Вы находитесь на странице: 1из 3

Dicas para fazer uma boa Exposio Oral...

A exposio oral um dos exerccios de expresso mais praticados na maior parte das aulas. Contudo, tambm frequente realiz-la no quotidiano, para partilhar informao. Seja para expor ideias acerca de determinado tema, para apresentar factos ou situaes, ou para organizar a informao obtida num trabalho de pesquisa, os alunos dirigem-se aos restantes elementos da turma, num tom mais acadmico e objetivo, com o propsito de transmitir informao til. A exposio de um tema , assim, o desenvolvimento do seu contedo face a um pblico ouvinte. H que considerar dois aspetos: o contedo e o modo de transmiti-lo.

1. Como preparar uma exposio?


A preparao implica: definir os objetivos essenciais da apresentao, atravs do estabelecimento de algumas ideias essenciais; preparar a interveno, procurando informao necessria na obra lida, noutros livros, em experincias vividas por si ou pelos outros, revistas, dicionrios, enciclopdias, etc. (recorrer aos tpicos do guio j dado); enquadrar a apresentao no tempo disponibilizado; introduzir, sumariamente, o assunto a expor (apresentado de forma apelativa o tema e o plano global da exposio); organizar os dados de forma lgica e adequada ao pblico-alvo; sintetizar os aspetos enunciados; concluir a apresentao, fazendo a sntese das ideias, aspetos ou argumentos principais; verificar se a mensagem foi apreendida.

2. Tcnicas a utilizar
Durante a exposio oral importante: pronunciar com clareza e entoar corretamente as frases;

evitar a leitura integral dos registos, procedendo apenas consulta pontual dos dados; IMPORTANTSSIMO!!! desenvolver o tema sem divagaes que possam dispersar a ateno dos ouvintes; fazer uma adequada distribuio do espao, dominando-o visual e oralmente; modelar o tom de voz de modo a tornar o discurso mais vivo e interessante; gesticular de forma significativa e equilibrada; ter uma postura correta, olhando de frente os ouvintes.

3. Material de apoio
Pode, como apoio, recorrer a apresentao em powerpoint, a imagens, a cartazes e ao leitor de cds.

4. Alguns conselhos:
procura chegar cedo ao local da tua apresentao, de modo a teres tempo para verificar se o material que vais utilizar est operacional; no te esqueas que o que vais apresentar tem de ser visto, ouvido e entendido por todos;

Tem sempre presente que: o gesto une-se voz, prestando-lhe uma valiosssima colaborao. Todo o corpo se expressa quando fala. As mos e o olhar constituem meios de reforos expressivos. Assim, tal como no se deve gritar ao falar, tambm no se deve exagerar os gestos e posturas corporais ao ponto de dar fala um tom teatral. o ritmo e a entoao que se d s palavras influem muito na eficcia e no impacto da comunicao. Uma fala montona, sem pausas, cria fadiga ao ouvinte e impede-o de entender o que se diz. Por outro lado, um tom variado, agradvel, com as necessrias pausas, aumenta a capacidade persuasiva do discurso.

uma voz serena, clara e bem modulada permite que o ouvinte siga o discurso com maior facilidade, ateno e, porventura, atrao.

Вам также может понравиться