Вы находитесь на странице: 1из 20

D I S C I P L I N A

Psicologia da Educao

A dinmica dos grupos e o processo grupal


Autora
Vera Lcia do Amaral

aula

10

Governo Federal Presidente da Repblica Luiz Incio Lula da Silva Ministro da Educao Fernando Haddad Secretrio de Educao a Distncia SEED Carlos Eduardo Bielschowsky Universidade Federal do Rio Grande do Norte Reitor Jos Ivonildo do Rgo Vice-Reitora ngela Maria Paiva Cruz Secretria de Educao a Distncia Vera Lcia do Amaral Secretaria de Educao a Distncia- SEDIS Coordenadora da Produo dos Materiais Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco Coordenador de Edio Ary Sergio Braga Olinisky Projeto Grco Ivana Lima Revisores de Estrutura e Linguagem Eugenio Tavares Borges Jnio Gustavo Barbosa Thalyta Mabel Nobre Barbosa Revisora das Normas da ABNT Vernica Pinheiro da Silva
Diviso de Servios Tcnicos

Revisoras de Lngua Portuguesa Janaina Tomaz Capistrano Sandra Cristinne Xavier da Cmara Revisora Tipogrca Nouraide Queiroz Ilustradora Carolina Costa Editorao de Imagens Adauto Harley Carolina Costa Diagramadores Bruno de Souza Melo Dimetrius de Carvalho Ferreira Ivana Lima Johann Jean Evangelista de Melo Adaptao para Mdulo Matemtico Andr Quintiliano Bezerra da Silva Kalinne Rayana Cavalcanti Pereira Thasa Maria Simplcio Lemos Imagens Utilizadas Banco de Imagens Sedis (Secretaria de Educao a Distncia) - UFRN Fotograas - Adauto Harley Stock.XCHG - www.sxc.hu

Catalogao da publicao na Fonte. UFRN/Biblioteca Central Zila Mamede


Amaral, Vera Lcia do. Psicologia da educao / Vera Lcia do Amaral. - Natal, RN: EDUFRN, 2007. 208 p.: il. Contedo: A psicologia e sua importncia para a educao A inteligncia A vida afetiva: emoes e sentimentos Crescimento e desenvolvimento A psicologia da adolescncia A formao da identidade: alteridade e estigma Como se aprende: o papel do crebro Como se aprende: a viso dos tericos da educao Estratgias e estilos de aprendizagem: a aprendizagem no adulto A dinmica dos grupos e o processo grupal A famlia A escola como espao de socializao Sexualidade A questo das drogas Osmeios de comunicao de massa. 1. Psicologia. 2. Psicologia educacional. 3. Didtica. I. Ttulo. ISBN: 978-85-7273-370-0 RN/UF/BCZM 2007/49 CDU 159.9 CDD 150

Copyright 2007 Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste material pode ser utilizada ou reproduzida sem a autorizao expressa da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Apresentao

t agora, discutimos a forma como a Psicologia estuda e descreve o indivduo. Mesmo quando apresentamos e defendemos uma abordagem que trata desse indivduo como um ser scio-histrico, sempre do indivduo que estamos falando. A partir desta aula, vamos comear a discutir um conjunto de temas que analisa o comportamento das pessoas na sua vida em grupos. Iniciaremos, ento, conceituando os grupos sociais, como eles se constituem e qual a sua dinmica.

Objetivos
1 2 3 4 5
Conhecer os conceitos de instituio, de organizao e de grupo.

Distinguir os tipos de grupos.

Distinguir os fenmenos que ocorrem na dinmica de um grupo.

Conhecer os grupos operativos.

Conhecer algumas tcnicas de trabalho em grupo para uso em sala de aula.

Aula 10

Psicologia da Educao

Os estudos iniciais

assamos a maior parte das nossas vidas convivendo em grupos. Seja a nossa famlia, seja o grupo de amigos, seja a turma do trabalho, estamos sempre compartilhando nosso cotidiano com outras pessoas. J em 1919, um estudioso chamado Trotter (1919-1953) denia o instinto gregrio como um dos quatro instintos bsicos do homem, sendo os outros: o instinto de autopreservao, o instinto de nutrio e o instinto sexual. O instinto gregrio seria aquele que nos faria procurar sempre viver em grupos, como uma forma conforme explicao darwiniana de tornarmo-nos mais resistentes seleo natural. Para a Psicologia, o estudo dos grupos um dos seus temas fundamentais, ao ponto de existir um ramo chamado Psicologia Social. A preocupao da Psicologia com o estudo dos grupos comea com os estudos da chamada Psicologia das Massas, que tentava compreender fenmenos coletivos. Na verdade, o incio dessas preocupaes ocorreu quando os psiclogos, ao se debruarem sobre a Revoluo Francesa, se perguntavam como era possvel uma multido de pessoas ser levada por um lder a comportamentos que muitas vezes colocavam em risco as suas prprias vidas. E assim buscavam saber que fenmeno era aquele capaz de possibilitar a um enorme grupo agir com tamanha coeso.

Figura 1 A tomada da Bastilha, marco da Revoluo Francesa

A referncia clssica para essa discusso o francs Gustave Le Bon (1841-1931), que publicou em 1895 um livro chamado Psicologia das Massas, o qual reeditado at os dias atuais. Para Le Bom, havia uma ruptura profunda entre o fenmeno individual e o fenmeno coletivo, ao ponto de se poder falar de uma psicologia das multides e de uma psicologia do indivduo. A multido apresentada como uma espcie de ser unitrio provido de caractersticas psicolgicas prprias, de modo que os indivduos que a compem perdem suas caractersticas pessoais, sua autonomia, e passam a agir como uma espcie de psiquismo coletivo, muitas vezes, com comportamentos que o sujeito, quando fora da multido, jamais teria. H, pois, a perda da individualidade e a formao de um novo todo, que no a soma das partes. Para Le Bom, isso se daria por trs fatores: o sentimento de poder, o contgio mental e a sugestibilidade.
 Aula 10 Psicologia da Educao

Figura 2 As manifestaes nazistas: objeto de estudo da Psicologia das Massas

Freud tambm preocupou-se em estudar a questo dos grupos a partir das idias de Le Bon. Em seu livro A Psicologia das Massas e a anlise do Eu (1973), ele prope que as massas tambm no podem ser pensadas como tendo uma forma nica. Existiriam, ento, as multides efmeras e as mais duradouras; as homogneas, formadas por indivduos semelhantes, e as no homogneas; as primitivas e aquelas que possuem um alto grau de organizao, que ele chama massas articiais. Hoje, conhecemos esses grupamentos organizados e estruturados como instituies, como veremos a seguir. Para Freud, no haveria uma mente grupal ou um psiquismo coletivo, como propunha Le Bon. Todos os comportamentos individuais dentro de uma multido poderiam ser compreendidos a partir do psiquismo dos indivduos, na medida em que os processos mentais se articulam desde cedo com a dimenso social da existncia. As vinculaes se dariam em dois eixos: um vertical, no qual os indivduos se ligariam aos lderes, que encarnariam a gura primordial do chefe da tribo; e um eixo horizontal, no qual haveria uma ligao dos membros uns com os outros, de modo que os indivduos imersos em uma multido se sentiriam mais desenvoltos para assumir riscos. Exemplos de atuaes de massas podem ser observados historicamente, como o Nazi-fascismo; mas tambm na vida cotidiana, como as torcidas organizadas em estdios de futebol, ou mesmo protestos radicais, como as manifestaes de quebra-quebra em transportes coletivos.

Aula 10

Psicologia da Educao

Atividade 1
Procure recordar se voc j participou de manifestaes de massa. Se voc no vivenciou manifestaes desse tipo, seguramente, j assistiu a algumma nos jornais de TV ou em lmes. Descreva essa situao a seguir, relatando quais foram os seus sentimentos nesse momento.

sua resposta As instituies, as organizaes e os grupos

R
 Aula 10

etomemos agora a questo inicial: nossa vida cotidiana marcada pela vida em grupo. Para que possamos viver em grupo, so necessrias certas regras, combinaes e acertos. Tomemos como exemplo a rotina do nosso trabalho. Samos de casa em uma determinada hora e vamos a um ponto de nibus. Sabemos que este passar em uma certa hora que nos permitir estar no trabalho na hora precisa. Para que isso acontea, ou seja, para

Psicologia da Educao

que ns tenhamos a tranqilidade de esperar o nibus sabendo que ele vir, foram necessrios alguns acertos e combinaes que, no caso, ocorreram sem que ns precisssemos intervir. Chegando ao trabalho, esperamos encontrar a porta aberta e o espao organizado para que iniciemos nossas tarefas. Sabemos tambm que vamos encontrar os nossos colegas. Todos esses eventos acontecem a partir desses acertos implcitos, dessa regularidade, dessas normas, os quais nos permitem conviver em grupo. A isso chamamos institucionalizao, ou seja, o estabelecimento de regularidades comportamentais que possibilitam o viver coletivo. A institucionalizao comea como um processo em que as pessoas vo, aos poucos, descobrindo qual a melhor forma, a mais rpida, a mais econmica, de desempenhar suas tarefas. Quando essa forma se repete muitas vezes, torna-se um hbito. Com o passar do tempo, com a transferncia desse hbito para as geraes seguintes, comea a haver uma tradio que no exige mais questionamentos e, ento, impe-se por ser uma herana dos antepassados. Depois de muitas geraes, passamos a no nos dar conta do por que continuamos a fazer daquela forma, perdemos a referncia de que a herdamos de nossos antepassados. Nesse momento, dizemos que a regra social foi institucionalizada. A instituio , pois, um valor ou regra social reproduzida no cotidiano com estatuto de verdade, que serve como guia bsico de comportamento e padro tico para as pessoas em geral [...] o que mais se reproduz e o que menos se percebe nas relaes sociais (BOCK, 1999, p. 217). Esse conjunto de regras e valores concretiza-se na sociedade em uma instncia chamada organizao. A organizao pode ser complexa, como as empresas, ou mais simples, como um pequeno estabelecimento, uma entidade no governamental. De todas as maneiras, onde vo se manter e reproduzir as instituies sociais, ou seja, na organizao que vamos dar vida ao conjunto de regras que estabelecemos para a convivncia em grupo. Assim, tanto as instituies quanto as organizaes somente existem em funo de um conjunto de pessoas que reproduzem e, s vezes, reformulam as regras e os valores: o grupo. Os autores denem grupo como sendo uma unidade que se d quando os indivduos interagem entre si e compartilham normas e objetivos.

Figura 3 Os grupos de idosos

Aula 10

Psicologia da Educao

Atividade 2
Vamos tentar fazer a diferenciao entre institucionalizao e organizao. Tome como referncia alguma organizao que voc conhea. Cite essa organizao e liste alguns procedimentos institucionalizados que nela ocorrem.

sua resposta Tipos de grupos

s grupos podem ser classicados como primrios ou secundrios. Os grupos primrios so aqueles constitudos para a satisfao das necessidades bsicas da pessoa e a formao de sua identidade. Caracterizam-se por fortes vnculos afetivos interpessoais e uma hierarquizao de poder. Um exemplo pode ser o grupo familiar. Os grupos secundrios so aqueles constitudos para a satisfao das necessidades sistmicas ou de interesses de grandes grupos e classes. Sua identidade construda pelo papel social que o indivduo desempenha e o poder est centrado na capacidade e na ocupao social dos seus membros. Um exemplo de grupo funcional pode ser o grmio estudantil ou os conselhos de classe de uma escola. Assim, um conceito-sntese de grupo pode ser o proposto por Martn-Bar: uma estrutura de vnculos e relaes entre pessoas que canaliza em cada circunstncia suas necessidades individuais e/ou interesses coletivos (citado por MARTINS, 2003, p. 204).
6

Aula 10

Psicologia da Educao

A dinmica dos grupos

m grupo um todo dinmico. Apesar de ser um conjunto de pessoas, no simplesmente a soma dos participantes, o que signica que qualquer mudana que ocorra em um dos participantes vai interferir no estado do grupo como um todo. E por estarmos sempre mudando que o grupo dinmico. Quando um grupo se estabelece, uma srie de fenmenos passa a atuar sobre as pessoas individualmente e, conseqentemente, sobre o grupo. o chamado processo grupal. Vamos destacar alguns desses fenmenos:

1)coeso signica o resultado da aderncia do indivduo ao grupo, a delidade aos seus


objetivos e a unidade nas suas aes. Todo grupo s consegue sobreviver se mantiver uma atrao entre seus membros, assim, faz-se necessrio uma certa presso entre os membros para que nele permaneam. Um grupo, de acordo com suas caractersticas, pode apresentar uma maior ou menor coeso. Uma maior coeso geralmente obtida quando o grupo observa que as nalidades esto sendo cumpridas e os resultados esto sendo obtidos. Quanto maior a coeso maior a satisfao dos membros e maior a produtividade. Isso pode ser claramente observado em um time de futebol. Quanto mais ele se reveste do sentimento de equipe, melhores so os resultados obtidos. E viceversa: quanto melhores os resultados, mas aumenta a coeso do time.

2)padres grupais so as expectativas de comportamentos partilhados por parte dos


membros do grupo. Esses padres ou normas de comportamento so estabelecidos com a especicao de atitudes ou comportamentos desejveis por parte dos membros. A partir disso, estabelece-se uma scalizao por parte do grupo quanto ao cumprimento dessas normas, aplicando-se sanes aos que no as cumprem. Esses padres muitas vezes no so explicitados, mas espera-se que o indivduo ao ingressar no grupo os perceba. Por exemplo, no necessrio ressaltar para um membro de um grupo de jovens catlico que ele deve comparecer missa, pois isso est implcito.

3)motivaes individuais e objetivos do grupo so os elementos que esto relacionados


com a escolha que cada indivduo faz quando decide participar de um grupo e so importantes para garantir a adeso. Uma pessoa geralmente escolhe participar de um grupo a partir de suas motivaes pessoais, sejam motivaes referentes aos objetivos do grupo, sejam atraes exercidas por membros daquele grupo. importante observar as respostas que o grupo d a essas manifestaes individuais, as quais at podem ser admitidas, desde que no interram nos objetivos centrais do grupo, que sempre prevalecero. Quanto mais o grupo zela pela sua coeso, menos manifestaes individuais sero toleradas. Uma manifestao individual que atente contra os objetivos do grupo sero punidas com a excluso daquele membro.

Aula 10

Psicologia da Educao

4)liderana A habilidade do lder para motivar e inuenciar o grupo produz efeitos na


atmosfera deste. O grupo pode desenvolver-se em um clima democrtico, autoritrio ou relaxado, dependendo da vocao do grupo e de lideranas que viabilizem essa vocao. Assim, por exemplo, um grupo cujos membros acreditam que a melhor forma de organizar as relaes a autoritria, vai necessitar de um lder autoritrio, que, por sua vez, reforar a atmosfera autoritria dentro do grupo. Um dos grandes estudiosos da questo da liderana foi Kurt Lewin (1890-1974). Para ele, os grupos democrticos tinham mais ecincia a longo prazo, enquanto os autoritrios tinham uma ecincia imediata. Como as decises so centralizadas na gura do lder, os membros somente funcionam a partir de sua demanda e so, geralmente, cumpridores de tarefas. J os grupos democrticos exigem maior participao de seus membros, que dividem as responsabilidades com a liderana. Isso torna a realizao dos objetivos mais demorada, entretanto, mais duradoura.

Figura 4 Os grupos de trabalho funcionam com dinmicas prpria.

Atividade 3
Provavelmente, voc faa parte de algum grupo. Se no, converse com algum que esteja vinculado a algum. Analise sua prpria participao, ou a de outra pessoa, e anote a seguir a avaliao que voc fez do grupo com relao aos quatro itens descritos anteriormente.

Aula 10

sua resposta

Psicologia da Educao

Os grupos operativos e a teoria do vnculo de Pichon-Rivire

psiquiatra suo-argentino Pichon Rivire (1907-1977) foi tambm um estudioso dos grupos. Ele desenvolveu uma nova abordagem, que resultou nos chamados grupos operativos. Para ele, o grupo um conjunto restrito de pessoas, que, ligadas por constantes de tempo e espao e articuladas por sua mtua representao interna, propese, explcita ou implicitamente, a uma tarefa, que constitui sua nalidade. No entanto, no basta que haja um objetivo comum ou que tenha como nalidade uma tarefa, preciso que essas pessoas faam parte de uma estrutura dinmica chamada vnculo. Por exemplo, as pessoas que esto em uma sala de espera de um cinema esto reunidas no mesmo espao durante o mesmo tempo, com o mesmo objetivo, mas no se constituem em um grupo. H a necessidade de se vincularem e interagirem na busca de um objetivo comum, por isso, os princpios organizadores do grupo so o vnculo e a tarefa. A teoria do vnculo, portanto, parte do pressuposto de que o homem se revela e se estrutura por meio da ao, ou seja, do desempenho de papis e do estabelecimento de vnculos.

Figura 5 Pichon Rivire

Para Pichon Rivire, vnculo [...] a maneira particular pela qual cada indivduo se relaciona com outro ou outros, criando uma estrutura particular a cada caso e a cada momento (PICHN-RIVIRE, 1998, p. 3). , assim, uma estrutura dinmica, movida por motivaes psicolgicas, que rege todas as relaes humanas. Identicamos se o vnculo foi estabelecido, quando:
n n

somos internalizados pelo outro e a internalizamos tambm. ocorre uma mtua representao interna; indiferena e o esquecimento deixam de existir na relao, passamos a pensar, a falar, a nos referir, a lembrar, a nos identicar, a reetir, a nos interessar, a nos complementar, a nos irritar, a competir, a discordar, a invejar, a admirar, a sonhar com o outro ou com o grupo.
Aula 10 Psicologia da Educao 9

n a

Tarefa, outro princpio organizador de grupo um conceito que diz respeito ao modo pelo qual cada integrante do grupo interage a partir de suas prprias necessidades. Necessidades, que para Pichon-Rivire constituem-se em um plo norteador de conduta: o processo de compartilhar necessidades em torno de objetivos comuns constitui a tarefa grupal. Nesse processo, emergem obstculos de diversas naturezas: diferenas e necessidades pessoais e transferenciais, diferenas de conceitos e marcos referenciais e do conhecimento formal propriamente dito. Num primeiro momento do funcionamento do grupo, h um bloqueio da atividade grupal em funo das fantasias bsicas universais do grupo as quais induzem utilizao de posturas defensivas que dicultam as mudanas de opinio. Nos momentos iniciais, quando o grupo parte para a execuo da tarefa, necessrio que as ansiedades sejam explicitadas e resolvidas para, a partir da, ocorrer a identicao e o estabelecimento do vnculo, congurando-se a relao grupal. Para Pichon Rivire, um grupo opera melhor quando h em seu conjunto de pessoas pertinncia, aliao, centramento na tarefa, empatia, comunicao, cooperao e aprendizagem. A pertinncia pode ser vista como a qualidade da interveno de cada um no grupo; a aliao a intensidade do envolvimento do indivduo no grupo; o centramento na tarefa o eixo principal da cooperao, refere-se ao grau de interao com que um participante mantm o vnculo com o trabalho a ser efetuado, e avalia a disperso e a realizao de esforo til do indivduo; a empatia o modo como o grupo pode ganhar fora para operar cada vez mais signicativamente; a comunicao essencial para que haja entrosamento; a cooperao o modo pelo qual o trabalho ganha qualidade e operatividade; a aprendizagem o resultado do trabalho e deve ser essencialmente colaborativa. A teoria do vnculo aplicada ao contexto do ensino prope a quebra da polaridade professoraluno. Ela introduz um terceiro elemento que deve ser considerado. O sujeito e o outro em interao se do conta de que h um mundo inteiro em cada um, em interao contnua, que atinge tambm o nvel inconsciente, produzindo imagens ilusrias e ansiedades que necessitam de testes de realidade para a sua elaborao. As dvidas so compartilhadas e uma representao comum construda criando condies para a soluo surgir. Por exemplo, quando conheo algum, me vem lembrana outras pessoas que conheci nas mesmas circunstncias. Assim, no encontro entre duas pessoas, sempre h um terceiro, que esse outro que conheci, o qual, mesmo no estando presente sicamente, est na lembrana. E essa lembrana pode ser perturbadora o suciente para gerar na pessoa fantasias e ansiedades com relao a quem ela est encontrando agora. Posso imaginar que aquele tipo de olhar que vejo em quem encontro agora, me recordando o olhar daquele outro, um olhar de hostilidade e, com isso, co ansioso. Mas, imediatamente depois me dou conta de que essa pessoa de agora no a mesma que conheci, ou seja, executo testes de realidade no tendo por que ter ansiedade. Se compartilho esses meus sentimentos com o outro e ele, por sua vez, compartilha comigo as suas ansiedades, criamos uma representao comum que estimula o vnculo. Na aprendizagem centrada no estudante, os conceitos de papel e vnculo se entrecruzam e por isso importante abordar tanto a estrutura do vnculo como os diversos papis, os quais
10 Aula 10 Psicologia da Educao

professor e aprendizes se atribuem. O papel decisivo na situao do vnculo, transitrio e possui uma funo determinada, que pode aparecer de forma especca e particular em uma determinada situao e em cada pessoa. Observando-se como opera um grupo ao resolver uma determinada tarefa de aprendizagem, possvel compreender que se trata de um grupo operativo centrado na tarefa de dominar o problema e dar a ele uma soluo.

Tcnicas de trabalho em grupo

ompreender o funcionamento de um grupo tambm pode ser importante para a realizao de dinmicas em sala de aula. Certas tcnicas, tambm chamadas de dinmicas de grupo, so muitas vezes utilizadas para possibilitar a organizao e a criatividade na produo do conhecimento. Elas podem gerar um processo de aprendizagem mais coletivo e mais rico. Inmeras so essas tcnicas e vrios so os manuais (so alguns deles: Facilitando o trabalho com grupos, de Eliane Poranga Costa (Editora Wak, 2003); Intervenes grupais na Educao, organizado por Stela Regina de Souza Fava (Editora gora, 2005); Exerccios prticos de dinmica de grupo, de Silvio Jos Fritzen (Editora Vozes, 2001)) que as descrevem, no entanto, sempre que o professor optar por uma deve considerar alguns elementos, os quais descreveremos a seguir.

1) Objetivos o  professor deve ter clareza sobre o que quer com a tcnica e deve pens-la
respeitando esses objetivos.

2) Ambiente o  espao onde se desenvolver a tcnica deve ser adequado e pensado de


modo a no inibir os participantes. Algumas tcnicas podem ser percebidas como constrangedoras, por isso devem ser pensadas para serem executadas em ambientes fechados, por exemplo.

3) Durao as tcnicas devem ser pensadas com tempo determinado para seu incio e m. 4) Nmero de participantes e  star atento a quantas pessoas participaro fundamental
para pensar a tcnica mais adequada e para providenciar os materiais necessrios.

5) Materiais os recursos necessrios ao desenvolvimento da tcnica podem ser os mais


variados, desde o papel, lpis, tinta, som, at equipamentos mais complexos, como projetores multimdia, lmadoras, iluminao etc.

6) Perguntas e concluses o  momento da sntese do que foi produzido permite resgatar a


experincia e os sentimentos de cada um, bem como chegar a concluses sobre o tema discutido.
Aula 10 Psicologia da Educao 11

As tcnicas de grupo podem servir para desinibir e diminuir a tenso da turma, para apresentao dos participantes, para integrao do grupo, para capacitao e comunicao. A quantidade de tcnicas j descritas muito grande e vrios so os manuais que as descrevem. A seguir, vamos apresentar exemplos de algumas tcnicas.

1) Tcnica do mtodo cientco a) Apresentao do tema em uma palavra. b) Diviso do quadro em partes iguais, com perguntas do tipo:
n n n

o que queremos saber? o que pensamos? o que conclumos?

c) Apresentao

e xao, no quadro de giz, das questes chaves j preparadas anteriormente sobre o que queremos saber.

d) Oralmente, os participantes vo respondendo segunda questo (o que pensamos?)


e o professor as anota sinteticamente no quadro.

e) Faz-se a leitura de textos para comparar com as respostas dadas. f) Oralmente, os participantes vo respondendo terceira questo (o que conclumos?)
e o professor anota as concluses no quadro de forma sinttica.

g) Cada participante dever registrar as concluses nais e guard-las consigo para


posteriores consultas.

2) Painel de Trs a) Dividir o grupo em trs subgrupos: apresentador, opositor e assemblia. b) O grupo apresentador expe o tema, sem ser interrompido. c) O grupo opositor anota aquilo com que no concorda e aquilo com que concorda, e,
aps o apresentador, expe suas anotaes.

d) A assemblia, que tudo ouviu e anotou, apresenta seu depoimento. e) O professor conclui. Os textos nais devem, ento, ser axados no quadro.

12

Aula 10

Psicologia da Educao

3) Brainstorm ou tempestade cerebral a) Prope-se um tema para discusso. b) Solicita-se aos participantes que exponham todas as idias, mesmo as aparentemente
mais descabidas e absurdas, sobre o tema. As idias devem ser expostas rapidamente, sem nenhuma censura.

c) O professor vai registrando no quadro todas as idias que foram apresentadas, sem
nenhum juzo crtico, e estimula sugestes de outras novas ou associados com alguma j apresentada, at que a turma sinta que no h mais nada a ser falado.

d) O professor convida a turma para fazer a seleo, a eliminao ou o aperfeioamento


das idias at que se chegue a um conjunto de idias adequado ao tema proposto. Essas so, como dissemos, apenas alguns exemplos de tcnicas de grupo. Voc pode e deve criar a sua de acordo com as necessidades de sua aula. Vamos experimentar?

Atividade 4
Vamos imaginar que voc est com diculdades de fazer sua turma avanar de um conceito do senso comum para o conceito cientco. Somente sua explicao em sala de aula no est sendo suciente. Nesse caso, que tipo de tcnica de grupo voc poderia propor turma? Explique-a a seguir.

sua resposta
Aula 10 Psicologia da Educao 13

Resumo
Nesta aula, discutimos como surge a preocupao da Psicologia com o estudo de manifestaes coletivas, resultando no que se conhece hoje como Psicologia Social. Vimos os conceitos de instituio, de organizao e de grupo; e analisamos a dinmica envolvida nesse ltimo. Destacamos a teoria do vnculo e os grupos operativos e, por m, apresentamos algumas tcnicas das chamadas dinmicas de grupo.

Auto-avaliao
1 2 3 4 5
Analise uma escola como uma organizao e destaque o que voc pode observar de comportamentos institucionalizados que nela ocorrem.

Identique e descreva grupos que podem ocorrer em uma escola.

Descreva os fenmenos que ocorrem na dinmica de um grupo.

O que a teoria do vnculo?

O que caracteriza o grupo operativo?

Referncias
BOCK, A. M. B. Psicologias: uma introduo ao estudo de Psicologia. So Paulo: Saraiva, 1999. FREUD, S. Psicologia de ls masas y analisis del yo. Madrid: Editorial Biblioteca Nueva, 1973. Tomo III. (Obras completas). LANE, S. T. O processo grupal. In: LANE, S. T.; CODO, W. (Orgs.). Psicologia social: o homem em movimento. So Paulo: Brasiliense, 1984. p. 18-98.

14

Aula 10

Psicologia da Educao

LEWIN, K. Problemas de dinmica de grupo. So Paulo: Cultrix, 1978. MARTINS, Sueli Terezinha Ferreira. Processo grupal e a questo do poder em Martn-Bar. Psicol. Soc., Porto Alegre, v.15n.1,jan./jun.2003. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822003000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 02 ago. 2007. PICHN-RIVIRE, Enrique. Teoria do vnculo. So Paulo: Martins Fontes, 1998.

Aula 10

Psicologia da Educao

15

Anotaes

16

Aula 10

Psicologia da Educao

Вам также может понравиться