Вы находитесь на странице: 1из 5

Desenvolvimento de um sistema de irrigao automtico

Orientador: Rodrigo Grassi Martins Coorientador: Rodrigo do Prado Costa

Alunos: Daruick Fagundes da Silva Cunha Gabriel Resende Miranda Marcossuel Leal de Assis Matheus Machado De Arajo

Introduo Na agricultura irrigada necessria uma utilizao criteriosa e precisa da gua afim de otimizar a produo, melhorar a qualidade final do produto e utilizar adequadamente os recursos hdricos e energticos[1]. So necessrios critrios de manejo para a aplicao de gua em quantidades compatveis com as necessidades de consumo da cultura. Uma maneira de garantir que os critrios de manejo sejam respeitados e simplificar o processo de manejo da irrigao consiste na utilizao de um sistema automtico de controle. Um sistema de controle consiste em subsistemas ou processos reunidos com o propsito de controlar as sadas do processo[2]. No caso dos sistemas de irrigao, essa sada consiste na quantidade de gua a ser utilizada na irrigao.

Justificativa Para realizar o controle de uma irrigao automatizada, necessria a construo de um sensor para detectar a umidade no solo. Vrios sensores podem ser utilizados para esse propsito, como, por exemplo, tensimetros[3]. Objetivo Geral Este trabalho tem como objetivo construir um sistema de irrigao que seja capaz de captar parmetros de interesse no manejo e controlar os elementos de irrigao, como, por exemplo, bombas de gua e vlvulas, de maneira automatizada.

Metodologia Para desenvolver o sistema ser utilizada a estrutura do diagrama de blocos da Figura 1. Um computador de pequena capacidade utilizado em sistemas embarcados (Microcontrolador) ser utilizado para realizar o controle de irrigao. Ele ir medir a umidade do solo atravs de sensores desenvolvidos

no projeto e ir acionar as bombas ou vlvulas que liberam o fluxo de gua. Um painel solar ser utilizado para fornecer energia eltrica ao sistema principal, com exceo das bombas e vlvulas que necessitam de grande quantidade de energia, superiores capacidade do painel solar. Um display de caracteres tambm ser includo para permitir ao operador visualizar a umidade do solo e o estado de acionamento das bombas e vlvulas utilizadas.

Figura 1 Diagrama de blocos do sistema

Resultados Obtidos Um prottipo do sistema em escala menor foi desenvolvido em laboratrio. A Figura 2 ilustra o sistema desenvolvido at o momento. Foi utilizado uma bomba de carro para simular a bomba utilizada no processo de irrigao, uma placa Arduino com um microcontrolador AVR e um prottipo do sensor de umidade do solo encontra-se montado no protoboard.

Figura 2 Prottipo desenvolvido Um sensor de umidade do solo foi construdo. Esse sensor se baseia na variao da resistncia eltrica entre dois pontos do solo de acordo com a

quantidade de gua presente. Quanto maior a quantidade de gua, menor a resistncia eltrica entre dois pontos do solo. Essa resistncia eltrica conectada na base de um transistor, controlando a corrente de emissor do mesmo. Um outro resistor fixo colocado no coletor de forma a gerar uma tenso que proporcional resistncia eltrica entre os dois pontos do solo que medida pelo microcontrolador atravs de um conversor analgico-digital. Um programa no microcontrolador recebe o valor da umidade do solo e toma a deciso de acionar a bomba de gua. A bomba acionada atravs de um rel que fecha o circuito de alimentao da bomba. O microcontrolador continua monitorando a umidade e encerra o processo quando a umidade do solo desejada seja atingida. O microcontrolador fornece ainda informaes sobre a umidade do solo e o estado de acionamento da bomba atravs de um display de caracteres conectado ao sistema. Nos testes realizados em laboratrio, pode-se verificar o funcionamento do acionamento para diferentes nveis de umidade do solo. Inicialmente simulouse a variao da umidade atravs de um potencimetro para validar o algoritmo. Testes realizados com uma pequena amostra do solo foram capazes de demonstrar que o sistema capaz de automatizar o processo de irrigao. Entretanto, o projeto deve evoluir, implementando o sensor e o sistema em placas de circuito impresso especficas e adicionando o sistema de alimentao com os painis solares.

Concluso Um sistema de irrigao automatizado traz uma srie de benefcios como a diminuio de erros de operao, economia de energia e recursos hdricos e melhorias na produo e qualidade final. Este trabalho demonstrou que atravs de um sistema computacional barato possvel automatizar o processo de irrigao.

Bibliografia [1] Sousa, M.c.B.A.d., et al. (2011) "Manejo da irrigao na cafeicultura irrigada por piv central nas regies norte do Esprito Santo e extremo sul da Bahia" Bioscience Journal, v. 27, n. 4 p. 581-590.

[2]

Nise, N.S., Engenharia de Sistemas de Controle, 3 ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2002.

[3]

Queiroz, T.M.D., et al. (2005) "Avaliao de sistema alternativo de automao da irrigao do feijoeiro em casa de vegetao" Revista Engenharia Agrcola, v. 25, n. 3 p. 632-641.

Вам также может понравиться