Вы находитесь на странице: 1из 31

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS

Mdulo 10
266

1- ENSAIO VISUAL 1.1 - INTRODUO O ensaio visual o ensaio no-destrutivo bsico. Todos os outros ensaios no-destrutivos devem ser executados aps a inspeo visual, que pode ser feita vista desarmada, com o auxlio de lupa ou com aparelhos ou instrumentos para inspeo remota (endoscpios). 1.2 - FINALIDADES DO ENSAIO O ensaio visual, no controle da qualidade, utilizado antes e aps qualquer operao de soldagem. Antes da soldagem a inspeo visual tem por finalidade: a) detectar no-conformidades de geometria da junta, tais como: ngulo do bisel; ngulo do chanfro; Face da Raiz; Abertura da raiz; Alinhamento das partes a serem soldadas.

b) detectar no-conformidades superficiais no metal de base, como por exemplo: - Corroso; - Existncia de elementos contaminantes (leo, graxa, etc.) Aps a operao de soldagem, o ensaio visual tem por finalidade detectar possveis descontinuidades induzidas na soldagem. NOTA: Os termos de descontinuidades utilizados esto definidos no Fascculo 2 TERMINOLOGIA DE SOLDAGEM. Este deve ser consultado em caso de dvidas. Alm de suas aplicaes na soldagem, o ensaio se aplica, de maneira geral na deteco de irregularidades superficiais de vrios tipos, tais como: dobras de laminao de chapas, pontos e estados de corroso, evidncias do vazamento, acabamento de peas usinadas ou forjadas e identificao de estado da superfcie. 1.3 - SEQNCIA DO ENSAIO Basicamente, a seqncia de cada ensaio visual se compe de apenas duas etapas: - Preparao da superfcie, quando necessrio. - Inspeo pelo mtodo visual previsto no procedimento qualificado, sempre sob iluminao adequada. H, porm, uma seqncia correta de execuo do ensaio, que normalmente efetuado mais de uma vez ao longo de uma operao de soldagem. Desta maneira, evita-se, no incio, incorrees que trariam dificuldades para uma correo posterior, como por exemplo, a ajuste incorreto de juntas. 1.4 - VANTAGENS - O ensaio visual o ensaio no destrutivo de mais baixo custo.
267

- O ensaio visual permite detectar e eliminar possveis descontinuidades antes de se iniciar ou completar a soldagem de uma junta; - O ensaio visual detecta as descontinuidades maiores e geralmente indica pontos de provveis descontinuidades, que devem ser inspecionados por outros ensaios no-destrutivos. - Um ensaio visual bem executado proporciona uma diminuio da quantidade de reparos de solda, uma maior produo dos outros ensaios no-destrutivos e conseqentemente diminui o custo da obra. 1.5 - LIMITAES E DESVANTAGENS - O ensaio visual depende grandemente da experincia e conhecimento de soldagem por parte do inspetor. O inspetor deve estar familiarizado com o projeto e os requisitos de soldagem; - O ensaio visual limitado deteco de defeitos superficiais. 2 - TESTE MAGNTICO E TESTE POR PONTOS 2.1 - INTRODUO O teste magntico e teste por pontos so ensaios de fcil execuo e so um meio rpido e seguro para a identificao dos metais e ligas metlicas mais utilizadas na indstria do petrleo. O reconhecimento dos metais e ligas metlicas feito atravs de suas propriedades fsicas e qumicas. Podemos utilizar estes ensaios na identificao de materiais, tanto na inspeo de recebimento destes, como durante as fases de fabricao e montagem. Para a execuo do ensaio propriamente dito, lana-se mo do princpio fsico do magnetismo, que uma caracterstica intrnseca dos materiais. Atravs do magnetismo, pode-se se separar os materiais em trs grupos: magnticos, levemente magnticos e no-magnticos. A tabela 4.1 apresenta a classificao de materiais pelo magnetismo. Aps esta primeira separao, pode-se identificar o material de cada grupo, lanando mo agora das propriedades qumicas, que so verificadas pela capacidade de reao, espontnea ou forada, quando na presena de determinadas solues qumicas. Tabela 4.1 Classificao de materiais pelo Magnetismo MAGNETISMO LEVEMENTE MAGNTICOS NO MAGNTICOS Ao Carbono Monel Ligas Cu-Ni Ferro Fundido -Ao inoxidvel Austentico Ao Liga Lato Ligas Patenteadas Ao Inoxidvel Ferrtico e Inconel Martenstico Stellite Hastelloy B e C Nquel 2.2 - TESTE MAGNTICO o teste que se realiza nos materiais a serem examinados, pela verificao do magnetismo destes materiais. Este teste feito com o auxlio de um im, que os classificam em: magnticos, levemente magnticos e no-magnticos. 2.3 - TESTES POR PONTOS o teste que feito no material, a fim de observar sua capacidade de reao espontnea ou forada por eletrlise, na presena de determinadas solues, que so aplicadas numa quantidade prevista no procedimento qualificado. Este teste se realiza em zona preparada superficialmente (ponto) e o
268

reconhecimento do material feito observando-se o modo e a velocidade da reao, e ainda a colorao dos resduos da reao qumica na superfcie do material. 2.3.1 - Mtodo de Ensaios Existem diversos mtodos desenvolvidos para este fim. Para exemplificar, sero descritos os mtodos (Q.S e P.E). MTODO Q.S IDENTIFICAO POR ATAQUE QUMICO SIMPLES um mtodo pelo qual se identifica o material atravs da reao espontnea entre o material e a soluo, aps classific-lo em relao a seu magnetismo. MTODO P.E IDENTIFICAO POR POLARIZAO ELETROQUMICA (P.E) o mtodo pelo qual se identifica o material atravs de reaes qumicas foradas por eletrlise entre o material e o reagente. O dispositivo utilizado para forar a eletrlise est mostrado na figura 4.1.

Figura 4.1 Dispositivo para produzir eletrlise 2.4 - SEQNCIA DE ENSAIO 2.4.1 - Mtodo Q.S a) Verificao da eficincia dos reagentes Antes de qualquer soluo ser utilizada, esta deve ser testada em padres metlicos, de composio qumica conhecida, a fim de se verificar a qualidade a soluo. A seguir sero apresentados estes reagentes: Soluo 01 Soluo saturada de sulfato cprico; Soluo 02 Soluo de cido ntrico a 85% em volume; Soluo 03 Soluo cida nitro-clordrica; Soluo 04 Soluo de hidrxido de sdio de 333 g/l; Soluo 05 Soluo de cido clordrico a 67% em volume; Soluo 06 Soluo de xantogenato de potssio a 2% em volume; Soluo 07 Soluo cida cloro-nitro-fosfrica; Soluo 08 gua destilada; Soluo 09 cido ntrico concentrado;
269

Soluo 10 Soluo de cido ntrico a 47% em volume; Soluo 11 Soluo de cido ntrico a 35% em volume; Soluo 12 Soluo de cido clordrico a 8% em volume; Soluo 13 Soluo de ferricianeto de potssio a 10% em volume; Soluo 14 Soluo de cido sulfrico a 20% em volume; Soluo 15 Soluo sdica de dimentilglioxima; Soluo 16 Soluo de cido rubenico a 1% em volume; Soluo 17 Soluo de alfa-nitroso-beta-naftol; Soluo 18 Soluo cida nitro-ortofosfrica; Soluo 19 Soluo amoniacal de dimentilglioxima; Soluo 20 Soluo de nitrato cprico; Soluo 21 cido clordrico concentrado; Soluo 22 Soluo cida nitro-sulfrica; Soluo 23 Soluo de gua oxigenada a 15% em volume; Soluo 25 Soluo alcolica de dimentilglioxima a 1% em volume; Soluo 26 Soluo de xantogenato de potssio saturada em lcool etlico. b) Preparao da superfcie Para que o ensaio se conduza de maneira satisfatria e o resultado seja confivel, a superfcie de ensaio deve estar isenta de qualquer material estranho que possa mascarar o ensaio, devem ser removidos qualquer tipo de incrustaes, pintura, carepa de laminao, xidos e materiais estranhos, em uma rea de aproximadamente 300 mm at ficar exposta uma superfcie limpa e brilhante. c) Verificao do magnetismo Deve-se verificar se o material magntico, levemente magntico ou no-magntico, atravs da aplicao de uma im. d) Aplicao da soluo - Deve ser aplicada a quantidade de gotas prevista no procedimento qualificado, na regio preparada, tomando sempre o cuidado para que a soluo no entre em contato com xidos e impurezas, o que viria prejudicar o ensaio. e) Tempo de Reao Algumas solues tem reao quase que instantnea outras apresentam uma reao um pouco mais demorada. Durante todo o tempo o inspetor deve acompanhar a reao a fim de detectar alguma caracterstica que permita identificar o material. f) Relatar os resultados.

2.4.2 Mtodo P.E a) Verificao da eficincia dos reagentes Antes de qualquer soluo ser utilizada, esta deve ser testada em padres metlicos de composio qumica conhecida, a fim de se verificar a qualidade da soluo. b) Preparao da superfcie Para que o ensaio se conduza de maneira satisfatria e o resultado seja confivel, a superfcie de ensaio deve estar isenta de qualquer material estranho que possa mascarar o ensaio. Devem ser removidos qualquer tipo de incrustaes, pintura, carepa de laminao, xido e materiais estranhos, em uma rea de aproximadamente 300 mm at que fique exposta uma superfcie limpa e brilhante. c) Aplicao da soluo A soluo deve ser aplicada na quantidade de gotas previstas no procedimento qualificado, sobre papel filtro e este sobre o material ensaiado. d) Aplicao do dispositivo de eletrlise Deve-se pressionar levemente o papel filtro com a Ponta A do dispositivo de eletrlise, durante o tempo previsto no procedimento qualificado.
270

e) Identificao do material Atravs da colorao obtida no papel filtro, se identifica os materiais. f) Relatar os resultados. 2.5 - VANTAGENS A grande vantagem do teste magntico e teste por pontos que um ensaio rpido e de baixo custo, indispensvel na inspeo de recebimento de materiais e na separao de peas durante as fases de fabricao e montagem. 2.6 - LIMITAES E DESVANTAGENS Os resultados dos ensaios fornecem dados qualitativos e quantitativos apenas aproximados de alguns elementos do material. Alm disso, os resultados podem tambm fornecer dados imprecisos quando no soa tomados os cuidados com a limpeza da superfcie e a qualidade das solues. 3 - ENSAIO DE ESTANQUEIDADE 3.1 - INTRODUO O ensaio de estanqueidade tem por objetivo principal garantir a estanqueidade de um sistema, atravs da localizao e deteco de defeitos passantes e soldas, como por exemplo, as soldas de chapas de reforo, soldas em ngulo de juntas sobrepostas do fundo do tanque de armazenamento e soldas em ngulo de ligao fundo-costado. utilizado tambm para a deteco de feito passantes em chapas e fundidos e fugas atravs de selos mecnicos. Convm ressaltar que os testes pneumticos e os testes hidrostticos no se caracterizam como ensaio de estanqueidade, embora eles proporcionem deteco de vazamentos, pois, na realidade, eles tm por objetivo principal a anlise de resistncia mecnica, deformao e recalques estruturais de equipamento. 3.2 - MTODOS DE ENSAIO 3.2.1- Ensaio de Formao de Bolhas com Presso Positiva. o mtodo pelo qual se detecta defeitos passantes, atravs da aplicao da soluo formadora de bolhas, estando a pea, equipamento ou tubulao sujeita, a uma determinada presso de teste positiva.

271

A fig. 4.4 mostra o exemplo do teste das soldas de uma chapa de reforo de um bocal.

Manmetro

Vlvulas Globo

Juntas soldadas onde devem ser aplicadas a soluo formadora de bolhas.

Fig. 4.4 As normas estipulam a faixa de presso para execuo do teste, conforme exemplificado na tabela 4.2 Cuidados especiais devem ser tomados, para que a presso no ultrapasse o valor mximo estabelecido, de modo a eliminar a possibilidade de empolamento de chapas e/ou danos a soldas, equipamentos ou peas. Tambm grandes vazamentos podem no ser detectados em virtude do grande fluxo de ar soprar a soluo to rpido que no h formao de bolhas. Tabela 4.2 Presso Manomtrica de Teste com Presso Positiva FAIXA DE PRESSO 70 a 100 Kpa (0,7 a 1,0 Kgf/cm Equipamentos com revestimento metlico De acordo com a Norma de Projetos, interno ou superfcie plana Fabricao ou Montagem do equipamento ou da pea Superfcies cilndricas e/ou calotas de equipamentos 3.2.2 - Ensaios de Formao de Bolhas com Presso Negativa o mtodo pelo qual se detecta defeitos passantes, atravs da aplicao da soluo formadora de bolhas, estando cada trecho inspecionado sujeito a um vcuo parcial de no mnimo 14 Kpa (0,15 Kgf/cm ou psi), abaixo da presso absoluta, o qual obtido no interior de uma caixa de vcuo (ver fig. 4.5 e 4.5b).
272

PEAS OU EQUIPAMENTOS Chapas de Reforo

A grande utilizao do teste de formao de bolhas por presso negativa se d na inspeo de soldas em ngulo de juntas sobrepostas do fundo e da juntas de ngulos da ligao fundo-costado de tanques de armazenamento.

Fig. 4.5a - Exemplo de caixa de vcuo para superfcies planas

273

Fig. 4.5a - Exemplo de caixa de vcuo para superfcies planas (continuao)

Figura 4.5b Exemplo de caixa de vcuo para superfcies em ngulo 3.2.3 Teste de Capilaridade o mtodo pelo qual se detecta defeitos passantes, atravs da aplicao de um lquido de alto efeito capilar por um lado da solda, equipamento ou pea e aps um determinado tempo de penetrao, normalmente 24 horas, inspeciona-se pelo lado oposto procurando vestgios do lquido utilizado. Este lquido deve ser de difcil evaporao sob efeito do ar e/ou temperatura e o tempo de secagem deve ser sempre superior ao tempo previsto para penetrao. Normalmente, utiliza-se o leo diesel ou querosene como lquido de teste. Nas refinarias de petrleo este teste comumente realizado em soldas em ngulo, nas ligaes fundocostado (ver Fig. 4.6) ou entre compartimento do teto flutuante, de tanques de armazenamento.
274

Aplicao de lquido de teste

Figura 4.6 Teste de solda em ngulo de ligao fundo-costado de tanques de armazenamento. 3.3 - SEQNCIA DO ENSAIO 3.3.1 - Teste de Formao de Bolhas com Presso Positiva a) Limpeza Deve ser efetuada a limpeza das soldas, equipamentos ou peas a serem inspecionadas, que devem estar livres de argamassa, leo, pinturas, graxas e outros contaminantes. b) Vedao As aberturas em peas ou equipamentos devem ser vedadas, de modo a possibilitar a pressurizao destes. c) Pressurizao feita a pressurizao da pea ou equipamento at a presso de teste (presso manomtrica). d) Tempo de pressurizao Antes de se iniciar o ensaio, a presso deve ser mantida por um perodo de no mnimo 15 minutos. e) Inspeo feita a aplicao da soluo formadora de bolhas sobre o local em inspeo e verifica-se a existncia ou no de bolhas, provenientes de vazamento oriundo de defeito passante. f) Limpeza. g) Relatar os resultados. 3.3.2 - Teste de Formao de Bolhas com Presso Negativa a) Limpeza Deve ser efetuada a limpeza da soldas, equipamentos ou peas a serem inspecionadas, que devem estar livres de argamassa, leo, pintura, graxa e outros contaminantes. b) Inspeo Aplica-se a soluo formada de bolhas na regio a ser inspecionada; posiciona-se a caixa de vcuo, aguarda-se o tempo para o estabelecimento da presso requerida e verifica-se a existncia ou no de bolhas provenientes de vazamento oriundo de feito passante. c) Limpeza. d) Relatar os resultados 3.3.3 - Teste de Capilaridade a) Limpeza Deve ser efetuada a limpeza de soldas, equipamentos ou peas a serem inspecionadas, que devem esta livre de argamassa, leo, pintura, graxa e outros contaminantes. b) Vedao As aberturas em peas ou equipamentos devem ser vedadas de modo a estabelecer um circuito fechado, que possibilite um caminhamento adequado ao lquido de teste.
275

c) Aplicao do lquido de teste aplica-se o lquido de teste em um dos lados da solda, equipamento ou pea. d) Tempo de penetrao o tempo necessrio para que o lquido atravesse a solda, equipamento ou pea pelos possveis defeitos passantes. e) Inspeo Verifica-se se houve vazamento do lquido pelo lado oposto onde este foi aplicado. f) Limpeza. g) Relatar os resultados. 3.4 - VANTAGENS A principal vantagem do teste de estanqueidade que um ensaio relativamente rpido, de baixo custo e de fcil interpretao. 3.5 - LIMITAES A grande limitao deste teste que se presta apenas a deteco de defeitos passantes. 4 - ENSAIO POR ULTRA-SOM 4.1 - INTRODUO O ensaio por ultra-som usa a transmisso do som, que uma forma de energia mecnica em forma de ondas, a uma freqncia acima da faixa audvel (20 Hz a 20 KHz). No ensaio de materiais por ultra-som diversos tipos de ondas snicas, que dependem do tipo de excitao e da forma do material, porm as mais importantes so as ondas longitudinais e transversais. a)Ondas Longitudinais Tambm chamadas de ondas de compresso, ocorrem quando o movimento oscilatrio das partculas se d no mesmo sentido que a propagao da onda. b) Ondas Transversais Tambm chamadas de ondas de cisalhamento, ocorrem quando o movimento oscilatrio das partculas se d em uma direo perpendicular direo de propagao da onda. O ensaio pela tcnica pulso-eco consiste basicamente de pulso de alta freqncia emitidos pelo cristal, que caminham atravs do material. Estes pulsos refletem quando encontram uma descontinuidade ou uma superfcie do material. Esta energia mecnica (som) recebida de volta pelo cristal que transforma o sinal mecnico em sinal eltrico, que visto na tela do aparelho (ver fig. 4.7 a 4.11)

276

Figura 4.7 Posio do Cabeote e da descontinuidade

Fig. 4.8 Pulso sono imediatamente antes da reflexo na descontinuidade

Figura 4.9 Pulsos sonoros refletidos

277

Figura 4.10 Recebimento pelo cabeote do pulso sonoro refletido

Fig. 4.11 Aparelho de Ultra Som

278

4.2 - TRANSDUTORES Os transdutores utilizados na construo dos cabeotes de ultra-som so os responsveis pela transmisso de energia mecnica para a pea, e tambm so eles que transformam a energia mecnica recebida no sinal eltrico que visto na tela do aparelho. Um transdutor transforma uma tenso pulsante de alta freqncia em energia mecnica (vibracional) e vice-versa. O transdutor um cristal especial polarizado, que muda de dimenso quando uma tenso eltrica aplicada (efeito piezo-eltrico), quando a tenso aplicada, o cristal aumenta ligeiramente de espessura e quando a tenso retirada o cristal retorna sua espessura original. Quando o cristal ligado a um gerador de pulsos de alta freqncia, o cristal aumenta e diminui de espessura em ressonncia com os pulsos de tenso. Se o cristal for acoplado superfcie de uma pea de ao, ele vai agir como um mar telo ultra-snico. O som ou energia vibracional transmitido atravs do ao em uma linha relativamente reta, a uma freqncia to alta que no se pode ouvi-lo, e a uma amplitude to pequena que no se pode senti-la. Aos cristais que se deformam em funo de uma tenso eltrica aplicada e que geram uma tenso eltrica quando deformados d-se o nome de cristais piezo-eltricos. 4.3 - CABEOTES 4.3.1 Cabeote Normal Compe-se basicamente de um cristal piezo-eltrico, disposto em um plano paralelo ao plano da pea a ser examinada, conforme apresentado na fig. 4.12

Conector

Sapata do cabeote

Fig. 4.12 Cabeote Normal 4.3.2 Cabeote Duplo-Cristal Compe-se basicamente de dois cristais piezo-eltricos, um agindo como emissor e outros como receptor, dispostos em plano aproximadamente paralelo ao da pea a ser examinada ou focados num ponto situado a uma distncia determinada, conforme apresentado na Fig. 4.13.

279

Conector Barreira acstica Cristais

Carcaa

Figura 4.13 Cabeote Duplo-Cristal 4.3.3 Cabeote Angular Compe-se basicamente de um cristal piezo-eltrico disposto em ngulo em relao ao plano da pea a ser examinada, conforme apresentado na figura 4.14. Os cabeotes angulares mais usuais so os de 45 graus, 60 graus e 70 graus.

Figura 4.14 Cabeote Angular 4.4 - ACOPLANTE O acoplante qualquer substncia (usualmente lquida, semilquida ou pastosa), introduzida entre o cabeote e a superfcie da pea em inspeo com o propsito de transmitir vibraes de energia ultrasnica entre ambos. Ela tem a finalidade de fazer com que a maior parcela de som seja transmitida do cabeote pea e vice-versa, o que no aconteceria se existisse ar entre o cabeote e a pea.

280

4.5 - TIPOS USUAIS DE ENSAIO POR ULTRA-SOM 4.5.1 - Medio de Espessura Como o prprio nome diz, o ensaio que visa determinar a espessura de uma pea. O ensaio feito normalmente com o auxlio de cabeote duplo-cristal, aps calibrado o aparelho. Esta calibrao feita em blocos de dimenses padronizadas, de material similar ao da pea a ser medida. 4.5.2 - Deteco de Dupla-Laminao o ensaio feito em chapas, a fim de que se detecte as duplas-laminaes porventura existentes. Esta modalidade de ensaio muito til na orientao do plano de corte de chapas. O ensaio feito com o auxilio de cabeote normal e/ou duplo-cristal, aps feita calibrao da escala e a determinao da sensibilidade do ensaio. 4.5.3 - Inspeo de Solda a modalidade de ensaio que visa detectar descontinuidades oriundas de operaes de soldagem, tais como, falta de penetrao, falta de fuso, incluses de escria, poros, porosidade, trincas e trincas interlamelares. O ensaio feito com o auxlio de cabeotes normal e/ou duplo-cristal e cabeotes angulares, aps feita a calibrao da escala e a determinao da sensibilidade do ensaio. usual a traagem, sobre a tela do aparelho, de curvas denominadas curvas de referncia, que servem para avaliar as descontinuidades existentes. Estas curvas so traadas, a partir de refletores padronizados, de acordo com a norma de projeto ou de construo e montagem de equipamento. 4.6 - SEQUNCIA DE ENSAIO 4.6.1 - Medio de Espessura a) Verificar o tipo de material a ser inspecionado; b) Escolher o aparelho e cabeote de acordo com o procedimento qualificado; c) Calibrar o aparelho em bloco padro, de material similar ao da pea a ser inspecionada e espessura dentro da faixa recomendada; d) Preparar a superfcie tomando os devidos cuidados para peas de aos inoxidveis austenticos e ligas de nquel; e) Aplicar o acoplante; f) Posicionar o cabeote; g) Efetuar a leitura; h) Relatar os resultados. 4.6.2 - Deteco de Dupla-Laminao a) Verificar o tipo de material e espessura do material a ser inspecionado; b) Escolher o aparelho e cabeote conforme procedimento qualificado; c) Calibrar a escala conforme procedimento qualificado; d) Ajustar a sensibilidade do ensaio conforme procedimento qualificado; e) Preparar a superfcie tomando os devidos cuidados para peas de ao inoxidvel austentico e ligas de nquel; f) Aplicar a acoplante; g) Executar a inspeo; h) Relatar os resultados.

281

4.6.3 - Inspeo de Solda a) Verificar o tipo e espessura do material a ser inspecionado; b) Escolher aparelho e cabeote a serem utilizados, conforme procedimento qualificado; c) Determinar rea de varredura para os cabeotes angulares, de modo que toda a solda seja inspecionada; d) Calibrar a escala para os cabeotes: normal e/ou duplo-cristal; e) Ajustar a sensibilidade de inspeo conforme procedimento qualificado; f) Preparar a superfcie, tomando os devidos cuidados para peas de ao inoxidvel austenticos e ligas de nquel. g) Aplicar o acoplante; h) Examinar a rea de varredura dos cabeotes angulares; i) Calibrar a escala para os cabeotes angulares; j) Traar as curvas de referncia para os cabeotes angulares; l) Ajustar a sensibilidade de inspeo conforme procedimento qualificado; m) Aplicar o acoplante; n) Efetuar a inspeo; o) Relatar os resultados. 4.7 - VANTAGENS Pode ser executado em materiais metlicos e no metlicos; No necessita para inspeo, do acesso por ambas superfcies da pea; Permite localizar e dimensionar com preciso as descontinuidades; um ensaio mais rpido do que a radiografia; Pode ser executado em juntas de geometria complexa, como ns de estruturas tubulares; No requer paralisao de outros servios durante a sua execuo e no requer requisitos rgidos de segurana, tais como os requeridos para o ensaio radiogrfico.

4.8 - LIMITAES E DESVANTAGENS No se aplica peas cuja forma, geometria e rugosidade superficial impeam o perfeito acoplamento do cabeote pea. O gro grosseiro de certos metais de base e de solda (particularmente ligas de nquel e ao inoxidvel austentico) pode dispersar o som e causar sinais que perturbem ou impeam o ensaio. O reforo da raiz, cobre-juntas e outras condies aceitveis podem causar indicaes falsas. Peas pequenas ou pouco espessas so difceis de inspecionar. O equipamento de ultra-som caro. Os inspetores de ultra-som requerem, para sua qualificao, de maior treinamento e experincia do que para os outros ensaios no-destrutivos. A melhor deteco da descontinuidade depende da orientao do deito na solda. A identificao do tipo de descontinuidade requer grande treinamento e experincia, porm mesmo assim no totalmente segura.

5 - RADIOGRAFIA 5.1 - INTRODUO O ensaio radiogrfico utiliza os raios-x e raios- (gama) para mostrar a presena e certas caractersticas de descontinuidades internas ao material. O mtodo baseia-se na capacidade que os raios-X e possuem de penetrar em slidos. Esta capacidade depende de vrios fatores, tais como: comprimento de onda da radiao, tipo e espessura do material. Quanto menor for comprimento de onda, maior a capacidade de penetrao da radiao.
282

Parte da radiao atravessa o material e parte absorvida. A quantidade de radiao absorvida depende da espessura do material. Onde existe um vazio ou descontinuidades h menos material para absorver a radiao. Assim, a quantidade de radiao que atravessa o material no a mesma em todas as regies. A radiao, aps atravessar o material, ir impressionar um filme, formando uma imagem do material. Este filme chamado radiografia, conforme apresentado na fig. 4.15.

Fig. 4.15 Imagem radiogrfica de uma pea 5.2 - FONTES DE RADIO 5.2.1 - Raios-X So produzidos eletricamente e so formados pela interao de eltrons de alta velocidade com a matria. Quando eltrons de suficiente energia interagem com eltrons de um tomo, so gerados raios-X. Cada elemento quando atingido por eltrons em alta velocidade, emite o seu raio-x caracterstico. Quando eltrons de suficiente energia interagem com o ncleo de tomos, so gerados raios-x contnuos, que so assim chamados porque o seu espectro de energia e contnuo. As condies necessrias para a gerao de raios-x so: fonte de eltrons alvo para ser atingido pelos eltrons (foco) acelerador de eltrons na direo desejada

Um tubo de raios-x apresenta no seu interior todas estas condies, conforme apresentado na Fig. 4.16

283

Fig. 4.16 Tubo de raios-X 5.2.2 - Raios - (Gama) Os istopos de alguns elementos tm seus ncleos em estado de desequilbrio, devido ao excesso de nutrons, e tendem a evoluir espontaneamente para uma configurao mais estvel, de menor energia. As transformaes nucleares so sempre acompanhadas de uma emisso intensa de ondas eletromagnticas chamadas raios- . Os raios- so ondas eletromagnticas de baixo compri mento de onda e com as mesma s prop riedades dos raios-X. Dos istopos radioativos, o Cobalto 60 e o Irdio 192 so os mais utilizados na radiografia industrial. Por causa do perigo de radiao sempre presente, as fontes radioativas devem ser manejadas com muito cuidado e so necessrios aparelhos que permitam guard-las, transport-las e utiliz-las em condies de segurana total. Estes aparelhos (fig.4.17) consistem de uma blindagem ou carcaa protetora de chumbo, tungstnio ou urnio 238. Esta carcaa apresenta um furo axial, no interior do qual existe um estojo metlico, chamado porta-istopo, fixado a um comando mecnico flexvel munido de um pequeno volante ou manivela para manobra a distncia.

Fig. 4.17 Irradiador porttil 5.2.3 - Comparao entre Raios-X e Raios -

284

A diferena mais importante entre os raios-X e o fato de se poder regular a tenso andica e, por conseqente, o poder de penetrao dos raios-x, ao passo que no possvel de maneira alguma fazer variar o comprimento de onda dos raios- . Com os raios- , a nica soluo mudar a fonte radioativa. Prefere-se o Trdio para as menores espessuras (de 10 a60 mm para aos) e o Cobalto para as espessuras maiores (de 60 a160 mm para aos). Do ponto de vista de qualidade, os raios-X so melhores que os raios- . Porm, existem a favor dos raios- , diversas circunstncias nas quais eles apresentam um interesse prtico. Os raios- so emitidos espontaneamente, no necessitando de aparelhagem ou alimentao eltrica. Em locais onde no existe energia eltrica os raios- , devem ser usados. Para espessuras muito altas (acima de 90 mm) o poder de penetrao dos raios- , no suficiente. As instalaes para uso de raios- so bem mais baratas que as dos raios-x. Certos casos particulares apresentam problemas de acesso, tornando o uso de raios- mais indicado. Para estes casos as fontes radioativas so mais maleveis e tornam possveis posicionamentos corretos. Uma grande vantagem dos raios- a sua emisso esfrica a partir da fonte, permitindo efetuar radiografias circunferncias em uma nica exposio (exposio panormica). 5.3 - ABSORO DA RADIAO Todos os materiais absorvem radiao, alguns mais do que outros. Os materiais mais densos e os de maior nmero atmico absorvem maior quantidade de radiao do que os materiais menos densos e os de menor nmero atmico. A espessura tambm contribui para a absoro, pois quanto maior a espessura maior quantidade de radiao ir absorver. As figuras 4.18 e 4.19 ilustram estas regras.

Figura 4.18 Absoro de radiao em funo do nmero atmico do material.

285

Figura 4.19 Absoro de radiao em funo da espessura do material 5.4 - FILME O filme radiogrfico consiste de uma fina chapa de plstico transparente, revestido de um ou ambos os lados com uma emulso de gelatina, de aproximadamente 0.03 mm de espessura, contendo finos gros de brometo de prata. Quando exposto aos raios-X, raios- , ou luz visvel, os cristais de brometo de prata sofrem uma reao que os tornam mais sensveis ao processo qumico (revelao), que os converte em depsitos negros de prata metlica. Em resumo, a exposio radiao cria uma imagem latente no filme, e a revelao torna a imagem visvel. Quando o inspetor interpreta uma radiografia, ele est vendo os detalhes da imagem da pea em termos da quantidade de luz que passa atravs do filme revelado. reas de alta densidade (expostas a grandes quantidades de radiao) aparecem cinza escuro; reas de baixa densidade (reas expostas a menos radiao) aparecem cinza claro. A densidade o grau de enegrecimento do filme. A densidade medida por meio de desintmetros de fita ou densintmetros eletrnicos. A medio da densidade feita no negatoscpio, que o aparelho usado para a interpretao de radiografias. uma caixa contendo lmpadas, com luminosidade varivel e um suporte de plstico ou vidro leitoso onde o filme colocado, conforme apresentado na fig. 4.20.

Fig. 4.20 Negatoscpio 5.5 INDICADORES DE QUALIDADE DE IMAGEM (IQI) O IQI um dispositivo, cuja imagem na radiografia usada para determinar o nvel de qualidade radiogrfica (sensibilidade). No usado para julgar o tamanho das descontinuidades ou estabelecer
286

limites da aceitao das mesmas. O IQI padro adotado pelo cdigo ASME (American Society Mechanical Engineers) um prisma retangular de metal com trs furos de determinados dimetros, e a sensibilidade radiogrfica definida em funo do menor furo visvel na radiografia, conforme apresentado na Fig. 4.21.

Fig. 4.21 O IQI padro adotado pela norma DIN (Deutsche Industrie Normen) composto de uma srie de sete arames de metal e de dimetros padronizados. A sensibilidade radiogrfica definida em funo do menor arame visvel na radiografia, conforme apresentado na Fig. 4.22.

Fig. 4.22 Exemplo de penetrmetro DIN Os penetrmetros devem sempre ser de material idntico, ou radiograficamente similar, ao material radiogrfico. Obs.: Recentemente foram introduzidos no cdigo ASME Sc. V os IQI`s de arame da norma ASTM. 5.6 - TELAS INTENSIFICADORAS (CRANS) So utilizadas com o intuito de filtrar determinadas radiaes, proteger o filme contra radiaes dispersas e tambm atuar como intensificadoras, isto , diminuir o tempo necessrio para exposio. A tela mais usada a tela de chumbo. 5.7 - PROCESSAMENTO DO FILME

287

Existem dois tipos de processamento: o automtico e o manual, sendo este ltimo o mais utilizado na indstria do petrleo. O processamento do filme consiste basicamente em: Revelao; Lavagem intermediria; Fixao; Lavagem final; Banho umectante; Secagem.

5.8 - PROTEO As radiaes ionizantes dos tipos X ou tm uma ao nociva sobre o organismo humano. Os efeitos dependem da quantidade de raios que o corpo recebe. Os sintomas que se observa, na ordem de doses crescentes, so dores de cabea, falta de apetite, diminuio dos glbulos vermelhos no sangue, esterilidade e destruio de tecidos. Um excesso de radiao pode provocar a morte de uma pessoa. Para se evitar qualquer problema, deve ser rigorosamente seguido o Plano de Radioproteo de empresa executante do servio e previamente aprovado pela Comisso Nacional de Energia Nuclear CNEN, o qual prev as reas a serem isoladas e os controles a serem efetuados. Desta maneira, os trabalhos podem ser desenvolvidos preservando-se a sade dos que trabalham nos servios de radiografia e nas imediaes dos locais do ensaio. 5.9 - SEQUNCIA DO ENSAIO a) Verificar o material, dimetro (no caso de tubos) e espessura a ser radiografada; b) Selecionar a tcnica radiogrfica; c) Selecionar a quantidade e dimenses dos filmes; d) Montar chassis (envelope, telas e filme); e) Verificar atividade da fonte, no caso de radiografia com raios- ou selecionar corrente e tenso no caso de aparelho de raios-x; f) Verificar a distncia fonte-filme no procedimento qualificado e a densidade requerida; g) Calcular tempo de exposio; h) Selecionar IQI; i) Balizar a rea, para proteo; j) Montar conforme arranjo previsto e bater a radiografia; l) Processamento do filme; m) Laudo; n) Relatar os resultados. 5.10 - VANTAGENS - Registro permanente dos resultados. - Detecta facilmente defeitos volumtricos, tais como porosidades, incluses, falta de penetrao, excesso de penetrao. 5.11 - LIMITAES E DESVANTAGENS - Descontinuidades bidimensionais, tais como: trincas, duplas-laminaes, faltas de fuso, so detectadas somente se o plano delas estiver alinhado a feixe de radiao; - necessrio o acesso a ambas as superfcies de uma pea para radiograf-la; - Dependendo da geometria da pea, no possvel obter radiografias com qualidade aceitvel, que permitam uma interpretao confivel.
288

- A radiografia afeta a sade dos operadores, inspetores e do pblico e deve por isso, ser criteriosamente utilizada. - necessrio a interrupo de trabalhos prximos para a exposio da fonte; - O custo do equipamento e material de consumo so relativamente alto; - um ensaio relativamente demorado; - No caso de raios-X, o aparelho no totalmente porttil, dificultando execuo de radiografias em lugares de difcil acesso. - A interpretao requer experincia e conhecimento dos processos de soldagem, para identificao correta das descontinuidades. 6 - LQUIDO PENETRANTE 6.1 - INTRODUO O ensaio por meio de liquido penetrante relativamente simples, rpido e de fcil execuo. utilizado na deteco de descontinuidades abertas para a superfcie de materiais slidos no porosos. A deteco das descontinuidades independe do tamanho, orientao, configurao da descontinuidade e da estrutura interna ou composio qumica do material. 6.2 - CARACTERSTICAS E TIPOS DE LQUIDO PENETRANTE O lquido penetrante um lquido de grande poder de penetrao e alta ao capilar. Contm em soluo ou suspenso pigmentos coloridos ou fluorescentes que vo definir a sua utilizao: Tipo A Penetrante fluorescente utilizado em ambientes escuros sendo visvel com luz ultra-violeta (luz negra); Tipo B Penetrante visvel (no fluorescente) utilizado em ambientes claros, sendo visvel com luz natural. Alm da visibilidade, os penetrantes podem variar quanto forma em que removido o seu excesso. Os penetrantes, quanto remoo de seu excesso, podem ser classificados como: Tipo A-1 ou B-1 Removvel com gua. Tipo A-2 ou B-2 Removvel com gua aps a emulsificao. Tipo A-3 ou B-3 Removvel com solvente.

6.3 CARACTERSTICAS DO REVELADOR O revelador fundamentalmente um talco aplicado de forma seca, mido ou liquidam, que tem funo retirar o penetrante das descontinuidades conduzi-lo para a superfcie dando uma indicao colorida ou fluorescente destas descontinuidades. 6.4 SEQUNCIA DO ENSAIO Basicamente, o ensaio por lquido penetrante se compe de cinco etapas: a)Limpeza inicial A superfcie a ser examinada e todas as reas adjacentes dentro de pelo menos 25 mm deve estar secas, sem graxa, leo, ferrugem ou sujeira, sendo que, no caso de soldas, toda a escria deve ser cuidadosamente removida. A limpeza inicial tem como objetivo remover contaminantes, que poderiam mascarar os resultados do ensaio, das proximidades e do interior de possveis descontinuidades, conforme apresentado na Fig. 4.23.
289

Figura 4.23 Limpeza da descontinuidade e sua adjacncia b) Aplicao do penetrante Aps passado o tempo de evaporao do produto utilizado na limpeza inicial, aplica-se o lquido penetrante, de modo que o consumo cubra toda a rea a ser examinada. Esta aplicao pode ser feita por pincel, pulverizao, por aerosol ou derramamento. O penetrante, por ao capilar, migra para dentro da descontinuidade durante o tempo de penetrao, conforme apresentado na Fig. 4.24.

Figura 4.24 Penetrao do lquido penetrante na descontinuidade c) Remoo do excesso do penetrante Aps decorrido o tempo de penetrao remove-se o excesso de lquido penetrante da superfcie da pea examinada observando sempre que cada tipo de penetrante tem caractersticas e cuidados especiais de limpeza, conforme apresentado na Fig. 4.25.

Fig. 4.25 Remoo do excesso de lquido penetrante e) Aplicao do revelador Aps decorrido o tempo de secagem do produto utilizado na remoo do excesso de penetrante, aplica-se um fina camada de revelador na regio a ser examinada, conforme apresentado na Fig. 4.26.

Fig. 4.26 Aplicao do revelador e aparecimento de indicao da descontinuidade. e) Inspeo Final O inspetor inspeciona visualmente a pea examinada procurando indicaes de descontinuidades, tais como trincas, falta de fuso, poros, porosidades agrupada, etc... 6.5 - VANTAGENS
290

O ensaio por meio de lquido penetrante tem sensibilidade muito boa detecta at descontinuidades muito pequenas; A forma da pea no um problema, pois um mtodo que se aplica tanto s superfcies planas quanto s superfcies curvas. um ensaio rpido, de fcil execuo e custo relativamente baixo. aplicvel em materiais magnticos e no magnticos. Para o treinamento de operadores e inspetores se requer menor tempo que para os outros tipos de ensaios no-destrutivos.

6.6 - LIMITAES E DESVANTAGENS Detecta somente descontinuidades abertas para a superfcie e que no estejam obstrudas. No proporciona registro permanente dos resultados. O resduo de penetrante que permanece nas descontinuidades (pois os penetrantes so de remoo muito difcil) pode ser prejudicial pea ou solda na seqncia da soldagem, podendo contaminar a mesma.

7 - PARTCULAS MAGNTICAS 7.1 - INTRODUO O ensaio por meio de partculas magnticas utilizado para localizar descontinuidades superficiais e sub-superficiais em peas de material ferro-magntico, tais como: as ligas de ferro e nquel. O mtodo consiste na aplicao de uma corrente de magnetizao, ou de um campo magntico pea inspecionada, com o objetivo de se criar um campo magntico nesta. A presena de descontinuidades superficiais ou sub-superficiais ir produzir campos de fuga na regio das descontinuidades, causando uma polarizao localizada, que pr detectada pelas partculas ferromagnticas que so aplicadas sobre a pea conforme apresentado na Fig. 4.27

Fig. 4.27 Deteco de descontinuidade por meio de partculas magnticas 7.2 - TCNICAS DO ENSAIO 7.2.1 - Tcnicas do Yoke Existem dois tipos de yokes, o yoke de im permanente e o yoke eletromagntico, sendo que a maior parte das normas apenas permite o uso de yoke eletromagntico de corrente alternada, pelo fato do mesmo apresentar as melhores caractersticas de deteco de descontinuidades. O yoke eletromagntico consiste basicamente de uma bobina enrolada em um entreferro ou ncleo em forma de U. O yoke induz na pea um campo magntico longitudinal, que gerado por corrente alternada.
291

Durante a inspeo, as descontinuidades so detectadas entre os pontos de contato do yoke, em uma direo aproximadamente perpendicular s linhas de fora do campo magntico estabelecido na pea, conforme apresentado na fig. 4.28.

Figura 4.28 Detectabilidade das descontinuidades, tcnica do Yoke. 7.2.2 - Tcnicas dos Eletrodos Esta tcnica consiste na injeo de corrente na pea atravs de dois eletrodos que so alimentados por um gerador de corrente, contnua ou retificada de meia onda. A corrente, ao passar pela pea, provoca um campo magntico circular na mesma. A intensidade de corrente a ser utilizada depende da distncia entre os eletrodos e da espessura da pea a ser inspecionada. Estes valores so mostrados na tabela abaixo:

ESPESSURA DA PEA <19 mm >19 mm

AMPERES POR MILMETRO NO ESPAAMENTO ENTE ELETRODOS 3, 6, a 4,4 4,0 a 5,0

Durante a inspeo, as descontinuidades so detectadas entre os pontos de contato dos eletrodos, numa direo aproximadamente perpendicular s linhas de fora do campo magntico estabelecido na pea, conforme apresentado na Fig. 4.29.

292

Figura 4.29 Detectabilidade das descontinuidades, tcnicas dos eletrodos 7.2.3 - Tcnica da Bobina Esta tcnica consiste na induo de um campo magntico longitudinal pea a ser inspecionada, podendo esta induo ser feita de duas maneiras: a) Enrolando-se um cabo em torno da pea, de modo que a pea funcione como o ncleo de uma bobina; b) No caso de peas pequenas, colocando as mesmas no interior de uma bobina. Para esta tcnica, pode-se utilizar as correntes contnua ou retificada de meia onda. A intensidade de campo magntico necessria deve ser calculada tendo por base o comprimento (L) e o dimetro (D) da pea a ser inspecionada, de acordo com a Tabela 4.4 Tabela 4.4 Intensidade de campo magntico necessrio para a tcnica da bobina Pea no Lado Interno da Bobina Bobinas com baixo Fator de Enchimento NI = K_ L/D ( 10%) Pea no Centro da Bobina NI = KR__ ( 10%) (6L/D) 5%

Bobinas com Alto Fator de Enchimento

--

--

NI = _K_ ( 10%) (L/D)+2

Bobinas com Fator de Enchimento Intermedirio

--

--

NI = (NI)a 10 - _ + 8 + (NI)b _- 2 8

Onde: K = Cte para cada situao (Ampere X espira) L = comprimento da pea D = Dimetro da pea R = raio (NI)a = valor de NI calculado para bobinas de baixo fator de enchimento (NI)b = valor de NI calculado para bobina de alto fator de enchimento = razo entre a rea da seo transversal da bobina e a rea da seo transversal da pea. Durante a inspeo, as descontinuidades so detectadas simultaneamente em toda a pea, numa direo aproximadamente perpendicular s linhas de fora do campo magntico gerado, conforme apresentado na fig. 4.30.

293

Figura 4.30 Detectabilidade das descontinuidades, tcnicas da bobina 7.2.4 - Tcnica do Contato Direto Esta tcnica consiste na induo de um campo magntico circular pea a ser inspecionada, pela aplicao de corrente contnua ou retificada de meia-onda pelas extremidades da pea. A intensidade de corrente de magnetizao deve observar os valores mostrados na Tabela 4.5 Tabela 4.5 Limites para corrente de magnetizao, tcnica de contato direto AMPERES POR MILMETRO DE DIMETRO EXTERNO DA DIMETRO PEA EXTERNO DA Corrente PEA (mm) Corrente contnua ou alternada retificada D < 125 28 a 36 20 a 28 125 < D < 250 20 a 28 15 a 20 250 < D < 380 15 a 20 10 a 15 380 < D 10 a 15 06 a 10

Durante a inspeo, as descontinuidades so detectadas simultaneamente em toda a pea numa direo aproximadamente perpendicular s linhas de fora do campo magntico formado, conforme apresentado na Fig. 4.31.

294

Fig. 4.31 Detectabilidade das descontinuidades, tcnicas do contato direto. 7.3 - PARTCULAS FERROMAGNTICAS As partculas ferromagnticas indicam a existncia das descontinuidades, aderindo aos locais onde existem campos de fuga. A fim de aumentar o contraste com a superfcie em inspeo, as partculas podem ser: Coloridas Visveis sob luz normal. As cores mais usuais so: Preta; Cinza; Vermelha

Fluorescentes Visveis sob luz negra Quanto ao mtodo de aplicao as partculas se classificam em: Partculas para via seca Aplica-se simplesmente o p seco sobre a pea; Partculas para a via mida Aplica-se uma suspenso de partculas em meio lquido sobre a pea a ser examinada. Os veculos mais utilizados so gua e querosene. A relao lquido/partculas deve variar dentro de uma faixa pr-determinada. 7.4 - SEQNCIA DO ENSAIO Basicamente, a inspeo por meio de partculas se compe das seguintes etapas: a)Limpeza A superfcie a ser inspecionada e qualquer rea adjacente de pelo menos 25 mm devem estar livres de sujeira, graxa, leo, carepa, escria, fluxo ou qualquer impureza que possa prejudicar a resoluo e sensibilidade do ensaio. b) Magnetizao da pea Escolhe-se a tcnica de magnetizao segundo o procedimento de inspeo qualificado, que pode ser qualquer das tcnicas citadas anteriormente. Observar sempre a sobreposio especificada para as tcnicas do Yoke e dos eletrodos. Observar ainda que a pea seja magnetizada em duas direes diferentes, isto , as linhas de fora da primeira magnetizao devem ter direes aproximadamente a 90 graus das da segunda magnetizao, de modo que toda descontinuidade, independente de sua orientao seja detectada.

295

c) Aplicao das partculas Enquanto a pea est sujeita ao campo magntico, aplica-se as partculas, por via-sca ou via mida, as quais so atradas para os possveis campos de fuga existentes na pea. d) Inspeo final Enquanto a regio inspecionada est sujeita aplicao do campo magntico, o inspetor deve procurar indicaes de descontinuidades tais como: trincas e falta de fuso. 7.5 - VANTAGENS Detecta descontinuidades sub-superficiais. Mais barato do que o ensaio por meio de lquido penetrante; Fornece resultados imediatos, no tendo os tempos de espera requeridos pelo ensaio por meio de lquido penetrante.

7.6 - LIMITAES E DESVANTAGENS O ensaio por partculas magnticas aplica-se somente a materiais ferromagnticos. A inspeo de reas com materiais de caractersticas magnticas muito diferentes dificulta bastante a inspeo. A geometria da pea pode dificultar e/ou tornar a inspeo no confivel. No permite o registro permanente dos resultados.

296

Вам также может понравиться