Вы находитесь на странице: 1из 3

Deus cuida?

http://www.sitedopastor.com.br/mensagens/deuscuida.htm

Voltar para Mensagens

DEUS CUIDA?
Salmo 23. Certa vez ouvi o desabafo de uma mulher divorciada que ficara com o encargo de terminar de criar seus trs filhos sozinha, praticamente sem nenhuma penso do ex-marido. Ela dizia: "Todo mundo pensa que eu sou forte, mas eu no sou forte, no. Eu estou cansada de bancar a forte. Tenho que ser pai e me ao mesmo tempo. Alm dos meus problemas, as pessoas ainda me procuram para ajud-las. Eu estou cansada. Eu no sou forte. Eu cuido de todo mundo, mas ningum cuida de mim. Eu preciso de algum que cuide de mim". Alguma vez voc j se sentiu assim, cuidando de todo mundo, mas sem ningum pra cuidar de voc?
O Rei Davi, autor deste salmo, registra um maravilhoso e eterno testemunho: - O Senhor o meu pastor! Depois de passar por vrias guerras, lutas, rebelies, graves problemas familiares e um monte de coisas mais, ele olha para trs e percebe que Deus sempre estivera ao seu lado, cuidando dele. Ao dizer "O Senhor o meu pastor", na verdade ele est dizendo:

DEUS CUIDA DE MIM!


Na sua juventude ele tinha sido um pastor de ovelhas, por isso, para retratar o cuidado de Deus sobre a sua vida, o rei Davi traa vrios paralelos entre Deus e um pastor de ovelhas exemplar:

1. Deus supre as necessidades bsicas dos seus filhos. "O Senhor o meu pastor, nada me faltar" - vs 1. Um bom pastor jamais deixava faltar gua e alimento para suas ovelhas. Foi o prprio Jesus quem garantiu, em Mateus 6.31-32: No vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? Ou: Que havemos de beber? Ou: Com que havemos de vestir... Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso. Tranqilize seu corao: DEUS CUIDA DE VOC (E DE MIM)

1 de 3

13/12/2013 09:36

Deus cuida?

http://www.sitedopastor.com.br/mensagens/deuscuida.htm

2. Deus conduz os seus filhos. "Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a guas tranqilas. Refrigera a minha alma; guia-me nas veredas da justia por amor do seu nome" - vs. 2-3. Um bom pastor jamais deixava de conduzir suas ovelhas. Sempre frente, garantia-lhes a segurana. O profeta Isaas afirma(58.11): O Senhor te guiar continuamente, e te fartar at em lugares ridos, e fortificar os teus ossos; sers como um jardim regado, e como um manancial, cujas guas nunca falham. Precisamos ser honestos e admitir que s vezes nos sentimos desorientados; mas, uma coisa eu aprendi neste caminho: A direo de Deus em minha vida so como os sinais de trnsito: Uma placa de cada vez, no ponto certo do trajeto. Portanto, caminhemos com f, at encontrarmos a prxima "placa", a prxima orientao. No sofras: DEUS CUIDA DE VOC (E DE MIM).

3. Deus protege os seus filhos vs. 4. "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, no temerei mal algum, porque tu ests comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam". Um bom pastor jamais deixava de proteger suas ovelhas, lutando contra lobos, ladres e chacais. Mais uma vez, o profeta Isaas que nos conforta (41.11-14): Eis que envergonhados e confundidos sero todos os que se irritam contra ti; tornar-se-o em nada; e os que contenderem contigo perecero. Quanto aos que pelejam contigo, busc-lo-s, mas no os achars; e os que guerreiam contigo tornar-se-o em nada e perecero. Porque eu, o Senhor teu Deus, te seguro pela tua mo direita, e te digo: No temas; eu te ajudarei. No temas, bichinho de Jac, nem vs, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o Senhor, e o teu redentor o Santo de Israel. No temas: DEUS CUIDA DE VOC (E DE MIM).

4. Deus mantm com seus filhos uma relao de amizade. "Preparas uma mesa perante mim, na presena dos meus inimigos; unges com leo a minha cabea, o meu clice transborda" - vs. 5.
(Obs: Esta coisa de preparar uma mesa na presena dos inimigos e ungir a cabea com leo, eram partes de um antigo costume que anunciava que ali havia uma aliana, uma forte amizade entre aquelas pessoas).
2 de 3 13/12/2013 09:36

Deus cuida?

http://www.sitedopastor.com.br/mensagens/deuscuida.htm

Um bom pastor mantinha com suas ovelhas uma relao de confiana e amizade. O prprio Deus, na pessoa de Cristo nos diz em Joo 15.15: J no vos chamo servos, porque o servo no sabe o que faz o seu senhor, mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer. Alegre-se, pois, alm de suprir nossas necessidades, nos conduzir e nos proteger, DEUS QUER MANTER CONOSCO UMA RELAO DE AMIZADE.

5. Deus age com bondade e misericrdia para com seus filhos vs. 6. "Certamente que a bondade e a misericrdia me seguiro todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias". Em Marcos 5.19, h o registro de um destes momentos em que a misericrdia de Deus se manifesta na vida de um homem: "Jesus, porm, no lhe permitiu, mas disse-lhe: Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes o quanto o Senhor te fez, e como teve misericrdia de ti". Regozije-se, pois DEUS SE IMPORTA COM SEUS FILHOS. DEUS CUIDA DE VOC (E DE MIM)

O nosso Deus o Deus - Que supre; - Que conduz; - Que protege; - Que mantm uma relao de amizade, e; - Age com bondade e misericrdia para com seus filhos. Aleluia! Confiemos e nos alegremos no Senhor.

Autor: Pr Franco

Voltar para Mensagens

3 de 3

13/12/2013 09:36

Вам также может понравиться