Вы находитесь на странице: 1из 21

HISTRIA DA FOTOGRAFIA

Profa. Ms. Dborah Rodrigues Borges

A LUZ
Forma de energia eletromagntica radiante, qual nossos olhos so sensveis;

Viaja em linha reta e a uma velocidade constante; Pode ser refletida, absorvida e transmitida.

Quando a luz refletida por um objeto, se propaga em todas as direes.

O orifcio de uma cmara escura, quando diante desse objeto, deixar passar para o interior alguns desses raios que iro se projetar na parede branca. E como cada ponto iluminado do objeto reflete assim os raios de luz, temos ento uma projeo da sua imagem, s que de forma invertida e de cabea para baixo.

A CMERA ESCURA
O conhecimento do seu princpio tico atribudo, por alguns historiadores, ao chins Mo Tzu, no sculo V a.C.; outros indicam o filsofo grego Aristteles (384-322 a.C.) como o responsvel pelos primeiros comentrios esquemticos da Cmera Obscura, inclusive para observao de eclipses; No sculo XIV j se aconselhava o uso da cmara escura como auxlio ao desenho e pintura.

Grande Cmara Escura em forma de liteira, construda em Roma (1646) por Athanasius Kircher

Cmara Escura em forma de tenda utilizada por Johann Keppler (1620)

Cmara Escura tipo caixo e reflex, usada por cerca de 150 anos, antes do aparecimento da Fotografia.

Alguns, na tentativa de melhorar a qualidade da imagem projetada, diminuam o tamanho do orifcio, mas a imagem escurecia proporcionalmente, tornando-se quase impossvel ao artista identific-la.
Este problema foi resolvido em 1550 pelo fsico milans Girolamo Cardano, que sugeriu o uso de uma lente biconvexa junto ao orifcio, permitindo desse modo aument-lo, para se obter uma imagem clara sem perder a nitidez. Isto foi possvel graas capacidade de refrao do vidro, que tornava convergentes os raios luminosos refletidos pelo objeto. Assim, a lente fazia com que a cada ponto luminoso do objeto correspondesse um pequeno ponto de imagem, formando-se assim, ponto por ponto da luz refletida do objeto, uma imagem puntiforme.
Quanto maior o orifcio mais clara a imagem mas pouca nitidez

Quanto menor o orifcio mais ntida a imagem mas muito escura

A imagem produzida atravs de uma lente bastante ntida devido refrao.

A QUMICA
Em 1604, o cientista italiano ngelo Sala, observa que um certo composto de prata se escurecia quando exposto ao sol. Acreditava-se que o calor era o responsvel. Anos antes, o alquimista Fabrcio tinha feito as mesmas observaes com o cloreto de prata. Em 1727, o professor de anatomia Johann Heirich Schulze, da universidade alem de Altdorf, notou que um vidro que continha cido ntrico, prata e gesso se escurecia quando exposto luz proveniente da janela. Por eliminao, ele demonstrou que os cristais de prata halgena ao receberem luz, e no o calor como se supunha, se transformavam em prata metlica negra. Em 1802, Sir Humphrey Davy publicou no Journal of the Royal Instiution uma descrio do xito de Thomas Wedgewood, na impresso de silhuetas de folhas e vegetais sobre couro. Thomas, filho mais moo de Josiah Wedgwood, o famoso cientista amador e ceramista ingls, estando familiarizado com o processo de Schulze, obteve essas imagens mediante a ao da luz sobre o couro branco impregnado de nitrato de prata. Entretanto, fixar estas imagens, de modo que no escurecessem quando expostas luz, ainda era um problema.

Impresso de silhueta de folha sobre couro. Thomas Wedgewood.

A HELIOGRAFIA DE NIPCE
Primeiras experincias: papel recoberto com cloreto de prata, exposto durante vrias horas numa cmera escura. Resultado: imagens fracas, em negativo, parcialmente fixadas com cido ntrico;
Placa de estanho recoberta com betume da Judeia. Em 1826, aps expr uma dessas placas durante 8 horas numa cmera escura, obtm uma imagem do quintal de sua casa, considerada a primeira fotografia permanente do mundo. Joseph Nicphore Nipce batizou sua descoberta de heliografia, que significa, gravura com a luz solar.

Primeira fotografia de Nipce em 1826, tirada da janela do sto de sua casa de campo em Le Gras em Chalons-sur- Sane, na Frana.

A mesa posta. Joseph Nicephore Nipce.

O DAGUERRETIPO
Nipce conheceu Louis Jacques Mand Daguerre, por meio dos irmos Chevalier (famosos pticos de Paris). Em 1829, os dois firmaram uma sociedade para aperfeioarem a heliografia; Experincias de Daguerre: placas de cobre recobertas com prata polida e sensibilizadas com vapor de iodo, formando uma camada de iodeto de prata, sensvel luz;

Dois anos aps a morte de Nipce, Daguerre desenvolve um processo que permitia revelar uma imagem quase invisvel, utilizando vapor de mercrio; com isto, reduziuse de horas a minutos o tempo necessrio para se produzir uma imagem fotogrfica; o tiossulfato de sdio era utilizado como substncia fixadora;
O processo desenvolvido foi batizado de daguerreotipia; Anunciada oficialmente em 19 de agosto d 1839, a daguerreotipia foi descrita minuciosamente por seu inventor, em troca de uma penso estatal vitalcia;

OUTROS PROCESSOS FOTOGRFICOS


William Henry Fox Talbot: princpio do processo negativo-positivo papel sensibilizado com cloreto de prata ou iodeto de prata, exposto em uma cmera escura e copiado em outro papel sensibilizado, para produzir uma imagem positiva; este processo foi batizado, inicialmente, de calotipia, passando a chamar-se, em seguida, talbotipia; Frederick Scott Archer: coldio mido placa de vidro sensibilizada com sais de prata, fixados por meio de uma mistura de algodo de plvora e ter, chamada coldio; Kodak: Voc aperta o boto, ns fazemos o resto! popularizao da fotografia por meio das cmeras de pequeno formato e dos filmes em rolo.

Caltipo negativo e positivo

Caltipo produzido por Talbot

A porta aberta, do livro The Pencil of Nature"

Fotografia da Guerra da Crimia, feita por Roger Fenton pelo mtodo do Coldio mido

Roger Fenton, com sua carroa fotogrfica

Вам также может понравиться