Вы находитесь на странице: 1из 22

VISES E CONCEPES DO ORIENTE MDIO NOS LIVROS DIDTICOS VISIONS AND CONCEPTS OF THE MIDDLE EAST IN SCHOOL TEXTBOOKS

Jorge Luiz Raposo Braga1 Eduardo Karol 2 Luciano Dalcol Rodrigues Viana 3 Lorena Mendes Vieira 4

Resumo: O artigo objetiva analisar as ideias, vises e representaes espaciais sobre o Oriente Mdio, tendo como objeto de estudo as concepes de Oriente Mdio apresentadas nos materiais didticos de Geografia, e discutir a relevncia da anlise regional, consolidada nesses livros didticos e seus reflexos na formao dos alunos. As concepes sobre o Oriente Mdio estiveram sempre sustentadas nas vises e representaes que muitos autores ocidentais tinham das sociedades locais. Tal conhecimento sistematizado, denominado orientalismo, acabou consolidando as imagens-fora definidoras da realidade regional. Assim, tornou-se importante identificar de que forma essas interpretaes influenciaram a Geografia. Para isso, partimos da anlise de livros didticos com o objetivo de entender como o orientalismo est presente em nossa disciplina. As anlises dos textos revelaram que os contedos expressos nos livros no proporcionam a reflexo sobre as relaes sociais estabelecidas no contexto regional e reafirmam as imagens cartogrficas j consolidadas, definidas e a-histricas.
Professor Assistente do Departamento de Geografia da Faculdade de Formao de Professores da UERJ, Doutorando em Geografia Humana do Programa de Ps-Graduao da UNICAMP. jorgebragar@uol.com.br .
2 1

Professor Assistente do Departamento de Geografia da Faculdade de Formao de Professores da UERJ, Doutorando em Geografia Humana do Programa de Ps-Graduao da USP. eduardokarol@ig.com.br .
3

Graduado em Geografia pela Faculdade de Formao de Professores da UERJ, bolsista do projeto As Transformaes no Mapa do Oriente Mdio. lucianodalcol@yahoo.com.br .
4

Graduada em Geografia pela Faculdade de Formao de Professores da UERJ, bolsista do projeto As Transformaes no Mapa do Oriente Mdio. Lorena.mendesvieira@gmail.com

Plures Humanidades, Ribeiro Preto, v.13 n.1, p.179-200, jan.jun., 2012

179

Vises e concepes do oriente mdio nos livros didticos

Palavras-chave: Oriente Mdio; Ensino de Geografia; Livro Didtico. Abstract: The article aims to analyze ideas, visions and spatial representations about the Middle East in the way they are presented in the Geography textbooks, and to discuss the relevance of regional analysis, taking as the main object the conceptions of Middle East consolidated in those textbooks and the reflex of them in students formation. The conceptions about the Middle East have always been supported by the views and representations that many Western authors had about the local societies. That systematic knowledge, named Orientalism, ended up consolidating the power images that define regional reality. Therefore, it became significantly important to identify the path those representations influenced the science of Geography. In addition, we analyzed Geography school textbooks with the aim to understand how the Orientalism is present in our science. The analysis of the texts revealed that the content of those books do not allow the reflection of the social relations established in a regional context and reaffirm the already consolidated, defined, non-historical cartographical images. Keywords: Middle East; Geography Teaching; Textbook.

A relevncia da temtica regional


Os debates que consolidaram a realidade mundial no fim da Guerra Fria procuravam fortalecer um discurso pautado na homogeneizao das relaes sociais em diferentes escalas; dessa forma, os globalistas desdobraram-se em estratgias para consolidar a tese do fim das anlises espaciais e ressaltar a lgica capitalista em marcha. Dentro dessa perspectiva, o processo global, em seu caminho moderno e modernizador, forjou um elo entre as mltiplas realidades que seriam sucumbidas pela totalidade. Entretanto,
180

Plures Humanidades, Ribeiro Preto, v.13 n.1, p.179-200 jan.jun., 2012

Jorge Luiz Raposo Braga Eduardo Karol Luciano Dalcol Rodrigues Viana Lorena Mendes Vieira

a complexidade do mundo contemporneo abriu um novo horizonte de reflexes no campo das Relaes Internacionais, j que a emergncia das particularidades contrapuseram o processo que tendiam a anul-las. Assim, a regio se recompe como um nvel decisivo de anlise, com formas e contedos em constante mudana, mas isso no significa que a mesma estaria fadada ao desaparecimento como muitos globalistas afirmaram. Segundo Correa (1997, p. 193), a globalizao reconfigura o particular da regio, agora no mais dotada de autonomia, como talvez pudesse ser concebido em relao s velhas regies-paisagens europeias, fica claramente evidenciado. E as mltiplas possibilidades de recortar a superfcie tornam a categoria da particularidade mais relevante. Nesse contexto, percebemos que a temtica regional ganhou uma perspectiva bastante diferenciadora daquela que a consagrou nos livros didticos de Geografia, ou seja, a regio era destituda de todo e qualquer contedo histrico, como se ela fosse imutvel e no se transformasse ao longo do tempo. Essa concepo via a regio com contornos bem definidos cujo processo de formao e de mudanas no aparece. Tais representaes produziram esteretipos das diversas regies mundiais, dentre elas, a do Oriente Mdio. Associada prpria dinmica globalizadora, a regio adquire uma conotao mais ampla e complexa, como afirma Haesbaert (1999, p. 31):
se antes a regio podia ser vista de forma contnua, como unidade espacial no fragmentada, hoje o carter altamente seletivo e muitas vezes pontual da globalizao faz com que tenhamos um mosaico to fragmentado de unidades espaciais que ou a regio muda de escala (focalizada muito mais sobre o nvel local, onde ainda parece dotada de continuidade) ou se dissolve entre reas descontnuas e redes globalmente articuladas.

Nesse contexto, Haesbaert enfatiza a importncia dos processos sociais como norteadores da fragmentao dos espaos, onde as escalas

Plures Humanidades, Ribeiro Preto, v.13 n.1, p.179-200, jan.jun., 2012

181

Vises e concepes do oriente mdio nos livros didticos

local, regional e global so redefinidas diante da reestruturao do capitalismo. Portanto, as diferenas emergem e se contrapem aos processos que procuraram homogeneiz-las. Da a anlise regional que, voltada para as particularidades, pode revelar aspectos da realidade que seriam mais difceis de serem percebidos e analisados se considerados apenas do ponto de vista global (LENCIONI, 1999, p. 192). Portanto, essa complexidade do mundo contemporneo tem implementado desafios constantes aos professores de Geografia quanto abordagem terico-metodolgica de seu objeto de estudo, levando-os a questionar, o que ensinar, como ensinar e para que ensinar, redefinindo suas prticas e a dos alunos, os quais eram vistos meramente como reprodutores das informaes, ou seja, treinados a no pensar sobre o que ensinado e sim, a repetir pura e simplesmente o que ensinado, como se os mesmos no fizessem parte do processo de produo do conhecimento. Dessa forma, tornavam-se refns do que a mdia produzia nos diferentes meios de comunicao ou permaneciam presos aos contedos consolidados nos diversos materiais didticos disponveis no mercado.

Desafios ao ensino de geografia


A globalizao trouxe uma variedade de discusses que envolve o ensino de Geografia Regional, como terrorismo, aquecimento global, movimentos sociais, integrao regional, conflitos tnicos e territoriais, entre outros, popularizando assuntos que, numa primeira leitura, estariam restritos a especialistas ou a homens de Estado. Este um desafio que posto s diferentes disciplinas escolares, e ensinar Geografia implica ir alm do que est ao alcance de nossos olhos, elencar novos mtodos que contribuam na construo do conhecimento geogrfico, procurando despertar na relao professor-aluno uma abordagem mais dinmica, entender que as transformaes espaciais so histricas, fundamentadas em processos de
182

Plures Humanidades, Ribeiro Preto, v.13 n.1, p.179-200 jan.jun., 2012

Jorge Luiz Raposo Braga Eduardo Karol Luciano Dalcol Rodrigues Viana Lorena Mendes Vieira

ocupao de vrias geraes e, portanto, de relaes conflituosas. Assim, percebemos que a temtica regional vem interagindo com o cotidiano das pessoas, (des)construindo imagens cristalizadas sobre diferentes sociedades e suas referncias espaciais. Podemos assinalar os estudos sobre o Oriente Mdio que ocupam sistematicamente o imaginrio da sociedade, exigindo que a Geografia reavalie no s seus mtodos, mas o contedo que ensinado, evitando uma anlise descritiva do que se v hoje no mundo. Dessa forma, rompe-se com uma representao regional parcelada, desconectada do todo, sem vnculo com o processo social responsvel pela organizao do espao e suas relaes institudas, situao que est materializada em muitos livros didticos que apresentam o Oriente Mdio de maneira evasiva, ou seja, uma delimitao regional pronta e acabada, mesmo que haja imprecises, dvidas e incertezas sobre sua extenso territorial, mas, no senso comum, acostumou-se a represent-lo na confluncia entre a frica, a Europa e a sia. A compreenso desses debates importante para a Geografia, por serem os conflitos dessa regio, territoriais. Mas sabemos que, apesar de existir um descompasso entre as diferentes delimitaes da regio, os autores que se debruam sobre o tema consolidaram uma concepo cartogrfica nos livros didticos, fato que propicia uma compreenso esttica da realidade local, apresentando a histria regional como uniforme, subdesenvolvida, extica, temvel no imaginrio dos alunos, desconsiderando, muitas vezes, a dimenso e as relaes socioespaciais institudas, que vo alm das informaes cristalizadas pelo senso comum. A denominao Oriente Mdio ganhou projeo a partir da Segunda Guerra Mundial e como fruto da dominao europeia; popularizou-se na mdia, nos centros de estudos especializados e nas escolas, mas, atravs do tempo, outras designaes foram referenciadas a essa regio, como, por exemplo, Oriente Prximo, Crescente Frtil, sia Menor, entre outras, que

Plures Humanidades, Ribeiro Preto, v.13 n.1, p.179-200, jan.jun., 2012

183

Vises e concepes do oriente mdio nos livros didticos

caram em desuso. Akcelrud (1997) explica a variedade de nomes e dimenses dessa regio atravs dos tempos, fato que denuncia os diferentes interesses e as relaes de fora de cada perodo, como podemos notar na designao de Oriente Prximo, que abrangia os territrios europeus balcnicos que faziam parte do Imprio Otomano, no sculo XVI, indo at onde se estendiam os interesses expansionistas das potncias europeias. A expresso Oriente Mdio foi cunhada no incio do sculo XX sob a influncia militar e se estendia da Arbia at a ndia. Esse perodo coincide com a ascenso do petrleo no planejamento das grandes potncias, propiciando a popularizao dessa expresso, j que os grandes jornais, os diplomatas, toda a estrutura de comunicao e informao do colonialismo difundiram rapidamente a nova designao, afinal aceita e usada at mesmo pelos habitantes da regio (AKCELRUD, 1997, p. 7). Mesmo tendo se consolidado no imaginrio internacional, a impreciso geogrfica persiste, como podemos observar nas palavras de Pompeu (2006, p. 4):
A primeira coisa a observar sobre o Oriente Mdio que essa designao foi e aplicada a conjunto diferentes de regies, gerando dvidas. Hoje em dia, a mdia e os livros didticos costumam chamar de Oriente Mdio as terras banhadas pelo Mediterrneo ao sul e a leste, como a sia Menor (Turquia), Chipre, Egito, Israel, Palestina, Lbano e Sria, mais Jordnia e a Pennsula Arbica todo esse conjunto de pases era antes conhecido como Oriente Prximo -, aos quais se acrescentam o Ir, o Afeganisto e o Iraque.

As preocupaes de Pompeu refletem o quanto polmico o processo de regionalizao que leva os pesquisadores a estabelecerem procedimentos tcnicos para recortarem o territrio, elencando elementos que do visibilidade ao conjunto daquilo que se pretende explicar. Assim,

184

Plures Humanidades, Ribeiro Preto, v.13 n.1, p.179-200 jan.jun., 2012

Jorge Luiz Raposo Braga Eduardo Karol Luciano Dalcol Rodrigues Viana Lorena Mendes Vieira

diferentes formas de representao do mapa do Oriente Mdio podem ser produzidas, no existindo uma concepo de verdade absoluta. Hourani (2006, p. 9/10) refora essa preocupao, ao afirmar que:
(...) Seria possvel argumentar que o tema demasiado grande ou demasiado pequeno: que a histria do Magreb diferente da do Oriente Mdio, ou que as histrias dos pases onde o rabe a lngua principal no pode ser vista isoladamente da de outros pases muulmanos. Mas temos de traar algum limite, e foi a que decidi tra-lo em parte devido aos limites do meu prprio conhecimento.

Esses desafios acabam levando muitos pesquisadores a adotarem critrios que julgam mais convenientes a seus estudos, no se preocupando em esclarecer a problemtica do recorte territorial, partindo do pressuposto que h uma unidade de entendimento do que seja o Oriente Mdio. o que observamos nas referncias apontadas por Challita (1990, p. 13):
Quando se pensa no Oriente Mdio, bom lembrar ter sido naquela parte do mundo que a humanidade iniciou sua marcha rumo civilizao. Foi l que o homem aprendeu a arar, a rezar, a arrepender-se do mal cometido. Foi l que foi erigido o primeiro templo, lavrado o primeiro campo de trigo, celebrado o primeiro casamento, construdo o primeiro lar, promulgado o primeiro cdigo. Mais tarde, foi l que se desenvolveram as grandes civilizaes que constituem, ainda, a base da nossa civilizao. E foi nas montanhas luminosas daquela regio abenoada que Moiss recebeu os Dez Mandamentos, que Jesus pregou seu Sermo da Montanha, que Maom encontrou o anjo Gabriel fundando, assim, sucessivamente, as trs grandes religies do mundo.

Este autor preocupa-se primeiro em delimitar a regio e depois descrev-la, ressaltando que, para conhecer uma regio, temos que conhePlures Humanidades, Ribeiro Preto, v.13 n.1, p.179-200, jan.jun., 2012 185

Vises e concepes do oriente mdio nos livros didticos

cer, primeiro, seu aspecto fsico (1990, p. 15). Essa afirmao nos reporta a alguns materiais didticos de apoio que partem da concepo fragmentada do ensino de Geografia, isto , as famosas gavetas que abordavam o conhecimento geogrfico de forma esttica e desconectada. Challita, ainda, referencia o Oriente Mdio como uma zona estratgica do petrleo, pois, basta observar um mapa-mundi para constatar a base dessa importncia. Situado entre a frica, a sia e a Europa, o Oriente Mdio tem limites aproximadamente iguais com cada uma delas, e tem os nicos pontos de contato que ligam esses trs continentes (p. 19). Tais informaes no so esclarecedoras quanto complexidade das relaes ali estabelecidas. Demant (2004, p. 14) tambm chama a ateno para grande confuso terminolgica que cerca essa temtica regional, tornando impreciso o entendimento das realidades locais.
Na verdade, se a palavra rabe refere-se a um povo especfico, Oriente Mdio diz respeito a uma regio geogrfica em particular, e isl, a uma religio. (...) Ainda hoje h forte sobreposio dessas definies: afinal, raciocina-se, os rabes moram no Oriente Mdio e so majoritariamente muulmanos. Entretanto, existem no Oriente Mdio importantes naes muulmanas de povos no-rabes, como os turcos e curdos, e mesmos naes no predominantemente muulmanas, como Israel, cuja populao majoritariamente judaica. A expanso dessa populao criou a esfera cultural do Oriente Mdio, que adotou amplamente o idioma arbico e, em sua maioria, abraou o isl. A essa altura, o mundo muulmano e o chamado Oriente Mdio que eram coincidentes.

Podemos observar, tambm, nas formulaes de Hourani (2006, p.9/10), preocupaes com a problemtica terminolgica e as escolhas dos nomes para referenciar a histria regional:

186

Plures Humanidades, Ribeiro Preto, v.13 n.1, p.179-200 jan.jun., 2012

Jorge Luiz Raposo Braga Eduardo Karol Luciano Dalcol Rodrigues Viana Lorena Mendes Vieira

Usei nomes de pases modernos para indicar regies geogrficas, mesmo quando esses nomes no eram usados no passado; (...) Em geral, usei nomes que sero familiares aos que leem sobretudo em ingls; a palavra Magreb provavelmente bastante conhecida para ser usada em vez de Noroeste Africano, mas Mashriq no , e por isso usei Oriente Mdio em seu lugar.(...)Quando uso um nome que hoje pertence a um Estado soberano, ao tratar de um perodo anterior existncia desse Estado, estou me referindo a determinada regio mais ou menos definida.

Dessa forma, difcil pensar o contexto do Oriente Mdio e suas representaes espaciais a partir de uma sntese cultural que v no isl a explicao de tudo, como se o mesmo pudesse ser estudado separado da economia, da sociologia e da poltica dos povos islmicos, como afirmou Said (1990).

Oriente como inveno do ocidente


A expresso Oriente, que se internalizou nos povos locais e no meio miditico em geral, traz uma construo eurocntrica, fruto do momento em que a Europa se descobre como Ocidente e passa a determinar os lugares das demais sociedades no cenrio internacional. Segundo Souza Santos (1994), a partir do Renascimento a Europa se coloca como centro da histria universal, relegando as outras sociedades ao passado, no caso da sia, ou submetendo-as natureza, no caso da frica e Amrica Latina, como se as mesmas no tivessem histrias ou fossem incapazes de acompanharem as mudanas de seu tempo, perdendo, portanto, as oportunidades da modernizao. Nesse contexto, ao se reconhecer como Ocidente, a Europa designa o no-ocidente, isto , o Oriente, cuja representao espacial se estenderia pelos territrios das diversas civilizaes milenares. Assim, o

Plures Humanidades, Ribeiro Preto, v.13 n.1, p.179-200, jan.jun., 2012

187

Vises e concepes do oriente mdio nos livros didticos

Ocidente se v como exultante, dinmico, moderno, e classifica o Oriente de esttico, aberrante, extico, incapaz de se autor-representar. Said (1990, p. 56) refora esses valores que os ocidentais utilizam para distinguir suas sociedades das que eles denominam orientais, forjando ntidas divises:
Quando se usam categorias como oriental e ocidental como pontos de partida e finais da anlise, das pesquisas ou polticas pblicas, o resultado costuma ser a polarizao da distino o oriental fica mais oriental e o ocidental, mais ocidental e a limitao do encontro humano entre culturas, tradies e sociedades diferentes.

Portanto, caberia aos imprios poderosos reabilitar essas sociedades do atraso e da desgraa do prprio declnio em que se encontravam e como numa misso civilizadora, caberia Europa transform-las em colnias produtivas. H ocidentais e h orientais. Os primeiros dominam; os segundos devem ser dominados, o que costuma querer dizer que suas terras devem ser ocupadas, seus assuntos internos rigidamente controlados (SAID, 1990, p. 46). De acordo com Souza Santos (1994), a relao da descoberta estabelece o descobridor como aquele que tem mais poder e saber do que o descoberto; portanto, quando a Europa definiu seu papel ao se identificar com o primeiro, legitimou seu lugar como centro e dos demais como periferia, instituindo binmios como superioridade-inferioridade, moderno-tradicional e civilizado-primitivo, entre outros. Said (1990, p. 50) ressaltou que o orientalismo esse conhecimento sistemtico das representaes que os intelectuais europeus faziam das sociedades ditas orientais. Era reforado pelo encontro colonial, pelo interesse disseminado a respeito do estranho e do incomum, explorado pelas cincias em desenvolvimento da etnologia, anatomia comparada,

188

Plures Humanidades, Ribeiro Preto, v.13 n.1, p.179-200 jan.jun., 2012

Jorge Luiz Raposo Braga Eduardo Karol Luciano Dalcol Rodrigues Viana Lorena Mendes Vieira

filologia e histria, como tambm pela literatura, consolidando no imaginrio europeu o Oriente como um campo que tem uma considervel ambio geogrfica e que delimitado pela sala de aula, pelo tribunal, a priso e o manual ilustrado. A categoria Oriente era apresentada de forma homognea, no importava se estavam falando do Egito, China ou ndia; o que bastava era o que os europeus sabiam dessas sociedades, ou seja, j existiam ideias pr-concebidas, restava apenas confirm-las empiricamente. o que o colonialismo vai procurar fazer. O Egito e outras terras islmicas foram considerados como a provncia viva, o laboratrio, o teatro do efetivo conhecimento ocidental sobre o Oriente (SAID, 1990, p. 53). Portanto, quando usamos os recortes espaciais para exemplificar questes, objetos, qualidades e regies da concepo oriental, estaremos reafirmando o senso comum, tornando uma percepo regional como sendo simplesmente a realidade. Said (1990, p. 118) afirma que devemos ter esse cuidado quando inadvertidamente trabalhamos com a categoria Oriente, pois, se no percebermos as armadilhas que ela nos pe, camos na tentao de conceb-la numa representao elstica e imutvel.
As limitaes do orientalismo so aquelas decorrentes de se desconsiderar, essencializar e desnudar a humanidade de outra cultura, outro povo ou regio geogrfica. Mas o orientalismo foi alm disso: considera o Oriente como algo cuja existncia no apenas est vista, mas permaneceu fixa no tempo e no espao para o Ocidente. O sucesso descritivo e textual do orientalismo foi to impressionante que perodos inteiros da histria cultural, poltica e social do Oriente so considerados como meras respostas ao Ocidente. Este o agente e o Oriente o reagente passivo. O Ocidente espectador, juiz e jri de cada faceta do comportamento oriental

Plures Humanidades, Ribeiro Preto, v.13 n.1, p.179-200, jan.jun., 2012

189

Vises e concepes do oriente mdio nos livros didticos

Assim, em uma primeira aproximao com o material didtico, constatamos que o item Oriente Mdio abordado a partir da lgica do conflito, seja ele blico ou tnico-religioso. exatamente essa abordagem que queremos analisar e problematizar. Ao apresentar o Oriente Mdio como a regio do mundo que possui o maior nmero de ingredientes para gerar um grande foco de tenses geopolticas no mundo contemporneo, no h uma preocupao com sua delimitao, pois a ateno est voltada para os conflitos que tm na relao entre rabes e Israelenses a principal fundamentao da realidade regional. Dessa forma, consideramos que insuficiente a anlise para fundamentar a ideia de totalidade das relaes estabelecidas nessa parte do mundo. Portanto, o objetivo do presente projeto de pesquisa analisar as ideias, vises e representaes espaciais sobre o Oriente Mdio presentes nos materiais didticos de Geografia, contribuindo para a reflexo de um tema importante no contexto internacional e suas implicaes ideolgicas na formao do aluno, como tambm desenvolver materiais para a aula de Geografia regional.

Anlise do material didtico


O material didtico tem, de acordo do com Plano Nacional do Livro Didtico PNLD 2008 , a proposta de (no se) constituir no nico material de ensino de sala de aula, mas pode ser uma referncia nos processos de ensino e aprendizagem que estimule a curiosidade e o interesse para a discusso, a anlise e a crtica dos conhecimentos geogrficos (MEC, 2007, p. 27), que nos permite entender seu uso pelos professores de todas as sries regulares. De fato, o livro didtico um instrumento da metodologia de ensino das instituies que, pautada tambm na capacidade do professor, amplia os horizontes dos educandos para alm das pginas do

190

Plures Humanidades, Ribeiro Preto, v.13 n.1, p.179-200 jan.jun., 2012

Jorge Luiz Raposo Braga Eduardo Karol Luciano Dalcol Rodrigues Viana Lorena Mendes Vieira

mesmo, incitando a reflexo, a pesquisa e a crtica dos alunos para alm do proposto pelo material. No entanto, na prtica docente v-se que, por vrios motivos, os professores mantm-se atrelados ao livro e somente seguem suas referncias, muitas vezes sem uma reflexo maior sobre o papel daquele instrumento no ensino de seus alunos, e em sua retrica, que se torna cada vez mais vazia. O professor-pesquisador tem como poltica norteadora a formao continuada, que visa tambm construo de um conhecimento crtico, e de um material prprio independente do material didtico a ser utilizado. A contnua repetio de contedos no refletidos acaba por delimitar a capacidade de aprendizado dos alunos, e um ciclo se engendra dentro dos conhecidos modelos alienantes que tanto buscamos desfazer em nossa sociedade. Ao analisarmos a dinmica do Oriente Mdio nos livros didticos, buscamos de antemo levantar o papel do professor-pesquisador que, dentro de seu instrumento de trabalho, percebe disparidades que so insustentveis prtica docente e pesquisa geogrfica. Entender que uma regio complexa seja posta resumidamente em um nico conflito demonstra a limitao do entendimento do que se quer estudar, questes primazes para o momento contemporneo que vivemos. Estabelecer que este ou aquele choque no corresponde a uma estratgia geopoltica global negar a prpria dinmica de uma ordem hegemnica. Moreira e Sene (2002), James e Mendes (2005) e Krajeswsky, Guimares e Ribeiro (2000) convergem no sentido que trabalham com um enfoque (ou o mais evidente) da regio: o conflito Israel Palestina, ocasionando uma apreenso simplista, onde o Oriente Mdio se limita a esse conflito somente, desconsiderando quaisquer outros que porventura existam. A discusso baseia-se na temtica globalizao e fragmentao, buscando

Plures Humanidades, Ribeiro Preto, v.13 n.1, p.179-200, jan.jun., 2012

191

Vises e concepes do oriente mdio nos livros didticos

uma anlise baseada nas questes tnicas, que estas geram conflitos e tais conflitos so o foco de ateno dos autores acima citados. Assim, os mesmos trabalham com o conceito de territrio, numa concepo na qual o territrio existe sobre a premissa do Estado-Nao. Segundo o PNLD (2008), territrio caracteriza-se como produto histrico e cultural, definido pela estrutura de poder (MEC, 2007, p. 26), o que permeia a lgica do conflito acima citado. No livro de Moreira e Sene (2002), nosso objeto de estudo encontra-se na Unidade 6 Globalizao e Fragmentao Item 2 O mundo em desintegrao, no tpico Conflitos entre Judeus e rabes. Os autores trabalham com o conceito de territrio como estruturado da Unidade e focam diretamente o conflito rabe-israelense de forma a manter a questo do Oriente Mdio centrada somente nesse ponto, dando prioridade apreenso do conflito como questo-chave do Oriente Mdio. Mapas ilustram a evoluo das linhas do territrio israelense em 1947, 1949 e 1967, assim como reas de domnio israelense nos Territrios Ocupados. Os autores trabalham o Oriente Mdio conflituoso entre rabes e judeus comeando no sculo XIX, com as reivindicaes judias. A partir de ento, comeou a imigrao judaica para esse territrio, sob controle britnico. Com a ascenso do nazismo na Alemanha, na dcada de 1930, intensificou-se a sada de judeus da Europa (MOREIRA e SENE, 2002, p. 383). Ao final, demonstra um pequeno quadro com informaes sobre a questo curda, sem aprofund-la. James e Mendes (2005) o apresentam na Parte II Geral; Captulo 10 Os conflitos internacionais e a organizao do espao, Parte 4 Conflitos em outras regies do planeta, Item Conflito rabe-Israelense. Esses autores subdividem o texto em subitens: O Comeo da Histria; O Crescimento das Tenses; A Partilha da ONU e as Guerras; e A

192

Plures Humanidades, Ribeiro Preto, v.13 n.1, p.179-200 jan.jun., 2012

Jorge Luiz Raposo Braga Eduardo Karol Luciano Dalcol Rodrigues Viana Lorena Mendes Vieira

Situao Depois da Guerra Fria. A Unidade apresentada pelos autores bem ampla, permitindo grandes discusses a serem feitas, e a escolha dos mesmos sobre a temtica do Oriente Mdio cai em um conflito evidente, conforme entendemos que os autores tambm perceberam outras discusses to importantes quanto a do Oriente Mdio. Assim sendo, resume-se a temtica daquilo que mais visvel. James e Mendes (2005), no entanto, comeam a temtica dos conflitos pelo Afeganisto, apesar de no localiz-lo diretamente no Oriente Mdio; prescreve toda a histria de conflitos, desde as invases soviticas at os dias atuais, com o enfoque no fomento ao terrorismo mundial. Deste, partem para a questo curda e os conflitos da formao de seu estado nacional. Terminam o captulo no dito conflito rabe-israelense. Justificam a importncia desse conflito com o trecho abaixo:
A dissoluo do Imprio Otomano, no final da I Guerra Mundial, facilitou teoricamente a insero econmica dos ingleses e franceses na regio, mas abriu outras feridas, que ainda no cicatrizaram. Uma dessas feridas, talvez a mais sria, a questo entre palestinos e israelenses, que permeou todo o sculo XX.

A construo do conflito trabalhada historicamente, com os autores datando os primeiros momentos em 1250 a.C., mapas sugestivos da evoluo das fronteiras de Israel em 1947 e 1949 e o controle de Israel das reas da Pennsula do Sinai, Faixa de Gaza, Cisjordnia e Golan, em 1967. Uma gravura dos acordos de paz assinados por Y. Rabin e Y. Arafat, acompanhados por B. Clinton, em 1993, como uma demonstrao das conjunturas atuais desse embate. A ilustrao no incio do captulo deixa claro o que pretende dizer em suas pginas. Krajeswsky, Guimares e Ribeiro (2000) o expem na Unidade I O Mundo Poltico-Contemporneo, Captulo 5 Os conflitos tnico-Religiosos no Oriente Mdio e na frica, Item 1 Os Conflitos entre

Plures Humanidades, Ribeiro Preto, v.13 n.1, p.179-200, jan.jun., 2012

193

Vises e concepes do oriente mdio nos livros didticos

rabes e Israelenses, subdivididos em A Guerra da Partilha, A Guerra do Canal de Suez, A Guerra dos Seis Dias, A Guerra do Yom Kippur, Rumo dos Conflitos. Os autores buscam compreender a regio Oriente Mdio, quando explicitam que:
O Oriente Mdio a regio do mundo que possui o maior nmero de ingredientes para gerar um grande foco de tenses geopolticas no mundo contemporneo. H conflitos de ordem regional em que minorias so esmagadas e perseguidas, como o caso dos curdos no Iraque e na Turquia. H conflitos relativos disponibilidade de gua, j que a maior parte da regio desrtica e sofre com a escassez hdrica. H interesses geoestratgicos em jogo, pois a regio est posicionada na conjuno entre a Europa, a sia e a frica. H problemas de ordem econmica, tambm, pelo fato de essa regio possuir petrleo, uma das fontes de energia mais valorizadas no mundo contemporneo. E h outro fator de suma importncia: a rea em questo o bero de trs religies monotestas de alcance universal o cristianismo, o judasmo e o islamismo. A somatria desses ingredientes faz dessa parte do mundo um barril de plvora sempre prestes a explodir.

A proposta, no manual do professor, regional, mas o desenvolvimento da Unidade caminha para o conflito, no concretizando sua primeira ideia no fim da Unidade. Apesar da ampla compreenso da complexidade da regio do Oriente Mdio, os autores novamente caminham para a reduo da temtica sobre o conflito rabe-israelense. A construo desse pensamento, no entanto, inicia-se quase que com uma passagem bblica, ao utilizar-se da imagem de Abrao, Davi e Salomo. Sugere, ainda, no texto, que, pela diviso de Israel aps a morte de Salomo, ali coexistiam diferentes naes. Ilustram o captulo com vrios mapas da evoluo das fronteiras de Israel, com um primeiro mapa histrico remetendo-se ao perodo b194

Plures Humanidades, Ribeiro Preto, v.13 n.1, p.179-200 jan.jun., 2012

Jorge Luiz Raposo Braga Eduardo Karol Luciano Dalcol Rodrigues Viana Lorena Mendes Vieira

blico, acompanhado de uma gravura de um kibutz (em Megiddo). Outros mapas caminham pela mesma estrutura que os demais autores fizeram: Israel em 1947, e em 1948, no fim da Guerra dos Seis Dias (1967). Outro mapa representa os Territrios Ocupados e demais reas sob administrao palestina e termina o captulo como os demais: uma gravura dos acordos de paz entre Y. Arafat e E. Barak, acompanhados de B. Clinton, em 2000, dando a entender a atual conjuntura do conflito. Magnoli e Arajo (2005), na Parte 3 Geografia e Geopoltica da Globalizao, dentro da Unidade 8, Geopolticas da Globalizao, Captulo 29, O Mundo Muulmano e o Oriente Mdio demonstram o tema. De uma forma diferenciada, os autores trabalham a ideia que o isl , ao lado do cristianismo e do judasmo, uma das trs grandes religies monotestas (MAGNOLI e ARAJO, 2005, p. 514), significando uma construo religiosa, a priori, dos conceitos a serem trabalhados pelos autores. Diferentemente de Krajewsky, Guimares e Ribeiro (2000), que tambm abordam as questes da f como primazes para entender o contexto da regio, Magnoli e Arajo (2005) buscam a compreenso da f islmica, sua origem e diferenciao das demais crenas oriundas da regio.
S h um Deus, que Al, e Maom o seu profeta. A voz do anjo Gabriel transmitiu essa mensagem a Maom, no ano 610. A partir da Noite do Destino, como ficaria conhecida, o profeta recebeu vrias outras revelaes e passou a pregar a nova f monotesta na cidade de Meca.

A partir dessas consideraes, os autores caminham para a compreenso dos sentimentos nacionalistas e o conflito do nacionalismo rabe e o estado de Israel. A partir desse momento, os autores caem na mesma prtica que os anteriores, buscando compreender a dinmica do Oriente Mdio dentro desse especfico conflito, ainda que trabalhe, a partir desse tpico,

Plures Humanidades, Ribeiro Preto, v.13 n.1, p.179-200, jan.jun., 2012

195

Vises e concepes do oriente mdio nos livros didticos

as complexidades dos movimentos Sionista e o Pan-Arabismo. De certo, os autores colaboram com a viso do Oriente Mdio como os anteriores, ao buscar no conflito a explicao para a dinmica da regio. Observa-se, no entanto, que Magnoli e Arajo (2005) tm trabalhado tambm com o conflito do mundo islmico e o Ocidente, ao buscar compreender o terrorismo internacional. Termina, diferentemente, com a viso crtica sobre o trabalho da mdia mundial em assinalar que o isl e o fundamentalismo islmico caminham para uma jihad terrorista, complementada por anlises de especialistas na questo, como Huntington (MAGNOLI; ARAJO, 2005, p. 522). Trabalha com um grande nmero de mapas que analisam o crescimento do mundo islmico e o mundo muulmano, associando a imagem da dispora rabe ter sido dada pela expanso da f islmica, de acordo com nossa interpretao do texto. Demais mapas repetem a ideia da construo das fronteiras do Estado de Israel, alm de um mais detalhado com as colnias israelenses nos territrios ocupados e um corte longitudinal de Israel/Cisjordnia/ Jordnia, demonstrando uma fragilidade na questo da gua naquela parte da regio do Oriente Mdio. Demais gravuras apresentam a f islmica e os feitos do passado, como o Canal de Suez em 1941, e a inaugurao de uma refinaria por Nasser, em 1956. Por ltimo, os autores, ao discutirem sobre o terrorismo, apresentam imagens de Khomeini e de Bin Laden, seu ltimo cone. Na seo de atividades, utilizam-se de vrios extratos para os exerccios e apresentam excelentemente uma imagem do muro de segurana erguido pelo governo israelense, dividindo-se da Cisjordnia. Vesentini (2003) trata, na Unidade XI, frica e Oriente Mdio, do Captulo 64, Oriente Mdio (I) Aspectos Gerais, ao Captulo 66, Oriente Mdio (III) Os Pases rabes, dessa temtica. O autor trabalha com a viso clssica regional, partindo a temtica em trs captulos. O

196

Plures Humanidades, Ribeiro Preto, v.13 n.1, p.179-200 jan.jun., 2012

Jorge Luiz Raposo Braga Eduardo Karol Luciano Dalcol Rodrigues Viana Lorena Mendes Vieira

primeiro trabalha na delimitao da regio, explicando sua importncia no cenrio global.


Considera-se atualmente Oriente Mdio toda a regio que vai da Turquia, a oeste, at o Afeganisto, a leste, tendo como centro a parte asitica do Egito (predominantemente um pas africano), Israel, Jordnia, Sria, Lbano, Iraque, Ir, e os pases da pennsula arbica: Arbia Saudita, Kuwait, Imen, Om, Bahrein, Catar e Emirados rabes Unidos. Tambm no Oriente Mdio est situado o Chipre, pas que ocupa a maior parte de uma pequena ilha do Mediterrneo, com 9.200 km2; um tero desse total est sob controle turco. Por sua vez, parte do territrio da Turquia fica na Europa, mas, por causa da religio muulmana, da sua tradio histrica e dos valores do povo, a Turquia considerada um pas asitico e pertencente ao Oriente Mdio.

Busca a compreenso dos aspectos fsicos, depois econmico-polticos, numa linha bem didtica e elucidativa. Aborda nesse captulo questes de conflitos renegados pelos demais autores, como a Turquia e o Chipre, o Afeganisto (trabalhando a histria do pas, dos momentos conflituosos com a URSS at os ltimos ataques dos EUA), e o Ir (da Revoluo de 1979 at os dias atuais). No captulo seguinte, o autor resolve debater a questo rabe-israelense desde o momento da criao do Estado de Israel (1947), caminhando tambm para a anlise da economia israelense e o contraste com a tentativa de organizao do Estado Palestino, e, por ltimo, cita a problemtica da gua. Concluindo sobre a temtica, Vesentini (2003) debate sobre o mundo rabe e o isl na regio, e as complexidades dos embates do Imen, do Lbano e do atual Iraque. Graficamente, o autor demonstra todas suas questes por meio de mapas e gravuras como os que, de incio, demonstram a diviso poltica e depois os aspectos fsicos da regio, um mapa clareando a situao entre

Plures Humanidades, Ribeiro Preto, v.13 n.1, p.179-200, jan.jun., 2012

197

Vises e concepes do oriente mdio nos livros didticos

Turquia e Chipre, a reivindicao curda na regio; os tpicos mapas da formao territorial israelense, contrastando com mapas de campos de refugiados palestinos em Israel e nos demais pases rabes. H um mapa contrastando o mundo rabe do Oriente Mdio, mostrando a extenso do Magreb como sendo complementar a cultura e etnia da maioria da populao da regio. As gravuras demonstram os soldados americanos ocupando o Afeganisto (p. 423), em 2001, e mulheres islmicas no Ir fundamentalista, cobertas com vus. Outras gravuras ainda mostram a produo agrcola israelense e um acampamento palestino com condomnios israelenses ao fundo. Ainda aparecem cidades tipicamente rabes, como Riad, e uma foto area da Grande Mesquita de Meca, ambas na Arbia Saudita. Termina com uma foto de uma manifestao iraquiana apoiando o antigo lder S. Hussein, em 2003.

Reflexes Finais
A temtica que envolve o Oriente Mdio desperta uma variedade de interesses em nossa sociedade, tornando o ensino de Geografia cada vez mais instigante e dinmico, mas, muitas vezes, deparamo-nos com um nmero expressivo de informaes produzidas pela mdia ou pelo material didtico de apoio. O que fazer? O que ensinar? Como ensinar? Para que ensinar? . So inmeras perguntas que nos fazemos ao refletir sobre a melhor maneira possvel de discutir no s as relaes sociais que so estabelecidas no contexto regional, mas tambm como represent-las espacialmente, subvertendo as imagens cartogrficas j consolidadas que j nascessem prontas, definidas, acabadas, a-histricas. Esto ali, num mapa em um canto qualquer ou em algumas pginas do Atlas Geogrfico. Pronto. No precisamos refletir, (des)construir o que nos imposto. Esse o nosso desafio como professores de Geografia: repensar os currculos escolares e os mtodos e contedos abordados em sala de aula.
198

Plures Humanidades, Ribeiro Preto, v.13 n.1, p.179-200 jan.jun., 2012

Jorge Luiz Raposo Braga Eduardo Karol Luciano Dalcol Rodrigues Viana Lorena Mendes Vieira

Referncias
AKCERULD, Isaac. Um mito a menos: um mapa imperial do incio do sculo. So Paulo: Contraponto, 1997. CHALLITA, M. Este misterioso Oriente Mdio. So Paulo: Martins Fontes, 1989. CORREA, Roberto Lobato. Trajetrias geogrficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997. DEMANT, Peter. O Mundo Muulmano. So Paulo: Contexto, 2004. GEIGER, Pedro Pinchas. O povo judeu e o espao. In: Revista Territrio, ano III, n.5, jul/dez, 1998. HALLIDAY, Fred. Islam and the myth of confrontation religion and in the Middle East. New York: I. B. Tauris, 1999. HOURANI, Albert. Uma histria dos povos rabes. So Paulo: Companhia das Letras, 2006. JAMES, O. T. e MENDES, I. L.. Geografia Geral e do Brasil: estudos para a compreenso do espao. Vol. nico, Livro do Professor. So Paulo: FTD, 2005. KRAJEWSKY, A. C., GUIMARES, R. B. e RIBEIRO, W. C.. Geografia: Pesquisa e Ao. Vol. nico. Manual do Professor. So Paulo: Moderna, 2000. MAGNOLI, D. e ARAJO, R. Geografia: A Construo do Mundo: Geografia Geral e do Brasil. So Paulo: Moderna, 2005. MEC. Guia de livros didticos PNLD 2008: Geografia / Ministrio da Educao. Braslia: MEC, 2007. MOREIRA, J.C. e DE SENE, E. Geografia para o Ensino Mdio: Geografia Geral e do Brasil. Vol. nico. So Paulo: Scipione, 2002.

Plures Humanidades, Ribeiro Preto, v.13 n.1, p.179-200, jan.jun., 2012

199

Vises e concepes do oriente mdio nos livros didticos

POMPEU, Renato. As lies sobre a histria do Oriente Mdio In: Revista Caros Amigos Especial sobre o Oriente Mdio, 2006. SAID, Edward W. Orientalismo: O Oriente como Inveno do Ocidente. So Paulo: Companhia das Letras, 1990. SOUZA SANTOS, Boaventura de. O fim das descobertas imperiais. So Paulo: Jornal da AGB, 1994. VESENTINI, J. W. Geografia: Srie Brasil: Ensino Mdio. Vol. nico. So Paulo: tica, 2003.

200

Plures Humanidades, Ribeiro Preto, v.13 n.1, p.179-200 jan.jun., 2012

Вам также может понравиться