Вы находитесь на странице: 1из 2

A FUNO SOCIAL DA PROPRIEDADE

A funo social da propriedade de acordo com o art. 186 da Constituio Federal de 1988 preceitua que: A funo social cumprida quando a propriedade rural atende, simultaneamente, segundo critrios e graus de exigncia estabelecidos em lei, aos seguintes requisitos: I aproveitamento racional e adequado; II utilizao adequada dos recursos naturais disponveis e preservao do meio ambiente; III observncia das disposies que regulam as relaes de trabalho; IV explorao que favorea o bem-estar dos proprietrios e dos trabalhadores. A funo social um princpio inerente a todo o direito subjetivo. Tradicionalmente, definia-se o direito subjetivo como o poder concedido pelo ordenamento jurdico ao indivduo para a satisfao de um interesse prprio. Todavia, a evoluo social demonstrou que a justificao de um interesse privado muitas vezes fator de sacrifcio de interesses coletivos. Portanto, ao cogitarmos da funo social, introduzimos no conceito de direito subjetivo a noo de que o ordenamento jurdico apenas conceder legitimidade persecuo de um interesse individual, se este for compatvel com os anseios sociais. Caso contrrio, o ato de autonomia privada ser considerado invlido. a propriedade constitui elemento imprescindvel para o modo de produo capitalista, representado pela conjugao entre o capital, isto , a propriedade do empresrio ou industrial, e a fora fsica dos trabalhadores, que por sua vez trabalham na expectativa de amealhar bens, ou seja, constituir seu prprio patrimnio, sua propriedade. Como consequncia, a prpria produo cientfica, durante anos, deu nfase ao aspecto individual da propriedade, como instituto eminentemente de direito privado, cuja disciplina era regida principalmente pelo Cdigo Civil de 1916, o qual conferia ao proprietrio o poder de uso ilimitado e incondicionado sobre seus bens. Isto , a propriedade servia apenas ao dono, e no tinha qualquer funo instrumental na lida dos interesses pblicos.

A propriedade que no cumpre sua funo social perde seu carter de intangvel. Melhor dizendo, o ordenamento jurdico no aceita como legtima a propriedade que no cumpre sua funo social e, assim, o Estado se v munido dos fundamentos para a imposio do uso adequado, ou de outra

destinao que implique na perda da propriedade.

A concepo de funo social nasceu da noo de que, enquanto vivente em sociedade, o homem deve empregar esforos no sentido de dar sua contribuio ao bem estar da coletividade em detrimento dos interesses unicamente individuais. Neste contexto, erige-se a teoria da funo social, segundo a qual todo indivduo tem o dever social de desempenhar determinada atividade, de desenvolver da melhor forma possvel sua individualidade fsica, moral e intelectual, para com isso cumprir sua funo social da melhor maneira Esta concepo visa dar nfase importncia da conscincia de cada indivduo enquanto ator no cenrio da vida em sociedade. Somente a valorizao da noo de trabalho em equipe, em prol do bem comum, respeitados os direitos individuais, tem o condo de garantir a paz e o bem estar social O transporte da teoria da funo social para o mbito do direito de propriedade evoca o dever atribudo ao proprietrio de fazer uso de seus bens de forma a cumprir uma funo social, ou seja, de forma que o exerccio do direito de propriedade obedea aos parmetros legais e morais estabelecidos, no intuito de contribuir para o interesse coletivo.

Вам также может понравиться