Вы находитесь на странице: 1из 6

MINISTRIO DA EDUCAO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO ESPRITO SANTO


Autarquia criada pela Lei no. 11.892, de 29 de dezembro de 2008

PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO DIRETORIA DE PESQUISA

Edital Programa Jovens Talentos para a Cincia 01/2013 Rev. 03


1 1.1 Apresentao A Pr-Reitoria de Pesquisa e Ps-Graduao do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Esprito Santo, por meio da Diretoria de Pesquisa, torna pblico o presente Edital, que cria Chamada Pblica para candidatura de alunos concorrerem a bolsas do Programa Jovens Talentos para a Cincia, conforme os termos que se seguem. Os estudantes de cursos de graduao do Ifes ingressantes no 2 semestre de 2012 e no 1 semestre de 2013, podero se inscrever at as 7h do dia 03 de abril, quarta-feira, para o Programa Jovens Talentos para a Cincia. O objetivo do Programa inserir precocemente os estudantes no meio cientfico, com bolsas de estudos de R$ 400,00. Os interessados devem preencher e enviar o formulrio eletrnico de inscrio, que dever ser feita exclusivamente pelo link:
https://docs.google.com/forms/d/1HUA1mREG7BkYUCi7xuHVzn3yEp__lLRcJSCGAfNbkRU/viewform

1.2

1.3

1.4

Informaes sobre o andamento deste Edital podem ser obtidas na internet pelo link:
http://pse.ifes.edu.br/prppg/pesquisa/editais_de_pesquisa/201301_Programa_Jovens_Talentos_para_a_Ciencia/Programa_Jovens_Talentos_para_a_Ciencia.htm

1.5

A seleo ser feita por meio de uma prova de conhecimentos gerais, realizada no dia 5 de maio de 2013. Todas as informaes sobre a prova sero encaminhadas diretamente para o email informado pelo candidato durante a inscrio e tambm divulgadas no site pesquisa.ifes.edu.br. O envio do formulrio eletrnico de responsabilidade do candidato, no respondendo esta Diretoria de Pesquisa por quaisquer problemas relacionados a dados digitados incorretamente, tais como e-mail invlido, ou problemas de ordem tcnica quanto viabilidade de acesso internet pelo candidato. O candidato assume integral responsabilidade pela preciso e veracidade das informaes prestadas, respondendo civil e criminalmente, na forma da Lei. Das Bolsas As propostas contempladas neste Edital recebero bolsas com durao de no mximo 12 (doze) meses ou vigncia limitada por prazo da agncia de fomento. O valor da bolsa e perodo de pagamento est sujeito a alteraes sem prvia comunicao aos bolsistas ou orientadores, estando sujeito a disposies ou condies financeiras e administrativas da agncia financiadora, inclusive podendo sofrer atraso sujeito aprovao do

1.6

1.7

2 2.1 2.2

Oramento Geral da Unio. 2.3 As bolsas sero destinadas somente aos estudantes matriculados em cursos de graduao do Ifes, sob a orientao de professores efetivos e ativos desta Instituio, e conforme regulamentaes prprias da agncia e rgo financiador. Cada bolsista dever desenvolver 01 (um) nico Plano de Trabalho individual. O Orientador dever elaborar um Projeto do qual poder fazer parte um ou mais Planos de Trabalho. Havendo desistncia do bolsista no haver substituio do mesmo, sendo cancelada a bolsa. Havendo desistncia do orientador, este poder ser substitudo. O orientador que assumir o Projeto em andamento dever apresentar novo Termo de Compromisso e acatar com a vinculao de seu CPF ao Projeto em andamento no sistema em pesquisa.ifes.edu.br. Dos requisitos e compromissos do bolsista So requisitos e compromissos mnimos do bolsista: a) Ser estudante regularmente matriculado em curso de licenciatura, bacharelado ou tecnlogo do Ifes e estar cadastrado como estudante no sistema em pesquisa.ifes.edu.br; b) Ter seus dados pessoais e escolares atualizados no sistema em pesquisa.ifes.edu.br e tambm Currculo atualizado na base de dados da Plataforma Lattes do CNPq; c) No possuir qualquer vnculo empregatcio e dedicar-se integralmente s atividades escolares e do Plano de Trabalho; d) Ser indicado por apenas um orientador; e) No possuir pendncias com qualquer outro programa no mbito do Ifes; f) Estar recebendo apenas esta modalidade de bolsa, sendo vedada a acumulao com qualquer outra bolsa, de qualquer fonte financiadora; g) Seguir as determinaes do orientador no que tange ao cumprimento das atividades e prazos estabelecidos no Plano de Trabalho e para a elaborao dos relatrios; h) Apresentar produo cientfica em eventos tcnico-cientficos, se convocado; i) Nas publicaes e trabalhos apresentados, fazer referncia condio de bolsista do Ifes e da agncia de fomento; j) No caso de desistncia, encaminhar para seu orientador um relatrio parcial detalhado relativo ao perodo de vigncia da bolsa, sob pena de ser impossibilitado, durante a permanncia na Instituio, de participar de programas de pesquisa apoiados pelo Ifes. O envio do relatrio ser feito exclusivamente pelo orientador via sistema em pesquisa.ifes.edu.br; k) Devolver ao Ifes ou agncia de fomento, em valores atualizados, a(s) mensalidade(s) recebida(s) indevidamente, se os requisitos e compromissos estabelecidos acima no forem cumpridos; l) Respeitar a carga horria semanal estabelecida pelo orientador para desenvolver as atividades do Plano de Trabalho.

2.4 2.5 2.6

3 3.1

4 4.1

Da Prova A Diretoria de Pesquisa ir processar os dados dos candidatos que preencheram o formulrio eletrnico. Dados cadastrais conflitantes com a Receita Federal, tais como problemas com CPF, no sero processados. Ser realizado um comunicado por e-mail, que depender do candidato manter ativa uma conta de e-mail e informa-lo corretamente no formulrio de cadastro, alm de um comunicado pelo site pesquisa.ifes.edu.br quanto convocao para as Provas. O deslocamento para realizar as provas, com local e horrio a serem definidos, de inteira responsabilidade do candidato. A prova possui uma pontuao mnima de 60 pontos. O resultado ser divulgado no dia 5 de julho de 2013. Este Edital poder sofrer alterao de cronograma, conforme prazos definidos pela Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior (Capes). Dos Orientadores Conforme data estabelecida no item 9, Cronograma, a Diretoria de Pesquisa do Ifes abrir Edital 02/2013 Jovens Talentos para a Cincia: Chamada para Orientadores, que regulamentar a seleo de Orientadores para os alunos aprovados no Processo seletivo do presente Edital. Os orientadores devero cadastrar os Projetos e Planos de Trabalho referentes a seus orientandos e submet-los na forma de Propostas pelo sistema em pesquisa.ifes.edu.br. Da submisso de propostas 6.1 Cada Proposta dever ser submetida pelos Orientadores por meio do sistema eletrnico em pesquisa.ifes.edu.br, e ser constituda do conjunto de 01 (um) Projeto de Pesquisa e de um ou mais Planos de Trabalho. 6.2 As Grandes reas de Conhecimento abrangidas por este Edital para submisso de Propostas so: a) Cincias Exatas e da Terra b) Cincias Biolgicas c) Engenharias d) Cincias da Sade e) Cincias Agrrias f) Cincias Sociais Aplicadas g) Cincias Humanas

4.2

4.3 4.4 4.5

5 5.1

5.2

7 7.1

Da contratao dos trabalhos aprovados Aps a divulgao do resultado final, o orientador dever cadastrar Projeto de Pesquisa e Plano(s) de Trabalho e submeter Proposta no sistema em pesquisa.ifes.edu.br, alm de encaminhar Diretoria de Pesquisa do Ifes, dentro do prazo definido pelo cronograma (item 9) deste Edital: (uma) via original do Termo de Compromisso (Anexo I), devidamente firmado pelo estudante e pelo orientador. Este procedimento imprescindvel para a contratao das bolsas.

7.2

de responsabilidade do bolsista providenciar abertura de Conta Corrente no Banco do Brasil (podendo abrir conta nos Correios pelo servio de Banco Postal), e cujo titular seja o prprio bolsista. De acordo com necessidade da agncia de fomento, documentaes adicionais podero ser solicitadas pela Diretoria de Pesquisa do Ifes. Para todos os bolsistas, os documentos devero ser submetidos dentro do prazo estabelecido neste Edital ou especificado pela agncia de fomento. O no cumprimento do prazo de entrega dos documentos necessrios contratao da bolsa poder implicar no cancelamento da mesma. Do acompanhamento, avaliao e concluso de trabalhos contratados O acompanhamento do Plano de Trabalho contratado ser feito por meio da avaliao de um Relatrio Parcial e de um Relatrio Final, encaminhados pelo Orientador, por meio do sistema em pesquisa.ifes.edu.br. O Relatrio Parcial dever: a) Ser apresentado pelo orientador, que dever emitir um parecer sobre o desenvolvimento do estudante; b) Retratar a evoluo e o aprendizado do estudante, exibindo e discutindo as atividades realizadas at o momento, conforme o cronograma do trabalho apresentado.

7.3 7.4

8 8.1

8.2

8.3

O Relatrio Final dever: a) Passar pela avaliao do orientador, que emitir parecer sobre o desenvolvimento do estudante; b) Retratar a evoluo e o aprendizado do estudante, exibindo e discutindo os resultados atingidos conforme os prazos previstos no cronograma do plano de trabalho.

8.4

O Relatrio Parcial e o Relatrio Final podero ser examinados por membro do Comit de Apoio Pesquisa, ao Desenvolvimento e Inovao do Ifes CPTI ou por um avaliador ad hoc designado pelo CPTI, que poder encaminhar parecer ao orientador quando considerar necessrio.

8.4.1 Sero avaliados os seguintes aspectos: a) b) c) d) 8.5 qualidade e organizao metodolgica do texto do relatrio; execuo do plano de trabalho do bolsista com relao ao cronograma; impacto e qualidade dos resultados obtidos; participao em eventos, publicaes e premiaes.

Os Relatrios Finais no aprovados sero devolvidos aos respectivos orientadores para reformulao. A no reapresentao do relatrio caracterizar uma pendncia sujeita a penalizao. O estudante que concluir o projeto receber um certificado emitido pela PRPPG quando as seguintes condies forem satisfeitas: a) Apresentao do Relatrio Parcial; b) Apresentao do Relatrio Final.

8.6

8.7 de inteira responsabilidade do Candidato/Bolsista e do Orientador o acompanhamento das informaes pertinentes a este Edital pelo site pesquisa.ifes.edu.br, no sendo obrigatrios quaisquer procedimentos de contato da Diretoria de Pesquisa com o Candidato/Bolsista e com o Orientador que no sejam pela divulgao de informaes no referido site. 9 Cronograma Evento Publicao do Edital Publicao do Edital 01/2013 Rev. 02 Publicao do Edital 01/2013 Rev. 02 Publicao do Edital 01/2013 Rev. 02 Inscries de candidatos para realizarem Prova concorrendo a bolsa Homologao das candidaturas aprovadas Prova de Conhecimentos Gerais Resultado da Prova de Conhecimentos Gerais Publicao do Edital para seleo de Orientadores Perodo para seleo de Orientadores Perodo para os estudantes fazerem cadastro de aluno no sistema em pesquisa.ifes.edu.br Perodo para os estudantes fazerem cadastro na Plataforma Lattes do CNPq Perodo para os estudantes abrirem conta corrente no Banco do Brasil Perodo para os Orientadores cadastrarem Propostas (Prometo + Planos de Trabalho) no sistema em pesquisa.ifes.edu.br Perodo para os orientadores encaminharem Termo de Compromisso Diretoria de Pesquisa Incio da execuo da bolsa Entrega de Relatrio Parcial - limite Entrega de Relatrio Final - limite Datas 22/03/2013 26/03/2013 27/03/2013 28/03/2013 22/03 a 03/04/2013 (at 7h) 03/04/2013 05/05/2013 05/06/2013 05/06/2013 05/06 a 05/07/2013 05/06 a 05/07/2013 05/06 a 05/07/2013 05/06 a 05/07/2013 06/07 a 31/07/2013 06/07 a 31/07/2013 01/08/2013 28/02/2014 31/07/2014

Vitria, 28 de maro de 2013.

Roquemar de Lima Baldam Diretor de Pesquisa

Victor Gianordoli Coordenador do Programa Jovens Talentos para a Cincia no Ifes

MINISTRIO DA EDUCAO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO ESPRITO SANTO
Autarquia criada pela Lei no. 11.892, de 29 de dezembro de 2008

Anexo I - Termo de Compromisso*


Pelo presente TERMO DE COMPROMISSO, o Instituto Federal de Educao Cincia e Tecnologia do Esprito Santo - IFES, atravs da Diretoria de Pesquisa/Coordenao de Programas de Fomento Pesquisa, confere ao/ Estudante: Programa: (marque um x) Plano de Trabalho: Orientador: CPF: Jovens Talentos para a Cincia Edital:

Pibic

Pivic

Pibic-EM

Pibiti

Piviti

CPF:

conforme os termos do Edital em que o referido PLANO DE TRABALHO foi submetido e aprovado. As bolsas porventura advindas da participao neste programa no podero ser acumuladas com outras de qualquer natureza. O Termo DE COMPROMISSO no caracteriza relao de emprego, podendo, a todo o momento, ser denunciado unilateralmente por ambas as partes, no caso de descumprimento pelos compromissados de qualquer das obrigaes por eles assumidas. Declarao do Estudante Declaro conhecer e estar de acordo com os requisitos e compromissos gerais expressos no Edital em que o PLANO DE TRABALHO que vou desenvolver foi aprovado, e tambm: a. no caso de bolsista, no possuir vnculo empregatcio e dedicar-me integralmente s atividades acadmicas; b. no caso de bolsista, receber apenas esta modalidade de bolsa, no acumulando qualquer outra bolsa de qualquer fonte financiadora; c. ter meu currculo atualizado na base de dados da Plataforma Lattes do CNPq; d. ter meus dados de estudante atualizados no sistema em pesquisa.ifes.edu.br e. no possuir quaisquer pendncias anteriores relacionadas a projetos e programas institucionais; f. ser selecionado e indicado por apenas um orientador e estar vinculado a apenas um PLANO DE TRABALHO; g. seguir as determinaes de meu orientador no que tange ao cumprimento das atividades consignadas no PLANO DE TRABALHO e na elaborao de atividades relacionadas ao respectivo Edital; h. apresentar, na forma do respectivo Edital, no ano de concluso da minha bolsa ou voluntariado, os resultados de minha pesquisa na Jornada de Iniciao Cientfica, Desenvolvimento Tecnolgico e Inovao do IFES; i. no caso de minha desistncia ou substituio, ou desistncia do orientador, elaborar um relatrio detalhando as atividades realizadas, relacionando e discutindo os resultados obtidos at ento; j. no caso de bolsista, devolver agncia financiadora, em valores atualizados, a(s) mensalidade(s) da bolsa recebida(s) indevidamente, caso os requisitos e compromissos ora estabelecidos no sejam cumpridos; k. ano caso de bolsista, alm desses compromissos e requisitos gerais, me disponho a conhecer e agir estritamente de acordo com os termos expressos no contrato que porventura tenha que ser firmado com a agncia financiadora da bolsa. ______________________, _____ de _________________ de _______.

Assinatura do Orientador Primeira indicao do(a) bolsista acima referido Este documento : (marque um x) Substituio do(a) bolsista: (informe o nome do bolsista que est saindo)

Assinatura do Estudante

Nmero da Proposta:
O n da Proposta deve ser obtido consultando o site pesquisa.ifes.edu.br

01 (uma) via original deste documento, devidamente assinada, deve ser encaminhada Diretoria de Pesquisa. *Todos os campos so de preenchimento obrigatrio. Verso R08

Вам также может понравиться