Вы находитесь на странице: 1из 15

Jornal Norte de Goyaz: o legado da famlia Ayres imprensa tocantina

1.1.1 1.1.2 Aurielly Painkow


Bacharel em Comunicao Social, Jornalista da Unidade de Comunicao e Marketing do Sebrae e da Vivo (TO). E-mail: aurielly@uol.com.br

1.1.3 1.1.4 Irenides Teixeira


Mestre em Comunicao e Mercado pela Csper Lbero. Professora do curso de Fotografia da Ulbra em Palmas(TO). E-mail: irenides@ulbra-to.br

1.1.5 1.1.6 Lailton Costa


Jornalista com especializao em Organizao de Arquivos (USP). Professor do curso de Jornalismo da Ulbra em Palmas(TO). E-mail: lailton@ulbra-to.br

RESUMO
Integrante de uma pesquisa para a construo da memria do jornalismo norte goiano (atual estado do Tocantins) esta comunicao analisa a trajetria do jornal Norte de Goyaz. Fundado pelo mdico Francisco Ayres da Silva em 1905, na cidade de Porto Nacional, este jornal compe, ao lado de Folha do Norte (18911894) e O Incentivo (1901-1902), a trilogia dos peridicos fundadores da imprensa tocantina, regio que corresponde ao atual estado do Tocantins, criado em 1988. Neste trabalho narramos a histria do jornal por meio da anlise de sua cobertura de fatos regionais, seu posicionamento na questo separatista do Tocantins e traamos o perfil dos principais jornalistas da Famlia Ayres que fundaram e dirigiram o Norte de Goyaz at sua extino na dcada de 1980, especialmente o mdico Francisco Ayres, tocantinense formado em medicina no Rio de Janeiro e seu filho, o advogado Milton Ayres, que dirige o jornal por mais de 30 anos.

Palvras-chave: Imprensa Tocantina; Jornal Norte de Goyaz; Famlia Ayres.

Introduo

Integrante de uma pesquisa, em desenvolvimento, que visa dar um contributo construo da memria do jornalismo norte goiano (atual estado do Tocantins) este trabalho descreve a trajetria de um dos jornais instituidores da imprensa tocantina que mais tempo ficou em circulao antes da criao do Tocantins e complementa o trabalho apresentado no encontro anterior da Rede Alcar, no qual descrevemos a fundao do primeiro jornal na regio do Estado do Tocantins, a Folha do Norte, editada pelos comerciantes Frederico Lemos e Lus Leite Ribeiro entre 1891 e 1894 em Porto Nacional (a 60 quilmetros de Palmas). Naquele trabalho apontamos que a mesma dupla fundara tambm o segundo peridico da regio, O Incentivo, que circulou apenas um ano, entre novembro de 1901 e novembro de 1902i.

Para esta comunicao procuramos seguir os itens do roteiro metodolgico sugerido por BARBOSA e MOREL (2004) para recuperar a histria do jornal que, ao lado de Folha do Norte e O Incentivo, compe a trilogia fundadora da imprensa tocantina. Trata-se de o Norte de Goyaz, peridico fundado em 22 de setembro de 1905 por Francisco Ayres da Silva e dirigido por descendentes do fundador at sua extino, no final da dcada de 1980. Se ainda estivesse em circulao completaria 100 anos em setembro deste ano.

Todos os exemplares analisados pertencem ao acervo Francisco Ayres, localizado em um casaro antigo na rua de mesmo nome, na praa da matriz em Porto Nacional, guardio de um dos acervos histricos pessoais mais ricos do Tocantins. Como a pesquisa encontra-se em andamento, no foram analisados todos os exemplares da coleo depositada, em sua forma original, no acervo da famlia. J os exemplares publicados entre 1908 e 1912 encontram-se microfilmados e depositados na Biblioteca Nacional. Resultado das atividades do mdico, deputado federal e jornalista Francisco Ayres que reuniu no ento norte de Gois, obras nacionais e estrangeiras, alm de fotografias e peridicos, o acervo ficou aos cuidados do filho, o advogado e jornalista Milton Ayres, aps a morte do mdico em 24 de maio de 1957. Ao falecer em 25 de dezembro de 2001, Milton Ayres legou aos filhos o arquivo constitudo por fundos documentais impressos (panfletos, jornais e livros), manuscritos (correspondncias, certides, atas e cadernetas) e iconogrficos (fotografias e postais). ii 1.1.6.1 1.1.6.2 1.1.6.3 A fundao do jornal Norte de Goyaz

A mesma Porto Nacional do sculo XIX que presenciou Frederico Lemos e Leite Ribeiro importarem de Nova Iorque um prelo da fbrica Joseph Watson e montarem a TIPOGRAPHIA TOCANTINA, testemunhou tambm a implantao da TIPOGRAPHIA NORTENSE da poderosa famlia Ayres. Sob a direo de Francisco Ayres da Silva a tipografia fez circular em 22 de setembro de 1905 o jornal Norte de Goyaz.

Nasce bimensal medindo 30cm de altura por 21cm de largura, no mesmo formato de seus antecessores. Tinha como redator-chefe Francisco Ayres e como gerentes o juiz Municipal do Termo Joca Ayres da Silva e o deputado estadual tenente-coronel Joo Ayres Joca. Os primeiros tipgrafos foram Benedicto Guedes, que era secretrio da intendncia municipal, Raymundo Pereira e Jorge Lopes. Um dos primeiros colaboradores foi o frei Rosrio Melizan. Ainda no so conhecidos os detalhes da compra da tipografia adquirida para o jornal, mas o cabealho do primeiro nmero ostentava a propriedade: viva Ayres e filhos (NG, 22 set. 1905, p.1) e o local de publicao: Porto Nacional, Estado de Goyaz.

Figura 1 Reproduo do primeiro cabealho do Norte de Goyaz

Aspectos editoriais e grficos

A mancha grfica possua quatro colunas nas quatro pginas de cada edio dividas por fios. Nos primeiros anos, no apresentava manchetes e nem publicidade. As vendas de espaos ocorriam para publicao de textos de terceiros. Publicar na seo A pedidos custava 80 reis por linha, mas variava conforme a centimetragem. At 10 centmetros, 400 reis, de 10 a 90 cm, 300 reis e acima disso, 250 reis. Para os artigos de interesse coletivo, como anunciava o jornal, a publicao era gratuita. Uma assinatura anual do jornal, com direito a 24 nmeros, valia 6 mil ris, a semestral, de 12 nmeros, custava 3.500 ris e na venda avulsa cada exemplar saa por 300 ris. Nesse aspecto, era comum o envio de exemplares a cidados acompanhado de um recado A remessa do nosso jornal um pedido de assignatura. A quem no nos quizer fazer o obsquio de assigna-lo pedimos devolvel-o a redao (NG, 30 abr. 1908, p.4).
Em seu primeiro nmero uma carta de princpios d a tnic a da linha editorial do veculo:

O Norte de Goyaz sahe hoje a lume graas a esforos que vm sendo concentrados de tempo a esta parte. Ao iniciar-se sua publicao traz desejos ardentissimos de pugnar pelos mltiplos interesses desta vasta regio do Estado, indo esmerilhal-os onde quer que se faam sentir. Problemas de ordem diversa no tocante lavoura, commercio, creao, hygiene, instruo & [sic] tero de merecer especial atteno do Norte de

Goyaz que procurar ventilal-os de acordo com nossas condies e sempre no terreno mais pratico e de soluo immediata. Embora num centro onde as vias de comunicao rpida so completamente nullas, ainda assim o Norte de Goyaz procurar deixar seus leitores ao par do movimento de todo Paiz e mesmo mundial em tudo quanto se fizer sentir interessante seja por que circunstancia. Ter, por vez, de resvalar pelo terreno escabroso da poltica, mesmo ahi collimar exclusivamente os interesses colectivos, nico eixo em torno do qual far gyrar toda sua actividade. ingentissima a tarefa a que se prope o Norte de Goyaz, mormente quando difficuldade de todos os matises se lhe atolham; traz, todavia, desejos de marchar com animo resoluto e firme levando-os de vencida uma a uma mxime se os valimentos de seus patrcios e coestadanos lhe no forem regateados. (NG, 22 set. 1905, p. 1).

Para cumprir esses compromissos editoriais, o jornal trazia sees sobre os diversos aspectos do cotidiano, acompanhava o noticirio poltico local, estadual e nacional, como previa sua carta de princpios. Pela formao mdica do redator-chefe, Francisco Ayres, duas sees eram voltadas ao tema. A coluna A medicina de Souza Soares, que trazia conselhos sobre medicamentos, higiene e sanitarismo e a coluna variedades, que trazia notas sobre sade. Havia ainda a seo Palestra scientifica, voltada para os relatos de invenes e novidades da cincia, alm de matrias nas quais o dr. Chiquinho alertava sobre os causadores de doenas e ensinava os procedimentos para o combate a contaminaes. Sua atuao pode ser considerada uma espcie de medicina preventiva (OLIVEIRA, 2002). Alm de sade, da poltica, e do cotidiano sertanejo, uma das pautas prediletas de Norte de Goyaz era a comunicao com outros centros caso dos servios de correios alm das campanhas, artigos e matrias sobre a navegao e transportes.

A existncia do Norte de Goyaz foi apenas mais uma das aes empreendidas pelos auspiciosos filhos do comerciante Joaquim Ayres da Silva, que ao migrar da vila de Monte do Carmo para Porto Nacional talvez j tivesse em mente a importncia que sua famlia teria na construo do Tocantins.

Os jornalistas de O Norte de Goyaz

Joaquim Ayres da Silva nasceu em 11 de maio de 1835 na ento freguesia de Nossa Senhora do Carmo (uma das minas garimpeiras que deram origem a Porto Nacional). Descendia de Caetana de Oliveira Negry e Joo Ayres da Silva, que fora prefeito e dirigente dos Correios em Carmo. Em 1808 Joo Ayres recebeu uma incumbncia de Dom Joo VI para abrir uma estrada que ligasse vilas do interior (como Carmo, Natividade e Pontal) via fluvial do Rio Tocantins de modo a estabelecer comunicao at Belm (COSTA, 1996). Em 7 de novembro de 1869 Joaquim Ayres casa-se com Rachel Pinto de Cerqueira Ayres e obtm numerosa prole entre eles, os filhos Joo Ayres Joca e Francisco Ayres da Silva.

Figura 2 Joaquim Ayres da Silva (1835-1902), pai de Francisco Ayres

Francisco Ayres da Silva nasceu em 11 de setembro de 1872 quando Porto Nacional ainda era chamada Porto Imperialiii. Vive a infncia em Porto e segue para Gois Velho onde estuda o curso preparatrio no

Seminrio Santa Cruz. De l segue para o Rio de Janeiro e conclui medicina em 1898, doutorando-se em 2 de janeiro de 1899 com a tese Da electrolyse medicamentosa nas arthirtes pe la ento Faculdade de Medicina e Farmcia do Rio de Janeiro. Ao que tudo indica teria sido o primeiro filho da regio a formar-se mdico.

Figura 3 O jovem mdico Francisco Ayres (1872-1957)

Ao retornar a cidade natal nomeado por decreto, em 20 de julho de 1900, do presidente de Gois, Urbano Coelho de Gouveia, professor de Portugus e Francs. quando ingressa tambm na carreira poltica ao ser eleito Conselheiro Municipal em 1902. Nesse ano perde o pai no dia 7 de janeiro e cogita abandonar a medicina, revoltado por no ter conseguido salv-lo. Convencido por amigos segue a carreira mdica sem afastar-se da poltica e funda, trs anos depois, com a ajuda do irmo Joo Joca Ayres, o jornal Norte de Goyaz.

Como mdico dedica-se ao combate do paludismo, bcio e outras doenas que perseguiam os sertanejos. Essa dedicao levou o governo estadual a nome-lo, ao lado do mdico Antnio Borges dos Santos, como um dos responsveis pela profilaxia da varola no norte de Gois. Francisco Ayres cuidou de Porto Nacional, Natividade e Pedro Afonso enquanto Borges dedicou-se aos municpios ao sul do Estado, fronteirios Bahia. A atuao de Ayres redeu-lhe participao, como scio honorrio com medalha de primeira classe por mrito cientfico universitrio da academia italiana de Palermo, na Siclia, em 1910. Dono da principal biblioteca de Porto naquele perodo, recebe, em 1912 a nomeao de delegado literrio do municpio. Dois anos depois eleito deputado federal conseguindo reeleger-se em 1918, 1922 e 1926, deixando o cargo aps o movimento civil armado que levou Getlio Vargas a assumir a presidncia do pas, fechar o congresso e depor o presidente Washington Luis, de quem Francisco Ayres teria sido mdico alm de ser amigo e desfrutar, junto ao presidente, de conceito e confiana a ponto de assumir a liderana da bancada goiana durante os exaltados debates da oposio ao governo Washington Luis (PACHECO, 1972).

Figura 4 O deputado Francisco Ayres ao lado de amigos em sua fase poltica 1

Durante o exerccio de suas atividades parlamentares monta a primeira estao rdio-telegrfica da regio, em Porto Nacional. Atravs dela, foi comunicado, em 20 de outubro de 1925 que a Coluna Prestes encontrava-se em Porto Nacional e imprimira, nas oficinas do seu jornal, a edio goiana de O Libertador, jornal escrito por dirigentes da coluna. COSTA (2002) afirma que a Coluna imprimiu a folha e empastelou as oficinas do jornal, num ataque motivado pela ligao de Francisco Ayres ao presidente Artur Bernardes, considerado anti-democrtico pelos integrantes da Coluna Prestes. AUDRIN (1946) ao escrever as memrias do primeiro bispo de Porto Nacional descreve a passagem da Coluna cidade e no cita o empastelamento. A nica referncia ao episdio, diz o autor, que por infelicidade e imprudncia a folha local imprimira as mais tristes e medonhas notcias sobre a Coluna, trazidas por fugitivos que passavam pela cidade provocando intensa fuga local.

Quando deixa o parlamento, Francisco Ayres produz um dos seus feitos mais memorveis. Contrata trabalhadores em Porto Nacional e os conduz a Minas Gerais e dali at o Rio de Janeiro durante quatro meses, abrindo picadas por onde queria fazer trafegar um automvel Chevrolet e um caminho Ford comprados na capital federal pelo preo de 4.500$000 e 6.800$000 respectivamente. A epopia da viagem com os carros iniciou se a 16 de outubro de 1928, cortou cidades e sertes de Minas Gerais, atravessou o serto baiano at a ento vila da Barra, na margem do So Francisco, passando pela regio conhecida como Pedra de Amolar, na divisa com o norte goiano, e chegou ao destino em 16 de fevereiro de 1929, com um dos caminhes puxados por uma junta de boi desde Carmo, pois acabara o combustvel.

Da esquerda para direita: (em p) Francisco Ayres da Silva, Antnio Ramos Caiado e Tlio Jaime. (Sentados) Luiz Gonzaga Jaime (senador), Coronel Eugnio Rodrigues Jardim (Presidente de Gois), Hermengildo Lopes de Morais (senador) e Olegrio Herculano da Silveira Pinto (Senador)

Figura 4 A chegada dos automveis em Porto Nacional, em 1929

Esse no era seu primeiro empreendimento nos setores de transporte e comunicao. Quase uma dcada antes, em 1920, seguindo a vocao porturia da cidade, empreende uma viagem de barco (ento chamados de botes) pelo Rio Tocantins at Belm para a compra de vveres. A viagem foi registrada em um dirio, depois foi publicado em edio pstuma com o ttulo Viagens de Outrora, em 1972 sob os auspcios do departamento estadual de Cultura de Gois. O livro, dividido em duas partes, conta a viagem fluvial capital paraense e o transporte dos veculos do Rio de Janeiro a Porto Nacional.

Figura 5 Capa da 1 edio do livro de Francisco Ayres

Alm dos automveis, Francisco Ayres foi o pioneiro tambm em outros aspectos e avanos em Porto Nacional. Alm de ter sido o primeiro mdico, trouxe para a cidade uma estao climatolgica, a primeira usina e a primeira geladeira que funcionava a querosene, exclusivamente para a conservao das vacinas, no perodo em que a tuberculose e a varola

infestavam a regio. J o irmo de Francisco Ayres e gerente do Norte de Goyaz, Joo Ayres Joca tambm tem sua marca de pioneirismo, s que no campo da fotografia. Nasceu em 27 de maio de 1880 e refez o trajeto do irmo Francisco nas primeiras fases de estudo. Cursou o primrio em Porto Nacional, seguiu para Gois Velho, onde tambm freqentou o Seminrio Santa Cruz e de l seguiu para o Rio de Janeiro. Ali, a princpio com professores particulares, e depois no Colgio So Jos, fez os estudos preparatrios. Por problemas de sade muda-se para Porto Alegre, onde residia seu irmo o tenente Pio Ayres da Silva, oficial do exrcito. Ao recuperarse, ingressa na Escola Militar da capital gacha e conclui seu curso, quando prefere regressar a Porto Nacional, em 1901, a seguir a carreira militar. Casa-se com Deolinda Borges em 11 de janeiro de 1905, antes de fundar o jornal e de ser nomeado Juiz Municipal de Porto Nacional. Foi ainda conselheiro municipal por muitos anos e deputado estadual. Mas em agosto de 1908 que Joo Ayres Joca torna-se, provavelmente,
o primeiro fotgrafo da regio ao montar um estdio com um apparelho completo e mais acessrios de photographia adquiridos no Rio de Janeiro na casa Bastos Dias, conhecido importador de material photographico (NG, 31 ago. 1908., p.4). A primeira foto publicada no jornal - do prprio Joca Ayres - s seria impressa em setembro de 1912 (NG, 30 set.1912, p.1). Joca faleceu na madrugada de 23 de dezembro de 1931, s trs horas da madrugada, em conseqncia de uma infeco. Parte do que ficou de sua produo fotogrfica tambm se encontra depositada no acervo da famlia em Porto Nacional.

O Norte de Goyaz e os movimentos polticos

Com uma pauta que cobria a cultura, a sociedade e a poltica o jornal fez circular edies bimensais at o nmero 481, de 30 de setembro de 1925 data prxima quela em que se deu a passagem da Coluna Prestes pela regio quando

nossa voz foi sufocada pela primeira vez. As nossas oficinas foram destrudas. Uma das poucas bibliotecas que demorava na regio, guisa de proporcionar cultura aos naturais, foi jogada fora, pelas veredas por onde andaram os muares conduzindo cavalheiros que liam as poucas obras para amenizar, com a leitura, o ambiente agressivo da regio. Foi o primeiro adeus s armas, sem lgrimas ou desalentos. (S ARMAS. 1967, p. 3).

Retornaria a circular em 15 de dezembro de 1936, aps o retorno de

Francisco Ayres ao cenrio estadual e circularia at a dcada de 1950, quando interrompe a circulao at 21 de abril de 1960. Nesta data publicado o nmero 882 e prossegue at a edio 902, de 30 de junho, data da terceira interrupo.
Durante a dcada de 40, segundo Silva (2003), o jornal teria sido contra o projeto de Lysias Rodrigues aviador carioca que sugeriu a criao do Territrio Federal do Tocantins - e tambm na dcada seguinte, quando o movimento poltico para criar o novo estado ganha fora. No foram analisados, ainda, exemplares desse perodo que retratem essa posio, mas uma carta aberta aos dirigentes do Norte de Goyaz assinada por Ibanez Tavares, ento presidente do Comit Pr criao do Tocantins e Jos Lopez Moreno, secretrio do comit, publicada no jornal A Palavra, de Pedro Afonso (cidade em que sediava-se o movimento), sugere que o peridico dos Ayres publicara material contrrio ao movimento:

[...] E falsa a sua afirmao de que, com exceo de empregados pblicos e at oficial de polcia que o governo estipendia para cavar a runa do prprio estado, ainda no conquistou a nossa propaganda meia dzia de adeptos. O virus inoculado pela inverdade de seu PASQUIM no arrefecer o nimo dos que compreendem a alta finalidade da criao do Territrio. J nos dirigimos aos poderes competentes e a coisa vai marchando a contento. Cada dia nos chega mais uma vitria no andamento dos processos que envolvem no s as nossas necessidades mas sobretudo os nossos direitos, esquecidos por circunstncias diversas, as quais julgamos desnecessrio apontar. Podemos no ver o Territrio do Tocantins se os ESPRITOS DE PORCO vencerem os de LUZ, se os anjos maus superarem os BONS. Mas estamos convictos de que, breve, outra ser a nossa situao e outros sero os jornais que circularo por esta zona, por aqui, civilizando o povo em vez de revoltar o povo. (CARTA ABERTA, 31 ago. 1948, p. 1).

Na pgina 4 dessa mesma edio, encerrase a carta com um conselho:

Faa o NORTE DE GOYAZ na sua grande tarefa de jornal, bem ao povo. Colabore com esse povo nos grandes empreendimentos. Construa a felicidade do povo e no arrune esse povo que, por suas malficas teorias e perniciosos conceitos, o detesta. melhor ser querido do que ser odiado. Faremos, pela imprensa, melhor do que nesta carta a nossa legtima defesa e de nossos companheiros. (CARTA ABERTA, 31 ago. 1948, p. 4).

Sem as edies do perodo, no foi possvel acompanhar o desenrolar desse embate ou descrever as posies dos jornalistas de Norte de Gois, especialmente o fundador Francisco Ayres, que viria a falecer em 1957, quando o jornal encontrava-se com circulao interrompida. As fontes secundrias, no entanto, afirmam que Francisco Ayres se posicionou contrrio separao do Tocantins. Sem citar a fonte em que se

baseou para sua concluso, Cavalcante (2003, p. 62) afirma que o mdico

Argumentava que a separao naquele momento era invivel, posto que a regio no dispunha de infraestrutura que viabilizasse sua autosustentao. Em contrapartida, levantava a proposta de integrao regional com o centro sul goiano, mediante a abertura de estradas, por no haver, de concreto, registro de qualquer iniciativa nesse sentido durante toda a Repblica Velha.

O fato que aps a terceira paralisao ocorrida, como vimos, em 30 de junho de 1960, sob a direo do advogado Milton Ayres, um dos filhos de Francisco Ayres, o jornal volta a circular em 1 de setembro de 1967.

Figura 6 Capa da edio de 1967 no terceiro retorno do jornal

Nesse retorno, trazia novo visual grfico e estampava a manchete Americanos compraram P. Alta do Norte cujos desdobram entos ocupariam suas pginas no decorrer daquele ano, revelando as tramas de negociaes realizadas para a venda de terras de Ponte Alta a grupos de empresrios americanos. A notcia repercutiu em veculos nacionais, como a Folha de So Paulo, que escalou enviados especiais regio para apurar a denncia. As investigaes do dirio paulista renderam duas capas. A edio 14.037 de 21 de novembro trouxe como manchete Venda de terras est mais clara e a edio do dia seguinte Venderam 92% de municpios em Gois. Um dos responsveis pelo retorno e por esses furos foi o diretor do jornal Milton Aires, que herdara o tino jornalstico do pai. Alm de Milton respondia pelo jornal, como redator chefe, Joaquim Jos de Oliveira e pela gerncia a dupla Deasil Aires da Silva e Olegrio Jos de Oliveira. O movimento emancipacionista que atingira relativa organizao nas dcadas de 1950 e 1960 havia arrefecido, mas o jornal traz em um editorial uma posio que pode ser entendida como contrria ao separativismo:

Propugnaremos, assim, pela imediata integrao do Norte outra parte do Estado, em tudo dessemelhante uma da outra, e pelo igual equacionamento dos problemas de Gois, sem preferncias que s maltratam os mais humildes. A integrao como remdio eficaz, antes que, por fra do abandono, os nortenses, descrentes dos polticos e dos governantes, optem pela separao como tbua de salvao, o que no desejamos, seno na medida em que se tornar uma exigncia coletiva. (S ARMAS. 1967, p. 3).

Nota-se porm, que essa posio, a julgar pela ltima linha, estava condicionada a alterao, caso tornasse exigncia coletiva, o que viria a acontecer na dcada de 1980.

Durante o regime militar, quando a questo separatista esfria-se, o jornal Norte de Gois pouco dedica ao tema ou mesmo situao do Pas. A exceo foram alguns artigos e matrias que ironizavam o dia da revoluo coincidente ao dia da mentira, denunciando a invaso da Universidade de Braslia, acompanhando a dissidncia de Carlos Lacerda, a atuao da Frente Ampla e a posio de parte do clero brasileiro em buscar o dilogo com o governo militar sem hostiliz-lo. Nessa poca a situao scio-econmica regional alterava-se. A rodovia Belm-Braslia seria concluda pelo governo Juscelino Kubtischek iv. Com isso, a principal via de transporte e de comunicao deixaria de ser o Rio Tocantins. As cidades que ficavam margem do rio sentiriam a migrao da populao para as edificadas margem da rodovia. Houve um aumento populacional dessas cidades. Outra mudana se daria no campo da comunicao. A dcada de 1970 seria um perodo morno para a imprensa escrita da regio, que assistiria ao aparecimento de outros veculos comunicacionais: a televiso e o rdio. Ao contrrio de outras regies do pas, no Tocantins, depois dos jornais impressos veio a televiso e por ltimo a instalao das emissoras de rdio, o que se daria no final da dcada de 1970 e no durante os anos 1980. um perodo pouco revelado da imprensa regional. O que se sabe que ao passo que uns jornais so extintos, outros interrompem a circulao e poucos se mantiveram em atividade. A televiso impe a fora da imagem pelo serto. Acompanhando a expanso estimulada pelo regime militar, a TV chega ao norte de Gois no perodo do governo Geisel (1974 a 1979), amplia-se no governo de Figueiredo (1979 a 1985), e fixa-se como principal meio de

comunicao na instalao do Estado durante o exerccio de Jos Sarney (1985 a 1990). Impulsionada, talvez, pelo crescimento populacional e da urbanizao decorrentes da rodovia, a organizao Jaime Cmara, de Goinia, instala a TV Anhangera em 1976, cuja primeira transmisso, com programao gravada na capital goiana, ocorre no dia 10 de dezembro. No ano seguinte a empresa instala uma estao geradora em Gurupi (280 km de Palmas). Em 1989, a

empresa instalaria a redao em Miracema (70 km de Palmas) - capital provisria do Tocantins- depois transferida para Palmas a partir de 1992. Quanto ao Rdio, surgiram experimentaes amadoras em Araguana, norte do Estado (a 377 km de Palmas), em meados da dcada de 1970, sem no entanto, firmarem-se como veculos de comunicao. A implantao se daria no final dessa dcada e firmaria-se no decorrer dos anos 1980 com a autorizao de funcionamento a organizaes ligadas ao grupo Jaime Cmara e outras a grupos polticos. A cidade de Araguana edificada s margens da BR-153, a Belm-Braslia, maior cidade do ento norte de Gois, posio que manteve at a construo de Palmas foi o bero da televiso e das primeiras rdios. Nela surgem ainda os jornais a Tribuna da Amaznia (1972), O Estado do Tocantins (1975) e o Jornal do Tocantins (1979), os dois ltimos, os peridicos mais antigos em circulao no Tocantins. Nesse contexto, sob a direo de Milton Ayres, o jornal Norte de Gois, acabaria posicionando-se em defesa do progresso da regio atravs do desmembramento da parte norte de Gois. O jornal renovara seu planejamento grfico, deixara de ser rodado na

velha tipografia que fora aposentada para vir a deixar de circular em 1985, ano em que o ento presidente Jos Sarney vetaria o projeto de criao do Tocantins por duas vezes. Ao saber das articulaes no Congresso para a aprovao do projeto, Milton Ayres reuniu os filhos que colaboravam na edio do jornal e disse que, uma vez bem encaminhado o projeto, mesmo antevendo que seria vetado pelo presidente Jos Sarney, estava anunciando a extino do Norte de Gois, pois no fazia mais sentido o prprio ttulo do jornal. A deciso levaria a famlia a participar da reedio do jornal O Libertador mesmo ttulo do jornal da Coluna Prestes. Foi a ltima ao jornalstica de Milton Ayres. Nascido em Porto Nacional no dia 7 de abril (Dia do Jornalista) de 1914, muito jovem passou a acompanhar a vida poltica e jornalstica da famlia, alm de dedicar-se aos negcios que a famlia herdara e ingressar na rea do Direito atuando como advogado provisionado. Sua inteligncia e retrica em aes causdicas levou o jornalista Costa a cham-lo - por ocasio da morte de Milton Aires em 25 de dezembro de 2001 de um sertanejo Kant numa referncia erudio de Milton e que sintetiza a postura reflexiva e o apego terra natal com que o redator exibia-se (COSTA, 2001, p.1).

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS S ARMAS. Norte de Gois, Porto Nacional, 1 set. 1967. Sem Fronteiras, p.3. AUDRIN, Frei Jos M. Entre sertanejos e ndios do norte : o bispo missionrio Dom Domingos Carrrot. Rio de Janeiro: Edies Pgil/Livraria Agir, 1946. BARBOSA, Marialva. MOREL, Marcos. Inventrio histrico da Imprensa no Brasil: Roteiro Metodolgico. Jornal da Rede Alcar. 26. out. 2001. Disponvel em <http:// www2. metodista.br/unesco/hp_unesco_redealcar09.htm#_Hlt517773897> Acesso em 20 out. 2004. CARTA ABERTA. A Palavra, Pedro Afonso, 31 ago. 1948, p. 1. CAVALCANTE, Maria do Esprito Santo Rosa. O discurso Autonomista do Tocantins. So Paulo: Edusp. Goinia: UFG, 2003. CONCEIO, Joo Fernandes da. Norte de Gois. Norte de Gois, Porto Nacional, 30 nov. 1967, p.2. COSTA, Luis Armando. Encontro com a histria. Jornal do Tocantins, Palmas, 26 e 27 jul. 1996. Caderno 2. p. 1. ______. Um sertanejo Kant. Jornal do Tocantins, Palmas, 26 dez. 2001. Caderno 2. p. 1. ______. Doutor Chiquinho, primavera em 11 de setembro. Jornal do Tocantins, Palmas, 11 set. 2002. Caderno Arte & Vida. p. 1. OLIVEIRA, Maria de Ftima.Um porto no serto: Cultura e cotidiano em Porto Nacional 1880 a 1910. in: GIRALDIN, Odair (org). A (trans)formao histrica do Tocantins . Goinia: UFG, Palmas: Unitins, 2002. p. 237-286. PACHECO, Altamiro de Moura. Prefcio. in: SILVA, Francisco Ayres da. Caminhos de Outrora: dirio de viagens. Goinia: Oriente/Departamento Estadual de Cultura, 1972. SILVA, Otvio Barros. Histria da Imprensa do Tocantins. Palmas: edio do autor, 2003.

FOLHA DO NORTE (1891-1894), o jornal pioneiro da Imprensa Tocantina. Disponvel em <http://www.jornalismo.ufsc.br/redealcar/cd/midiaimpressa2.htm>.


ii

Entre as obras do acervo, destaca-se a coleo de obras raras contm livros da biblioteca particular de Francisco Ayres com cerca de 900 obras literrias e histricas, notadamente do idioma francs, no qual o mdico era fluente, caso do livro clssico Le Bresil. H tambm mais de 60 exemplares da revista do Instituto Histrico Geogrfico Brasileiro (fundada em 1839 por Cunha Matos) e o exemplar mais antigo do acervo o livro Memrias para Histria da Capitania de So Vicente, hoje chamada de S. Paulo, do frei Gaspar da Madre de Deos, datado de 1797. Destaca-se tambm a coleo de peridicos que rene ttulos valiosos, como O Lyrio, jornal manuscrito lanado em Porto Nacional em 1909 pelo Club Tocantins Portuense (5 exemplares), 51 exemplares do Folha do Norte; 22 edies de O Incentivo (1901-1902) alm dos exemplares do Norte de Goyaz, dentre outros ttulos como a Norma, Goyaz Central, Ecos do Tocantins, O Libertador e O Estado do Tocantins. iii O nome foi trocado aps a proclamao da Repblica em 1889. iv Apesar de ter sido iniciada na dcada de 1950, com a construo de trechos isolados entre cidades goianas, somente na dcada de 1960 a estrada cortaria Gois e Par rumo a Belm e seria pavimentada na dcada seguinte

Вам также может понравиться