Вы находитесь на странице: 1из 2

Psicologia Comunitria e Educao Popular: Vivncias de Extenso/Cooperao Universitria no Cear

Vernica Morais Ximenes Carlos Eduardo Menezes Amaral Francisco Gilmrio Rebouas Jnior

Por que construir uma prxis libertadora nos trabalhos de cooperao universitria que realizamos na Universidade Federal do Cear? Acreditamos e sonhamos com um mundo melhor, humano, cooperativo, afetivo e feliz. Desenvolver metodologias e teorias, ousar na produo de conhecimentos e construir laos afetivos nas trilhas da atividade comunitria, desenvolvidas nas comunidades urbanas e rurais do nosso Cear, fazem parte na nossa histria, enquanto NUCOM e PRECE. A possibilidade de uma parceria aconteceu a partir das afinidades de teorias e prticas do NUCOM e do PRECE e da participao de um edital de financiamento pelo Programa de Apoio Extenso Universitria voltado s Polticas Pblicas (PROEXT 2005 MEC/SESu/DEPEM) PROEXT 2005 do Programa Protagonismo Juvenil e

Desenvolvimento Local Sustentvel: uma Proposta de Cooperao entre a Universidade e a Comunidade, desenvolvido no ano de 2006 na Universidade Federal do Cear (UFC). Este programa contribuiu com o fortalecimento da juventude como protagonista da cidadania e do desenvolvimento local do municpio de Petencoste, localizado no semi-rido cearense, e desenvolveu um ambiente de aprendizagem para a formao pessoal e acadmica dos universitrios envolvidos na equipe, uma vez que prope uma parceria entre a Educao Popular/Cooperativa PRECE (Programa de Educao em Clulas Cooperativas) e a Psicologia Comunitria NUCOM (Ncleo de Psicologia Comunitria). Assim, o programa atuou nas reas de desenvolvimento local sustentvel, planejamento participativo, educao cooperativa, esportes, publicaes e jornalismo comunitrio, atingindo uma mdia de 6000 pessoas. No financiamento, optamos em alocar uma parte do recurso financeiro para construir este livro que tem como objetivo apresentar os trabalhos desenvolvidos pelo NUCOM e pelo PRECE.

livro

Psicolgia

Comunitria

Educao

Popular:

Vivncias

de

extenso/cooperao universitria no Cear compartilha vivncias que tivemos no decorrer de nossas vidas nos projetos de extenso da UFC, alguns financiados pelo PROEXT e outra pela Pro-Reitoria de Extenso da UFC; como tambm em uma pesquisa de Iniciao Cientfica, financiada pelo PIBIC/CNPq. Os trabalhos compartilhados nesta obra desempenharam importante funo na vida de cada autor, que de forma coletiva relacionaram a prtica e a teoria, a prxis, algo que faz parte da vida das universidades. No foi fcil sistematizar o que vivenciamos nas comunidades, mas aceitamos o desafio de ousar e de expor o que fazemos e pensamos. Convidamos cada um de vocs a fazer um passeio pelos caminhos trilhados em cada artigo e que juntos compem algo que ser construdo por cada leitor.

Вам также может понравиться