo e acrescentar a cebola, o alho e deixar fritar. Juntar o pimento, o tomate, a pimenta-de-cheiro e o colorau. Por ltimo, acrescentar a farinha, o cheiro-verde e o sal. Mexer e servir.

Pode ser incorporada ao cardpio da escola e da famlia. O leo de soja pode ser substitudo por leo de coco babau. A banana pode ser consumida junto com a refeio.

46

ACOMPANHAMENTO
Torta de carne de caju
Massa: Por Maria da Cruz - Urbano Santos (MA) Recheio: Projeto Cozinha Brasil, adaptado pela equipe da Universidade Federal do Maranho.

RENDIMENTO

6 pores
IMPORTNCIA NUTRICIONAL
RECHEIO 10 cajus 3 colheres (sopa) de leo 1 xcara (ch) de tomate xcara (ch) de cebola ralada xcara (ch) de pimento 1 dente de alho sal a gosto

INGREDIENTES
MASSA 3 ovos 13 colheres (sopa) de farinha de trigo 1 xcara de leite 1 colher (ch) de fermento um pouco menos que xcara (ch) de leo sal a gosto

O caju rico em vitamina C, que melhora o sistema de defesa do corpo e ajuda na preveno de doenas.

DICA

A carne de caju pode ser usada como recheio de pastis e outras receitas.

MODO DE PREPARO MASSA: Bater todos os ingredientes no liquidificador. Por ltimo, acrescentar o fermento. RECHEIO: Colocar os cajus em uma panela e levar ao fogo at ferver. Aps ferver, retirar os cajus e bater no liquidificador. Peneirar e separar o bagao do caju. Em uma panela, colocar o leo e o bagao do caju e o sal. Refogar por aproximadamente 15 minutos, at dourar. Acrescentar o tomate e deixar cozinhar por mais alguns minutos. Por fim, acrescentar a cebola, o alho e o pimento. Cozinhar at a fibra ficar macia e dourada. Untar a forma retangular com margarina e polvilhar com farinha de trigo. Despejar a massa e espalhar cuidadosamente o recheio por cima da massa. Levar ao forno preaquecido, por aproximadamente 40 minutos.

47

PRATO PRINCIPAL
Camaro regional com maxixe e pur de abbora
Por famlias e lideranas comunitrias de So Domingos do Capim (PA)

RENDIMENTO

5 pores
INGREDIENTES
200 g de camaro regional cebola picada 7 maxixes picados tomate picado 5 unidades de pimenta-de-cheiro picadas 1 colher (sopa) de leo 1 colher (caf) de sal mao de coentro mao de cebolinha mao de chicria 3 limes 1 dente de alho abbora pequena 1 colher (sopa) de margarina 1 colher (sopa) de leite em p ou 1/2 copo de leite lquido

IMPORTNCIA NUTRICIONAL

Prato nutricionalmente balanceado. O camaro rico em protenas; o maxixe, a chicria, tomate e a abbora so ricos em vitaminas e sais minerais, importantes para fortalecer o sistema de defesa do corpo, olhos e a pele, fortalecimento dos ossos e msculos. Alm de conter fibras que ajudam o bom funcionamento do intestino.

DICA

MODO DE PREPARO
Higienizar os alimentos e retirar as partes indesejveis. Lavar bem o camaro para diminuir o sal, espremer o suco dos limes e regar os camares com esse suco. Reservar. Em uma panela, colocar a abbora cortada em pedaos pequenos, para cozinhar com um pouco de sal. Aps cozida, amassar os pedaos com um garfo, adicionar o leite e a margarina e misturar at que esteja em ponto de pur. Reservar. Cortar o tomate, a cebola, a pimentinha e o maxixe, amassar o alho e refog-los no leo, acrescentando o camaro. Picar o cheiroverde, a cebolinha e a chicria e acrescentar ao camaro refogado. Servir o camaro junto com o pur.

O camaro deve ser consumido com moderao para evitar o aumento do colesterol e os riscos ao corao. Seu consumo junto com maxixe e abbora reduzem a absoro do colesterol.

48

PRATO PRINCIPAL
Guisado de frango com legumes
Por famlias e lideranas comunitrias de Maracan (PA)

RENDIMENTO

5 pores
IMPORTNCIA NUTRICIONAL

INGREDIENTES
1 peito de frango 1 limo 1 cenoura 1 pedao mdio de macaxeira pimento 2 folhas de couve cebola tomate 3 dentes de alho 1 colher (sopa) de leo 1 colher (ch) rasa de sal chuchu com casca 2 folhas de chicria colorau e pimenta-de-cheiro a gosto

Prato nutricionalmente balanceado por conter alimentos ricos em protenas, carboidratos, vitaminas e sais minerais. Auxilia na formao dos tecidos e na digesto, previne doenas da viso, prstata, anemia, e doenas cardiovasculares. fonte de clcio e previne o envelhecimento.

MODO DE PREPARO Lavar o frango com limo e cortar em pedaos. Cortar os legumes e as verduras. Refogar os temperos: alho, cebola, tomate, pimento, pimentinha, leo, colorau; acrescentar o frango e o sal e deixar refogar um pouco. Adicionar copo de gua, tampar e deixar cozinhar por 5 minutos. Acrescentar a macaxeira e os demais legumes e verduras. Juntar mais copo de gua e deixar cozinhar por cerca de 15 a 20 minutos.

49

PRATO PRINCIPAL
Omelete com verduras
Equipe da Universidade Federal do Maranho

RENDIMENTO

6 pores (fatia mdia da grossura de dois dedos)


IMPORTNCIA NUTRICIONAL

INGREDIENTES
4 ovos 1 colher (ch) rasa de sal 1 xcara (ch) de verdura (joo-gomes, vinagreira e cheiro-verde) bem picada 1 tomate mdio cortado em cubinhos 1 cebola mdia cortada em cubinhos 2 colheres (sobremesa) de leo

As verduras so ricas em fibras que ajudam a melhorar a priso de ventre, e as verduras verde-escuras (vinagreira e joo-gomes) so ricas em ferro que ajuda a prevenir a anemia.

MODO DE PREPARO Bater os ovos com sal; misturar com a verdura e os cubinhos de tomate e a cebola. Aquecer o leo numa frigideira e fritar a omelete, primeiro de um lado, depois do outro. Tirar a omelete da frigideira, cortar ao meio e servir. APLICAO

Famlia

50

PRATO PRINCIPAL
Peixe salgado com farofa de talos e cobertura de banana
Por famlias e lideranas comunitrias de So Domingos do Capim (PA) Adaptada pela equipe da Universidade Federal do Par

RENDIMENTO

8 pores
IMPORTNCIA NUTRICIONAL

INGREDIENTES
300 g de peixe salgado cebola tomate 2 limes 5 unidades de pimenta-de-cheiro 2 colheres (sopa) de leo 1 mao de coentro 1 mao de cebolinha 1 mao de chicria mao de cariru 3 dentes de alho 200 g de farinha fina 3 bananas talos de verdura a gosto (cheiro-verde, cebolinha, chicria, cariru)

O peixe rico em protenas importantes ao crescimento e desenvolvimento do organismo. Os demais ingredientes fazem com que o prato fique rico em sais minerais, vitaminas e com muita fibra alimentar, especialmente por conta dos talos.

MODO DE PREPARO
Cortar o peixe em pequenos pedaos, coloc-los em um recipiente com gua (suficiente para cobri-los) e deixar de molho por cerca de 20 minutos. Escorrer a gua e lavar o peixe com o limo, para completar a dessalga. Desfiar o peixe. Picar todos os temperos e refoglos usando uma colher de leo. Adicionar o peixe desfiado e, quando estiver bem cozido, reservar. Picar os talos, ferv-los por cinco minutos e refog-los em uma colher (sopa) de leo. Acrescentar a farinha e misturar. Reservar. Cortar as bananas em fatias finas. Em uma forma, montar uma camada de peixe e uma de farofa. Cobrir com as fatias de bananas e levar ao forno pr-aquecido, por cerca de 5 minutos.

51

PRATO PRINCIPAL
Picadinho com legumes
Por merendeiras do Par Adaptada pela equipe da Universidade Federal do Par

RENDIMENTO

5 pores
IMPORTNCIA NUTRICIONAL

INGREDIENTES
3 colheres (sopa) de carne (patinho, alcatra, coxo mole ou msculo - modo ou picado) 1 macaxeira mdia descascada 1 cenoura pequena 1 colher (ch) de cebola picada 1 colher (ch) de tomate picado 3 colheres (sopa) de feijo cozido alho a gosto 1 colher (caf) de sal 1 colher (caf) de leo 1 colher (sopa) de coentro 1 colher (caf) de colorau 2 xcaras de gua

Preparao nutricionalmente completa, j que contm carne, que rica em protenas, o que bom para o crescimento e o desenvolvimento; em carboidratos, como a macaxeira e o feijo, que fornecem energia; e em vitaminas dos demais ingredientes, como cenoura e tomate, ricos em vitamina A, clcio, ferro e fsforo.

MODO DE PREPARO Colocar na panela o leo, o alho, a cebola e deixar refogar. Acrescentar a carne picada ou moda, o sal, a macaxeira e a cenoura, cortadas em pedaos pequenos. Colocar 2 xcaras de gua e tampar a panela para cozinhar por 20 minutos. Depois, acrescentar o tomate, o coentro, o colorau, o feijo, deixar cozinhar por mais 5 minutos e est pronto.

52

PRATO PRINCIPAL
Pur de jerimum com macaxeira e frango desfiado
Por merendeiras do Par

RENDIMENTO

10 pores
IMPORTNCIA NUTRICIONAL

INGREDIENTES
2 peitos de frango cozidos e desfiados 1 jerimum mdio kg de macaxeira 1 mao de coentro 2 tomates 1 colher de (caf) de sal

MODO DE PREPARO Higienizar os alimentos, retirar as partes indesejveis, picar o cheiro-verde, descascar e cortar a macaxeira e o jerimum em pedaos pequenos. Em uma panela, colocar o jerimum e a macaxeira cortados, para cozinhar em gua com sal, at que estejam moles. Aps, retir-los do fogo e amass-los com um garfo. Preparar o frango e cozinhar at que esteja pronto. Desfiar os peitos de frango e reservar. Picar a cebola, o tomate e o cheiro-verde, levar a cebola picada ao fogo, com um pouco de leo para refogar, adicionar o frango desfiado e refogar at dourar. Adicionar gua, o tomate e o cheiro-verde e deixar cozinhar um pouco. Em um refratrio, montar camadas de pur e frango. Se desejar, decorar seu pur com outros ingredientes.

uma preparao completa, por conter todos os nutrientes necessrios para um adequado crescimento. Tem carne, que auxilia na construo dos tecidos corporais, carboidratos da macaxeira e da abbora, que fornecem energia, alm de vitaminas e sais minerais.

DICA

O frango pode ser substitudo por carne moda, charque ou peixe desfiado.

53

DOCES
Bolo de mesocarpo do babau
Associao das Quebradeiras de Coco Canto Ferreira / Chapadinha (MA)

RENDIMENTO

15 pores (fatia mdia da grossura de dois dedos)


IMPORTNCIA NUTRICIONAL

INGREDIENTES
1 copo e meio de farinha de mesocarpo do babau 1 copo de farinha de trigo 2 copos de leite 1 copo de acar 100 g de coco ralado 1 colher de ch de fermento 3 ovos inteiros 3 colheres de margarina

A farinha do mesocarpo do babau rica em fibras que ajudam a melhorar a priso de ventre.

APLICAO

Famlia e escola.
MODO DE PREPARO Em uma bacia, colocar o mesocarpo do babau, o trigo e o acar e misturar. Em outra bacia, colocar a margarina, os ovos, o coco e misturar at ficar um creme. Juntar com a mistura do mesocarpo do babau. Seguir mexendo e acrescentando o leite; por ltimo, colocar o fermento. Colocar em uma forma untada e deixar assar em forno mdio por 35 minutos. SOBRE O MESOCARPO DE BABAU: O mesocarpo de babau a substncia colhida entre o epicarpo e o endocarpo do coco do babau. Do mesocarpo obtida a farinha amplamente comercializada no Maranho. A farinha obtida a partir da secagem e triturao do mesocarpo. O mesocarpo transformado em p peneirado, umedecido e finalmente torrado em fogo alto (BALICK, 1988)

54

DOCES
Doce de buriti
Por Luiza do Nascimento Ferreira e Maria Ivanilda de Sousa da Silva Chapadinha (MA)

RENDIMENTO

3 vidros grandes de doce


IMPORTNCIA NUTRICIONAL

INGREDIENTES
1 kg de polpa de buriti 1 kg de acar copo de gua

MODO DE PREPARO Tirar a polpa (escolher o buriti bem maduro), passando na peneira. Colocar a polpa em uma panela, acrescentar a gua e o acar e levar para cozinhar em fogo baixo, por cerca de uma hora. Mexer continuamente at soltar do fundo da panela e o doce ficar dourado.

O buriti um fruto de alto valor nutritivo, uma das maiores fontes de vitamina A (boa para viso) que a natureza oferece. rico em vitamina C, que melhora o sistema de defesa do corpo e ajuda na preveno de doenas; em clcio, que ajuda na formao dos ossos; ferro, que ajuda a prevenir anemia; fibras, que melhoram a priso de ventre.
APLICAO

LAVAGEM DOS VIDROS: O vidro onde o doce ser guardado deve estar muito bem limpo. Algumas etapas so importantes para que o doce possa ser guardado por mais tempo: lavar os vidros com gua e sabo; coloc-los cobertos de gua em uma panela e deixar ferver por 15 minutos; sec-los de cabea para baixo em cima de um pano limpo (no usar pano de prato para enxugar os vidros, deixar que eles sequem sozinhos). PARA GUARDAR O DOCE: Depois que o doce tiver pronto, para conserv-lo por mais tempo, seguir os seguintes passos: colocar o doce nos vidros que j foram limpos; tirar a bolhas de ar que ficaram dentro do mesmo, com a ajuda de uma faca; fech-lo; coloc-lo dentro de uma panela coberta com gua; deix-lo ferver por 5 minutos e desligar o fogo. TEMPO DE ARMAZENAMENTO: Fechado - at 6 meses fora da geladeira. Aberto at 1 ms dentro da geladeira.

Famlia
DICA

Voc pode acrescentar coco ralado e cravo.

55

DOCES
Geleia de manga
Receita sugerida pelas nutricionistas da Universidade Federal do Par

RENDIMENTO

1 pote de 500 gramas


IMPORTNCIA NUTRICIONAL

INGREDIENTES
1 kg de polpa de manga (aproximadamente 4 a 5 mangas tommy ou rosa) suco de 1 limo 4 xcaras (ch) de acar

MODO DE PREPARO Em uma panela, colocar os ingredientes, misturar e levar ao fogo por 10 minutos, mexendo de vez em quando. Retirar do fogo e bater no liquidificador. Voltar ao fogo e deixar cozinhar em uma panela tampada, mexendo de vez em quando, para no grudar no fundo, at atingir o ponto de geleia. Para testar, colocar uma colher (ch) de geleia no centro de um prato e vir-lo: se a geleia no escorrer, porque est pronta. A geleia adquire mais consistncia medida que esfria. DICA: Pode ser usada qualquer fruta da safra (mamo, goiaba, jambo, maracuj etc.), ajustando o tempo de cozimento e a quantidade de acar (quanto mais gua tiver a fruta, maior o tempo de cozimento; quanto mais adocicada, menos acar). uma receita importante para evitar o desperdcio, alm de permitir a gerao de renda. O vidro deve ser bem esterilizado, para permitir que a geleia dure 6 meses sem abrir. Para que o produto seja mais bem conservado e tenha maior tempo de consumo, deve ser guardado em vidros devidamente esterilizados em gua quente. Aps aberto, deve ser mantido em geladeira e consumido em breve perodo. OUTRA DICA : Aps colocar a geleia no vidro, lev-lo ao banho-maria por 5 minutos. Isso ajudar a lacrar e conservar o vidro por mais tempo fora da geladeira.

Rica em propriedades nutricionais que a manga oferece: muita fibra, que auxilia na digesto, alm de ser uma fruta rica em sais minerais, principalmente o potssio, que ajuda a fortalecer o sistema imunolgico, prevenir cimbras e hipertenso.

APLICAO

Famlia

56

DOCES
Mousse de cupuau
Por Jane Yarla Martins Stio Novo do Tocantins (TO). Adaptado pela Universidade Federal do Par

RENDIMENTO

10 pores
IMPORTNCIA NUTRICIONAL

INGREDIENTES
1 lata de leite condensado 1 lata de creme de leite (sem soro) a mesma medida de cupuau a mesma medida de leite

MODO DE PREPARO Bater no liquidificador todos os ingredientes. Colocar em uma travessa e levar a geladeira por 4 horas, antes de servir. DICA: pode ser usada qualquer fruta da safra (manga, maracuj, bacuri etc.), usando a mesma base. Recomenda-se, quando possvel, utilizar tanto o leite quanto seus derivados em verses desnatadas.

Por conter leite e derivados de leite, uma receita rica em clcio e em protena de origem animal, e acrescida das qualidades nutricionais da fruta. Devido ao cupuau, esta receita contm vitamina C, clcio, fsforo e fibra alimentar, alm de ajudar a reduzir o colesterol.

APLICAO

Famlia

57

PO
Po caseiro com vinagreira
Por Maria dos Milagres Cardoso Costa Milagres do Maranho (MA). Adaptada pela equipe da Universidade Federal do Maranho

RENDIMENTO

20 pores (fatia mdia da grossura de dois dedos)


IMPORTNCIA NUTRICIONAL

INGREDIENTES
3 folhas de vinagreira 1 copo (americano) de leite 3 ovos 2 colheres (sopa) de margarina 2 colheres (sopa) de leo 5 colheres (sopa) de acar 1 colher (ch) de sal 4 xcaras (ch) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de fermento biolgico xcara (ch) de coco ralado

A vinagreira rica em fibras, que ajudam a melhorar a priso de ventre; em ferro, que ajuda a prevenir a anemia; em vitamina C, que melhora o sistema de defesa do corpo e ajuda na preveno de doenas; em clcio, que ajuda na formao dos ossos; e fonte de vitamina A, que boa para a viso.

MODO DE PREPARO Bater a vinagreira, o leite, os ovos, a margarina, o leo, o acar e o sal no liquidificador. Despejar a mistura em uma vasilha, acrescentar a farinha de trigo, o fermento biolgico e o coco, mexendo rapidamente at que fique homogneo. Despejar em uma forma (somente untada) e deixar descansar por 45 minutos. Assar em temperatura mdia por cerca de 20 minutos. APLICAO

Famlia

58

SUCO
Suco da horta
Projeto Cozinha Brasil SESI

RENDIMENTO

5 pores (copo de 250 ml)


IMPORTNCIA NUTRICIONAL

INGREDIENTES
2 xcaras (ch) de couve-manteiga 1 litro de gua 1 xcara (ch) de polpa de maracuj 1 xcara (ch) de acar xcara (ch) de suco de limo

O maracuj, o limo e a couve-manteiga so ricos em vitamina C, que melhora o sistema de defesa do corpo e ajuda na preveno de doenas.

MODO DE PREPARO Lavar bem as folhas de couve, pic-las, coloc-las no liquidificador e bater com a gua. Acrescentar a polpa de maracuj e bater rapidamente. Coar e juntar os demais ingredientes. Servir bem gelado. DICAS

Voc pode substituir o maracuj por 2 xcaras de acerola e a couve-manteiga por xcara de joogomes. Tambm possvel acrescentar gengibre no lugar do maracuj.

59

SUCO
Suco de limo, couve e gengibre
Por famlias de Magalhes Barata (PA)

RENDIMENTO

1 litro de suco
IMPORTNCIA NUTRICIONAL

INGREDIENTES
1 e unidades de limo tahiti (ou escolha) 2 rodelas ou fatias de gengibre 1 folha de couve 3 colheres (sopa) de acar 1 litro de gua

MODO DE PREPARO Descascar o limo, lavar e cortar a couve e bater no liquidificador com o gengibre o acar e a gua. Se houver necessidade, coar.

Suco rico em vitamina C (do limo); vitaminas A1 (retinol) e B2 (riboflavina), e minerais, como clcio, potssio e ferro (da couve); em leos com propriedades descongestionantes e antiinflamatrias (do gengibre).

60

Bibliografia
BALICK. M. J. As palmeiras economicamente importantes do Maranho. In: Prance, G.T. Manual de Botnica Enconmica do Maranho. So Lus, MA. Grca Universitria da Universidade Federal do Maranho, 1988. BRASIL. Conselho Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional (CONSEA). Lei de Segurana Alimentar e Nutricional Conceitos, Lei n 11.346, de 15 de setembro de 2006, Braslia, DF, 2006. Disponvel em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11346.htm ______. Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno Sade. Coordenao Geral da Poltica de Alimentao e Nutrio. Dez passos da alimentao saudvel para crianas brasileiras menores de dois anos, Braslia, DF, 2010. Cartaz. Disponvel em: http://nutricao.saude.gov.br/publicacoes.php ______. Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno Sade. Coordenao Geral da Poltica de Alimentao e Nutrio. Dez Passos para a Promoo da Alimentao Saudvel nas Escolas, Braslia, DF. Disponvel em: http://189.28.128.100/nutricao/docs/geral/dezPassosPasEscolas.pdf ______. Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno Sade. Coordenao Geral da Poltica de Alimentao e Nutrio. Guia Alimentar para a Populao Brasileira: promovendo a alimentao saudvel. Braslia, DF: Ministrio da Sade, 2006. Disponvel em: http://189.28.128.100/ nutricao/docs/geral/guia_alimentar_conteudo.pdf ______. Ministrio da Sade. Secretaria Executiva. Secretaria de Ateno Sade. Glossrio temtico: Alimentao e Nutrio. Braslia, DF: Editora do Ministrio da Sade, 2008. Disponvel em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/glossario_alimenta.pdf CECANE Paran, UFPR, FNDE e Ministrio da Educao. Manual da Merendeira. Curitiba, PR, 2010. Disponvel em: http://www.rebrae.com.br/ banco_arquivos/arquivos/cecanes/manual_merendeira_pr.pdf. Fundao Roberto Marinho. Educao Mesa Comer um Direito Humano Caderno de capacitao 01. Rio de Janeiro, RJ, 2004. 36p. Fundao Konrad Adenauer. Projeto Agricultura Familiar, Agroecologia e Mercado - Desenvolvimento Sustentvel da Agricultura Familiar no Nordeste. Cartilha Nmero 3. Agroecologia, garantindo a Segurana Alimentar. Fortaleza, 2009. Lima, Claudia. Tachos e Panelas: Historiograa da Alimentao Brasileira. Recife: Ed. da Autora, 1999. SESI. Cozinha Brasil.

Stios consultados e indicados:


Cartilha sobre o Controle Social na Alimentao Escolar. Disponvel em: http://www.institutokairos.org.br/ Como doar leite. Disponvel em: http://www.redeblh.ocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home Para saber quem faz parte do CAE de sua regio. Disponvel em: http://www.fnde.gov.br/pnaeweb/publico/consultaEspelhoCae.do Programas para TV e Rdio, da srie Educao Mesa. Disponveis em: http://www.educacaoamesa.org.br/main.asp? Publicaes e spots de educao alimentar. Disponveis em: ttp://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/; h http://nutricao.saude.gov.br/publicacoes.php; e http://www.blog.saude.gov.br/tag/programa-saude-na-escola/ Sobre alimentos saudveis. Disponveis em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/ e http://pt.wikipedia.org/wiki/Alimenta%C3%A7%C3%A3o_saud%C3%A1vel

61

Agradecimentos
O Projeto Hbitos Alimentares Saudveis no Norte e Nordeste foi desenvolvido com o patrocnio da Save the Children Itlia e com o apoio institucional do Ministrio da Sade, bem como das Secretarias Estaduais de Sade do Maranho, Par e Tocantins, especialmente das Coordenaes de Alimentao e Nutrio, e do Conselho de Segurana Alimentar e Nutricional (CONSEA) nos estados, a quem muito agradecemos. O nosso agradecimento tambm a todos os gestores dos 10 municpios e s equipes indicadas para acompanhar as aes. s Secretarias Municipais de Educao, que possibilitaram a participao das cozinheiras e merendeiras e disponibilizaram escolas para a realizao de ocinas. s Secretarias Municipais de Sade, que disponibilizaram as informaes, tiveram o papel de envolver e propiciar a participao dos Agentes Comunitrios de Sade. s Secretarias Municipais de Assistncia Social, que colaboraram na mobilizao das famlias e na cesso de espao para as ocinas. Nosso obrigado sociedade civil, que teve papel relevante no Projeto, mobilizando famlias, participando das ocinas e cedendo espaos para as capacitaes. Especialmente aos parceiros Pastoral da Criana, Associao das Quebradeiras de Coco e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais. O papel das Universidades Federais do Maranho, Par e Tocantins no desenvolvimento das aes locais foi fundamental para a realizao das aes e o alcance dos resultados, incluindo a reviso das receitas apresentadas nesta cartilha. Nossos sinceros agradecimentos a: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHO Professora Mestre Deysianne Costa das Chagas professora responsvel Denisy Pinto Lima acadmica de nutrio Marcos Thadeu Everton Macedo acadmico de nutrio UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR Professora Mestre Ana Paula Pereira professora responsvel Professora Mestre Rosilene Costa Reis professora responsvel Layna Monteiro de Lima acadmica de nutrio Rafaela Ramos acadmica de nutrio UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS Professor Mestre Clemilson Antonio da Silva professor responsvel Hayla Sousa acadmica de nutrio Natlia Rodrigues acadmica de nutrio Rafayanny Silva acadmica de nutrio

62

ESCRITRIO SO PAULO Av. Santo Amaro, 1386 1o andar Vila Nova Conceio 04506-001 So Paulo/SP 55 11 3848-8799 ESCRITRIO PERNAMBUCO Rua Ernesto Paula Santos, 1260 4o andar Boa Viagem 51021-330 Recife/PE 55 81 3033-1282 www.fundabrinq.org.br /fundabrinq @FundacaoAbrinq

64

ISBN: 978-85-88060-49-4

Вам также может понравиться