Вы находитесь на странице: 1из 9

Ceclia Meireles e Fernando Pessoa Uma Aproximao.

O seguinte ensaio tem como tema, a tentativa de aproximao de dois poemas dos anteriormente referidos escritores, Pistia, cemitrio militar brasileiro (Ceclia Meirelles)1 e O menino da sua me (Fernando Pessoa)2. Apesar destes dois poemas no serem contemporneos, eles apresentam muitos aspectos em comum, o primeiro deles, a temtica. Nos dois textos temos o tema da guerra e a perda que esta causa, no caso destes poemas a perda de um filho. No poema de Ceclia Meireles, no apenas a perda de um filho, mas de um grupo de filhos que partiram pra guerra e jamais voltaram. Podemos ver que se trata de um grupo, pois o poema inicia-se com a utilizao de um pronome pessoas de terceira pessoa do plural.

Eles vieram felizes como para grandes jogos atlticos:

(MEIRELES,2001) Esse grupo de jovens no voltaram para os seios de suas mes, como podemos ver j na segunda estrofe do texto.
Marte, porm, soprava fogo Por estes campos e estes ares. E agora esto na calma terra, Sob estas cruzes e estas flores, Cercados por montanhas suaves.

(MEIRELES,2001)

1 2

MEIRELES, Ceclia. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. Vol.2. p.1059-1061. PESSOA, Fernando. Poesias. Porto Alegre: L & PM, 2009. Vol.2, p. 32-33.

No texto de Pessoa, a imagem mostrada no to geral quanto a imagem que Ceclia narra, no texto de Fernando Pessoa, no temos um grupo de mes que choram a perda de seus filhos, temos nele uma cena mais focada, mais estreita do sofrimento de uma nica me. Neste texto, Pessoa no mostra a partida do filho, j inicia o poema com a cena do filho morto:
No plaino abandonado Que a morna brisa aquece, De balas trespassado -Duas, de lado a lado-, Jaz morto, e arrefece.

(PESSOA,2009.)

E na ltima estrofe, o sofrimento e as preces de sua me para que o filho volte pra casa:
L longe, em casa, h a prece: Que volte cedo e bem!

(PESSOA,2009.)

Diferentemente do texto de Ceclia, no poema de Pessoa, a me ainda no sabe da morte do filho, enquanto que no poema da autora as mes j sofrem a morte de seus filhos, e isto podemos perceber em vrias passagens do poema, como por exemplo:
Este cemitrio to puro um dormitrio de meninos: e as mes de muito longe chamam, entre as mil cortinas do tempo, cheias de lgrimas, seus filhos

(MEIRELES,2001.)

Ou ento:
E as mes esperam que ainda acordem. como foram, fortes e belos, depois deste rude exerccio, desta metralha e deste sangue,

destes falsos jogos atlticos.

(MEIRELES,2001.)

O ttulo do poema de Ceclia j nos d a localizao deste cemitrio Pistia, na Itliacemitrio este que foram enterrados 499 soldados da FEB Fora Expedicionria Brasileira e por isso que as mes de muito longe chamam (MEIRELES,2001,p1059-1961), pois provavelmente no tiverem a oportunidade de visitarem seus filhos que foram enterrados num pas to longe dos seus. Fora o tema, como j dito e mostrado, algumas imagens so freqentes nos dois poemas, tentarei mostrar e aproximar estas imagens. Em ambos os poemas, temos a imagem da morte de um ou alguns jovens. Em Ceclia:
Marte, porm, soprava fogo por estes campos e estes ares. e agora esto na calma terra, sob estas cruzes e estas flores, cercados por montanhas suaves.

(MEIRELES, 2001.)

Esta a segunda estrofe do poema de Ceclia, e a primeira cena de morte do poema, estas sero mostradas mais vezes. No somente a cena da morte, mas a imagem do cemitrio, as cruzes, etc. Como, por exemplo, na terceira estrofe:
o entusiasmo de cada morto.

(MEIRELES, 2001.)

A morte, no poema de Pessoa, aparece j na primeira estrofe:


No plaino abandonado Que a morna brisa aquece, De balas trespassado -Duas, de lado a lado-, Jaz morto, e arrefece.

(PESSOA,2009.)

Alm do tema geral da morte, temos tambm uma mostra de como morreram estes jovens. Em Pessoa isso mais explicito

De balas trespassado Duas, de lado a lado.(PESSOA,2009.)

Enquanto que em Ceclia isso mais implcito:


Suas armas foram partidas ao mesmo tempo que seu corpo.

(MEIRELES,2001.)

Ceclia mostra essas mortes de forma mais sutil, os mortos j esto enterrados, num cemitrio puro, com flores, um dormitrio sossegado (MEIRELES, 2001.). Fernando Pessoa mostra a morte de forma mais crua, mais direta. O jovem no esta enterrado est no plaino abandonado e jaz morto e arrefece (PESSOA, 2009.), e no s isso, jaz morto e apodrece. (Idem,2009.) Em ambos os poemas conseguimos identificar que so jovens os que foram mortos, os autores tambm nos do caractersticas destes jovens, novamente exemplificarei mostrando em cada texto onde aparecem estas imagens. Em Ceclia: Na primeira estrofe.
- por que eram jovens e eram belos,

(MEIRELES, 2001.)

E na stima estrofe.
como foram, fortes e belos.

(MEIRELES, 2001.)

Em Fernando Pessoa: Na segunda estrofe.


Alvo, louro, exangue

(PESSOA, 2009.)

E na terceira estrofe.
To jovem! Que jovem era!

(PESSOA, 2009.)

Interessante nos dois poemas, que apesar de os personagens mortos serem jovens, em idade de ir pra guerra, so vistos por suas respectivas mes como sendo crianas/meninos. No texto de Ceclia Meireles temos na sexta estrofe, que ho de responder estas crianas? (MEIRELES,

2001.), e em Pessoa isto j evocado em seu ttulo, na terceira e sexta estrofes: O menino de sua me.. (PESSOA, 2009.) Podemos perceber que tanto a temtica quanto as imagens, so muito parecidas nos dois textos, aproximando-os em muitos aspectos, apesar destes textos no serem contemporneos, como j havia mencionado. O texto de Ceclia Meireles escrito em 1955, ou seja, dez anos aps o termino da 2 guerra mundial. O poema resultado de sua visita Itlia, e com certeza Ceclia visitou esse cemitrio, e a partir da criou o texto provavelmente em homenagem, ou em lembrana aos soldados brasileiros ali enterrados. Durante sua passagem pela Itlia, Ceclia ainda escreve uma srie de crnicas e outros poemas, descrevendo e registrando sua experincia por este pas. O texto de Pessoa escrito em 1926, ou seja, oito anos aps o trmino da primeira guerra mundial e treze anos antes do incio da segunda guerra mundial. Diferentemente de Ceclia, acredito que pessoa no faz aluso diretamente guerra que havia passado, mas provavelmente este aluda ao tipo de governo imposto a Portugal naquela poca, j que este considerava o sistema monrquico o mais prprio este pas, Portugal era naquela poca uma nao organicamente imperial. Nesse sentido essa morte causada pelas guerras imperiais, como podemos perceber na seguinte passagem do texto:
Que volte cedo, e bem! (Malhas que o Imprio tece) Jaz morto, e apodrece.

(PESSOA,2009.)

Pessoa tambm tem forte contato com o militarismo, j que aps a morte de seu pai, sua me casa-se com o comandante da marinha, Joo Miguel Rosa, e partem ento para a frica para que o padrasto pudesse l assumir seu cargo. Aproximei os dois textos em diversos aspectos: temtica, imagens, smbolos, etc. Uma coisa que podemos apontar como diferenciador entre eles a estrutura. O texto de Ceclia Meireles tem um ritmo cadenciado, mas no um poema rico em rimas. composto por oito estrofes de cinco versos cada. J o poema de Fernando Pessoa um pouco mais curto. Composto de seis estrofes, tambm com cinco versos cada. Nas estrofes um, dois, quatro e cinco o poema segue uma sequncia de

rimas perfeitas de ordem ABAAB, mas em nenhum dos casos as estrofes rimam entre si. Nas estrofes trs e seis, estas rimas mudam de ordem, passam agora para uma sequncia ABAAC, e os versos dois e cinco das duas estrofes rimam entre si: Agora que idade tem? (PESSOA, 2009.), segundo verso da terceira estrofe rima com: Que volte cedo, e bem! (Idem, 2009.) segundo verso da sexta estrofe. O menino de sua me (Idem, 2009.) que evoca o ttulo do poema, repete-se em ambas as estrofes no quinto verso de cada uma.

Bibliografia:
MEIRELES, Ceclia. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. Vol.2. p. 1059-1061. PESSOA, Fernando. Poesias. Porto Alegre: L & PM, 2009. Vol. 2 p. 32-33. SIMES, Joo Gaspar. Vida e obra de Fernando Pessoa: Histria duma gerao. Lisboa: Livraria Bertrand, 1980.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN CHARDIE BATISTA

Ceclia Meireles e Fernando Pessoa Uma Aproximao.

CURITIBA PR 2013

CHARDIE BATISTA

Ceclia Meireles e Fernando Pessoa Uma Aproximao.

O trabalho que se segue uma breve anlise e aproximao dos contos, O Menino da sua me Fernando Pessoa e Pistia Cemitrio militar brasileiro Ceclia Meireles.

Professora: Raquel Illescas Bueno.

CURITIBA PR 2013

Вам также может понравиться