Вы находитесь на странице: 1из 6

ngulo de ao ou de presso (): o ngulo que define a direo da fora que a engrenagem motora exerce sobre a engrenagem movida.

. A figura abaixo mostra que o pinho exerce uma fora na coroa, formando um ngulo () com a tangente comum s circunferncias primitivas (tracejadas na figura).

Circunferncia de base: a circunferncia em torno da qual so gerados os dentes. O dimetro da circunferncia de base obtido atravs do ngulo de presso, que pode assumir os valores de 20o, 25o e 14,5o. O primeiro valor utilizado na grande maioria das vezes, a ponto de j ser considerado um valor padro. O ngulo de 25 ainda utilizado em engrenagens fabricadas na Amrica do Norte. Tanto o pinho como a coroa deve trabalhar de forma que a velocidade tangencial no crculo primitivo seja a mesma, sob pena de violar a hiptese de que os elementos so rgidos. Assim, uma transmisso por engrenagens pode ser imaginada como que formada por dois cilindros em contato sem deslizamento, com dimetros iguais aos dos crculos primitivos das engrenagens. A figura 5 mostra essa idealizao. Nessa figura wp a velocidade angular do pinho e wc a velocidade angular da coroa.

Como a transmisso feita pelo contato entre os dentes, necessrio definir um perfil para os dentes que permita que a relao entre as velocidades angulares (R) seja constante durante o funcionamento. A relao de velocidades pode ser dada pela equao. Essa relao o inverso da relao entre os dimetros, ou seja, a coroa sempre trabalha com menor rotao.

Diversos perfis atendem a restrio de que a relao entre as velocidades angulares seja constante. No entanto, apenas um deles tem aplicao universal e relevante para estudo nesta disciplina, o chamado perfil evolvental. Esse perfil caracterizado pela curva evolvente que pode ser obtida pelo desenrolar de um fio em torno de um cilindro, como em um carretel. Um ponto qualquer do fio tem a propriedade de estar sempre no tangente a um mesmo crculo, no importa quanto do fio tenha sido desenrolado. Esse crculo chamado de crculo base, porque define a circunferncia ao longo da qual o fio desenrolado. A curva descrita pelo ponto escolhido chamada de evolvente. Como o ponto est sempre ao longo da tangente ao crculo e descreve uma curva, a normal curva est sempre na direo da tangente instantnea. Se o dente for construdo com o formato da curva, a normal ao dente estar sempre na direo da tangente circunferncia de base.

A figura a seguir, apresenta uma idealizao que permite visualizar como as propriedades da curva evolvente podem ser empregadas na construo de transmisses com relaes de constantes.

A figura mostra dois crculos externos, representando os crculos primitivos em contato. Mostra tambm dois crculos internos, que representam os crculos de base, nos quais est enrolado um fio, como se fossem polias de transmisso comuns. Os crculos internos e externos esto presos aos mesmos eixos. Para que no haja deslizamento entre os crculos primitivos, necessria que a razo de dimetros desses crculos seja a mesma que a razo dos dois crculos de base de centros no ponto de contato entre os cilindros primitivos, qualquer que seja o ngulo . Este ngulo chamado de ngulo de presso ou de ao; o ponto de contato entre os cilindros chamado de ponto primitivo P; a reta ab chamada de linha de ao ou de foras; a relao entre os raios de cada circunferncia de base e de sua circunferncia primitiva correspondente o cos. A medida que as engrenagens giram este ponto desloca-se ao longo de uma curva no perfil do dente que chamada CURVA OU LINHA DE CONTATO.

Caractersticas
A curva evolvente universalmente utilizada como perfil dos dentes das engrenagens. Outras curvas como as cicloidais so excees e aplicadas em casos muito especficos. Um arco de evolvente utilizado como perfil de dentes de engrenagens apresenta as seguintes caractersticas: - A usinagem feita por gerao da evolvente que utiliza ferramentas mais simples, facilitando a fabricao;

- A relao de velocidades angulares no varia com a variao da distncia entre centros, (um arco da evolvente funciona estando prximo ou afastado da circunferncia de base); - Facilidade de obteno de dentes corrigidos; - A direo da fora resultante entre os dentes permanece invarivel.

Tipos de Curvas
As curvas usadas para o perfil do dente so curvas conjugadas as quais obedecem lei do engrenamento. Lei fundamental do engrenamento A razo da velocidade angular entre as engrenagens de um par engrenado deve permanecer constante durante todo a engrenamento. Dentre as curvas conjugadas as que so mais usadas para o perfil do dente so: Cicloidais: Ciclide: Curva gerada por um ponto de uma circunferncia que rola, sem escorregar, sobre uma reta chamada reta base. Epiciclide: Curva gerada por um ponto de uma circunferncia que rola, sem escorregar, sobre uma outra circunferncia chamada circunferncia de base. Hipociclide: Curva gerada por um ponto de uma circunferncia que rola, sem escorregar, dentro de outra circunferncia chamada de circunferncia de base. Evolvente: Curva gerada por um ponto de uma reta que rola, sem escorregar, sobre uma circunferncia de base. Engrenagens evolventais: O perfil do dente formado por um trecho de evolvente.

Vantagens: 1. So de fcil fabricao, pois o perfil apresenta uma nica curvatura;

2. So pouco sensveis variao na distncia entre centros; 3. Os dentes so mais fortes na base do que as cicloidais equivalentes; 4. As engrenagens podem formar par com qualquer outra equivalente independente do nmero de dentes.

Desvantagem: Como o contato se d em uma regio muito pequena, a presso de contato elevada. Referncia http://www.fem.unicamp.br/~lafer/em718/arquivos/engrenagens_cilindricas_dent es_retos.pdf Acessado em 25/11/2013. http://mechanicalhandbook.blogspot.com.br/2011/07/engrenagens.html. Acessado em 25/11/2013. http://emc.ufsc.br/~seff/graduando/elementos.de.maquina/apostila.pdf. Acessado em 25/11/2013

Вам также может понравиться