Вы находитесь на странице: 1из 6

2/6/2014

PODER CONSTITUINTE

(TJ/RJ 2012 NOTARIAIS) A doutrina constitucional descreve uma maneira de exerccio do poder constituinte que se d de forma permanente e por mecanismos informais, o que ocorre, por exemplo, com a interpretao das normas constitucionais. Essa modalidade de poder constituinte pode ser chamada de a) Poder Constituinte Originrio. b) Poder Constituinte Concentrado. c) Poder Constituinte Hermenutico. d) Poder Constituinte Difuso. e) Poder Constituinte Integrador.

(MP/SE 2010 CESPE) Assinale a opo correta a respeito dos conceitos de mutao constitucional, reviso constitucional e poder constituinte. a) Tratando-se de mutao constitucional, o texto da constituio permanece inalterado, e alteram-se apenas o significado e o sentido interpretativo de determinada norma constitucional. b) A reviso constitucional prevista no ADCT da CF, que foi realizada pelo voto da maioria simples dos membros do Congresso Nacional, gerou seis emendas constitucionais de reviso que detm o status de normas constitucionais originrias.

c) Previsto pelo constituinte originrio, o poder constituinte derivado decorrente encontra limitaes apenas nas clusulas ptreas. d) Sendo poder de ndole democrtica, autnomo e juridicamente ilimitado, o poder constituinte originrio tem como forma nica de expresso a assembleia nacional constituinte. e) expressamente previsto na CF que os Poderes Legislativos dos estados, do DF e dos municpios devem elaborar suas constituies e leis orgnicas mediante manifestao do poder constituinte derivado decorrente.

(DEFENSORIA PBLICA/PI 2019) Relativamente mutao constitucional e aos princpios de interpretao constitucional, assinale a opo correta. a) A mutao constitucional no se pode dar por via de interpretao, mas apenas por via legislativa, quando, por ato normativo primrio, procura-se modificar a interpretao que tenha sido dada a alguma norma constitucional. b) Em constituies rgidas como a CF, a mutao constitucional se manifesta por meio da reforma constitucional, procedimento previsto no prprio texto constitucional disciplinando o modo pelo qual se deve dar sua alterao.

c) De acordo com o princpio da unidade da CF, as normas constitucionais devem ser vistas no como normas isoladas, mas como preceitos integrados em um sistema unitrio de regras e princpios que no comporta hierarquia, impondo ao intrprete o dever de harmonizar as tenses e contradies eventualmente existentes entre elas. d) O princpio da mxima efetividade significa que, entre interpretaes possveis das normas infraconstitucionais, os aplicadores da CF devem prestigiar aquela que consagre sua constitucionalidade e que tenha mais afinidade com os valores e fins constitucionais.

2/6/2014

e) O princpio da supremacia constitucional, mediante o qual nenhuma lei ou ato normativo poder subsistir validamente se for incompatvel com a CF, tem uma dimenso material, mas no formal. Nesse sentido, o descumprimento de preceitos constitucionais de natureza formal no permite a fiscalizao judicial da validade do ato, resolvendo-se pelos mtodos de controle parlamentar ou administrativo.

(DEFENSORIA PBLICA/SP 2012) Emmanuel Joseph Sieys (1748-1836), um dos inspirado- res da Revoluo Francesa, foi autor de um texto que teve grande repercusso na teoria do Poder Constituinte. O referido texto : a) Que o terceiro Estado? b) O poder do terceiro Estado. c) Que pretende o terceiro Estado? d) Que tem sido o terceiro Estado? e) A importncia do terceiro Estado.

(TRT 2012 18a REGIO FCC) A doutrina do poder constituinte foi elaborada na obra a) O Esprito das Leis, de Montesquieu. b) O contrato social, de Jean Jacques Rousseau. c) Leviat, de Thomas Hobbes. d) O que o terceiro Estado?, de Emmanuel Joseph Sieys. e) Segundo Tratado sobre o Governo Civil, de John Locke.

(DELEGADO/AL 2012)Para a doutrina constitucional majoritria, no existem limites implcitos ao poder constituinte derivado reformador. possvel, assim, adotar a teoria da dupla reviso. ( ) CERTO (X) ERRADO

(DEFENSORIA/RO 2012 CESPE)Assinale a opo correta a respeito do poder constituinte e da ao direta de inconstitucionalidade por omisso. a) Compete ao poder constituinte decorrente elaborar e modificar as constituies dos estadosmembros da Federao. b) O poder constituinte reformador , por caracterstica, incondicionado. c) A mutao constitucional expresso do poder constituinte derivado.

d) Denomina-se repristinao o fenmeno pelo qual a constituio nova recebe a ordem normativa infraconstitucional anterior, surgida sob gide das constituies precedentes, quando compatvel com o novo ordenamento constitucional. e) A ao direta de inconstitucionalidade por omisso tem por escopo controlar apenas as omisses legislativas.

2/6/2014

(MP/TO CESPE 2012) Com referncia CF e ao poder


constituinte, assinale a opo correta. a) Os princpios constitucionais sensveis esto previstos implicitamente na CF; os princpios constitucionais taxativamente estabelecidos limitam a ao do poder constituinte decorrente e os princpios constitucionais extensveis se referem estrutura da Federao brasileira. b) As normas programticas so dotadas de eficcia jurdica, pois revogam as leis anteriores com elas incompatveis; vinculam o legislador, de forma permanente, sua realizao; condicionam a atuao da administrao pblica e informam a interpretao e aplicao da lei pelo Poder Judicirio.

c) A proposta de emenda constitucional no pode tratar de temas que formem o ncleo intangvel da CF, tradicionalmente denominado como clusulas ptreas, como, por exemplo, a separao de poderes e os direitos e garantias individuais. c) A CF pode ser classificada como promulgada, analtica, histrica e rgida. e) Poder constituinte derivado decorrente o poder que os entes da Federao (estados, DF e municpios) tm de estabelecer sua prpria organizao fundamental, nos termos impostos pela CF.

(TRT- 23a REGIO 2012) Analise as proposies abaixo e indique a alternativa correto: I - O poder constituinte derivado revisor condicionado e limitado s regras institudas pelo poder originrio. II - O poder constituinte difuso um processo formal de mudana da Constituio, com a alterao da interpretao como consequncia da modificao do texto da norma. III - para que uma lei seja recepcionada pela nova Constituio indispensvel que haja compatibilidade formal e material.

IV - Pela teoria da desconstitucionalizao, ainda que compatveis com a nova ordem, as normas da Constituio anterior no podem ser recepcionadas com status de norma infraconstitucional. V - O poder constituinte de segundo grau sofre limitaes formais ou procedimentais, circunstanciais e materiais.

a) Apenas as proposies I e III esto corretas e as demais esto incorretas. b) Apenas as proposies I e V esto corretas e as demais esto incorretas. c) Apenas as proposies I, III e V esto corretas e as demais incorretas. d) Apenas a proposio I est correta e as demais esto incorretas. e) Todas as proposies esto corretas.

(TJ/AL CESPE 2012) Com relao ao poder constituinte no sistema constitucional brasileiro e aos princpios fundamentais da Constituio Federal de 1988 (CF), assinale a opo correta. a) Segundo a doutrina, o federalismo nacional simtrico, dada a homogeneidade dos entes federativos. b) A CF atribui expressamente s assembleias legislativas e s cmaras municipais o exerccio do poder constituinte derivado decorrente. c) O poder constituinte originrio autnomo e tem natureza pr-jurdica.

2/6/2014

d) O poder constituinte derivado revisor no est vinculado ao poder constituinte originrio, razo por que no um poder condicionado. e) A garantia do desenvolvimento nacional consiste em fundamento da Repblica Federativa do Brasil.

(DELEGADO /MA 2012 FGV) Com relao aos limites ao exerccio do Poder Constituinte, assinale a nica afirmativa correta. a) Os limites ao Poder Reformador, como todas as excees, interpretam-se restritivamente; da decorre que vedada a proposta de Emenda tendente a abolir a forma Federativa de Estado, sendo possvel, por outro lado, que uma Emenda retire dos municpios o status de entes da federao. b) No ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir a forma federativa do Estado, o voto direto, secreto, universal e peridico, os monoplios do Estado e os direitos e garantias individuais.

c) Alm dos limites expressos na Constituio ao Poder Constituinte Reformador, podem ser identificados limites implcitos, exemplificados pelo prprio dispositivo que prev as matrias que no podem ser objeto de Emenda. d) De acordo com a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, no se pode invocar a existncia de direito adquirido em face do Poder Constituinte, quer do originrio, quer do reformador. e) O Poder Constituinte Originrio divide-se em Poder Constituinte Estruturante e Poder Constituinte Decorrente

(DEFENSORIA/SE 2012 CESPE) Assinale a opo correta no que se refere ao poder constituinte. a) O carter ilimitado do poder constituinte originrio deve ser entendido guardadas as devidas propores: embora a Assembleia Nacional Constituinte de 1987/1988 no se subordinasse a nenhuma ordem jurdica que lhe fosse anterior, devia observncia a certos limites extrajurdicos, como valores ticos e sociais. b) Com a promulgao da CF, esgotou-se, no Brasil, o poder constituinte originrio. c) Ao serem eleitos, os parlamentares que integraram a Assembleia Nacional Constituinte instalada no Brasil em 1987 tornaram-se os nicos titulares do poder constituinte originrio.

d) A Assembleia Nacional Constituinte instalada no Brasil em 1987 exerceu poder constituinte derivado. e) A Assembleia Nacional Constituinte instalada no Brasil em 1987 exerceu poder constituinte originrio, caracterizado como inicial e autnomo, no se subordinando a limitaes de nenhuma ordem, ainda que extrajurdicas.

(MP/DF 2011) Analise a seguinte passagem de ementa de julgamento prolatado pelo Supremo Tribunal Federal, cotejada com as afirmaes que se seguem: A eficcia das regras jurdicas produzidas pelo poder constituinte (redundantemente chamado de originrio) no est sujeita a nenhuma limitao normativa, seja de ordem material, seja formal, porque provm do exerccio de um poder de fato ou suprapositivo. ADIMC 2356/DF. Rel. p/ ac. Min. Ayres Britto, julgamento em 25/11/2010.

2/6/2014

I A teoria clssica do poder constituinte (originrio) absoluto, incondicionado e ilimitado foi desenvolvida nos Estados Unidos durante a Revoluo de Independncia II O poder constituinte (originrio) material se expressa em movimentos de ruptura simblica ou violenta em face dos poderes constitudos III As manifestaes do poder constituinte (originrio) no curso do sculo XX mostraram-se inteiramente de acordo com a passagem acima transcrita IV As heteroconstituies ou as constituies dadas so exemplos de manifestaes constituintes (originrias) limitadas

Marque a opo correta: a) Os itens I, III e IV so verdadeiros b) Apenas III e IV so corretos c) Apenas II e IV esto certos d) Apenas IV verdadeiro e) Os itens I e II so verdadeiros

(DELEGADO/RJ 2012)De acordo com a doutrina constitucionalista, o Poder Constituinte derivado classifica-se em: a) poder revisor e poder originrio. b) poder originrio e poder reformador. c) poder decorrente e poder originrio. d) poder reformador e poder decorrente. e) poder majoritrio e poder contramajoritrio.

(TCE-ES CESPE 2012) No que se refere ao poder constituinte, julgue os itens seguintes. Denomina-se poder constituinte originrio histrico aquele que cria, pela primeira vez, um Estado novo, que no existia antes; e poder constituinte originrio revolucionrio, o poder seguinte ao histrico, que cria um novo Estado mediante uma ruptura com o Estado anterior. ( x) Certo ( ) Errado

O poder constituinte derivado decorrente consiste na possibilidade de os estados-membros institurem suas prprias constituies estaduais, desde que em observncia aos preceitos limitativos estabelecidos na CF. ( x) Certo ( )Errado Criado pelo poder constituinte originrio, o poder de reforma abrange o poder de reviso do texto constitucional, no abrangendo, contudo, o poder de emenda CF. ( ) Certo (X) Errado

O poder constituinte derivado decorrente, criado pelo poder originrio, imputado s assembleias legislativas de cada estado, s quais cabe estruturar a constituio dos estados-membros. (X) Certo ( ) Errado

2/6/2014

(TJ/RJ 2012 NOTARIAIS) Sobre Poder Constituinte, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. ( ) O Poder Constituinte derivado no passvel de controle de constitucionalidade. ( ) O Poder Constituinte derivado decorrente consiste na possibilidade de alterar-se o texto constitucional, de acordo com as regras previstas na prpria Constituio. ( ) O Poder Constituinte originrio existir apenas no surgimento de uma primeira Constituio, sendo as demais derivadas. a) V/ F/ F b) F/ V/ F c) F/ F/ V d) V/ V/ V e) F/ F/ F

(TRT 15a REGIO 2008) Qual das assertivas abaixo incompatvel com a Constituio da Repblica Federativa do Brasil: a) trata-se de uma Constituio rgida, passvel de alterao pelo poder constituinte derivado, por intermdio de emenda constitucional, havendo restries quanto ao objeto da proposta de alterao; b) no poder haver proposta de emenda constitucional efetuada pelo Poder Judicirio;

c) o poder constituinte derivado pode deliberar sobre proposta de emenda constitucional visando a suprimir a garantia da coisa julgada, haja vista que a autoridade da "res judicata" est expressamente prevista nas leis infraconstitucionais; d) a Constituio no poder ser emendada na vigncia de interveno federal e) a emenda Constituio ser promulgada pelas Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, com o respectivo nmero de ordem.

(TCE-ES/2009) Acerca da formao da constituio, da recepo, da reforma e da reviso de normas constitucionais, na sistemtica constitucional brasileira, assinale a opo correta. a) No tocante ao poder constituinte originrio, o Brasil adotou a corrente positivista, de modo que o referido poder se revela ilimitado, apresentando natureza pr-jurdica. b) O STF admite a teoria da inconstitucionalidade superveniente de ato normativo produzido antes da nova constituio e perante o novo dispositivo paradigma, nela inserido.

c) No fenmeno da recepo, so analisadas as compatibilidades formais e materiais da lei em face da nova constituio. d) As normas produzidas pelo poder constituinte originrio so passveis de controle concentrado e difuso de constitucionalidade. e) A CF pode ser alterada, a qualquer momento, por intermdio do chamado poder constituinte derivado reformador e tambm pelo derivado revisor.

Вам также может понравиться