Вы находитесь на странице: 1из 18

ANLISE DE IMAGENS: UM AVANO PARA A TECNOLOGIA DO CONCRETO Epaminondas Luiz Ferreira Jnior (1); Gldis Camarini (2) (1)

Eng Civil; Mestrando em Engenharia Civil - UNICAMP e-mail: epajr@fec.unicamp.br (2) Professora Doutora, Departamento de Arquitetura e Construo, Faculdade de Engenharia Civil - UNICAMP email: camarini@fec.unicamp.br
Palavras Chaves: anlise de imagens, microestrutura, zona de transio, microfissurao.

Resumo No estudo dos materiais de construo, sabe-se que h uma relao de dependncia entre o processo de fabricao, sua microestrutura e suas propriedades. Dessa forma, a anlise de imagens vem colaborar para melhorar o nvel de conhecimento destes materiais, sendo uma ferramenta adequada para avaliar as mudanas morfolgicas que ocorrem durante o seu processamento e seu uso. A anlise de imagens exerce um papel importante, particularmente na tecnologia do concreto, pois com ela h possibilidade de relacionar, de alguma forma, a microestrutura com suas propriedades fsicas e mecnicas. O objetivo deste trabalho foi proporcionar um levantamento das diferentes aplicaes da anlise de imagens na tecnologia do concreto, cujos resultados tm proporcionado avanos significativos no entendimento de suas propriedades em bases cientficas. Entre estes estudos encontram-se a avaliao das dimenses dos gros das fases do concreto, disperso e orientao das fases presentes, anlise da superfcie em 3D, caractersticas morfolgicas da zona de transio e a microfissurao. As pesquisas existentes indicam que a anlise de imagens uma ferramenta poderosa que proporciona resultados rpidos e objetivos, permitindo avaliar o comportamento do material com a devida segurana.

1 Introduo

A anlise de imagens originou-se da necessidade de se obterem solues especficas sobre os materiais, cujas tcnicas convencionais para avaliao de suas propriedades no forneciam respostas adequadas. As tcnicas de anlise de imagens se desenvolveram muito rapidamente graas ao progresso na aquisio das imagens e tambm ao desenvolvimento de algoritmos e softwares para medir sua interpretao. Historicamente, mtodos manuais ou semi-automticos medir as caractersticas dos poros j tinham sido publicados em 1898 (Chermant, 2001). Com o desenvolvimento dos computadores pessoais, e o progresso da aquisio, armazenagem, apresentao de imagens, e dos novos algoritmos e softwares, pesquisadores da rea da engenharia civil tambm passaram a usar a anlise automtica de imagens para caracterizar seus materiais por um mtodo mais acessvel e com bases estatsticas. Com isso, est sendo possvel atender as expectativas quanto ao desenvolvimento de novos materiais, como os concretos de alta e ultra-desempenho, novos concretos leves, ou concretos de ps reativos. A anlise de imagens uma ferramenta para investigao da estrutura e morfologia de um material em escala microscpica, seja ele concreto, argamassa, pasta de cimento, metais ou polmeros. Essa investigao importante para assegurar que as associaes entre as propriedades e a estrutura (e defeitos) do material estejam suficientemente compreendidas e, estabelecidas estas relaes, prever o seu comportamento.

2 Microscopia

Alguns elementos estruturais so de dimenso macroscpica podendo ser observados a olho nu. No entanto, a maioria dos produtos internos desses materiais, apresentam dimenses microscpicas e seus detalhes devem ser

observados em microscpios pticos ou eletrnicos. Estes microscpicos auxiliam na investigao das feies microestruturais de todos os tipos de materiais.

2.1 Microscpios

No microscpio ptico a iluminao e o conjunto de lentes so seus elementos bsicos. Para materiais opacos luz (clnquer, argamassas e concretos) observa-se uma superfcie polida e utiliza-se a luz refletida na amostra. Essa superfcie polida pode ou no sofrer ataque qumico para evidenciar a presena de alguns cristais (Figura 1). O aumento mximo de um microscpio ptico da ordem de 2000 vezes. Consequentemente, alguns elementos estruturais por serem muito pequenos, tornam-se difceis de serem observados neste tipo de microscpio. Neste caso, emprega-se o microscpio eletrnico de transmisso (MET) ou o microscpio eletrnico de varredura (MEV).

(a)

(b)

Figura 1 - Sistema de Aquisio de imagens por microscopia ptica (a) (JOURLAN et al., 2001) e Seo polida do clnquer (b) (STUTZMAN & LEIGH, 2001).

A imagem obtida no MET formada por um feixe de eltrons que atravessa a amostra. Para isso, a amostra uma pelcula extrada do material a ser observado. O aumento chega a 1.000.000 de vezes. Algumas pesquisas esto empregando o MET para estudos de pastas de cimento; no entanto, como uma tcnica muito mais sofisticada do que as outras, e sua aplicao , no momento, mais restrita, no ser abordada neste levantamento.

Os cristais presentes nos compostos do cimento hidratado so demasiadamente pequenos para serem observados pelo microscpio ptico, sendo necessria a utilizao do MEV. A alta resoluo do MEV pode atingir at 30 ngstrons e grandes profundidades de foco (a distncia de penetrao depende da voltagem de acelerao do aparelho). Os aumentos empregados podem variar entre 100 e 100 mil vezes (SCRIVENER, 1989). O MEV consiste basicamente de uma coluna ptico-eletrnica, de uma cmara para a amostra, sistema de vcuo, controle eletrnico e sistema de obteno de imagem. Quando um ponto da superfcie da amostra alcanado por um feixe de eltrons, originam-se diferentes sinais que podem ser detectados independentemente. Destes sinais, um deles a emisso de eltrons secundrios (SE) (Figura 2a), e o outro a emisso de eltrons retroespalhados (BSE) (Figura 2b). O emprego do MEV permite evidenciar a morfologia dos compostos hidratados em funo das condies de hidratao. Imagens obtidas por meio de eltrons secundrios (em amostras fraturadas) evidenciam a morfologia e a textura , muito comum para avaliao morfolgica dos compostos formados durante o processo de hidratao. Imagens obtidas por meio de eltrons retroespalhados (em superfcies polidas) permitem visualizar a heterogeneidade no interior da amostra. Neste caso, usada para verificao do grau de hidratao, da formao de microfissuras e da zona de transio.

(a)

(b)

Figura 2 - Imagem de produtos de hidratao do cimento obtida por MEV: (a) Imagem por Eltrons Retroespalhados (DIAMOND, 1999) e (b) Imagem por Eltrons Secundrios (ANDRADE & VEIGA, 1998).

Em conjunto com a anlise de imagens possvel realizar a espectrometria de disperso de energia - EDS, determinando a composio qumica aproximada de partculas, de regies ou pontos de interesse. A funo do EDS detectar, contar e distribuir, em classes de energia, os raios-x produzidos por uma pequena regio da amostra selecionada para anlise. O aparelho de raios-x conectado a um medidor automtico dos ngulos de refrao (?) e suas correspondentes intensidades. Usando-se raios-x de comprimento de onda (?) conhecido, e medindo-se ?, pode-se perfeitamente calcular o espao interplanar d (Lei de Bragg) (MEHTA & MONTEIRO, 1994). Como a distncia interplanar uma caracterstica prpria de cada cristal, consegue-se identific-lo quando se comparam os valores com registros pr-obtidos de substncias conhecidas. Os equipamentos modernos permitem gravar os dados em microprocessadores, resultando numa listagem dos elementos presentes no ponto analisado.

(a)

(b)

Figura 3 Imagem por eltrons retroespalhados de agregado reativo (a) e a anlise por EDS da regio indicada pela seta (b) (BAKHAREV et al., 2001).

Um cuidado especial deve ser dado no preparo da amostra. No caso de amostras no condutoras de eltrons como polmeros, cermicas, pastas, argamassas e concretos, preciso que a superfcie a ser observada seja recoberta por uma camada com material condutor de eltrons (metais ou ligas metlicas), cujo processo denominado metalizao de amostras . Isto necessrio para evitar um efeito chamado carregamento, que impede a obteno de imagens satisfatrias durante a anlise (ANDRADE & VEIGA, 1998).

3 Microscopia do clnquer

A anlise microscpica do clnquer proporciona informaes teis sobre a sua estrutura e seu processo de produo. A avaliao microscpica de sees polidas (Figura 4) proporciona uma inspeo visual sobre o tamanho dos cristais, sua morfologia, distribuio dos cristais e quantidade presente. O emprego do microscpio ptico mais difundido e menos oneroso e necessita da anlise de imagens para separar suas fases. As sees podem ser ou no atacadas por compostos qumicos para evidenciar a presena de determinada fase (Figura 4).

Figura 4 - Seo polida do clnquer, com ataque de HF por 30 s (STUTZMAN & LEIGH, 2000)

Mais recentemente desenvolvem-se pesquisas para a obteno de dados do clnquer por anlise semi-automtica, cujas imagens so obtidas em diferentes tons de cinza e p rocessadas por computador.

3 Microscopia dos Materiais Base de Cimento

Para

entender

relao

entre

as

propriedades

fsicas

microestrutura, necessrio ter acesso: (i ) diversidade da morfologia e suas caractersticas, (ii ) sua heterogeneidade principalmente aps a modelagem da microestrutura, (iii ) sua evoluo a partir de modelos probabilsticos, e (iv) qualidade da interface entre gros ou fases dos pontos a partir da estrutura qumica ou fsica visualizada. A anlise das imagens obtidas pela microscopia ptica adequada para investigar o primeiro aspecto, a microscopia eletrnica de varredura adequada para investigar os primeiros trs aspectos, e a microscopia de transmisso de eltrons a quarta (Chermant, 2001).

3.1 Hidratao da Pasta de Cimento

Vrios mtodos tm sido utilizados para o estudo da hidratao da pasta de cimento, como a difrao de raios-X e a anlise termogravimtrica, cada qual com suas dificuldades e limitaes. Assim, tcnicas de microscopia para o estudo da hidratao do cimento vm sendo aprimoradas constantemente. Uma tcnica para analisar o grau de hidratao do concreto, consiste em preparar a amostra e observ -la por eltrons retroespalhados. As vrias fases presentes so diferenciadas atravs de tons de cinza. Essas imagens so analisadas em um software de computador que calcula as reas em uma escala escolhida, que vai de escura brilhante. Escolhendo-se um determinado brilho, os pontos que contm aquele nvel de cinza so vistos na tela com um contraste de cor apropriado, sendo mostrada a porcentagem daquele nvel de brilho na imagem (Ash et al., 1993). A pasta de cimento Portland endurecida constituda essencialmente de trs nveis de cinza: os produtos de hidratao, os gros anidros e os poros. Para a anlise das imagens em argamassas e concretos h um nvel a mais e os gros de agregados so facilmente identificados na imagem, e ento removidos pelo computador pois o que interessa a pasta de cimento hidratado. Na rea da imagem observada elimina-se a rea correspondente aos agregados, as reas ocupadas pelos poros e pelos gros anidros (identificados pelos tons de cinza). O resultado de cada imagem a rea ocupada pela pasta de cimento hidratado. O resultado final a mdia da rea ocupada pela pasta de cimento hidratado obtida em dez imagens feitas de maneira aleatria na amostra. A ampliao empregada pode ser de at 450 vezes (ASH et al., 1993).

3.2 Zona de Transio e Formao de Microfissuras

A zona de transio do concreto a regio delimitada pela interface do agregado e a pasta de cimento. Apresenta espessura de, aproximadamente, 30 m

dentro da qual a porosidade aumenta medida que se aproxima da superfcie do agregado (Diamond et al, 2001). Embora sejam constitudas dos mesmos elementos, a estrutura e as propriedades da zona de transio diferem daqueles correspondentes matriz da pasta. Somente com o desenvolvimento das tcnicas de anlise de imagens foi possvel observar essa regio, cujas caractersticas so to importantes para compreender os fenmenos que ocorrem na macroestrutura do concreto. Vrios resultados de investigaes da zona de transio por anlise de imagens tm sido divulgados, e o exame das amostras por MEV tem produzido resultados que comprovam o comportamento do concreto em diversas situaes.

FIGURA 5 Anlise da imagem ao redor do gro de areia: (a) rea da imagem, (b) nveis de cinza da zona de transio,

(b) (c) e (d) imagem binria segmentada mostrando os poros e o hidrxido de


clcio, respectivamente (DIAMOND & HUANG, 2001)

Alm da grande quantidade de cristais de hidrxido de clcio orientados e de vazios capilares, uma caracterstica da zona de transio a formao de

microfissuras. Qualquer que seja a sua origem (mecnica, fsica, ou qumica), a degradao dos materiais a base de cimento freqentemente resulta do inicio e da propagao de microfissuras. Estudos indicam que a presena de microfissuras pode influenciar de maneira significativa as propriedades mecnicas e de transporte de massa do concreto. Por esse motivo, a otimizao e/ou a atribuio das propriedades macroscpicas do material, requer o desenvolvimento de uma ferramenta segura que capaz de quantificar as suas caractersticas

microestruturais (AMMOUCHE et al., 2000). Pesquisas empregando a microscopia em materiais base de cimento tm avaliado as microfissuras do concreto. Neste caso, tenta-se relacionar a influncia do estado de microfissuras do concreto (ou argamassa) com as propriedades fsicas, ou avaliar a evoluo da microfissura com aplicao de um carregamento (ao trmica, retrao, fissura ou carregamento mecnico). Dois mtodos diferentes podem ser utilizados para anlise das microfissuras: uma por observao e outra por anlise quantitativa (RINGOT & BASCOUL, 2001) A primeira dificuldade em usar imagens para investigao de modelo de fissuras, vem do fato de que as imagens fornecem uma informao local do material. Na maioria das vezes, h uma desproporo entre o tamanho da amostra extrada e as dimenses das imagens. As tcnicas baseadas em imagens, fornecem uma quantidade de dados que so abundantes, mas parciais em apenas um campo, devendo haver cuidado quando da anlise desses campos. A segunda dificuldade est na segmentao das fissuras, que consiste em reco nhec-las dentro das imagens. No passado, essa operao era feita manualmente. Hoje se emprega a anlise de imagens para esse fim, por meio de um processo automtico. Freitas (2001) analisou imagens obtidas de amostras de concretos, relacionando a formao de microfissuras ao grau de hidratao. As imagens foram obtidas pelo MEV, em sees polidas, por imagens de eltrons retroespalhados. Das imagens originais foram selecionadas apenas as regies mais escuras, que so vazios e microfissuras e, com isso, pde-se calcular a rea dessa regio em relao rea total da imagem. Na anlise das imagens, verificou-se que os poros menores apresentaram dimenso aproximada de 0,1 m e os maiores 20 m, sendo todos caracterizados

como

poros

capilares.

As

microfissuras

apresentaram

espessura

mxima

aproximada de 2,5 m. Em todos os casos, observou-se que as microfissuras tendem a contornar os agregados, confirmando que essa regio do concreto frgil e com mais vazios. Ressalta-se que a preparao da amostra muito importante, pois as etapas de corte e polimento podem criar e/ou aumentar as microfissuras.

(a)

(b)

Figura 6 Anlise de microfissuras em concreto (FREITAS, 2001).

(a)
(Cherman, 2001).

(b)

Figura 7 - Microfissuras em concreto: (a) imagem real e (b) imagem processada

3.3 Estudo da Relao gua/cimento

A relao gua/cimento um parmetro importante para o concreto no s pela relao direta com a sua resistncia, mas tambm pela sua influncia quanto durabilidade do concreto. Isso ocorre devido estreita ligao entre a relao a/c e a porosidade capilar da pasta de cimento. Uma porosidade capilar elevada, resulta em permeabilidade a agentes agressivos, tais como lquidos nocivos e gases. Portanto, a determinao da relao a/c de concretos endurecidos relevante para (a) (b) um diagnstico da deteriorao, assim como para assegurar a qualidade do concreto em geral. Mtodos pticos tm sido desenvolvidos para determinar a relao a/c do concreto endurecido, usando sees delgadas. O mtodo baseado no princpio de que a intensidade da fluorescncia do epxi em pastas de cimento proporcional porosidade capilar. Quanto maior intensidade da fluorescncia, maior a porosidade capilar e maior tambm a relao a/c. Neste caso, a intensidade de fluorescncia de sees delgadas em amostras de concreto com uma relao a/c no conhecida, comparada visualmente com uma srie referencial de sees delgadas de concreto com relao a/c conhecida, cimento bem definido, e cura sob condies padronizadas por 28 dias (ELSEN et al., 1995). Os primeiros resultados de medidas quantitativas sobre a relao a/c do concreto foram obtidos em amostras polidas usando um aparelho de foto-diodo. Hoje, a anlise de imagens permite obter resultados quantitativos empregando o mtodo da fluorescncia da pasta de cimento (ELSEN et al., 1995). Atualmente, trs diferentes mtodos de anlise de imagens so utilizados: um mtodo interativo, um mtodo semi-automtico com obteno de dados dos nveis de cores cinza da imagem, e um mtodo completamente automtico. No mtodo interativo, as reas na pasta de cimento para serem avaliadas so escolhidas pelo operador. A relao a/c medida calculada como a mdia dos valores das reas selecionadas. A principal desvantagem desse mtodo que as reas relevantes so definidas interativamente pelo operador para cada imagem, consumindo muito tempo. Outra desvantagem que esse mtodo no totalmente reprodutvel. As reas examinadas so definidas

e, assim, influenciadas pela subjetividade do operador que poder escolher as mesmas reas; neste caso, o resultado pode no ser representativo da amostra. No mtodo semi-automtico de entrada de dados, o operador define uma srie de parmetros para o incio das medies, entre elas os tons de cinza para seleo da pasta de cimento. Aps essa operao, as medidas so executadas

automaticamente. No mtodo totalmente automtico, uma seo delgada escaneada e o nvel cinza do histograma para cada imagem acumulado e armazena do.

3.4 Anlise da Superfcie da Fratura do Concreto em 3 Dimenses

A superfcie da fratura de concretos pode ser investigada com o auxlio de programas que, por meio de imagens, reconstituem essa superfcie. A forma de como estudar a natureza e as caractersticas da superfcie de fratura uma rea de pesquisa importante que vem sendo desenvolvida na rea das cincias dos materiais e de mecnica da fratura. Devido s limitaes de mtodos experimentais anteriores, a superfcies de fratura em materiais como concreto, so apenas idealizadas como planos 2D, o que condiciona a validade dos parmetros de medidas da fratura, resultando em concluses incorretas. Assim, a maioria das informaes sobre a micro e mesoestrutura, e os mecanismos de fadiga dos materiais so ignoradas, e um problema a ser solucionado a maneira de medir e quantificar corretamente a superfcie da fratura do concreto, (WU et al., 2000). Atualmente, tem-se utilizado uma nova tcnica experimental baseada em triangulao a laser e reconstruo da fratura superficial em 3-D. Os resultados da reconstruo de um objeto padro e da superfcie de fratura de uma amostra de concreto indica que essa tcnica tem uma preciso aceitvel. Comparado com os mtodos de anlises tradicionais, esse mtodo adequado para determinar a dimenso da fratura e outros parmetros da superfcie da fratura. A anlise quantitativa da rugosidade e a caracterstica da fratura das superfcies de concreto so realizadas de acordo com o parmetro de rugosidade Rs (que a razo da rea atual superficial com superfcie projetada).

Esses estudos mostram que a verdadeira rea superficial da fratura cerca de 45,4% maior do que a rea nominal da fratura (WU et al., 2000). Dois mtodos de clculo da dimenso da fratura esto sendo empregados: a tcnica slit-island e a anlise da seo vertical da superfcie. Essas novas tcnicas podem ser uma grande avano para medir precisamente os parmetros da fratura e eventualmente aumentar o nvel de conhecimento sobre os mecanismos de fadiga do concreto.

(a)

(b)

Figura 8 - Reconstruo da superfcie de fratura do concreto: (a) superfcie original e (b) perfil em 3D a superfcie da fratura (WU et al., 2000).

3.5 Anlise da Microfissura do Concreto em 3 Dimenses A anlise de microfissuras em 3-D uma das mais novas tcnicas que emprega a microscopia. Pode se ter acesso a parmetros 3D em medidas executadas em 2D, usando uma relao estereolgica, que por meio de uma srie de mtodos matemticos possvel definir os parmetros 3D com medidas obtidas em 2D nas sees da estrutura (RINGOT & BASCOUL, 2001). A maior parte dos mtodos para obter dados tridimensionais consiste em recuperar o desenho espacial da fissura a partir de observaes feitas em diferentes tipos de pla nos. Se esses planos so paralelos, ento essa tcnica se torna similar a tomografia usada em cincias mdicas. Infelizmente, essa aproximao requer grande quantidade de dados e isso no a realidade da cincia dos materiais, embora existam alguns

trabalhos publicados, so restritos a pequenas quantidades (RINGOT & BASCOUL, 2001). A simulao 3 -D parece ser capaz de fornecer resultados precisos e uma geometria realstica do modelo de fissuras em quantidades razoveis de dados em curto prazo. Entretanto, modelos estatsticos para simular o modelo da fissura podem ser usados para obter resultados importantes, em particular sobre as propriedades de percolao de lquidos e gases nos concretos, atribudo relatado conectividade das fissuras (RINGOT & BASCOUL, 2001).

3.6 Reatividade lcali-Agregado Grandes construes tm sido afetadas pela reao lcali-agregado: barragens, pontes, torres e pavimentos de aeroportos. A possibilidade de ocorrncia da reatividade lcali-agregado est sendo investigada com o auxlio da microscopia. Em alguns estudos, a microscopia usada como uma ferramenta de auxlio para verificao da formao do gel expansivo em concretos produzidos com agregados potencialmente reativos. Neste caso, mesmo os concretos que no apresentam expanso, podem apresentar a formao do gel, verificado por meio de microscopia eletrnica (VALDUGA, 2002). da microscopia.

Figura 9 - Presena de gel expansivo em agregados analisados em um MEV (VALDUGA, 2002)

4 CONCLUSES Os mtodos de anlise de imagens esto sendo cada vez mais usados para avaliar e entender, de forma mais pertinente, o comportamento de concretos, argamassas e pastas de cimento. Assim, permite assegurar que a associao entre as propriedades e a estrutura do material seja suficientemente compreendida, e que o seu comportamento seja previsto. As mudanas morfolgicas ocorridas durante o processo de fabricao e de uso, e a estreita ligao entre a microestrutura e as propriedades fsicas e mecnicas dos materiais podem ser melhor analisadas com o uso destas tcnicas. Neste intuito, vrias tcnicas de observao microestrutural esto sendo desenvolvidas e graas ao desenvolvimento de microscpios cada vez mais potentes, e o rpido progresso da tecnologia de computadores e softwares, os recursos para analisar os materiais base de cimento tm melhorado. Os trabalhos baseados em anlise de imagem esto sendo publicados, o permite tornar a anlise de imagem um recurso imprescindvel para o desenvolvimento da tecnologia do concreto.

5 Referncias

AMMOUCHE, A. et al. A new image technique fr quantitative assessment of microcracks in cement-based materials. Cement and Concrete Research, Vol 30, pp. 25-35, 2000. ANDRADE, N. P. H.; VEIGA, F. N. Microscopia Eletrnica de Varredura. Informativo , Furnas Centrais Eltricas S.A, 1998. ASH, J. E.; HALL, M. G.; LANGFORD, J. I.; MELLAS, M. Estimations of Degree of Hidratation of Portland Cement Pastes. Cement and Concrete Research , Vol. 23, n 2, p. 399-406, 1993. BAKHAREV, T; SANJAYAN, J. G.; CHENG, Y.-B. Resistance of alkali-activated slag concrete to alkaliaggregate reaction. Cement and Concrete Research , Vol. 31 pp. 331-334, 2001. CHERMANT, J. L Why automatic image analysis? An introduction to this issue. Cement & Concrete Composites , Vol. 23 , pp. 127-131, 2001. DIAMOND, S. Aspects of concrete porosity revisited. Cement and Concrete Research ,Vol. 29, pp. 1181-1188, 1999. DIAMOND, S., HUANG. J. The ITZ in concrete A diferent view based on image analysis and SEM observations Cement & Concrete Composites , Vol 23, pp. 179188, 2001. ELSEN, J; et al. Determination of the w/c relation of hardened cement past and concrete samples on thin sections using automated image analysis techniques. Cement and Concrete Research, Vol. 25, n 4, pp. 827-834, 1995. ESCALANTE-GARCIA, J.J; SHARP, J. H. Effect of temperature on the hydration of the main clinker phases in portland cements: part I, neat cements. Cement and Concrete Research, Vol. 28, No. 9, pp. 12451257, 1998 FREITAS, F. A. E. Microfissurao e evoluo da hidratao de concretos de cimento Portland, com e sem adio de escria, por meio de anlise de imagens. Dissertao Mestrado Faculdade de Engenharia Civil, Unicamp, 2001. JOURLAN, M.; ROUX, B.; FAURE, R.-M. Recognition of clinker phases by automatic image analysis. Cement & Concrete Composites , Vol. 23, pp. 207-214, 2001.

MEHTA, P.K; MONTEIRO, P. J. M. Concreto: Estrutura, Propriedades e Materiais. So Paulo, Ed. Pini, 1994. 573 p. MIN, D. et al. Microstructure of some alkali-silica reative agregates in China. Cement and Concrete Research, Vol. 26, Vol 5, pp. 663-668, 1996 RINGOT. E, BASCOUL. A. About the analysis of microcraking in concrete Cement & Concrete Composites, Vol 23, Pp. 261-266, 2001. SCRIVENER, K. L. The Microstructure of Concrete, In: SKALNY, J. P. Materials Science of Concrete I, Westerville; American Ceramic Society, 1989. 473 p. STUTZMAN, P. E.; LEIGH, S. Compositional analysis of NIST reference material clinker 8486. In: Proceedings 22th. International Confere nce on Cement Microscopy, Montreal, Quebec, Canada, pp. 22-38, april 29 - may 4, 2000. STUTZMAN, P. E.; LEIGH, S. Compositional analysis of NIST reference material clinker 8486. Powder Diffraction III, Proceedings. National Institute of Standards and Technology. April 22-25, 2001, Gaithersburg, MD, Poster #2, 2001. VALDUGA, L. Agregados Reativos no Estado de So Paulo Dissertao de Mestrado Faculdade de Engenharia Civil, Unicamp, 2002. WEIBEL., E. R. - Stereological method, vol. 1: Pratical methods for biological morphometry , New York: Academic Press; 1979. WU, K. R. et al. Reconstruction and analysis of 3-D profile of fracture surface of concrete. Cement and Concrete Research, Vol 30, pp. 981-987, 2000.

Вам также может понравиться