Вы находитесь на странице: 1из 4

, em janeiro de 1779: O que o terceiro estado? Tudo. O que que tem sido at agora na ordem poltica? Nada.

a. O que que pede? Tornar se alguma coisa!.

" reuni#o dos $stados %erais, como pre&isto, &ai iniciar se em 'ersal(es no dia ) de maio de 17*9. " +e&olu,#o

" +e&olu,#o -rancesa pode ser su.di&idida em quatro perodos: a "ssem.leia /onstituinte, a "ssem.leia 0egislati&a, a /on&en,#o e o 1iret2rio. " 3ueda da 4astil(a, sm.olo mais radical e a.rangente das re&olu,5es .urguesas.

O perodo da "ssem.leia /onstituinte decorre de 9 de jul(o de 17*9 a 67 de setem.ro de 1791. "s primeiras a,5es dos re&olucion8rios deram se quando, em 17 de jun(o, a reuni#o do Terceiro $stado se proclamou 9"ssem.leia Nacional9 e, pouco depois, 9"ssem.leia Nacional /onstituinte9. $m 1: de jul(o, come,am os motins em ;aris, culminando em 1< de jul(o com a tomada da pris#o da 4astil(a, sm.olo do poder real e dep2sito de armas. =o. proposta de dois aristocratas, o &isconde de Noailles e do duque de "iguillon, a "ssem.leia suprime todos os pri&ilgios das comunidades e das pessoas, as imunidades pro&inciais e municipais, as .analidades, e os direitos >eudais. ;ouco depois, apro&a&a se a solene 91eclara,#o dos direitos do ?omem e do /idad#o9, contudo a 1eclara,#o dos 1ireitos da @ul(er e da /idad#, n#o >oi apro&ada pela mesma "ssem.leia e a idealiAadora, OlBmpe de %ouges, >oi eCecutada. O lema dos re&olucion8rios era 90i.erdade, Dgualdade e -raternidade9, mas logo em 1< de jun(o de 1791, se apro&ou a 0ei de 0e /(apelier que proi.ia os sindicatos de tra.al(adores e as gre&es, com penas que podiam ir at E pena de morte. $m 19 de a.ril de 1791, o $stado nacionaliAa e passa a administrar todos os .ens da Dgreja /at2lica, sendo apro&ada em jul(o a /onstitui,#o /i&il do /lero, por intermdio da qual os padres cat2licos passam a ser >uncion8rios pF.licos.

O perodo da "ssem.leia 0egislati&a decorre de * de outu.ro de 1791, quando se d8 a primeira reuni#o da "ssem.leia 0egislati&a, at aos massacres de : a 7 de setem.ro do ano seguinte. =ucedem se os motins de ;aris pro&ocados pela >omeG a -ran,a declara guerra E HustriaG d8 se o ataque ao ;al8cio das Tul(eriasG a >amlia real presa, e come,am as re&oltas mon8rquicas na 4retan(a, 'endeia e 1el>inado.

$ntra o perodo da /on&en,#o Nacional, de :7 de setem.ro de 179: at :I de outu.ro

de 179). " /on&en,#o &em a >icar dominada pelos jaco.inos Jpartido da pequena e mdia .urguesia, liderado por +o.espierreK, criando se o /omitL de =al&a,#o ;F.lica e o /omitL de =eguran,a %eral iniciando se o reino do Terror. " monarquia a.olida e muitos no.res a.andonam o pas, &indo a >amlia de 0us M'D a ser guil(otinada em 1796.

'ai seguir se o perodo do 1iret2rio at 1799, tam.m con(ecido como o perodo da 9+ea,#o Termidoriana9. Nm golpe de $stado armado desencadeado pela alta .urguesia >inanceira marca o >im de qualquer participa,#o popular no mo&imento re&olucion8rio. -oi um perodo autorit8rio assente no eCrcito Jent#o resta.elecido ap2s &it2rias realiAadas em campan(as eCternasK. $la.orou se uma no&a /onstitui,#o, com o prop2sito de manter a alta .urguesia JgirondinosK li&re de duas grandes amea,as: o jaco.inismo e o ancien rgime.

O golpe do 1* de 4rum8rio em 9 de no&em.ro de 1799 p5e >im ao 1iret2rio, iniciando se a $ra NapoleOnica so. a >orma do /onsulado, a que se segue a 1itadura e o Dmprio.

" +e&olu,#o -rancesa semeou uma no&a ideologia na $uropa, conduAiu a guerras, aca.ando por ser derrotada pela instala,#o do Dmprio e, depois da derrota de Napole#o 4onaparte, pelo retorno a uma @onarquia na qual o rei 0us M'DDD &ai outorgar uma /arta /onstitucional. " "ssem.leia /onstituinte =ess#o inaugural dos $stados %erais, em 'ersal(es J17*9K.

Os deputados dos trLs estados eram unPnimes em um ponto: deseja&am limitar o poder real, E semel(an,a do que se passa&a na &iAin(a Dnglaterra e que igualmente tin(a sido assegurado pelos norte americanos nas suas constitui,5es. No dia ) de maio, o rei mandou a.rir a sess#o inaugural dos $stados %erais e, em seu discurso, ad&ertiu que n#o se de&eria tratar de poltica, isto , da limita,#o do poder real, mas apenas da reorganiAa,#o >inanceira do reino e do sistema tri.ut8rio.

O clero e a no.reAa tentaram di&ersas mano.ras para conter o mpeto re>ormista do Terceiro $stado, cujos representantes comparecem E "ssem.leia presentando as reclama,5es do po&o JmaterialiAadas nos 9/a(iers de 1olances9K. Os deputados da no.reAa e do clero queriam que as elei,5es >ossem por estado Jclero, um &otoG no.reAa,

um &otoG po&o, um &otoK, pois assim, j8 que clero e a no.reAa comunga&am os mesmos interesses, garantiriam seus pri&ilgios.

O terceiro estado queria que a &ota,#o >osse indi&idual, por deputado, porque, contando com &otos do .aiCo clero e da no.reAa li.eral, conseguiria re>ormar o sistema tri.ut8rio do reino. "nte a impossi.ilidade de conciliar tais interesses, 0us M'D tentou dissol&er os $stados %erais, impedindo a entrada dos deputados na sala das sess5es. Os representantes do Terceiro $stado re.elaram se e in&adiram a sala do jogo da ;ela Jespcie de tLnis em quadra co.ertaK, em 1) de jun(o de 17*9, e trans>ormaram se na "ssem.leia Nacional, jurando s2 se separar ap2s a &ota,#o de uma constitui,#o para a -ran,a JQuramento da =ala do Qogo da ;elaK. $m 9 de jul(o de 17*9, juntamente com muitos deputados do .aiCo clero, os $stados %erais autoproclamaram se "ssem.leia Nacional /onstituinte. O Quramento da ;ela.

$ssa decis#o le&ou o rei a tomar medidas mais dr8sticas, entre as quais a demiss#o do ministro Qacques NecRer, con(ecido por suas posi,5es re>ormistas. $m raA#o disso, a popula,#o de ;aris se mo.iliAou e tomou as ruas da cidade. Os Pnimos mais eCaltados conclama&am todos a tomar as armas.

O rei decidiu reagir >ec(ando a "ssem.leia, mas >oi impedido por uma su.le&a,#o popular em ;aris, reproduAida a seguir em outras cidades e no campo.

O /onde de "rtois J>uturo /arlos MK e outros dirigentes reacion8rios, de>rontados a tais amea,as, >ugiram do pas, trans>ormando se no grupo dos migrs. " .urguesia parisiense, temendo que a popula,#o da cidade apro&eitasse a queda do antigo sistema de go&erno para recorrer E a,#o direta, apressou se a esta.elecer um go&erno pro&is2rio local, a /omuna. $ste go&erno popular, em 16 de jul(o, organiAou a %uarda Nacional, uma milcia .urguesa para resistir tanto a um poss&el retorno do rei, quanto a uma e&entual mais &iolenta da popula,#o ci&il, cujo comando cou.e ao deputado da "ssem.leia e (er2i da independLncia dos $stados Nnidos, @arie Qosep( @otier, o @arquLs de 0a -aBette.

" .andeira dos 4our.ons >oi su.stituda por uma tricolor JaAul, .ranca e &ermel(aK, que passou a ser a .andeira nacional. $, em toda a -ran,a, >oram constitudas unidades da milcia e go&ernos pro&is2rios.

" Tomada da 4astil(a, por Qean ;ierre 0ouis 0aurent ?ouel.

$nquanto isso, os acontecimentos precipitaram se e a agita,#o tomou conta das ruas: em 16 de jul(o constituram se as @ilcias de ;aris, organiAa,5es militares populares. No dia 1< de jul(o, populares armados in&adiram o "rsenal dos Dn&8lidos, E procura de muni,5es e, em seguida, in&adiram a 4astil(a, uma >ortaleAa que >ora trans>ormada em pris#o poltica, mas que j8 n#o era a terr&el pris#o de outros tempos. 1entro da pris#o, esta&am apenas sete condenados: quatro por rou.o, dois no.res por comportamento imoral, e um por assassinato. " inten,#o inicial dos re.eldes ao tomar a 4astil(a era se apoderar da p2l&ora l8 armaAenada. /aiu assim um dos sm.olos do ".solutismo. " 3ueda da 4astil(a causou pro>unda emo,#o nas pro&ncias e acelerou a queda dos intendentes. OrganiAaram se no&as municipalidades e guardas nacionais.

" partir de ent#o, a re&olu,#o estendeu se ao campo, com maior &iolLncia: os camponeses saquearam as propriedades >eudais, in&adiram e queimaram os castelos e cart2rios, para destruir os ttulos de propriedade das terras J>ase do %rande @edoK. Temendo o radicalismo, na noite de < de agosto, a "ssem.leia Nacional /onstituinte apro&ou a a.oli,#o dos direitos >eudais, gradualmente e mediante amortiAa,#o, alm de as terras da Dgreja (a&erem sido con>iscadas. 1a por diante, a igualdade jurdica seria a regra. " $la.ora,#o de uma /onstitui,#o 1eclara,#o dos 1ireitos do ?omem e do /idad#o.

" "ssem.leia Nacional /onstituinte apro&ou a legisla,#o, pela qual era a.olido o regime >eudal e sen(orial e suprimido o dAimo. Outras leis proi.iram a &enda de cargos pF.licos e a isen,#o tri.ut8ria das camadas pri&ilegiadas. $, para dar continuidade ao tra.al(o, decidiu pela ela.ora,#o de uma /onstitui,#o. Na introdu,#o, que seria denominada 1eclara,#o dos 1ireitos do ?omem e do /idad#o J1claration des 1roits de lS?omme et du /itoBenK, os delegados >ormularam os ideais da +e&olu,#o, sintetiAados em trLs princpios: 90i.erdade, Dgualdade, -raternidade 9 J0i.ert, $galit, -raternitK. Dnspirada na 1eclara,#o de DndependLncia dos $stados Nnidos e di&ulgada em :I de agosto, a primeira 1eclara,#o dos 1ireitos do ?omem e do /idad#o Ja que n#o ter8 sido estran(a a a,#o do ent#o em.aiCador dos $N" em ;aris, T(omas Qe>>ersonK >oi sntese do pensamento iluminista li.eral e .urguLs. Nesse documento, em que se pode &er claramente a in>luLncia da +e&olu,#o "mericana, de>endia se o direito de todos E li.erdade, E propriedade, E igualdade igualdade jurdica, e n#o social nem

Вам также может понравиться