Вы находитесь на странице: 1из 3

Constituio do sistema circulatrio

ABCD-

Plaquetas Glbulos vermelhos Plasma Glbulos brancos

Plasma- liqudo amarelado Leuccitos/ glbulos brancos so maiores em tamanho do que os glbulos vermelhos. So clulas com ncleo. Eritrcitos/hemcias/glbulos vermelhos- tem hemoglobina que d cor vermelha ao sangue e o maior constituinte do sangue. So clulas sem ncleo.

Plaquetas so pequemos fragmentos de clulas.


Funes dos constituintes do sangue Plasma transporta os nutrientes at s clulas e o dixido de carbono e os produtos da excreo celular. Hemcias transporte de oxignio ou dixido de carbono. Leuccitos defendem o organismo da ao dos micrbios. Plaquetas sanguneas intervm na coagulao do sangue quando temos uma hemorragia npo deixa o sangue passar formando um cogulo.

Corao

12345678910-

Veia cava superior Aurcula direita Ventrculo direito Veia cava inferior Artria aorta Artria pulmonar Veias pulmonares Aurcula esquerda Ventrculo esquerdo septo

O corao um rgo musculoso que bombeia o sangue para todas as partes do corpo. Situa-se no meio da cavidade torcica. Est dividido em 4 cavidades: 2 aurculas e 2 ventrculos. A parte esquerda contm sangue arterial e est separada da parte direita que contm sangue venoso por um septo. Cada aurcula comunica com o ventrculo do mesmo lado atravs de vlvulas. Sangue arterial de cor vermelho vivo, rico em oxignio. Sangue venoso de cor vermelho escuro, rico em dixido de carbono. Distinguem-se pela cor e pela quantidade de oxignio e dixido de carbono.

Vlvulas No corao existem vlvulas entre as aurculas e os ventrculos, mas tambm sada dos ventrculos (nas artrias), As vlvulas impedem que o sangue volte dos ventrculos para as aurculas ou das artrias para os ventrculos. As paredes das aurculas so finas, porque recebem o sangue as paredes dos ventrculos so mais espessas, para bombearem o sangue para fora do corao.

Vasos sanguneos O sistema circulatrio composto por uma grande rede de vasos sanguneos de que fazem parte as artrias, as veias e os capilares.

Circulao sangunea

Grande circulao o sangue arterial sai do ventrculo esquerdo pela artria aorta, levando oxignio e nutrientes a todas as clulas. O sangue venoso regressa ao corao pelas veias cavas (superior e inferior), trazendo dixido de carbono e outras excrees. Pequena circulao O sangue venosos sai do ventrculo direito pela artria pulmonar e vai at aos pulmes onde se d a hematose pulmonar, troca gasosa, recebe oxignio e liberta o dixido de carbono. O sangue arterial regressa ao corao, entrando na aurcula esquerda pelas veias pulmonares. Movimentos do corao fases do ciclo cardaco 3 fases: relaxamento geral, contraco das aurculas, contraco dos ventrculos. 1. Relaxamento geral as aurculas dilatam e enchem-se de sangue. 2. Contrao das aurculas as aurculas contraem-se, passando o sangue para os ventrculos. 3. Contrao dos ventrculos os ventrculos contraem lanando o sangue para fora do corao. Preveno das doenas cardiovasculares No fumar e evitar o consumo de lcool. Ter uma alimentao equilibrada e reduzir o consumo de sal. Praticar exerccios fsicos regularmente.

Respirao celular As clulas recebem oxignio e nutrientes e utiliza o oxignio para retirar energia que est nos nutrientes para desempenhar todas as suas funes.

Este fenmeno representado respirao celular Quanto maior for o esforo maior o consumo de energia Quanto maior for a energia gasta mais nutrientes energticos precisamos Se uma pessoa consumir diariamente mais alimentos superiores energia que gasta pode ficar obeso.

Pele A pele maior rgo do corpo humano, constituda por duas camadas: a epiderme e a derme. A epiderme a camada mais superficial e a derme a camada mais profunda. A pele tem vrias funes: protetora, reguladora e excretora. Funo protetora: a pele a primeira barreira do corpo contra organismos estranhos. Funo reguladora: regula a temperatura do corpo. Funo excretora: as glndulas sudorparas formam o suor. O suor sai da pele atravs dos poros e elimina substncias prejudiciais ao organismo. A eliminao do suor: regula a temperatura do corpo e produtos prejudiciais. Glndulas responsveis pela produo de gordura sebceas Processo de libertao de suor transpirao Principal constituinte do suor gua Estrutura onde expulso o suor poro Funo das glndulas sudorparas produzir suor.

Вам также может понравиться