Вы находитесь на странице: 1из 2

ANTIGO EGITO A arte egpcia era suntuosa, monumental e geralmente muito colorida.

Usando formas naturais e padres geomtricos, era quase inteiramente simblica e de significado preciso. Com poucas mudanas ao longo de quase 3.000 anos, ela exerceu uma profunda influncia sobre as culturas gregas vizinhas. ORIGENS E INFLUNCIAS A civilizao egpcia floresceu ao redor do frtil vale do Nilo. As cheias anuais produziam uma terra rica e frtil, em contraste com os deserto. Alm disso, a regio foi abenoada com fartos recursos minerais, e as cidades egpcias eram estrategicamente localizadas para permitir o controle das rotas de comrcio na regio do Nilo. Sua riqueza atraiu conquistadores, que contriburam para a formao de uma complexa cultura nacional. Desde o incio, a arte egpcia refletiu o ambiente geogrfico e poltico. O pais foi formado com a unio do Baixo Egito (o delta do Nilo) e do Alto Egito (a estreita faixa de terra do vale do rio). Esses dois reinos eram representados, respectivamente, por uma coroa vermelha e outra branca, a cobra e o falco, o papiro e o lots. Esses pares de smbolos estavam em toda parte e podiam ser vistos na cabea do fara, em seu trono e nos templos. ESTILO E TEMAS Os egpcios no tinham uma palavra para definir arte. Valorizavam o artesanato, mas no o ligavam necessariamente esttica ou expresso individual. Sua arte era funcional, destinada a facilitar o culto dos deus e suavizar a passagem para a outra vida. Os egpcios acreditavam que, quando objetos ou fatos eram bem reproduzidos, acompanhados dos necessrios rituais, estabeleciam um ponto de contato entre os vivos e o mundo do alm. Essa forma correta de representao atingiu uma estilizao distintiva: quanto maior o tamanho de uma figura, por exemplo, mais alta sua condio social. Os artistas deviam retratar a essncia do objeto, sem traos temporrios ou chamativos. Nas pinturas e relevos, as figuras eram representadas de perfil. J as esttuas eram esculpidas em uma srie fixa de posturas, com expresso vazia ou etrea. A perspectiva no existia. Eventos complexos eram mostrados em sequncias, como uma tira de quadrinhos. As figuras eram colocadas em faixas horizontais e, se fosse necessria alguma explicao, ela seria fornecida por hierglifos. Os smbolos usados nessa pictrica eram incorporados na composio geral. Podiam ser decorativos, mas em geral tinham conotao religiosa, em especial quando usados em objetos relacionados aos mortos. ARQUITETURA Como consequncia da intensa religiosidade, a arquitetura egpcia apresenta grandiosas construes morturias, que abrigavam os restos mortais dos faras, alm de belos templos dedicados s divindades. So exemplo dessas construes as pirmides de Giz, erguidas durante o Antigo Imprio.

Pirmides de Quops, Qufen e Miquerinos, 2.700 anos a.C., no deserto de Giz.

PINTURA Os pintores egpcios estabeleceram vrias regras que foram seguidas durante muito tempo, ao longo do Antigo Imprio. Entre elas, a regra da frontalidade chama a ateno pela frequncia com que aparece nas obras. Aspectos tcnicos como perspectiva, proporo entre as figuras e ponto de vista do autor da obra ainda no preocupavam os pintores egpcios. Tudo era mostrado como se estivesse de frente para o observador.

Baixo-relevo de um tmulo prximo de Sacar (cerca de 2500 a.C.). Museu do Louvre, Paris. REGRA DA FRONTALIDADE Segundo essa regra, o tronco e um dos olhos do retratado deviam ser desenhados de frente para o observador, enquanto a cabea, os ps e as pernas deviam ser desenhados de perfil. Provavelmente os artistas da poca achavam difcil desenhar uma pessoa com pernas e ps virados para a frente. A regra determinava tambm que o desenho e a pintura deviam mostrar tudo o que havia de mais caracterstico nos seres retratados, pois o observador tinha de entender facilmente as imagens. ESCULTURA A escultura a mais bela manifestao da arte egpcia no Antigo Imprio. Apesar das muitas regras existentes para esse tipo de arte, os escultores criaram figuras bastante expressivas. Os egpcios acreditavam que, alm de preservar o corpo dos mortos com a mumificao, era importante encomendar a um artista uma escultura que reproduzisse seus traos fsicos. Essa concepo da escultura no era aplicada apenas s obras que representavam mortos. Para os egpcios, todas as esculturas deveriam revelar as caractersticas do retratado. Como a fisionomia, os traos raciais e a condio social.

Escriba sentado (2500 a.C.), encontrado em sepulcro da necrpole de Sacar. Museu do Louvre, Paris.

Вам также может понравиться