Вы находитесь на странице: 1из 6

1

BIBLIOTECAS DIGITAIS: ESTRATGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM INSTRUMENTO DE PESQUISA

SANTOS, Gildenir Carolino1, PASSOS, Rosemary1

Historicamente j possumos trs perodos principais que retratam a evoluo das bibliotecas, iniciamos com as bibliotecas tradicionais, a seguir a moderna ou automatizada e a biblioteca do futuro, considerada a biblioteca eletrnica, sem paredes. Paralelamente a evoluo das bibliotecas, observamos em um contexto mais amplo, as modificaes ocorridas nas formas de registrar as informaes agregadas em cada acervo, o desenvolvimento de inovaes tecnolgicas, que permitem o acesso a informaes em tempo real (SILVA; ARAJO, 2003). Verificamos dessa forma, a transformao das informaes contidas em catlogos (fichas), nos acervos bibliogrficos das bibliotecas brasileiras, sendo submetidas ao tratamento sistemtico da organizao das informaes bibliogrficas e transferidas para o mundo da informao eletrnica (Internet). O surgimento da Internet e web, trouxe consigo uma das mais polmicas discusses sobre a necessidade do processamento tcnico da informao em rede, nos moldes estabelecidos nas bibliotecas tradicionais, envolvendo catalogao, classificao e indexao e, portanto, padronizao na entrada de dados e na recuperao da informao. A possibilidade do processamento tcnico em rede eletrnica confirmada em artigos da literatura internacional relacionando formatos e catalogao a metadados (PINHEIRO, 2002). Para isso, foram necessrios o desenvolvimento de critrios e arquiteturas apropriadas das informaes para serem alocadas em websites simples ou mesmo dinmicos, favorecendo o acesso rpido e imediato aos catlogos bibliogrficos de qualquer biblioteca disponvel na Internet. Atualmente, para a criao e o desenvolvimento de um website, e disponibilizao de um acervo, basta estar plugado na Internet, planejar a arquitetura desejvel para a recuperao da informao, escolher o software para elaborao de pginas em HTML e possuir uma mquina (computador), que ter a funo de servidor deste website. As bibliotecas na Internet procuram prover o acesso intelectual a grandes colees de informao digital, elas constituem a modalidade mais eficaz e eficiente de repositrios de informao. Os critrios para construo desse novo tipo de biblioteca esto sendo testados e avaliados, e os usurios por sua vez, comeam a se familiarizar com essa nova ferramenta de pesquisa e tambm comeam a enfrentar as
1

Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educao

2 dificuldades bsicas que so inerentes a todo o processo de implantao de um novo sistema. Nesse breve contexto, salientamos aos profissionais responsveis no desenvolvimento de bibliotecas digitais, a necessidade de possurem conhecimento sobre as tecnologias apropriadas e dos tipos de projetos que esto surgindo, bem como o aprendizado e interao com diversos tipos de organizaes, pessoas e instituies dedicadas produo, comunicao e difuso da informao em um espao geogrfico maior. Para explanarmos sobre o assunto, necessrio o entendimento sobre a questo da virtualidade, definir conceitos essenciais, sobre o que virtual e digital, sua aplicao e importncia no momento da organizao de acervos bibliogrficos. Segundo Lvy (1993, p.28) a idia de hipertexto foi enunciada pela primeira vez por Vanevar Bush em 1945, em um clebre artigo intitulado As we may think. Assim, o significado literal da palavra hipertexto traduzida por Vanevar Bush, significava a forma de mecanizar a classificao e a seleo por associao paralelamente ao princpio da indexao clssica, de informaes que eram processada ou armazenadas atravs de sua inveno, o Memex que criava ligaes independentes de qualquer classificao hierrquica entre diferentes informaes. Nessa interpretao sobre hipertexto apresentada por Lvy e definida por Bush, verificamos hoje, que ele, Bush, queria registrar um instrumento que auxiliasse ao homem a formao do seu pensamento cognitivo, no momento de busca a informaes, atravs das estruturas de ligaes oferecidas pelo hipertexto. No incio dos anos sessenta, os primeiros sistemas militares de teleinformtica acabavam de ser instalados, mas os computadores ainda no comportavam bancos de dados e muito menos o processamento de textos. Contudo, foi nesta poca que Theodore Nelson inventou o termo hipertexto para exprimir a idia de escrita/leitura no linear em um sistema de informtica (LVY, 1993). O hipertexto uma linguagem especializada (HTML), dedicada exibio e acesso de pginas Web. Consiste de texto comum e de cdigos especiais chamados tags que, na verdade, so os chamados da linguagem HTML (RAMALHO, 1996). No universo virtual da Internet, podemos nos deparar com qualquer tipo de informao disponibilizada nos diversos tipos de suportes, sejam livros, peridicos, teses, projetos, etc, mas com um nico objetivo, o de possibilitar o acesso imediato informao. A concretizao desse acesso atravs do download, que nos permite a recuperao e a materializao desta informao que diferencia o virtual do digital, e da a denominao de biblioteca digital. Assim, o termo biblioteca digital ou eletrnica passou a ser usado com freqncia nos ltimos anos e com conotaes diferentes e conceitos diversos. Desta forma segundo Zaher (2002), podemos dizer que, o termo biblioteca digital significa um desenvolvimento natural que acompanha o crescimento e a modernizao da prpria biblioteca.

3 Atualmente existem diversos softwares e ferramentas para o desenvolvimento de bibliotecas digitais, entre eles podemos citar o Nou-Rau desenvolvido pelo Centro de Computao da UNICAMP, onde foi utilizada a tecnologia com o sistema operacional Linux, o servidor WWW Apache, a linguagem PHP e dados PostGress, tornando-se um software livre para uso pblico (FRANCO, 2004). A biblioteca digital da UNICAMP (BDU) um servio oferecido atravs de seu Sistema de Bibliotecas. O objetivo da BDU disponibilizar, difundir e conservar a produo cientfica e intelectual da UNICAMP em formato eletrnico/digital (SBU, 2003). Dias (2002, p. 21), comenta que:
Embora devendo inovaes nos navegadores que privilegiem a utilizao do hipertexto, a indstria disponibiliza no mercado uma variedade de ferramentas voltadas para a elaborao de hipertextos pelo usurio final, desde processadores de textos bastante populares como o Microsoft Word2 at ferramentas mais simples para a elaborao de pginas HTML, tais como o Composer, que faz parte do navegador Netscape.

Para um desenvolvimento bsico, praticamente em linguagem HTML, o FrontPage da Microsoft apresenta alternativas para o desenvolvimento de uma biblioteca digital, consistindo apenas de noes bsicas formatando a arquitetura desejada como se estivssemos redigindo no processador de textos Microsoft Word. O Composer do Netscape que permite com a mesma facilidade do FrontPage, adaptar e desenvolver um formato para bibliotecas digitais. De certa forma, as informaes tero um tratamento passvel para a realizao de download. Estes download sero acessveis atravs de links, e pode-se agregar aos links os tratamento dos arquivos em formato PDF. O formato PDF um tipo de arquivo gerado pelo software Acrobat da empresa Adobe, que possibilita a disponibilizao gratuita do Acrobat Reader para leitura dos arquivos no formato PDF na Internet. A primeira etapa para se desenvolver uma biblioteca digital de pequeno porte, estruturar o que ser disponibilizado como textos, dissertaes, teses, trabalhos de concluso de curso, apostilas, memoriais, etc, de forma a no prejudicar os direitos autorais dos documentos disponibilizados. A instalao onde ser planejada a bibliotecas digital dever estar envolvida com o maquinrio (hardware) que possibilite o acesso e possa estar adequada para as devidas instalaes em rede e passvel de interoperabilidade do sistema via Internet. Os documentos bibliogrficos a serem disponibilizados na BD devero antes de tudo, ter a autorizao dos devidos autores, por questo dos direitos autorais. Os documentos institucionais que no demanda estar condicionados aos direitos autorais podero ser os primeiros a serem selecionados, conforme mencionado anteriormente.
2

Um texto elaborado com o Microsoft Word pode ser facilmente transformado em HTML para a publicao na World Wide Web.

4 Quanto aos recursos materiais necessrios para o bom funcionamento da BD, sero necessrios aquisio de software Acrobat Writer (Adobe), instalao do MS-Word, 01 scanner de boa resoluo para manipulao de documentos em OCR, 01 computador. Para dispor dos servios da BD, necessrio no mnimo um bibliotecrio e um auxiliar para o funcionamento da BD, desde que inicialmente, o volume dos documentos no seja to grande, a ponto de possibilitar a incluso de mais uma pessoa para auxiliar no revezamento do processamento digital dos documentos. A possibilidade de se criar biblioteca digitais em rede muito grande, visto que a realidade de criar BD no Brasil, ainda demanda infraestrutura, e para que esse problema deixe de existir, devemos acreditar na participao de consrcios em rede por parte das instituies, possibilitando a cooperao do acervo em rede, como no caso de consrcios que j existiram e existem como o ProBE3, o Portal da CAPES, o consrcio CRUESP, etc. que abrigam colees de peridicos de forma completa de todas as reas do conhecimento e outros documentos. Sabemos que para uma instituio participar deste tipo de consrcio tem que participar com uma certa quantia de sua receita que geralmente so gastas com outras prioridades, mas devemos lembrar que para a criao de uma biblioteca virtual em sua fase inicial, requer gastos excessivos, at se tornar uma biblioteca digital. Consideramos que a biblioteca digital um recurso de valor real para a pesquisa, pois desta forma estar acelerando a fase de levantamento de pesquisas realizadas, essencial para o desenvolvimento de dissertaes e teses. Por este motivo, verificamos que a maioria das bibliotecas, no caso as universitrias, esto se equipando para o planejamento e estruturao de bibliotecas digitais, sendo que em algumas a realidade j existe, e tambm revendo os problemas inerentes questo dos direitos autorais (FRANCO, 2004). importante mencionar que para a concretizao na construo de bibliotecas digitais de forma simples com o objetivo de planejamento em rede ou consrcio, necessrio observar os seguintes aspectos incentivadores: todo processo de cooperao requer coordenao, liderana e perseverana; todas as aes cooperativas demandam grandes esforos dos participantes; barreiras e dificuldades naturais no processo de estabelecimentos de projetos desse porte, devem ser enfrentadas e superadas. Assim, conclui-se que a construo de uma biblioteca digital, no depende apenas de vontade prpria e sim de vontade coletiva para construir um objetivo comum entre os interessados.

ProBE Programa Biblioteca Eletrnica, criada e mantida pela FAPESP de 1997 at 2000. Assumido pelo Consrcio CRUESP a partir de 2003.

5 Certamente se atribuir ao bibliotecrio a concepo de servios inovativos disponibilizados no website da biblioteca beneficiando, nesse processo, o usurio. Ambientes para armazenar, disseminar, recuperar a informao digital produzida pela instituio devem ser estimulados. Caber biblioteca oferecer servios e produtos no website, alm dos recursos informacionais, entre outras atividades planejadas com a comunidade onde est inserida. Compete aos bibliotecrios ampliar os estmulos no uso e no manuseio das fontes digitais online, seja pela diversidade ou pela acessibilidade. O despertar para a nova mdia de comunicao apoiada na Internet, por parte de bibliotecrios, uma questo de acompanhar a evoluo tecnolgica como recurso positivo (BLATTMANN et al., 2003).
Resumo O artigo apresenta estratgias para a estruturao de um Website no desenvolvimento de uma biblioteca digital, atravs de softwares livres e proprietrios, utilizando-se do contedo existente em catlogos bibliogrficos de instituies, bem como aponta as implementaes e mtodos oferecidos por estes softwares e os efeitos de sua utilizao no fluxo informacional em instituies de ensino.

Referncias BLATTMANN, Ursula et al. A aprendizagem, a biblioteca e a Internet. In.: BLATTMANN, Ursula; FRAGOSO, Graa Maria. (Org.). O zapear a informao em bibliotecas e na Internet. Belo Horizonte: Autntica, 2003. DIAS, Guilherme Atade. Peridicos eletrnicos: consideraes relativas aceitao deste recurso pelos usurios. Ci. Inf., Braslia, v. 31, n. 3, p.18-25, set./dez. 2002. FRANCO, Marcelo Arajo. A pesquisa sobre EAD na Unicamp: o uso de recurso da biblioteca digital para acesso ao resultado de trabalhos sobre EAD. Boletim EAD, 2 fev. 2004. Disponvel em: <http://www.ccuec.unicamp.br> . Acesso em: 02 fev. 2004. LVY, Pierre. As tecnologias da inteligncia: o futuro do pensamento na era da informtica. Traduo Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993. PINHEIRO, Lena Vnia Ribeiro. O desafio da formao profissional: da biblioteca s bibliotecas digitais. In: INTEGRAR: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS, BIBLIOTECAS, CENTROS DE DOCUMENTAO E MUSEUS, 1., 2002, So Paulo. Textos... So Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2002. RAMALHO, Jos Antonio. Iniciando em HTML. So Paulo: Makron Books, 1996. SILVA Divina Aparecida da ; ARAJO, Iza Antunes. Auxiliar de biblioteca: tcnicas e prticas para formao profissional. Braslia: Thesaurus, 2003. SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UNICAMP. Biblioteca digital da UNICAMP. 2003. Disponvel em: <www.unicamp.br/bc>. (Folder). ZAHER, Clia Ribeiro. Capturando no espao ciberntico: a aquisio sem fronteiras. In: INTEGRAR: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS,

6 BIBLIOTECAS, CENTROS DE DOCUMENTAO E MUSEUS, 1., 2002, So Paulo. Textos... So Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2002.

Вам также может понравиться