Вы находитесь на странице: 1из 65

LICENCIATURA EM TECNOLOGIAS DE INFORMAO

Fundamentos de Programao Frank Franque

Dados Gerais

Docente: Frank Bivar Franque

ffranque@ucm.ac.mz Skype: frank.que Sala 2 Sala de Informatica 1/2

Lectures (Palestras)

Workshops

Avaliaes

Testes 2 Trabalhos depende do docente Exame - 1

Recomendaes

No deixem para estudar o contedo da disciplina em cima da hora; Procurem se manter em dia com a matria, um contedo perdido pode fazer falta em uma aula posterior; Reproduzam os exemplos vistos em sala de aula em horrios extra-classe e modifique-os; Faam bastante exerccios, algoritmos e programao no se aprende s em assistir aula, mas sim praticando.

Fundamentos de Programao
Aula 1

Tpicos

Programao Algoritmo Linguagens de Programao Linguagem Formal e natural

Introducao - Programao

Programao - o processo de escrita, teste e manuteno de um programa de computador.

Escrita escrevemos varias instrues para realizao de uma determinada tarefa;


Teste testamos as nossas instrues para certificar se tudo esta correcto e esta funcionar devidamente; Manuteno por qualquer motivo as instrues podem ser corrompidas ou podem necessitar de actulizaes.

Algoritmo

Algoritmo uma sequncia de passos para realizar uma tarefa ou resolver um problema. Em nosso dia a dia utilizamos algoritmos para realizar nossas atividades, definindo a sequncia de atividades que devemos fazer para atingir um objetivo. Dessa forma, um algoritmo uma descrio passo a passo de como o computador ir executar uma operao especfica.

Exemplo - Algoritmo

Trocar o carto SIM do telefone

Desligar o telefone Abrir a tampa da bateria Tirar a bateria Tirar o cart o SIM Colocar outro cart o SIM Colocar a bateria Fechar a tampa da bateria Ligar o telefone

Linguagem de Programao

Linguagem de programao um mtodo padronizado para comunicar instrues para um computador. um conjunto de regras sintticas e semnticas usadas para definir um programa de computador. Linguagens de programao podem ser usadas para expressar algoritmos com preciso.

Tipos de Linguagens de Programacao

Linguagens de Baixo Nvel

So linguagens totalmente dependentes da mquina. Programas desenvolvidos com este tipo de linguagem no podem ser migrados ou utilizados em outras mquinas. So aquelas que se encontram mais prximas linguagem natural que linguagem mquina. So independentes da arquitetura do computador. Sendo assim, princpio, um programa escrito em uma linguagem de alto nvel, pode ser migrado de uma mquina a outra sem nenhum tipo de problema.

Linguagens de Alto Nvel


Lista de Linguagem de Programao


JAVA
C C++ Python PHP C JavaScript

Perl
Ruby Assembly Delphi Lisp Pascal

Visual Basic

Linguagem Formal e natural

Linguagem Formal - Para diminuir este distanciamento entre a lngua humana (exe: portugus, ingls, etc.) e a programao de computadores foram criadas as linguagens de programao. Estas so linguagens formais, isto , procuram eliminar toda ambigidade possvel, garantindo assim que um comando e palavras reservadas tenham sempre o mesmo significado independentemente de onde apaream no programa.

Linguagem Formal e natural (cont.)

A lngua portuguesa uma linguagem natural, sendo que sua representao escritapossui uma gramtica. Esta indica onde se deve usar preposio ou no;

A concordncia verbal e nominal, entre outras regras.

Referncias

http://cleverton-ifrn.wikidot.com/fprog http://pt.wikipedia.org/wiki/Programa%C3%A7%C3%A3o_ de_computadores http://www.refatorar.arquiweb.com.br/index.php?/Desenv olvimento/linguagem-de-programacao.html http://www.dainf.ct.utfpr.edu.br/~fabro/LFA/TeoriaCompu tacaoNovo.pdf

Fundamentos de Programao
Linguagens de Programao JAVA Frank Franque

Tpicos

Conhecer o surgimento da Linguagens de Programao JAVA Conhecer as Caracteristicas da Linguagem Conhecer os requisitos para a linguagem funcionar Instalar os requisitos Primeiro programa em java

Linguagens de Programao JAVA

A linguagem de programao Java foi desenvolvida em 1990 por um engenheiro da Sun Microsystems, chamado James Gosling. Java conjunto de bibliotecas de arquivos chamadas "classes", o que cada um contm pequenos pedaos de cdigo. Qualquer uma destas classes podem ser incorporados em um programa novo, como tijolos numa parede, de modo que apenas uma quantidade relativamente pequena de um cdigo novo no necessite de ser escrito para completar o programa.

Linguagens de Programao JAVA (cont.)

A tecnologia Java tanto uma linguagem de programao e uma plataforma. Na programao Java o cdigo fonte primeiro escrito como arquivos de texto legveis simples, que terminam com a extenso .java. Estes so compilados em arquivos legveis na mquina (Computador), .class, pelo compilador javac. O interpretador Java pode ento executar o programa com uma instncia da Mquina Virtual Java (Java VM):

Verses do java

Java SE Java EE Java ME

Caracteristicas de JAVA

Cross-platform; Write once, run anywhere; Sintaxe similar a Linguagem C/C++; distribuda com um vasto conjunto de bibliotecas; Orientao a objeto; Segurana

Requisitos para a linguagem JAVA

Para a criao de programas em Java as bibliotecas de classe Java e o compilador javac precisam ser instalados em seu computador. Para executar programas Java - o Java Runtime Environment (JRE) necessita de ser instalada para fornecer o interpretador java (java interpreter). Todos estes componentes esto contidos num pacote livremente disponvel chamado Java Platform, Standard Edition Development Kit (JDK).

Instalao de JDK

Selecione o pacote apropriado de Java Development Kit para o seu sistema a partir da pgina do Oracle download e siga estes passos para instalar o Java no seu computador:
1.

Desinstalar qualquer verso anterior do JDK e / ou Java Runtime Environment do seu sistema; Inicie a instalao e aceite o Acordo de Licena;

2.

Instalao de JDK (cont.)

3.

Garantir que Development Tools e Public JRE esto selecionadas.

Instalao de JDK (cont.)


4.

Clique no boto Next para instalar todas as bibliotecas necessrias do Java classe e ferramentas no local escolhido. Para certificar que Java esta correctamente instalado na nossa maquina entramos no CMD (Comand prompt), para entrar:

Clique no Start, Escreva CMD E clique Enter

Instalao de JDK (cont.)

Escreva a palavra Java e clique Enter;

Se os comandos acima aparecerem, o Java esta instalado!

Depois temos que confirmar que o compilador esta a funcionar. Volte para o CMD e escreva javac e clique Enter.

Para por a funcionar o compilador javac clique com o boto direito no computer e clique Properties.

Clique no Advanced System Settings

Clique no Environment Variables

Escreva ponto e virgula (;) e acrescente o endereo do compilador javac.

Procure pela variavel Path e clique em Edit;

Para encontrar o endereo do compilador javac vai para:


1.
2. 3. 4. 5. 6. 7.

8.
9.

Computer; Entre no Disco Local (C:); Program Files; Java; JDK 1.7; Bin; E copia o endereo que esta na barra de endereo; Cola o endereo na variavl path e clique OK; Volta para o CMD, escreva javac e clique Enter;

Se o comando javac estiver a funcionar as opces acima sero apresentados. Isso quer dizer que j podemos programar Java.

Editor de Texto

Para escrever os comandos em Java vamos usar um editor de texto; Notpad;

Referncias

McGrath, Mike - Java in easy steps, 4th Edition

Fundamentos de Programao
Aula 3 Frank Franque

Tpicos
Primeiro Programa em Java Compilar e Executar programas

Primeiro Programa em Java


Todos os programas Java comeam como arquivos de texto simples que posteriormente so usados para criar arquivos "classe", que so os programas executveis. Siga estes passos para criar um programa Java simples:
Abra um editor de texto, como Notpad e digite o cdigo exatamente como ele esta - para criar uma classe chamada Hello. class Hello { } Entre as chavetas da classe Hello, insere este cdigo - para criar o mtodo "principal" para a classe Hello; public static void main ( String[] args ) { }

Java uma linguagem case-sensitive, onde Hello" e hello" so muito diferentes, nomes de programas Java tradicionalmente devem sempre comear com uma letra maiscula.
Entre as chavetas do mtodo principal, insere esta linha de cdigo; System.out.println( Hello World! ) ; Salve o arquivo em qualquer local conveniente, mas certifique-se de nome-lo precisamente como Hello.java, o programa completo deve ser como este:

Programas em Java sempre so guardados com o nome do programa seguido da extenso ". java".
The Program Container class Hello { } O nome do programa declarado aps a palavra-chave class e seguido por um par de chavetas. Todo o cdigo do programa que define a classe Hello ser contido dentro das chavetas. The Main Method public static void main ( String[] args ) { } Esta linha de cdigo padro usada para definir o ponto de partida de quase todos os programas Java. Ser utilizado na maioria dos exemplos ao longo do semestre exatamente como aparece acima - por isso pode ser til memoriz-lo. O cdigo declara um mtodo chamado "principal" que ir conter instrues do programa dentro das chavetas.

The Statement

System.out.println( Hello World! ) ; Statement (declaraes) so instrues para executar tarefas do programa e devem sempre terminar com um ponto e vrgula (;). Um mtodo pode conter muitas declaraes dentro das chavetas para formar um "bloco de declarao. Crie um diretrio com o nome Java para salvar todos os seus arquivos em Java.

Compilar e Executar programas


Antes de um programa Java ser executado primeiro ele deve ser compilado em um arquivo classe, com o compilador Java. Siga estes passos para compilar o programa:
Abra uma janela do CMD, navegue at o diretrio onde voc salvou o cdigo fonte do arquivo Hello.java; No CMD escreva javac seguido de espao, em seguida, o nome completo do cdigo fonte do arquivo Hello.java e clique Enter.

Se o compilador javac encontar erros no cdigo, ele ir parar e apresentar um relatrio til que indicar a natureza do erro; Se o compilador javac no encontrar quaisquer erros, ir criar um novo arquivo com o nome do programa com a extenso .class.

Quando o compilador Java completar a compilao no CMD, no apresenta qualquer mensagem de confirmao isso quer dizer que programa est pronto para ser executado.

Siga estes passos para executar o programa que j foi compilado:


Abra uma janela do CMD, em seguida navegue at ao diretrio onde o arquivo do programa Hello.class est localizado; No CMD digite java seguido de um espao, em seguida, o nome do programa Hello e e clique Enter;

O programa Hello executado e executa a tarefa definida no mtodo principal, e o resultado (Output) Hello World!". O processo de compilao e execuo de um programa Java tipicamente combinado de etapas sequenciais, e o mesmo, independentemente do plataforma.

print() e println() mtodos


Ambos so output streams fornecidos pelo Java. Output streams - so fluxos de dados que voc pode ler ou escrever;
print() - sempre imprime o contedo na mesma linha; println() - sempre imprime o contedo numa linha nova. Ex: System.out.print(Java in); System.out.print(ease steps); System.out.println(Java in); System.out.println(ease steps); System.out.println(Java in); System.out.print(ease steps);

Compilar
javac nomeDaClasse.java Executar java nomeDaClasse

Criao de Varivel
Em programao Java, uma "varivel" simplesmente um recipiente til em que um valor pode ser armazenado para uso subsequente pelo programa. O valor armazenado pode ser alterado (variar) com o programa no processo de execuo das suas instrues. Uma varivel criada na declarao do programa, especificando o tipo de dados que a varivel pode conter e um nome para essa varivel. Ex: String message; Cada declarao de varivel deve terminar com um pontoevrgula - como todas as outras.

Os nomes das variveis podem ser escolhidos pelo programador, mas deve aderir a certas convenes de nomenclatura. O nome da varivel s pode comear com uma letra, sinal de dlar $, ou o carter sublinhado _, e pode, posteriormente, ter apenas letras, algarismos, sinal de dlar, ou sublinhado. Os nomes so case-sensitive, por isso "var" e "Var" so nomes bem diferentes, e espaos no so permitidos em nomes variveis.

Nomes de variveis no devem ser iguais a palavras-chave de Java, uma vez que estes tm um significado especial na linguagem Java.

Como boa prtica, as variveis devem ser nomeados com palavras ou abreviaturas facilmente reconhecveis, descrevendo proposito da varivel. Uma vez que a varivel esta declarada, pode ser atribudo um valor inicial do tipo de dados apropriado, usando o sinal igual =, ou na declarao ou, mais tarde, no programa, ento o seu valor pode ser referenciado a qualquer momento usando o nome da varivel. Siga estes passos para criar um programa que declara uma varivel:

Inicia um novo programa chamado "primeiraVariavel", contendo o mtodo principal; class primeiraVariavel { public static void main ( String[] args ) { } } Entre as chavetas do mtodo principal, insira este cdigo para criar, intializar e produzir uma varivel; String mensagem = Valor Inicial ; System.out.println( mensagem ) ; Adicione estas linhas para modificar e produzir o valor da varivel; menssagem = Valor Modificado ; System.out.println(mensagem) ; Salve o programa como primeiraVariavel.java, compila e executa o programa.

Tipo de Dados
Os tipos de dados mais utilizados em declaraes de variveis Java esto listados nesta tabela, juntamente com uma descrio breve:

Note que os valores do tipo de dados char devem estar sempre dentro de aspas simples e valores do tipo dados String devem estar sempre dentro de aspas duplas. Lembre-se tambm que os valores do tipo de dados float deve ter sempre um sufixo f;

Todos os tipos de dados comeam com letra minscula, excepto String - que uma classe especial;

Tipos de dados especializados so teis em programas avanados de Java. Siga estes passos para criar um programa em Java que cria, inicializa e produz variveis:
Inicia um novo programa chamado TipoDeDados", contendo o mtodo principal; class TipoDeDados { public static void main ( String[] args ) { } } Entre as chavetas do mtodo principal, insira as declaraes para criar e intializar as variveis; char letra= M; String titulo= Java in easy steps; int numero= 365; float decimal = 98.6f; boolean resultado = true;

Adicione estas linhas para produzir uma sequncia de texto apropriado concatenado com o valor de cada varivel;
System.out.println( A Inicial + letra) ; System.out.println( O livro + titulo) ; System.out.println( Os Dias so + numero) ; System.out.println( A temperatura + decimal ) ; System.out.println( A resposta + resultado ) ; Salve o programa como TipoDeDados.java , compila e executa o programa;

Criao de Constante

ffranque@ucm.ac.mz

Expresses e Operadores
Aula 5 Frank Franque

Tpicos
Expresses Operadores

Expresses e Operadores
Expresso uma instruo de realizar uma operao que produz um valor (valor de retorno). Operadores so smbolos especiais utilizados para operaes matemticas, atribuies, comparaes e operaes lgicas.
Operadores Aritmticos
Operador + * / % Significado Adio Subtrao Multiplicao Diviso resto da diviso (mdulo)

Operadores de atribuio
Estes operadores so simplesmente uma notao compacta para uma operao aritmtica seguida da atribuio do valor de retorno varivel que continha o primeiro termo da operao.
Operador Exemplo Expresso equivalente

+= -= *= /= %=

x += y x -= y x *= y x /= y x %= y

x=x+y x=x-y x=x*y x=x/y x=x%y

Operadores de Incremento e Decremento


So operadores que atuam sobre uma nica varivel numrica, aumentando ou diminuindo uma unidade:
Operador Exemplo ++a a++ Significado adicionar 1 varivel a e depois calcular a expresso na qual a reside calcular a expresso na qual a reside e depois adicionar 1 varivel a subtrair 1 da varivel a e depois calcular a expresso na qual a reside calcular a expresso na qual a reside e depois subtrair 1 da varivel a

++

--

--a a--

Exemplo: int x = 5, y = 7; // x vale 5 e y vale 7 y += ++x; // x agora vale 5 + 1 = 6 e y vale 7 + 6 = 13 x -= y--; // x agora vale 6 - 13 = - 7 e y vale 13 - 1 = 12

Operadores de comparao
Estes operadores atuam sobre valores numricos e retornam valores booleanos, true (verdadeiro) ou false (falso):
Operador Significado igual a diferente de menor que maior que menor ou igual a maior ou igual a

== != < > <= >=

O operador == tambm serve para comparar outros tipos de dados, inclusive objetos.

Operadores lgicos
Estes operadores atuam sobre valores booleanos e retornam valores booleanos, true ou false.
Operador && & Significado AND AND Exemplo a && b a&b Explicao retorna true se a e b forem ambos true. Seno retorna false. Se a for false, b no avaliada. retorna true se a e b forem ambos true. Seno retorna false. Ambas expresses a e b so sempre avaliadas. retorna true se a ou b for true. Seno retorna false. Se a for true, b no avaliada. retorna true se a ou b for true. Seno retorna false. Ambas expresses a e b so sempre avaliadas. retorna true se a for true e b for false ou vice-versa. Seno retorna false retorna true se a for false. Seno retorna false

|| |

OR

a || b

OR ^ ! exclusive OR NOT

a|b a^b !a

Вам также может понравиться