Вы находитесь на странице: 1из 16

4.2 APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM DE CONTACTOS (LADDER) 4.2.1 Apresentao 4.2.1.

1 Simplicidade da linguagem de contactos O Zelio Logic pode ser programado em linguagem de contactos. Este tipo de programao permite efectuar funes lgicas ditas combinatrias. Deste modo, pode programar aplicaes atravs do software Zelio Soft 2 ou a partir do ecr e do teclado de programao integrados. 4.2.1.2 Acesso ajuda do Zelio Soft O Zelio Soft 2 dispe de uma ajuda na barra de menus, bastando clicar no menu ? e em Ajuda ou ento directamente a partir do cone na barra de ferramentas. Para aceder directamente ajuda sobre uma funo utilizada, clique em ? na janela de parametrizao da funo (para aceder, faa duplo clique na funo). 4.2.1.3 Barra de ferramentas A barra de ferramentas inclui combinaes das opes do menu, assim como a funo Coerncia do programa , que vai ser abordada posteriormente. Permite tambm seleccionar o modo: Edio, Simulao ou Monitorizao. Por fim, inclui 2 tipos de introduo: Introduo Zelio (parte da frente do mdulo lgico) e Insero livre (esquema elctrico ou esquema Ladder). Se colocar o cursor sob o cone do boto durante alguns segundos, pode visualizar a aco associada ao boto.

4.2.1.4 Nmero de linhas ocupadas e mdulo escolhido A barra que aparece na parte inferior do ecr mostra o nmero de linhas de esquema de comando introduzidas, assim como o tipo de mdulo lgico seleccionado para o programa e as eventuais extenses. Esta barra inclui tambm o cone Configurao do programa, que permite definir os diferentes parmetros associados aplicao.

4.2.2 Introduzir um programa em linguagem de contactos 4.2.2.1 Tipos de introduo e modos Depois de escolher o mdulo e a linguagem Ladder, pode construir a sua aplicao. A referncia do Zelio Logic seleccionado aparece no canto inferior direito (1):
(1)

Com o software, pode programar em Insero livre ou em Introduo Zelio. Por predefinio, est em Insero livre: Aparece uma folha de cablagem no ecr que delimita as zonas reservadas aos contactos e s bobinas (uma s folha no final de cada linha). A Introduo Zelio idntica introduo directa pelo teclado de programao integrado. As instrues para este tipo de introduo so as mesmas para a programao em fachada. Para seleccionar esta introduo, clique no separador (1) correspondente:

(1)

(2)

Quando est no modo Insero livre, pode visualizar este esquema em Smbolos Ladder ou em Smbolos elctricos, seleccionando o smbolo pretendido no menu Visualizao. Este software inclui trs modos: o modo Edio (1), o modo Simulao (2) e o modo Monitorizao (3). Para seleccion-los, v para o menu Modo ou para a barra de ferramentas no canto superior direito. O modo seleccionado aparece esquerda dos 3 cones (4):
(4) (1) (2) (3)

O modo Edio permite editar o programa e a janela de superviso. Este modo est seleccionado por predefinio. O modo Simulao permite simular o programa antes de transferi-lo para o mdulo. O modo Monitorizao permite visualizar o estado das entradas e sadas do mdulo em tempo real. Est disponvel uma janela de Superviso para o modo Simulao e para o modo Monitorizao. Esta janela permite visualizar o estado das entradas e sadas escolhidas e colocadas anteriormente. Isto permite ter o essencial da aplicao para garantir um acompanhamento eficaz. As funes de desenho permitem ilustrar a aplicao.

4.2.2.2 Modo Edio: programao da aplicao Introduzir um programa na folha de cablagem Depois de seleccionar o tipo de mdulo e a linguagem de contactos, aparece uma folha de cablagem:

Por predefinio, est no modo Edio Insero livre: O esquema divide-se em colunas, podendo assim distinguir o tipo de bloco que pretende colocar. As cinco primeiras colunas esto reservadas para os contactos (amarelo) e a sexta utilizada para colocar a bobina de sada (azul). A ltima coluna serve para introduzir os comentrios atribudos a cada linha. As linhas a tracejado indicam quais so as linhas que podem ser ligadas, de modo a ligar as funes entre si e a efectuar as funes lgicas elementares E e OU. Para criar um bloco na folha, escolha o tipo de bloco colocando o cursor sobre o cone correspondente na parte inferior da folha:

(1) Entrada I Tudo Ou Nada (2) Boto de fachada (3) Rel auxiliar M (4) Sada Q (5) Temporizador (6) Contador

(7) Comparador de contador (8) Comparador analgico (9) Relgio semanal (10) Visor (11) Retro-iluminao (12) Mudana da hora Vero/Inverno

Quando coloca o cursor do rato sobre um dos cones, aparece a lista dos elementos disponveis:

A caixa Comentrio permite atribuir um nome a cada elemento (faa duplo clique na zona). Para colocar os blocos, mantenha o boto do rato premido no elemento que pretende colocar e arraste-o para a folha de cablagem. Se no for possvel colocar o bloco nessa zona, aparece o smbolo . Por exemplo, clica em I2 e coloca-o na folha de cablagem, mantendo premido o boto do rato. O smbolo aparece quando se tenta coloc-lo em bobina, o que significa que s pode ser colocado em contacto (um cdigo de cor permite localiz-lo). Deste modo, so colocados diferentes blocos. Para ligar a funo inversa (por exemplo, i1 para o inverso da entrada I1), carregue na barra de espaos quando o bloco estiver seleccionado com fundo amarelo (clique acima) ou ento clique com o boto direito e seleccione a funo inversa. Para efectuar as ligaes, tem de clicar nas zonas a tracejado para lig-las. As tabelas associadas s funes que incluem vrios tipos de entradas/sadas aparecem do seguinte modo:

As diferentes entradas/sadas possveis so apresentadas na tabela. Se uma tiver sido colocada e s poder ser utilizada uma vez (exemplo: bobina reset RQ2), a respectiva caixa fica a cinzento e no pode ser utilizada novamente. Observao: na folha de cablagem, pode verificar os diferentes tipos de bobinas de sada quando o bloco seleccionado (caixa com fundo amarelo), carregando na barra de espaos.

Exemplo:

Neste exemplo, so utilizados 3 tipos de bobinas: Contactor [, Set/Reset S/R e Teleinterruptor . Q1 copia o estado da entrada I1. Q2, s pode ser activado se I2 passar para o estado elevado quando a bobina Q1 estiver em descanso (q1 a funo inversa de Q1). Se carregar em I3, isso desactiva Q2. Por fim, I4 controla a bobina teleinterruptor Q3. Clique na ligao abaixo para aceder ao exemplo:
(Exemplo 1)

Para parametrizar uma funo (por exemplo, um temporizador), faa duplo clique numa das entradas/sadas desta funo. Em seguida, aparece uma janela de configurao. Pode seleccionar os parmetros. Para obter mais informaes sobre cada funo, consulte 4.2.3 Funes. Janela de Superviso Seleccione Janela e depois Superviso. Basta arrastar as entradas e sadas e os blocos funo pretendidos da folha de cablagem para a janela de superviso. Pode ilustrar a aplicao atravs das ferramentas do menu Desenho. Tambm pode escolher uma imagem de fundo com o formato Bitmap (.bmp). Esta janela serve para visualizar no respectivo ambiente, de maneira explcita, os elementos que arrastou da folha de cablagem. Quando passa para o modo simulao ou monitorizao, as entradas e as sadas so actualizadas, podendo tambm substituir uma entrada utilizando o mesmo sistema que a folha de cablagem.

Este um exemplo de como utilizar a janela de superviso em Ladder:

As entradas e sadas esto distribudas deste modo na aplicao. Neste exemplo, trata-se da regulao de temperatura de uma diviso. Esta regulao pode ser impedida pelo interruptor I1 e o modo quente ou frio activado pelo interruptor I2 (no modo frio, s accionado o ventilador). O valor predefinido comparado com o da temperatura da diviso e, se o desvio ultrapassar um determinado valor (Comparadores A1 e A2), o ventilador e eventualmente o aquecimento so accionados (Q1 e Q2). Observao: esta aplicao desenvolvida na biblioteca de aplicaes em linguagem ladder com o nome Regulao da temperatura de uma diviso. Clique na ligao abaixo para aceder ao exemplo:
(Exemplo 2)

Programao em Introduo Zelio ou em introduo directa com o teclado integrado Para saber como programar em Introduo Zelio, consulte o guia de explorao. A partir do software, pode utilizar as combinaes de teclas, simplificando a programao, assim como a tecla Shift para Shift (Tecla branca) ou Enter para Menu/Ok. Funo de coerncia A funo de coerncia, representada pelo cone do olho na barra de estado, permite assinalar quaisquer incoerncias na cablagem. Esta funo permite verificar a cablagem e corrigi-la, se necessrio. Se o cone estiver a azul, a cablagem est correcta. Se estiver vermelho, isso significa que existem erros. Clique acima para conhecer os diferentes erros de cablagem. cone azul: Nada a assinalar cone vermelho: problema de cablagem, clique acima para obter mais informaes

Configurao do programa A configurao do programa permite personalizar a pasta, atribuindo um nome e um autor ao projecto, mas tambm permite definir determinadas configuraes e escolher o formato da data. Para aceder a essa opo, clique no cone situado na barra de estado (na parte inferior)

4.2.3 Funes Observao: as descries que se seguem so exemplos de funes. Estes so indicados directamente pelo cone . Se o software Zelio Soft 2 estiver instalado, clique uma vez na ligao para abrir a aplicao. Seleccione o modo simulao (1) e ligue o mdulo (RUN) (2).

(1)

(2)

Para obter mais informaes sobre uma funo descrita a seguir, consulte a ajuda: faa duplo clique no bloco e clique em ? 4.2.3.1 Entradas Entradas I Entradas do tipo DIG (Tudo Ou Nada) (I1,I2,) e entradas mistas (DIG ou analgicas) (IB, IC). Em Ladder, uma entrada mista colocada em contacto forosamente DIG. A funo comparador analgico vai permitir utiliz-lo em entrada analgica. As entradas analgicas aceitam uma tenso de entrada que varia entre 0 e 10 V, o que corresponde a um valor entre 0 e 255. Botes Pode utilizar os 4 botes de fachada do Zelio Logic (Z1, Z2, Z3, Z4) na aplicao. Ao contrrio das entradas fsicas I, os botes no tm terminais de ligao. Observao 1: para poderem ser utilizadas, as teclas Zx no podem estar bloqueadas, consulte TRANSFERNCIA DE UMA APLICAO para obter mais informaes. Observao 2: quando o mdulo est ligado e quer utilizar as teclas Zx que aparecem no programa, v para o ecr ENTRADAS-SADAS e carregue ao mesmo tempo em Shift (Tecla branca) e Z1, Z2, Z3 ou Z4.

4.2.3.2 Sadas Sadas Q Sadas do tipo Tudo ou Nada, podem ser utilizadas tanto como bobinas ou contactos. Utilizao como bobina: [ Q (Contactor): a bobina activada se os contactos aos quais est ligada forem condutores Q (Teleinterruptor): activao por impulsos, a bobina activada numa mudana de estado, equivalente a um teleinterruptor. SQ (Set): A bobina Set, tambm denominada bobina de ligao ou de encadeamento, activada quando os contactos aos quais est ligada so condutores e permanecendo ligada mesmo se os contactos deixarem de ser condutores. RQ (Reset): A bobina Reset, tambm denominada bobina de desengate ou de desencadeamento, desactivada quando os contactos aos quais est ligada so condutores, permanecendo inactiva mesmo se os contactos deixarem de ser condutores. Utilizao como contacto: Q (Funo normal) ou q (Funo inversa): sada fsica do mdulo lgico. Uma sada pode ser utilizada como contacto, de modo a conhecer o estado num determinado momento. Exemplo1: Q1--------[Q2 A sada Q2 copia o estado de Q1. Exemplo2: q1--------[Q2 A sada Q2 tem sempre o estado inverso de Q1. Observao: obrigatrio utilizar as funes [e , SET e RESET uma s vez por bobina num esquema de comando. Por outro lado, se utilizar uma bobina SET (funo S), obrigatrio prever uma linha de esquema onde esta bobina seja desactivada por um RESET (funo R). Caso contrrio, podem ser criados estados de comutao imprevistos durante o funcionamento. Rels auxiliares M (ou memria interna) Funcionam exactamente como as bobinas de sada Q. A nica diferena que no possuem terminais de ligao. So utilizados para memorizar ou substituir um estado. Esta memorizao ou substituio em seguida utilizada sob a forma de contacto associado.

Exemplo: I1----------[M1 M1--------[Q1

Quando a entrada I1 est activada, a sada Q1 tambm activada, atravs de M1. 4.2.3.3 Blocos funes Funo booleana A introduo de esquemas de comando permite efectuar funes booleanas a partir das funes elementares E e OU: I1I2Q1 Equao lgica associada: Q1=I1xI2, E lgico I1|Q1 Equao lgica associada: Q1=I1+I2, OU lgico I2| Se utilizar a funo contrria i de I, aparece a funo NO. Deste modo, possvel construir vrias funes. Exemplo de funo booleana:

Equao lgica escrita: Q1=(I1 x I2\)+(I1\ x I2)=(I1 X i2)+(i1 x I2) Esquema elctrico equivalente:

Este exemplo corresponde realizao de um vai e vem.

Temporizador T O bloco funo Temporizador permite atrasar, prolongar e comandar aces durante um determinado perodo de tempo.

Exemplo de esquema utilizando esta funo:

Se fizer duplo clique em TT1 ou T1, aparece a janela de parametrizao do bloco temporizador T1:

(1)

(2)

(3) (4) (5)

(6)

Uma lista de funes (1) permite escolher o tipo de temporizador. Um esquema (2) correspondente a cada tipo de temporizador permite encontrar a funo pretendida. A zona (3) permite introduzir a durao de acordo com as unidades (4). Se seleccionar a caixa (5), a remanncia activada. A caixa (6) permite bloquear os parmetros. Explicao do exemplo: quando I1 est no estado elevado, Q1 passa para o estado baixo com um atraso de durao t (neste caso, 03.00 s) e passa novamente para o estado baixo quando I1 est desactivado (funo tipo A).

Clique na ligao abaixo para aceder ao exemplo:


(Exemplo 3)

Existem 3 tipos principais de temporizadores: Tipo A: trabalho comando mantido

Exemplo: diferir o arranque de um segundo motor para limitar o consumo de energia. Clique na ligao abaixo para aceder ao exemplo:
(Exemplo 3)

Tipo T: Totalizador de trabalho

Exemplo: pedir a substituio de um material quando a durao de utilizao preconizada for excedida. Clique na ligao abaixo para aceder ao exemplo:
(Exemplo 4)

Tipo L ou Li: Indicador intermitente comando mantido/assimtrico

Exemplo: controlar um sinal sonoro e criar um sinal de alarme.

Clique na ligao abaixo para aceder ao exemplo:


(Exemplo 5)

Existem outros tipos de temporizadores (11 tipos de temporizadores) Cada tipo de temporizador possui uma entrada comando (TT) e uma entrada reset (RT). Funo Gravao de dados REMANNCIA disponvel.

Contador Esta funo permite contar ou descontar os impulsos at atingir um valor de prseleco definido na janela de parametrizao. O bloco funo Contador possui uma entrada contagem (CC) (em cada activao da bobina, o contador aumenta ou diminui em valores de 1, conforme o sentido de contagem escolhido), uma entrada Reposio a zero (RC), uma entrada sentido de contagem (DC) (o bloco subtrai se essa entrada estiver activada) e uma sada C que permitem verificar o nvel controlado pelo contador. Quando o valor de pr-seleco atingido, essa sada passa para 1 at reposio a zero ou a contagem no outro sentido. O valor de contagem e o valor de prseleco podem ser visualizados no ecr do mdulo. Exemplo de esquema utilizando esta funo:

A janela de parametrizao aparece do seguinte modo:

(1)

(2) (3) (4)

O campo (1) permite introduzir o valor a atingir (valor de pr-seleco). No campo (2), pode escolher entre Contar para a pr-seleco ou Descontar a partir da pr-seleco. Se seleccionar a caixa (3), a remanncia activada. A caixa (4) permite bloquear os parmetros. Explicao do exemplo: Cada vez que carregar em I1, o contador aumenta. Se carregar em I2, o sentido de contagem muda (DC1) e o contador diminui. Quando o valor de pr-seleco (neste caso, 5) atingido, C1 fica no estado elevado, assim como a sada Q1. Por exemplo, num parque de estacionamento, cada entrada de viatura acciona I1 e cada sada acciona I2. Quando o parque de estacionamento est completo, a sada Q1 bloqueia a entrada. Clique na ligao abaixo para aceder ao exemplo:
(Exemplo 6)

Funo Gravao de dados REMANNCIA disponvel. Contador rpido Comparador de contador Comparador analgico Apenas disponvel com os mdulos que possuem entradas analgicas. Utilizado para aplicaes que utilizam dados analgicos, este bloco funo permite efectuar uma comparao entre um valor analgico medido e um valor interno mas tambm a comparao de dois valores analgicos medidos. O resultado desta comparao utilizado sob a forma de contacto. Esta funo representada nos esquemas pela letra A (a para a funo inversa)

Exemplo de esquema utilizando esta funo:

A parametrizao do bloco A1 aparece do seguinte modo (faa duplo clique em A1):

(5)

(1) (2) (3) (4) (6)

Existem vrios tipos de operadores de comparao (1). Os campos (2) permitem seleccionar os 2 valores a comparar. Os valores propostos so as entradas analgicas (at 6, consoante os modelos) e o valor de referncia, que introduzido no campo (3) (entre 0,0 e 9,9 V). O campo (4) s aparece se seleccionar o operador +-H; este campo permite introduzir o valor de histerese. O enquadramento (5) resume a operao efectuada em funo dos operadores e dos operantes escolhidos. A caixa (6) permite bloquear os parmetros. Explicao do exemplo: O contacto A1 condutor quando o valor da entrada analgica IB superior ao valor IC. Deste modo, a sada Q1 activada. Por exemplo, numa diviso, quando a temperatura (entrada analgica IB) ultrapassa o valor predefinido IC, o ventilador Q1 iniciado. Clique na ligao abaixo para aceder ao exemplo:
(Exemplo 7)

Estes so 2 exemplos de frmulas e da respectiva interpretao:

Valor 1 = Valor 2 com Valor 1=ID e Valor 2= Valor de referncia=5,6 V O contacto A1 condutor quando o valor da entrada analgica ID igual tenso de referncia introduzida. Neste caso, 5,6 V. Clique na ligao abaixo para aceder ao exemplo:
(Exemplo 8)

Valor 1 H <= Valor 2 <= Valor 1 + H com Valor 1=ID e Valor 2= IC e Histerese (H)=2,3 V O contacto A1 condutor quando o valor da entrada analgica IC varia entre ID 2,3 V e ID + 2,3 V. Clique na ligao abaixo para aceder ao exemplo:
(Exemplo 9)

Bloco funo Relgio - Programador horrio semanal Apenas disponvel com os mdulos que possuem um relgio. Esta funo serve para activar ou desactivar a sada num momento muito especfico durante o dia ou a semana. Por conseguinte, colocada apenas em contacto. Este bloco funciona com um princpio de eventos. Esta funo representada nos esquemas pelo smbolo ( para a funo inversa). Exemplo de esquema utilizando esta funo:

A parametrizao do bloco

1 aparece do seguinte modo:

(2)

(3)

(1)

(4)

Existem quatro intervalos horrios independentes (1). Os campos (2) permitem escolher os dias da semana onde o relgio vai ser activado. Os horrios de activao e de desactivao tm de ser introduzidos nos campos ON e OFF (3). A caixa (4) permite bloquear os parmetros. Explicao do exemplo: A bobina Q1 activada todas as semanas de segunda a sexta-feira das 8:00 s 17:00 (Canal A), ao sbado das 9:00 s 15:00 (Canal B) e ao domingo das 10:00 s 12:00 (Canal C). O canal D no utilizado neste exemplo. Este relgio pode, por exemplo, servir para definir os horrios de abertura da entrada de um prdio. Clique na ligao abaixo para aceder ao exemplo:
(Exemplo 10)

Funo visualizao Apenas disponvel com os mdulos que possuem um visor. Retro-iluminao do visor Apenas disponvel com os mdulos que possuem retro-iluminao. Tratada como uma sada, quando est activa, garante a iluminao do visor. Mudana da hora Vero/Inverno Apenas disponvel com os mdulos que possuem um relgio A sada desta funo est no estado PARAGEM durante a durao da hora de Inverno e passa para o estado ARRANQUE durante a durao da hora de Vero. Esta opo permite, por exemplo, assinalar a alterao de horrio no ecr.

Вам также может понравиться