Вы находитесь на странице: 1из 4

!"#$%&$"''()*+',)-'.

/0-*1'

'

"#$#%&'! ! (%)*+,-.'"#$/0!-1'!"#$#%&'!2*!,34"*!2#!1'"5!'-.6! ! ! '3456758,9':8;<8'=>6'#8,7>6'?>@4A@5A,>,'-' ! ! !


! AUG, Marc. No lugares: introduo a ! uma antropologia da supermodernidade. ! Traduo de Maria Lcia Pereira. Campinas: Papirus, 2012, 111 pginas. ' ' Marc Aug antroplogo e coordena pesquisas na cole des Hautes tudes em Sciences Sociales (EHESS), em Paris, na Frana. Foi citando o colquio de Jean Starobinski sobre o Outro e o Semelhante, em 1987, que Aug inicia o livro retomando o tema da antropologia do prximo (p.13). Para Aug, a antropologia sempre foi uma antropologia do aqui e do agora, por isso a expresso antropologia histrica ambgua (p.14). A antropologia do prximo uma antropologia atual, pois at ento somente eram estudados na antropologia o diferente, o Outro, o outro extico e o longnquo, o estranho localizado num lugar fsico tambm estranho. A pesquisa atual da antropologia trata da questo do Outro: o outro extico, o outro social, o outro ntimo e o outro dos outros, que o outro tnico, o diferente, que se define em relao a um conjunto de outros supostamente idnticos (p. 23). Aug relembra o interesse da antropologia sobre a representao do indivduo como sendo uma construo social, porque toda representao do indivduo uma representao do vnculo social (p. 24). Devido s transformaes aceleradas, o mundo contemporneo chama o olhar antropolgico (p. 27). Aug se atenta para trs dessas transformaes: o tempo, o espao e o indivduo. Para Aug, a superabundncia dos fatos constitui um problema, mais do que os horrores do sculo XX. Hoje, o ontem j se transforma em histria, tudo acontecimento e devido superabundncia dos fatos, nada de fato ''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''
Professora da FESV, Psicloga, Mestre em Teatro-Educao pela UNIRIO e Doutoranda em Letras pela UFES. e-mail: cristiane_palma@hotmail.com ' -22' !""#$%%&'(%))&$ $
1

' '

!"#$%&$"''()*+',)-'./0-*1'

' um acontecimento. O autor apresenta a necessidade contempornea em dar sentido ao presente, o resgate da superabundncia factual que corresponde a uma situao que poderamos dizer de supermodernidade para dar conta de sua modalidade essencial: o excesso (p.32). Aug utiliza o termo supermodernidade (surmodernit), mostrando um afastamento do termo ps-modernidade, pois o abundante uso do termo pode desgast-lo e esvazi-lo de sentido. Supermodernidade um termo que tenta dar conta do excesso. Aug marca enquanto objeto de pesquisa da antropologia a situao de supermodernidade. A segunda transformao se refere ao espao, um espao relacionado ao encolhimento do planeta, por conta de satlites e de nossos primeiros passos no espao (p.33). Esse encolhimento do mundo e essa superabundncia do espao levam produo de no lugares, como instalaes necessrias circulao acelerada das pessoas e bens (aeroportos, rodovirias, salas de espera, estaes de metr), os meios de transporte (avies, trens de grande velocidade), os grandes centros comerciais (hipermercados, shoppings) e ainda os campos de trnsito prolongado (campo de refugiados) (p.36). A terceira figura de excesso que o autor apresenta a figura do indivduo (ego). Aug retoma Michel de Certeau e Sigmund Freud para falar do homem mdio, para Freud homem comum, opondo-se mdia dos indivduos reflexivos de Marcel Mauss. Hoje, o peso maior dado individualizao das referncias, o indivduo da supermodernidade se v como referncia e singularidade para interpretar as informaes e a realidade que lhe so apresentadas. Aug coloca os no lugares em oposio ao lugar antropolgico, que princpio de sentido para aqueles que o habitam. O lugar antropolgico pode ser criador de identidade, pois se refere ao lugar de origem, concreto ou simblico; pode ser um lugar histrico, porque se refere histria de nativos.
' -2B' !""#$%%&'(%))&$ $

' '

!"#$%&$"''()*+',)-'./0-*1'

' Aug retoma as concepes de Certeau a respeito do espao, que para ele um lugar praticado. O termo espao mais abstrato do que o de lugar, cujo emprego se refere a um mito (lugar dito) ou a uma histria (lugar histrico) (p. 77). O termo espao abstrato e requer um uso diferenciado que surge em expresses como espao areo, espao judicirio, espao publicitrio. So termos pertencentes contemporaneidade: imagem, liberdade, deslocamento (p. 78). Aug cita Certeau para situar o termo no lugar como uma ausncia de lugar, principalmente quando existem espaos onde o indivduo se experimenta como espectador, sem que a natureza do espetculo lhe importe (p.80). Tal fenmeno pode ser percebido melhor quando pensamos na situao do viajante, cujo espao praticado enquanto viaja seria o arqutipo do no lugar (p. 81). Para Aug, os no lugares da supermodernidade (na estrada, no supermercado, no aeroporto), definem-se pelas palavras ou textos que nos prope. Normalmente so frases imperativas, informativas ou proibitivas colocadas em espaos onde se supe que as pessoas devero somente interagir com os textos e no umas com as outras. Aug se refere condio de isolamento que os no lugares nos remetem. Os no lugares nos colocam em espaos que nos deixam sem identidade, pois o espao do no lugar cria solido e similitude (p. 95). Na realidade concreta do mundo de hoje, os lugares e os espaos, os lugares e os no lugares misturam-se, interpenetram-se (p. 98). Os no lugares so o lugar da supermodernidade, que remete a termos que descrevem a nova realidade, como trnsito em oposio a domiclio, passageiro diferente de viajante, o vocabulrio tece a trama dos hbitos, educa o olhar, informa a paisagem (p. 99). A pesquisa antropolgica, seguindo as propostas de Aug, deveria estar mais atenta para este novo objeto de pesquisa que se apresenta na supermodernidade, o no lugar, onde se encontram novas e diferentes relaes humanas, ou como podemos arriscar: no relaes.
' -2C' !""#$%%&'(%))&$ $

' '

!"#$%&$"''()*+',)-'./0-*1'

' Estamos expostos aos no lugares e por consequncia s no relaes. Na viso de Aug sobre a supermodernidade, precisamos conhecer melhor esse novo sujeitoobjeto da antropologia, um sujeito que passa por no lugares e que estabelece no relaes, ou relaes destitudas de significao e de ancoragem simblica. A reflexo que este livro nos remete pode passar por um dilema contemporneo: afinal, onde no estamos?

' -B0' !""#$%%&'(%))&$ $

' '

Вам также может понравиться