Вы находитесь на странице: 1из 7

O SERVIO SOCIAL NA SOCIEDADE CAPITALISTA: O DEBATE ENTRE AS PERSPECTIVAS CONSERVADORA E HISTRICOCRTICA

VALRIA COELHO DE OMENA*

INTRODUO O que o Servio Social, como surgiu, a quem serve, porque surgiu, que foras concorreram no seu surgimento, qual a funo concreta do Servio Social, e por ter surgido no seio da Igreja Catlica, com as protoformas neotomistas, no poderamos considerar que a profisso a caridade profissional? Estas perguntas freqentemente aparecem no s no meio acadmico como tambm nos diversos campos de atuao profissional. Carlos Montao (1998) em seus estudos sobre a natureza do Servio Social apresenta duas teses claramente opostas sobre a natureza profissional: Perspectiva Endgena e Perspectiva Histrico-crtica. Neste texto, a parti da reflexo de diversos autores, pretendemos neste texto identificar o papel e a natureza do Servio Social, tomando como base as duas perspectivas, levantadas por Montao, sobre a institucionalizao e legitimao da profisso no Brasil. DESENVOLVIMENTO PERSPECTIVA ENDGENA Na Perspectiva Endgena ou Conservadora a origem do Servio Social est relacionada evoluo, organizao e profissionalizao da caridade e da filantropia, das damas de caridade (moas de famlia rica) emergentes na Igreja catlica, atravs do humanismo cristo,
Neotomismo. enfocando, sobretudo, questes de natureza moral e orientao conservadora baseada no

Dentre seus principais defensores podemos destacar: Herman Kruse, Ezequiel

Ander-Egg, Natalio Kisnerman, Boris Alxis Lima, Ana Augusta de Almeida, Balbina Otooni Vieira, Jos Lucena Dantas.

___________________________________________________________________________ *Graduada em Servio Social pela Universidade Federal de Alagoas; Especialista em Servio Social em Oncologia pelo Instituto de Cncer/RJ e Mestranda em Servio Social pela UFAL.

Os autores que defendem essa tese apiam-se na idia de evoluo das primeiras formas de ajuda, desde a Antigidade at a cientificidade da filantropia que d origem ao Servio Social. Esses autores colocam em evidncia a histria do Servio Social, num evoluir nem sempre tranqilo tendo mantido inalterado o objetivo da coeso social no qual seus conhecimentos e experincias esto a servio dos indivduos, dos grupos, das comunidades e da sociedade cujo objetivo final a modelao do comportamento humano. Neste contexto a ao profissional est atrelada resoluo dos conflitos individuais ou coletivos dos trabalhadores, com um propsito de assegurar as relaes de solidariedade que constituem a sociedade. Sendo assim a ao profissional est integrada a um conjunto de polticas e instituies dedicadas promoo da coeso social e na manuteno da realidade dominante. Vieira (1977, p. 13-14) concebe o Servio Social como ajuda ou auxilio aos outros, independente das manifestaes sociais, sem levar em conta, portanto, as manifestaes dos trabalhadores, muito menos a relao capital/trabalho. Segundo a autora os dois fatores que contriburam para a evoluo da ajuda e consequentemente da legitimao do Servio Social foram: a industrializao, que ela chamou de fatores imediatos (sociais, econmicos e polticos) e os fatores tcnicos, com a introduo da Cincia. Vieira conceitua Servio Social como um servio prestado sociedade e o Trabalho Social Social Work a atividade realizada em beneficio da sociedade (1977, p. 58). Segundo a autora, com a influncia do Servio Social norte-americano e europeu, o conceito de Assistncia Social evoluiu da assistncia paliativa e curativa, passando a assistncia mtua aos programas de bem-estar, a assistncia individualizada e coletiva (comunidade) at a atuao profissional junto ao Estado que assume a responsabilidade da cura ou preveno de determinados males sociais, solues de problemas e ao comunitria com planos de bem-estar, sade, educao e desenvolvimento (1977, p. 62) PERSPECTIVA HISTRICO-CRTICA A perspectiva histrico-crtica enfoca o trabalho e o modo de produo capitalista, como o bero da profisso, a profisso entendida como subproduto da sntese dos projetos poltico-econmicos, e est situada na sociedade capitalista como um elemento que participa da reproduo das relaes de classe e da contradio nelas existente. Dentre ___________________________________________________________________________ *Graduada em Servio Social pela Universidade Federal de Alagoas; Especialista em Servio Social em Oncologia pelo Instituto de Cncer/RJ e Mestranda em Servio Social pela UFAL.

seus principais defensores destacamos: Jos Paulo Netto e Marilda Vilela Iamamoto, Vicente de Paula Faleiros, Maria Lucia Martinelli, Manuel Manrique Castro, entre outros. Segundo Netto, o surgimento do Servio Social como profisso, est vinculado emergncia da questo social, esta conceituada por Netto como o conjunto de problemas polticos, sociais e econmicos que reclamados pela classe operria no curso da consolidao do capitalismo; portanto a questo social est atrelada aos conflitos da relao capital/trabalho (Netto, 1992, p.13). Segundo o autor, sem esse entendimento histrico-social contextualizado, a gnese do Servio Social, enquanto profisso pode ser falsamente identificada como resultado do status scio-ocupacional das condutas filantrpicas e assistencialistas que convencionalmente se consideram as suas protoformas (Netto, 1992, p.14) Entretanto Netto ressalta que a gnese do Servio Social no se esgota apenas com a emergncia da questo social se tomada abstratamente, mas especificamente ao momento histrico do capitalismo: a idade do monoplio, as conexes genticas do Servio Social profissional no se entretecem com a questo social, mas com suas peculiaridades no mbito da sociedade burguesa fundada na organizao monoplica (Netto, 1992, p.14). Conforme esse autor:
O processo pelo qual a ordem monoplica instaura o espao determinado que, na diviso (e tcnica) do trabalho a ela pertinente, propicia a profissionalizao do Servio Social tem sua base nas modalidades atravs das quais o Estado burgus se enfrenta com a questo social, tipificadas nas polticas sociais (1992, p. 70).

No Brasil, segundo Iamamoto, o Servio Social surge no incio da dcada de 1930 atravs do movimento de reao catlica, e respaldado em uma vasta rede de organizaes difusoras de um projeto de recristalizao da ordem burguesa, sob o imperativo tico do comunitarismo cristo, exorcizando essa ordem de seu contedo liberal. (IAMAMOTO, 2004, p. 18). Observa-se que o Servio Social surge como uma tentativa de recuperar reas de influncias e privilgios que a Igreja havia perdido, em face crescente secularizao da sociedade e das tenses presentes em suas relaes com o Estado e tambm pela sua legitimao jurdica dentro do aparato estatal. Com as mobilizaes e reivindicaes da classe trabalhadora nas primeiras duas dcadas do sculo passado, abre-se o debate sobre a questo social em toda sociedade, ___________________________________________________________________________ *Graduada em Servio Social pela Universidade Federal de Alagoas; Especialista em Servio Social em Oncologia pelo Instituto de Cncer/RJ e Mestranda em Servio Social pela UFAL.

o que obriga o Estado, a Igreja e a burguesia a se posicionarem diante dela. Conforme Martinelli (2001, p. 122)
A luta pela vida, pela sobrevivncia, pelo trabalho, pela liberdade, levava o proletariado a avanar em seu processo organizativo, o que era visto com muita apreenso pela burguesia. Unindo-se ao estado e a Igreja, como poderes organizados, a classe dominante procurava conceber estratgias, como fora disciplinadora e desmobilizadora do movimento proletrio

Neste contexto, a Igreja atravs de suas aes em obras assistenciais, implementadas, com o objetivo de solidificar sua penetrao entre os setores operrios, influi na fundao das primeiras escolas de Servio Social no pas, tendo inicialmente a influencia do Servio Social europeu e mais tarde do Servio Social norte-americano com uma base tica filosfica neotomista e princpios oriundos de uma moral religiosa, particularmente da Ao Catlica. Baseados nestes princpios o Servio Social surge da iniciativa de grupos e fraes de classe dominante, que se expressavam atravs da Igreja, como um dos desdobramentos do movimento do apostolado leigo (IAMAMOTO, 2004, p. 19). Outrossim, atravs de um pacto poltico entre a burguesia, o Estado e a Igreja que se unem no intuito de coibir as reivindicaes dos trabalhadores, e que, segundo Martinelli, surge o cenrio histrico para os assistentes sociais como agentes executores da prtica da assistncia social, essa categoria profissional assalariada passa a operacionar, formular e executar as polticas sociais setoriais. O Servio Social tem em sua gnese, marca profunda do capitalismo e do conjunto de variveis: alienao, contradio e antagonismo que buscou afirmar-se historicamente como uma prtica humanitria, sancionada pelo Estado e protegida pela Igreja, como uma mistificada iluso de servir. (Martinelli, 2001:66). Segundo Iamamoto a Igreja em sua preocupao com a questo social se prontifica em compartilhar da ao do Estado no que concerne s famlias atravs de sua ao doutrinaria e organizadora, com o objetivo de livrar o operariado das influncias da vanguarda socialista do movimento operrio e harmonizar as classes em conflitos a partir do comunitarismo cristo (2004, p. 19).
A partir desse suporte analtico e dessa estratgia de ao, a Igreja deixa de se contrapor ao capitalismo, e passa a conceb-lo atravs da terceira via, que combate veementemente o socialismo e substitui o liberalismo pelo comunitarismo cristo (IAMAMOTO, 2004, P. 19).

___________________________________________________________________________ *Graduada em Servio Social pela Universidade Federal de Alagoas; Especialista em Servio Social em Oncologia pelo Instituto de Cncer/RJ e Mestranda em Servio Social pela UFAL.

A autora chama ateno que ao contrrio da idia evolucionista da profisso o Servio Social no pode ser entendido apenas como nova forma de exercer a caridade, mas, sobretudo, como forma de intervir ideologicamente na vida dos trabalhadores, ainda que sua base seja a atividade assistencial; porm seus efeitos so essencialmente polticos: atravs do enquadramento dos trabalhadores nas relaes sociais vigentes, reforando a mutua colaborao entre capital e trabalho (IAMAMOTO, 2004, p. 20). Conforme Iamamoto (2004, p. 20-21) observa-se que diferentemente da caridade tradicional, que se limitava reproduo da pobreza, a profisso prope: Uma ao educativa, preventiva e curativa dos problemas sociais atravs de sua ao junto s famlias trabalhadoras; Diferentemente da assistncia pblica, por desconhecer a singularidade e as particularidades dos indivduos, o Servio Social passa a orientar a individualizao da proteo legal, entendida como assistncia educativa adaptada aos problemas individuais; Uma ao organizativa entre a populao trabalhadora, dentro da militncia catlica, em oposio aos movimentos operrios que no aderiram ao associativismo catlico. Mediante esses elementos a autora enfatiza que o Servio Social emerge como uma atividade com bases mais doutrinarias que cientfica, no bojo de um movimento de cunho reformista-conservador (IAMAMOTO, 2004, p. 21). E mesmo com o processo de secularizao e ampliao do suporte tcnico-cientfico da profisso, com o desenvolvimento das escolas e faculdades de Servio Social, sob influncia das Cincias Sociais no marco do pensamento conservador, do Servio Social americano, no houve ruptura com os paradigmas da profisso, muito pelo contrrio, eles foram reforados e atualizados.
O Servio Social mantm seu carter tcnico-instrumental voltado para uma ao educativa e organizativa entre o proletariado urbano articulado na justificativa dessa ao o discurso humanista, calcado na filosofia aristotlico-tomista, aos princpios da teoria da modernizao presente nas Cincias Sociais. (IAMAMOTO, 2004, p. 21).

Portanto, nesta perspectiva, o Servio Social nasce do antagonismo entre os interesses das classes trabalhadora assalariada e da burguesia, tendo como norteadora as protoformas confessional e laica, que surgem da aliana entre as foras do Estado, Capital e Igreja, garantindo assim no s uma abordagem terica e prtica da profisso, como tambm as estratgias ideolgicas de gesto dos movimentos sociais.

___________________________________________________________________________ *Graduada em Servio Social pela Universidade Federal de Alagoas; Especialista em Servio Social em Oncologia pelo Instituto de Cncer/RJ e Mestranda em Servio Social pela UFAL.

Conforme Castro (2000, p. 17), o Servio Social surge como uma resposta particular do Capitalismo nos paises da Amrica Latina, a partir do desenvolvimento das foras produtivas e das lutas de classes pelo controle do poder poltico.

CONCLUSO

Como vimos, a diferena bsica entre as duas perspectivas que na Conservadora a profisso vista a partir dela mesma, na qual o tratamento terico conferido ao Servio Social lhe permite uma autonomia histrica referente s classes, as lutas de classes e a sociedade. Enquanto que na histrico-crtica a profisso entendida como subproduto da sntese dos projetos polticos-econmicos, e est situada na sociedade capitalista como um elemento que participa das relaes de classes e das contradies nelas existente. Assim a partir da reflexo dos diversos autores aqui apresentados, percebese claramente a distino entre as duas perspectivas: endgena e histrico-critica, entretanto isso no significa que estas perspectivas estiveram presentes em momentos distintos na realidade profissional, significa que so concepes divergentes quanto legitimao profissional, um exemplo claro disto que no processo de reconceituao da profisso atores das duas perspectivas estiveram unidos contra o conservadorismo do Servio Social, marcando assim as divergncias de pensamentos no seio da profisso.

___________________________________________________________________________ *Graduada em Servio Social pela Universidade Federal de Alagoas; Especialista em Servio Social em Oncologia pelo Instituto de Cncer/RJ e Mestranda em Servio Social pela UFAL.

BIBLIOGRAFIA

CASTRO, M. M. Histria do Servio Social na Amrica Latina. Traduo de Jos Paulo Netto e Balkys Villalobos. 5 ed. revista. So Paulo: Cortez, 2000. IAMAMOTO, Marilda V. Renovao e Conservadorismo no Servio Social. Ensaios crticos. 7 ed., So Paulo: Cortez, 2004. MONTAO, Carlos E.. La Natureza del Servio Social: um ensayo sobre su gnesis, su especificidad y su reproduccion. So Paulo: Cortez, 1998. MARTINELLI, M. L. Servio Social: identidade e alienao. 7 ed. So Paulo: Cortez, 2001 NETTO, Jos Paulo. Capitalismo Monopolista e Servio Social. 2 ed., So Paulo: Cortez, 1992. VIEIRA, Balbina Ottoni. Histria do Servio Social. Contribuio para a construo de sua teoria. Rio de Janeiro: Agir, 1977.

______________________________________________________________________ _____*Graduada em Servio Social pela Universidade Federal de Alagoas; Especialista em Servio Social em Oncologia pelo Instituto de Cncer/RJ e Mestranda em Servio Social pela UFAL.

Вам также может понравиться