Вы находитесь на странице: 1из 12

Cincias Naturais 5 Ano Ficha de Trabalho N 8

DIVERSIDADE NAS PLANTAS


Plantas So seres vivos pluricelulares, que produzem os seus prprios alimentos. Por isso chamam-se produtores. Utilizam gua, sais minerais, dixido de carbono e energia solar no fabrico de glicose. Consomem a glicose, o seu alimento, oxignio, indispensvel vida na Terra.

e libertam

Agrupam-se em plantas com flor e plantas sem flor (exemplos: lquenes, fetos, musgo).

Morfologia das Plantas com Flor


Uma planta com flor constituda por: Raiz; Caule; Folhas; Flor Fruto

Raiz
Funes da raiz: Absorver a gua e os sais minerais de que a planta necessita; Permitir que a planta se fixe ao meio onde vive; Algumas razes tambm acumulam substncias de reserva que ajudam a planta a sobreviver em pocas desfavorveis.

Pgina 1 de 12

As razes de uma planta podem ser Subterrneas (exemplo: lrio, ervilheira, alface); Areas (exemplos: hera, orqudea); Aquticas (exemplos: lentilha de gua, nenfar).

Constituio de uma raiz: As razes de uma planta so constitudas por: Colo zona que liga a raiz ao caule. Zona de ramificao zona de onde partem as razes secundrias. Zona pilosa constituda por pelos

radiculares, atravs dos quais a planta absorve gua e sais minerais. Zona de crescimento zona onde ocorre o crescimento da raiz. Coifa extremidade inferior da raiz, que funciona como proteo.

Formas da raiz As razes podem apresentar diversas formas : Aprumada constituda por uma raiz principal pouco espessa, de onde saem outras mais finas. Exemplos: papoila, feijoeiro. Fasciculada constituda por um feixe de razes pouco espessas, de tamanho e grossura idnticos. Exemplos: milho, trigo. Aprumada tuberculosa raiz principal muito espessa. Exemplo: cenoura. Fasciculada tuberculosa feixe de razes muito espessas. Exemplos: dlia, batata doce.

Pgina 2 de 12

Caule As principais funes do caule numa planta so: Suportar as folhas, flores e frutos; Estabelecer a ligao entre a raiz e as folhas, fazendo a circulao da gua e sais minerais da raiz at s folhas, e dos alimentos produzidos nas folhas para a raiz; Nalguns casos, acumulam substncias de reserva, como por exemplo na batata.

Constituio do caule O caule de uma planta constitudo por: o Gemas ou gomos, quanto natureza, podem ser: o o o folheares - do origem a folhas. florais ou botes - do origem a flores. mistos - do origem a ramos com folhas e flores.

Axilas Onde cada folha ou ramo se liga ao caule. Ns So as salincias de onde partem as folhas e os ramos. Entrens So os espaos que separam os ns.

Tipos de caule O caule de uma planta pode ser: Areo tronco, espique e colmo; Subterrneo rizoma, bolbo e tubrculo; Aqutico - exemplos: nenfar e agries.

Nenfar Agrio

Pgina 3 de 12

Caule areo O caule areo de uma planta pode ter vrias formas (Figura 7): Tronco caule lenhoso, mais grosso na base, com ramos a partir de uma certa altura. Exemplo: pinheiro. Espique caule lenhoso e cilndrico, com folhas somente na parte superior. Exemplo: palmeira. Colmo caule oco ou com medula, cilndrico e com ns salientes. Exemplo: milho.

A - Tronco

B Espique

C - Colmo

Caule subterrneo O caule subterrneo de uma planta pode ter vrias formas : Rizoma - forma alongada, com formas escamiformes. Exemplo: lrio. Bolbo arredondado e com folhas em forma de escamas. Exemplo: cebola. Tubrculo arredondado, volumoso e sem razes. Exemplo: batata.

A - Rizoma

B Bolbo

C - Tubrculo

Pgina 4 de 12

Folhas As folhas de uma planta geralmente possuem cor verde, devido presena de uma substncia chamada de clorofila.

As folhas possuem como principais funes: Fabricar o alimento da planta, atravs da utilizao da luz solar e dixido de carbono presente no meio ambiente; Transpirao e respirao; Em alguns casos podem servir de reserva de alimentos e de proteo.

Constituio da folha A folha de uma planta constituda por: Bainha - a poro da folha que envolve parte do caule. Pecolo o normalmente se chama o p da folha. Limbo a parte mais larga da folha. Margem extremidade do limbo. Nervura principal e secundrias zonas das folhas pelas quais passam os vasos que transportam as substncias na folha. Pgina superior a que est voltada para a luz. Pgina inferior a que est voltada para o solo.

Classificao das folhas As folhas podem ser classificadas quanto : forma do limbo oval ou recortada; Margem do limbo inteira ou recortada; Disposio das nervuras uninrvea, paralelinrvea, peninrvea, palminrvea.

Quanto disposio das nervuras, as plantas podem ser: Uninrveas quando possuem uma s nervura no ramificada; Paralelinrveas - vrias nervuras principais paralelas; Peninrvea - com uma nervura principal donde partem vrias secundrias; Palminrvea - com vrias nervuras principais que saem da base da folha.

Pgina 5 de 12

Flores A principal funo da flor numa planta a de reproduo. Uma flor completa constituda por rgos de reproduo, rgos de proteco e rgos de suporte. As flores que no apresentam todos estes rgos so designadas incompletas.

rgos de suporte: peas que sustentam a flor. Pednculo ( ou p da flor ): parte mais ou menos alongada, por onde a flor se prende ao caule. Receptculo: a parte terminal, alargada, do eixo da flor, onde se prendem as peas florais

Pgina 6 de 12

rgos de proteo :protegem as peas de reproduo. Clice: conjunto de folhas florais externas (spalas), mais ou menos ligadas, geralmente de cor verde.

Corola: conjunto das ptalas, livres ou unidas. Tem cores variadas. Limbo - parte superior, alargada, laminar e corada das ptalas. Unha - parte inferior mais estreita das ptalas, que se insere no receptculo.

rgos de reproduo: do origem ao fruto com as sementes, permitindo assim a continuao da espcie. Androceu: conjunto dos rgos masculinos da planta ( estames ). Estame o rgo da flor onde se produz o plen. Um estame constitudo por filete e por antera. Plen o conjunto de grnulos microscpicos, geralmente de cor amarela, formados nas anteras e que contm o inicio da clula reprodutora masculina. Filete: parte do estame, geralmente delgada, que sustenta a antera. Antera: parte do estame onde se forma o plen e o contm.

Gineceu ( ou pistilo ): conjunto dos rgos femininos da planta ( carpelos ), os quais podem ser livres ou aderentes entre si. Carpelo: folha carpelar que produz vulos. Um carpelo constitudo pelas seguintes

partes: ovrio ( com vulos ), estilete e estigma. vulo: pequeno corpo, geralmente ovide, onde est contida a clula reprodutora

feminina, e que, aps a fecundao origina a semente. Ovrio: parte inferior do pistilo, onde se formam os vulos. Estigma: parte terminal e glandular do pistilo sobre a qual se fixa e germina o plen. Estilete: parte estreita e delgada do pistilo, compreendida entre o ovrio e o estigma.

Pgina 7 de 12

Flores incompletas Uma flor diz-se incompleta sempre que lhe falta, pelo menos, um rgo.

Plantas sem flor As plantas sem flor, como por exemplo os musgos e os fetos, no produzem sementes e apresentam um processo reprodutor diferente do das plantas com flor.

Todas as plantas sem flor, vivem em locais hmidos e sombrios. Em determinada poca do ano, estas plantas produzem, em estruturas prprias, umas clulas

especializadas para a reproduo - os esporos. Quando essas clulas esto maduras e devidamente formadas espalham-se pelo vento e s do origem a uma nova planta quando encontram condies para isso.

O MUSGO no possui verdadeiros tecidos tal como as restantes plantas. Este possui uma estrutura parecida com as razes, os rizides, outra parecida com o caule o caulide e outra estrutura parecida com as folhas os filides.

Os FETOS e as AVENCAS so plantas bastante maiores que os musgos e desta forma possuem vasos condutores. Tm verdadeiros tecidos como razes, caule (neste caso

subterrneo e rizoma) e folhas com pecolo bastante alongado e limbo muito recortado. Na pgina inferior das folhas existem pequenas cpsulas (os soros) que na altura da reproduo se enchem de esporos e posteriormente so levados pelo vento.

Pgina 8 de 12

EXERCCIOS
GRUPO I 1. Completa o crucigrama com os termos que dizem respeito s folhas das plantas. 1. Pigmento verde existente nas folhas. 2. P da folha que suporta a superfcie que constitui o limbo. 3. Superfcie da folha, limitada pela margem, que possui duas pginas (superior e inferior). 4. Zona de ligao da folha com o caule. 5. Zonas da folha por onde circulam as seivas. 2. Refere duas funes das folhas das plantas. ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 3. As razes das plantas podem ter vrias funes, bem como diferentes formas. Observa com ateno a figura da raiz a seguir representada e responde s questes.

3.1. Faz a legenda da figura, associando cada nmero ao respectivo nome. ___ Zona de crescimento. ___ Zona pilosa. ___ Coifa. ___ Colo. ___ Zona de ramificao. 3.2. Que tipo de raiz se encontra representada nesta figura? ____________________________________________ ____________________________________________

3.3. Indica a principal funo da raiz. ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

Pgina 9 de 12

4. As figuras que se seguem representam vrios tipos de caule, um da cebola e outro da batateira. Observa-os e responde. 4.1. Classifica os tipos de caule, indicando o caminho que seguiste na chave dicotmica. Cebola ________________________________________ Batata _________________________________________

4.2. Como se chama o caule da Pereira? ____________________________________________________________________________________

5. A figura ao lado representa uma flor. 5.1. Faz a legenda dos nmeros. 1- ___________________________ 2- ___________________________ 3- ___________________________ 4- ___________________________ 5- ___________________________ 6- ___________________________

5.2. Quais so os nmeros da figura que representam os rgos de proteo? ________________________________________________________________________________ 5.3.As anteras da flor servem para: (assinala com um X a opo correta) _ produzir a seiva elaborada. _ segurar as folhas. _ proteger a raiz. _ produzir o plen.
Pgina 10 de 12

GRUPO II 1. Para alm das plantas com flor existem outras sem flor. Os esquemas que se seguem representam um feto e o musgo. 1.1. Completa a legenda da figura anterior escrevendo nos crculos um dos nmeros disponveis na seguinte lista:

1-Raz 2-Rizides 3-Caule 4-Filides 5Folha 6-Cenoura

1.2. Os ambientes preferidos pelos fetos so: (Assinala com um X a opo correta) _ secos e sombrios. _ secos e muito iluminados. _ hmidos e sombrios. _ hmidos e muito iluminados. 1.3. Classifica cada uma das seguintes frases como verdadeira (V) ou falsa (F). Os fetos reproduzem-se por esporos que se formam nos soros. ___ Nos fetos os soros situam-se na pgina superior das folhas. ___ Os musgos tm o corpo reduzido a um talo. ___ Existem algas de diferentes cores. ___ As algas so plantas que podem existir tanto em gua doce como salgada. ___ Os catos so plantas sem flor. ___

GRUPO III 1. L atentamente as seguintes frases: Os catos tm uma rede de razes extensas para absorverem o mximo de gua possvel. As suas folhas esto reduzidas a espinhos. ___________________ O girassol volta-se sempre para o lado que est o Sol. ______________ Os floricultores guardam os bolbos das tulipas durante o Inverno, para os plantarem na Primavera seguinte. ____________________

Atribui a cada frase o fator do ambiente com ela relacionado: luz, temperatura ou humidade.

Pgina 11 de 12

2. A figura que se segue representa o comportamento de trs plantas nas estaes quente e fria.

2.1. Por que razo se pode afirmar que o sobreiro uma rvore de folha persistente e o carvalho uma rvore de folha caduca? ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 2.2. Quais foram os rgos do lrio que desapareceram quando surgiu a estao fria? ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

Pgina 12 de 12

Вам также может понравиться