Вы находитесь на странице: 1из 12

Composio Visual

por

Arthur M. M. Parreira

Plano de Aula
Definio de Composio. Informao Visual. Elementos da Composio Visual.

Composio Visual.
1. OQUE COMPOSIO? Composio , de modo geral, organizar elementos em um espao, definindo assim um contexto novo ao todo. Especificamente em Arte, entendemos que a Composio Visual lida basicamente com a organizao ou arranjo dos elementos da arte visual de acordo com os seus princpios em uma obra. A composio a essncia da comunicao visual. Trata-se basicamente das regras para organizar os elementos visuais - formas e superfcies - em mensagens que alcancem seus objetivoscomunicativos, que agradem, que emocionem.

Composio Visual.
1. OQUE COMPOSIO?
Toda Composio corresponde a uma sntese entre intelecto e emoo, entre o princpio da ordem geomtrica e o da intuio. Segundo uma velha frmula da esttica, trata-se de realizar uma sntese entre a liberdade humana e as determinaes da natureza. Nas mos de gnios como Da Vinci e Botticelli, a armao geomtrica em nada reduz a naturalidade e a emotividade das figuras, ampliando-lhes a beleza.

Composio Visual.
1. OQUE COMPOSIO Temos, portanto a base da Composio Visual uma organizao,que serve ao artista na sua vontade de se comunicar e expressar.

O fragmento inicial da Composio Visual,


portanto, a Informao Visual.

Composio Visual.
A distino do tipo de arte que o artista busca produzir torna-se importante. O principal critrio para tanto sua objetividade. Esta ditar s limitaes e regras que a pea estar sujeita. Isso pode variar por fatores como cultura e poca.

Informao Visual.
Modo predominante de registro histrico e uma tima maneira de se compreender a evoluo humana atravs dos tempos. Pode ser de natureza textual ou imagtica.

Textos e imagens vm sendo


operados pelo homem como formas visuais de imprimir no mundo fsico as suas histrias, seu imaginrio, seus medos, desejos, crenas, etc.

Informao Visual.
ESTRUTURA. Usamos linhas imaginrias em uma composio para definirmos uma estrutura, ou seja uma base onde os elementos visuais podem ser alocados de acordo com as intenes do autor. A estrutura o agente controlador do posicionamento das formas em um desenho. S existe quando h uma organizao deliberada.

Informao Visual.
ESTRUTURA. Sentido predominante ocidentais. Neste esquema, pode-se construir uma narrativa linear muito consistente, explorando-se as caractersticas de cada setor. Aplicvel em uma pgina de livro, um cartaz, uma tela de software, entre outros. A geometria opera em sintonia com atributos perceptivos, culturais e fisiolgicos humanos. de nas leitura culturas

Informao Visual.
Elementos Visuais.
No espao real percebe-se trs dimenses: altura, largura e profundidade, mais a dimenso tempo. No espao bi-dimensional tais dimenses podem ser graficamente representadas e visualmente vivenciadas. As dimenses articuladas de cada elemento organizado dentro de um espao o caracterizam tanto individual quanto coletivamente. Tendemos a classific-lo, hierarquiz-lo, atribuindo-lhe determinado grau de importncia e valor relativos.

Informao Visual.
Elementos da Composio Visual.
Todos os trabalhos de arte visual so, portanto, composies, e para compreend-las necessrio conhecer os elementos que estruturam a linguagem e os princpios que regem a combinao desses elementos.

Indicaes.

Arthur M. M. Parreira
conceptarthur@gmail.com facebook.com/conceptarthur

Вам также может понравиться