Вы находитесь на странице: 1из 16

Turma 207 Atualidades Data: 13.03.

2012
O presente material constitui resumo elaborado por equipe de monitores a partir da aula ministrada pelo professor em sala. Recomenda-se a complementao do estudo em livros doutrinrios e na jurisprudncia dos Tribunais.

Assuntos tratados: 1 Horrio. Atualidades / Conceito / Resoluo de questes / Tpicos relevantes sobre a matria Atualidades nos concursos pblicos 2 Horrio. Histrico do Capitalismo / Quadro esquemtico / Mercantilismo / Liberalismo / Crise de 1929 / Keynesianismo / Neoliberalismo / Crise de 2008-2009 / Protecionismo

Bibliografia Recomendada: Atualidades para Vestibular trata-se de publicao semestral da Ed. Abril que pode ser encontrada nas bancas.

1 Horrio 1. 1.1. Atualidades Conceito

Domnio de tpicos atuais e relevantes de diversas reas, tais como poltica economia, sociedade, educao, tecnologia, energia, relaes internacionais, desenvolvimento sustentvel, responsabilidade socioambiental, segurana e ecologia, e suas vinculaes histricas.

1.2.

Resoluo de questes
Questes de Concurso Superior Tribunal Militar Questo 1: Desde janeiro de 2010, quando um terremoto causou grande destruio no Haiti, o pas governado por um alto Comissrio da Organizao das Naes Unidas. Resposta: Falso. Quem governa o Haiti Ren Prval, desde 2006. Questo 2: Entre as consequncias da crise econmica dos Estados Unidos da Amrica, inclui-se o fortalecimento do euro em relao s demais moedas, como se constata no reconhecimento dessa moeda, pelo Fundo Monetrio Internacional, como referencial de valor nas transaes comerciais internacionais. Resposta: Falso. O euro tambm foi afetado e perdeu parte de seu poder, sendo desvalorizado paulatinamente.

Centro: Rua Buenos Aires, 56 - 2, 3 e 5 andares Tel.: (21) 2223-1327 Barra: Shopping Downtown Av. das Amricas, 500 - bl. 21, salas 157 e 158 Tel.: (21) 2494-1888 Conhea nossa loja online: www.enfaseonline.com.br

Turma 207 Atualidades Data: 13.03.2012


O presente material constitui resumo elaborado por equipe de monitores a partir da aula ministrada pelo professor em sala. Recomenda-se a complementao do estudo em livros doutrinrios e na jurisprudncia dos Tribunais.

Questo 3: Em 2010, Braslia completou 50 anos de idade e o Plano Piloto, traado urbanstico de Oscar Niemeyer, foi tombado como patrimnio histrico da humanidade. Resposta: Falso. Braslia foi tombada como patrimnio da Humanidade em 1987. Questo 4: A inflao, no Brasil, em 2010, foi superior de 2009. Resposta: Verdadeiro. A inflao de 2010 superou a de 2009, por causa da crise econmica de 2008. Todas as questes que disserem que qualquer pas no sofreu os efeitos da crise econmica de 2008 sero falsas. Questo 5: No incio de seu governo, a presidenta Dilma Roussef enviou ao Congresso Nacional medida provisria que estabelece a autonomia do Banco Central do Brasil. Resposta: Falso. O Banco Central Brasileiro no possui autonomia, porm, tem o status de autnomo, uma vez que os Presidentes mais recentes no interferem diretamente em suas resolues (embora tenham o direito de faz-lo). Questo 6: Em dezembro de 2010, com o objetivo de incentivar o investimento de longo prazo do capital estrangeiro, o governo federal isentou o capital estrangeiro de pagar imposto de renda e contribuio social sobre o lucro lquido na compra de debntures. Resposta: Falso. A alternativa induz ao erro, porque ocorreu uma medida semelhante, que procurava atrair capitais de longo prazo e diminuir os capitais de curto prazo (especulativos/ hot money/ smart money/ volteis). Contudo, ao contrrio do que afirma o item, a iseno foi apenas para o Imposto de Renda e para a aquisio de CRI (Certificados de Recebveis Imobilirios). Questo 7: Como consequncia da crise econmica internacional, o produto interno bruto brasileiro de 2010 permaneceu estagnado. Resposta: Falso. O PIB brasileiro cresceu nesse ano, mesmo com a crise mundial. Em 2010, o Brasil era a oitava economia do mundo. Atualmente, ocupa a sexta colocao, ultrapassando a Gr-Bretanha, no fim de 2011. Questo 8: Em 2010, o Prmio Nobel de Literatura foi concedido ao escritor Mario Vargas Llosa. Resposta: Verdadeiro. Prmio Nobel, Oscar e filme brasileiro de destaque so os pontos principais das questes sobre cultura. As questes de atualidades so aquelas que se repetem na mdia. Questo 9: Em maro de 2010, a Venezuela passou a integrar, como membro pleno, o MERCOSUL. Resposta: A Venezuela ainda necessita do aval paraguaio para ser um membro pleno do MERCOSUL. A Questo est errada, mas, na ocasio, foi dada como certa, e por isso foi ANULADA.
Centro: Rua Buenos Aires, 56 - 2, 3 e 5 andares Tel.: (21) 2223-1327 Barra: Shopping Downtown Av. das Amricas, 500 - bl. 21, salas 157 e 158 Tel.: (21) 2494-1888 Conhea nossa loja online: www.enfaseonline.com.br 2

Turma 207 Atualidades Data: 13.03.2012


O presente material constitui resumo elaborado por equipe de monitores a partir da aula ministrada pelo professor em sala. Recomenda-se a complementao do estudo em livros doutrinrios e na jurisprudncia dos Tribunais.

Questo 10: O governo brasileiro reconheceu a existncia o Estado palestino, cuja atual fronteira consiste na que possua anteriormente Guerra dos Seis dias, em 1967. Resposta: Verdadeiro. O Itamaraty anunciou no final de 2010, que o governo brasileiro reconheceu o Estado palestino nas fronteiras anteriores guerra dos Seis Dias, em 1967. O pedido havia sido feito pelo presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, ao presidente Luiz Incio Lula da Silva, em carta datada do dia 24 de novembro. Postura bastante ousada do governo brasileiro (e contrria, por exemplo, a dos Estados Unidos, que no reconheceram o Estado Palestino), gerando considerveis protestos da comunidade israelita residente em nosso pas. Questo 11: No final do ano de 2010, o presidente dos Estados Unidos da Amrica sancionou lei que prev a eliminao gradativa dos subsdios produo de etanol norte-americano e a reduo das tarifas de importao do produto, favorecendo o ingresso de etanol brasileiro no mercado daquele pas. Resposta: Falso. O jornal FOLHA DE SP (18/1/2010) destacou que o presidente Barack Obama sancionou, na ltima sexta-feira (17), a lei que estende tarifas e subsdios ao etanol nos EUA, prolongando por mais um ano a barreira comercial s exportaes do produto brasileiro ao pas. A medida foi duramente combatida por lobistas e diplomatas do Brasil em Washington, que avaliam agora usar respostas jurdicas e iniciar um litgio na OMC (Organizao Mundial do Comrcio, rgo criado em 1995 e mais democrtico que a ONU, uma vez que todos os seus membros tm direito a voto, em p de igualdade). Questo 12: No dia 1. de janeiro 2011, o Congresso Nacional reconheceu o resultado das eleies presidenciais de 2010, ao diplomar e declarar Dilma Roussef como presidenta do Brasil. Resposta: Falso. A presidente eleita Dilma Rousseff e o seu vice, Michel Temer, receberam na tarde do dia 17 de dezembro os diplomas da Justia Eleitoral que lhes confere o mandato de quatro anos, a partir de 1 de janeiro de 2011. Questo 13: Entre 2010 e 2011, a dvida pblica interna do governo federal diminuiu percentualmente em relao ao produto interno bruto. Resposta: Falso. A dvida pblica interna aumentou nesse perodo. Questo 14: Com o propsito de combater a crise econmica e a desvalorizao do euro, o Banco Central Europeu reduziu o seu montante de dinheiro circulante por meio da elevao dos juros. Resposta: Falso. Uma das atitudes tomadas por pases que esto em crise facilitar o crdito. No houve elevao de juros, mas, sim, congelamento.
Centro: Rua Buenos Aires, 56 - 2, 3 e 5 andares Tel.: (21) 2223-1327 Barra: Shopping Downtown Av. das Amricas, 500 - bl. 21, salas 157 e 158 Tel.: (21) 2494-1888 Conhea nossa loja online: www.enfaseonline.com.br 3

Turma 207 Atualidades Data: 13.03.2012


O presente material constitui resumo elaborado por equipe de monitores a partir da aula ministrada pelo professor em sala. Recomenda-se a complementao do estudo em livros doutrinrios e na jurisprudncia dos Tribunais.

Questo 15: Atualmente, o Brasil um dos membros do Conselho de Segurana da Organizao das Naes Unidas. Resposta: Verdadeiro. Nosso pas um dos 10 membros transitrios (tm poder de voto, mas no de veto) desde 2010 e ficar mais este ano, porm, o intento brasileiro fazer parte do Conselho Permanente, juntando-se a EUA, Rssia, China, Frana e Reino Unido. Estes tm poder de voto e veto. O Brasil faz parte do G4 (Japo, ndia, Brasil e Alemanha)1 grupo dos quatro que pleiteiam entrar no Conselho Permanente da ONU. Questo 16: Em 2010, o Prmio Nobel da Paz foi concedido ao dissidente cubano Guilhermo Faria. Resposta: Falso. O prmio Nobel foi para o dissidente chins Liu Xiaobo, que no pode receb-lo, uma vez que est preso na China. Faria um importante dissidente cubano que luta pelos direitos humanos em Cuba e poder um dia ser agraciado com o Nobel. Em duas ocasies, o ex-presidente Lula foi cogitado para o recebimento do prmio Nobel, umas das quais por causa da sugesto da criao do programa Fome Zero, em mbito internacional, proposta duramente criticada pelos neoliberalistas, os quais so contrrios distribuio de dinheiro populao. O neoliberalismo fracassou na Amrica Latina, onde se desvelaram exitosos os planos assistencialistas. Kirchner, Argentina; Chvez, Venezuela; Lula, Brasil. Questo 17: Tropas da Organizao do Tratado do Atlntico Norte encontram-se no Afeganisto, combatendo a insurgncia armada contra o governo chefiado pelo presidente Hamid Karzai. Resposta: Verdadeiro. Alguns pases-membros da OTAN se recusaram a participar dessa misso; outros, como EUA, Frana e Austrlia, foram. Questo 18: Neste incio de ano, os governos brasileiro e italiano assinaram plano de cooperao militar segundo o qual a Itlia vender ao Brasil o casco para a montagem de um submarino de propulso nuclear. Resposta: Falso. Devido aos problemas relativos negativa brasileira em extraditar Cesare Battisti, a Itlia vem se ressentindo em fazer acordos com nosso pas. Questo 19: Em dezembro de 2010, a Corte Interamericana dos Direitos Humanos julgou improcedente o pedido de condenao do Estado brasileiro pelo desaparecimento de algumas pessoas no combate guerrilha do Araguaia. Resposta: Falso. O pedido na CIDH contra o Estado brasileiro foi julgado procedente. Mas segundo o Presidente do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso, a punio do Brasil na Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) no revoga, no anula, no cassa a deciso do Supremo em sentido contrrio.
1

Hoje, com a entrada da frica do Sul, fala-se em G5.


Centro: Rua Buenos Aires, 56 - 2, 3 e 5 andares Tel.: (21) 2223-1327 Barra: Shopping Downtown Av. das Amricas, 500 - bl. 21, salas 157 e 158 Tel.: (21) 2494-1888 Conhea nossa loja online: www.enfaseonline.com.br 4

Turma 207 Atualidades Data: 13.03.2012


O presente material constitui resumo elaborado por equipe de monitores a partir da aula ministrada pelo professor em sala. Recomenda-se a complementao do estudo em livros doutrinrios e na jurisprudncia dos Tribunais.

Em abril de 2011, o STF decidiu, por 7 votos a 2, declarar a constitucionalidade da Lei de Anistia ao decidir uma ao ajuizada pela Ordem dos Advogados do Brasil. A regio do Araguaia , atualmente, o estado de Tocantins. Questo 20: De acordo com dados recentes, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica, a distribuio da populao brasileira encontra-se equilibrada entre as zonas rural e urbana. Resposta: Falso. Os dados do censo-2010 demonstram que existe uma pssima distribuio da populao brasileira no que se refere ao meio urbano e ao rural. A populao est mais urbanizada que h 10 anos. Em 2000, 81% dos brasileiros, ou 137.953.959, viviam em reas urbanas, agora so 84%, que representam 160.879.708. Um dos motivos para a evaso da populao do campo para a cidade a concentrao de terras nas mos dos grandes latifundirios. A mecanizao dos campos, que triplicou a produo de gros brasileira, gerou enorme desemprego (nominado desemprego estrutural), porquanto uma mquina chega a substituir 200 trabalhadores. Outro ponto que contribui para a urbanizao que as pequenas cidades esto se desenvolvendo rapidamente. O desemprego conjuntural, distinto do estrutural, engendrado no bojo de uma crise econmica. Neste, o trabalhador obrigado a aprender uma nova profisso, pois no existe retorno anterior. Naquele, aps o escape da turbulncia econmica, pode-se voltar ao emprego anterior. Questo 21: Em razo das reformas econmicas implantadas recentemente pelo governo de Cuba, reduziu-se o nmero autorizado de profisses na iniciativa privada no pas e, consequentemente, aumentou-se o nmero de funcionrios no setor estatal da economia. Resposta: Falso. O regime cubano vem tomando medidas voltadas diminuio do nmero de funcionrios pblicos. Para se ter uma idia desta nova onda, o governo cubano comeou o processo de demisso de meio milho de funcionrios pblicos em cinco importantes setores econmicos do pas, entre eles a indstria do acar e a infra-estrutura de sade, somente em janeiro de 2011. O comunismo de mercado, criado pela China, aponta que, internamente, o pas mantm-se socialista. Todavia, fazem-se investimentos econmicos, visando obteno de lucro. Essa medida logra notrio xito, haja vista o crescimento exponencial da economia chinesa. Cuba, visando ao desenvolvimento econmico, pari passu, comea a enveredar-se por esse caminho.

Centro: Rua Buenos Aires, 56 - 2, 3 e 5 andares Tel.: (21) 2223-1327 Barra: Shopping Downtown Av. das Amricas, 500 - bl. 21, salas 157 e 158 Tel.: (21) 2494-1888 Conhea nossa loja online: www.enfaseonline.com.br

Turma 207 Atualidades Data: 13.03.2012


O presente material constitui resumo elaborado por equipe de monitores a partir da aula ministrada pelo professor em sala. Recomenda-se a complementao do estudo em livros doutrinrios e na jurisprudncia dos Tribunais.

Questo 22: Na Conveno sobre Mudana Climtica, realizada recentemente em Cancun, estabeleceu-se a criao de um Fundo Verde do Clima, a fim de ajudar os pases pobres a lidar com as mudanas climticas. Resposta: Verdadeiro. Observe-se que em junho deste ano ocorrer a Rio+20, Conferncia das Naes Unidas sobre Desenvolvimento Sustentvel, que certamente ser tema de provas. 2 Questo 23: Na esfera do direito internacional, entrou em vigor, em dezembro de 2010, a Unio dos Pases Sul-Americanos, cujos pases-membros, a partir do estabelecimento dessa instituio, deixaram, automaticamente, de pertencer Organizao dos Estados Americanos (OEA). Resposta: Falso. A UNASUL foi estabelecida com este nome pela Declarao de Cuzco em 2004, sendo o Tratado Constitutivo assinado em Braslia no ano de 2008. formado pelos 12 pases da Amrica do Sul, com a exceo da Guiana Francesa, que colnia da Frana. No efetivamente um bloco econmico, ainda. Questo 24: A carga tributria brasileira manteve-se praticamente inalterada em relao ao produto interno bruto nos ltimos dez anos. Resposta: Falso. A carga tributria do Brasil vem aumentando constantemente ao longo dos anos. maior do que a de pases como o Japo, os Estados Unidos, a Sua e o Canad. A comparao faz parte de estudo da Receita Federal divulgado em 2010 e leva em conta os dados mais recentes, apurados em 2008, entre os pases-membros da OCDE (Organizao para a Cooperao e o Desenvolvimento Econmico). Enquanto o peso dos impostos no bolso do cidado chegou, em 2008, a 34,41% no Brasil --nvel recorde--, no Japo ficou em 17,6%. A carga tambm foi menor, por exemplo, no Mxico (20,4%), na Turquia (23,5%), nos Estados Unidos (26,9%), na Irlanda (28,3%), Sua (29,4%), no Canad (32,2%) e na Espanha (33%). Acima do Brasil, ficam: Reino Unido (35,7%), Alemanha (36,4%), Portugal (36,5%), Luxemburgo (38,3%), a Hungria (40,1%), Noruega (42,1%), Frana (43,1%), Itlia (43,2%), Blgica (44,3%), Sucia (47,1%) e Dinamarca (48,3%), que tem o nvel mais alto entre os pases do grupo. Questo 25: Um dos maiores sucessos de pblico da histria do cinema nacional, o filme Tropa de Elite 2 foi dirigido por Jos Padilha.
2

Comentrio do professor: Questes de concursos que exaltem o governo tendem a ser verdadeiras. De um raciocnio lgico, de se inferir que, a partir do momento em que se est prestando um concurso pblico, cuja finalidade ingressar nos quadros da Administrao Pblica, procurar-se-o candidatos com olhar positivo, e no desconfiado, sobre o papel governamental.
Centro: Rua Buenos Aires, 56 - 2, 3 e 5 andares Tel.: (21) 2223-1327 Barra: Shopping Downtown Av. das Amricas, 500 - bl. 21, salas 157 e 158 Tel.: (21) 2494-1888 Conhea nossa loja online: www.enfaseonline.com.br 6

Turma 207 Atualidades Data: 13.03.2012


O presente material constitui resumo elaborado por equipe de monitores a partir da aula ministrada pelo professor em sala. Recomenda-se a complementao do estudo em livros doutrinrios e na jurisprudncia dos Tribunais.

Resposta: Verdadeiro. Aps 34 anos, o recorde de pblico do cinema nacional finalmente mudou de dono. Tropa de Elite 2 o novo detentor da marca, que alcanou nesta tera-feira, 7 de dezembro de 2011. O longa de Jos Padilha j levou 10.736.995 milhes de pessoas aos cinemas, superando em 1.470 o nmero de espectadores de Dona Flor e seus dois maridos (1976). A expectativa agora para que o filme ultrapasse em breve a marca dos 11 milhes de espectadores e se consolide como o segundo longa mais assistido na histria das bilheterias brasileiras, atrs apenas de Titanic, que levou 16 milhes de pessoas aos cinemas. Questo 26: Entre os anos de 2003 e 2010, o Brasil melhorou sua posio na classificao do ndice de desenvolvimento humano das Naes Unidas. Resposta: Verdadeiro. Na verdade, desde que foi criado que o Brasil vem melhorando sua posio no IDH. Desde aquele ano, o IDH brasileiro teve um ganho de 7,6% (73 maior variao numa lista de 137 pases). O progresso foi mais rpido que o latino-americano (6,6%) e mais lento que o global (9,3%). Na ltima dcada, a expectativa de vida dos brasileiros aumentou 2,7 anos, a mdia de escolaridade cresceu 1,7 ano e os anos de escolaridade esperada recuaram em 0,8 ano. A renda nacional bruta teve alta de 27% no perodo. Questo 27: Entre os anos de 2003 e 2010, no grupo denominado BRIC composto por Brasil, Rssia, ndia e China , o crescimento mdio do produto interno bruto brasileiro foi superado somente pelo chins. Resposta: O Brasil teve desempenho baixo comparativamente a outros pases do BRIC, atual BRICS (Brasil, Rssia, ndia, China e South Africa). No acumulado do perodo entre 1990 e 2008, o ritmo de crescimento da ndia foi mais de duas vezes, e o da China mais de trs vezes superior ao crescimento brasileiro.

1.3. a) (i) (ii) (iii) (iv)

Tpicos relevantes sobre a matria Atualidades nos concursos pblicos Efeitos da Globalizao Protecionismos; Crise econmica mundial; Instituies internacionais: ONU, OMC e FMI; Unies entre pases MERCOSUL, UNASUL, UE e BRICS;

(v) Imigrao e desemprego estrutural consequncias sociais da globalizao. b) Brasil

(i) Dados scio-econmicos: crescimento do PIB, taxas de inflao, e relao entre dvida pblica e PIB;
Centro: Rua Buenos Aires, 56 - 2, 3 e 5 andares Tel.: (21) 2223-1327 Barra: Shopping Downtown Av. das Amricas, 500 - bl. 21, salas 157 e 158 Tel.: (21) 2494-1888 Conhea nossa loja online: www.enfaseonline.com.br 7

Turma 207 Atualidades Data: 13.03.2012


O presente material constitui resumo elaborado por equipe de monitores a partir da aula ministrada pelo professor em sala. Recomenda-se a complementao do estudo em livros doutrinrios e na jurisprudncia dos Tribunais.

(ii) (iii) (iv)

Aes de destaque do governo brasileiro; Combate crise mundial; Amaznia;

(v) Obras de infra-estrutura (condies para o estabelecimento de uma indstria, as quais envolvem energia, transportes, produo de petrleo e telecomunicaes) Programa de Acelerao do Crescimento (PAC); (vi) (vii) c) (i) (ii) (iii) Plano de reformas; Planos de combate violncia Conflitos no Oriente Mdio Afeganisto e Iraque; Palestina e Israel; Terrorismo.

d) Acontecimentos culturais de destaque no ano: Filmes brasileiros premiados e prmio Nobel; e) Mudanas climticas;

f) Pases com destaque no cenrio internacional: Cuba, China, Rssia, EUA, Japo, ndia e pases da Unio Europeia.

2 Horrio

1.4.

Histrico do Capitalismo

1.4.1. Quadro esquemtico

Mercantilismo (sc. XV) O Estado interferia totalmente na economia. - Monoplios reais; - Altas taxas de importao; - Privilgios comerciais.

Liberalismo (sc. XIX) O Estado diminui a interferncia na economia. - Leis de mercado; - Mercado se autorregula; - Industrializao.

Crise 1929 Depresso econmica - Mercado de aes desregulamentado; - Cias. Fictcias; - Super-explorao da mode-obra.

Centro: Rua Buenos Aires, 56 - 2, 3 e 5 andares Tel.: (21) 2223-1327 Barra: Shopping Downtown Av. das Amricas, 500 - bl. 21, salas 157 e 158 Tel.: (21) 2494-1888 Conhea nossa loja online: www.enfaseonline.com.br

Turma 207 Atualidades Data: 13.03.2012


O presente material constitui resumo elaborado por equipe de monitores a partir da aula ministrada pelo professor em sala. Recomenda-se a complementao do estudo em livros doutrinrios e na jurisprudncia dos Tribunais.

Altamente protecionista

Comea a diminuir o protecionismo Democracia

Volta do protecionismo

Absolutismo

Ditaduras

Keynesianismo (II Guerra e Guerra Fria) O Estado aumenta a interferncia na economia. - Estatais - Obras pblicas Governos autoritrios Aumento do protecionismo

Neoliberalismo (1989)

Crise de 2008/09

O Estado deveria se retirar da economia. - Estado mnimo - reduo dos direitos trabalhistas Cai drasticamente o protecionismo

O Estado aumenta sua interferncia na economia. - Mercado financeiro desregulamentado - Socorro governamental O protecionismo volta, porm, fraco

1.4.2. Mercantilismo O Capitalismo surge com o Mercantilismo, no sculo XV, poca em que a Europa estava dividida em centenas de reinos. Observa-se o nascimento do Capitalismo, caracterizado pela acumulao de capital. a) Caractersticas:

(i) Monoplios reais: S os representantes do reis poderiam adquirir, por exemplo, no caso do Brasil, pau-brasil nas costas brasileiras e comercializ-lo na Europa. Qualquer outro comerciante que fosse pego vendendo pau-brasil seria morto, juntamente com toda sua famlia, por crime de lesa-ptria. As Coroas entendiam que a forma mais lucrativa de atividade consistia em controlar determinadas atividades de forma exclusiva. Tratava-se de monoplio real. (ii) Altas taxas de importao: a obteno do dinheiro tinha um carter belicista, cuja finalidade era a de ganhar novos territrios e formar grandes pases. Portugal foi a primeira potncia econmica europeia, porque conseguiu descobrir rotas diferenciadas para os produtos mais lucrativos da poca, as especiarias, dentre as quais o acar. Antes, as rotas comerciais passavam pelo Imprio Otomano, que estava em guerra com os europeus, forando-os a descobrir essas novas rotas.

Centro: Rua Buenos Aires, 56 - 2, 3 e 5 andares Tel.: (21) 2223-1327 Barra: Shopping Downtown Av. das Amricas, 500 - bl. 21, salas 157 e 158 Tel.: (21) 2494-1888 Conhea nossa loja online: www.enfaseonline.com.br

Turma 207 Atualidades Data: 13.03.2012


O presente material constitui resumo elaborado por equipe de monitores a partir da aula ministrada pelo professor em sala. Recomenda-se a complementao do estudo em livros doutrinrios e na jurisprudncia dos Tribunais.

Idealizava-se o acmulo de dinheiro, por meio da vedao de importao e elevao das exportaes. (iii) Privilgios comerciais: necessrio se fazia ter colnias, para que elas produzissem as especiarias. Alm disso, as colnias tornavam-se uma espcie de escravo comercial, pois os moradores de l somente poderiam comprar produtos oriundos da metrpole. Outro ponto, na colnia estava proibido existirem de indstrias. Os produtos manufaturados vinham por meio da metrpole. No Brasil, as roupas que vestiam os escravos vinham da Inglaterra. (iv) Pacto Colonial: a colnia era uma espcie de pas subjugado, no qual os produtores somente poderiam produzir aquilo que a metrpole lhes permitisse. Com isso, os pases enriquecem e nascem os grandes pases da Europa: Portugal, Espanha, Frana, Inglaterra. A Alemanha se forma somente em 1870. No mercantilismo, o Estado era altamente protecionista.

1.4.3. Liberalismo As mudanas filosficas, propiciadas pelo Iluminismo, no sculo XVIII, comeavam a desprender os cientistas e filsofos de diversos dogmas, eclesisticos e reais. Aqueles, influenciados por esse movimento, apontavam ser necessrio o afastamento do Estado do comrcio, de modo a tornar o preo justo. Adam Smith defendia que o mercado possua as prprias leis, regulando-se sozinho, a partir dos conceitos de oferta e demanda. Caso o Estado interferisse no mercado, determinando os produtos a serem produzidos, o preo nunca seria justo, pois os produtores, enquanto nicos, poderiam precificar da maneira que melhor lhes conviesse. A justia do preo pressuporia a abertura do mercado, com a finalidade de se estimular a concorrncia. O Liberalismo se baseia na ideia segundo a qual o mercado se comanda por leis prprias (Leis de Mercado), propiciando a autorregulao. Aos poucos, o Absolutismo (o Rei pode tudo) vai sendo, paulatinamente, substitudo pela Democracia. No sculo XIX, comea o processo de industrializao. Os polticos eleitos pelo povo, ligados a grandes industriais e comerciantes, passam a criar leis para suprimir a presena do Estado na economia e facilitam a realizao do comrcio.
Centro: Rua Buenos Aires, 56 - 2, 3 e 5 andares Tel.: (21) 2223-1327 Barra: Shopping Downtown Av. das Amricas, 500 - bl. 21, salas 157 e 158 Tel.: (21) 2494-1888 Conhea nossa loja online: www.enfaseonline.com.br 10

Turma 207 Atualidades Data: 13.03.2012


O presente material constitui resumo elaborado por equipe de monitores a partir da aula ministrada pelo professor em sala. Recomenda-se a complementao do estudo em livros doutrinrios e na jurisprudncia dos Tribunais.

O protecionismo minorado.

1.4.4. Crise de 1929 Esse evento altera a forma como o Estado se relaciona com a economia. A crise de 1929 est relacionada ao perodo da I Guerra Mundial (1914-1918). A grande potncia europeia era a Inglaterra, que envolvida com a guerra, foi substituda, no cenrio do comrcio internacional, no que se refere aos produtos manufaturados, pelos Estados Unidos. Os pases passam a se industrializar no ps-guerra. No Brasil, de maneira incipiente, em So Paulo. A produo aumenta consideravelmente nos EUA, todavia, sem a escoao necessria. A soluo no era outra seno a demisso. Assim, os trabalhadores que acumulavam papis de aes desde 1910 vo para as bolsas para se desfazerem deles. No segundo semestre de 1929, durante essa corrida para o mercado de aes, descobre-se que o mesmo sofria sria desregulamentao. O valor nominal das aes era distinto do real, havia companhias fictcias e super-explorao da mo-de-obra. Fortunas desaparecem, trs mil pequenos bancos fecham as portas, 25% da populao de trabalhadores norte-americana vem-se desempregados, as importaes dos EUA cessam. O Brasil, que vendia caf, pega libras esterlinas com a Inglaterra, a fim de incinerar a produo. Primeiro, para tentar salvar as fazendas cafeeiras. Segundo, porque tal soluo era feita por meio do dinheiro pblico. O objetivo consistia em tirar o produto de circulao, de modo a aumentar o preo e vend-lo a uma determinada elite. Deflagra-se a crise, grassando pelo mundo inteiro. As medidas de combate crise engendram-se apenas 4 anos depois, nos Estados Unidos, no governo Roosevelt. Roosevelt altera a forma do Liberalismo. O protecionismo volta com fora total, dificultando-se ao mximo a entrada de produtos importados no pas.

1.4.5. Keynesianismo A partir de 1933, o pensamento de Keynes comea a difundir-se e Roosevelt passa a adot-lo e implement-lo nos EUA.

Centro: Rua Buenos Aires, 56 - 2, 3 e 5 andares Tel.: (21) 2223-1327 Barra: Shopping Downtown Av. das Amricas, 500 - bl. 21, salas 157 e 158 Tel.: (21) 2494-1888 Conhea nossa loja online: www.enfaseonline.com.br

11

Turma 207 Atualidades Data: 13.03.2012


O presente material constitui resumo elaborado por equipe de monitores a partir da aula ministrada pelo professor em sala. Recomenda-se a complementao do estudo em livros doutrinrios e na jurisprudncia dos Tribunais.

preciso que o Estado interfira, sim, na economia, pois o mercado que se autorregula no existe. Sempre haver um comerciante com condies de produzir a menores preos, induzindo existncia do monoplio, que fatal. Nas reas consideradas estratgicas, de sorte a combater o monoplio, era necessrio que o Estado trouxesse para si o lucro dessas reas, e no mais para a iniciativa privada. Surgem as estatais para encampar setores econmicos inabalveis pelas crises (energia, transporte, etc.). No passo, comea-se a realizar obras pblicas, por vezes desnecessrias, tendo por finalidade o estmulo do desenvolvimento de determinados locais e o aumento dos empregos. Em relao ao trabalhador, as leis trabalhistas so criadas. A populao passa a apoiar a interferncia do Estado. A Democracia entra em descrdito, e ditadores ascendem em diversos pases do globo, sob o mote de se posicionar contrariamente ao Liberalismo. Em 1933, Adolf Hitler suspende o pagamento da compensao de guerra, implementa a indstria blica, aumenta o nmero de empregos, e os produtos alemes comeam a ser exportados, sobretudo para os pases nos quais a ditadura imperava. A Alemanha emerge da crise.3 O keynesianismo, no qual as estatais ocupavam os setores mais rentveis da economia, copiado para os demais pases. No Brasil, diversas empresas privadas so transferidas para o Estado. Criara-se a ideia de que o pas, assim, fortalecia-se para enfrentar o monoplio das empresas privadas. Opera-se, por exemplo, o reerguimento de fronteiras econmicas. O protecionismo torna-se o maior da histria. Isso dura at 1989. Por exemplo, at 1989, era extremamente burocrtico importar um computador para o Brasil. o objetivo era fomentar o desenvolvimento do parque industrial brasileiro.

1.4.6. Neoliberalismo Em 1989, a queda do Muro de Berlim determina a mudana do pensamento dos Estados para o modelo de mercado.

No caso do Brasil, a crise de 1929 acaba com a Repblica Velha (Repblica do caf-com-leite). Vargas, ento, assume o poder, criando diversas benesses populao, dentre as quais se destaca a Consolidao das Leis Trabalhistas. Em caso nico no mundo inteiro, Getlio (ditador no primeiro governo) volta ao poder eleito pelo povo 1950-54, em maioria esmagadora, por causa da criao de hospitais e escolas pblicas, estradas, etc.
Centro: Rua Buenos Aires, 56 - 2, 3 e 5 andares Tel.: (21) 2223-1327 Barra: Shopping Downtown Av. das Amricas, 500 - bl. 21, salas 157 e 158 Tel.: (21) 2494-1888 Conhea nossa loja online: www.enfaseonline.com.br 12

Turma 207 Atualidades Data: 13.03.2012


O presente material constitui resumo elaborado por equipe de monitores a partir da aula ministrada pelo professor em sala. Recomenda-se a complementao do estudo em livros doutrinrios e na jurisprudncia dos Tribunais.

O comunismo, at ento vigente, naufraga. Primeiro, por causa da corrupo generalizada. Invariavelmente, havia uma elite financeira, inobstante a ideologia fosse igualdade entre todos. Segundo, a ausncia de concorrncia, que resultava na falta de evoluo tecnolgica e consequente estagnao dos bens e servios oferecidos. O comunismo praticamente no existe mais. J em 1985, a China admitia o socialismo de mercado, que uma espcie de adeso do pas comunista ao mundo capitalista. A URSS fragmentou-se em quinze repblicas. Algumas, absolutamente endividadas em seu nascedouro, como, por exemplo, a Rssia. O consenso de Washington reuniu representantes de 56 pases endividados com o FMI, os quais precisavam de mais emprstimos para equilibrar suas contas, a fim de que especialistas desse Fundo os orientassem a adotar um novo liberalismo, no qual o Estado deveria se retirar totalmente da economia. Chama-se isso de receita neoliberal. O Estado passaria a ser mnimo. Isto , ocorreria enxugamento da mquina pblica, funcionando com o menor nmero de pessoas possvel. No haveria mais concursos pblicos. No Brasil, essa suspenso perdura de 1989 at o governo Lula. Funcionrio pblico era sinnimo de desleixo, a fim de que se fomentasse o pensamento da necessidade da privatizao das estatais, para que tais empresas passassem a ter compromisso com a concorrncia e posterior melhoria de bens e servios. Outra exigncia feita pelos inspetores do FMI, como condio de recebimento de emprstimos, era a reduo dos direitos trabalhistas. Exemplo: reduo da idade mnima para a aposentadoria, ocorrida no governo no Lula. Reduzindo-se os direitos trabalhistas, segundo o FMI, concede-se aos empresrios o alento necessrio s novas contrataes. Ou seja, a reduo implicaria o aumento de postos de empregos. No adotando o neoliberalismo, o pas no receberia mais emprstimos, no participaria de acordos comerciais ou de reunies, dentre outras sanes. Em termos de protecionismo, as crises do petrleo de 1973 e 1979 dispararam o preo desse produto, resultando no fortalecimento desse tipo de comportamento pelos governos. Na primeira crise, o preo dobrou. Em 1979, j havia aumentado quase 7 vezes. Os EUA e outros pases percebem a importncia estratgica do Oriente Mdio para a sobrevivncia do prprio Estados Unidos, eis que no produzia petrleo suficiente para seu consumo.
Centro: Rua Buenos Aires, 56 - 2, 3 e 5 andares Tel.: (21) 2223-1327 Barra: Shopping Downtown Av. das Amricas, 500 - bl. 21, salas 157 e 158 Tel.: (21) 2494-1888 Conhea nossa loja online: www.enfaseonline.com.br 13

Turma 207 Atualidades Data: 13.03.2012


O presente material constitui resumo elaborado por equipe de monitores a partir da aula ministrada pelo professor em sala. Recomenda-se a complementao do estudo em livros doutrinrios e na jurisprudncia dos Tribunais.

Contudo, no Oriente Mdio exportava-se uma revoluo, a revoluo islmica, tendo como uma de suas propostas o veto comercializao com as potncias ocidentais. Comeam, a, as implantaes blicas propositais para que os pases do Oriente Mdio, em vez de se aliarem, tornem-se concorrentes. Entre 1979 e 1989, h a guerra Ir/Iraque. Quando os russos, em 1979, invadem o Afeganisto, devido deposio de um ditador favorvel a eles, grupos islmicos se renem para combat-los. Secretamente, so orientados por tropas norte-americanos. Alguns lderes, dentre os quais Osama Bin Laden, recebem treinamento de guerrilha no Texas. A guerra dos afegos contra os russos termina por treinar os terroristas que, futuramente, combateriam os norteamericanos. Volvendo os olhos para o neoliberalismo, realiza-se abertura comercial, a qual se traduz por reduo das barreiras alfandegrias. Sua importncia tamanha que o comrcio mundial multiplicara-se por 17 vezes. Nasce a globalizao: incremento do comrcio mundial facilitada pela adoo do neoliberalismo. De 1989 a 1992, vrias empresas mundo afora quebram, pois que no adotaram as inovaes tecnolgicas, implicando o aumento do desemprego. O neoliberalismo, portanto, leva os pases a um estgio pior que o anterior. O neoliberalismo entra em derrocada definitiva quando, na crise de 2008 e 2009, os governos tiveram de usar dinheiro pblico para salvar grandes instituies financeiras. Bush, nos EUA, propusera a utilizao de 787 bilhes de dlares, dinheiro pblico, de sorte a salvar as instituies privadas. As promessas de prosperidade advindas do discurso neoliberal no se concretizaram, produzindo, pelo contrrio, o aumento das desigualdades entre as naes e no interior das mesmas. Sobremaneira na Amrica Latina, como consequncia, a partir de 1998, diversos governos, que se diziam anti-neoliberais, comeam a ser eleitos. Na eleio de Lula, o Estado volta a ter forte papel. A onda de privatizaes cessa, salvo no setor de estradas e de telecomunicaes. No h reduo, de regra, dos direitos trabalhistas. A abertura comercial, antes realizada com pases ricos, d-se com os pases pobres ou em desenvolvimento (China, ndia, frica do Sul, etc.). a) (i) Caractersticas do Neoliberalismo: Abertura comercial remoo dos entraves ao livre-mercado;

Centro: Rua Buenos Aires, 56 - 2, 3 e 5 andares Tel.: (21) 2223-1327 Barra: Shopping Downtown Av. das Amricas, 500 - bl. 21, salas 157 e 158 Tel.: (21) 2494-1888 Conhea nossa loja online: www.enfaseonline.com.br

14

Turma 207 Atualidades Data: 13.03.2012


O presente material constitui resumo elaborado por equipe de monitores a partir da aula ministrada pelo professor em sala. Recomenda-se a complementao do estudo em livros doutrinrios e na jurisprudncia dos Tribunais.

(ii) Liberalizao financeira criao de condies propcias maior lucratividade do capital, sobretudo investimentos estrangeiros; (iii) (iv) Liberao de preos e salrios, Privatizaes;

(v) Execuo das reformas tributria, da seguridade social e das relaes de trabalho Fernando Henrique Cardoso propusera a mitigao dos direitos trabalhistas (proposta vetada pela Cmara). Assim, o empregador poderia desconsiderar determinadas regras da CLT, como, por exemplo, no pagamento de dcimo terceiro. (vi) b) (i) (ii) (iii) (iv) (v) (vi) (vii) (viii) (ix) (x) c) (i) (ii) (iii) (iv) Controle da inflao atravs do aumento das taxas de juros bancrias. Governos latino-americanos anti-neoliberais: Hugo Chavez (Venezuela, 1998), Lula (Brasil, 2002, Dilma, 2010); Nstor Kirchner e Cristina Kirchner (Argentina, 2003 e 2007); Michelle Bachelet e Sebastin Piera (Chile, 2005 e 2010); Tabar Vasquez e Jos Mujica (Uruguai, 2004 e 2009); Evo Morales (Bolvia, 2006); Daniel Ortega (Nicargua, 2007); Rafael Correa (Equador, 2007); Fernando Lugo (Paraguai, 2008) e Mauricio Funes (El Salvador, 2009). Caractersticas dos governos anti-neoliberais: Ancorados nos movimentos populares; Polticas sociais amplas; Fortalecimento do Estado; Ampliao das alianas entre os pases do Sul.

1.4.7. Crise de 2008 e 2009 O protecionismo retorna, porm, atenuado; Investimentos financeiros desregulamentados; Afetou a produo industrial mundial;
Centro: Rua Buenos Aires, 56 - 2, 3 e 5 andares Tel.: (21) 2223-1327 Barra: Shopping Downtown Av. das Amricas, 500 - bl. 21, salas 157 e 158 Tel.: (21) 2494-1888 Conhea nossa loja online: www.enfaseonline.com.br 15

Turma 207 Atualidades Data: 13.03.2012


O presente material constitui resumo elaborado por equipe de monitores a partir da aula ministrada pelo professor em sala. Recomenda-se a complementao do estudo em livros doutrinrios e na jurisprudncia dos Tribunais.

Desemprego nos pases ricos; O Estado volta a interferir na Economia.

1.4.7.1.

Protecionismo

Protecionismo consiste na proteo das atividades econmicas internas. Valese dos seguintes mecanismos: aumento de impostos de importao; restries para entrada de certos produtos; e concesso de subsdios para baratear os produtos nacionais. Considerado prtica econmica desleal, o protecionismo combatido pela OMC.

1.5.

Terceira revoluo industrial ou toyotismo

A globalizao considerada um divisor de guas nas empresas. O trabalho, anteriormente, era metdico. Pouco contato entre os funcionrios, com o fito de se evitarem distraes. As empresas calcavam-se nos taylorismo. Hodiernamente, houve a repaginao desse cenrio por intermdio do toyotismo. Flexibilizao dos horrios e aumento da eficincia. O trabalhador moderno mensurado segundo a sua eficincia e no pelo nmero de horas trabalhadas.

Centro: Rua Buenos Aires, 56 - 2, 3 e 5 andares Tel.: (21) 2223-1327 Barra: Shopping Downtown Av. das Amricas, 500 - bl. 21, salas 157 e 158 Tel.: (21) 2494-1888 Conhea nossa loja online: www.enfaseonline.com.br

16

Вам также может понравиться