Вы находитесь на странице: 1из 10

Curso de fisioterapia Disciplina: Estudos scio-antropolgicos ESTRUTURA DA PESSOA HUMANA

Torna-se menos raro nos deparamos com comportamentos de pessoas que dista muito de um ser humano pleno, no permitindo uma maturao pessoal. Mas, onde poderamos identificar a fragilidade deste fato cada vez mais comum? A meu ver existe uma grande carncia de formao antropolgica que nos deixe ntidos a diferena do que de fato ser pessoa humana e ser animal. Para podermos fazer esta reconstruo devemos analisar a estrutura constitutiva do ser humano, que diferente de tudo o que existe. O que de fato ser humano? Hoje se tornou uma pergunta sufocada, latente. O ser humano enquanto constituio ao nvel antropolgico filosfico possui uma trplice estrutura corpo-almaespirito e sua auto realizao consiste na harmonizao destes trs elementos, por isso devemos resgatar conceitos deixados no esquecimento sobre o que de fato o homem e qual sua estrutura fundacional. Para que o processo de formao tenha em mente aonde se quer chegar, a plenificao da pessoa humana.
O pleno desenvolvimento da pessoa humana significa o desenvolvimento em todas as suas dimenses, no apenas do aspecto cognitivo ou da mera instruo, mas do ser humano de 1 forma integral.

O CORPO. Como parte integrante da estrutura trplice o corpo de fundamental importncia para a existncia da pessoa humana; preciso que haja uma metania, uma mudana de mentalidade, em relao significao do corpo, eu no tenho corpo, mas eu sou meu corpo tudo que se passa com essa estrutura sentido pelo ser vivente, por isso no pode ser descartado como mero objeto e deve fazer parte do conjunto formativo para um bom desempenho psicofsico da pessoa.

IDEM. PG. 105

A realizao interpessoal se d por meio do corpo, a meteria por sua vez revestida de humanidade e o que possibilita expressar-se, ter uma relao com o mundo exterior. Quando um sujeito encontra espao para mostrar suas potencialidades motoras e ou artsticas, aqui adentra uma infinidade de possibilidades, no simplesmente uma ao isolada de um conjunto de musculatura que se movimenta, um ser humano que expressa seu sentimento atravs do seu corpo. H uma profunda unidade entre o corpo e a parte interior, de fcil observao tambm a multiplicidade de patologias detectadas como reaes psicossomticas que nada mais so que mazelas corpreas iniciadas pelo interior da pessoa, interior entenda-se parte psquica.
A categoria da corporalidade passa a ser, assim, o primeiro momento do movimento dialtico que leva adiante o discurso da antropologia filosfica. Nele a realidade do corpo enquanto humano afirmada como constitutiva da essncia do homem, isto , como afirmvel do seu ser, de modo a que possa estabelecer uma correspondncia conceptual entre ser-homem e 2 ser-corpo.

Portanto o corpo representa a transio de um sujeito para o mundo, condio de apropriao do mundo potencializao de transform-lo, garantindo um ponto de vista do mundo, efetivando os rgos do sentido. Eu, atravs do corpo, posso abre-me em direo ao mundo constitudo meu espao minha realizao como ser vivente. A ALMA preciso, pois, observar que
O corpo do homem no simplesmente corpo, massa corporal, corpo animado [...] O homem tem alma e esta se manifesta, no s nos atos vitais, que exerce a semelhana dos animais, mas tambm nesse mundo interior como o centro vivente para onde tudo tende e do 3 qual tudo parte.

A diferenciao homem-animal, que no nega certos paralelismos encontrados se d pela correta compreenso da alma sensitiva e da alma espiritual:
possvel, portanto, detectar na esfera vital dois nveis, um sensvel (sinnlich) e outro espiritual (geistig). Por um lado eles esto conexos de forma tal que a fora espiritual condicionada por aquela sensvel - normalmente, de fato, a vivacidade do esprito desaparece com o cansao do corpo - por outro lado, podemos constatar tambm a independncia dos

Apostila de antropologia filosfica do Prof. Ms.Lauro Motta citando Henrique Cludio Lima Vaz. Pg. 21.

GARCIA, Jacinta Turolo. Edith Stein, e a formao da pessoa humana. Pg. 59.

dois momentos por exemplo, reconheo o valor de uma obra de arte, mas sou incapaz de 4 sentir entusiasmos.

O ser humano vive aqui a liberdade; essa a essncia de sua pessoa, aquilo que os caracteriza como seres intelectivos, capazes e humanos no sentido mais genuno. Dessa maneira, a alma o princpio de unidade do corpo humano. Ela e o corpo no so dois seres distintos; mas princpios distintos do mesmo ser. A alma constitui um espao interior no qual o eu se move livremente 5. Segundo Stein, o interior o lugar onde a alma a possesso de si mesmo tornando o eu consciente e livre para decidir suas aes. Isto quer dizer que, a ao humana tem responsabilidade no seu autor, da a importncia de uma formao integral fazer do ser humano consciente de suas potencialidades, de suas obrigaes como pessoa humana. Para Edith Stein as vivncias dos valores, sejam eles estticos, ticos ou morais, esto intrinsecamente vinculados com a alma, da a necessidade de nos voltarmos a este aspecto anmico vivenciador reconhecemos que a pessoa a partir do mundo de valores em que vive, dos valores aos quais ela est disponvel e que pode criar, atravs dos valores recebidos .6 Contudo, h um pormenor enquanto a atividade do intelecto no procede de si mesmo, das profundidades do eu, na vida do sentimento e da vontade e essas profundidades se despertam a si mesmo. 7 Nosso agir deve ter por princpio o ato de vontade desse contanto com a parte mais profunda do nosso interior, do mais genuno que possumos de ns mesmos, e assim teremos condies para despert-lo, a alma se abre ao mundo dos valores com o que lhe prprio em seu ser consigo 8. na alma9 e a partir dela que o homem encontrar-se- em sua individualidade num carter comunitrio simultaneamente.

4 5
6

BELLO, Angela Ales. A fenomenologia do ser humano. Pg. 154. GARCIA, Jacinta Turolo. Edith Stein, e a formao da pessoa humana. Pg. 59.

Riconosciamo che cosa la persona del mondo di valori in cui vive, da valori verso cui disponibile e che pu creare attraverso i valori ricevuti. STEIN, Edith. Psicologia e scienze dello spirito Contributi per una fondazione filosfica. Pg. 245 7 mentre lattivit dellintelletto non proviene da s, dalle profondit dellio, nella vita del sentiment e della volont queste profondit si risvegliano. IDEM. Pg. 246 8 Lanima si apre al mondo dei valori com tutto cio che le prprio nel suo essere-presso di s. IBIDEM. 9 Quando a alma est totalmente desperta todos os aspectos da personalidade individual muda. Agora a vida flui para o exerccio das foras intelectuais ou de outro modo o exerccio est acentuado por uma individualidade que a expresso da al ma. Ao contrrio, quando a alma se ensimesma, talvez devido a angustia emocional, o comportamento do individuo j no se caracteriza verdadeiramente pela individualidade, embora permaneam alguns sinais externos. A alma em si mesma uma fonte de energia vital e a fora que emana dela fortalece em cada sujeito o desenvolvimento daquelas qualidades que ele estava predisposto a desenvolver. Tambm, a profundidade de nossa sensibilidade aos valores depende da qualidade da alma. Assim, como se transformam as predisposies centrais de cada sujeito em qualidades intelectuais, morais e fsicas algo que depende de como atua a alma, tanto quanto mais profundo da personalidade como nas manifestaes externas de sua vida. A superficialidade e a profundidade so caractersticas dos sujeitos que mostram como so eles e suas almas. (Cuando el alma est totalmente despie rta todos ls aspectos de la personalidad individual cambian. Ahora la vida huye hacia el ejercicio de las fuerzas intelectuales o de otro tipo y dicho ejercicio est acentuado por uma individualidad que es la expresin de esta alma. Por el contrario, cuando el alma se ensimisma, quizs debido a la angustia emocional, el comportamiento del individuo ya no se caracteriza verdaderamente por la individualidad, aunque permanezcan alguns signos externos. El alma es em si misma uma fuente de energia vital y la fuerza que

Para podermos entender em que consiste o ato de vontade devemos, pois levar em considerao sua dinmica enquanto ato em si que a unidade concreta da tomada de posio da vontade e do propsito. Em outras palavras diante de minha vontade uma fez feita uma escolha eu me posiciono positivamente ou negativamente minha vontade aqui manifesta e essa ao posicionante Stein denomina ato livre10 e a efetivao da deciso como ato de vontade. Como vimos anteriormente toda vivncia trs consigo uma exigncia teleolgica enquanto experincia vivencial, uma fez conhecida essa exigncia, percebida, reconhecida, que fundamentar meu querer, quando estes aspectos entram em consonncia com o contedo anmico integrando numa mesma sintonia. O ato de vontade satisfaz a exigncia da vivncia. Levando em considerao que h na alma os critrios balizadores das minhas aes torno-me responsvel pelas minhas tomadas de decises efetivando-as no ato de vontade. O ato voluntrio parte do centro, mas no como uma ocorrncia, mas como um fazer autentico, no qual o centro do eu pulsa espiritualmente movendo-se com o movimento centrifugo.11 Aqui podemos lanar uma questo. E as pessoas que no satisfazem as exigncias balizadoras anmicas? Ora, devemos aqui fazer certa distino, pois a responsabilizao pela ao continuar sendo do indivduo pelo ato em si, e tambm por no ter agido de acordo com os valores que esto encerrados na alma. Outra ponderao devemos fazer: nenhuma ao do indivduo seja boa ou m no afetar em nada o que a alma em si mesma. O movimento de aprofundar minha vivncia, de ter uma vida baseada na anima, far com que eu potencialize minha plenificao como pessoa, contudo, caso esta movimentao no ocorra, ficar de maneira adormecida no meu interior a capacidade da plenificao. Isso nos lana de imediato na auto responsabilizao pelo nosso progresso enquanto pessoas. Stein faz uma concluso lgica m as tudo o que corpo, na medida em que no espelho, que a expresso da alma e do psqu ico, onde a alma no se exprime,[...] no est enraizado em um ncleo e fica fora da unidade da personalidade. 12

mana de ella refuerza em cada sujeto el desarrollo de aquellas cualidades que l estaba predispuesto a desarrollar. Adems, la profundidad de nuestra sensibilidad a los valores depende de de cualidade del alma. Por ello, como se transformen las predisposiciones centrales de cada sujeto em cualidades intelectuales, morales y fsicas es algo que depende de cmo acte el alma, tanto em l ms profundo de la personalidad como em las manifestaciones externas de su vida. La superficialidad y la profundidad son caractersticas de ls sujetos que muestran cmo son ellos y sus almas) MACINTYRE, Alasdair. Edith Stein Un prlogo filosfico, 1913 1922. Pg. 216 10 Cf. STEIN, Edith. Psicologia e scienze dello spirito. Contributi per una fondazione filosfica. Pg. 84. 11 l' atto volontario parte dal centro ma non come un accadimento, bens come un fare autentico, nel quali il centro dell'io "pulsa spiritualmente muovendo da se stesso, con moto centrifugo" STEIN, Edith. Psicologia e scienze dello spirito. Contributi per una fondazione filosfica. Pg. 92 12 Ma tutto cio che corpo, nella misura in cui non specchio, cio espressione dellanima e dello psichico, laddove l anima non si esprime, [...] non radicato in un nucleo e cade al di fuori dellunit della personalit individuale. STEIN, Edith. Psicologia e scienze dello spirito Contributi per una fondazione filosofica. Pg. 247

Edith Stein no ignora as circunstncias13 as quais o indivduo se cerca, contudo as mesmas s influem no sentido de favorecer ou desfavorecer o desenvolvimento, mas no aceita nada de novo, nem perde nada do seu patrimnio.
14

Devemos assim analisar a disposio anmica frente

a esse patrimnio, para tanto, vejamos o que diz Stein a esse respeito:
As disposies originrias so desenvolvidas na qualidade disposicional. Para a alma e para suas qualidades no existe nenhuma diferena entre o ser treinado ou no. Para a pureza, a bondade, e a nobreza no existe circunstancias externas que possam favorecer ocasio para boas ou ms aes e, assim, para estabelecer a qualidade da disposio correspondente. Voc pode adquirir virtudes ou vcios sob a influncia de um exemplo bom ou mau. A 15 pureza interior da alma, todavia, no tocada.

Por certo, a importncia dada por Edith Stein alma16 basilar para toda a construo da tica emptica, tornando-se imprescindvel o conhecimento da forma como se d esse crescimento anmico e de onde vem essa fora vitalizadora.
A alma, para seu crescimento, no necessita de nenhum influxo de fora externa, de fato suas foras so completamente intrnseca e quando se torna madura e irrompe na vida atual em benefcio do desenvolvimento psquico. Se suas foras internas so eliminados do mundo para o qual se abre, como uma capacidade psquica de que subtrada as foras 17 necessrias, mas volta-se para si mesma, chega a ser inativa e como se fosse invisvel.

Eis o resultado do que acontece quando no damos a devida ateno fora anmica, a retrao em diversos nveis do mais agudo, chegando ao ponto de sua aparente inexistncia. Por

As circunstancias externas so as que determinam si o tipo de aprendizagem que se requer para o desenvolvimento das virtudes acessvel para um ou outro individuo, mas tais circunstncias no produzem nenhum efeito na alma, e o que um pode fazer sobre a condio de sua alma muito limitado. (Las circunstancias externas son las que determinan si el tipo de apren dizaje que se requiere para el desarrollo delas virtudes es asequible para uno e outro individuo, pero tales circunstancias no producen ningn efecto em el alma, y lo que uno puede hacer sobre la condicin de su alma es muy limitado.) MACINTYRE, Alasdair. Edith Stein Un prlogo filosfico, 1913 1922. Pg. 216 14 Ma non accetta nulla di nuovo n perde alcunch del suo patrimonio. STEIN, Edith. Psicologia e scienze dello spirito Contributi per una fondazione filosofica. Pg. 249 15 Le disposizioni originarie si sviluppano nelle qualit disposizionali. Per lanima e le sue qualit non siste alcuna differenza tra lessere addestrato oppure no. Per la purezza, la bont e la nobilt non esistono circostanze esterne possono offrire loccasione per azioni buone o cattive e dunque per la costituzione di qualit disposizionali corrispondenti. Si possono acquisire virt oppu re vizi sotto linflusso di un esempio buono oppure cattivo. La purezza interiore dellanima non ne comunque toccata. IDEM. 250 16 Na pessoa, a alma humana carrega em si uma fora para o desenvolvimento numa determinada direo, na direo de uma certa estrutura que a personalidade madura com suas caractersticas claramente definidas. A corporeidade, a psique e o esprito esto submetidas a este processo e a pessoa no pode se tornar qualquer coisa, seno aquilo que de alguma forma j se encontre inscrito em seu ser pessoal. No seu processo de formao, a pessoa no considerada apenas na sua dimenso passiva de acolher aquilo que lhe oferecido exteriormente, nem tem sua atividade reduzida apenas a uma reatividade, mas elabora os materiais que acolhe em si do mundo externo, pode escolher o horizonte cultural do ambiente que a forma e at mesmo agir na direo de mudar este ambiente que para ela formador. Tratando-se da pessoa, as mltiplas foras que agem no seu processo formativo so constitudas daquela interior, referente sua alma intelectiva, e daquelas exteriores, referente ao seu mundo cultural onde acolhe obras e valores criados tambm pela ao construtiva da pessoa mesma. JNIOR, Achilles Gonalves Coelho. A relao pessoa/comunidade na obra de Edith Stein. Pg. 12 17 Lanima per la sua crescita non h bisogno di alcun afflusso di forze esterno, infatti le sue forze sono del tutto intrinseche e quando essa diventa matura e irrompe nella vita attuale ne trae beneficio lo sviluppo psichico. Se le sue forze interiori sono annientate dal mondo verso cui essa si apre, come una capacita psichica alla quale vengono meno le forze necessarie, ma ritorna indietro in se stessa, diventa inattiva e perci invisibile. STEIN, Edith. Psicologia e scienze dello spirito Contributi per una fondazione filosfica. Pg. 253

13

certo, precisamos fazer algumas distines relacionadas alma e a receptividade dos valores pelos indivduos, pois h uma dependncia da energia vital anmica que, como vimos acima, ela em si e no sofre alterao em sua essncia, contudo, as circunstncias externas da vida, neste caso, podem interferir nessa recepo valorizante. Temos assim, outro fator que a formao. A formao deve de todo favorecer a vivncia, no caso a tica, fazendo com que o indivduo possa estabelecer uma unidade integrativa com seu interior, j que no seu ncleo, a alma, tem inerente o contedo de sentido valorativo, despertando no indivduo a receptividade dos valores, fazendo com que sejam estabelecidos diversos nveis de disposies, engendrando diversos nveis de carter.
s diversas disposies do carter correspondem a diferentes condies de profundidade, ordenados relativamente aos graus de valor, dos fatos e das obras. Quanto mais profundo o valor, mais profundo est situado tambm o ponto de partida da vivncia dos valores e os 18 modos de comportamento por eles motivados.

O ESPRITO O esprito sendo constitutivo das categorias antropolgicas revela uma estrutura ontolgica no mais ligada contingncia e ao finito (como o somtico e o psquico). 19 O ser humano transcende sua prpria estrutura material e psquica, uma vez descobridor de sua potencialidade o ser humano est em contnuo vir-a-ser, ele vai alm de sua estrutura material participando da infinitude que constitui o esprito, o ser humano e estar em constante desenvolvimento interior e exterior, uma vez na caverna, ontem na lua, amanh quem poder segur-lo? Apesar de todo esse desenvolvimento no s tecnolgico preciso que a humanidade no perca de vista seu fim ltimo que sua plenificao quanto ser humano no s formado de capacidades intelectivas, mas no menos importante seus sentimentos devem fazer parte desse desenvolvimento. Existe uma articulao entre a sensao possibilitada pela alma e a inteleco que codifica a sensao. Um animal pode sentir prazer, mas jamais saber que sentiu prazer, o Homem sente prazer e sabe que est sentindo prazer, sabe o que o prazer e sabe identificar quando o animal est sentido prazer. S o esprito que possibilita tal compreenso fazendo do ato humano um ato espiritual, que tem por base sua presena no mundo exterior e a presena do mundo interior essa sntese que unifica a estrutura antropolgica do Homem.

Alle diverse disposizioni del carattere corrispondono diverse condizioni di profondit, ordinate relativamente ai gradi del valore, del fatti e delle opere. Pi profondo Il valore, pi in profondit si situano anche Il punto di partenza dei vissuti di valore e i modi di comportamento da essi motivati. STEIN, Edith. Psicologia e scienze dello spirito Contributi per una fondazione filosfica. Pg. 447 19 Cf. MOTTA, Lauro. Apostila de antropologia filosfica Pg. 28.

18

Caracteriza-se a presena do homem segundo o esprito como presena espiritual, ou seja, estruturalmente uma presena reflexiva. Esta reflexividade prpria do esprito e no tem lugar nem no somtico, nem no psquico. A presena espiritual como presena reflexiva 20 confere linguagem sua forma especificamente humana de manifestao

Quanto a esta dimenso espiritual do homem, podemos dizer que o ponto chave na pedagogia steiniana, vejamos, por fazer parte da estrutura humana dimenso espiritual deve sim ser contemplada na formao da pessoa, haja vista que queremos a formao em sua plenitude, ora um conhecimento que levem as pessoas a darem uma resposta satisfatria aquilo que o constitutivo, um ser aberto ao transcendente. preciso que se diga: todo e qualquer conceito terico que no trabalhe esta dimenso espiritual das pessoas falho e limita uma plenificao da pessoa humana. Nossa anlise at este ponto deteve-se numa minuciosa explanao acerca do indivduo como corpo prprio e o outro ou corpo alheio. Aprofundaremos a questo referente constituio do indivduo, pois este no se limita somente s dimenses fsicas e psquicas. Como podemos ver no processo acima descrito a respeito do agir relacionado ao psquico e ao corpo, em diversos momentos este d-se conta de sua corporeidade e abstrai-se de seu fsico. Para Stein, esta capacidade denominada conscincia e ela no natureza, mas esprito. 21 Toda e qualquer atividade perceptiva de cunho espiritual. Anteriormente, analisamos o desenvolvimento das vivncias com suas aparncias e expresses e observamos a existncia de um um processo anmico que se trata de :
Uma penetrao do esprito no mundo fsico, um torna visvel do esprito no corpo prprio , possibilitada pela realidade psquica, que corresponde aos atos como vivncias de um 22 indivduo psicofsico, e que engloba em si a eficcia sobre a natureza fsica.

Esta manifestao do esprito fica mais evidente quando nos aproximamos da vontade. Ela no s determina o objeto querido como aciona meios para conquist-lo. Salienta, alm disso, que se h o desejo, objetivamente, por que o objeto do desejo est fora de si ou no o tem interiormente. O primeiro ponto importante esta percepo da falta e em seguida o eu movimenta o psquico e o fsico para adquiri-la. Este mbito abrange uma infinidade de produes tais como:

20

IDEM. Pg. 32 21 Non natura ma spirito. STEIN, Edith. Il problema Dellempatia. pg. 185 22 Una penetrazione dello spirito nel mondo fsico, un rendersi visibile dello spirito nel corpo proprio reso possibile tramite la realt psichica, che spetta agli atti come vissuti di un individuo psicofisico, e che racchiude in s lefficacia sulla natura fsica IDEM. Pg. 196

cultural, artstico, literrio, musical, tcnica. Enfim tudo o que o homem venha a produzir est relacionado com o esprito. Uma vez apresentado esta existncia espiritual na constituio do indivduo psicofsico, tratemos agora no mais do indivduo como corpo prprio, mas sim como indivduo espiritual, ou melhor, sujeito espiritual. Se nos dermos conta que cada sujeito espiritual tem sua viso particular do mundo temos por certo que, dentre outras caractersticas, est individualidade dos sujeitos espirituais. Estes atos efetivados por sujeitos espirituais, que por sua vez so atos espirituais tem uma particularidade: eles no so s eles, no so estacatos, existe uma continuidade que Stein, denomina como motivao, pois se nos dermos conta de diversas realidades de sentidos, contidos nas vivncias produzidas entre as relaes causais psquicas e as psicofsicas, no esto sob ordenamento da natureza fsica. Vejamos o que Edith Stein tem por motivao: A motivao a legalidade da vida do esprito, o nexo das vivncias dos sujeitos espirituais uma totalidade significativa vivencial [...] E como tal compreensvel.
23

H aqui um ponto que nos deve chamar a

ateno que esta plenitude significativa ou uma plenitude de sentido como identificadora da motivao, pois,
Um sentimento, pedendendo de seu significado, motiva uma expresso, e este significado delimita um mbito de possibilidade de expresses, bem como o sentido de uma parte da proposio delimita as integraes possveis (sejam formais sejam materiais). Isso no significa apenas que: os atos do esprito so subordinados legalidade geral da razo. Desta forma tal como para o pensamento, bem como para a sensao, a vontade e o agir existem leis da razo que encontram sua expresso nas cincias apriorticas: junto a lgica se pe a 24 axiologia, a tica e a prtica.

Com essa afirmao podemos fazer a seguinte considerao: sendo este ser um corpo, mas no s um corpo, ele um corpo prprio e dentro da dinmica do corpo prprio temos vrias caractersticas, dentre elas a apreenso, sendo que esta uma capacidade no mais psicofsica, mas espiritual e este corpo prprio passa a ser sujeito espiritual que, dentre outras, tem por sua caracterstica sua individualidade e sua juno vivencial de sentido motivacional, que por sua vez est sujeita a uma lei racional dotada de compreensibilidade e entre outras vivncias est inclusa a

La motivazione la legalit della vita dello spirito; Il nesso dei vissuti dei Soggeti spirituali una totalit significativa vissuta [...] e come tale comprensibile. STEIN, Edith. Il problema Dellempatia. Pg 202. 24 Un sentimento, a seconda del suo significato, motiva unespressione, e questo significato delimita un ambito di possibilit espressive, cosi come Il senso di una parte della proposizione delimita le integrazioni possibili (sai formali sai materiali). Ci non vuol dire altro che questo: gli atti dello spirito sono subordinati all legalit razionale generale. In tal modo come per Il pensare cos pure per Il sentire, Il volere e lagire esistono leggi della ragione che trovano la loro espressione nelle scienze aprioriche: accanto alla logica si pongono lassiologia, letica e la pratica. IDEM. Pg. 202

23

empatia. Podemos assim concluir que a empatia tem um carter de universalidade na constituio do sujeito espiritual25. No devemos, contudo, dar por solucionado o problema proposto, pois ainda falta analisar de que forma se d a constituio nas vivncias do sentimento deste sujeito espiritual. O sentimento por ser, em sua essncia, sentimento de algo, est sempre em direo a um objeto. Por sua vez para ter o sentimento concretizado precisou-se antes de um dar-se teortico pois Ento todos os sentidos necessitam para sua construo dos atos tericos.
26

Existe um saber que embasa os

sentimentos, sejam eles positivos ou negativos. em posse desse saber que se d o sentimento de alegria, tristeza entre outros quanto mais se tem conhecimento teretico maior a possibilidade de efetiv-lo. , portanto esse saber teortico que constitui a base do sentir e do valoramento. nessa relao que se estabelecer todas as categorias de valores da pessoa, bem como seu externar. Ora, se tomarmos a base do exemplo acima descrito e estes pais, por diversos motivos, no sentirem a alegria que ter um filho, pelo contrrio, tiverem um sentimento de tristeza pelo fato transcorrido, podemos analisar esta relao da seguinte forma afirmada por Stein:
Para cada passo em frente no reino dos valores simultneamente uma conquista no reino da prpria persornalidade. Esta correlao permite uma legalidade racional dos sentimentos, ancorando-as em si e uma deciso neste mbito do que certo ou errado. Que, para a perda de seu patrimnio, sobrecarregado, ou seja, aqueles que so afetados o mais ntimo de seu eu, eles se sentem irracionais e inverte a hierarquia de valores, ou lhe falta em geral, o respeito pela intuio emotiva aos valores superiores e lhes faltam os estratos 27 pessoais correlativos.

A investigao da essncia da empatia levada a cabo por Edith Stein no se limita descrio operada na Segunda Parte de sua tese doutoral, pois, na Terceira Parte, ao tratar da constituio do indivduo psicofsico, e na Quarta Parte, tratando das pessoas espirituais, Edith vai raiz dos atos e identifica um dinamismo emptico como condio de possibilidade de todos eles. No se trata de dizer que todos os atos reduzem-se empatia, mas de constatar um dinamismo de presentificao de carter emptico na raiz deles. Com isso, as consequncias filosficas da investigao steiniana so claras: Edith no cede postura dualista idealismo versus realismo, no d precedncia nem ao sujeito nem ao objeto, e tambm no cede a leituras de tipo empirista ou racionalista; ao contrrio, vai at as ltimas consequncias com a afirmao da intersubjetividade como condio da construo da experincia humana. FILHO, Juvenal Savian. Em torno da empatia segundo Edith Stein: pode-se empatizar a vivncia de algum que est dormindo? Pg. 12. Conferncia de abertura do II Colquio Brasileiro de Estudos Fenomenolgicos em So Joo Del Rei, 18/09/2012. 26 Dunque ogni sentire necessita per la sua costruzione di atti teoretici. STEIN, Edith. Il problema Dellempatia. Pg. 208 27 Per cui ogni passo in avanti nel regno dei valori simultaneamente una conquista nel regno della propria personalit. Questa correlazione rende possibile una legalit razionale dei sentimenti, Il loro ancoraggio nel lIo e una decisione in questo ambito su ci che giusto o abagliato. Chi, per la perdita del suo patrimnio, sopraffatto, vale a dire chi colpito nella parte pi intima del suo Io, costui sente in modo irrazionale e ribalta la gerarchia dei valori, ovvero a lui manca in genere lintuizione emotiva riguardo ai valori superiori e gli mancano gli strati personali correlativi. IDEM. Pg. 208 . O que a mim parece existir uma relao intrnseca entre uma vivncia do eu plenificante e a busca dos valores e isso nos remete diretamente questo tica, como tambm permite-nos fazer uma observao acerca da grande necessidade, como nunca visto antes, de um estudo mais aprofundado sobre o homem, preciso que se diga que urge de nossa parte como pesquisadores, uma ateno para a antropologia filosfica, o que notrio, numa anlise de nossas conjunturas sociais, econmicas, culturais, polticas, ticas e religiosas, a perda da identidade do homem em sua essncia.

25

Um exemplo muito instigante usado pela Stein quando ela utiliza o amor como manifestao de sentimento, pois segundo a autora, o amor que dedico a uma pessoa um valor em si, pois a pessoa amada pelo que , enquanto pessoa, independente de suas aes. Esta capacidade de amar embasada num valor moral me diz que devo amar indistintamente, independente da ao da pessoa. No amar algum por que ela faz coisas boas, devo am-la por ela ser uma pessoa constituda de valor em si mesma28. Em contrapartida, uma vez que sua ao merea certa

punio para uma correo, isto no implica que deixarei de am-la, mas uma permissividade no cabe aqui. Nesta realidade, mesmo aquelas pessoas que no me forem do agrado ou fizerem algo contra minha pessoa, tambm a estas posso am-las, sem que isso seja visto como uma irracionalidade, pois j est em mim alicerado o valor do amor pela pessoa humana.

Este outro aspecto de fundamental importncia na vivncia emptica, haja vista no ser uma assertiva de que o outro agir empaticamente com minha pessoa, da mesma forma nos permite independente de direo religiosa se que atenha fazermos referncia a pericope do NT que segundo Mateus 5, 44 Jesus diz Eu, porm, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que est nos cus;que valor tem amar os amigos isso os pagos tambm o faz amai vossos inimigos e juntareis tesouros no cu .

28

Вам также может понравиться