Вы находитесь на странице: 1из 12

Atualidades Professor Celso Branco Data: 13.03.

12

ATUALIDADES Maro de 2011 Caderno de Exerccios 1


Turma - DPF

Prof. Celso Branco Exerccios 1


Questes do o ltimo concurso do Supremo Tribunal Militar (STM STM) - julho de 2011 STM - CARGO 4 - Julgue os seguintes itens, relativos a atualidades no mbito internacional. 1 - Desde janeiro de 2010, quando um terremoto causou grande destruio no Haiti, o pas governado por um alto Comissrio da Organizao das Naes Unidas. 2 - Entre as consequncias da crise econmica dos Estados Unidos da Amrica, inclui-se o fortalecimento do euro em relao s demais moedas, como se constata no reconhecimento dessa moeda, pelo Fundo Monetrio Internacional, como referencial de valor nas transaes comerciais internacionais. Com referncia a atualidades no mbito nacional, julgue os itens a seguir. 3 - Em 2010, Braslia completou 50 anos de idade e o Plano Piloto, traado urbanstico de Oscar Niemeyer, foi tombado como patrimnio histrico da humanidade. 4 - A inflao, no Brasil, em 2010, foi superior de 2009. 5 - No incio de seu governo, a presidenta Dilma Roussef enviou ao Congresso Nacional medida provisria que estabelece a autonomia do Banco Central do Brasil. 6 - Em dezembro de 2010, com o objetivo de incentivar o investimento de longo prazo do capital estrangeiro, o governo federal isentou o capital estrangeiro de pagar imposto de renda e contribuio social sobre o lucro lquido na compra de debntures. 7 - Como o consequncia da crise econmica internacional, o produto interno bruto brasileiro de 2010 permaneceu estagnado. STM CARGO 3 - Julgue os seguintes itens, relativos a atualidades no mbito internacional.
www.enfaseinstituto.com.br

Atualidades Professor Celso Branco Data: 13.03.12

8 - Em 2010, o Prmio Nobel de Literatura foi concedido ao escritor Mario Vargas Llosa.

9 - Em maro de 2010, a Venezuela passou a integrar, como membro pleno, o MERCOSUL. Com referncia a atualidades no mbito nacional, julgue os itens a seguir. 10 - O governo brasileiro reconheceu a existncia o Estado palestino, cuja atual fronteira consiste na que possua anteriormente Guerra dos Seis dias, em 1967. STM CARGO 14 - Julgue os seguintes itens, relativos a atualidades no mbito internacional. 11 - No final do ano de 2010, o presidente dos Estados Estados Unidos da Amrica sancionou lei que prev a eliminao gradativa dos subsdios produo de etanol norte-americano norte americano e a reduo das tarifas de importao do produto, favorecendo o ingresso de etanol brasileiro no mercado daquele pas. Com referncia a atualidades no mbito nacional, julgue os itens a seguir. 12 - No dia 1. de janeiro 2011, o Congresso Nacional reconheceu o resultado das eleies presidenciais de 2010, ao diplomar e declarar Dilma Roussef como presidenta do Brasil. 13 - Entre 2010 e 2011, a dvida pblica interna do governo federal diminuiu percentualmente em relao ao produto interno bruto. STM CARGOS 1 e 2 - Com relao a atualidades no mbito internacional, julgue os itens subsequentes. 14 - Com o propsito de comb combater ater a crise econmica e a desvalorizao do euro, o Banco Central Europeu reduziu o seu montante de dinheiro circulante por meio da elevao dos juros. 15 - Atualmente, o Brasil um dos membros do Conselho de Segurana da Organizao das Naes Unidas. 16 - Em 2010, o Prmio Nobel da Paz foi concedido ao dissidente cubano Guilhermo Faria. 17 - Tropas da Organizao do Tratado do Atlntico Norte encontram encontram-se no Afeganisto, combatendo a insurgncia armada contra o governo chefiado pelo presidente Hamid Karzai. Julgue os itens seguintes, referentes a atualidades no mbito nacional.
www.enfaseinstituto.com.br

Atualidades Professor Celso Branco Data: 13.03.12

18 - Neste incio de ano, os governos brasileiro e italiano assinaram plano de cooperao militar segundo o qual a Itlia vender ao Brasil o casco para a montagem de um submarino sub de propulso nuclear. 19 - Em dezembro de 2010, a Corte Interamericana dos Direitos Humanos julgou improcedente o pedido de condenao do Estado brasileiro pelo desaparecimento de algumas pessoas no combate guerrilha do Araguaia.

20 - De acordo com dados recentes, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica, a distribuio da populao brasileira encontra encontra-se se equilibrada entre as zonas rural e urbana. STM CARGO 25/26 - Julgue os seguintes itens, relativos a atualidades no mbito internacional. 21 - Em razo das reformas econmicas implantadas recentemente pelo governo de Cuba, reduziu reduziuse o nmero autorizado de profisses na iniciativa privada no pas e, consequentemente, aumentou-se se o nmero de funcionrios no setor estatal da economia. 22 - Na Conveno sobre Mudana Climtica, realizada recentemente em Cancun, estabeleceu-se estabeleceu a criao de um Fundo Verde do Clima, a fim de ajudar os pases pobres a lidar com as mudanas climticas. 23 - Na esfera do direito internacional, entrou em vigor, em dezembro de 2010, a Unio dos Pases Sul-Americanos, Americanos, cujos pases pases-membros, membros, a partir do estabelecimento dessa instituio,deixaram, automaticamente, de pertencer Organizao dos Estados Americanos. STM CARGO 25/26 - Com referncia a atualidades no mbito nacional, julgue os itens subsecutivos. 24 - A carga tributria brasileira manteve-se manteve se praticamente inalterada em relao ao produto interno bruto nos ltimos dez anos. 25 - Um dos maiores sucessos de pblico da histria hi ia do cinema nacional, o filme Tropa de Elite 2 foi dirigido por Jos Padilha. 26 - Entre os anos de 2003 e 2010, o Brasil melhorou sua posio na classificao do ndice de desenvolvimento humano das Naes Unidas.

www.enfaseinstituto.com.br

Atualidades Professor Celso Branco Data: 13.03.12

27 - Entre os anos de 2003 e 2010, no grupo denominado BRIC composto por Brasil, Rssia, ndia e China , , o crescimento mdio do produto interno bruto brasileiro foi superado somente pelo chins.

Exerccios 2
Globalizao - Crise econmica Mundial OMC e protecionismos

CRISE EUROPEIA :
Prova: CESPE - 2011 - FUB - Analista de Tecnologia da Informao - Bsicos A compreenso do significado da ajuda Grcia fundamental para a sanidade dos mercados. Com essa ajuda, a Grcia rola sua dvida sem ter de ir ao mercado. A cada vencimento, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetrio Internacional (FMI) recebem os papis do Tesouro grego e acrescentam uma nova dvida. dvida
(Antonio Machado. A Grcia foi aqui. In: Correio Braziliense, 9/5/2010, p. 14 (com adaptaes).

Tendo o texto acima como referncia inicial, julgue os seguintes itens. 1 - O FMI tem como objetivo bsico zelar pela estabilidade do sistema monetrio internacional. 2 - A crise de 2008 nos Estados Unidos da Amrica e a de 2010 na Grcia resultaram em aumento da interveno estatal na economia. 3 - O Banco Central Europeu r responsvel esponsvel pela estabilidade do euro, moeda adotada por todos os pases membros da Unio Europeia. 4 - Integra a estrutura da Unio de Naes Sul-Americanas Sul Americanas (UNASUL) o Conselho de Defesa, que, composto por todos os pases-membros, pases responsvel por coordenar a cooperao entre esses pases na rea da segurana. Prova: CESPE - 2011 - EBC - 25/09/2011 - Cargo 4 - Advocacia 5 - Atualmente, o euro, moeda adotada em todos os pases integrantes da Unio Europeia, passa por crise de grande dimenso, principalmente em razo da instabilidade econmica em alguns pases do bloco, como Grcia, Portugal e, em especial, Rssia Rssia.
www.enfaseinstituto.com.br

Atualidades Professor Celso Branco Data: 13.03.12

6 - O motivo da crise na Grcia est associado crise fiscal, seguida da revelao de um dficit pblico muito mais importante que o previsto. 7 - A taxa de pobreza na Grcia de 20%, com um ndice de desemprego que atinge mais de 10%, e, alm de tudo, ainda esto sendo aplicadas medidas que incluem redues salariais em cargos pblicos e o aumento de idade para a aposentadoria.

PROTECIONISMOS E OMC:
A forte expanso do comrcio internacional, acompanhada da diversificao de suas pautas e modalidades a partir do fim da Segunda Guerra Mundial, e o interesse dos pases em imprimir a essa expanso um sentido liberalizante, como resposta escalada protecionista ocorrida durante o perodo entreguerras, tornavam imprescindvel o estabelecimento de marcos normativos e institucionais para orientar as relaes comerciais no plano internacional. Acerca das origens e evoluo do arcabouo normativo e institucional do sistema multilateral de comrcio, julgue os itens a seguir.

8 - Aludido no texto, o termo protecionismo econmico definido como a abertura das fronteiras do pas para proteger e estimular o comrcio internacional.

9 - A OMC foi criada com as seguintes finalidades: gerir e supervisionar a implementao dos acordos emanados da Rodada Ur Uruguai, uguai, prover um foro para as negociaes comerciais e para a soluo de controvrsias comerciais entre os Estados Estados-membros membros e acompanhar as polticas comerciais destes com o propsito de assegurar a observncia das regras e dos compromissos definidos multilateralmente. ateralmente.

A respeito da evoluo do comrcio internacional no perodo compreendido entre os anos 50 e o fim da dcada de 70 do sculo passado, julgue os prximos itens:

10 - Houve significativo avano na reduo das barreiras tarifrias aliado ao forte crescimento dos fluxos comerciais at a crise do petrleo.

11 - As dificuldades econmicas, decorrentes da instabilidade cambial e do aumento dos preos do petrleo, implicaram ram no recrudescimento do protecionismo.

www.enfaseinstituto.com.br

Atualidades Professor Celso Branco Data: 13.03.12

12 - O processo inflacionrio que se seguiu ao choque do petrleo implicou o aumento dos preos das commodities que compunham majoritariamente a pauta exportadora dos pases em desenvolvimento, o que levou melhoria dos termos de intercmbio e resultou em maior mai equilbrio nas relaes comerciais desses pases com os desenvolvidos.

13 - Para o Brasil, medidas adotadas pelos EUA no campo no tarifrio, notadamente as compensatrias e anti-dumping dumping e os subsdios oferecidos ao setor agrcola, representam as principais cipais restries s exportaes brasileiras naquele mercado.

Temendo que as operaes de socorro s empresas de pases ricos reforcem uma onda protecionista, o governo brasileiro vai acionar a Organizao Mundial do Comrcio (OMC). O objetivo cobrar aes es da OMC para monitorar o impacto dos pacotes com ajuda vinculada nacionalidade de empresas. O Brasil tambm se preocupa com o pacote do presidente Barack Obama, de forte contedo protecionista, e com aes no previstas pela OMC, como as do Reino Unido do e da Frana, onde os bancos que recebem socorro oficial so orientados a dar preferncia a tomadores de emprstimos domsticos.
O Estado de S.Paulo, 8/2/2009, capa (com adaptaes).

Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando a dimenso do tema por ele focalizado, julgue os itens subsequentes.

14 - A OMC um rgo multilateral cuja funo primordial a fixao de normas reguladoras do comrcio internacional, alm de zelar pelo seu cumprimento, o que a torna uma espcie de tribunal para a resoluo de pendncias ou eventuais contenciosos no setor.

15 - Infere-se se do texto que, em geral, pases perifricos ou emergentes no acionam a OMC para no correrem o risco de ser marginalizados pelos pases economicamente mais poderosos.

16 - O que mais chama a ateno na presente crise econmico financeira o carter de ineditismo de que se reveste, j que, pelo menos no sculo XX, nada parecido ou de grande magnitude chegou a abalar o capitalismo mundial.

17 - Aproveitando a experincia do passado, pa os pases recusam-se, se, com essa crise, a tomar medidas de cunho protecionista, para no agravar uma situao que atinge a todos.

www.enfaseinstituto.com.br

Atualidades Professor Celso Branco Data: 13.03.12

18 - Pases considerados emergentes no cenrio econmico mundial, como o Brasil e a ndia, no foram muitos afetados pel pela a crise recente por serem detentores de matrias primas estratgicas e por pouco dependerem do consumo externo, ao contrrio do que ocorre com os de economia mais desenvolvida.

19 - Blocos econmicos, como a Unio Europia e o MERCOSUL, compem o panorama do que se convencionou chamar de globalizao e derivam, entre outras razes, da necessidade de se posicionar bem no competitivo mercado mundial. 20 - Os Estados Unidos da Amrica (EUA), mais uma vez, so o motor da recuperao econmica mundial, como atestado pela menor taxa de desemprego nos ltimos 25 anos. 21 - A chamada Terceira Revoluo Industrial ou Revoluo Tcnico Tcnico-Cientfica Cientfica fez surgirem novos processos de produo e grandes mudanas nas relaes de trabalho dentro das empresas capitalistas. A esse respeito, marque a alternativa correta.

a) As novas tecnologias favoreceram a informatizao do processo produtivo e a ampliao do emprego de modo geral. b) Surgiu o fordismo: conjunto de mtodos para a produo em srie, com os quais o operrio produz mais em menos tempo. c) O sistema de trabalho repetitivo foi ampliado, e a especializao do operrio torna-se torna fundamental. d) Um mtodo mais gil il e flexvel foi desenvolvido, adaptado ao mercado, que prioriza o controle de qualidade, conhecido por just just-in-time. e) A habilidade do trabalhador est restrita a uma nica tarefa, favorecendo o aumento da produtividade, mtodo conhecido como taylorismo taylorismo. Prova: FUNCAB - 2010 - SEJUS-RO SEJUS - Analista de Sistema 22 - Os principais lderes mundiais estiveram reunidos em Seul, capital da Coreia do Sul, durante a segunda semana de novembro, para debaterem problemas relacionados economia mundial, principalmente e a questo cambial, j que a prtica chinesa de manter a sua moeda desvalorizada artificialmente considerada uma prtica desleal pelas demais naes. Devido prtica cambial chinesa, o comrcio internacional est sendo marcado por: a) oferta de produtos s chineses a preos menores que o de seus concorrentes.
www.enfaseinstituto.com.br

Atualidades Professor Celso Branco Data: 13.03.12

b) interveno da Organizao Mundial do Comrcio em todas as negociaes. c) queda no volume de vendas, por conta da valorizao da moeda norte norte-americana. d) medidas protecionistas contra os produtos chineses, lideradas pelos japoneses. e) negociaes bilaterais entre os chineses e aqueles interessados em seus produtos.

23 - O impasse que est ligado suspenso das negociaes de Doha, em julho de 2006, qu que travou a rodada em razo de a Unio Europia (EU) e os Estados Unidos no terem chegado a um acordo sobre a) a reduo de subsdios na rea agrcola e o acesso de produtos a seus mercados. b) a instalao de indstrias poluentes na Europa e em pases em desenvolvimento. c) o preo de importao e de exportao de tecnologia e de produtos industrializados. d) o aumento de investimentos sociais e a reduo dos juros para os pases pobres. e) o impacto de subsdios norte-americanos norte americanos na agricultura e a silvicultura europia.

Globalizao - Blocos econmicos:


Vale se debruar sobre a relao entre as dificuldades na reforma da ONU, e seus mtodos antiquados de tomada de decises, especialmente nos temas energticos, climticos e no nevrlgico captulo das migraes internacionais. So todos exemplos que expem, em carne e osso, novas estruturas duradouras das relaes internacionais do sculo XXI. (Jos Flvio Sombra Saraiva. Entre egosmos e frustraes. frustraes. In: Correio Braziliense, Opinio, 2/8/2008, p. 29 - com adaptaes).

Tendo o texto acima apenas como referncia inicial, julgue os itens que se seguem, acerca das relaes internacionais do fim do sculo passado e incio do sculo XXI.

www.enfaseinstituto.com.br

Atualidades Professor Celso Branco Data: 13.03.12

24- O declnio relativo dos Estados hegemnicos do Atlntico Norte e a transferncia do eixo de poder para pases do Pacfico e do ndico vm promovendo mudanas, no incio do sculo XXI, na geografia poltica das relaes internacionais.

25 - A ONU, criada ada em um momento bastante distinto do de hoje, assiste presso por reforma institucional para agregar mais legitimidade poltica ao sistema multilateral de segurana coletiva.

Tendo em vista o tema da globalizao, tratado no texto acima, julgue os itens iten a seguir.

26 - O dinamismo da economia, instaurado a partir do processo de globalizao e evidenciado pelo aumento da produo industrial, teve como vantagem o aumento jamais visto da demanda por mo-de-obra obra e, portanto, o pleno emprego nos pases rico ricos.

27 - Com o desenvolvimento da tecnologia da informao, um dos vetores da globalizao, aumentam tambm as possibilidades de expanso das atividades do crime organizado, como o terrorismo, as mfias e o trfico de drogas ilcitas.

28 - Em relao ao Brasil, o processo de globalizao diminuiu a concorrncia entre produtos agrcolas no mercado internacional, o que impulsionou a modernizao da agricultura no pas.

Ainda que os bancos continuem ganhando muito dinheiro com a dvida pblica, os resultados res espetaculares devem-se, se, sobretudo, ao forte avano das operaes de crdito no pas: 27% no ltimo ano. Some-se se a isso o faturamento com as tarifas e chega-se chega aos resultados do ano passado, com os quais as instituies financeiras do pas se elevaram elevaram condio de instituies mais rentveis do planeta. Essa fase de ouro salta aos olhos no momento em que os maiores bancos europeus e norte norte-americanos americanos sangram com perdas milionrias, resultado de apostas equivocadas no mercado hipotecrio. Hoje so raras raras as instituies norte-americanas norte com taxas de rentabilidade similares s brasileiras. (Veja, 20/2/2008, p. 88 - com adaptaes).

A partir do texto, considerando seus mltiplos aspectos, alm da realidade econmica contempornea, julgue os itens que se seguem.

www.enfaseinstituto.com.br

Atualidades Professor Celso Branco Data: 13.03.12

29 - Enquanto a conjuntura econmica brasileira altamente favorvel s instituies financeiras, nos EUA a crise atual decorre da denominada bolha imobiliria, que atingiu vigorosamente alguns bancos.

30 - O carter global da economia contempornea abre concretamente a possibilidade de que uma crise mais pronunciada, em determinado pas ou regio, se alastre pelo planeta.

31 - Infere-se se do texto que a atual crise norte norte-americana americana conseqncia da fragil fragilidade estrutural e tecnolgica do sistema financeiro daquele pas.

32 - A despeito do forte avano das operaes de crdito, os emprstimos concedidos pelos bancos brasileiros so mais criteriosos e seguros que os praticados pelas instituies financeira financeiras dos EUA.

33 - Para penetrar no comrcio mundial, a China enrijeceu seu modelo econmico socialista, o que inviabiliza a participao da iniciativa privada no processo de desenvolvimento posto em marcha.

34 - A atuao de organismos internacionais como o Fundo Monetrio Internacional e a Organizao Mundial do Comrcio tem eliminado as concentraes e os desequilbrios nas atividades econmicas, provocados pelo avano da globalizao.

35 - observada a formao formao de unies econmicas regionais pela reunio de pases geograficamente limtrofes ou no, onde perduram polticas de resistncia globalizao da economia, impedindo o comrcio com outros blocos econmicos e pases para concentrar o aumento de riqueza za dos pases pertencentes ao prprio bloco.

36 - A globalizao, como fenmeno em curso no mundo, caracterizada pela integrao de mercados, levando o crescimento econmico a todas as regies, articuladas segundo um processo eqitativo de distribuio de riqueza.

37 - A Unio Europia considerada o exemplo mais avanado de bloco econmico no mundo contemporneo, fruto de longo e complexo processo de constituio histrica.

www.enfaseinstituto.com.br

Atualidades Professor Celso Branco Data: 13.03.12

38 - A globalizao, por sua natureza, impe dificuldades circulao de mercadorias e de capitais, mas estimula a imigrao como forma de garantir mo mo-de-obra obra abundante e barata nos grandes centros industriais.

postos de trabalho e de regularidade quanto ao 39 - Em situao de estabilidade dos postos funcionamento do sistema econmico econmico-financeiro, financeiro, como ocorre na atualidade, os fluxos migratrios tendem a se dirigir para os pases perifricos.

40 - Se um brao da evoluo tecnolgica contempornea a renovao rpida do conhecimento aplicado a inovaes, uma contrapartida dessa evoluo a crescente robotizao dos processos produtivos, que reduzem a presena das foras de trabalho massivas.

TERRORISMO IMIGRAO:
O duplo ataque que deixou dezenas de mortos na Noruega chamou a ateno da Europa para um perigo ofuscado nos ltimos anos pelo terrorismo islmico: a ameaa e o crescimento de grupos polticos de extrema direita. Com um discurso ultranacionalista, contra a globalizao e a Unio Europeia, os partidos extremistas vm alcanando projeo nas eleies no rastro da crise econmica. O Globo, , 25/7/2011 (com adaptaes). Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando a multiplicidade de aspectos que ele suscita, julgue os itens seguintes: 41 - O dio expresso no discurso poltico do autor do atentado ocorrido na Noruega, que, certamente, encoraja a prtica da violncia individual, assustou a opinio pblica mundial pelo seu ineditismo na histria da Europa, continente at ento imune a prticas prtica polticas ideologicamente extremadas. 42 - Mencionada no texto como um dos alvos dos partidos polticos europeus extremistas, a globalizao pode ser entendida como o estgio a que chegou a economia mundial contempornea, caracterizada, entre outros aspectos, pela ampliao do sistema produtivo e d dos mercados, pela acirrada competio e pelas incessantes inovaes tecnolgicas. 43 - Elemento presente no discurso de grupos polticos europeus de extrema direita, como comprovam os recentes atentado atentados na Noruega, a xenofobia traduz-se, se, entre outros aspectos, na vigorosa oposio imigrao.

www.enfaseinstituto.com.br

Atualidades Professor Celso Branco Data: 13.03.12

44 - Vivemos em uma poca de grandes ondas de migrao internacional. De acordo com a Organizao das Naes Unidas (ONU), cerca de 3% da populao do mundo vive longe do pas em que nasceu. O nmero de imigrantes dobrou nas ltimas trs dcadas e superou o patamar dos 190 milhes em 2005, todos procura de oportunidades de trabalho ou em fuga de conflitos armados. 45 - A Espanha, em funo de sua localizao ge geogrfica, ogrfica, funciona como uma espcie de ponte entre a Europa e a frica, razo pela qual um pas que sofre intensamente os impactos da imigrao ilegal e que tem endure endurecido sua poltica de imigrao.

www.enfaseinstituto.com.br

Вам также может понравиться