Вы находитесь на странице: 1из 1

O Cliente Sumiu Voc pode ser o culpado

Toda empresa tem aquele cliente que sumiu sem reclamar de nada, no fez mais pedidos, no comprou mais nada, enfim, desapareceu. Esse sumio com certeza tem um porque e se voc no quer perder mais nenhum cliente de grande valia saber essas causas e no errar mais. As formas mais comuns que justificam o sumio do cliente so:

Preo M qualidade do produto (ou era de boa qualidade e por reduo de custo a empresa diminui sua qualidade para manter os lucros) Demorar para passar oramentos ou responder dvidas Atitudes negativas dos atendentes e vendedores ou m qualidade de servio. Prometer e no cumprir Outras causas (mudanas geogrficas, morte, etc.) Concorrente fazendo melhor que voc.

Isso mostra que no ter pessoas preparadas, treinadas e motivadas pode influenciar no caixa da empresa, na participao de mercado e tambm sua credibilidade. Podemos observar que o cliente hoje tem diversas opes para comprar, para pesquisar sobre o que ele quer comprar, portanto, no adianta tentar vender algo ruim para ele ou algo que ele no precisa e v se arrepender de ter comprado depois. Uma outra falha comum em diversas empresas deve-se ao fato delas estarem sempre procurando um novo cliente, deixando os atuais de lado, sem a devida ateno e atendimento, fazendo com que os mesmos procurem seus concorrentes. Portanto, valorize muito os clientes que voc J tem e faa deles os seus maiores divulgadores. Voc sempre tem algo a mais para vender para esses atuais clientes e ele ainda pode virar sua mquina de indicaes pelo marketing boca-a-boca que um dos mais eficientes, fceis e baratos para vender mais! Agora, se voc tratar ele simplesmente como mais um cliente ao invs de trat-lo como uma pessoa especial, ele jamais ser fiel por muito tempo. Cliente gosta de ateno, de segurana ao comprar com sua empresa. Cuide dele como um amigo e no simplesmente como mais um cliente. Quando ele fica insatisfeito com sua empresa ou algo que tenha combinado e no foi cumprido, ele far uma grande corrente negativa sobre sua empresa. Com as redes sociais em alta foi o tempo que dizamos que um cliente insatisfeito falava mal de voc para 10 pessoas. Hoje esse nmero vai muito mais longe. Mais um fator para lhe tirar do comodismo : voc pode ter o melhor produto, melhor preo, as melhores marcas, maiores variedades, mas se no cuidar e tratar bem do seu cliente nenhum dos fatores anteriores vo segur-lo em sua empresa. E o cliente sumir de sua empresa e aparecer em seu concorrente, at porque muitos produtos/servios tm grande semelhana em diversos aspectos e no fica difcil pro cliente buscar outras alternativas para comprar. E lhe garanto que no tem coisa pior do que ver aquele seu bom e velho cliente, que um dia voc falhou no atendimento, entrando na loja do seu concorrente. possvel trazer ele de volta? Dependendo da situao, SIM. Voc ter que fazer de tudo, ter a humildade de assumir seus erros, e partir da, se tiver uma segunda chance, no desperdice. Faa o cliente entender o real valor do seu produto/servio, descontos maiores, presentes, ligue para saber como ele est, seja amigo, parceiro, mostre o quo importante ele para voc e sua empresa.

Вам также может понравиться