Вы находитесь на странице: 1из 7

Atividades de Lngua Protuguesa3 Atividades copiadas do blog da Dora http://aprendaportugueson.blogspot.com.br/ Leia.

As crianas corriam velozmente por aquela imensa floresta, onde o cantar dos pssaros e o rugir dos outros seres as tornavam temerosas. (...)

a) Quais os substantivos presentes no texto lido acima? b) No texto h algumas palavras substantivadas. Quais so elas? c) Que caracterstica dada ao substantivo floresta? d) Como as crianas ficaram na floresta imensa?

e) A que classe gramatical pertence a palavra temerosas?. Leia. (...) O noivo viera s. Era um moo baixo, quieto, de grossos bigodes negros e olhos mansos. Os pais tinham nascido na Ilha dos Aores e possuam nos arredores de Porto Alegre uma quinta onde cultivavam parreiras e hortalias.

a) Transcreva do 1 perodo um substantivo comum. b) No 3 perodo h dois substantivos prprios. Quais so eles? c) As palavras GROSSOS, NEGROS e MANSOS esto caracterizando alguns substantivos. Informe quais so esses substantivos.

Leia o Texto: Ventania (Ceclia Meireles) Aqui a ventania no dorme, Com suas mos crepitantes, Seus guizos, Seus adereos de campainha elias. Dia e noite vagueia pelos parques e pelas ruas, A ventania Sacode as alvas roupas que os lavadeiros estendem, Inclina as flores, Levantas folhas secas Alise a poeira amarela Aula gatos e ces (...)

a)

De que o autor fala no texto?

b) Observe que no texto h algumas palavras em destaque. Pesquise o significado no dicionrio de cada uma delas. c) Os termos crepitantes, elias e alvas pertencem a qual classe de palavras? Assinale a alternativa correta. ( ) substantivos ( ) adjetivos ( ) verbos d) Transcreva trs palavras que indicam ao no texto.

e) De qual substantivo a palavra VENTANIA derivada? Leia o texto. Voo Alheias e nossas As palavras voam. Bando de borboletas multicolores, As palavras voam. Bando azul de andorinhas, Bando de gaivotas brancas, As palavras voam. (Ceclia Meireles) a) Retire o substantivo coletivo presente na estrofe acima. b) Os substantivos palavras, borboletas, andorinhas e gaivotas classificam-se em: ( ) comum ( ) prprio c) Quais os substantivos que esto sendo caracterizados pelas palavras multicolores, azul e brancas? Verificao da Aprendizagem Responda s questes de acordo com o texto. a) Nesse texto, existe um personagem que se apresenta e descreve a si mesmo. Quem esse personagem? b) Como se sabe que ele est falando de si prprio? c) Quem o autor do texto?

Leia: Eu, o livro Sou muito especial. Minha tecnologia insupervel. Funciono sem fios, bateria, pilhas ou circuitos eletrnicos. Sou til at mesmo onde no h energia eltrica. E posso ser usado mesmo por uma criana: basta abrir-me. Nunca falho, no necessito de manual de instrues nem de tcnicos que me consertem. Dispenso oficinas e ferramentas. Sou imune a vrus, embora figure no cardpio das traas. Se algo em mim o leitor no entende, h um similar que explica todos os meus vocbulos. Atravs de mim as pessoas viajam sem sair do lugar. No fantstico? Basta abrir-me e posso lev-las Roma dos Csares ou ndia dos brmanes, aos estdios de Hollywood ou ao Egito dos faras, ao modo como as baleias cuidam de seus filhos e aos paradoxos dos buracos negros. (...) (Frei Betto)

d) No primeiro pargrafo do texto o autor utiliza algumas palavras para caracterizar o personagem. Retire-as do 1 e 2 perodos. e) O texto narrado em qual pessoa gramatical? f) Qual o tipo de narrador? Personagem ou observador?

Leia: O menino quer um burrinho para passear. Um burrinho manso, que no corra nem pule, mas que saiba conversar. O menino quer um burrinho que saiba dizer

a) Informe quantas letras e quantos fonemas h nas palavras do texto: LETRAS FONEMAS * menino: ................................. .................................. * burrinho: ................................. ..................................

o nome dos rios, das montanhas, das flores, de tudo o que aparecer.

manso:

* .................................

..................................

b) Classifique as palavras a seguir quanto ao nmero de slabas: conversar: ............................................. flores: ................................................... aparecer: .............................................. no: ...................................................... Leia. Fabrico a caixa com vento, palavras e desequilbrio, e para fech-la com tudo o que leva dentro, basta uma gota de tempo. Leia Em: Um pio se equilibra na palma da mo, no cho, na calada, e alado vai rodando por cima dos telhados, (...) d trs cambalhotas, se pendura numa estrela cadente e, sem graa, volta para a palma da mo.

a) Observe que na estrofe acima h algumas palavras em destaque. Classifique-as quanto posio da slaba tnica. .................................................................................................................. b) Transcreva ainda da estrofe uma palavra polisslaba. .................................................................................................................. c) Quais os dgrafos presentes nas palavras DESEQUILBRIO e FEC ..................................................................................................................

a) Transcreva do 2, 3 e 6 versos do poema acima trs monosslab tnicos. ................................................................................. b) Separe as slabas das palavras PIO, EQUILIBRA, ALADO, PALM ...................................................... ................................................ ...................................................... .....................................................

Leia o fragmento a seguir e classifique os ditongos das palavras em destaque em CRESCENTE ou DECRESCENTE. Fabrico uma caixa mgica para guardar o que no cabe em nenhum lugar: a minha sombra em dias de muito sol. (...)

Encontre a vogal e a semivogal nas palavras destacadas no te seguir. Eu1 queria ser a rosa l-l-r-l-l-l-l, E, vivendo num jardim, Ter besouros2, borboletas, l-l-r-l-l-l-l, Cirandando ao p de mim ! ... Eu queria ser a praia3, L-l-r-l-l-l-l. Onde as ondas vo4 brincar. 1. .............................................. 2. .................................. 3. ..............................................4. ................................... Responda s questes a seguir de acordo com o texto. 1. Observe que o texto uma

Leia a anedota: Um mdico, um arquiteto, um advogado e um poltico jantavam juntos, numa noite, quando surgiu uma discusso sobre qual das profisses seria a mais antiga da terra. - a medicina, claro disse o mdico. Tirando Eva da

costela de Ado, Deus no fez mais do que uma operao cirrgica. Puro trabalho de medicina. - Absurdo! exclamou o arquiteto. Antes de Ado e Eva chegarem Terra, foi preciso que lhes construssem o Paraso... Trabalho de arquitetura. - Pode ser disse o advogado. Mas antes que surgisse o Paraso havia o caos, e essa passagem da desordem para a lei foi puro trabalho de advocacia. - Ah! concluiu o poltico. E quem criou o caos? (Donald Buchweite) Leia o perodo a seguir e mude o foco narrativo. Chutei a bola, Roubei laranja, banana, Goiaba e uva, Xinguei a professora, Apanhei dos mais velhos, Bati nos mais novos, Quebrei uma dzia de ovos, Rachei a cabea, Cortei o dedo, Tremi de medo, (...) Libertei um passarinho, Fui uma histria em quadrinho. (Lalau Infncia)

narrativa dialogada. Que elemento presente confirma essa afirmativa? 2. Qual tipo de discurso aparece no texto? 3. Qual o foco narrativo do texto? E o tipo de narrador?

1. No perodo Um mdico, um arquiteto, um advogado e um poltico jantavam juntos, encontram-se alguns substantivos. Transcreva-os. 2. Qual a funo sinttica dos termos citados na questo anterior? a) adjunto adnominal b) sujeito c) objeto direto 3. Retire ainda do mesmo perodo um verbo intransitivo.

4. Transcreva do perodo da questo 5 um adjunto adnominal. 5. Em Antes de Ado e Eva chegarem Terra h um termo em destaque. Qual a funo morfolgica desse termo? a) substantivo b) locuo adverbial c) adjetivo 6. Em Mas antes que surgisse o Paraso h uma forma verbal destacada. Podemos classific-la em: a) verbo transitivo direto b) verbo transitivo indireto c) verbo intransitivo 7. A que classe gramatical pertence a expresso - Ah! presente no ltimo pargrafo do texto?

Leia: Uma viva econmica2 e zelosa3 tinha duas4 empregadas. As empregadas da viva trabalhavam, trabalhavam e trabalhavam. De manh bem cedo tinham que pular da cama, pois sua velha patroa queria que comeassem a trabalhar assim que o galo cantasse. (...) (Esopo)
1

a) Identifique o sujeito e o predicado da orao Uma viva econmica e zelosa tinha duas empregadas. SUJEITO: .. PREDICADO: b) A que classes gramaticais as palavras destacadas no texto pertencem? c) Retire do texto dois verbos

intransitivos. d) Qual a funo sinttica do termo destacado em De manh bem cedo tinham que pular da cama? 9. Na orao assim que o galo cantasse h uma locuo conjuntiva. Transcreva-a. 10. Que circunstncia essa locuo conjuntiva exprime na orao? As fbulas so pequenas histrias que geralmente tm animais como personagens que falam e se comportam como seres humanos, e quase sempre terminam com uma moral, isto , um ensinamento. O LOBO E O CORDEIRO Um cordeiro a sede matava nas guas limpas de um regato. Eis que se avista um lobo que por l passava em forado jejum, aventureiro inato, e lhe diz irritado: - "Que ousadia a tua, de turvar, em pleno dia, a gua que bebo! Hei de castigar-te!" - "Majestade, permiti-me um aparte" - diz o cordeiro. - "Vede que estou matando a sede gua a jusante, bem uns vinte passos adiante de onde vos encontrais. Assim, por conseguinte, para mim seria impossvel cometer to grosseiro acinte." - "Mas turvas, e ainda mais horrvel foi que falaste mal de mim no ano passado. - "Mas como poderia" - pergunta assustado o cordeiro -, "se eu no era nascido?" - "Ah, no? Ento deve ter sido teu irmo." - "Peo-vos perdo mais uma vez, mas deve ser engano, pois eu no tenho mano." - "Ento, algum parente: teus tios, teus pais... Cordeiros, ces, pastores, vs no me poupais; por isso, hei de vingar-me" - e o leva at o recesso da mata, onde o esquarteja e come sem processo. A razo do mais forte a que vence no final (nem sempre o Bem derrota o Mal). La Fontaine 1. Responda s questes de acordo com o texto. a) b) Quem so as personagens? O que o texto fala sobre elas?

c) O que o lobo diz ao cordeiro quando o v bebendo a gua? d) O que o cordeiro respondeu ao lobo diante o que ele falou? e) Que fez o lobo com o cordeiro?

2. Releia o primeiro pargrafo do texto e localize as palavras que permitem caracterizar o LOBO e a GUA. 3. Essa caracterizao importante para a histria? 4. A forma como o lobo se dirige ao cordeiro a mesma a ele? O que demonstra essa forma de tratamento? 5. A linguagem utilizada no texto formal ou informal? Retire um fragmento que comprove sua resposta. 6. Reescreva as frases a seguir com outras palavras. a) Um cordeiro matava a sede nas guas limpas de um regato. b) Seria impossvel cometer to grosseiro acinte.

7. Uma fbula narrada em 3 pessoa, isto , o narrador no participa da histria, sendo portanto, um narrador-observador. Observe as falas a seguir e informe de quem cada uma delas. a) Um cordeiro a sede matava nas guas limpas de um regato. b) - "Mas turvas, e ainda mais horrvel foi que falaste mal de mim no ano passado. c) - "Peo-vos perdo mais uma vez, mas deve ser engano, pois eu no tenho mano." d) - "Mas como poderia" - pergunta assustado o cordeiro -, "se eu no era nascido?" 8. Que elemento o narrador usa para mostrar o dilogo entre as personagens?

1.

Leia o texto a seguir:

a) Assinale a alternativa correta: O LENHADOR E A RAPOSA ( ) O texto uma narrativa em que o narrador participa da histria. Um lenhador acordava todos os dias ( ) O melhor amigo do lenhador era o vizinho que s 6 horas da manh e trabalhava o dia tomava conta do seu filho. inteiro cortando lenha, s parando tarde ( ) Os vizinhos tinham confiana na raposa. da noite. Ele tinha um filho lindo de ( ) A inveja dos vizinhos fizeram com que o lenhador poucos meses e uma raposa, sua amiga, atentasse contra a raposa. tratada como bichano de estimao e de sua total confiana. Todos os dias, o b) Como a raposa se sentia ao ver o lenhador chegando lenhador que era vivo ia trabalhar e em casa? deixava a raposa cuidando do beb. Ao anoitecer, a raposa ficava feliz com a sua c) O que os vizinhos diziam sempre ao lenhador? chegada. Responda com elementos do texto. Sistematicamente, os vizinhos do lenhador alertavam que a raposa era um d) Nessa narrativa, os fatos so reais ou fictcios? animal selvagem, e, portanto, no era confivel. Quando sentisse fome comeria e) Qual o enredo na narrativa em estudo? a criana. O lenhador dizia que isso era uma grande bobagem, pois a raposa era 2. Retire de O lenhador viu a raposa com a boca sua amiga e jamais faria isso. Os vizinhos ensanguentada o sujeito da forma verbal VIU: insistiam: Lenhador, abra os olhos! A raposa vai comer seu filho. Quando ela 3. Qual o tipo de predicado da orao acima?

sentir fome vai devorar seu filho! Um dia, o lenhador, exausto do trabalho e cansado desses comentrios, chegou casa e viu a raposa sorrindo como sempre, com a boca totalmente ensanguentada. O lenhador suou frio e, sem pensar duas vezes, deu uma machadada na cabea da raposa. A raposinha morreu instantaneamente. Desesperado, entrou correndo no quarto. Encontrou seu filho no bero, dormindo tranquilamente, e, ao lado do bero, uma enorme cobra morta.

4. Destaque o predicativo do sujeito na orao da questo 2. 5. Classifique o predicado das oraes a seguir: a) Um lenhador acordava todos os dias s 6 horas da manh. b) c) d) 6. a) A raposa ficava feliz com a chegada do lenhador. A raposa era um animal selvagem. O lenhador chegou exausto do trabalho. Separe o sujeito do predicado e classifique-os. Dois filas correm ferozmente em minha direo.

b) Xisto e Bruzo encontraram uma hospedaria margem do caminho. c) Mirtofredo era orgulhoso e insolente.

d) Os guerreiros saram apavorados em direo aos gigantes.

Вам также может понравиться