Вы находитесь на странице: 1из 4

A lei de terras de 1850 e a reafirmao do poder bsico do Estado sobre a terra

1) Segundo o texto, qual foi a principal determinao dessa lei? A principal determinao dessa lei era que a terra s poderia ser adquirida pela compra, sendo proibidas as doaes e a posse. 2) Em relao imigrao, qual era o principal objetivo dessa lei? O principal objetivo dessa lei, em relao imigrao, era que a venda de terras criasse recursos para o financiamento da vinda de imigrantes para as lavouras. 3) Que relaes o autor estabelece a partir do fato de a Lei de Terras ter sido criada no mesmo ano da Lei Eusbio de Queirs? O fato de a Lei de Terras ter sido criada no mesmo ano da Lei Eusbio de Queirs implicava uma adaptao do Brasil s exigncias do capitalismo, quando a terra se tornava uma mercadoria, ao mesmo tempo que ocorria a transio do trabalho escravo para o trabalho livre. 4) Por que o autor afirma que a Lei de Terras no favoreceu a aquisio de propriedades pelos imigrantes? O autor afirma que a Lei de Terras no favoreceu a aquisio de propriedades pelos imigrantes, pois as terras eram vendidas a preos altos, o que dificultava sua aquisio pelos colonos. 5) Que relaes podemos estabelecer entre a Lei de Terras e o interesse dos latifundirios da regio Sudeste em garantir mo de obra em suas fazendas de caf? A Lei de Terras de 1850 dificultava que os trabalhadores pobres fossem proprietrios de terra e atendia aos interesses dos latifundirios da regio Sudeste, que necessitavam de mo de obra em suas fazendas de caf. 6) Que relao podemos estabelecer entre a Lei de Terras e a questo fundiria no Brasil atual? A Lei de Terras, segundo o autor, reafirmou e estimulou a tradio latifundiria brasileira.

Plano de Aula Vdeo Aula Conhecendo Joaquim Nabuco


Disponvel em: <http://www2.camara.leg.br/a-camara/conheca/camara-destaca/2010-anojoaquim-nabuco/pdfs-documentos/plano-de-aula-videaula-joaquim-nabuco> Acesso em: 28 jan. 2014.

Questes
Em que contexto histrico Joaquim Nabuco entra para a vida pblica e qual era o sistema eleitoral poca? R: Ele se tornou, aos 29 anos, deputado geral pela provncia de Pernambuco no Brasil Imprio em 1878, 2 Reinado (D. Pedro II). At a reforma de 1881, o pleito era indireto. O eleitorado era dividido em dois grupos distintos: votantes e eleitores. Nas eleies primrias, ou de primeiro grau, cabia maioria, os votantes, escolher nas urnas a minoria, os eleitores. Nas eleies seguintes, as secundrias ou de segundo grau, delegava-se aos eleitores, e somente a eles, a responsabilidade de eleger deputados e senadores. A renda que definia o lugar de cada cidado nas eleies. Os que tinham renda lquida a partir de 100 mil-ris anuais compunham o corpo dos votantes. Os que tinham ganhos de 200 mil-ris ou mais, o dos eleitores.
Referncias: Biografia de Joaquim Nabuco. Disponvel em: <http://www.joaquimnabuco.org.br/abl_minisites/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTempla te=joaquimnabuco&sid=129> Acesso em: 24 fev. 2014. s urnas, cidados! Disponvel em: <http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos/asurnas-cidadaos> Acesso em: 24 fev. 2014.

O que caracteriza a trajetria de Joaquim Nabuco como parlamentar? R: Ele, ao lado de outros jovens deputados, iniciou ento a campanha contra a escravido, em favor da abolio da escravatura. Nessa legislatura Nabuco combateu um projeto de explorao do Xingu, defendendo os direitos dos indgenas (1 de abril) e criticou o envio de uma misso governamental China, visando estimular a migrao de chineses que deveriam substituir os escravos nas fainas agrcolas. Nabuco verberou este projeto que classificou de tentativa de "mongolizao do pas".
Referncias: Biografia de Joaquim Nabuco. Disponvel em: <http://www.joaquimnabuco.org.br/abl_minisites/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTempla te=joaquimnabuco&sid=129> Acesso em: 24 fev. 2014.

Como o tema da abolio est presente na sua atuao parlamentar? R: Antes de comear sua vida poltica j era contra a escravido. Usou da poltica um meio para construir um Brasil mais justo. Sempre apoiou a abolio da escravatura, sempre defendendo tal polmica na Cmara dos Deputados. Realizou campanhas, fez reunio particular com o papa e estava ao lado da princesa Isabel quando esta assinou a Lei urea, que abolia a escravido.
Reflexo da aluna Isabella P. Inglese 9 C.

Como Joaquim Nabuco usava a poltica como instrumento de mudana social? R: Atravs de seus discursos e conferncias defendia a causa abolicionista com ideias muito avanadas, cujos textos resultaram na obra A campanha abolicionista.
Referncias: Biografia de Joaquim Nabuco. Disponvel em: <http://www.joaquimnabuco.org.br/abl_minisites/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTempla te=joaquimnabuco&sid=129> Acesso em: 24 fev. 2014.

Como Joaquim Nabuco via a insero do Brasil no mundo? R: Pelo pas ser to grande, Nabuco acreditava que as provncias deveriam ter mais liberdade (autonomia), mantendo-se a monarquia. O Brasil era a nica monarquia em todo o continente americano. Para ele, o melhor para o Brasil politicamente e administrativamente era a forma federativa, ao contrrio do que existia, um poder centralizado. Dizia que o Brasil precisava fazer um reforma poltica, deveria haver uma reforma agrria e uma cruzada alfabetizao. Refletia sobre as ideias dos pensamentos que transformavam a realidade do mundo, como: positivismo, Darwinismo, as ideias da doutrina social da Igreja Catlica. Na poca, Nabuco percebeu o papel que estava reservado para os Estados Unidos da Amrica na Idade Contempornea, numa poca que a maior parte do mundo estava voltada Europa, estimulando o governo brasileiro a ampliar seus contatos com os Estados Unidos. Pretendia desenvolver o Pan-Americanismo. Joaquim Nabuco acreditava num pas livre, sem escravos e educado, destarte, estaria no caminho para o desenvolvimento nacional.
Reflexo da aluna Isabella P. Inglese 9 C, baseado no vdeo Joaquim Nabuco Vida e Obra. Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=de19P7uyU5k> Acesso em: 11 fev. 2014.

Atividade Depois da escravido, o que vm?

Вам также может понравиться