Вы находитесь на странице: 1из 33

Projeto

NOVA BRASILNDIA D` OESTE 2012

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ALEXANDRE DE GUSMO AUTORA: PROFESSORA AMANDA OLIVEIRA DE SOUZA ARAJO DISCIPLINA DE MATEMTICA PBLICO ALVO: TURMAS DO 5 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Projeto Brincando de Matemtica

NOVA BRASILNDIA D` OESTE 2012

1.IDENTIFICAO DA ESCOLA 1.1.1Projeto Brincando de Matemtica 1.1.2Escola Estadual de Ensino Fundamental Alexandre de Gusmo 1.1.3Endereo: Rua das Palmeiras, n 2685 Setor 13 1.1.4CEP 76985-000 1.1.5Cdigo da escola:11022223 Censo: 799 alunos 1.1.6Telefone:(69) 3418-2331 1.1.7E-mail:escolaalexandre.nbo@hotmail.com

2. REPRESENTAO DE ENSINO DE ROLIM DE MOURA 2.2.1 Coordenador Pedaggico da Representao Rolim de Moura: Paulo Afonso 2.2.2 Telefone REN/SEDUC/Rolim de Moura: (69) 3418-2114 2.2.3 Autora do Projeto: Professora Amanda Oliveira de Souza. 2.2.4 E-mail amanda.sousa@hotmail.com 2.2.5 Publico Alvo: Alunos matriculados no 5 ano do ensino fundamental turno matutino. 2.2.6 rea de Conhecimento: Matemtica. 3418-2115

2.3 Contedos Explorados:

2.3.1 MATEMTICA Ordens e classes; Nmero decimal; rea e permetro; Slidos geomtricos; Adio, multiplicao e subtrao; Medidas de tempo, massa, comprimento e capacidade; Fraes equivalentes, ideia de frao e frao de um nmero; Tabuada de multiplicao; Formas geomtricas planas e espaciais; Planificaes dos slidos geomtricos; Vrtices, arestas e face.

APRESENTAO

Tendo em vista a necessidade de tornar as aulas de matemtica mais prazerosas, dinmicas e participativas a fim de desenvolver no educando as habilidades e competncias propostas para o 5 ano do ensino fundamental, buscamos trabalhar o ldico no processo de ensino e aprendizagem, despertando no educando a curiosidade, levando-o aos desafios, permitindo ampliar seus conhecimentos, estimulando a criatividade, a capacidade de resolver problemas, a estimar, calcular, desenvolvendo o raciocnio lgico e seus aspectos cognitivos. Desta forma, o referido projeto visa levar o aluno a vivenciar tais experincias atravs de jogos de forma ldica, estimulando tambm o processo de interao, uma vez que as atividades sero desenvolvidas em grupo onde os alunos podero compartilhar o conhecimento e trocar ideias e estratgias tendo o professor como mediador destas atividades. Nesta perspectiva, este projeto visa contribuir para a melhoria das aulas de matemtica, bem como a inovao da pratica educacional docente em busca do xito na vida educacional do educando proporcionando uma aprendizagem mais significativa, prtica e prazerosa.

OBJETIVO GERAL Dinamizar as aulas de matemtica de modo que os alunos participem ativamente construindo seus conhecimentos de forma ldica e prazerosa.

OBJETIVOS ESPECFICOS Estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas; Desenvolver habilidades de estimar, criar estratgias e calcular; Incentivar o trabalho coletivo, o respeito ao prximo e a criar e respeitar regras; Proporcionar a aquisio de novos conhecimentos atravs do ldico no ensino da matemtica.

METAS Elevar em 50% o rendimento escolar dos alunos do 5 ano turmas A e B do Ensino Fundamental na disciplina de Matemtica. Trabalhar junto com alunos uma metodologia onde as aulas sero prticas e dinmicas para que haja maior motivao e participao dos mesmos nas atividades propostas resultando em aprendizagem.

JUSTIFICATIVA

Quando se prope o ensino da matemtica na escola, preciso dar condies a criana de vivenciar experincias que a levem a construir seus conceitos, a desenvolver suas habilidades e competncias de maneira que a mesma compreenda a relao da matemtica com suas vivencias cotidianas, dando a oportunidade de construir seus saberes em diferentes nveis. Como ferramenta fundamental para que este processo ocorra, temos a participao do educador como a mola propulsora, a ponte que liga a criana as suas descobertas e conhecimentos, pois o educador o agente motivador da sua sala de aula, aquele provoca o desejo de aprender estimulando os alunos e inovando sua metodologia de acordo com as necessidades e identidade da turma. nesta perspectiva, que o presente projeto vem enfocando a importncia do ldico no ensino da matemtica, uma vez que os jogos e as brincadeiras so muito importantes no desenvolvimento das atividades de matemtica, por diversas razes. Uma delas o fato de propiciarem um ambiente alegre e descontrado, essencial a uma proposta de aprendizagem significativa. Podemos citar tambm outras vantagens essncias no ensino da matemtica que so os estmulos interao, o desenvolvimento de atitudes ticas, de respeito ao outro, de raciocnio lgico, de criar estratgias, respeitar e criar regras dos jogos, de orientao espao-temporal, de autoconhecimento e de colaborao.
ALMEIDA (2001), prope a Educao Ldica como um caminho para a transformao e a libertao do ser humano, pois a educao ldica est distante da concepo ingnua de passatempo, brincadeira vulgar, diverso superficial. Educar ludicamente tem uma significao muito profunda e est presente em todos os segmentos da nossa vida. Por exemplo: uma criana que joga bolinha ou brinca de boneca com seus companheiros no est simplesmente brincando e se divertindo; est desenvolvendo e operando inmeras funes. Da mesma forma, uma me que acaricia e se entretm com a criana, um professor que se relaciona bem com seus alunos ou mesmo um cientista que prepara prazerosamente sua tese ou teoria. Educase ludicamente, pois, combina e integra a mobilizao das relaes funcionais ao prazer de interiorizar o conhecimento e a expresso de felicidade, manifestada pela sua interao com os seus semelhantes.

DESENVOLVIMENTO

A disciplina de matemtica sempre foi tida nas escolas como algo difcil causando em alguns alunos uma certa rejeio, para muitos alunos j se tornou uma averso em relao matemtica que poder ser resultado de aprendizagens mecnicas, talvez por estarmos muitas vezes bitolados a um sistema de ensino apenas de transmisso do conhecimento e no de interao e construo prtica, os alunos precisam deixar de ser apenas um ouvinte passivo das explicaes do professor para se tornar um agente ativo no seu processo de aprendizagem, vivenciando a construo do seu saber. importante ressaltar tambm que o professor, como orientador do aluno, deve oferecer-lhe oportunidades para formar o hbito de pensar, criando suas prprias estratgias, desenvolvendo o raciocnio, adquirindo mais segurana e at mesmo fazendo redescoberta. Observando os fatores j mencionados, percebemos que as atividades com jogos so importantes na fase de aprendizado porque os alunos so levados s experincias que envolvem erros, incertezas, construes de hipteses, entre outras, o que contribui para o desenvolvimento e o aprimoramento do raciocnio lgico do educando contribuindo para enriquecer o seu desenvolvimento intelectual. O ensino da matemtica precisa desenvolver no apenas a capacidade de calcular, como tambm habilidades de comunicao de representar, falar, escutar, criar, expor seus pontos de vista, explicar suas estratgias, confrontar e argumentar. Percebemos que dessa forma as crianas podero tomar decises, agindo com propriedade de conhecimento e no apenas como executoras de instrues, desta forma o trabalho com a matemtica contribui para a formao de cidados autnomos, capazes de pensar por conta prpria, solucionando seus problemas cotidianos. Os alunos precisam de um ensino da matemtica desafiador e pensante, pois a matemtica hoje, requer um conhecimento bem maior do que antigamente, tendo em vista que as novas tecnologias exigem maior conhecimento matemtico no mundo atual onde vemos a matemtica inserida em diversos segmentos. Sendo assim, o ensino da matemtica tem uma aplicao social, como tambm o desenvolvimento dos aspectos criativos que devem estar presentes nas atividades prticas no ambiente escolar. Segundo o disposto nos Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Matemtica.
Nesse aspecto, a matemtica pode dar sua contribuio formao do cidado, ao desenvolver metodologias que enfatizem a construo de estratgias, a comprovao e justificativa de resultados, a criatividade, a iniciativa pessoal, o trabalho coletivo e a autonomia advinda da confiana na prpria capacidade de enfrentar desafios. (Braslia: MEC/SEF, 1998, p. 27)

Diante do exposto, propomos neste projeto atividades ldicas dentro de uma metodologia de interao que far parte do cotidiano do aluno no decorrer do ano letivo, sendo vivenciada na prtica educacional das aulas de matemtica com alunos do 5 ano do ensino fundamental com a participao ativa dos mesmos na construo do conhecimento.

.METODOLOGIA Levantamento prvio dos conhecimentos matemticos dos alunos com avaliao diagnstica e observaes dirias; Aulas expositivas com uso de cartazes construdos com a participao dos alunos; Aulas prticas com uso de materiais concretos tais como: bloco lgico, tangam, bacos, material dourado, rgua, fita mtrica, balana, garrafas pet, palitos de picol, embalagens de produtos e outros materiais reciclados; Confeco de jogos com sucata; Oficina de jogos com atividades em equipe realizadas quinzenalmente; Aula na sala de mdias com uso dos computadores trabalhando o jogo das fraes; Atividades em grupo; Atividades com desafios matemticos; Dinmicas com Jogos: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Nunca dez; Baralho da adio e subtrao; Quebra cabea do tangram; Enigma das fraes; Trilha da tabuada; Trilha dos conhecimentos matemticos; Desafio do baco; Desafio do geoplano.

AVALIAO

A avaliao do referido Projeto, ser feita atravs das observaes da professora durante a realizao das oficinas quinzenais com os jogos, onde sero analisadas as habilidades desenvolvidas pelos alunos, a aprendizagem dos contedos trabalhados, o trabalho em equipe, bem como a apresentao dos alunos na realizao da oficina final que ser o fechamento do Projeto, onde os alunos trabalharo os jogos compartilhando o que aprenderam no decorrer do projeto com os pais e a comunidade escolar.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

A Prtica da Alfabetizao Infantil CETEB Centro de Ensino Tecnolgico de Braslia, DF. Editora LTDA. 2005. PCNs - Parmetros Curriculares Nacionais Matemtica. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Fundamental 3 Ed. - Braslia: A Secretaria, 2001. Facculos do Programa de Formao Continuada Pr Letramento Matemtica Braslia 2008 MATRIZ CURRICULAR Anos iniciais Matemtica Programa de Gesto de Aprendizagem Escolar GESTAR- MATEMTICA SRIES INICIAS FUNDESCOLA/DIPRO/FNDE/MEC

RELATORIO DA EXPERINCIA

O projeto Brincando de matemtica apresenta como ideia central o conhecimento matemtico e descobertas cientficas; tendo o ldico, que to presente na vida da criana como principal ferramenta. Atravs de aulas prticas e interessantes fazendo com que a aprendizagem e as descobertas sejam consequncias das atividades desenvolvidas na infncia, para que o aluno possa se sentir motivado e desafiado a construir seu conhecimento de maneira prazerosa. Dessa forma, os contedos aplicados, em vez, de enfadonhos tornam-se dinmicos, pois fazem parte de seu cotidiano. Entendendo que a metodologia a mola propulsora para que haja aprendizagem satisfatria, as aulas precisam ter sabor, precisam despertar a curiosidade e ter significado para o educando, sendo assim, este projeto visa dinamizar as aulas tornando-as prticas. Durante a execuo do referido projeto utilizou-se recursos materiais concretos tais como: bacos, quadro valor de lugar, tangram, bloco lgico, fita mtrica, balana, disco das fraes, recipientes de medies, geoplanos, computadores, material dourado, palitos de picol, embalagens de produtos, jogos (fabricados pelos alunos), e outros materiais reciclados. As atividades eram sempre realizadas em equipes, o que favorecia a troca de conhecimento e a interao da turma. Os contedos trabalhados foram desenvolvidos de forma criativa utilizando os materiais acima citados. Desta forma, foram trabalhados os contedos: Ordens e classes; Nmero decimal; rea e permetro; Slidos geomtricos; Adio, multiplicao e subtrao; Medidas de tempo, massa, comprimento e capacidade; Fraes equivalentes, prpria e imprpria, ideia de frao e frao de um nmero; Tabuada de multiplicao; Formas geomtricas planas e espaciais; Planificaes dos slidos geomtricos; Vrtices, arestas e face.

Durante as aulas de artes foram confeccionados jogos e cartazes, todos com base nos contedos acima citados. Nas oficinas, que aconteceram em sala, todas as equipes jogavam todos os jogos. Resolviam os desafios matemticos propostos e confeccionavam murais de forma coletiva. Utilizou-se tambm, semanalmente, jogos de matemtica online, no laboratrio de informtica, para conhecimento de fraes;

onde as equipes jogavam, e aps, em sala, construam tabelas e faziam a contagem dos pontos obtidos. Durante e aps a execuo do projeto, observou-se notvel desenvolvimento dos alunos na aprendizagem dos contedos, como tambm, no interesse pelas aulas. Em cada atividade proposta, os mesmos, eram desafiados e estimulados a estimar, calcular, desenvolver estratgias, respeitar regras, desenvolver raciocnio lgico e trabalharem em equipe. Atravs dos jogos as aulas se tornaram prticas alm de vivenciarem suas experincias e se apropriarem do conhecimento no apenas como um contedo, mas como parte integrante de seu dia a dia. Isto possibilitou um avano considervel na aprendizagem da turma e consequentemente na elevao dos ndices do SAERO (Sistema de Avaliao do Estado de Rondnia), bem como, a melhoria na rea comportamental dos alunos, que aprenderam com os jogos, a obedecerem e a respeitarem regras; respeitarem a vez do outro, com o intuito de se expressar e participar. Notou-se tambm, como fato positivo, o envolvimento interativo dos pais que brincavam com seus filhos e assistiam aulas ministrada pelos alunos na Oficina de Matemtica, onde os mesmos compartilhavam com a comunidade escolar, professores e visitantes o que haviam aprendido que resultaram em um crescimento satisfatrio nas notas e aproveitamento bimestrais. Diante do exposto, percebeu-se que o objetivo proposto foi alcanado, superando, at mesmo, as expectativas. Dessa forma, entende-se que a escola cumpriu sua meta que promover um ensino qualificado; com metodologia adequada que favorece a interao e a participao dos alunos, como neste projeto, que teve a participao de 100% da turma.

ANEXOS

CONTEDO: ORDENS E CLASSES JOGO NUNCA DEZ COM MATERIAL DOURADO

CONTEDO: MEDIDA DE MASSA TRABALHANDO COM EMBALAGENS CONFECCIONANDO MURAL

Contedo: Frao - Jogo Enigma das Fraes Aula no laboratrio de informtica

Contedo: ordens e classes/ Nmero decimal Confeco de baco com sucata

Contedo: Slidos Geomtricos Aula Prtica com Bloco lgico

Contedo: Polgonos Aula prtica com uso do geoplano

NOSSA OFICINA DO FECHAMENTO DO PROJETO, ONDE

TODOS ESTAVAM

TRILHA DA TABUADA

OS PAIS BRINCANDO E APRENDENDO COM OS FILHOS

TRABALHANDO MEDIDAS DE MASSA, COMPRIMENTO E CAPACIDADE

TRABALHANDO TANGRAM

POLGONOS NO GEOPLANO

ADIO E SUBTRAO COM CARTAS DE BARALHO

JOGO DAS DEZENAS COM MATERIAL DOURADO

AGRADECEMOS A DEUS E A TODOS QUE NOS AJUDARAM A REALIZAR ESTE PROJETO: GESTORES, PAIS, FUNCIONRIOS, AMIGOS DA ESCOLA E PRINCIPALMENTE NOSSOS QUERIDOS ALUNOS QUE SE DEDICARAM INTENSAMENTE. AMO VOCS! PROFESSORA AMANDA SOUZA

Вам также может понравиться