Вы находитесь на странице: 1из 85

BIBLIOTECA NACIONAL

MINISTRIO DA CULTURA FUNDAO NACIONAL PR-LEITURA Escritrio de Direitos Autorais

Registro e / ou averbaes de obras intelectuais REGISTRO N: 46.606.


______________________________________________________________________________________________________________

Requerido: Pelo Autor (Prot.3300/88).


______________________________________________________________________________________________________________

Autor: VAGNER JOO BENICO DE ALMEIDA Pseudnimo: VAGNER DE ALMEIDA Cessionrio: Tradutor, adaptador, etc.: Nacionalidade: Brasileira. Identidade / CGC: 4428527-8 IFP/RJ. Endereo: Rua Fernando Mendes, 19/10 - Copacabana Estado: RJ Cidade: RJ CEP: 22021
______________________________________________________________________________________________________________

Ttulo da obra: ADEUS IRMO, DURMA SOSSEGADO Nmero de f./p.: 87 fls. Gnero: Drama Teatro Tipo de Impresso Estado
______________________________________________________________________________________________________________

Edio Ano Local da publicao: Cidade Editor Grfica Impressora Obra no publicada: Xerox.

______________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________________

Nmero de documentos apresentados e arquivados: 01


______________________________________________________________________________________________________________

Para constar lavra-se o presente termo nesta cidade do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1988, que vai por mim assinado.

Adeus Irmo, Durma Sossegado


Texto: Vagner de Almeida

Ato I, Cena 1 Em Algum Dia (Cena para abrir o espetculo, para um ator.) Isto est acontecendo em algum dia na histria da epidemia da AIDS, e pode acontecer em qualquer lugar, porque esse drama no procura hora ou espao para existir. O nmero de mortos dessa doena tem levado pessoas promissoras, as quais poderiam ter contribudo muito mais, morreram jovens, e sem-necessidade. Foram tragadas pela fora de um destino macabro. Morrer com AIDS no muito mais do que morrer na hora certa ou possivelmente por necessidade. Ela est a na esquina dos nossos olhos e no podemos evit-la mesmo que assim quizssemos. Muitos foram tragados, muitos esto sendo tragados, e muitos sero levados pelo buraco escapatrio da dama sinistra dessa travessia crioula. Que entre Burana e nos mostre um pedacinho desse cotidiano. (Luzes crescendo e dando incio ao funeral.)

Ato I, Cena 2 O Funeral

(1. Um corpo carregado por oito pessoas em uma tbua coberta com um arco-iris de fil.) (2. Introduo da msica "Carmina Burana" por Carl Orff.)

Ato I, Cena 3 A Espera (Duas pessoas esperando o resultado dos exames. Um homem, uma mulher, um mdico. Esto sentados juntos, mas no se olham ou conversam. Rezam e pensam.)

Homem: Mulher: Homem: Mulher: Homem: Mulher: Homem: Mulher: Homem: Mdico: Homem: Mulher:

Pai Nosso que estais no cu-Faa com que meu exame no seja positivo. Santificado seja o vosso nome-Faa com que meu exame seja negativo. Vem a ns o vosso reino-Eu juro que serei uma pessoa digna de seu nome, meu Deus. Seja feito a vossa vontade-No mancharei mais a minha mente nem farei coisas erradas. Assim na terra como no cu-Senhor, livrai-me desse mal. O po nosso de cada dia nos dai hoje-Procurarei ganhar o meu po de cada dia de outra maneira. Perdoai as nossas ofensas-Senhor, a porta abre. Assim como ns perdoamos a quem nos tem ofendido-Dessa porta sai algum. No nos deixei cair em tentao. Nmero X. Sim... Livrai-nos sempre do mal.

Mdico: Mulher: Mdico:

Nmero Z. Sim. . . Tenho boa e m notcias para vocs.

(Ambos se do as mos e dizem:) Homem: Mulher: Mdico: Mulher: Boa sorte. Boa sorte. Primeiro a m notcia ser dada. O nmero Z portador da vrus da AIDS. Voc est certo do resultado?

Mdico: O nmero X teve o teste negativo, mas no quer dizer que esteja livre de se expor ao vrus. Homem: Mdico: Mulher: Obrigado, meu Deus. Sim, voc uma portadora do vrus da AIDS. O, meu Deus. (Coloca a mo no rosto e cai em lgrimas.)

(Enquanto um personagem se fecha, o outro ergue as mos para os cus e agradece por tudo.) Mdico: Esta no s uma das tantas reaes que a pessoa que escolhe ser testada se confronta, com uma grande crise psicolgica. uma confrontao de 50% de ser negativo ou positivo. (Black Out)

Ato I, Cena 4 Eramos Ns (Dois casais: um liberal e um radical. Filhos com AIDS e as reaes de cada um. Narrador intercalando e analizando.) Homem liberal: Meu Deus, vejo meu filho partir sem nada poder fazer.

Mulher liberal: Sinto-o em meu ventre como se ainda o tivesse gerando, mas no o gero mais e sim vejo a vida o abortando. Homem liberal: No entendo essa vida, no meu tempo quem destrua a vida das pessoas era o preconceito, hoje o preconceito de antes e a doena de hoje. Mulher liberal: Os tempos mudaram, mas tudo continua o mesmo, simplesmente coisas novas surgem e assim tudo vai acontecendo. Quero ajudar, quero segurar a sua vida, mas no posso. Me sinto uma nada que nada possa fazer para segurar a pessoa que amo e na flor da idade parte, seca, murcha, perde a cor, como as flores esquecidas na mesa, em um vaso sem gua... Homem liberal: Dia-a-dia, hora-a-hora, minuto-a-minuto, segundo-a-segundo vo sendo devoradas as clulas que tempos passados lhe supriram a vida. Que tristeza meu Deus. Sinto-me triste com a mesma pessoa que s me proporcionou felicidade. Mulher liberal: Agora quando pela rua passo, quando em silncio me resguardo da minha dor, l est sempre um a me alertar com a sua malcia e maldade comum do ser humano. Gritam em minha face j to dolorida e amargurada... Narrador: pegou do filho. Mulher liberal: Com a face encharcada de angstia eu vou em frente e grito. "Meu filho tem AIDS e vai sobreviver." Tenho f, tenho f... Mas me pego rodeada de escnio e no meu corao eu sei que meu filho no vai sobreviver, ele est morrendo. Seu filho tem AIDS, no ? J morreu ou ainda est pagando os pecados? Ela tambm tem AIDS,

Homem liberal: Hoje, l no hospital ele me disse, que quer morrer rpido. Eu falei sorrindo por fora e chorando por dentro, --"Que nada, garoto, ainda cedo, est chovendo, j tarde da noite, ainda no terminamos a nossa partida de cartas. Todos ns esperaremos o ms que vm... no... o ano que vm. Quando ia falar da nova medicina, ele me parou e disse, --"Esperar por uma vacina, j sei disso tambm pai. A medicina no ser para mim, nem para muitos, mas um dia ela chega." Comecei a chorar e s disse que ns o amamos. Ele beijou a minha mo e pediu para cuidar bem de voc, e voc de mim. Mulher liberal: no passa. Homem liberal: Mulher liberal: ligada h semanas. No tenho nem mais lgrimas para chorar, s essa dor no peito que V ver a sua novela, j vai comear. Novela para mim acabou, tudo tem acabado... A televiso no

Homem liberal: L no trabalho me chamam de pai de filho viado. Para o inferno todo o inferno que me produzem. Todos possuem o seu lado de glria e perda, e todos de uma forma ou de outra perecero com doenas ou catstrofes que a vida nos reserva. At o patro fez seu comentrio, que a minha imagem no boa para a firma. Mulher liberal: Nosso filho no morrer como um passarinho, ele sofre todas as angustias de um corpo assinalado para a morte. Narrador: Mais uma das invenes do homem. Morrer como um passarinho. No sentiro dores e aflies diante a morte os passarinhos? Ter o passarinho morrido, alvejado por uma pedra traioeira ou uma balinha de chumbo proveniente de mos assassinas alegre e sossegado? Ningum morre como passarinhos, passarinhos morrem como seres humanos, com dores e aflies.

Homem liberal:

Tenho medo que em breve seremos notificados de alguma coisa.

(Algum bate em uma porta e o casal no tem coragem de reagir.) Homem liberal: Mulher liberal: Algum bate em nossa porta. No, no ningum bate em nossa porta.

Narrador: Sim! Algum lhes trouxe a notcia que no querem escutar, mas que esperam a cada segundo de suas vidas. Homem liberal: Mulher liberal: No, ainda cedo. Ningum bate em nossa porta. Foi o vento.

(Algum bate novamente e as luzes se transferem para o outro casal que j est em cena. A mulher est rezando perto de uma vela e um copo de gua.) Homem radical: Mulher radical: Homem radical: Pare com essa rezaria dento da minha casa. No tenho culpa que voc no acredita em Deus. Que vergonha, que vexame, que desmoralizao. Foi culpa sua, que deixou ela fazer o que queria. Mulher radical: Ela tambm sua filha e a responsabilidade sua, tambm.

Homem radical: Se voc tivesse tido menos tempo para a igreja e essas rezarias todas, ns no teramos uma filha puta rampeira e com essa maldita doena de viados. Que vergonha, no quero v-la na minha frente nem pintada de ouro. Mulher radical: ...no deixes cair em tentao. AMM. (Faz o sinal da cruz e conclui...) Ela s tem AIDS. A inveno de puta da vizinhana. Ela sempre foi uma menina travessa, mas puta a minha filha no era.

Homem radical: Jesus Cristo. somos ns. Mulher radical: Homem radical: minha casa, no.

Pegou AIDS como a Virgem Maria Santssima ficou grvida de Ela sempre foi flor que no se cheira e agora quem paga o pato A novela vai comear. V se fecha essa matraca. Virei notcia do bairro, que vergonha. No quero essa mulher aqui na

Mulher radical: Na nossa casa, meu querido (irnica)... e, mais a mais, eu tambm no quero, no. Tenho medo de pegar essa doena. No dia que ela veio aqui e disse que estava doente, bebeu caf e falou no telefone eu fiquei desesperada. Joguei a caneca fora e lavei o telefone com gua sanitria. Homem radical: Mulher radical: Homem radical: Mulher radical: Se bater aqui, manda para a geral. Mas eles no esto aceitando l, tambm. Ento manda para o inferno. Cruz Credo! (Faz o sinal da cruz.) No inferno ela j est. Homem radical: Eu, um homem distinto, respeitado, trabalhador, tendo que receber na minha cara essas chacotas da vizinhana. Que vergonha. O que as pessoas l do trabalho vo dizer? E l do clube? Que vergonha... Mulher radical: Pode acreditar que a notcia vai chegar l tambm, j chegou l na igreja, ento para chegar no clube ser um piscar e fechar de olhos. Homem radical: Se algum bater em nossa porta e perguntar por ela, diga que no mora aqui, no, e que nunca morou. Vou ser expulso do clube mais cedo ou mais tarde.

10

Narrador: Como esses pais, muitos Aidticos morrem sozinhos e abandonados, pois na hora mais importante para essas vtimas a hora em que todas lhe do as costas e dizem... Homem radical e mulher radical: No a conhecemos. Narrador: Morrem vitimados, no s da doena, mas da solido e do esquecimento de pessoas que um dia lhe deram afeio e calor, mas na hora mais importante, lhes do o abandono e o frio da rejeio. Mulher radical: Homem radical: Ela pediu para falar conosco. Nem morto eu falo com ela.

(Algum bate porta e o casal j est esperando pela notcia.) Homem radical: Mulher radical: Homem radical: Narrador: Mulher radical: Homem radical: Narrador: Mulher radical: Algum bate em nossa porta. Sim! Algum bate em nossa porta. Sim! Quem ? Notificao da morte de Maria da Silva da AIDS. No morava aqui, no! Nmero errado. Ento onde morava? No sabemos.

Narrador: Ela manda dizer aos familiares que ela descansa em paz e que a vergonha de ter pais como os dela tambm acabou. Homem radical: Mas que desaforada...

11

Mulher radical: nome dela mesmo? Narrador: Mulher radical: Narrador: por muito tempo.

Comunicaremos a seus pais sobre o falecimento de... Como era o Maria da Silva da AIDS. Ah! Sim... Maria da Silva. Est uma das mil e umas rejeies que o Aidtico sofre e sofre_ Isto sim, isto uma vergonha! (Black Out)

12

Ato I, Cena 5 Vida Arriscada (Um mich chamado Sebastio com os apelidos de Tio e Sebastian. Uma me Testemunha de Jeov. Uma casa de massagem chamada de Pedrita e Bambam, com uma cafetina. Uma vizinha com um telefone. Um irmo religioso. O telefone toca na casa de massagem.) Cafetina: Al! Pedrita e BamBam Services. (tempo para escutar...)

No meu filho, aqui ns no temos viados escrotos como voc, no. (Bate com telefone e diz...) Filho da puta! (Na casa de Sebastio com a me) Me: Tio, hoje dia de estudo. O irmo tem perguntado por voc. Hoje voc vai ficar para o estudo, no ? (Sebastio est do outro lado da cena se penteando e sem camisa.) Sebastio: Me, eu j falei para a senhora que eu no quero e no sou Testemunho de Jeov. Onde est a minha cueca, Mame? Me: Mas meu filho, isto a melhor coisa que temos na vida. Quanto a cueca, est na roupa para passar. (Telefone toca na massagem. O irmo chega na casa s em expresso. Sebastio continua a se arrumar.) Cafetina: em Paris! Que chick. Tenho carne nova no aougue. Voc quer? (Tempo...) Agora mesmo? Voltou danada. J vou mandar a encomenda. O nome Sebastian, e tem uma lingia do jeito que voc gosta. Beijinho, Querida. (Desliga o telefone.) Al! Pedrita e BamBam Services com total segurana. (Um tempo...) Oi, Querida! Quanto tempo que no a escuto. (Tempo...) Ah! Estava

13

At que enfim a Chupadeira chamou. (Procura um nmero de telefone no caderninho e comea a discar.) (Na casa de Sebastio.) Me: Sebastio: T na hora de estudo Tio. Vem, meu filho. Estou com dor de cabea, estou descansando.

Me: Tio mudou completamente, irmo. Agora s chega em casa tarde e um telefone no para de chamar ele... No estuda... s fica aqui esperando algum chamar. No gosto disso. Ele no me fala nada. Me d dinheiro, mas no diz de onde vm. Vizinha: (Grita de l de dentro) Tio... telefone para voc... a Pedrita do BamBam. Ela est puta com voc. Disse para voc ir rpido, que tem um programa, e levar o dinheiro do de ontem. (Tio fica nervoso e infesado com a vizinha.) Vizinha: Sebastio: Vizinha: Sebastio: de caapa da porra. Me: Sebastio: Me: T fazendo programa agora, Tio? Cuidado com a AIDS! (Nervoso, ele grita...) coisa de computador, Dona Maria. Ah! Sim. J entendi o seu tipo de com-puta-dor. Miservel de mulher! Tinha que gritar para todo mundo ouvir. Boca Voc agora est trabalhando com programa de qu? Computador... Voc no me disse nada. Isto um bom trabalho. D para fazer carreira. Sebastio: Fazer carreira entre a vida e a morte nos dias de hoje. Para no perder um programa, tenho que me sujeitar a tudo. Essa maldita doena tinha logo que chegar agora. A minha vida esta uma loucura. De um lado, o meu pavor da ira de Deus. Do outro lado, a explorao da minha mocidade.

14

Irmo: Disse Jeov: Filho meu, presta deveras ateno minha sabedoria. Inclina teus ouvidos ao meu discernimento, para guardar os raciocnios e resguardem os teus lbios o prprio conhecimento. Pois os lbios de uma mulher estranha esto gotejando como favo de mel e seu paladar mais macio do que o azeite. Mais o efeito posterior dela to afiado como uma espada de dois gumes. Seus ps descem a morte no prprio Seol. Ela no contempla a vereda da vida. Seus trilhos seguiram errantes, ela nem sabe para onde. Portanto, agora escuta-me e no vos desviei das declaraes da minha boca. Vizinha: Tio! Pedrita t no telefone gritando igual uma vaca. Eu vou tacar o telefone na cara dessa cafetina. Sebastio: Vizinha: J estou indo, Dona Maria. Ela a minha patroa do computador. Ela computa os ganhos das putas, isto sim, e dos burros como voc.

Irmo: Provrbio de Salomo: Filho sbio aquele que alegra o pai, e o filho estpido o pesar da me. Os tesouros dos inquos de nada aproveitaro, mas a justia que o livrar da morte. Jeov no far com que a alma do justo passe fome, mas repelir a avidez dos inquos. Quem anda em integridade andar em segurana, mas aquele que perverte os seus caminhos dar-se- a conhecer. Sebastio: leva. Vou ou fico? Tenho medo, mas a nsia desse dinheiro me puxa, me

Ontem, fui visitar Alencar no hospital. E ele j no pode ser o mesmo que era, sacaneando tudo e todos. A doena comeu tudo to rpido, que me apavorou. O gozado de tudo foi a nica frase que ele conseguiu falar com clareza: "Tio, sai disto se ainda h tempo na sua vida." Depois fui para um programa e me senti como um co que volta ao seu vmito, como um estpido que repete a mesma tolice. Vizinha: Tio, Pedrita vai ter um troo.

15

Irmo: Disse Jeov: --"Ouve filho meu, e aceita as minhas declaraes. Ento os anos de vida se tornaro muitos para ti. Vou instruir-te no prprio caminho da sabedoria; vou fazer com que pises nos trilhos da retido. Ao andares teu passo no ficar tolido e se correres, no tropears. Agarre a disciplina; no a largue. Resguarda-a, pois ela mesma a tua vida. Sebastio: mesma bosta. Piso em campo, minado ou bebo um lquido mortal sabendo que ambos podem matar-me, mas mesmo assim, no os rejeito. Sebastian, o topa tudo, desde que o paguem. A maldita Pedrita me chama e o cachorro que retorna ao vmito no consegue dizer no. Me: No entre na vereda dos inquos e no te encaminhes diretamente para o caminho dos maus. Evita-os, no passes por eles; aparta-te deles e passa adiante. Pois eles no dormem a menos que faam alguma maldade e o sono lhe arrebatado a menos que faam algum tropear. O caminho dos inquos como as trevas; no souberam em quem tem estado tropeando. Sebastio: Remova de ti a perverso da fala; e pe longe de ti a sinuosidade dos lbios. Sebastio da Silva mais uma vez vai em caminho contrrio do dito. Me: Tio, livra-te dos ares, que Jeov o livrar dos males. Oh! Vida de merda! Que desgraa ser pobre, mas se somos ricos com o esprito pobre a

Sebastio: Abena Me, no guarde o jantar para mim, no. Eu no volto esta noite. Hoje sexta-feira e Tio vai a luta. Me: Sebastio: Vizinha: Que Jeov lhe proteja. A vocs tambm. J vai? Cuidado com a SIDA, Bastio. Sebastio: (Vira para o pblico, e diz...) V pr inferno, urubu.

16

(O telefone toca e a cafetina atende.) Cafetina: A1! Pedrita e BamBam Services sua ordem. (Pausa...) Ah! Sim, temos todos os tipos, frescos e apetitosos. (Black Out)

17

Ato I, Cena 6 AIDS No Castigo de Deus (Monlogo para um ator.) O que?.. Peste pr-apocalptica? Vocs interpretam como um castigo de Deus para os homossexuais? Devo dizer que o doloroso mal da AIDS no um castigo de Deus contra aqueles que transgridem a lei natural do sexo... (pausa) -- Claro que sustento isto por mais de uma razo. Se Deus tivesse de fustigar o homem sempre que ele cai em pecado ou se desvia do caminho certo, atropelando e desrespeitando o Declogo, precisaria desfechar minuto a minuto o azorrague de sua ira contra milhes de pecadores. Deus no fez o homem para que ele no fosse um fantoche de sua vontade, mas que com a sua graa divina, usando de sua liberdade, amando e sofrendo pudesse conquistar mritos pessoais. Se tivssemos que viver sobre chicotes e chicotadas para progredir no amor, no bem, na verdade e na justia a nossa virtude de cristo no teria brilho, os gestos de altrusmo e de caridade fraterna muito pouco significariam. Jesus Cristo trouxe uma mensagem de miseric6rdia e de reconciliao que escandalizou os seu contemporneos dizendo: "Eu no vim para salvar os justos e sim os pecadores." Atire a primeira pedra aquele que no um pecador. Santo Agostinho j ensinava: "Devemos odiar o pecado, mas amar os pecadores." Porque rabiscar ou aoitar uma classe de pessoas como se ainda estivssemos queimando bruxas em praas pblicas? Por que peste gay? H nesse grupo muitas pessoas capazes, ricas em valores intelectuais e artsticos. Muitos so vtimas da prpria origem gentica, outros sofreram tratamentos inadequados no ambiente do lar, adquirindo traumas psicolgicos e outras interferncias que, mais tarde se manifestaram de maneira deletria no seu comportamento social. Precisamos ter em conta que a responsabilidade de cada um um fator importante para o destino da humanidade, porque a multiplicao dos pecados individuais vai, aos pouco, criando fundamento das estruturas inquas.

18

AIDS no um castigo de Deus. O que...? A quem cabe a culpa pela sua difuso? Ora, se h um responsvel por tal calamidade, esse algum um substantivo coletivo -- ou seja, a culpa est distribuda pela humanidade toda. A AIDS s se difundiu graas permissividade sem limite dos nossos tempos. E o que importa agora, inclusive antes de apontarmos culpados levarmos a srio um dever cvico e moral. Temos de preservar a sociedade e no apenas a sade pblica dessa terrvel ameaa. Como ser humano, peo que os doentes sejam tratados condignamente, quaisquer que sejam eles, sem discriminao de raa, religio, posio ideo1gica e condio sexual. Ei voc a, no faa isto... No piche as paredes... no faa isto. A AIDS no uma peste gay!

(Black Out)

19

Ato I, Cena 7 Quatros Falsos Brilhantes (Quatro travestis reunidos. Uma pessoa corta a cena, dando uma porrada e tirando a peruca de um dos travestis.) Xuxa: piroca. Filho da puta! Viado escroto! Vou fazer um picadinho dessa sua

Manon: Guarda essa faca, bicha. O que que o pblico vai pensar de ns? Vo pensar que todo travesti marginal. Xuxa: Monique: Manon: Joinha: Mas voc viu o que esse desgraado fez no meu look? Faz macumba pra ele, Xuxa! Eu fiz pra dois e deu certinho. Ih! L vem Joinha. Parece que est de fogo baixo hoje. Oi! Tudo bem com os babados por aqui?

Xuxa: Que nada, Joinha. Olha, minha peruca foi estraalhada por um desgraado que quase arrancou o meu pichaim e o pescoo. Me empreste o seu espelhinho a, Monique. Manon: Voc no tem nada, bicha. V tambm se compra uma outra peruca. Essa j est caindo aos pedaos. Me devolva... tudo que vai no volta. Xuxa: Onde voc estava at agora?

Joinha: Fui l no hospital da priso visitar Tetia e levar umas cocadinhas para ela, mas a bicha j tinha morrido hoje pela manh. Monique: corao? Manon: Tetia j bateu as botas? Cruz Credo! Foi com AIDS ou ataque de Tetia nunca teve ataque de corao. Aquilo tudo era s frescura.

20

Monique: Joinha: verniz vermelho.

No fale assim dos mortos, no, Manon. pecado e d azar. Ela morreu me devendo 2000 cruzados e sumiu com o meu sapato de

Manon: Tetia era igual Xuxa, no tinha nada. Tambm todo dinheiro que ganhava dava para DonDon, aquele marginal l do morro do Querosene. Joinha: O mdico l da priso me deu o maior esporro e me deu esse folheto aqui para ler... Eu j vi, mas no entendi muito bem, no. Xuxa: ler e escrever. Manon: Joinha: Xuxa: viado nem parou! Deixa-me ver. Vocs no acreditam, mas eu fui na escola e aprendi Xuxa--Chuchu, voc est querendo insinuar que ns somos bestas? Me explica tudo isto a do papel. Ih! Depois. L vem um carro a parando. para mim... (Pausa...) O Vamos ver esse papelzinho ai. (Comea a ler gaguejadamente.) --Se-xo Se-gu-ro. --O que seguro. --O que no seguro. Manon: assim: Xuxa, isto um ponto de interrogao, uma pergunta... ento se l --O que seguro? --O que no seguro? Eu estudei para ser atriz! (Todos gargalham menos Joinha.) Joinha: peidando. Vai em frente bicha e v se l direito. Parece at um carro velho

(Todos riem novamente.)

21

Xuxa:

L ento voc, Joinha.

Joinha: Vocs sabem que eu no sei ler, s sei contar os meus nmeros at 100 e algarismos romanos. Manon: Eu leio, e vou praticar um pouco da minha classe de interpretao. Sexo Seguro? O que seguro? O que no seguro? Beijando seguro se nenhum dos parceiros tem cortes ou feridas na boca. Beijinho Francs provavelmente o mais seguro. Xuxa: Monique: O que beijinho Francs, bicha? o que ns damos entre ns, burra. o beijinho de "Oi Querida!" Xuxa: Ah! Sim, esse beijo falso que ns damos nas bichas, mas a vontade mesmo de dar uma dentada no silicone. Manon: Masturbao seguro se a porra no tem contato com uma ferida ou corte na mo ou em outra parte do corpo. Joinha: mais! O Carlo gosta de tocar punheta na minha cara... Ih! No vou deixar

Manon: Sexo Oral--quando se usa camisinha, seguro. Sem a camisinha, provavelmente perigoso, no seguro pois pode lhe dar gonorria ou sfilis. Quando a ejaculao no entra na sua boca, no to perigoso. Sexo oral no protegido com uma camisinha provavelmente no transmite o vrus da AIDS ou hepatite B, mas isto difcil de se prever ou controlar. A pr ejaculao, a porrinha que comea sair antes da porra de verdade--isto a minha interpretao pessoal--pode conter viroses ou bactrias e isto contm certo risco. Monique: At que voc sabe interpretar mesmo, bicha. Monta um show de bonecas e emprega todos ns.

22

Manon:

Me d dinheiro que eu monto mesmo. Eu tenho a viso de um grande show. Eu, a estrela, a...

Joinha: Manon:

Continua Manon, ou isto no acaba hoje. D um tempo para eu poder descansar, Joinha. Relao Vaginal...

Monique: Xuxa:

No tenho! No comigo mesmo. Ih! s vezes pintam algumas nas paradas, mas eu no gosto, no. s vezes o meu nem sobe.

Joinha:

Calem a boca e deixem Manon ler isto para mim.

Manon: Relao na Vagina-- conhecido que o no uso de camisinhas em relaes na vagina pode transmitir gonorria, sfilis, herpes, hepatite B. Em pesquisas tambm apresenta que AIDS pode ser passado de homem para mulher durante um sexo no protegido. A passagem do vrus da AIDS de uma mulher para um homem durante uma relao sexual na vagina, pode ocorrer como so a maioria dos casos na Africa. Esto entendendo meninas? Joinha: Monique: Manon: Todos: Xuxa: Eu t entendendo quase tudo. Eles usam umas palavras esquisitas, mas d para entender. Sexo Anal... Ih! Uh! Merda... Chegou no ponto chave e eu no vou gostar.

Manon: Sem o uso de camisinha, esta uma das mais perigosas prticas sexuais para passar o vrus da AIDS e o de hepatite B. As paredes do nus esto freqentemente sendo feridas durante uma relao anal. Eu no acredito, isto s acontece na primeira vez, depois s relaxar e toma trabuco.

23

Monique: da maricona. Joinha: Manon: Xuxa: Manon: Xuxa: Manon:

Coitado de quem fode com Xuxa, ela com esse pico arrebenta o cu Xuxa tem a maior piroca do mundo e as bichas amam. Posso continuar ou a ateno ser a piroca de Xuxa? Vai em frente, Madame Sat. Madame Sat a sua Me. Ih, bicha! Eu s estou brincando. No gosto que me chamem de Madame Sat, e vocs sabem disso. No vou ler mais porra nenhuma.

Joinha: Manon: ignorantes... Monique: Joinha:

Manon, voc est indo to bem como atriz, no pare, no. S voc reconhece o meu esforo, Joinha. As demais so umas Comeou abaixar o nvel. Continua...

Manon: Metendo o Dedo ou a Mo--colocando dedos ou a mo dentro do nus ou da vagina de algum muito perigoso, pois as paredes intestinais ou vaginais podem ser facilmente danificadas. Monique: Tem fregus que s quer o dedo, finge que tem cuzinho virgem, mas depois do primeiro, querem o segundo, terceiro e quando no o quarto. Xuxa: Manon: contm nas fezes... Mas se levam o pau no cu, ficam com trauma de viados. Lambendo o Anus ou Chupandopode transmitir germes que

24

Joinha: Monique: Manon: parceiros. Xuxa:

No coco? Sim, burrice aguda. ...e germes que contm na saliva, ento perigoso para ambos os No chupo mais cu! Cruz Credo! Bangal trs vezes.

Manon: Mijando ou urinando na pele sem um corte ou uma ferida no pega doena, mas urinando na boca, vagina ou no nus pode transmitir viroses como a da AIDS ou hepatite B. Monique: Eu j fiz isto tudo que est a no papel.

Manon: Acariciando--abraando e massageando produz uma suave e calorosa afeio na intimidade do sexo. Joinha: Xuxa: Isto to romntico. Joinha parece que vai desmontar.

Manon: A imaginao sendo usada com as mos pode dar o maior relax, excitar e levantar a moral. Xuxa: A clientela quer mo e as mos usamos para dar e receber, quando no porrada pra l e pra c. Manon: Monique: Joinha: Xuxa: Fantasia... Ull, eu tenha tantas, e cada uma com cada bofe... Xuxa, a peruca est torta. Outra vez, mais que merda...

25

Manon: Fantasia--a mente a maior e mais verstil organismo sexual. Ela pode criar imagens que nos elevam para lugares nunca d'antes navegveis. Monique: Joinha: Manon: Joinha: Manon: Ih! A bicha endoidou de vez! Nunca d'antes navegveis? Cames, burra! Ah! Sim, Calmes... Ponto final por hoje. Mas que merda, cad as bichas... tudo muito devagar... Joinha: Obrigado, Manon.

Eu aprendi quase tudo, mas colocar na prtica com esses caras no d. Eles pagam o servio, ento... Manon: Xuxa: Manon: Aprendeu alguma coisa, Xuxa? Sim, Madame Sa... Sat a me... O que sexo que no pega AIDS? Xuxa: Ih! J esqueci!

Monique: Beijinho Francs, punheta em pele no cortada ou ferida, chupada com camisinha, mijada ou cagada em pele no cortada ou ferida. Xuxa: no meu corpo. Manon: Monique: Cagada tambm? Cruz Credo! S se me pagar muito eu deixo cagar No cagar, no, Xuxa, defecar. Carcias e fantasias.

26

Joinha: Monique:

Voc aprendeu tudo, Monique, at que enfim... E voc, Joinha, o que aprendeu disto tudo?

Joinha: Sexo que pega AIDS: comer xoxota sem camisinha, enrabar o cu sem camisinha, mijada ou defecada dentro ou fora, metendo o dedo ou a mo, lambendo xoxota ou nus. Manon: dia. Xuxa: Manon: Joinha: Xuxa: Manon: Monique: Joinha: qualquer. E amanh, qual ser de ns no mesmo lugar? Xuxa: Manon: Ih! Cruz Credo! Isola, bicha! Bangal trs vezes! Xuxa, a peruca ainda est torta. Tem uma cabea boa, Joinha, voc pode trabalhar no meu show um T comeando a chover, agora que a vaca vai pr brejo. Amanh eu tenho duas faxinas para fazer. Quem vai ajudar a comprar o caixo de Tetia? Eu no tenho dinheiro. Vou colocar uma vela pra ela na encruzilhada. No gosto de enterro. Eu vou l. No quero que Tetia seja enterrada como indigente. Joo da Silva, conhecido como Tetia, foi gente como outra

(Black Out)

27

Ato I, Cena 8 Q-Suco da Morte: Sangue

(Dois atores em cena: me Joana e filho Gregrio. Gregrio sentado em uma cadeira de balano.) Gregrio: Me! Voc est chorando de novo?

Joana: Estou resfriada e caiu um cisco no meu olho. (Entra em cena com uma bandeja cheia de fortificantes e comida.) Gregrio: Joana: Outra vez esses grudes, Me? Voc precisa de vitaminas e esses fortificantes milagrosos. Esse aqui veio da Aparecida do Norte. Esse da Bahia, l do Bom Fim. Esse aqui seu irmo trouxe l da feira de So Cristvo. feito de ovo de codorna com caldo de mocot. Gregrio: No agento mais, nem ver isto na minha frente. Tira isto daqui me! (Grita desesperadamente duas vezes.) Joana: No grita comigo, no desforra na minha velha carcaa. Voc no me. Voc no sabe o que perder mais um filho. Gregrio: a vida. Velha Joana, no sei o que perder um filho, mais sei o que perder

Olhe para mim Joana, eu que sempre engordei com tanta facilidade, agora vejo os meus braos afinarem cada vez mais. Joana: Samos l do interior para tentar lhe dar melhor condio de vida. L voc ia morrer se ficasse, assim disse o farmacutico. Seus irmos morreram por falta de sangue, ento arrumamos as trouxas e viemos vegetar nessa cidade maldita.

28

Gregrio: grande.

As transfuses que recebi foram as malditas, no a cidade. A falta de conscincia do ser humano que maldita, no a cidade muito tarde me para maldizer o mundo. Para mim o fim.

Joana: Gregrio:

Ainda no meu filho, ainda no... Sei o que me espera e no quero me abater, no quero pensar nisso.

Joana: Dona Maria no quer pegar mais os recados do telefone para ns e mandou dizer que no quer que ningum aqui de casa v l. Gregrio: Mais ela era a nossa melhor vizinha me. O telefone dela uma grande ajuda para ns. Joana: Assim a vida Gregrio. Porm a Laura mandou um abrao e um beijo para voc. Logo ela vai vir aqui lhe trazer um caldo de galinha e uma broa de banana. um presente! Gregrio: fora. Joana: poesias para ela. Gregrio: Joana: A Laura, incrvel, nunca foi to prxima de ns, mas agora d uma Ela disse como pagamento voc tem que escrever uma das suas Que horas papai chega me? As 5:00, mas hoje ele foi l na Penha pagar uma promessa.

Gregrio: Vou lhe falar uma coisa me. A melhor coisa que a vida me presenteou nesse final foi o amor que todos vocs me dedicam. Voc chora, chora e quando escuto o eco do seu soluar o meu corao se espatifa em pedacinhos. Joana: Gregrio: No vou chorar mais, prometo, juro... (Comea a chorar.) . Hoje escrevi mais um poema.

29

Joana: Gregrio: Joana: Gregrio:

Foi? Leia para mim. Promete que no vai chorar? Prometo! Qual o ttulo? Q-Suco da Morte: Sangue". Eu, brasileiro, 26 anos, hemoflico, portador de AIDS e poeta.

O nico caminho a minha frente a morte, mas no s para mim, tambm em torno do nmero cada vez maior de vtimas que se fazem os penosos e conflitantes ajustes da sociedade. Eu estou morrendo e AIDS o seu problema agora. H uma doena em meu corpo que est comendo meus tecidos e meus rgos. Algumas vezes eu acordo durante a noite e posso sentir a presena dela roendo a minha vida. Sociedade hipcrita no rezem s por mim que sou hemoflico ou pelas criancinhas com AIDS. Rezem por uma sociedade mais descente e humana, onde o respeito pela vida mais importante do que os cogumelos atmicos. Todos ns somos dignos de respeito e humanidade. AIDS no um problema dos doentes, mais sim da sociedade. Peguei AIDS no sei quando e nem sei onde, mas tenho a certeza que foi em um "Q-Suco da Morte chamado sangue." Joana: Gregrio: Joana: Gregrio: Joana: Gregrio: (Joana sai de cena.) Bonito meu filho, mas muito triste. Me que horas so? 5:00 horas meu filho. Onde est o pai? Ele j vai chegar. Me de um copo de gua me.

30

Gregrio: tragdia.

Quando se tem AIDS no h inocentes nem culpados. Quem porta AIDS no possui uma doena qualquer, mas uma Chega, esta doena est me matando, no agento mais, a dor de

cabea insuportvel. Chega eu no preciso disto. (Morre.) Joana: saca de compras. (L de dentro.) Seu pai est chegando, Gregrio, vem trazendo uma J estou levando a gua. (Entra em cena e v o filho morto.) --Gregrio, Gregrio, espere, espere, seu pai, ele est chegando e traz uma saca de compras. Eu prometo, eu juro, que no vou chorar.

(Black Out)

31

Ato I, Cena 9 O Radical (Dois personagens: O Radical e o Narrador. O Radical escrevendo uma carta a um amigo.) Radical: Rio de Janeiro, Cidade Maravilhosa! Caro Amigo! At que enfim achei um tempo para escrever e dar sinal de vida. Comprei um carro novo, zerinho, zerinho. A turma da praia est morrendo de inveja. J benzi o carro. Como , j virou um picol ou est conseguindo suportar o excesso de frio siberiano? Temos visto na TV a onda do super-frio que assola os U.S.A. Aqui o tempo continua incerto. Faz um calor terrvel por alguns dias e de repente comea a chover e a temperatura cai com uma diferena de 20 graus ou mais. O tempo est completamente maluco. Fiz outra plstica na face e uma cirurgia para tirar gordurinhas acumuladas na barriga. A turma da praia est morrendo de inveja com o meu novo "look". Fiz tudo isto pela vitria da minha escola de samba. Tenho certeza que ser tri-campe. Sinto no meu corao. J comecei a fazer a fantasia. Est uma beleza. A novidade maior que saio de destaque este ano. Sabe quem morreu? Aquela bicha desvairada do quarto andar. Sabe com que? A SIDA. Tambm tinha que terminar como terminou. A AIDS continua devastando por aqui. S em So Paulo, os casos j esto para l de Marraqueche. J estamos com um nmero altssimo de casos. Acontece que a bicharada e as putas no acreditam no que tem sido mostrado e divulgado... Narrador: Somente as bichas e putas necessitam serem crucificados.

Radical: Acham que a doena s para os outros. Continuam fazendo loucuras e morrendo. O pior no que morrem. J vo tarde, mais que continuam disseminando a doena por toda parte.

32

Narrador:

Sero s eles que disseminam a doena por toda parte?

Radical: J que no querem se poupar, que no tem amor na vida, deveriam pelo menos respeitar o direito de viver dos outros. Narrador: Radical: Narrador: Mas fodem com eles quem quer, nada imperativo. Esta a razo pela qual no tenho pena dessa gente. J viram um radical pensar alm dele?

Radical: Trepar sem pensar mais importante que qualquer outra coisa. Ento que assuma as conseqncias. Narrador: Radical: Dir ele na prxima linha. "Voc no acha que eu estou certo?" Voc no acha que estou certo?

Esta semana morreu o nosso amigo hemoflico, z, e contraiu a doena numa transfuso. Coitado, foi alvejado inocentemente. Narrador: vrus? Radical: sim terrvel. J h no Brasil mais de 76% de hemoflicos portadores do vrus. Isto Por aqui vou terminando, acho que no tenho mais nada para contar. Um grande abrao para voc do... Narrador: Radical: Gay. Narrador: Radical. Ah! Esqueci de dizer que vou usar a minha fantasia no baile de Gala Beijinhos . isto a amigo. (Black Out) Mas de quem ser a culpa dessa vtima da transfuso? Da prostituta? Da bicha? Dos bancos de sangue? Ou talvez de um

33

Ato I, Cena 9 A Fila (Sete atores, sendo seis j em cena e um entrando aps. Cinco pessoas com idias desiguais sobre AIDS. Uma com AIDS. Uma esclarecida. Cena ocorre na fila de um nibus pela manh.) (Todos juntos falam desenfreadamente em mmica e gestos com uma luz do amanhecer.) (L vem o nibus, e um alerta os demais.) Ator 1: Todos: Ator 2: Ator 3: Ator 4: Ator 5: Ator 6: Ator 1: Todos: Ator 1: Ator 2: Ator 3: Ator 2: L vem a carroa! L vem o nibus. Parece que no vai parar. Vem botando pelas tabernas. D sinal pessoal. (Todos fazem sinal ao mesmo tempo. ) No vai parar. Pra desgraado! Filho da puta! Filho da puta! (O nibus passa direito.) Agora s daqui 30 minutos tem outro. Ih! Olha quem vem l. J est andando igual a uma capenga. Espero que no pare aqui, no.

34

Ator 3: Ator 5: Ator 3 e 2: Ator 2: Ator 4:

Mas vai parar e vai esperar o nibus tambm. ela que tem AIDS, no ? Sim! ela. E enfermeira. A minha filha estudava com a filha dela.

Ator 5: Ah! Sim, ela a me solteira que trabalha no hospital e que diz ter pego essa doena em um acidente. Ator 2: Ator 4: mesmo. Ator 1: Ator 5: Ator 1: Ator 6: Ator 1: Ator 2: Ator 3: Essa mesma. Tirei a minha filha da escola, e vrias pessoas esto fazendo o S o bafo dessa doena o suficiente para se pegar. bom mudar de assunto. Eu acho que vou p para o trabalho. No se preocupe meu amigo, voc est longe do bafo dela. Graas a Deus. Nunca foi muito descente. Como pegou isto, s Deus sabe

Ator 4: Imaginem os nossos filhos com a filha dela, na mesma escola, na mesma sala de aula, no mesmo vaso do banheiro. Ator 2: Meu Deus do cu, livrai nossas crianas desse mal.

35

Ator 3:

Amanh vou escola e vou pedir transferncia para um outro lugar.

Ator 1: O certo no tirar as crianas da escola, mas sim tirar essa menina com a me doente de l. Ator 3: Ator 6: Ator 4: Mas foi isto que a professora falou. Essa doena no pega assim, no, vocs devem se informar melhor. Dizem que no pega, at pegar e ento...

(Ela chega ao ponto do nibus.) Ator 7: Bom dia, pessoal.

(Ningum responde, somente Ator 6.) Ator 6: Ator 7: Ator 6: Ator 2: teria pego. Ator 3: Ator 1: Ator 7: Bom dia, Dona Severina. O nibus j passou? Sim, e no parou. Do jeito que veio capengando mesmo se o nibus tivesse parado, no Olha como est magra. Parece uma morta viva. Cuidado com o bafo. Que horas teremos o proximo nibus, algum sabe?

(Ningum responde outra vez e lhes do as costas.) Ator 6: Daqui uns 10 minutos.

36

Ator 7: Ator 4: Ator 7:

Vou chegar tarde no trabalho hoje, outra vez. Caindo aos pedaos, ainda est trabalhando? L vem o nibus!

(Todos se voltam para olhar e dar sinal.) Ator 4: Ator 7: Ator 6: Ator 4: D sinal pessoal. Voc poderia me ajudar a subir no nibus? Claro, me d a bolsa tambm. D sinal pessoal.

(Todos do sinal, mas o nibus no parar.) Ator 1: Ator 2: Essa merda no vai parar. Tem gente saindo pela janela.

(O nibus passa direto, e os braos abaixam vagarosamente.) Todos: Ator 7: Ator 1: Ator 4: Ator 3: Ator 2: Filho da puta! No sei como vou pegar esses nibus lotados. Que no v encostada em mim. Nem em mim. S em pensar me d at arrepios. J viu as manchas pretas no corpo dela?

37

Ator 5: Ator 4: Ator 7: Ator 6:

Parece at lepra. pior meu camarada. Esto falando de mim, eu sei... Esses lnguas de trapo falam de todo mundo.

Ator 7: Tem um bilhete aqui na minha bolsa, que deixaram na minha porta essa noite, me chamando de tudo que coisa ruim. Ator 3: Ator 2: daqui. Foi o filho da Antonica. Eu sei, todo mundo sabe. Ele disse que vai expulsar essa mulher

Ator 7: Disse no bilhete para eu deixar esse lugar o mais rpido possvel ou eu vou me dar muito mal. Ator 6: Ator 7: E voc, que vai fazer? Nada, no tenho tempo para me desgastar com esse tipo de coisa. Tenho muito o que fazer pela minha pouca vida que tenho. Ator 6: Ator 1: Ator 2: Ator 3: Ator 4: tenha. Eu admiro a Senhora, Dona Severina. Ela que no tome tendncia na vida, que ela vai ver s. Nunca confiei na moral de enfermeiras. Com todos aqueles mdicos. A minha me foi enfermeira, mas aquela era honesta, que Deus a

38

Ator 6: Ator 7:

Que a tenha no inferno por colocar no mundo coisas como isto. Voc sabe que eu tenho AIDS, no ?

Ator 6: Sim, claro, mesmo que no quisesse saber eu acabaria sabendo. Olha a esses doentes da sociedade. Ator 7: Ainda estou trabalhando l no hospital onde contra a doena. Pensei que o mundo havia acabado para mim, mas no. Ainda estou lutando por pessoas quem necessitam de mim, como em muito breve vou necessitar de algum. Ator 2: Ator 3: Ator 4: Ator 1: Ator 5: Escutem a lorota para boi dormir. Todo dia ela repete a mesma estria em pblico, sempre na fila. Sempre tem um otrio para escutar. Olha aquele ali. Eu vou ler o meu jornal. Ih! Olha aqui a foto dela. (Todos correm para ver, menos o 6 e o 7.) Ator 2: Ator 3: Ator 1: Ator 5: Uma Mulher Humana e Capaz. Encheram a bola dela. Ficaram foi com pena da infeliz. Escutem isto aqui:

Ns chamamos de Severina da Silva, uma mulher cheia de energia, compassiva e totalmente profissional, a qual foi acidentalmente infectada com o vrus, quando fazendo o que ela mais ama, cuidando de pacientes com a doena de AIDS em fase muito sria.

39

Ator 4: Ator 2: Ator 3: Ator 7: Ator 6:

doida. Acabou se ferrando. Deu amor demais, acabou como est. Eles no entendem nada. Perdoai-os Senhor. So uns infelizes.

Ator 5: Em um desses crticos dias, Severina da Silva tinha justamente tirado cinco centmetros cbicos de um sangue contaminado com o vrus de seu paciente, quando em um sbito deslize ela picou-se com a agulha e cravou o contedo inteiro da seringa na sua coxa direita. Ator 7: Dois meses mais tarde, eu estava testada positivamente com a presena de anticorpos da doena. Quatro semanas mais tarde a doena letal apareceu pela primeira vez. Uma inflamao na garganta que indicou uma infeco oportunista com fungos chamada Cndida Albicaus. Ator 5: Severina teve de encarar a realidade de sua doena e o medo de amigos e colegas, que recusaram toc-la e evitando-a quando eles passavam por ela. Ator 3: Ator 1: Ator 7: isolamento social. Mas quem vai ficar perto desse tipo de gente? S doido. Agora sou eu que posso experimentar o senso de profundo

Ator 5: Ela teve tentando apaziguar os pacientes com AIDS o qual moralmente foi uma de suas primeiras preocupaes. Como tambm uma me solteira ela tambm teve de encontrar uma maneira de dizer a sua filha de 10 anos, que no h vergonha nenhuma ter essa doena, enquanto ao mesmo tempo tendo de avisar a criana que para conversar sobre isto na escola pode trazer hostilidade do medo de pais amendrontados e o ostracismo dos dirigentes.

40

Ator 6: Ator 7: eu.

A Senhora ainda continua trabalhando com os doentes? Sim, eles precisam de mim. H pessoas em piores condies do que

Olha, eu ainda posso andar, pegar o nibus, sentir o ostracismo das pessoas e no sentir medo dessa doena nem vergonha. As pessoas tem medo de mim, mas isto simplesmente uma bsica reao humana. Ator 5: "Muitos de seus colegas de trabalho tem medo de chegar perto de Severina ou tocar em papis que ela tem xerocado. Diz Severina: --Quando eles passam por mim pelos corredores me evitam, mas quando dou as costas, todos me olham e dizem que sou aquela que tem AIDS..." Ator 3: Ator 2: Ator 1: Ator 6: Ator 5: Mais que pessoas horrveis. Os prprios colegas, imaginem o que os demais faro... So as pessoas que podem se contaminar da mesma forma. Algum tem que fazer a caridade de ajudar os necessitados, no ? "...e ela ainda diz mais: --Eles tem medo de me chamar ao telefone.

Ator 7: O isolamento social desta doena muito mais devastador que o diagnstico da prpria doena. O nico medo que tenho dessa doena saber que vou morrer em breve e deixarei a minha criana nesse mundo de rejeies e medo. A doena no me assusta, realmente no assusta. Ator 4: prpria doena. Ator 7: planejado. Ela acredita que a reao das pessoas so mais aterrorizantes que, a Agora eu posso realmente planejar a minha vida e fazer tudo que est O tempo extremamente precioso, s agora que percebo isto.

41

Agora tenho uma perspectiva de vida bem diferente. No posso lutar para fazer as pessoas entenderem a doena, ento eu aceito as pessoas como eles so e continuo a ajudar as pessoas que tem AIDS e necessitam da ajuda de algum. Ator 6: sociedade. Ator 7: Ator 1: Ator 5: Ator 4: Ator 1: Ator 2: AIDS no mais um problema seu, Dona Severina, mas sim da L vem o nibus. Deixem Dona Severina entrar primeiro. Eu admiro a sua coragem, Dona Severina. D sinal pessoal. No adianta, no vai parar mesmo. Ih! Parou!

(Black Out)

42

Ato ____Cena_____ Adeus Irmo, Durma Sossegado

(Um mendigo da rua) Ei, voc ai, me d um dinheiro... Me deram um lugar na sociedade. Um lugar de vagabundo. So uns merdas, todos uns merdas. Estou cansado, faminto como todos veem, tambm j recurvado. Acabei de vender sangue aos vampiros. Quem eles so? No sei! S sei que me exponho e eles me sugam. Se me fazem perguntas? No... Nenhuma. E na verdade s querem o meu silncio. Se pagam bem? Para ns no, mas quando vendem, acredito que ganham muito. E se o meu sangue for contaminado? No problema meu, e sim de quem recebe a mercadoria. Sou simplesmente um joguete na sociedade, me olha, e poder ver. Eu sou ac. Os vampiros rechonchudos. Quando acabam ,de me consumir, gritam com despreso -- "Vai vagabundo, vai encher o rabo de cachaa." -- mas no dia seguinte, eles me querem novamente. Paizinho desgraado!

43

Ato II, Cena 1 Adeus Irmo, Durma Sossegado (Cena com trs camas para pacientes com AIDS. Trs personagens com caractersticas desiguais: um travesti, um homossexual, um heterossexual. Um narrador. Somente iluminao nas camas e nos pacientes.) Travesti: Eu tenho um sonho. Um lindo sonho e esta noite eu vou sonh-lo acordado. No quero dormir mais na pouca vida que tenho. Eu tenho um sonho. Um lindo sonho. Homossexual: lo acordado. Eu tenho um sonho. Um lindo sonho e esta noite eu no quero sonh-

Quero dormir todos os momentos na minha pouca vida que tenho. Eu tinha um sonho. Um lindo sonho. Heterossexual: Sonhar com sonhos j impossveis s mesmo para quem no acredita que a morte est ali. Nos chamando e quando no vamos, somos tragados por sua fora inevitvel. Eu tenho um sonho tambm e me envergonho de sonh-lo. Narrador: pesadelo? (Narrador comea a interrogar as vtimas.) Narrador: (Dirige-se ao travesti...) O que pretende sonhar essa noite ser humano? Travesti: Meu nome Angelita, a Quente. Tenho 20 anos. Quais sero os sonhos dos designados prematuramente a morrer? Um milagre? Uma vacina? Ou acreditar que dormiram e tiveram esse

Homossexual:Acredito que seja de carreira e em cada perna. Heterossexual: A ex-Quente, pois agora comea a esfriar rapidamente e em breve estar no refrigerador do Instituto de Medicina Legal como indigente. Pois travesti no tem lugar nem aqui nem no cu. Vai direto para o inferno.

44

Narrador: Travesti:

Mas quem disse que aqui no o inferno? este o meu sonho, o meu lindo sonho.

Acreditar que um dia ns travestis pudssemos ser considerados gente, gente como todos os outros. Dizem que somos nada disso, somos simplesmente a essncia de nossas imaginaes e transformaes. No tenho mais o sonho das estrelas dos palcos purpurisados. Hoje o meu sonho e simplesmente sentir-me como gente e ser visto como gente. Meu lindo sonho no possue paets e lantejoulas nem os artifcios do transformismo do to difamado contravertido travesti. No quero dormir, nem vou fechar os olhos, tenho medo de no abrilos jamais. O que faro comigo quando morrer? Sou travesti e com AIDS a descriminao ser duas vezes pior. Meus olhos j no possuem mais o peso dos artifcios da maquiagem. No necessito mais dos clios postios nem das sombras extravagantes. Os lbios j no recebem o vermelho escarlate que delineou os sedutves investidas para o prazer. No me permito mais me olhar no espelho, pois eu mesmo tenho medo de deparar-me com um transformismo desagregado. Vocs sabem o que ser um travesti? Heterossexual: de livre e espontnea vontade mergulhar no inferno. Vocs so as vergonhas do homem. Homossexual: sexo. em casa. Este o homem chamado normal que tem AIDS achado na rua e transporta livremente para a sua casa. Heterossexual: sexual consumida. Voc a outra classe que a vergonha foi esquecida e a degenerao A classe de vocs que trouxe essa maldio para ns os heteros. Narrador: Mais uma concepo criada pela mente criativa e destrutiva do chamado ser humano. Homossexual: Dizem que AIDS doena de viado. Mas como voei, macho, pode adquirir a mesma molstia que a classe que desmoraliza a chamada classe dos normais? Dormiu voc com um outro homem? Ou uma chamada mulher normal lhe transmitiu o que agora no s pertence aos homossexuais, mas sim a toda uma sociedade? O homem normal, casado, pai que vai para a rua seduzir e comprar Se deliciar com prazeres, sem se importar com a mulher e os filhos

45

Travesti: Narrador:

Acreditam que s po de pobre que cai com a manteiga para baixo? Tantas idias certas, tantas idias erradas. E voc, homem normal, qual o seu sonho?

Heterossexual: lhe passei. Travesti: Homossexual:

Ver o meu filho nascer e a minha mulher sobreviver a maldio que Quem foi na roa perdeu a carroa. A sua normalidade transferiu a anormalidade em toda a sua vida. O esperma que acasalou com o vulo criou um feto sem amanh. Tantas vidas abortadas e tantas normalidades esfaceladas.

Narrador: Hoje no mais uma ou duas classes que podem ser subjulgadas e aoitadas em praa pblica, mas toda uma gerao de irresponsveis e desacreditados. Como os gays, prostitutas, viciados e tolerantes so difamados e assediados a quarentenas, os fetos, crianas e pessoas que necessitam do sangue nosso de cada dia pagaro prestaes sem saberem que compraro mercadorias estragadas. Homossexual: Eu tinha um sonho. Um lindo sonho.

Eu sonhei que uma vacina surgiu da noite para o dia e que eu me salvei e l do cu caiu um leno e no meio do leno vinha escrito: Voc est salvo, voc gay e isto no pecado nem crime. Voc pode e deve ser tudo o que voc sonhou e desejou ser. Mas foi um sonho e tudo acabou. (Um black out. Quando as luzes se apagam um personagem sai de cena, simbolizando que j morreu.) Narrador: Nada se acabou, tudo s est comeando.

46

(luzes s nos dois pacientes.) Homossexual: Angelita, onde est voc? Eu s fechei os meus olhos por alguns instantes Narrador: Heterossexual: olhos. Angelo, Angelito e outros mais j no esto mais aqui. Ele ou ela tinha um sonho, um sonho que acabou como um piscar de (Black out.) Narrador: possvel ver ao longe o medo que paira no ar, no simplesmente nos que esto j prontos para a longa viagem, mas em todos que de uma forma ou outra esto no mesmo barco a afundar. No, no mais um grito que pra no ar, mas o medo antecipando a morte. Homossexual: inferno. (Uma msica e gritos apressados. Dois pacientes tomam posies em cada cama e se ouve frases de hospital...) --Mais um! --Mais outro! --No h camas! --No h mdicos! --No h remdio! --No h enfermeiras! --No h salvao! --No h santo que d jeito! Homossexual: Oi! Meu nome Aldo. Qual o seu nome? Ah! Sim. Silncio o seu nome. Igual ao meu quando aqui cheguei. Amanh, talvez eu no esteja mais aqui, mas mesmo assim meu nome Aldo. (Black Out) 47 Mais uma cama vazia, mais uma das outras vitimas da praga. O engraado que no tardar a chegada dos novos passageiros do

Ato II, Cena 2 Nan e Non (Duas pessoas em cena, Nan, uma mulher hetera, e Non, o amigo gay dela, na diviso das coisas de Non antes de morrer.) Non: Nan: Non: amiga. Nan: Non: Voc quer isto para voc, Nan? No, isto seu e foi a sua me que deixou para voc. No vou precisar mais. Ento porque no dar para a minha melhor No quero nada, Non. Nada! Voc no aceita que vou morrer, no Nan?

Nan: Eu amo essas nossas fotografias na praia. Olha o meu mai como era cafona, e a sua sunga... Non: Nan, estou doente. Encare essa realidade.

Nan: Olha os meus culos iguais aqueles de Brigite Bardot em Saint Tropez, nos anos 60. Non: minha vida. Como um bom entendido, de tudo fiz um pouco, ou at demais, em

Hoje estou aqui me desfazendo de minhas coisas testado positivamente com o vrus da AIDS. Nan: Vamos ao cinema e tomar sorvete? Quero fazer uma festa fantasia. O que voc acha? Non: Tomar a coragem e ser testado significa que temos a chance de nos confrontarmos, de estarmos portadores da morte. Nan: na casa de mame. Vamos mudar de assunto. Eu amo essa fotografia aqui com a Laika. Ns tiramos ano passado l

48

Non: que eu era positivo.

Eu no posso descrever o choque que recebi, quando fui notificado

Nan: Voc ainda guarda essa foto horrvel? Estou igual uma ndia Bururuga. Como eu estava gorda, meu Deus. Non: sufocava. Nan: to boa e feliz. bonitinho. S no paquerei ele porque voc estava todo derretido. Mas o safado era ladro e levou tudo que pde. Non: Eu sa do consultrio em choque, caminhei at o elevador, comecei desenfreadamente a chorar. Chorei por toda uma tarde. Nan: Voc chorou tanto quando ele foi embora, mas eu lhe consolei... consolei e voc acabou dormindo nos meus braos. Non: Aps de chorar por toda essa tarde, a tristeza comeou desaparecer. Eu comecei a tomar controle da situao. Agora eu sei que aps a deciso que tomei de ter sido testado me concientizo sobre a responsabilidade que tenho com o resto da minha vida. Nan: vu e grinalda. Non: Nan: tinha. Sei que vou morrer, no sei o dia, nem a hora. Ah! Essa foto aqui quando voc era beb... Que caraa que voc Eu quero o meu nenm igual a voc. Non: Por muito tempo eu pressentia estar com AIDS, mas eu resistia a idia de ir ao mdico e obter a resposta que sabia e no queria ouvir. Este retrato da sua me to bonito. Ela era to bonita. Ah! Aqui est a foto do casamento dos seus pais. Quero me casar de Eu estava chocado e com medo, e a tristeza me invadia e me Vamos fazer uma viagem? Igual a que fizemos no ano passado. Foi Ih! Olha aqui a foto daquele seu namoradinho da praia. Ele era

49

Nan: Voc fantasiado de cowboy e eu de havaiana. Minha havaiana era to rala que aparecia at as minhas calcinhas. Non: Tenho AIDS e sei que vou morrer, mas agora eu tenho uma paz, que a muito havia desaparecido em mim. A dvida por muitos meses foi pior que a verdade. Nan: cachorrinha linda. Non: Nan: Non: vou morrer. Nan: Ah! Olha aqui a foto da Laika quando era nenm. Mas que Nan, voc est me ouvindo? Que cachorrinha linda... Voc foge como a muito escapei, mas a verdade que estou doente e Pare, no quero ouvir mais nada, nada. No acredito e no quero acreditar. Non: Nan: Non: Nan: Non: Nan: Aqui est o teste, s v-lo e aceitar. Tenho medo, Non. Tenho medo, Nan, de morrer sozinho. Vamos comer pizza com Guaran. Quem ficar com a Laika? Voc sabe que eu ficarei.

Non: Ainda to cedo, mal comecei a viver, j fui notificado que positivamente vou morrer. Tenho medo, Nan. Nan: Nan est aqui, no tenha medo. Nan estar sempre aqui..

50

Non: Nan: eu no tive.

Quantos anos juntos, quantas confidncias... Voc me colocando gua na boca dos tantos homens que voc teve e Voc sempre com uma estria a contar.

Non: amorosas.

E voc sempre ajudando-me a carregar as minhas decepes Ah! Nan, voc to bonita por dentro e por fora.

Nan: simplesmente...

Encalhada, Non, simplesmente um barco esquecido e naufragado... Voc, Nono, foi o nico que no me desertou.

Non: Nan: Non: Nan: Non: Nan: Non: Nan: Non: Nan: Non:

Non e Nan. Tiramos esses nomes da nossa primeira cartilha. "Cartilha Moderna". Nossas primeiras palavras que aprendemos a ler: Non e Nan. Menino e menina. Sei que vou morrer. Casa e telhado. Tenho medo, Nan. Sol e lua. Tenho AIDS e vou morrer. Dia e noite. Eu amo voc, Nan amiga.

51

Nan:

Eu amo voc, Non amigo.

(Non senta no colo de Nan e ela comea a cantar cantigas de ninar.) Nan : "Dorme nenm do meu corao..."

(Black Out)

52

Ato II, Cena 3 Morrer em Liberdade (Trs personagens presos em uma sala. Um drogado, uma prostituta, um homossexual.) Prostituta: Homossexual: Drogado: Que horas so? No sei. Pra que horas? Ns no vamos a lugar nenhum.

Prostituta: Daqui a cinco minutos ele entra pela aquela porta com o mesmo ar de filho da puta e com as mesmas perguntas de sempre. . Homossexual:Vocs sabem por qu esto aqui? Drogado: Prostituta: Sabem por qu no esto l fora? So vocs perigosos para a sociedade?

Homossexual:Voc sabe porque voc est aqui, Vanilda? Prostituta: Tenho AIDS.

Homossexual:S isto? Prostituta: Drogado: Homossexual: No. Tenho AIDS tambm. Esta no s a razo que estamos aqui. H mais... muito mais. Drogado: O doutor do pinel disse que o mais cruel de manter um homem preso permitir que ele, solto, contagie outras pessoas.

53

Homossexual: Prostituta: Drogado:

um filho da puta. porque no gosta de viado. Ele faz isto comigo Aquele porra no gosta de ningu6m. Talvez no goste nem de samba e nem da branquinha.

Homossexual:Que branquinha? Drogado: Prostituta: esquina. Homossexual: Prostituta: Drogado: agulha que eu usei. J estava fudido, que se fudessem os demais. Prostituta: desabe o mundo. isto mesmo, peguei essa SIDA com algum l fora, ento que Cachaa e coca malandro. Ele precisa de uma chave de perna como eu dava l na labuta da Voc mesmo com AIDS continuou a dar como chuchu no serra. Como voc, meu irmo. Fomos luta at quando nos enquadraram. Burrice nossa. Eu dava as minhas festinhas e todo mundo picou-se com a mesma

Homossexual: No sei quem foi, mas sei que devo ter passado para muitos. Fui para todos os lugares que pude, mas quando tentei roubar aquela bichona, ela me deu a maior porrada e eu faleci como uma mosca. Prostituta: as pessoas? Se lhe colocarem l fora novamente, voc continuaria a contaminar

Homossexual: No, no posso, no sei mais como fazer e nem quero transmitir essa desgraa para os outros. Drogado: Sei que me resta pouca vida e quero morrer em liberdade. Aprendi muito aqui, nesse padecimento todo.

54

Prostituta: No quero sexo. Quero viver tudo o que tenho direito de viver, mas viver em liberdade, escolher o lugar onde terei que morrer. Homossexual: Drogado: Homossexual: Drogado: Prostituta: Quero morrer na rua. Sinto-me cheio de vida, quero morrer l fora. Hoje a bicha velha e gorda est atrasada. Aquilo no bicha, pois se fosse seria muito diferente do que . Ele estava me ensinando a nova tcnica, para ns os drogados. Como?

Drogado: Lavar a seringa aps cada picada com gua sanitria ou s se usar a seringa que nos pertence. Prostituta: Me disse para usar camisinha e tudo aquilo mais.

Homossexual:Para mim tambm. Drogado: Prostituta: Homossexual: Drogado: com AIDS? Mas no falou em me colocar na rua de novo. Custo a crer que estou doente. Estou bem, olha! Estamos mal, mina, sossegue o facho e espere a deciso do mdico. Deciso de que? Dir e assinar como ns sendo loucos e doentes

Prostituta: Mas no seremos mesmos? Tudo que fizemos sabendo que ramos doentes, sem nos preocuparmos com os demais. No foi um ato de loucura?

55

Homossexual: humano. Drogado: razo.

No loucura, mas desespero misturado com nosso lado ruim de ser Loucos so aqueles que perderam tudo, como ns, porm, menos a Tudo que fiz, fiz sabendo que estava fazendo.

Prostituta:

Vocs so catlicos?

Homossexual:Mais ou menos. Drogado: Prostituta: Eu sou macumbeiro. Mas isto eu tambm sou.

Homossexual:Por qu? Prostituta: Drogado: Prostituta: Eu queria saber para onde que ns vamos quando morrer. Direto para o inferno. Cruz credo!

Homossexual:Sofrer mais do que j estamos sofrendo? Drogado: Prostituta: No, ns vamos l para comear a pagar os nossos pecados. Eu acho que ele j est atrasado mais de 20minutos.

Homossexual:Mas voc no gosta dele. Prostituta: Eu finjo que no gosto, e na verdade no gosto mesmo, mas se ele no vier para a nossa seo eu fico louca. Drogado: Ele a nossa droga.

56

Homossexual:

Tudo que falamos aqui entre ns, no ser dito para ele. Eu vivo a mentir para ele. Eu gosto de mentir. (Gargalha.)

Drogado: Prostituta: chama de puta.

Eu gozo com a cara dele, mas ele nem se toca. Eu amo ele. Ele o nico que me ouve e no me pede sexo e nem me Ele um cavalheiro.

Homossexual:Um cavaleiro, no cavalheiro. Drogado: em suas costas. Depois daqui ele monta em sua mula e as portas da priso se fecham

A sua face no est do lado de dentro dos muros desse suplcio, mas face a liberdade onde quero estar do lado de fora dessas paredes. Eu o odeio com toda a fora que me resta. Eu quero a minha liberdade. Homossexual:Que horas so? Prostituta: Creio que ele no vir hoje.

Drogado: A mula empacou no lamaal e seu cavalheiro sujou o terno branco com a merda que trazia para ns. Prostituta: Homossexual: Prostituta: Drogado: Hoje sei o que vou falar com ele. O que? Nada...! Vou esperar...! Temos tempo, podemos esperar.

Homossexual:Merda de vida. (Black Out)

57

Ato II, Cena 4 Educao na Democracia (Um professor na sala de aula de sexologia contra AIDS. Os alunos: uma heterossexual, um homossexual, uma prostituta, um hemoflico, um travesti, um viciado.) (Uma sineta toca, dando o inicio da aula. As personagens entram em cena, mas no se cumprimentam. A aula comea.) Professor: Fizeram o dever de casa? Praticaram? Trouxeram o que foi solicitado? (Todos juntos, com seus tons de personalidade, dizem:) Coro: (Pausa) Professor: Viciado: Professor: Coro: Estamos aqui para informar e no reprovar. Na democracia. Todos prontos? Sim, Professor! Sim, Professor!

(Todos apresentam seus legumes e frutas.) Professor: Travesti: Professor: Travesti: Professor: Muito bem. Mas que frescura da porra. Angelita, mas voc trouxe um aipim. Eu gosto de macaxeira! chente! Angelita, o que uma camisinha?

58

Travesti: Hemoflico:

Ih! S faltava essa pro meu lado. (Levanta uma cenoura e diz) Eu sei, Professor!

Homossexual:L vem bobagem. Hemoflico: Uma camisinha uma coisinha que colocada no pnis antes de uma relao sexual. Eu li na revista. Professor: Heterossexual: Viciado: Prostituta: Nota 10 para um aluno informado. Macho no usa isto. Que nada malandra! No gosto, e a turma tambm no gosta.

Homossexual:No a mesma coisa que ao natural. Travesti: Professor: Os fregueses dizem que arde e s querem ao vivo. Nota 0 para vocs.

O preservativo, ou vulga camisinha de Vnus ou Vento, ajuda a proteger a contaminao de doenas sexuais, pois ela evita a passagem de bactrias e vrus que transmitem a doena. Hemoflico: Eu li isto tambm.

Professor: O preservativo tem sido apresentado para reduzir a expanso, a dilatao, a difuso de certas doenas como AIDS, gonorria,... Prostituta: Professor: Ih! J tive tantas, que j at esqueci os nomes. Herpes,...

59

Prostituta: planto da noite. Professor: Travesti: Professor: Hemoflico: Heterossexual: Professor: Travesti: Vento. Professor: Homossexual: Professor: Prostituta: Professor: Viciado: verdinha na cuca. Professor: Hemoflico: Travesti:

Tambm tenho, e peguei l na geral do hospital com a turma do Verrugas genitais, sfilis e tudo mais. Ela tem isso tudo! (Aponta para a prostituta.) Como usar o preservativo! Ih! Eu sei tambm, Professor! J leu na revista tambm... Use o preservativo todas s vezes que voc tenha uma relao sexual. O chente! Todas s vezes? No vou parar de usar camisinha de Guarde-o em um lugar fresco. comigo mesmo! Seco... e no use em carteiras. Vai na bolsa do ganha po. Coloque a camisinha no pnis ereto antes da relao. Vai ser difcil quando estou pr l de Marraqueche com o p e a O fluido da pr-ejaculao pode conter bactrias, vrus e espermas. No se deve chupar sem camisinha. Leu na revista.

60

Professor: Viciado: Professor:

Abra o pacote cuidadosamente. Como o pacote da branquinha. Caso haja ar na camisinha, esvazie-a completamente.

Homossexual:J comeou a complicar. Professor: Desenrole a camisinha para cobrir o pnis totalmente. Pnis! Que coisa boa.

Prostituta, Travesti e Homossexual: Professor: Viciado: Travesti: Prostituta: Hemoflico:

Se voc preferir mais lubrificante, use um lubrificante adequado. Eu uso cuspe mesmo. Eu boto vaselina no fregus. Creme da Avon bom. No se deve usar vaselina nem cremes ordinrios. Eu li na revista.

Professor: Aps a ejaculao, tirar o pnis antes que ele amolea, segurando na base da camisinha, assim ele no soltar, escapar. Homossexual: Professor: Viciado: Travesti: Que bom! No soltar, no escapar, permanecer para sempre. Use outra camisinha se a relao repetida. Ih! D muito trabalho. Gasta muito.

61

Prostituta: Professor: Travesti: Professor: Prostituta: Hemoflico: (Coro dos demais) Coro: Professor:

Vai ficar caro a trepada. Nunca teste a camisinha enchendo-a de ar ou esticando-a. No escuro vai at pelo avesso. Nunca reuse a camisinha novamente. Escutaram? Nem lavando...? No! Eu li...

Na revista. Chato! Agora que todos esto informados, vamos prtica.

(Todos comeam a brincar com seus legumes e as luzes vo desaparecendo.) (O grupo de alunos fazem uma fila em frente do palco e fala:) Travesti: vivida. Prostituta: Viciado: Homossexual: Hemoflico: Eu sei que a vida est difcil para todos, mas a vida est a para ser Camisinhas so baratas. Porque ento no us-las? So vendidas em todas as farmcias, lojas e supermercados. Ela toma talvez s 20 segundos para ser colocada. So somente 20 segundos de sua vida a ser ainda vivida.

62

Heterossexual: Voc facilmente pode aprender a usar uma camisinha. Pergunte quem sabe. No vergonha se informar. Professor: Uma camisinha pode parar a difuso da AIDS... Ento, porque no usa-la. Travesti: So s 20 segundos da sua vida.

(Black Out)

63

Ato 11, Cena 5, Vergonha (Monlogo para um ator.) Ah! Voc o reprter da revista. Pode sentar. Como estou para ser entrevistado? Gentileza sua. Obrigado. Sim, agora estou mais conformado. Tenho pais e cinco irmos, e pedi para no revelarem nada aos meus familiares. Apesar da vergonha no mostro nenhum sinal de revolta. Sou homossexual e contra a doena aqui mesmo na priso. Estou condenado a dez anos... Sim, assaltei a mo armada. No, no h mais tempo para requerer a minha liberdade condicional. precisaria ter cumprido a metade da pena. O que me resta, quero viver aqui mesmo no hospital. O mdico daqui me disse que o mais cruel do que manter um homem preso permitir que ele, solto, contagie outras pessoas. Se me revolto?.. No! Isto verdade. Se soltarem muitos que esto aqui, a primeira coisa que faro ser transmitir as suas desgraas para os outros. Pensei em me matar, mas eu morria de vergonha pensando o que as pessoas iriam dizer de mim. S agora que revelo que sou homossexual, pois antes eu no conseguia. Era mais um dos tantos que vivem enrustidos na vida. Dizia para mim mesmo: no deixarei carta nenhuma. Vou me matar e s assim acabo com esta vergonha. Com a faca na mo, tentei cortar os pulsos, mas no tive coragem. Aqui estou eu agora enfrentando essa doena cara a cara. Quem sabe, amanh surge um remdio e eu me salvo? Como passo meu tempo? Costuro, fao croch, assisto TV, lavo, passo para os outros presos e assim vou levando a vida. No, ningum l de casa vem me visitar.

64

Os melhores dias para mim so as sextas-feiras e os sbados. A TV tem programao de filmes durante toda madrugada, e isso ajuda a no pensar no meu problema. Tenho vinte anos, como consolo, s posso dizer que antes de ser preso, vivi intensamente. Voc no acredita que tenho vinte anos, no ? Mas tenho! essa doena que acaba com a gente. Voc quer saber sobre o meu caso, meu namorado? Ah! Ele j est em liberdade e,eu soube que casou e tem um filho. O nome dele? (Ri sarcasticamente.) No vou estragar a vida dele apontando seu nome. Rezo por ele. Voc gosta do meu croch? Aceito encomendas. Se voc quiser. A novela vai comear. Foi um prazer conversar com voc. Se eu tenho algum pedido? No... No, no tenho nada... Sim, espere, talvez voc possa escrever que eu recebo encomendas de costuras e crochs. (Black Out)

65

Ato II, Cena 6 Adeus Ano Novo, Adeus Ano Velho (Na cama do hospital, uma mulher grvida e com AIDS. Por cima da cama, o Narrador. Em um ngulo D ou E, um grupo de trs pessoas viciadas. Dos lados da cama da paciente, duas personagens mais: Vida e Morte.) Mulher: que ambos partem. Gozado que o Ano Velho teve a sua chance de viver e o Ano Novo, no. Narrador: Adeus Ano Velho. Adeus Ano Novo. Sentimos todos sem prazer. O Ano que no vai chegar. Mais duas vidas partindo, mas partindo para o no sei onde. Simplesmente como O Ano Velho dando lugar ao Ano Novo, mas s

Mulher: Estou aqui nesse hospital da vida para abortar o meu filho que antes de nascer j tem AIDS. Eu tenho AIDS tambm e em uma escala decrescente meu nenm tambm recebeu esse acmulo de azar. Fui sempre uma mulher honesta, trabalhadeira e nunca sa da chamada linha da moral e bons costumes. Nunca fiz parte da classe de pessoas que bamboleam safadamente como uma falena de flor em flor. Simplesmente uma mulher pacata e simples. Mas, hoje, estou aqui sentenciada morte sem ter cometido um crime e sentenciando um outro ser sem, nem pelo menos, ter vivenciado um segundo dessa vida por ele mesmo. Narrador: Ento como passou a ser uma portadora do vrus da AIDS?

(Um foco de luz ilumina trs personagens que esto se drogando, fumando, cheirando e injetando drogas.) Viciado 1: Viciado 2: Essa da boa. Que maravilha!

66

Viciado 3: Viciado 1: Viciado 2: Viciado 3: Viciado 2: Viciado 1: Viciado 2: Viciado 3: Viciado 1: Viciado 3: Viciado 2: Viciado 1: Viciado 2: Viciado 3: Viciado 2:

Depois dessa vai a picada.. D no p ou no cotovelo. uma boa ningum perceber, nem as esposas. Que maravilha! Estou no cu... Eu tambm quero. Deixam para mim. No brao sujeira. No p malandro. Depois dessa, tenho que ir para casa. A minha nega t me esperando. Hoje eu vou sair com uma loira da pesada. Se a sua mulher descobrir vai lhe dar porrada. Me disseram que voc anda comendo viado e travesti. Quem come, tambm d, ento... Que nada, meu, que cai na rede peixe.

Viciado 1: Eu quero mais isto aqui, isto que bom. (Amostra a agulha da injeo para o pblico, e black out.) Narrador: Vitima de um marido viciado. Contaminada por uma agulha que serve a todos em um momento s. Mulher: sobre o no. Eu no sabia, eu juro que no sabia. Ele sempre foi o chefe da casa, sempre dando ordens, sobre o sim e

67

Narrador: Vida: Morte: Vida: Morte: Mulher: Vida: Morte: Mulher: Vida: Morte: Narrador:

Com a mesma ordem do sim e do no sentenciou-a morte. Deixe-a viver. No, no... O tempo voa e voc toma a vantagem dos aflitos. Cada qual com a sua sina, eu com a morte, voc com a vida. No quero morrer. Deixe-a viver. Cada qual com a sua sina. Deixe meu filho viver. Deixe-os viver. Cada qual com a sua sina. Ela agoniza, respira, enfrenta, renega, mas o fim fatal. Adeus Ano Velho! Adeus Ano Novo!

Morte:

Cada qual com a sua sina.

(Black Out)

68

Ato II, Cena 8 Denncia na TV (Monlogo rpido) Ei, ei moo... Voc a da televiso... Quero denunciar... Posso? (pausa) Como no?.. No a TV?.. O que? Esto filmando a novela das 8:00. O que tenho para falar mais importante que qualquer novela. uma denncia. um crime cometido pela sociedade. No sei falar bonito, com palavras floridas, mas falo com o corao. Como...? No lhe importa? Moo, eu preciso falar, desabafar a minha dor e alertar o povo. Perdi o meu filho hoje por falta de assistncia mdica. Eu sei... que todo dia morrem pessoas nesta terra de Deus, sem assistncia mdica. Moo, o senhor no quer me deixar denunciar porque eu tambm no sou famoso? S porque eu sou um bunda suja? Meu filho morreu de AIDS na porta do hospital. Recusaram receber ele. Mas l dentro, tm pessoas famosas e ricas. Moo, eu estou falando com voc. Eu tenho uma dor e quero denunciar. Disseram que no havia leitos e meu filho agonizou sem ar por vrias horas. Eu implorei e disse que tinha dinheiro e pagaria, mas ningum me ajudou. Moo, ajuda-me a denunciar esses hospitais que no recebem pessoas com AIDS, que no sejam famosas e ricas. Moo, no me d as costas. Eu preciso denunciar.

69

Gravar a novela das 8:00 mais importante que a dor de uma pessoa que quer denunciar a falta de respeito pela vida humana. Ei moo, voc a da televiso... Me deixa denunciar.

(Black Out)

70

Ato 11, Cena 9 Sonata de Vero (Os oito atores estaro em cena: Mame, Papai, Namorado (Prncipe Valente), Amiga (Rita Lambreta), Mdico (Marcos), Irm (Pipoca), Doente (SuperHomem), Amigo (Gamb). Um quarto de hospital com uma cama, uma cadeira e"uma janela imaginria. O namorado est na janela e o doente fala...) Doente: Namorado: Prncipe Valente, que horas so? As 5:00 da manh. O sol est nascendo l no horizonte. Doente: Namorado: s 5:00 da manh. Doente: Tenho frio e no posso escutar mais os pssaros cantarem. Eu sempre amei os pssaros. Que frio horrvel! Namorado: Mas faz calor. A noite foi insuportvel. Voc ficou muito agitado e suava frio. Doente: Namorado: Doente: Namorado: No vi nada. Daqui uma hora a enfermeira vir lhe dar a sua injeo. Mais 50 miligramas de morfina para aliviar essas dores infernais. Melhor do que senti-las, no ? Quer que eu pea o seu caf? Doente: Namorado: No! Quer msica? 71 Eu quero os meus culos. Bom dia SuperHomem. (Beija-o na testa.) Os passarinhos esto alvoroados e cantam. o calor que j retorna

72

Doente:

No! Pedi mame e papai para me trazerem o meu coelho, Peteca.

Namorado:

Eles traro e a bruxa Nega Maluca tambm.

Doente: Dondoca foi a minha primeira bruxinha e foi mame que fez com retalhos das costuras dos outros. Namorado: Doente: me segurando. Namorado: estria tambm. Eu sempre gostei de Dondoca tambm. Ela agora sua, guarde-a bem e sempre que segur-la, voc estar Rita vir ler o jornal para voc hoje e lhe trar alguns livros de Quer que eu leia alguma coisa para voc? Doente: Quem voc, estranho? Voc entrou aqui sem bater. Quem voc? Namorado: Doente: Namorado: Doente: O Prncipe Valente, SuperHomem. Voc faz parte do Partido Comunista? No, sou do PT como voc. Nunca o vi antes...

(O mdico entra em cena.) Mdico: Doente: Mdico: amigo. Bom dia, SuperHomem... Quem so vocs, que entram na minha casa sem bater na porta? Dr. Marcos, seu mdico... e este o Prncipe Valente, seu melhor

73

Doente:

Outra vez vocs querem ter poder sobre mim. Vocs so da polcia! Suas roupas pretas e vermelhas... No gosto de vocs.

Mdico:

O que est voc falando, Superhomem?

Namorado: Ele acordou bem, mas comeou alguns minutos antes de sua chegada com isto novamente. Ele s vezes nem sabe quem eu sou. Doente: A minha cabea di muito. Tenho frio. Onde esto as minhas pantufas e meu casaco de l? Mdico: Pedirei a enfermeira para lhe tirar a temperatura e lhe aplicar mais 50 miligramas de morfina. Namorado: Mdico: Doente: Ela aplicou a uma hora passada. Ele est necessitando de hora em hora. O que falam? Talvez queiram me prender, eu sei... (A chegada dos pais...) Pai: Me: Pai: Me: Pai: Doente: Bom dia, SuperHomem. (O beijam.) Como foi a noite? Viu filme na TV? E a novela? Aqui esto Peteca e Dondoca como voc pediu. Pipoca lhe trar mais algumas coisas tambm. Oi! Bom dia. L fora faz um lindo dia de sol, no ? Ah! A minha Dondoca e Peteca. Eu fiz o casamento deles, quando eu era criana.

74

Pipoca comprou os doces no botequim para a festa e uma poro de amigos vieram... O que estvamos falando mesmo, Dr. Marcos? Mdico: Doente: SuperHomem, que dia hoje? Um dia depois de ontem e um dia mais que estou doente. Que horas Pipoca vir me visitar? Me: voc. Mdico: Doente: Mdico: Doente: Mdico: Doente: Daqui a pouco. Ela foi feira comprar flores e uma rapadura para Qual o seu partido poltico, Super Homem? PT... Ainda existe, no ? Qual o sistema poltico do nosso pas? Comunista ou Socialista? No, Democrtico. Eu sei, mas no acredito. E voc acredita? Pai: Me: Pai: Doente: Eu sou PT, agora, tambm, garoto. Voc parece to bem hoje meu filho. Um super PT Filho. Quem so vocs? Como fazem barulho! No percebem que a minha cabea est estourando? Mdico: Doente: Qual o partido poltico do nosso pas? Porque se vestem em vermelho e usam cruzes em suas mos?

75

Apaguem essas velas. Descubram seus rostos e podero ver os pssaros emigrando para o vero. No gritem. Tenho dores na cabea. Mdico: Doente: Namorado: Doente: Namorado: Me: Doente: Me: Mdico: Doente: Chamarei a enfermeira. Voc est chorando, Prncipe Valente? Eu acho que,sim, Super Homem. No chore, no! Eu amo voc. Voc ainda no viu o pijama novo que fiz para voc. Essa cor azul to bonita. Mas branco, filho. branco, Super Homem. Ah! Sim, branco...

(Amiga entrando em cena.) Amiga: Doente: Bom dia, Bonito. Chegou a minha Rita Lambreta. Trouxe os meus livrinhos de est6ria? Amiga: Claro, e fotonovelas tambm. Tenho tantas fofocas para lhe contar. Mas deixo para depois. O que voc quer que eu leia primeiro? Doente: A Bblia.

76

Amiga: Namorado: para voc.

Mas hoje no trouxe a Bblia. Vamos ler a fotonovela que voc gosta e depois eu pego a Bblia

Amiga: Tem uma aqui boa, chamada "Minha loucura foi am-lo demais." Tem final feliz, com aquela beijocao toda que voc j sabe. Vou ler bem perto de voc para voc poder ver as fotos. Doente: Mdico: Doente: todos esto aqui. Leia primeiro a estria do Prncipe e o Passarinho. Primeiro voc ter a sua injeo e depois tudo que tem direito. No mais morfina, Dr. Marcos, basta! Eu estou bem agora, quase No mais morfina, por favor. Eu no precisarei mais. Mdico: Doente: Mdico: Doente: Mdico: Doente: Mdico: Doente: Mdico: Por algumas horas no lhe aplicarei as injees, mas depois... Depois, t? Me chamem se precisarem. Tenho outros pacientes para ver. Dr., qual o sistema poltico do nosso pas? Democrtico! Voc acredita? No. Eu tambm no. a vida, Super Homem.

77

Doente: Mdico: Doente: Mdico:

Dr., obrigado por tudo que. fez por mim. Este o meu dever de cidado, menino. Obrigado por tudo. Vou lhe ver em breve.

(O mdico comea a sair e o Doente diz...) Doente: Mdico: Doente: Amiga: contar para voc. Doente: Me: Doente: Me: Doente: Pai: Dr. Marcos, voc um excelente mdico. Vou v-lo mais tarde. (Sai de cena.) Leia a minha estorinha, Lambreta. Essa eu no trouxe tambm, mas eu sei palavra por palavra e posso Conte-me ento. Estou fazendo essa blusa de l para voc... Gosta? No preciso mais de blusas. J tenho muitas, mas eu gosto. para o prximo inverno. Cad Pipoca? Ela j vem. O Gamb vem lhe visitar hoje tambm. Tem uma surpresa para voc. Me: Conte para ele logo homem, no faa suspense. Adeus!

78

Pai: Doente: Namorado:

No. surpresa. Diz pai, diz... surpresa, Super Homem. Eu sei o que , mas no posso falar.

Doente:

Estou de mau com vocs dois. Diz para mim me, diz... Gamb sempre com surpresas. louco.

Amiga:

Depois, agora a estria.

--Era uma vez, um Prncipe caador de esperana. Viajou de du em du e por no encontrar a esperana, pensou em acabar com a vida. Mas como acabar com a vida, se a esperana estava em algum lugar? Olhou para o cu e viu um pssaro azul e acreditou ter encontrado a esperana. Era realmente a esperana, ela estava l e foi encontrada... Namorado: Amiga: Namorado: Amiga: Pai: Amiga: No faa barulho, ele est dormindo. Porque est chorando, Prncipe Valente? Ele to bonito quando dorme. Sabem, o que fiz ontem? No, o que? Comprei Bacalhau!

Domingo vou fazer bacalhoada e vamos almoar todos aqui. Ele no pode ir l em casa, ento a casa vem aqui. Me: Pai: Me: Voc maluca! Pscoa e passaremos aqui. Isto mesmo. Ns compramos um coelho enorme para ele.

Amiga: J falei com o doutor e ele consentiu. Convidei outros pacientes tambm. Ser uma festa boa. 79

(Entrada da irm.) Irm: Bom dia, bom dia. Eu sou eu, tu tu, quem mais burro, eu ou t? Namorado: Psiu, ele est dormindo. H muito tempo ele no fazia isto. Irm: Pai: Namorado: Me: Pai: Irm: mundo esta semana. Amiga: Irm: Me: Irm: Isto bom mesmo. Os momentos difceis de sua vida passaro em breve, muito breve. Ele perguntou por voc o tempo todo. Fui na feira, procurar a rapadura e comprar as flores. Est a base de morfina? No. Ele est bem hoje. Ele est to sereno, to bonito... Que somos ns nesse mundo de Deus? Nada, minha velha... nada... Trouxe o horscopo para ele. Est muito bom. Diz que o Libriano encontrar toda a felicidade do

Encontrei com Gamb e ele estava desesperado procurando urna gaiola para o passarinho que estava dentro de um saquinho de papel. Me: dele. Irm: Coitado de Gamb. Ele est sempre em confuso com os projetos Foi l para o subrbio procurar gaiola.

80

Daqui a pouco no tardar a chegar aqui com a gaiola e o passarinho. Amiga: Isto , se o passarinho j no estiver morto ou escapulido do saco.

(Todos riem baixinho.) Namorado: Irm: Pai: Psiu! Ele gostar das flores, no ? Sim! Claro! Ele sempre gostou de tudo que ganhou.

Namorado: Ontem, quando a memria dele fugiu da realidade novamente, falou coisas interessantes, mas sem nexo. Me : Como?

Namorado: Ele falou sobre colocar Pituca para dentro de casa e Miquilim tambm. Falou que estava chovendo e eles tinham medo de troves. Pai: Pituca era o cachorrinho preto que eu achei na rua e dei para ele. Miquilim era o gatinho. Os trs dormiam juntos sempre e ai de quem tirasse a bicharada da cama dele. Me: Tinha que trocar as roupas da cama duas vezes por semana.

Irm: Mas porque voc queria. Ele dava banho no gato e no cachorro quatro vezes por semana. Namorado: Pai: Quatro vezes? Coitado dos bichos. Miquilim at aprendeu a gostar.

(Entra o amigo em cena com a gaiola na mo.) Gamb: Oi, Dentada Mortal!

81

Amiga: Gamb: Namorado:

Psiul Ele est dormindo. Olha o que eu trouxe para ele. Ele vai amar. Obrigado, Gambl

Amiga:

Gamb! Isto nome?

Gamb: Isto meu apelido, Lambreta, e foi ele que me colocou. Eu tambm no gostava de tomar banho, no. Um dia ns brigamos tanto, acabei levando uma mordida no olho que ele me deu. Me: Eu me lembro, tive que ir para o hospital correndo com voc. Fiquei com medo de voc ficar cego. Gamb: Dois dias depois eu dei uma dentada nas costas dele e no mesmo dia ele me deu uma pedrada na cabea e l fomos os dois para o hospital juntos. Me: Atrazaram toda a minha costura da semana, mas sapequei os dois e depois comprei pipoca doce e lhes dei. Pai: Mas sempre juntos, no se largavam para nada. Mas no passava um dia que no brigassem. Gamb: pegar. Namorado: Ontem ele falou vrias vezes em buscar Pipoca no ponto do nibus. Meu irmo. Este realmente meu irmo. Ele podia me bater, era mais forte, mas no deixava ningum me

Irm: Isto foi quando eu fazia contabilidade noite, no ginsio. Ele me pegava toda noite no ponto do nibus. Ficava com medo do pessoal do bairro me fazer alguma patifaria. Namorado: Ele falou na voz do Brasil e ria tanto.

82

Me:

Coisa desse a. (Aponta para o pai.) Tem que escutar essa porcaria todos os dias.

Pai: Me:

No escuto mais, minha velha... Agora v novela.

(Todos riem baixinho.) Gamb: Valente? Namorado: Gamb: Psiu! No acordem ele, no. Voc gosta muito dele, no Prncipe Sim, muito! Eu tambm... Eu acho que ele vai gostar da gaiola, no ? Amiga: Namorado: o ratinho ladro. Me: Quando criana um ratinho pulou na cara dele de dentro do forno. Eu fiz uns pastis e coloquei l. Ele foi surrupiar um e tinha um camundongo roubando os pastis tambm. Ambos se assustaram e o rato pulou na cara dele. Pai: Namorado: para ele. Gamb: Irm: Namorado: Ele quase me matou do corao, quando gritou desesperadamente. Ele gritou ontem tambm, mas a enfermeira deu um tranquilizante Ele estava pegando um para mim tambm. Tadinho. Chorou, riu, cantou e depois queria a Dondoca, acordou nervoso... linda, Gamb. Ele tem tanto medo de rato. Ontem por muito tempo repetiu pedindo para colocar a ratoeira para

83

Gamb: Um dia eu joguei a Dondoca pela janela. Ele quase me matou e disse que no se deve fazer maldade com as coisas que pertecem aos amigos. Se eu gostava dele, tinha que gostar de Dondoca tambm. Irm: Gamb: Me: Voc sempre fazia maldade com os bichinhos. Mas ele me sopapava todo. E l ia eu separar vocs. Vocs dois juntos me deram alguns cabelos brancos. Amiga: Voc no teve me, no, no Gamb?

Gamb: Sim, eu tenho, olha aqui... (Abraa a Me.) Fazer o que ela fez por mim, s uma me faz. Irm: Gamb: Essa a faz o bem para todos, Gamb. Eu sei disto. Eu quero que ele acorde para ver o passarinho dele. Namorado: Pai: Vocs fizeram um filho incrvel. Meu filho...

(Comea a chorar disfaradamente.) Irm: Pai: Amiga: que no paro. Namorado: Nada de choro, velho Fonseca. No estou chorando no, menina... Ningum comea a chorar no, porque se eu comear, vocs sabem O dia est to quente.

(A Me vai at perto do filho.) Me: Ele est to geladinho.

84

Pai: Me:

Cubra ele direito. Est muito geladinho. (Fala para o Namorado...) Voc no pode sentir?

Namorado: Amiga: Namorado: Me: Pai:

Sim, claro! H um tempo que ele no est mais aqui. Super Homem morreu? Sim. Oh Deus, chegou a hora. Dai-nos fora, Senhor.

(O Pai e a Me se abraam. As luzes abaixam.)

FIM

85

Вам также может понравиться