Вы находитесь на странице: 1из 7

PLANO DE CURSO .

Geografia ANO 2012


I. IDENTIFICAO

ESCOLA ESTADUAL
CONTEDO: GEOGRAFIA PROFESSOR (ES): TURMA: 1 ANO N DE AULAS SEMANAIS:

II. OBJETIVOS GERAIS 1 ANO DO ENSINO MDIO. Saber usar e interpretar escalas e descrever as transformaes da Terra; Interpretar os conceitos de fatos geogrficos e transferir para situaes reais, sendo capaz de tomar posies critica com argumentaes embasadas nessas situaes.Relacionar as formas de apropriao do espao geogrfico pelo homem e os problemas ambientais causados por essas atividades; Contextualizar temas de interesse global como gua e os diversos tipos de poluies. III. DEMONSTRATIVO DO CONTEDO PROGRAMTICO/ TPICOS OBRIGATRIOS

OBRIGATRIOS
Eixo temtico Tema Tpico/Habilidade Objetivos Especficos N de aulas

III Mutaes do Mundo Natural

8.1.1. Comparar dados de mapas temticos, grficos, imagens, textos e tabelas sobre a 8. Fontes de energia atual matriz energtica da sociedade 8.1. Compreender os impasses da 3 A relao Sociedade e industrial (hidrocarbonetos e gs natural, sociedade contempornea sob a 12 Natureza em Questo biomassa,carvo mineral, lcool etlico, tica da produo e do consumo de nuclear, hidrulica, elica, solar, geotrmica), energia. segundo os parmetros da sustentabilidade ambiental.

PLANO DE CURSO . Geografia ANO 2012


Eixo temtico Tema Tpico/Habilidade Objetivos Especficos 8.1.2. Localizar a distribuio do uso de tecnologias energticas limpas (solar, elica e geotrmica) e de tecnologias alternativas (lcool etlico, biomassa, nuclear, Hbio, biodiesel), avaliando os impactos ambientais gerados pelas tecnologias alternativas. 8.2.1. Explicar a geopoltica do petrleo contextualizando-a no atual cenrio de distribuio espacial, produo, consumo, comrcio e reservas. 9.1.1. Confrontar as polticas pblicas a respeito das fontes energticas com o compromisso do governo brasileiro frente aos acordos firmados nas rodadas de negociaes da Ordem Ambiental Internacional. 9.1.3. Avaliar o uso, o consumo e a geopoltica da gua e as polticas ambientais a ela relacionada. 10.1.1. Avaliar as mudanas climticas a partir do aquecimento global. 10.1.2. Compreender a polmica que envolve os problemas de natureza socioambiental e econmica em torno da matriz energtica da sociedade industrial versus aquecimento 11.1.1. Avaliar os domnios da Caatinga e do Cerrado sob a tica da originalidade climtica hidrolgica e pedolgica, relacionando as possibilidades e os limites de seu uso pela agricultura. 11.1.2. Interpretar textos, mapas, grfi cos etabelas que tratam da indstria extrativa N de aulas

III Mutaes do Mundo Natural

3 A relao Sociedade e Natureza em Questo

8.2. Compreender a geopoltica do petrleo e do gs natural no contexto contemporneo.

III Mutaes do Mundo Natural

3 A relao Sociedade e Natureza em Questo

9. Ordem Ambiental Internacional 9.1. Reconhecer na sociedade global instrumentos de polticas ambientais.

10

III Mutaes do Mundo Natural

3 A relao Sociedade e Natureza em Questo

10. Aquecimento global 10.1. Explicar os desdobramentos da matriz energtica da sociedade industrial, considerando seus impactos sobre o aquecimento global. 11. Domnios de natureza no Brasil 11.1. Reconhecer os domnios de natureza que compem o territrio brasileiro, avaliando a interferncia humana na explorao de seus recursos.

III Mutaes do Mundo Natural

3 A relao Sociedade e Natureza em Questo

12

PLANO DE CURSO . Geografia ANO 2012


Eixo temtico Tema Tpico/Habilidade Objetivos Especficos mineral brasileira, segundo sua localizao, empresas, reservas e contribuio no PIB. 12.1.1. Reconhecer as novas ordens e desordens poltica, econmica e cultural decorrentes das relaes de poder em 4 As Novas Fronteiras do 12. Globalizao e regionalizao diferentes formas de regionalizao do Capitalismo Global: os 12.1. Compreender a produo do espao mundial, tais como: blocos Territrios nas Novas espao na tenso da globalizao e econmicos; aglomerados de excluso Regionalizaes da fragmentao. asitico, africano, latino-americano; territrios mltiplos do terrorismo e do genocdio. N de aulas

IV Os Cenrios da Globalizao e Fragmentao

Total de aulas

56

OBS.: A numerao acima segue os parmetros estabelecidos no CBC de Geografia. As habilidades e os objetivos especficos acima so contedos obrigatrios. Cartografia Ser desenvolvida utilizando fundos de mapa em todas as habilidades e contedos, resguardando a capacidade do estudante de localizar e entender o que est localizando. Para a complementao das 120 aulas anuais (para professores com 3 aulas semanais), cada professor poder escolher os contedos dos tpicos complementares estipulados pelo CBC, visto que os tpicos obrigatrios j esto contemplados neste planejamento. Os tpicos obrigatrios devem ser prioridade no ensino, reservando os tpicos complementares (em anexo) para aprofundamento quando o tempo permitir.

PLANO DE CURSO . Geografia ANO 2012


(anexo I) III. DEMONSTRATIVO DO CONTEDO PROGRAMTICO/TPICOS COMPLEMENTARES

TPICOS COMPLEMENTARES
Eixo temtico V Problemas e Perspectivas do Urbano Tema 5 O Processo de Urbanizao contemporneo: a Cidade, a Metrpole, o Trabalho, o Lazer e a Cultura 6 As Novas Territorialidades no Campo Tpico/Habilidade 18. Gesto da cidade 18.1. Avaliar o crescimento populacional e suas implicaes na gesto da cidade nos pases centrais e perifricos. 22. Relao campo e cidade 22.1. Reconhecer o significado da identidade do campo e da cidade nas sociedades dos pases centrais e perifricos. 26. Recursos hdricos 26.1. Avaliar os acordos e controles da gesto ambiental da gua. 27. Padro de produo e consumo 27.1. Prognosticar sobre o futuro do planeta, tendo como referncia os padres de produo e consumo do capita- lismo global. 28. Dinmica terrestre 28.1. Reconhecer os fenmenos responsveis pela dinmica terrestre. 29. Desertificao 29.1. Reconhecer os processos ecolgicos e antrpicos da desertificao. Objetivos Especficos 18.1.1. Interpretar a qualidade de vida urbana em mapas temticos e textos sobre saneamento bsico, lazer, sade, energia eltrica, habitao, avaliando as polticas de gesto da cidade. 22.1.1. Interpretar materiais imagticos e textos sobre aspectos relevantes dos fenmenos sociais, polticos, econmicos que 26.1.1. Analisar as polticas pblicas em nvel nacional e internacional para o resguardo do patrimnio ambiental do planeta. 27.1.1. Explicar, na perspectiva da sustentabilidade, os padres de produo e de consumo que tm referenciado o desenvolvimento econmico do capitalismo 28.1.1. Explicar os fenmenos da dinmica terrestre relacionados ao tectonismo e vulcanismo, tendo como referncia o movimento das placas tectnicas. 28.1.2. Explicar os fenmenos relacionados litosfera, hidrosfera e atmosfera. 29.1.1. Analisar textos, mapas, grficos, tabelas e imagens sobre a desertificao em processo no Norte de Minas Gerais: rea de abrangncia, localizao geogrfica, municpios em

VI- As transformaes no Mundo Rural

VII Mutaes no Mundo Natural

7 A Relao Sociedade e Natureza em Questo

VII Mutaes no Mundo Natural

7 A Relao Sociedade e Natureza em Questo

VII Mutaes no Mundo Natural

7 A Relao Sociedade e Natureza em Questo

VII Mutaes no Mundo Natural

7 A Relao Sociedade e Natureza em Questo

PLANO DE CURSO . Geografia ANO 2012


situao de risco e suas conseqncias em mbito natural, social, urbano, institucional. 29.1.2. Analisar textos, mapas, grficos, tabelas e imagens sobre a desertificao e arenizao em processo no Brasil. 30.1.1. Avaliar os limites e possibilidades do trabalho compartilhado entre Organizaes No-Governamentais (ONG) e empresas transnacionais com vistas manuteno da diversidade biolgica e o combate biopirataria.

VII Mutaes no Mundo Natural

7 A Relao Sociedade e Natureza em Questo

30. Diversidade biolgica 30.1. Avaliar o potencial da biodiversidade os ambientes tropicais.

IV- METODOLOGIA Trabalho em grupo ( ) Pesquisa de campo ( ) Aula expositiva dialgica ( ) Exerccios ( ) Mdias ( ) Atividades em ambiente virtual ( ) V- RECURSOS Caderno do aluno ( ) Datashow ( ) Quadro/giz ( ) Livro didtico ( ) Jornais, revistas ( ) Mdias ( ) Computador ( )

Debate ( ) Feira de Cultural ( ) Excurso ( ) Exposio de Trabalhos ( ) Leituras ( ) Outros:

Outros:

PLANO DE CURSO . Geografia ANO 2012


VI- AVALIAO Diagnstica ( ) Oral ( ) Writing ( ) Speaking ( ) Atitudinal ( ) VII BIBLIOGRAFIA Livro Adotado (Listar) Outros:

Blog SRE ( ) CBC ( ) Orientaes Pedaggicas ( ) Roteiro de Atividades ( ) CRV ( )

Outros:

PLANO DE CURSO . Geografia ANO 2012

Вам также может понравиться