Вы находитесь на странице: 1из 3

Figuras de Linguagem As figuras de linguagem so recursos que tornam mais expressivas as mensagens.

Subdividem-se em figuras de som, figuras de construo, figuras de pensamento e figuras de palavras. Figuras de som a) aliterao: consiste na repetio ordenada de mesmos sons consonantais. sperando, parada, pregada na pedra do porto.! b) asson"ncia: consiste na repetio ordenada de sons voc#licos id$nticos. Sou um mulato nato no sentido lato mulato democr#tico do litoral.! c) paronom#sia: consiste na aproximao de palavras de sons parecidos, mas de significados distintos. u que passo, penso e peo.! Figuras de construo a) elipse: consiste na omisso de um termo facilmente identific#vel pelo contexto. %a sala, apenas quatro ou cinco convidados.! &omisso de 'avia) b) (eugma: consiste na elipse de um termo que )# apareceu antes. le prefere cinema* eu, teatro. &omisso de prefiro) c) poliss+ndeto: consiste na repetio de conectivos ligando termos da orao ou elementos do per+odo. sob as ondas ritmadas e sob as nuvens e os ventos e sob as pontes e sob o sarcasmo e sob a gosma e sob o v,mito &...)! d) inverso: consiste na mudana da ordem natural dos termos na frase. -e tudo ficou um pouco. -o meu medo. -o teu asco.! e) silepse: consiste na concord"ncia no com o que vem expresso, mas com o que se subentende, com o que est# impl+cito. A silepse pode ser: . -e g$nero /ossa xcel$ncia est# preocupado. . -e n0mero 1s 2us+adas glorificou nossa literatura. . -e pessoa 1 que me parece inexplic#vel 3 que os brasileiros persistamos em comer essa coisin'a verde e mole que se derrete na boca.! f) anacoluto: consiste em deixar um termo solto na frase. %ormalmente, isso ocorre porque se inicia uma determinada construo sint#tica e depois se opta por outra. A vida, no sei realmente se ela vale alguma coisa. g) pleonasmo: consiste numa redund"ncia cu)a finalidade 3 reforar a mensagem. rir meu riso e derramar meu pranto.!

') an#fora: consiste na repetio de uma mesma palavra no in+cio de versos ou frases. Amor 3 um fogo que arde sem se ver* 4 ferida que d5i e no se sente* 4 um contentamento descontente* 4 dor que desatina sem doer! Figuras de pensamento a) ant+tese: consiste na aproximao de termos contr#rios, de palavras que se op6em pelo sentido. 1s )ardins t$m vida e morte.! b) ironia: 3 a figura que apresenta um termo em sentido oposto ao usual, obtendo-se, com isso, efeito cr+tico ou 'umor+stico. A excelente -ona 7n#cia era mestra na arte de )udiar de crianas.! c) eufemismo: consiste em substituir uma expresso por outra menos brusca* em s+ntese, procura-se suavi(ar alguma afirmao desagrad#vel. le enriqueceu por meios il+citos. &em ve( de ele roubou) d) 'ip3rbole: trata-se de exagerar uma ideia com finalidade enf#tica. stou morrendo de sede. &em ve( de estou com muita sede) e) prosopopeia ou personificao: consiste em atribuir a seres inanimados predicativos que so pr5prios de seres animados. 1 )ardim ol'ava as crianas sem di(er nada. f) gradao ou cl+max: 3 a apresentao de ideias em progresso ascendente &cl+max) ou descendente &anticl+max) 8m corao c'agado de dese)os 2ate)ando, batendo, restrugindo.! g) ap5strofe: consiste na interpelao enf#tica a algu3m &ou alguma coisa personificada). Sen'or -eus dos desgraados9 -i(ei-me v5s, Sen'or -eus9! Figuras de palavras a) met#fora: consiste em empregar um termo com significado diferente do 'abitual, com base numa relao de similaridade entre o sentido pr5prio e o sentido figurado. A met#fora implica, pois, uma comparao em que o conectivo comparativo fica subentendido. :eu pensamento 3 um rio subterr"neo.! b) meton+mia: como a met#fora, consiste numa transposio de significado, ou se)a, uma palavra que usualmente significa uma coisa passa a ser usada com outro significado. ;odavia, a transposio de significados no 3 mais feita com base em traos de semel'ana, como na met#fora. A meton+mia explora sempre alguma relao l5gica entre os termos. 1bserve: %o tin'a teto em que se abrigasse. &teto em lugar de casa) c) catacrese: ocorre quando, por falta de um termo espec+fico para designar um conceito, torna-se outro por empr3stimo. ntretanto, devido ao uso cont+nuo, no mais se percebe que ele est# sendo empregado em sentido figurado. 1 p3 da mesa estava quebrado. d) antonom#sia ou per+frase: consiste em substituir um nome por uma expresso que o identifique com facilidade:

...os quatro rapa(es de 2iverpool &em ve( de os <eatles) e) sinestesia: trata-se de mesclar, numa expresso, sensa6es percebidas por diferentes 5rgos do sentido. A lu( crua da madrugada invadia meu quarto. Vcios de linguagem A gram#tica 3 um con)unto de regras que estabelece um determinado uso da l+ngua, denominado norma culta ou l+ngua padro. Acontece que as normas estabelecidas pela gram#tica normativa nem sempre so obedecidas, em se tratando da linguagem escrita. 1 ato de desviar-se da norma padro no intuito de alcanar uma maior expressividade, refere-se =s figuras de linguagem. >uando o desvio se d# pelo no con'ecimento da norma culta, temos os c'amados v+cios de linguagem. a) barbarismo: consiste em grafar ou pronunciar uma palavra em desacordo com a norma culta. pesqui(a &em ve( de pesquisa) prototipo &em ve( de prot5tipo) b) solecismo: consiste em desviar-se da norma culta na construo sint#tica. ?a(em dois meses que ele no aparece. &em ve( de fa( * desvio na sintaxe de concord"ncia) c) ambiguidade ou anfibologia: trata-se de construir a frase de um modo tal que ela apresente mais de um sentido. 1 guarda deteve o suspeito em sua casa. &na casa de quem: do guarda ou do suspeito@) d) cac5fato: consiste no mau som produ(ido pela )uno de palavras. Aaguei cinco mil reais por cada. e) pleonasmo vicioso: consiste na repetio desnecess#ria de uma ideia. 1 pai ordenou que a menina entrasse para dentro imediatamente. 1bservao: >uando o uso do pleonasmo se d# de modo enf#tico, este no 3 considerado vicioso. f) eco: trata-se da repetio de palavras terminadas pelo mesmo som. 1 menino repetente mente alegremente. Aor :arina Babral specialista em 2+ngua Aortuguesa e 2iteratura

Вам также может понравиться